Água-marinha: origem, benefícios, como usar, como energizar e mais!

Água-marinha: origem, benefícios, como usar, como energizar e mais!

Com cores e brilho que encantam, a pedra Água-marinha oferece energias positivas e diversos outros benefícios. Conheça mais!


Você conhece as propriedades da pedra Água-marinha?

Em tons de azul esverdeado, assim como o mar, a pedra Água-marinha chama a atenção por sua beleza e brilho, mas também por oferecer grande carga de energias positivas que podem ser canalizadas para ajudar tanto na harmonia espiritual quanto física.

A água-marinha tem propriedades e características diferenciadas, capazes de contribuir também no campo mental. O nome Água-marinha vem da tradução do termo em latim “Aquamarine” que significa “Água do Mar”. Por essa relação, acredita-se que a pedra evoca a pureza das águas cristalinas do mar, assim como a alegria, encantamento e relaxamento que este possui.

Com essa condição relaxante e purificadora, a pedra encanta os olhos de mulheres e homens por todo mundo. Continue sua leitura e conheça mais sobre as belezas e aplicações da pedra Água-marinha. Confira!

Características da pedra Água-marinha

A Água-marinha é reconhecida como uma pedra semipreciosa. Seu cristal transparente e em tons de azul faz parte da família de minerais do berilo, no qual são classificadas todas as pedras de faixas de coloração azul esverdeado até o azul puro.

A extração desse mineral depende de recursos caros, por isso, atualmente a extração é reconhecida como a mesma aplicada a pedras preciosas (como ouro, diamante e esmeraldas). Saiba mais a seguir.

Origem e história

Para as culturas baseadas no Cristianismo, no Islamismo e, até mesmo nas literaturas do antigo Egito, os tons de azul presentes na pedra Água-marinha são referências para a sabedoria espiritual e emocional.

Ainda na tradição antiga, literaturas apontam que se acreditava que a pedra era como um tesouro das sereias e que, ao ser usada pelos marinheiros, atuava como um talismã da sorte, protegendo e dando coragem aos marujos.

Já na Roma Antiga, comentários sobre a pedra estão presentes em relatos de troca de joias feitas entre amantes para garantir que o relacionamento estivesse em boas águas e com sentimentos verdadeiros.

Os médicos romanos também usavam a pedra com fins terapêuticos para tratar casos de apetite em excesso e acreditavam que a pedra ajudava na digestão e na eliminação de fluídos do corpo.

Segundo histórias da tradição antiga do Egito, gemas de Água-marinha foram encontradas em túmulos de múmias e os povos gregos também usavam a pedra para entalhes, com artefatos datados de mais de mais de 2000 mil anos atrás.

Algumas literaturas continham instruções para o entalhe de um corvo na gema, ou ainda de um sapo ou rã, para assim potencializar seus poderes.

Significado e energia

A Água-marinha é uma pedra que simboliza a respiração e todo o sistema respiratório humano, incluindo os órgãos internos como o pulmão e os parceiros externos deste processo, como a garganta e o nariz.

Por isso, a pedra está relacionada com energias que permitem gerar a cura para essas áreas e ser eficaz no combate à febre ou outras alergias que afetam a respiração, como resfriados e bronquite.

Todas as enfermidades que são ocasionadas também na garganta podem ser tratadas, como terapia alternativa, com o emprego da pedra Água-marinha, tais como faringite, dor de garganta e laringite.

Também traz energias de cura para os dentes e as gengivas. Por ser uma pedra do elemento água, é poderosa para purificar e limpar o corpo físico e abrir os canais de comunicação das pessoas.

Cor, tonalidade e variedades

A tonalidade azul-claro, que muitas vezes é a mais vista na pedra Água-marinha, remete à cor do céu, mas também a do mar ou do reflexo do céu no mar. Acredita-se que, dessa tonalidade, a pedra ajuda no desenvolvimento da paciência, nas energias de reconciliação e em canalizar a busca pelo perdão.

Os cristais de cor azul-claro também auxiliam a lidar melhor com a tristeza, as decisões de abandono do passado e redenção de culpa. Em algumas variações, a pedra Água-marinha pode ser encontrada em tons de azul turquesa claro.

Nesse caso, acredita-se que a pedra entrega uma energia nova e bem vista pela serenidade. É uma tonalidade que traz esperança, além de descobertas e equilíbrio, promovendo a harmonia interior e gerando paz para as pessoas que a utilizam.

Quando é encontrada em tom verde azulado, por conta de óxidos de ferro presentes na composição química da pedra, acredita-se que representa a influência da lua com fases de aplicação, e pode contribuir aumentando ou diminuindo o magnetismo das pessoas para diversos assuntos do dia a dia.

Dureza e composição química

Durante muito tempo, apenas no Brasil e em algumas regiões da América do Sul eram encontradas pedras de Água-marinha. Atualmente, a pedra tem sua extração por todas as partes do mundo e praticamente em todos os continentes.

Em sua composição química, estão presentes os elementos silicato de alumínio e também o berílio. A dureza na escala Mohs é de aproximadamente 7,5 a 8. Para a comercialização, as pedras devem estar facetadas, mas não podem estar cortadas. É isso que confere as gemas efeito parecido com o olho de um gato, transparente e profundo.

Aplicações e utilizações

A pedra Água-marinha tem muitas aplicações e utilizações, a maioria delas ligadas aos conceitos de abertura e liberação de energias e aos campos que envolvem a comunicação.

As joias fabricadas com essa pedra têm o objetivo de entregar coragem e ajudar as pessoas que a utilizam e eliminar qualquer tipo de ansiedade ligada à comunicação (ex.: medo de falar em público).

Antigos sábios de diversas culturas indicavam o uso da Água-marinha por professores, para ajudá-los no processo de disseminação do conhecimento. As pedras também são utilizadas para trazer alívios de enfermidades que envolvem a região da garganta, como dores, inchaço ou problemas relacionados à tireoide.

Tem propriedades calmantes e, por isso, acredita-se que também é capaz de equilibrar hormônios e ajudar em fases de transição (da infância para a adolescência, por exemplo).

Signos e chakras

Para o zodíaco, a pedra Água-marinha está relacionada com os signos do elemento água. São eles: Escorpião, Gêmeos, Aquário e Peixes. A pedra protege os nativos, trazendo energias e despertando a comunicação. Os nativos desses signos tendem a ser pessoas independentes e com muita criatividade, além de possuírem senso de humor.

As energias vinculadas à pedra estão alinhadas com dois chakras específicos: o da garganta e o do terceiro olho. A pedra alinhada aos dois chakras produz energias de limpeza, removendo a negatividade e possíveis barreiras de energias. Como o chakra da garganta é reconhecido com a voz do corpo, ela potencializa essa capacidade.

Já relacionado ao chakra do terceiro olho, a pedra é capaz de ajudar no acesso à sabedoria, com olhos para a intuição e forças interiores. Ajuda a ativar o estado de visão adicional, ligado ao terceiro olho, abrindo e liberando as energias para o bom funcionamento desse chakra.

Elementos e planetas

Em relação aos planetas, a pedra Água-marinha é uma das gemas que correspondem ao planeta Mercúrio, além das esmeraldas. O lado positivo desta junção é que ambos favorecem e fortalecem a comunicação e a inteligência. A pedra também está ligada ao elemento água, sobretudo alinhado com a água do mar.

Benefícios da pedra Água-marinha

Além de trazer beleza e brilho para quem as utiliza, as gemas de Água-marinha são capazes de influenciar em muitos aspectos e trazer diversos benefícios. Tem a capacidade de potencializar a confiança entre pessoas.

Sua cor também proporciona sentimentos de harmonia e alegria. E, por fim, consegue provocar energias de senso de humor para quem a usa. Entenda, a seguir, outros benefícios, no campo espiritual e físico, que a pedra proporciona. Confira!

Efeitos no corpo espiritual

Para o plano espiritual, a pedra Água-marinha tem uma ótima canalização de energias para a meditação e capacidade de despertar habilidades espirituais. Ajuda na indução de inspirações. Em algumas culturas, acredita-se que, ao olhar através de um cristal de Água-marinha apontado para o norte, é possível enxergar seu anjo da guarda.

Por sua associação com as águas do mar, constantemente seu significado no corpo espiritual está ligado com a pureza ou a limpeza. Traz a clareza das águas cristalinas e provoca o relaxamento e sensações de calma e paz, assim como o mar. Também faz referência no campo espiritual ao desapego e a confiança.

Efeitos no corpo emocional

Para o campo emocional, a pedra Água-marinha ajuda a produzir novas emoções e, sempre que estas estiverem intensas ou se houver a sensação de desconforto emocional, a pedra pode ser usada para buscar a calma e concentração de boas energias.

Um pedaço de pedra de Água-marinha pode ser deixado por perto, em sua casa, em alguma área que fique visível. Mediante algum problema emocional, busque com os olhos a pedra e reflita, respirando fundo.

Efeitos no corpo físico

Para gestantes, a pedra é conhecida por realizar uma proteção, tanto para mãe quanto para o bebê, evitando perigos. Segundo algumas culturas, a pedra ajuda na gestação e tem a capacidade de prevenir abortos espontâneos.

Por sua relação com o chakra da garganta, pode ajudar na cura de dores nesta região e melhorar o sistema imunológico quanto a prevenção de alergias.

Como usar a pedra Água-marinha

Por ser um cristal de beleza rara, a pedra Água-marinha pode ser usada de várias maneiras. Como acessório, pode ser combinada com diversas outras pedras, desde que os elementos combinem entre si.

Quando formatada como joia, tem suas propriedades ressaltadas em pendentes ou colares que estejam próximos à pele. Conheça também como usá-la em suas atividades, no dia a dia lendo a seguir. Confira!

Para quem é indicada a pedra Água-marinha?

A pedra Água-marinha pode ser usada por qualquer pessoa. Sobretudo, é indicada para pessoas que viajam muito, por terra, céu ou mar, por conta de suas energias de proteção vinculadas aos viajantes. Também, por sua relação com energias de confiança e harmonia, é uma pedra bastante usada para anéis de noivado ou alianças de casamento.

Por fim, como também simboliza áreas profissionais vinculadas com estudos do mar e da natureza, pode ser utilizada como amuleto ou anel de formatura por pessoas que estejam se formando em oceanografia, biologia, engenharia ambiental, entre outros.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

Normalmente, a pedra Água-marinha é encontrada em joias finas fabricadas com os metais ouro branco ou prata. Para combinar as cores, pode ser usada em conjunto com esmeraldas verdes, potencializando seu brilho e ressaltando sua cor. Além disso deve ser observada a tonalidade da pele, pois peles mais claras e orientais combinam melhor com cores frias, como é o caso do azul, presente na Água-marinha.

Como usar a pedra Água-marinha para meditação

O cristal da Água-marinha é apreciado para o uso na meditação por despertar e abrir os sentidos espirituais. Tem a capacidade de iniciar ou potencializar a intuição, por isso favorece a meditação.

Mantenha a pedra no ambiente em que pratica suas sessões de meditação ou ainda, use um calor ou pendente com a pedra durante a meditação. Assim, os canais de comunicação com o mundo espiritual estarão próximos.

Como usar a pedra Água-marinha como decoração de ambientes

Cristais de Água-marinha podem ser usados para a decoração de qualquer espaço onde se pratique o repouso, como quartos, ou onde a reflexão e momentos de tranquilidade são realizados, como sala ou sala de medição e descanso. Nestes locais, coloque a pedra em pontos específicos compondo arranjos ou em peças soltas próximas a plantas.

Como usar a pedra Água-marinha como acessório pessoal

Para levar consigo, a pedra Água-marinha pode estar compondo joias como anéis, pulseiras e colares com pendentes. Para proteger especificamente o chakra da garganta, use um pingente com a pedra no pescoço e em contato direto com a pele. Usando dessa maneira, você pode, em alguns momentos do dia mentalizar sua cor e tocá-la solicitando proteção ou alivio para a ansiedade e o estresse do dia a dia.

Como cuidar da pedra Água-marinha

Assim como diversas outras pedras semipreciosas, a Água-marinha não dispensa cuidados específicos para manter seu brilho e suas energias. Limpar e cuidar da energização da pedra é essencial para continuar usufruindo das suas principais propriedades. Continue sua leitura e saiba mais sobre como cuidar desta pedra. Confira!

Limpeza e energização da pedra Água-marinha

Por ser uma pedra dura e, normalmente, multifacetada, não há problema algum em realizar a limpeza com a utilização de água corrente. Leve a pedra para este banho ou deixe-a mergulhada na água por alguns minutos.

Para a energização o processo também é simples. Coloque a pedra em um recipiente com água, cubra com papel filtro e deixe-o ao luar, durante a noite.

Preço e onde comprar a pedra Água-marinha

Popularmente usada em anéis e joias de noivado, o preço da Água-marinha vem crescendo por conta dessa aplicação. Como qualquer outra gema de pedras semipreciosas, os valores variam também de acordo com as tonalidades e cores que a pedra apresenta.

Cristais de Água-marinha de cor profunda e intensa, com peso de mais de cinco quilates, chegam a custar $675, se tiverem de dois a três quilates, os preços podem chegar de $1000 a $1500 dólares.

Como saber se a Água-marinha é verdadeira?

Tenha em mente que é interessante adquirir pedras originais sempre de fontes confiáveis e idôneas em suas comercializações. Mesmo assim, você pode se atentar em alguns pontos para se certificar de que está fazendo a compra de uma pedra verdadeira.

Olhe atentamente para a pedra e identifique se há bolhas internas, a Água-marinha não produz bolhas, se houver, há a presença de componentes adicionais, até mesmo de vidro. Além disso, a Água-marinha é uma pedra fria.

Se ao colocá-la em contato com a sua pele (testa ou punho) avaliar que está em temperatura ambiente, pode realmente ser vidro e não a pedra original. Por fim, por conter o fenômeno pleocroismo, que mostra diferentes tons de acordo com a perspectiva, olhe a pedra de diversos ângulos, se não apresentar variações, é vidro, que não varia os tons.

O cristal Água-marinha promove o bem-estar com a clareza do pensamento!

A pedra Água-marinha é uma aliada na promoção do seu bem-estar. Para auxiliar no desenvolvimento emocional e espiritual, a Água-marinha é uma das melhores pedras. Suas energias, claras e brilhantes, tem relação com o elemento água e vão purificar, clarear e limpar seus pensamentos.

Uma vez sintonizado com a sua espiritualidade e em um caminho de desenvolvimento de suas capacidades de intuição, a pedra ajudará você a ser capaz de usar seus sentimentos para intensificar a busca por seus objetivos, desde que estes envolvam o amor, a família ou objetivos ligados à sua carreira profissional.

Portanto, faça uso da pedra Água-marinha como um amuleto para a comunicação e como um aliado ao seu bem-estar.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


pedras cristais

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.