Os benefícios do amendoim: Para o homem, na prevenção de doenças e mais!

Os benefícios do amendoim: Para o homem, na prevenção de doenças e mais!

Neste artigo, vamos ficar por dentro dos benefícios do amendoim para o organismo. O consumo diário desse alimento é garantia de efeitos positivos. Confira!


Considerações gerais sobre os benefícios do amendoim

Amendoim em tigela.

O amendoim é uma leguminosa que faz parte dos vegetais da família Fabaceae. Essa planta vem sendo cultivada desde a antiguidade pelos povos pré-colombianos da América do Sul. É um alimento de grande valor nutritivo e rico em proteínas e lipídios, sendo base de diversos alimentos, como óleos, farinhas e pastas.

Suas sementes são popularmente consumidas como petiscos, podendo ser preparadas torradas, com ou sem casca, trituradas, em versões salgadas ou doces, ou, ainda, consumidas in natura. O amendoim traz diversos benefícios para a saúde. Dentre eles, a prevenção a doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

O amendoim também se demonstrou eficaz na prevenção contra o câncer. Além disso, reduz colesterol e triglicérides, tem ação antioxidante e protege os ossos e os músculos. Nesse artigo, você verá os variados benefícios do consumo dessa leguminosa. Confira!

O Perfil nutricional do Amendoim

Amendoins.

Iremos conhecer o perfil nutricional do amendoim, ficando por dentro de tudo o que esse alimento oferece em termos de substâncias nutrientes. Veremos que papel os minerais, as vitaminas, as fibras, as gorduras insaturadas e os compostos antioxidantes desempenham na saúde do organismo. Confira!

Os minerais

Os minerais compõem 2,5% do amendoim in natura, isto é, da semente pura ou minimamente processada. Alguns desses importantes minerais presentes no amendoim são o fósforo, o potássio, o cálcio, o zinco, o cobre e o magnésio.

A ação dos minerais presentes em alimentos é benéfica para a saúde, atuando de diversas maneiras. Eles estimulam a produção de hormônios, por exemplo, mas também contribuem para a formação saudável de ossos e músculos, regulam a pressão sanguínea e incentivam o bom funcionamento do sistema imunológico.

Além disso, o consumo regular e adequado de alimentos ricos em minerais protege contra inúmeras doenças, inibe alergias e promove ação antioxidante. Os minerais atuam inclusive na estabilização do humor, demonstrando positivos efeitos comportamentais.

As vitaminas

As vitaminas são compostos fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. Sua atividade bioquímica se concentra em diferentes funções. Elas atuam como antioxidantes, regulam o metabolismo mineral, facilitam a absorção de nutrientes e tornam o nosso organismo mais resistente aos vírus e às bactérias.

São essenciais, por exemplo, para a boa saúde dos cabelos, da pele e das unhas. Dentre as vitaminas presentes no amendoim, destacam-se a Vitamina E, que age contra os radicais livres e garante a prevenção do envelhecimento, e as Vitaminas do complexo B, como B1 e B2.

A Vitamina B1 é benéfica para as funções cerebrais, sendo uma importante aliada do organismo contra a depressão. Já a Vitamina B2 apresenta benefícios para o coração e o sistema nervoso, auxiliando também na cicatrização.

As fibras

As fibras são componentes presentes em vegetais e carboidratos não digeridos pelo organismo, mas que desempenham funções importantes para a saúde. O papel mais importante das fibras é manter o bom funcionamento intestinal, mas seus benefícios se estendem à prevenção de várias doenças.

O amendoim conta com 3% de fibra, sendo que somente a casca conta com um percentual de 19% desse componente. O consumo de amendoim, portanto, em até 30 g diárias, auxilia na manutenção do intestino.

Isso porque as fibras estimulam a ação de bactérias importantes para a flora intestinal e colaboram para a eliminação de glicose, colesterol e triglicérides.

Os compostos antioxidantes do amendoim

Os compostos antioxidantes do amendoim o tornam um poderoso aliado na prevenção de doenças, sobretudo as cardiovasculares. A Vitamina E, presente no amendoim, oferece ação antioxidante, o que significa que esse alimento ajuda a combater o envelhecimento precoce, protegendo contra os radicais livres.

Outras substâncias de valor antioxidante contidas no amendoim são os polifenóis, que apresentam ação anti-inflamatória e previnem contra a diabetes e a obesidade. Destaca-se, dentre esses polifenóis, o ácido p-cumárico.

O amendoim torrado tem a ação desse ácido potencializada em 22%, sendo uma boa maneira de consumir o alimento. O ácido p-cumárico é benéfico inclusive em relação a doenças neurodegenerativas, estimulando a atividade locomotora.

As gorduras insaturadas

Popularmente conhecidas como “gorduras boas”, as gorduras insaturadas são, em sua maioria, de origem vegetal. Estão em diversos óleos, como o de azeite de oliva, milho, algodão, canola, girassol e outros.

Também são encontradas em oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, e em sementes, como a chia e a linhaça. O coco e o abacate também contêm gorduras insaturadas. Dentre os alimentos de origem animal, destacam-se alguns peixes, como o salmão.

Ricas em ácidos graxos essenciais, como o Ômega 3 e o Ômega 6, previnem problemas cardiovasculares, combatem o colesterol ruim, têm ação anti-inflamatória e defendem o organismo contra vírus e bactérias. Porém devem ser consumidas moderadamente, pois, em excesso, resultam em ganho de peso e diminuem o colesterol bom (HDL).

Os benefícios do Amendoim para a saúde

Amendoins descascados em tigela.

Iremos conhecer os benefícios do Amendoim para a saúde, abordando de que maneira os nutrientes presentes nesse alimento evitam doenças e contribuem para a manutenção do bem-estar não só físico, como psicológico. Acompanhe!

Auxilia no controle do colesterol

O auxílio no controle do colesterol é um dos benefícios conhecidos do consumo de amendoim. Rico em ácidos graxos monoinsaturados, os amendoins são opções de gorduras de qualidade, isto é, gorduras que o organismo necessita.

Seus nutrientes agem de modo a aumentar o colesterol bom (HDL-col) e a reduzir o colesterol ruim (LDL-col). Dentre as potentes substâncias presentes no amendoim, destacam-se os fitoesteróis. Eles são compostos naturais que trabalham de forma a dificultar a absorção do LDL.

O amendoim também conta com a atuação do resveratrol, um corante natural antioxidante presente na cebola roxa e em uvas, que age de modo a purificar e desintoxicar o corpo. Assim, o consumo de amendoim, quando não excessivo, aumenta a proteção contra doenças cardiovasculares.

Atua na prevenção do diabetes tipo 2

A prevenção do diabetes tipo 2 é uma excelente razão para adicionar o amendoim como alimento indispensável numa dieta saudável. Utilizado como substituto a alimentos refinados, o amendoim ajuda inclusive a reduzir os níveis de açúcar no sangue, por ser rico em fibras e por ter baixo índice glicêmico.

Para os diabéticos, mais propensos a desenvolver problemas cardíacos e acidente vascular cerebral, o amendoim demonstra ser uma boa opção por conter nutrientes que agem de modo a prevenir essas doenças.

A Associação Médica Americana promoveu um estudo que determinou a ingestão de creme de amendoim para a redução de risco de desenvolver diabetes do tipo 2 em até 30%. O estudo recomendou o consumo de duas colheres de sopa, cinco vezes por semana.

É benéfico na prevenção contra o câncer

Dentre os benefícios mais importantes que o consumo de amendoim proporciona, destaca-se a prevenção contra vários tipos de câncer. A presença dos fitoesteróis nos amendoins tem ação anticancerígena. Isso se deve à inibição que os fitoesteróis promovem sobre a proliferação celular, responsável pelo crescimento de tumores.

Uma pesquisa da Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos, revelou que o consumo de oleaginosas, como o amendoim e as nozes, é eficaz para reduzir o risco de câncer de mama. O estudo demonstrou que meninas entre 9 e 15 anos que introduziram o amendoim em sua dieta têm 39% menos chances de desenvolver tumores mamários.

Evita doenças cardiovasculares

O risco de desenvolver doenças cardiovasculares é comprovadamente reduzido com a ingestão regular de amendoim. Assim, o consumo de amendoim é muito benéfico na prevenção de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

Estudos médicos concluem que introduzir o amendoim nas refeições é uma boa forma de evitar a rigidez ou o endurecimento das artérias, garantindo a sua elasticidade e dilatação, fatores fundamentais para o bom funcionamento do coração.

Os ácidos graxos insaturados, vitaminas, fibras e minerais presentes no amendoim ajudam a afastar outros fatores de risco, como a hipertensão. Isso porque eles reduzem os níveis do mau colesterol e agem contra a inflamação crônica.

Auxilia no processo de emagrecimento

Apesar de ser um alimento bastante calórico, o amendoim é um bom aliado no processo de emagrecimento. Além de ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, os nutrientes presentes no amendoim ativam o metabolismo e, consequentemente, promovem a queima de gordura.

Rico em proteínas e fibras, o amendoim contribui para a sensação de saciedade, sendo um bom alimento a ser incluído em uma dieta saudável. O ideal é que ele seja incluído em substituição a alimentos como biscoitos e salgadinhos industrializados.

Por ser muito calórico, no entanto, é recomendável que o consumo do amendoim seja moderado, isto é, de até uma colher de sopa por dia.

Evita a aterosclerose

O excesso de gordura e células mortas nas paredes das artérias gera um processo de obstrução do fluxo sanguíneo, o que causa a doença chamada de aterosclerose, uma das maiores causas de infarto do miocárdio.

Para a prevenção da aterosclerose, é importante uma alimentação rica em ácidos graxos essenciais, porque, consumidos em quantidades ideais, ou seja, não excessivamente, ajudam a combater o colesterol ruim.

O amendoim faz parte dessa categoria de alimentos ricos em nutrientes que exercem ação positiva na prevenção do entupimento das artérias, especialmente a niacina (Vitamina B3) e o Ômega 3, além de diversos minerais que promovem ação antioxidante.

É útil no combate à anemia

Como o amendoim contém ácido fólico, também conhecido como Vitamina B9, é um excelente alimento para combater a anemia, isto é, a redução de hemoglobina no sangue. O papel do ácido fólico é essencial, porque estimula a formação de glóbulos vermelhos e de hemoglobina. Dessa maneira, ele age de forma a manter todos os tecidos saudáveis, prevenindo ou combatendo a anemia.

A presença de outras vitaminas do grupo B, do ferro e do zinco no amendoim também contribui para a inclusão desse alimento em dietas para pessoas que sofrem de anemia. Para tanto, um punhado de amendoim por dia é um consumo suficiente.

Evita o envelhecimento precoce

O amendoim é um alimento que contém propriedades eficazes contra o envelhecimento precoce. Os ácidos graxos insaturados presentes no amendoim auxiliam na absorção de diversas vitaminas, como a Vitamina E, que exerce função antioxidante.

Assim, consumir amendoim regularmente ajuda a manter a pele jovem, afastando também as inflamações. Os nutrientes dessa leguminosa são potentes para a cicatrização da derme, combatendo os radicais livres e apresentando propriedades de regeneração do tecido cutâneo.

O resveratrol, composto presente no amendoim, apresenta diversos benefícios e, em relação à pele, atua contra as radiações UV. É um componente presente em muitos cosméticos, inclusive por retardar o fotoenvelhecimento.

É benéfico à saúde dos músculos

O consumo de amendoim estimula o desenvolvimento e a recuperação da massa muscular. O amendoim é bastante rico em proteína vegetal, fibras e aminoácidos e contém a chamada gordura boa, o que o torna um excelente alimento para quem busca perder peso e ganhar massa muscular.

Além disso, o controle do açúcar no sangue é outro benefício do amendoim, o que promove uma boa regulação do metabolismo. O potássio é um mineral fundamental para os músculos. Encontrado no amendoim, ele auxilia no aumento de energia e previne o cansaço.

Adicionalmente, nutrientes como a biotina, o ácido fólico, a niacina e o fósforo compõem o conjunto de substâncias com propriedades positivas para a saúde dos músculos.

Atua na melhoria do humor

Além de garantir diversos benefícios para a saúde do corpo, o amendoim é um alimento eficiente para quem busca a regulamentação do humor por meio de substâncias naturais, pois auxilia na produção de serotonina.

A serotonina, neurotransmissor que gera a sensação de bem-estar, é estimulada a partir da absorção de vitaminas do complexo B que estão presentes no amendoim. Além disso, o amendoim contém triptofano, outra substância que ajuda a sintetizar a serotonina.

Esse aminoácido também sintetiza a melatonina e a niacina. Portanto, o amendoim é um alimento que ajuda na melhoria do humor por também auxiliar na prevenção da insônia e da ansiedade, beneficiando também a concentração.

Benefícios específicos do amendoim para os homens

Os benefícios do amendoim são variados. Popularmente, atribuiu-se a essa leguminosa propriedades afrodisíacas, especialmente para os homens. Hoje, estudiosos garantem que a ação afrodisíaca do amendoim não passa de um mito.

Mas essa fama de potencializador da libido tem base na presença de Vitamina E e de minerais como o zinco, que têm comprovada atuação no desenvolvimento dos hormônios sexuais e no ganho de energia.

Porém, apesar de o amendoim conter essas substâncias, elas estão presentes de forma mais concentrada em outros alimentos. De todo modo, o amendoim possui nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do fluxo sanguíneo, o que é muito positivo contra a impotência sexual.

As diferentes formas de consumir o amendoim

Amendoins cortados em prato.

A seguir, veremos as diferentes formas de consumir o amendoim, abordando o que cada uma delas oferece ou deixa de oferecer em termos de potencial nutritivo. Além disso, saberemos quais são as contraindicações ao consumo do amendoim e qual é a quantia diária recomendada!

Amendoim torrado

O amendoim torrado é uma opção muito popular de consumo dessa leguminosa. O melhor disso é que, em sua versão torrada, ele retém os seus nutrientes. Porém a maneira mais indicada de consumo é que se torre o amendoim em casa.

Isso deve ao fato de que o amendoim torrado industrializado pode conter resquícios de aflatoxina, uma substância presente em certos fungos que pode se alojar na casca e causar problemas de saúde, como danos ao fígado.

Caso você opte por consumir amendoim torrado industrializado, a recomendação é dar preferência a marcas que tragam o selo da Fundação Pró-Amendoim. Ela pode garantir que todas as etapas da produção passaram por fiscalização.

Amendoim cru

O amendoim cru, isto é, in natura, garante a absorção de todos os seus nutrientes. Um ponto positivo nesse tipo de consumo são os benefícios da grande quantidade de fibras presente em sua casca.

Apesar disso, porém, os nutricionistas não indicam o consumo de amendoim cru como a forma mais segura, por ele ser propenso à proliferação de fungos. Eles recomendam que o amendoim seja torrado em casa, durante 10 minutos, já que torrar esse alimento não retira dele os nutrientes.

Pelo contrário, a torra garante a eliminação de fatores antinutricionais que podem estar presentes no amendoim e, assim, torna mais segura a sua ingestão.

Contraindicações do consumo

As contraindicações ao consumo do amendoim devem ser consideradas, pois o consumo não seguro desse alimento pode prejudicar algumas pessoas, especialmente as que sofrem de alergias. Para esse grupo, há risco até mesmo de choque anafilático e outras reações na pele, no sistema respiratório e gastrointestinal.

Estima-se que 1% da população seja alérgica ao amendoim. Além disso, ele não é indicado a pessoas portadoras de Herpes, por conter arginina, aminoácido que estimula a replicação do vírus.

Por fim, é um alimento prejudicial às pessoas em geral quando consumido em excesso ou sem os padrões de qualidade que, por exemplo, garantem a não contaminação da casca do amendoim pela aflatoxina, substância tóxica para pessoas e animais.

A quantia diária recomendada de amendoim

Os nutricionistas recomendam uma quantidade diária moderada de amendoim, pois o consumo em excesso pode trazer problemas para a saúde. Os danos que ele pode causar ao organismo são variados e vão do desenvolvimento de alergias e inflamação à piora de problemas como rinite, sinusite e asma.

Além disso, as pessoas que comem muito amendoim podem ter problemas no fígado. Lembrando que, consumido de maneira moderada, o amendoim é um alimento muito nutritivo, que oferece diversos benefícios à saúde.

A quantidade ideal, isto é, segura do consumo do amendoim é de até 30 g por dia, o que corresponde a um punhado (mais ou menos 20 unidades).

Adicione a leguminosa em sua alimentação e aproveite todos os benefícios do amendoim!

Amendoins em tigela.

O amendoim é um alimento nutritivo, com muitos benefícios ao organismo, que vão desde a ação antioxidante, que previne o câncer e as doenças cardiovasculares, a efeitos positivos no humor e no sono. Leguminosa excelente como fonte de gorduras boas, o amendoim auxilia a eliminar o mau colesterol.

Em 2008, uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition avaliou que consumir diariamente amendoim reduz significativamente o risco de câncer de fígado. Mas ele deve ser consumido moderadamente, pois a ingestão em excesso causa efeitos indesejados, como alergias e piora de condições respiratórias.

Assim, adicionar o amendoim na sua dieta, sem exagerar na quantidade, isto é, consumindo até 30 g diárias e de preferência torrado em casa, é garantia de receber seus muitos benefícios!

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


alimentação

Artigos relacionados


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

Psyllium: benefícios, para que serve, efeitos colaterais, como tomar e mais!

As sementes de psyllium podem trazer vários benefícios para a saúde. Leia o artigo e descubra para que elas servem e muito mais!


Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

Benefícios do Damasco: para emagrecimento, saúde ocular e mais!

O damasco é fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Descubra neste artigo, os principais benefícios, dicas de consumo e muito mais!


Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Batata: benefícios, tipos, propriedades e nutrientes, malefícios e mais!

Com muitas variações, a batata é fundamental para uma boa alimentação e é cultivada mundialmente. Saiba mais!


Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

Castanha-do-Pará: benefícios, malefícios, propriedades e mais!

A castanha-do-pará está cada vez mais presente na alimentação das pessoas e traz vários benefícios. Leia esse artigo e descubra como consumir corretamente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!