Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Trazendo muitos benefícios, o topázio azul é uma pedra com várias propriedades e utilidades. Confira aqui tudo sobre essa pedra e saiba como usar!


Você conhece as propriedades da pedra Topázio azul?

3 cristais de Topázio azul de diferentes tamanhos em fundo branco

De presença rara no mundo, a pedra topázio azul conta com propriedades importantes para o ser humano. Traz benefícios para a saúde física, emocional e espiritual do indivíduo, auxiliando na tomada de decisões e alívio de preocupações.

O topázio azul tem história longa, com origem bem distante do Brasil. No entanto, graças a pesquisas e escavações, hoje a pedra rara pode ser encontrada em algumas partes do mundo, inclusive em terras brasileiras. Mas ainda assim é bem difícil de ser encontrada em sua forma pura.

Seja para alívio de dores ou sabedoria para abrir caminhos, o topázio de cor azul é excelente para ser usado em várias áreas da vida, principalmente em momentos importantes. Aqui, você descobrirá informações importantes dessa pedra, incluindo benefícios, lugar de compra, como cuidar e muito mais. Continue a leitura para saber de tudo.

Características da pedra Topázio azul

Cristais de Topázio azul e pinça metálica

De energia única, o topázio azul apresenta características que impactam qualquer um que o observa. A pedra tem uma história digna de ser notada, além de um significado ímpar. Veja nos tópicos a seguir as particularidades desta incrível pedra.

Origem e história

O topázio azul é um tipo de outros topázios. A primeira vez que essa pedra foi encontrada, ela estava localizada no meio do Mar Vermelho há mais de dois milênios, em uma pequena ilha que os gregos chamavam de Topázios. Lá os romanos descobriram essa pedra, que chamava a atenção dos homens pelo seu brilho cintilante.

Devido a sua tamanha luminosidade, os egípcios acreditavam que a pedra era o objeto escolhido pelo Deus Sol Rá para derramar seus poderes. Algumas tribos na América do Sul consideravam o topázio azul como fonte de cura para diversos tipos de doenças. Na Idade Média, as pessoas acreditavam que essa pedra tinha poder para desfazer feitiços e quebrar maldições.

Significado e energia

Existem várias tonalidades do topázio, mas a cor azul carrega uma energia única, com consciência e lucidez, cujo significado inclui áreas importantes da vida. O topázio azul se associa a comunicação, sabedoria e abertura de caminhos para encontrar as oportunidades perfeitas que levam ao sucesso.

A pedra tem a função de minimizar as preocupações, aliviar o medo e faz um convite especial para você abraçar o seu próprio eu. O topázio azul convida seus observadores a confiar no poder da pedra, mas também os leva a acreditarem na capacidade pessoal para encontrar o próprio tipo de sorte. Ou seja, é uma pedra que foca no sucesso singular de cada um.

Dureza e composição química

O topázio azul é pertencente à família do topázio, um tipo de mineral de silicato que é composto por alumínio e flúor. Registra 8 na escala Mohs de dureza, sendo bem duro como a safira. Traz em sua aparência o formato de prisma, com um brilho vítreo, chamando a atenção de muitos artesãos.

O topázio pode ser identificado em diferentes cores. Inclusive, a cor azul possui variações em suas tonalidades, que podem ser encontradas na cor azul pálido ou azul profundo. No entanto, independente da diversidade de cores e tonalidades, o topázio na cor azul é a mais difícil de ser achada.

Aplicações e utilizações

Como é muito versátil, o topázio azul é um tipo de pedra que conta com diferentes aplicações e utilizações. Apesar de ser rara, você pode se beneficiar da energia dessa pedra para se tranquilizar. Em momentos de grandes preocupações, o topázio azul tem um incrível poder de acalmar as energias do corpo.

O mineral também fornece sabedoria para encontrar bons caminhos, proporciona benefícios para a saúde mental, espiritual e física, além de ser ótima na prática de meditação. Se você quiser, ainda pode utilizar a pedra como decoração de ambiente, deixando o local mais energizado ou como um simples acessório para compor o look.

Signos e chakras

No zodíaco, o topázio azul tem uma importância fundamental, principalmente para pessoas do signo de Sagitário. A pedra é responsável pelo nascimento dos sagitarianos, fornecendo clareza e brilho em meio aos tons frios do signo.

Como são muito falantes, o topázio azul ajuda os sagitarianos a se comunicarem de forma mais honesta, sem se perderem em suas próprias palavras. A pedra alinha os chakras da garganta, auxiliando as pessoas do signo a se comunicarem de maneira franca, mas sem magoar os outros.

Os nativos de Sagitário gostam muito de escrever. A pedra auxilia esses escritores a direcionarem seus pensamentos de modo mais adequado para que consigam avançar.

Elementos e planetas

Liderado pelo planeta Júpiter, o topázio se relaciona com três dos quatro elementos da natureza, a saber: Terra, Água e Ar. Mas no caso do topázio azul, o elemento Ar é o que mais predomina. Isso porque, as pedras do elemento Ar promovem a criatividade, comunicação, abrem a mente e fortalecem a razão.

A cor azul do topázio também se relaciona com o elemento Água, responsável por trabalhar as emoções e sentimentos. Se associa também com o elemento Terra, pois fornece cura física.

Já o elemento Fogo relacionado com a ação, o topázio azul não tem atuação, pois as propriedades da pedra não interferem nas escolhas do indivíduo, apenas orientam. Para obter a atividade, você pode combinar o topázio junto com outros cristais do elemento Fogo.

Curiosidades sobre o Topázio azul

Com características especiais, o topázio azul conta com um brilho inigualável. Sua beleza arrebata a todos que o observam, despertando o desejo de incluí-lo em sua vida. Sua presença é extremamente rara no mundo, sendo encontrado por meio de escavação, apenas nos seguintes países: México, China, Rússia, Brasil e EUA.

Devido a sua raridade no mundo, o topázio azul não é comercializado em sua forma pura. Ele precisa ser submetido a certos procedimentos para ser vendido. Mas apesar disso, a pedra não perde a sua dureza, muito menos a sua função na vida do ser humano. É uma pedra com diversos fins, apresentando muitas utilidades.

Benefícios da pedra Topázio azul

Várias pedras de Topázio azul

Além de abrir caminhos, fornecer sabedoria, diminuir o medo e aliviar as preocupações, o topázio azul traz diversos benefícios para a saúde espiritual, emocional e física. Confira a seguir os efeitos dessa pedra no corpo.

Efeitos no corpo espiritual

O topázio azul tem um incrível poder de alinhar o chakra da garganta, que é o local onde se comunica as necessidades e desejos mais intensos. Quando o chakra da garganta está em equilíbrio, a pessoa tem a possibilidade de se comunicar com quem está ao redor e, desta forma, ter seus pedidos mais básicos atendidos.

Um chakra de garganta bloqueada leva à sensação de sufocamento, de não ser ouvido ou de ser indigno para conversar com alguém. Por isso, o topázio azul atua justamente nos limites da sua voz, para que você possa se dirigir a seres que são importantes para você.

Efeitos no corpo emocional

Todas as tonalidades e cores do topázio ajudam no autocontrole, auxiliando o indivíduo a equilibrar suas emoções para que ele não caia em um estado de sobrecarga. Mas o topázio azul, em especial, lembra o seu adepto de que ele é digno de alcançar coisas boas, de que é importante e que faz diferença neste mundo.

Com a tranquilidade e afirmação pessoal que a pedra oferece, o topázio de cor azul auxilia na concentração. O que você estiver fazendo com suas mãos irá se concentrar nisso. Além disso, você recebe clareza para se comunicar com os seus próprios sentimentos e emoções, possibilitando assim, a tomada de decisões de forma mais assertiva.

Efeitos no corpo físico

Embora atue na saúde geral do corpo, os efeitos do topázio azul podem ser sentidos principalmente na garganta e na cabeça. A pedra traz uma ação calmante que alivia consideravelmente os estados de enxaqueca, diminui dores de garganta e impede que você pressione sua mandíbula como consequência de estresse ou preocupação.

Como tem atuação na garganta, o topázio azul também auxilia as pessoas que tem medo de falar em público. A pedra fornece a sensação de confiança, liberando as cordas vocais para que a pessoa fale com ousadia. Desta forma, a comunicação fica clara e a elocução mais transparente e tranquila.

Como usar a pedra Topázio azul

Colar com pingente de Topázio azul

Apresentando alta versatilidade, o topázio azul pode ser utilizado de várias formas, incluindo como objeto para a medição. Além disso, o topázio de cor azul pode ser combinado com outros tipos de pedras e cristais. Para saber mais, confira os tópicos a seguir.

Para quem é indicada a pedra Topázio azul?

Por mais óbvio que possa parecer, o topázio azul é indicado para pessoas que, primeiramente, acreditam no poder e energia dessa pedra. Quem não crê, não irá usufruir de nenhum de seus benefícios.

Com a devida confiança no topázio, a pedra pode ser utilizada por quem necessita de clareza em seus caminhos, sabedoria para tomar algum tipo de decisão e oportunidades para alcançar o sucesso.

Além disso, a pedra também é indicada para pessoas que não suportam mais sentir enxaquecas por preocupações da vida ou tem medo de falar em público. No entanto, é importante ressaltar que o topázio azul abre caminhos e ajuda, mas ela não faz a sua parte. Portanto, você também precisa agir.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

Para efeitos ainda mais poderosos em sua vida, você pode combinar o uso do topázio azul junto com outras pedras e cristais que também contam propriedades importantes para os seus dias. Dependendo do seu objetivo, usar outras pedras em conjunto é fundamental para alcançar suas metas.

As principais pedras e cristais que combinam com a energia do topázio azul são a Água Marinha que, com suas cores oceânicas oferecem tranquilidade, o Citrino com sua propriedade ensolarada fornece clareza e a Turmalina que tem ação protetora. Outros tipos de pedras azuis também trabalham em harmonia com o topázio para equilibrar o chakra da garganta.

Como usar a pedra Topázio azul para meditação

A prática da meditação é muito importante para acalmar a mente e trazer paz ao coração. Quando a atividade é feita com uma pedra energizante, a meditação se torna ainda mais potente. O topázio azul traz uma sintonia maior entre sua mente e corpo, fortalecendo sua conexão com o seu eu.

Durante a prática você pode segurar a pedra em suas mãos ou simplesmente deixá-la perto de você. Meditar com o topázio azul ainda te ajuda a ter clareza sobre seus caminhos, deixando sua mente livre para tomar as melhores decisões. É uma ótima pedra para relaxar e se concentrar na posição que está sendo feita no momento.

Como usar a pedra Topázio azul como decoração de ambientes

O topázio azul traz uma energia incrível em sua composição, estimulando a criatividade e a sensação de ser ouvido e compreendido. Por isso, a pedra é excelente para ser utilizada como objeto de decoração de ambientes. No escritório, por exemplo, a pedra fornece clareza, iluminação e estimula a criatividade para a escrita ou elaboração de projetos.

Em outros locais como sala de estar e quartos, o topázio contribui para a harmonia dos residentes. Sentindo-se amados e ouvidos, os moradores irão se comunicar melhor entre si, selando a paz entre os envolvidos. Para isso, você pode deixar a pedra sobre uma superfície ou ao lado de outros objetos, como quadros e jarras de flores.

Como usar a pedra Topázio azul como acessório pessoal

O brilho cintilante do topázio azul faz dele uma bela joia. Você pode utilizar a pedra em anéis, pingentes e até mesmo pulseiras. Nos primórdios dos tempos, o topázio era usado no peitoral de sumos sacerdotes como símbolo de comunicação, pensamento elevado e prosperidade. Por isso, além de compor seu look, você ainda vai se beneficiar com os efeitos da pedra.

Utilizar pedras preciosas como acessório pessoal é uma forma de absorver os poderes e energias do mineral. Quando em contato com a pele, o topázio azul garante seus efeitos durante 24 horas. Por conta disso, ele é fundamental em momentos importantes da vida, como eventos de comunicação em público, por exemplo.

Como cuidar da pedra Topázio azul

3 cristais de Topázio azul

Como toda pedra preciosa, o topázio azul precisa ser muito bem cuidado. A seguir, você saberá como limpar e energizar sua pedra, além de obter informações importantes sobre o topázio, como o preço e local de compra e como saber se ele é verdadeiro. Continue a leitura para descobrir.

Limpeza e energização da pedra Topázio azul

Manter o topázio azul limpo e livre de energia acumulada é muito importante para que ele possa desempenhar suas principais funções. Quando o topázio está limpo e energizado, ele consegue trazer cura, sorte durante a caminhada e energia positiva para os seus dias.

A limpeza é muito simples. Basta limpar a pedra com água, sabão neutro e um pano bem macio. Você deve molhar a pedra e passar o sabão, fazendo a limpeza com suas próprias mãos.

Em seguida, enxágue o topázio e seque com o pano macio. Para energizar a pedra, é só colocá-la no sol e deixá-la por algumas horas. Depois, é só pegar de volta e usar como bem quiser.

Preço e onde comprar a pedra Topázio azul

Além de ser uma pedra preciosa, o topázio azul é extremamente raro. Por isso, o preço costuma ser elevado, mas pode variar um pouco. A pedra pode ser encontrada em joalherias especializadas em pedras refinadas. No Brasil, poucas joalherias trabalham com o topázio, o que requer uma pesquisa detalhada.

Já na Espanha, há um estabelecimento especializado em joias que abriga o maior topázio azul do mundo. Ele está avaliado em 8.225 quilates, com uma transparência e pureza incríveis e cortado perfeitamente no formato oval. É uma pedra digna de admiração por todos os visitantes que passeiam pela cidade de Madrid.

Como saber se o Topázio azul é verdadeiro?

Diferente de outras pedras preciosas, o topázio azul pode ser submetido a tratamentos. Isso porque, o topázio puro em sua total naturalidade, é muito raro. Logo, a pedra passa por procedimentos, como calor ou irradiação para que possa ser comercializada. Diante disso, dificilmente você encontrará a pedra em completa pureza e naturalidade.

No entanto, há alguns indicadores para você conseguir identificar se um topázio é verdadeiro ou não. Em primeiro lugar está a cor, onde o azul pode variar desde claro até uma tonalidade mais profunda. Os quilates se encontram em quantidade semelhante às outras pedras e a clareza do topázio é bem nítida, com brilho considerável.

O Topázio azul é uma pedra de abertura de caminhos!

Cristal de Topázio azul em fundo cinza

Dentre muitos efeitos do topázio azul, o principal é a abertura de caminhos. Com a pedra, você recebe a iluminação e a clareza suficientes para escolher as melhores oportunidades. Também, conta com a sabedoria para te ajudar na tomada de decisão em momentos importantes da sua trajetória terrena.

Devido a atuação no chakra da garganta, a pessoa que faz uso do topázio azul consegue se comunicar melhor com seus interlocutores, com sensação de que é escutado e compreendido. Essa percepção proporciona autoconfiança, eliminando o medo de falar em público, o que contribui para o sucesso pessoal.

Com tantos benefícios, é praticamente impossível deixar de contar com o auxílio dessa pedra, que, por sinal, pode ser utilizada de diversas formas. Por isso, procure pelo topázio de cor azul nas principais joalherias e experimente uma vida mais tranquila e harmoniosa.

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


pedras cristais

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais búzios orações religiões energias