Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Você conhece as propriedades da pedra Sodalita?

Pedras Sodalitas.

A Sodalita é um dos cristais mais populares. Extremamente versátil, esta poderosa pedra tipicamente azul escura com raios brancos em sua superfície é uma ótima companheira para servir de talismã de proteção, bem como auxiliar nos estudos e em estados mais profundos de meditação.

Como todo o cristal, a Sodalita possui propriedades terapêuticas e, por isso, tem sido utilizada com o propósito de cura para os corpos físico, espiritual e emocional. Além de propriedades curativas, a Sodalita também possui benefícios espirituais e esotéricos que as conecta com a sabedoria ancestral, despertando também paz de espírito em seus usuários.

Devido a esta ampla gama de propriedades da Sodalita, dedicamos este artigo especialmente a ela. Nele, você descobrirá informações mais básicas sobre a pedra, como também informações mais profundas, para que possa utilizar as energias deste poderoso cristal para melhorar a sua vida. Embarque nesta viagem cristalina e bastante reveladora a seguir!

Informações sobre a pedra Sodalita

Pedra Sodalita bruta.

Para despertar ainda mais o seu interesse sobre a Sodalita, trazemos temas importantes sobre ela. Além de defini-la, mostramos também a sua origem e história, tratando de suas cores, variedades, características, aplicações, signos e aplicações. Confira!

O que é a pedra Sodalita?

Sodalita é o nome dado a um mineral da família dos tectosilicatos. Embora ela seja, muitas vezes, confundida com outras pedras azuis, como é o caso do lápis-lazúli, o tom da Sodalita é bastante intenso, facilmente reconhecido devido às ranhuras apresentadas na sua superfície, que variam em outros tons de azul, mas que geralmente também apresentam a cor branca.

No esoterismo, pedras, minerais e outros materiais (como resinas) são chamados popularmente de cristais devido ao seu sistema energético e sua estrutura física e química. Por isso, a Sodalita possui diferentes propriedades e pode ser usada para promover cura, atrair ou repelir as energias que seu usuário deseja.

Origem e história

A Sodalita é um cristal descoberto há relativamente pouco tempo. Foi somente no século 19, mais precisamente no ano de 1811, que a Sodalita foi descoberta na Groelândia. No entanto, foi somente em 1891 que ela começou a se tornar mais popular no Canadá devido à sua aparência que lembra outra pedra cobiçada, o lápis-lazúli.

A origem do nome Sodalita vem do grego antigo e significa pedra salgada. Atualmente, ela é cobiçada no mercado das joias, onde é vendida como gema semipreciosa.

Cor e variedades

A cor mais conhecida da Sodalita é o azul real, frequentemente apresentando veios brancos. No entanto, a Sodalita também pode ser encontrada em cores mais raras, como verde, amarelo e violeta.

Na Groelândia, existe uma variedade verde de Sodalita muito rara, conhecida como Sodalita camaleão. Outra variedade bastante cobiçada se chama a hackmatita. Este cristal possui uma propriedade chamada tenebrescência, que faz com que ele mude de cor à medida em que é exposto à luz do sol.

Além disso, muitos tipos de Sodalitas podem fluorescer com cor laranja quando expostos à luz ultravioleta. Por isso, ela desperta muito interesse nas pessoas.

Extração

A Sodalita foi originalmente extraída da Groelândia. No entanto, está presente em outras localidades no mundo, como Bancrof, Ontário, Mont-Saint-Hilare, todos no Canadá, no estado do Arkansas nos Estados Unidos. Além disso, ela também é extraída no Brasil, na Bolívia, em Portugal, na Rússia, na Romênia e em Myanmar.

A variedade camaleão da Sodalita só é encontrada na Groenlândia e em Mont-Saint-Hilare, no Canadá. Na América do Sul, as extrações de Sodalita são em menor quantidade.

Gema e valor

A Sodalita é considerada uma pedra semipreciosa, já que ela não faz parte das pedras utilizadas pelos clérigos da igreja. Seu valor costuma flutuar devido à qualidade e pureza, mas, no Brasil, ela pode ser encontrada por preços acessíveis. Sua gema, no entanto, devido ao meticuloso processo de lapidação, pode alcançar preços bem altos.

Significado espiritual e energia

Os principais significados espirituais da Sodalita é a comunicação e a poesia. Ela também ensina o indivíduo a se relacionar com o universo, inspirando conexão e encontrando a centelha do próprio universo. Ela emite uma energia feminina que tranquiliza e, ao mesmo tempo, facilita a racionalidade.

A Sodalita aumenta, simultaneamente, o poder de análise, a intuição e o poder da criatividade. Por isso, ela é a pedra utilizada por autores e artistas, trazendo sempre inspiração. Também é excelente para trazer mais organização e estimular a sabedoria, afinando a visão para enxergar as maravilhas escondidas do mundo.

Características da pedra Sodalita

Regida pelo planeta Vênus, a energia da Sodalita é receptora. Em outras palavras, ela é mais eficaz para servir como uma antena para as energias. Por isso, quando é usada, ela é excelente para facilitar o armazenamento de informações.

Este poderoso cristal está ligado ao elemento água, e o chakra associado a ele é o chakra laríngeo e o chakra do terceiro olho. Por isso, você pode utilizá-la para facilitar a comunicação e para tratar de questões físicas ligadas à região na qual o chakra está localizado.

Os signos que melhor se beneficiam da Sodalita são Aquário e Sagitário. Além deles, signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) também podem aproveitar as energias deste cristal.

Propriedades químicas e físicas

A Sodalita é um mineral constituído de silicato de sódio-alumínio com cloro, cuja fórmula química é Na4Al3(SiO4)3Cl. Seu hábito cristalino é maciço e a estrutura deste cristal é cúbico.

Na escala de Mohs, utilizada na mineralogia para determinar o grau de dureza dos minerais, a Sodalita está na marca entre 5-5 e 6. Por isso, ela pode ser limpa em água. Outra propriedade química bastante interessante da Sodalita é o fato de ela ser solúvel em alguns ácidos, como é o caso do ácido nítrico e o ácido clorídrico.

Usos e aplicações

Os usos e aplicações da Sodalita se estendem desde decoração e fabricação de certos tipos de pigmentos de origem mineral, até mesmo na cura e em terapias alternativas e complementares. Quando se trata de cura, a Sodalita é principalmente utilizada para aliviar tensões na cabeça e questões de natureza emocional.

Por isso, ela é aplicada para tratar ansiedade, raiva, insegurança, medo, tensão e nervosismo em geral. Outra aplicação da Sodalita é na preparação de espaços rituais, elevando as energias do local. Além disso, ela pode ser segurada para dissipar o medo e diminuir a culpa.

Curiosidades sobre a Pedra Sodalita

Como todo o cristal, a pedra Sodalita possui muitas curiosidades. Dentre elas, podemos citar:

• O tom de sua coloração foi chamado de Azul Princesa. Isto aconteceu após a visita da Princesa Patrícia ao Canadá que se apaixonou pela pedra e a escolheu para decorar o interior da casa Marlborough House, no Reino Unido;

• Esfregar seus cristais no corpo afasta o medo;

• Colocada no local de estudo, ela aumentará a sua concentração e auxiliará seus estudos;

• No cristianismo, ela está relacionada ao Arcanjo Miguel e ao anjo Raziel;

• Na Wicca, ela é ligada à Deusa, o princípio feminino da criação e aos espíritos da Água, conhecidos popularmente como Ondinas.

Para que serve a pedra Sodalita

Pedra Sodalita rolada.

Para que serve a pedra Sodalita? Para responder a esta pergunta, apresentamos os diferentes benefícios desta poderosa pedra a seguir. Como mostramos, seus benefícios podem ser percebidos na espiritualidade, nas emoções e, claro, no corpo físico. Confira!

Benefícios no corpo espiritual

No corpo espiritual, a Sodalita exerce benefícios estabelecendo conexões entre seu usuário e o divino. Além de ser excelente para desenvolver a intuição, ela também induz a estados meditativos mais profundos, despertando a paz interior e servindo como facilitadora para o encontro com guias espirituais e entidades de planos mais elevados.

Se você deseja aumentar a sua conexão com as energias do universo e aprimorar a sua intuição, a Sodalita é o cristal certo para você. Outro benefício dela é facilitar o dom da vidência. Não é à toa que muitos oraculistas, especialmente tarólogos, utilizam a Sodalita durante suas consultas aos oráculos. Ela também é excelente para proteção espiritual.

Benefícios no corpo emocional

Quando se trata do corpo emocional, a Sodalita aumenta a autoestima, aprimora a confiança em si mesmo e é excelente para combater medos e fobias. Além disso, ela facilita o encontro com sua voz interior, fazendo com que você possa ouvir mais seu corpo, espíritos e emoções para encontrar o rimo adequado para seguir.

Por acalmar tensões, a Sodalita é excelente para pessoas nervosas ou ansiosas. Além disso, ela é excelente para combater fobias, clareando a mente e afastando sentimentos de desespero e agonia.

Benefícios no corpo físico

Os benefícios da Sodalita no corpo físico estão ligados à garganta e à voz. Por facilitar a comunicação, ela cuida destas regiões do corpo. Se você sofre de problemas de garganta ou apresenta rouquidão ou problemas nas pregas vocais, a Sodalita auxiliará o processo de cura destas áreas.

A Sodalita também está relacionada ao sistema imunológico, reforçando-o. Por isso, pode ser eficaz para auxiliar a febre e a pressão baixa. Lembre-se de que o uso de cristais não deve substituir o tratamento médico tradicional, mas servir como complemento a ele. Além disso, Sodalita também está associada ao sistema linfático.

Como usar a pedra Sodalita

Pedra Sodalita em colar.

Você pode usar sua pedra Sodalita de diversas maneiras para alinhar as energias deste cristal com as suas intenções. As principais formas de utilizá-la é através da meditação, como parte da decoração de ambientes diversos ou como acessório pessoal. Descubra como usá-la em todas estas maneiras a seguir!

Para quem é indicada a pedra Sodalita?

Os poderes da Sodalita são indicados para quem:

• Deseja mais concentração para estudar para uma prova ou concurso;

• Quer desenvolver a sua memória, estimulando-a;

• Tem problemas em ser honesto com as pessoas;

• É muito inquieto e desorganizado;

• Precisa controlar as suas emoções;

• Deseja afastar fobias e medos e se concentrar mais nas suas atividades;

• Tem como meta descobrir quem é;

• Precisa se conectar com o seu interior, ouvir sua voz e encontrar o seu caminho nos momentos em que não tem direcionamentos;

• Sente que precisa melhorar mais a intuição sem abrir mão da sua racionalidade;

• Intenta alcançar estados mais profundos de meditação e se conectar com o divino;

• Precisa de mais paz de espírito.

Para se beneficiar destas propriedades, carregue uma Sodalita consigo.

Melhores pedras e cristais para usar em conjunto

Ao utilizar a Sodalita, você pode combiná-la com outros cristais. Isso não somente poderá aumentar o poder de sua pedra, mas também terá um efeito visual muito bonito.

Cristais que combinam com a Sodalita são: Quartzo rosa, Cornalina, Ágata blue lace, Pirita, Calcita (qualquer cor, especialmente a azul e a branca), Lápis-lazúli, Água marinha, Larimar e Lazurita. Além disso, você pode combinar sua Sodalita com outras pedras de tons semelhantes ou com tons azuis ou esverdeados.

Como usar o cristal Sodalita para meditação

Se você busca um cristal que te auxilie a meditar, a Sodalita é muito indicada. Em sua meditação, use ela de uma das duas maneiras principais que descrevemos.

Na primeira maneira, é preciso que ela esteja diretamente em contato com seu corpo, de preferência repousando sobre a sua pele. Em meditações mais profundas, é mais indicado deixá-la sobre sua cabeça ou peito, enquanto você repousa deitado.

A outra maneira faz uso do contato indireto. Para usá-la assim, deixe sua Sodalita entre suas pernas, enquanto medita na posição de lótus. Se preferir, você pode escolher uma área delimitada próxima ao seu corpo, de preferência não muito distante dele, para deixar o seu cristal.

Também pode fazer isso em pontos estratégicos do ambiente em que você está meditando, como é o caso dos pontos de encontro das paredes. Quando meditar, você pode imaginar seu corpo sendo banhado pela energia azul da Sodalita.

Como usar a pedra Sodalita como decoração de ambientes

Uma maneira de empregar a Sodalita e se beneficiar de suas energias é através da decoração. Por ter uma cor azul intensa, ela emana energias positivas na sua casa, além de deixá-la muito mais bela e protegida.

Para se beneficiar das propriedades energéticas da Sodalita no ambiente, deixe-a sobre num local central da casa, preferivelmente acima da cabeça dos moradores. Ela é excelente para melhorar a concentração e a dedicação aos estudos.

Por isso, é ideal para ser deixada em locais focados com este propósito, como é o caso de escritórios, mesas de estudo ou escrivaninhas. Além disso, a Sodalita é excelente para melhorar a memória, garantindo que você não esqueça do que precisa lembrar. Você pode investir em árvores, relógios ou até em bibelôs com esta pedra.

Como usar a pedra Sodalita como acessório pessoal

Se quiser se beneficiar com a energia da Sodalita diretamente sobre o seu corpo, uma grande maneira é incluí-la em seus acessórios. Por isso, se desejar, invista em acessórios que utilizem ela como base, como adornos de tiaras, pulseiras, pingentes ou prendedores de cabelo com esta pedra.

Ao usá-la como pulseira, lembre-se de que o pulso em que você a coloca determina o seu poder. Se você é destro e deseja enviar energia para o ambiente, utilize-a no pulso direito. Para receber as energias, use-a no pulso esquerdo. Já canhotos enviam energias pelo pulso esquerdo e as recebem pelo pulso direito.

Se você escolher usar uma Sodalita pingente, certifique-se de deixá-la sempre em contato com o seu corpo, pois, assim, você receberá sua energia diretamente e será imantado com o seu poder.

Como cuidar da pedra Sodalita

Pedra Sodalita bruta.

A manutenção da Sodalita é muito simples, já que ela pode entrar em contanto com a água e ser limpa com ela. Ao limpá-la, nunca utilize produtos de limpeza, pois isso não somente diminuirá seu potencial energético, mas também reduzirá sua eficácia.

Como todas as pedras utilizadas para fins terapêuticos e esotéricos, sua Sodalita precisa ser limpa e energizada. Aprenda como fazer a limpeza e energização a seguir!

Limpeza e energização do cristal Sodalita

Para limpar sua Sodalita, coloque-a sobre as suas mãos em formato de concha e a deixe ser banhada diretamente pelo fluxo de água corrente (você pode utilizar água da torneira da sua casa).

Em seguida, feche os olhos ao segurar sua pedra sob a água e imagine uma luz azul, da cor da pedra, emanando intensamente do seu cristal e iluminando tudo à sua volta. Em seguida, fale as seguintes palavras, como se recitasse uma prece: “com o poder do elemento água, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”.

Após a limpeza energética e física, é momento de energizar a sua pedra. Para isso, deixe-a em um vaso com plantas ou na sua janela, para que ela receba a luz do sol e da lua por no mínimo três horas. Pronto, sua Sodalita já pode ser utilizada.

Preço e onde comprar a pedra Sodalita

O preço do Sodalita varia bastante de acordo com o tamanho, mas ela é, de maneira geral, bastante acessível. É possível encontrar pedras de Sodalita pequenas por no mínimo R$ 6,00, mas a média é entre R$ 10 e R$ 22,00. No entanto, se você quiser uma pedra maior e de cor vibrante e intensa, prepare-se para gastar um bom dinheiro nela.

A Sodalita é um cristal muito fácil de ser encontrado. Procure por ela em lojas esotéricas (físicas ou online), lojas de artigos religiosos ou até feiras de artesanato próximas ao litoral. Se você tiver o privilégio de poder acessar uma loja especializada em cristais, pedras e minerais na sua cidade, essa é a melhor opção.

Quando for adquirir sua Sodalita, lembre-se de procurar por um exemplar que seja agradável para os seus sentidos. Não se esqueça de contar com a sua intuição ao escolhê-lo.

Como saber se a pedra Sodalita é verdadeira?

Por ser uma pedra azul muito parecida com o lápis-lazúli, é comum as pessoas acabarem comprando uma pedra errada. Além disso, devido aos seus poderes, a Sodalita é muitas falsificada, sendo tingida para parecer mais bonita e ser vendida por um preço alto. Para identificar uma pedra verdadeira de Sodalita, atente-se para as seguintes dicas:

Verifique a cor: Sodalitas vendidas no mercado possuem uma cor sólida, azul, com pouquíssimo brilho. Além disso, ela possui veio brancos ou em tons mais escuros que podem chegar ao violeta;

Verifique se há ranhuras e imperfeições na pedra: embora seja possível encontrar Sodalitas perfeitamente lapidadas ou roladas, geralmente, as pedras originais possuem saliências. Então, desconfie de pedras muito perfeitas;

Verifique a temperatura: pedras naturais são frias ao toque. Se a sua Sodalita estiver quente, ela pode ser falsa (a menos que ela tenha sido exposta ao sol ou a uma fonte de calor, ou segurada nas mãos de alguém por muito tempo).

A pedra Sodalita fortalece a intuição e as capacidades espirituais!

Pedra Sodalita rolada.

A Sodalita é uma pedra que reflete em si o lado mais profundo da humanidade, como se a intensidade do azul do céu e a profundidade dos oceanos fossem capturados no tom de sua cor. Por isso, ela é uma excelente escolha para quem deseja fortalecer a intuição e as capacidades espirituais.

Como mostramos, ela está ligada aos chakras da garganta e do terceiro olho, este último ligado à percepção além dos 5 sentidos, conectando as pessoas à sua espiritualidade, intuição e descortinando o véu do tempo.

Por isso, é uma excelente companheira para quem busca avançar na espiritualidade, afinando suas habilidades psíquicas e se alinhando às energias do Universo. Para se beneficiar de suas propriedades, não se esqueça de limpá-la e energizá-la.

Sempre que quiser atrair algo para você, segure-a em suas mãos e fale em voz alta o que deseja, com o mínimo de palavras possíveis. Assim, você estará programando sua Sodalita para atrair aquilo, alinhando-se com a sua energia e melhorando a sua vida em geral.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


pedras

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Trazendo muitos benefícios, o topázio azul é uma pedra com várias propriedades e utilidades. Confira aqui tudo sobre essa pedra e saiba como usar!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.