8 chás para descer menstruação: caseiro, canela, boldo e mais!

8 chás para descer menstruação: caseiro, canela, boldo e mais!

Existem diversos chás que podem ajudar a regularizar os atrasos no ciclo menstrual. Clique e conheça os melhores chás para descer menstruação!


Por que tomar chá para descer menstruação?

Xícaras de chá.

Em geral, os chás usados para descer menstruação não possuem comprovação científica quanto à sua eficácia. Porém eles possuem este efeito por provocar a contração dos músculos do útero, estimulando a sua descamação. Além disso, são bastante usados na medicina de alguns continentes, como a Ásia, a África e a América do Sul.

Vale ressaltar que alguns especialistas destacam que os efeitos dos chás para descer menstruação somente aparecem quanto a mulher consome de forma concentrada e em quantidades significativas. Assim, não existe uma dosagem exata para que eles se mostrem eficazes, já que cada organismo pode responder de uma forma distinta.

Portanto, antes de definir o uso, é preciso determinar por quais motivos a menstruação está atrasada. Isso pode acontecer pela ingestão de substâncias como o café ou por problemas de saúde mais graves, como alterações na tireoide. Veja mais a seguir sobre os chás para descer menstruação!

Chá para descer menstruação com gengibre

Chá de gengibre e laranja.

Considerado seguro para gestantes, já que um dos atrasos do ciclo menstrual pode estar ligado a uma gravidez iniciante, o chá de gengibre é bastante usado para descer menstruação, desde que em baixas dosagens e por períodos mais curtos de tempo. Veja mais a respeito das suas propriedades, indicações, modo de fazer e ingredientes ao longo da próxima seção do artigo!

Propriedades

O gengibre é uma raiz bastante utilizada no preparo de chás devido às suas várias propriedades benéficas. Ele atua como anti-inflamatório e antioxidante, de modo que é indicado para tratar condições como gripes e náuseas. Entretanto, é ótimo para estimular a menstruação, especialmente quando utilizado mais próximo do início do ciclo.

Isso acontece uma vez que o gengibre é capaz de estimular as contrações do útero. Dessa forma, ajuda no seu processo de descamação, fazendo com que a menstruação desça.

Indicações

Os chás para descer menstruação podem ser arriscados para gestantes, já que alguns possuem propriedades abortivas. Como no começo da gravidez é comum que as mulheres desconheçam este fato até passarem pelo primeiro atraso nos seus ciclos, o chá de gengibre é uma opção mais segura nestes casos.

Entretanto, é interessante observar que ele deve ser usado em doses baixas, para que não ofereça qualquer risco para as gestantes. Nesse sentido, é seguro consumir até 1 grama em cada dose e fazer uso da bebida por apenas 3 ou 4 dias consecutivos.

Contraindicações

As dosagens mais altas do chá de gengibre não são indicadas para pessoas que acreditam na possibilidade de atraso da menstruação por uma gravidez. Isso acontece devido às propriedades da raiz, que fazem com que o útero tenha a sua capacidade de contração potencializada e, portanto, descame.

Logo, o gengibre pode acabar provocando abortos. Além disso, vale ressaltar que quem faz uso de medicamentos anticoagulantes tem o risco de hemorragia aumentado ao consumir o chá de gengibre e, portanto, deve preferir outras opções.

Ingredientes

Outra vantagem do chá de gengibre é não exigir muitos ingredientes para o seu preparo. Ele é feito com 2 ou 3 cm de raiz fresca e fatiada e com uma xícara de água fervente (200 ml), sem a necessidade de incluir mais nada.

Caso seja necessário aumentar a quantidade, siga as mesmas proporções indicadas para o preparo. Por exemplo, para 400 ml de água, acrescente entre 4 ou 6 cm de raiz.

Como fazer

Preparar o chá de gengibre é bastante simples. Primeiramente, ferva a água na quantidade desejada, coloque o gengibre no fundo de uma xícara e, então, derrame a água fervente sobre ele. Deixe a mistura em infusão por um período de 5 a 10 minutos. Após este tempo, o chá estará pronto. Basta coar e consumir.

O mais indicado é que ele seja tomado de 2 a 3 vezes no dia. Portanto, tenha atenção às quantidades para não exagerar, já que, após passadas 24h, o efeito tende a diminuir. Assim, o chá de gengibre deve ser feito diariamente durante o período de uso.

Chá para descer menstruação com canela

Xícara de chá de canela.

Quando se trata do estímulo da menstruação, o chá de canela é um dos mais populares. Isso acontece devido ao seu efeito positivo no ciclo menstrual, já que a planta possui propriedades que ajudam a regularizá-lo e, portanto, evita que atrasos aconteçam.

Apesar disso, a ciência ainda não encontrou evidências de que a canela tenha qualquer ação na musculatura do útero em si. Veja mais a seguir sobre as propriedades e o modo de fazer do chá de canela!

Propriedades

Para que o chá de canela seja realmente efetivo no ciclo menstrual, ele precisa ser preparado com a espécie Cinnamomum zeylanicum, a mais consumida ao redor do mundo. Isso acontece uma vez que ela possui propriedades capazes de ajudar no controle do fluxo menstrual e tornar o ciclo mais regular, evitando atrasos.

Além disso, esse tipo de canela também ajuda no alívio das cólicas menstruais. Vale também destacar que a canela ajuda a diminuir os incômodos gerais do período menstrual, já que eleva os índices de endorfina e diminui os de prostaglandinas.

Indicações

Quando consumido em quantidades ideais, especialmente se indicadas por um naturopata ou um fitoterapeuta, o chá de canela possui um efeito relaxante. Assim, ele atua no sentido de diminuir as contrações do útero, o que oferece alívio para as cólicas menstruais.

Como essa planta age também em questões do sistema circulatório, ela é capaz de ajudar na diminuição do fluxo menstrual em mulheres que contem com um muito abundante. Além disso, a canela também é indicada para aliviar os sintomas da TPM, já que é capaz de aumentar os níveis de endorfina.

Contraindicações

O chá de canela é contraindicado para mulheres grávidas. Quando se fala sobre a Cinnamomum zeylanicum, não foram encontrados quaisquer problemas no consumo ou efeito negativo nas grávidas, mas a Cinnamoum camphora pode provocar sangramentos, além de alterações no útero.

De acordo com um estudo, o óleo essencial de canela possui propriedades abortivas. Entretanto, os testes em questão foram promovidos somente com animais até o momento e não necessariamente significam que o mesmo efeito vai se repetir em seres humanos. Porém, devido à falta de comprovação, o mais seguro é que as grávidas evitem o chá de canela.

Ingredientes

Em termos de ingredientes, o chá de canela é bastante simples de ser feito. Usa-se 1 canela em pau para cada xícara de água (200 ml). Caso seja necessário aumentar as proporções, as medidas indicadas devem ser respeitadas. Então, por exemplo, o preparo de 400ml de chá de canela demanda o uso de 2 paus da planta.

Como fazer

Quando se fala sobre o preparo, o chá de canela é bastante simples. Além de fácil e rápido, ele é uma ótima opção para quem não tem muito tempo. Basta colocar a canela na água e deixar que levante fervura, o que leva em média 5 minutos. Então, basta deixar que a mistura amorne, retirar a canela e estará pronto para consumo.

Caso seja da preferência do consumidor, o chá pode ser adoçado. Essas quantidades devem ser consumidas no período de 24h, para que o objetivo de descer a menstruação seja atingido. Após o prazo indicado, perde-se o efeito.

Chá para descer menstruação com sene

Copo com chá de sene.

Apesar de ser mais conhecido pelas suas propriedades laxantes, o sene também possui o poder de provocar contrações no útero devido às substâncias que estimulam a musculatura lisa.

Portanto, ele pode ser usado por mulheres que desejam estimular a chegada da menstruação. A seguir, veja mais detalhes a respeito das propriedades, as indicações e as contraindicações do uso do chá de sene!

Propriedades

O sene é uma planta capaz de atuar na estimulação da contração da musculatura lisa, exatamente a que está presente no útero. Como este tipo de músculo também se encontra no intestino, ele acabou se popularizando mais enquanto um laxante, mas pode ser usado para descer menstruação e tem efeitos bastante positivos nesse sentido.

Devido à sua atuação poderosa e relativamente rápida, muitas mulheres optam pelo consumo quando desejam acelerar a descida da menstruação. Porém o excesso pode ser prejudicial exatamente pela potência, e o mais recomendado é que o chá não seja consumido sem a devida orientação médica.

Indicações

Em geral, o chá de sene é indicado para situações nas quais se faz necessário relaxar a musculatura lisa, como é o caso do intestino. Devido a isso, ele é conhecido pelas suas propriedades laxantes e também purgativas, depurativas e vermífugas. Por se tratar de algo muito potente, acabou se popularizando neste sentido.

Entretanto, ele também é indicado para fazer com que o útero se contraia, já que esta também é uma musculatura lisa do corpo humano. Logo, é uma excelente opção para fazer descer a menstruação, mas o uso deve ser observado com atenção, porque oferece alguns riscos.

Contraindicações

O consumo do chá de sene não é recomendado para menores de 14 anos. Além disso, ele também deve ser evitado por gestantes e por mulheres que não têm certeza da possibilidade de uma gravidez, já que pode provocar abortos devido à sua capacidade de contrair o útero.

Além dos grupos citados, o chá de sene também deve ser evitado por mulheres que estão em fase de amamentação. Alguns dos sintomas apresentados são diarreia, vômitos e, no caso das mulheres, um aumento expressivo no fluxo da menstruação. O excesso do chá também provoca má absorção intestinal.

Ingredientes

Em termos de ingredientes, o chá de sene não demanda muitas coisas para o preparo. São necessárias 2 gramas das folhas da planta e uma xícara de água (200 ml) fervente. Caso seja necessário aumentar as quantidades, as proporções indicadas devem ser respeitadas. Por exemplo, caso seja preciso fazer 400 ml de chá, deve-se colocar 4 g de folhas de sene.

Como fazer

O preparo do chá de sene é algo bastante simples. Deve-se ferver a água e, posteriormente, incluir as folhas, deixando-as em infusão por entre 5 a 10 minutos. Então, basta coar a mistura e ele estará pronto para consumo. Essas quantidades devem ser consumidas de 2 a 3 vezes por dia.

Procure não ultrapassar o prazo de 24h, porque a erva perde gradualmente o valor. Vale citar que, devido às suas propriedades laxantes, caso o chá de sene não seja usado no tratamento para a prisão de ventre, ele pode provocar diarreias.

Chá para descer menstruação com folha de framboesa

Copo com chá de framboesa.

É possível afirmar que o chá de folha de framboesa é bastante conhecido por auxiliar mulheres que estão em trabalho de parto. Ele pode ser preparado em casa e ajuda a facilitar este processo, que pode ser penoso para muitas gestantes.

Entretanto, os benefícios da bebida também estão ligados ao ciclo menstrual e à limpeza do útero, de modo que ela possa ajudar a menstruação a descer. Veja mais a seguir!

Propriedades

Em geral, o chá de folha de framboesa é associado ao trabalho de parto, já que é bastante usado como remédio caseiro para ajudar a agilizar este processo, tornando-o menos doloroso.

Entretanto, pode ser usado tanto antes quanto depois de uma gravidez, pois traz diversos benefícios para o útero e promove a sua limpeza – o que também está ligado a descer a menstruação atrasada.

Assim, o chá de folha de framboesa promove a eliminação de pedaços de endométrio e de outros tecidos que não foram totalmente eliminados. Isso faz com que o útero volte ao seu tamanho normal.

Indicações

A principal indicação do chá de framboesa é promover a limpeza do útero. Assim, ele ajuda a expulsar pedaços de endométrio e de outros tecidos que possam não ter sido completamente eliminados. Isso faz com que o útero volte ao seu tamanho normal e tenha o seu tônus fortalecido.

Outro ponto que o chá de framboesa ajuda é a descer a menstruação, já que as suas propriedades promovem a contração uterina e, portanto, acabam por fazer com que o fluxo atrasado seja regularizado.

Contraindicações

É possível destacar que o chá de folha de framboesa deve ser evitado por pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou que tenham tendência à formação de coágulos, pois ele pode acabar provocando hemorragias quando usado por elas.

Além disso, as mulheres grávidas também não podem consumi-lo, já que pode provocar alergias no feto e até causar abortos.

Por fim, vale citar que o chá de folha de framboesa deve ser evitado por pessoas diabéticas, porque ele apresenta uma alta quantidade de monossacarídeos e dissacarídeos, de modo que pode acabar afetando os índices de açúcar no sangue e provocando reações adversas.

Ingredientes

Quando se fala sobre ingredientes, o chá de folha de framboesa não possui muitos. É preciso fazer uso apenas de 1 a 2 colheres de chá das folhas picadas e de 1 xícara (200 ml) de água fervente. Caso seja preciso aumentar essas medidas, as mesmas proporções devem ser respeitadas. Portanto, usa-se 2 a 4 colheres de folhas de framboesa para 400 ml de água.

Como fazer

Para preparar o chá de folha de framboesa, o primeiro passo é ferver a água. Uma vez que essa etapa seja feita, é preciso colocar as folhas de framboesa. O recipiente deve ser tampado por 10 minutos e, então, uma vez que este tempo se transcorra, basta coar a mistura, deixar amornar e consumir.

O mais indicado é que o chá seja tomado em um período de 24h, dividido entre 1 a 3 vezes no dia. Após transcorrido este período, ele começa a perder as suas propriedades e pode não apresentar os efeitos desejados.

Chá para descer menstruação com folha de rabanete

Tigela com pedaços de rabanete.

O chá de rabanete, de acordo com alguns estudos, é o ideal para facilitar a descida da menstruação. Isso porque ele possui algumas ações que fazem com que o útero seja estimulado, facilitando este processo.

Alguns fatores foram avaliados para a comprovação dos motivos pela qual ele conta com este tipo de ação, e isso ocorre devido à presença de algumas substâncias específicas que auxiliam nesta área.

Devido à musculação presente, o mesmo pode ocorrer, também beneficiando outros órgãos distintos, como estômago e intestinos, que também são revestidos por músculos, bem como o útero. Conheça mais sobre as ações do chá de folha de rabanete!

Propriedades

O rabanete é um tubérculo muito nutritivo e, portanto, cheio de propriedades. Devido a isso, ele é muito versátil, apesar de muitas pessoas acreditarem que somente deve ser utilizado para a alimentação. Suas folhas, por exemplo, são cheias de propriedades benéficas para o corpo, e geralmente são descartadas.

Entre as principais propriedades que podem ser encontradas através das folhas de rabanete estão o alto acúmulo de ferro, selênio, fósforo, cálcio e várias vitaminas, como a B e a C. Portanto, o chá de folhas de rabanete pode ser usado para várias finalidades distintas.

Indicações

Devido à vasta quantidade de propriedades encontradas nas folhas de rabanete, as indicações podem ser várias. Neste caso, o chá feito com esta planta pode ser usado para auxiliar no processo da menstruação, caso esta esteja atrasada, mas também pode ser usado para outras finalidades, como prevenção de anemias e proteção da saúde do coração.

Por contar com uma variedade de vitaminas, em especial a A e a C, o chá de folhas de rabanete também é altamente indicado para o fortalecimento da imunidade, prevenindo outras doenças, como também gripes e resfriados.

Contraindicações

Por se tratar de um alimento natural e muito benéfico à saúde, o rabanete e suas folhas não contam com quase nenhum tipo de contraindicação. Mas é sempre importante levar em consideração que algumas pessoas podem ter sensibilidade a compostos e componentes encontrados na planta e, neste caso, não deverão utilizar nada relativo a ela.

Uma das recomendações que são feitas, entretanto, é que o uso do chá não seja feito por pessoas que possuem úlceras gástricas e gastrite, pois pode acabar agravando estes problemas.

Ingredientes

Para preparar o chá de rabanete, é bastante simples e o processo conta apenas com alguns poucos ingredientes. As folhas não são muito difíceis de serem achadas, são comuns em lojas de produtos naturais ou hortifrútis, acompanhadas do rabanete. Confira os ingredientes para o preparo do chá:

- 5 a 6 folhas de rabanete;
- 150 ml de água.

Como fazer

Para preparar o chá de rabanete, é preciso lavar as folhas da planta, que estarão in natura, pois esta é a forma mais comum de se utilizar. Coloque elas em um liquidificador com água e bata. É preciso ressaltar que este chá não precisa ser feito da forma tradicional como os demais, com água fervente e infusão.

Após ter batido as folhas no liquidificador com os 150 ml de água, basta coar e beber, descartando os demais resíduos que sobrarem. O indicado é que este chá seja consumido de 2 a 3 copos por dia, respeitando as contraindicações.

Chá para descer menstruação com boldo

Xícaras com chá de boldo.

O boldo é uma planta muito comum, e seu chá é utilizado para várias finalidades distintas. Neste caso, também pode ser usado para estimular a menstruação quando esta se encontra atrasada ou qualquer outro tipo de problema relacionado a isso, pois algumas mulheres possuem certas dificuldades neste período do mês.

O fator principal pelo qual este chá pode ser usado neste momento é por contar com ações que beneficiam a circulação sanguínea e consequentemente acabam facilitando para que haja um fluxo menstrual mais controlado.

A seguir, veja mais sobre os benefícios do chá de boldo para a sua saúde e seu ciclo menstrual!

Propriedades

O boldo é conhecido pela maioria das pessoas por suas propriedades mais comuns, que estão ligadas ao estômago e o fígado. Mas esta é uma planta medicinal cheia de aplicações, além de contar com benefícios que melhoram a digestão e as funções hepáticas.

As propriedades do boldo se estendem, e este chá pode ser utilizado também para melhorar outras áreas, pois conta com funções diuréticas, anti-inflamatórias e também antioxidantes. Pode ser usado no combate a várias doenças e distúrbios que podem causar mal-estar nas pessoas nestas determinadas áreas.

Indicações

Como o boldo conta com uma vasta gama de propriedades distintas, ele pode ser indicado para o tratamento auxiliar de várias doenças, pois garante um alívio quase que imediato a algumas sensações ruins.

Portanto, melhora o funcionamento do fígado, auxilia os pacientes que enfrentam tratamentos relacionados a problemas com a vesícula e também melhora muito a digestão, podendo, neste sentido, diminuir os gases ao ser ingerido após as refeições diariamente e respeitando os limites de utilização do chá.

Além disso, também pode ajudar no tratamento contra a gastrite e em problemas de intolerância alimentar, devido às suas propriedades digestivas.

Contraindicações

Sempre ao utilizar qualquer tipo de planta, mesmo se tratando de um produto natural e que, em linhas gerais, não traz implicações graves, é necessário ter cuidado para não acabar prejudicando a sua saúde.

Neste caso, é preciso que, ao utilizar o chá de boldo, avalie se este não está causando efeitos adversos ou se apresentou algum indicativo de alergias. De modo geral, o consumo do chá de boldo é seguro, sendo utilizado em um período curto de tempo. Caso contrário, ele pode acabar causando intoxicação no fígado, com efeitos como náuseas, vômitos e diarreia.

Ingredientes

Pra o preparo do chá de boldo, são usados poucos ingredientes. Esta planta é encontrada de diversas formas, como cápsulas, sucos e tinturas também, mas o mais comum é que seu chá seja feito com folhas naturais, que muitas pessoas possuem em casa. Estas podem ser encontradas secas também em lojas de produtos naturais.

Confira os ingredientes:

- 1 colher de boldo picado;
- 150 ml de água.

Caso opte pela folha seca, esta já está própria para ser levada ao fogo para o chá, sem a necessidade de que as folhas sejam picadas.

Como fazer

Coloque para ferver os 150 ml de água e, em seguida, quando esta atingir o ponto de fervura, coloque as folhas picadas, sejam elas secas ou naturais. Deixe que as folhas fiquem nesta água por cerca de 5 a 10 minutos de infusão, para que a folha desprenda de si todas as propriedades contidas nela e para que o chá fique mais forte e consequentemente mais poderoso.

O indicado é que esta mistura seja consumida em cerca de 2 a 3 vezes ao dia. É preciso cuidado com o uso exagerado, não devendo passar desta quantidade diária.

Chá para descer menstruação com orégano

Xícara de chá de orégano.

O orégano é uma erva aromática muito conhecida na culinária, sendo utilizado para temperar saladas e molhos de modo geral. Mas esta não é a sua única aplicação, por mais que seja a mais comum e a que todas as pessoas utilizam em seus dias.

Em algumas culturas, é comum que esta planta seja utilizada também de forma medicinal, por contar com várias propriedades distintas que podem beneficiar a circulação sanguínea.

Por contar com esta ação, melhora o fluxo menstrual e até pode ser usado para facilitar o processo de trabalho de parto que, para algumas pessoas, é bastante complicado e intenso. Veja mais sobre o chá de orégano a seguir!

Propriedades

O orégano, além de ser altamente saboroso para o preparo de pratos, conta com propriedades incríveis. Entre elas, estão as vitaminas A, C e do complexo B, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

Também estão presentes outros elementos na composição desta erva aromática que podem trazer mais saúde para quem se utiliza dela, tanto na alimentação quanto através dos chás, como concentrações altas de ômega-3, zinco, cálcio, magnésio e potássio.

Estas são algumas das vastas propriedades que podem ser encontradas no orégano e que trarão muito mais saúde para os seus dias.

Indicações

A utilização do chá de orégano pode ser feita para várias finalidades. Como destacado, esta erva aromática possui propriedades incríveis e muito poderosas. Neste caso, é indicado que seja um auxiliar em vários tratamentos, como de asma.

Também combate ao envelhecimento precoce e causa o fortalecimento do sistema imunológico, redução de cólicas menstruais e regulação do ciclo.

Outras ações do orégano, como redução das chances de câncer colorretal, são um destaque que merece ser dado a esta erva, assim como suas ações que estimulam a digestão e auxiliam na redução do colesterol e o fato de possuir propriedades que agem contra fungos e bactérias.

Contraindicações

Tratando-se de um erva medicinal e aromática, o orégano não conta com muitas contraindicações, mas algumas pessoas não devem fazer a utilização deste chá. Isso se encaixa nos alérgicos às propriedades contidas nesta planta.

Também é altamente contraindicado às grávidas, pois alguns estudos sugerem que muitas ervas e especiarias possuem capacidades abortivas. Portanto, é melhor que o uso seja evitado neste momento, pois ele pode acabar trazendo muito mais riscos do que benefícios para a saúde.

Ingredientes

O chá de orégano pode ser preparado de duas formas, a depender da preferência ou então da facilidade do usuário de encontrar a planta de determinadas formas. Isso porque o orégano mais comum encontrado na maioria dos locais é o seco, mas a planta natural e fresca também pode ser usada. Confira a seguir as medidas de cada uma delas.

Primeira receita:

- 1 colher de sopa de orégano seco;
- 1 xícara de água.

Segunda receita:

- 2 colheres de sopa de folhas frescas de orégano
- 1 xícara de água.

Como fazer

Para o preparo do chá de orégano com folhas secas, aqueça a água e deixe que ela atinja o ponto de fervura. Em seguida, coloque em uma xícara as folhas de orégano secas e coloque por cima a água fervente. Deixe tampado e abafado por cerca de 5 minutos. Quando estiver morno, retire as folhas, coando, e beba o chá.

Já para o chá que é feito com as folhas frescas, ferva a água na quantidade indicada e coloque as folhas frescas no fundo de uma xícara. Coloque por cima a água fervente e deixe descansando por 10 minutos, para que as propriedades sejam liberadas. Ao amornar, retire as folhas e beba.

Chá para descer menstruação com hibisco

Copo com chá de hibisco.

O chá de hibisco, em sua grande maioria, é utilizado por dois fatores específicos: pessoas que procuram auxiliares no processo de emagrecimento e também pelo seu sabor, que acaba sendo muito agradável, mesmo que não seja usado de forma medicinal.

Mas esta planta também pode ser uma excelente alternativa para as pessoas que enfrentam problemas no ciclo menstrual, como atrasos, pois faz com que o útero seja estimulado, facilitando para que isso ocorra de uma forma mais controlada.

Além disso, traz também alívios para o ciclo menstrual, pois tem potencial de amenizar as cólicas que podem ser muito duras neste momento. Abaixo, veja um pouco mais sobre o hibisco e suas aplicações!

Propriedades

As propriedades do chá de hibisco são várias, pois esta planta conta com diversos componentes muito importantes para a saúde de um modo geral. Entre eles, o hibisco é rico em flavonoides.

O principal que está presente nesta planta é a antocianina, que conta com ações antioxidantes e anti-inflamatórias. A bebida que é feita a partir do hibisco também pode ser utilizada para efeito diurético, no combate a inflamações e no controle do colesterol.

Outros pontos positivos da utilização do chá de hibisco é o fato de que ele melhora a digestão, principalmente se consumido após as refeições.

Indicações

Devido às suas propriedades incríveis, o chá de hibisco é indicado para vários tratamentos como auxiliar, pois carrega consigo ações potentes. Neste caso, pode ser um excelente parceiro para o processo de perda de peso e também é indicado para as pessoas que possuem pressão arterial elevada, por agir diretamente neste setor.

As pessoas que enfrentam problemas com o colesterol também podem se utilizar dos benefícios deste chá para diminuir os riscos de um aumento constante do colesterol no sangue, que pode desenvolver problemas de saúde ainda maiores.

Contraindicações

Há alguns cuidados que devem ser tomados relativos ao consumo do chá de hibisco, pois suas propriedades podem causar reações adversas em algumas pessoas. Vale também destacar que os alérgicos ao menor sinal devem parar imediatamente de utilizar a bebida em seus dias.

A maior contraindicação que pode ser destacada quanto ao uso do chá de hibisco é o fato de ele poder reduzir muito os níveis de estrogênio no organismo. Para pessoas que passam por terapias hormonais, isso pode causar muitos problemas. Também não é indicado para quem deseja engravidar, pois pode afetar a fertilidade, inibindo a ovulação.

Ingredientes

Pra preparar o chá de hibisco é preciso de apenas dois ingredientes. O chá pode ser encontrados em saquinhos no supermercado, mas o mais indicado é que seja feito com as flores secas, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e de forma muito fácil:

- 1 litro de água;
- 1 colher de flores secas de hibisco.

Esta é uma quantidade para que o chá seja consumido ao longo do dia. Mas é preciso tomar cuidado com o excesso, sempre tomando cuidado para não ultrapassar os limites indicados.

Como fazer

Para o preparo do chá de hibisco, coloque 1 litro de água em uma panela que pode ir ao fogo e deixe que ela fique fervendo. Ao atingir este ponto, coloque dentro da água quente a colher de flores de hibisco secas e deixe que fiquem no recipiente em questão em infusão por cerca de 5 a 10 minutos.

Depois deste tempo, retire as flores do recipiente e o chá já poderá ser consumido. O mais indicado é que sejam ingeridas cerca de duas xícaras de 200 ml por dia, mas é necessário que, ao notar qualquer alteração incomum no corpo, procure por um médico e pare de ingerir a bebida.

Com que frequência posso tomar o chá para descer menstruação?

Xícara de chá.

Cada um dos chás indicados possuem uma frequência distinta para ser consumido. Desta forma, é necessário prestar atenção na quantidade que pode ser ingerida diariamente e também no que o excesso pode trazer para sua saúde.

Neste caso, para auxiliar no processo da menstruação, é indicado que os chás, para que não percam sua eficiência, não sejam usados de forma desmedida. Portanto, caso note que a sua menstruação está atrasada em alguns dias, faça o uso do mesmo até que ela desça e seja regulada, mas não permaneça consumindo até o mês seguinte. Isso pode causar mais problemas à saúde do que ajudar na regulagem da sua menstruação!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.