Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


Você conhece as propriedades da Opala de fogo?

opala de fogo bruta

A opala de fogo é um cristal extremamente poderoso. Ligada à energia masculina e ao elemento fogo, como o próprio nome sugere, a opala de fogo também simboliza o amor intenso que arde como as chamas. Além de ser um excelente cristal para negócios, ela atrai prosperidade e promove a força necessária que desencadeia o processo de mudança.

A opala também está ligada à energia vital, ao sexo e está associada ao desejo e erotismo. Sua energia de fogo traz consigo a intensidade da sedução que também a conecta com a energia das emoções, liberando pessoas mais tímidas de sua inibição. Ademais, este poderoso cristal também está ligado à lealdade e a boa fé.

Neste artigo, desbravamos todos os segredos deste cristal, lançando luz sobre suas propriedades físicas e químicas. E, não menos importantes, mostramos seus benefícios nos campos físico, espiritual e emocional, mostrando maneiras eficazes de se beneficiar de todas as energias poderosas contidas nesta pedra. Confira.

A pedra Opala de fogo

Opalas de fogo cobertas de rocha

Para que você possa fazer uso deste poderoso cristal, é importante que você aprenda primeiro as informações mais básicas sobre ele.

Por isso, tratamos nesta seção sobre as principais características da opala de fogo, partindo de sua descrição, origem e história, além de tratar de temas como seu preço, usos e significados. Continue lendo para aprendê-los.

O que é o Opala de fogo?

A opala de fogo é uma versão translúcida e transparente de opala. A opala de fogo leva esse nome devido ao efeito que é percebido sobre a sua superfície, já que esta variedade de opala possui as cores amarela, laranja ou até mesmo vermelho, tons estes que remetem às chamas deste poderoso elemento.

Ela possui propriedades que se assemelham às opalas mais preciosas, com a diferença marcada da energia do fogo presente nela, garantindo uma energia mais emissora e proeminentemente mais masculina.

Origem e história

A origem da palavra opala vem do latim, ‘opalus’, cujo significado original ainda é alvo de grandes debates linguísticos entre etimólogos. As primeiras referências à opala podem ser encontradas nos trabalhos de Plínio o Velho, que sugeria que estava associada a Ops, a deusa da fertilidade esposa de Saturno.

Devido à associação com esta deusa, no festival chamado Saturnalia, existia um momento devotado exclusivamente à deusa chamado Opalia, que faz referência direta à palavra opalus, opala em latim.

Extração

A extração de opala acontece em diversos lugares do globo. As principais jazidas em que estes cristais são minerados se encontram em países como a Austrália, México, Brasil e Etiópia.

Gema e valor

O valor de uma opala de fogo varia de acordo com muitas variáveis. Dentre elas estão o grau de pureza, o tamanho e sua aparência. Quanto mais livre de impurezas e uniformidade de sua cor, mais alto o seu preço será.

De maneira geral, opalas de fogos transparentes são mais procuradas que pedras translúcidas e, por isso, possui um valor agregado mais alto. No entanto, é possível adquirir exemplares brutos de opala de fogo que possuem preços bem mais baixos e convidativos.

Variedades

A opala de fogo já é uma variedade de opala em si. Apesar disso, ela também possui diferentes formas. Você pode encontrar opalas de fogos tanto em sua forma bruta, quanto em sua forma lapidada, como gema. As gemas são comumente utilizadas em joias e, portanto, são muito mais caras.

Existem também variedades regionais de opala. A opala de Fogo do México, por exemplo, é uma variedade bastante cobiçada deste cristal, devido à sua aparência que remete muito ao elemento fogo.

Significado e energia

O principal significado da opala de fogo está ligado a este elemento. Por isso, ela é considerada uma representação da chama do amor e da felicidade que incendia a felicidade e o prazer no coração de seus usuários.

Além disso, ela simboliza paixão e amor, não somente pelos outros, como também a tudo ligado à carreira e aos hobbies. Sua energia é emissora, masculina e ela representa a boa sorte, o sucesso e a energia do dinheiro que flui nas vidas de seus usuários.

Propriedades químicas e físicas

A opala é um mineraloide constituído por pequenas partes hidratadas e amorfas de sílica (SiO2·nH2O). É justamente esta composição que produz um espectro predominantemente que passeia entre os tons vermelhos e laranjas uma vez que a luz é refletida sobre ela.

Embora seja considerada um mineral pela população geral, a opala na verdade não é um mineral, já que ela não possui sua própria estrutura cristalina. Seu grau de dureza está marcado entre 5,5 e 6,0 na escala de Mohs, utilizada para determinar o grau de dureza na mineralogia.

Usos e aplicações

Uma das principais aplicações da opala de fogo está relacionado ao poder de curar as emoções de quem já passou por relacionamentos tóxicos e abusivos. Por isso, ela é ideal para ser usada por vítimas violências. Sua energia de fogo também traz consigo jovialidade e impulsividade típica deste elemento.

Curiosidades sobre a Opala de fogo

A Opala de fogo é uma pedra bastante curiosa. Na Idade Média, acreditava-se que ela era trazia muita sorte para os seus usuários. Ela também estava associada à paixão, coragem e energia. Quando usada como um talismã, acreditava-se que ela era dotada de poderes sobrenaturais.

Ela é considerada a pedra de nascimento do mês de outubro e, por isso, seus poderes são aumentados neste mês, especialmente quando utilizada por pessoas nascidas nele.

Benefícios da pedra Opala de fogo

Várias opalas de fogo

A seguir, descrevemos os maravilhosos benefícios da Opala de Fogo. Partimos dos seus efeitos no corpo espiritual para, em logo em seguida, apresentar os sus fitos no corpo emocional e físico. Continue lendo e descubra os inúmeros benefícios deste cristal poderoso.

Efeitos no corpo espiritual

Por representar a felicidade no coração, a opala de fogo permite que seu usuário se alinhe com energias espirituais de altas vibrações. Ela te ajudará encontrar o seu propósito, iluminando seu caminho até sua verdade interior e suas aspirações de vida, ajudando-o a transitar por seus desejos e ambições.

Efeitos no corpo emocional

Quando se trata do corpo emocional, a opala de fogo é excelente para curar feridas emocionais resultantes de relacionamentos abusivos. Por isso, ela é comumente utilizada para auxiliar vítimas de abuso sexual ou violência, ajudando no processo de cura.

Ela pode ser utilizada para motivar, combater depressão, além de aumentar consideravelmente a força de vontade e o poder de decisão dos usuários. Se você deseja se alinhar com a energia do amor ou trazer mais intensidade para a sua vida amorosa, este é o cristal indicado para você.

Efeitos no corpo físico

Devido à sua intensa energia, a opala de fogo é ideal para combater a letargia e o sedentarismo. Ela serve como um estimulante energética, sendo, portanto, ideal para acompanhar pessoas nas práticas de exercícios físicos.

A opala de fogo também possui efeitos nos órgãos sexuais, aumentando a libido e contribuindo para a sua saúde. Além disso, ela tem relação com as glândulas adrenais e auxilia em seus processos de cura. Lembre-se que cristais não devem substituir tratamentos médicos tradicionais e sim complementá-los.

Como usar a pedra Opala de fogo

Colar com pingente de opala de fogo

A opala de fogo possui diferentes usos que se estendem desde a meditação até a decoração de ambientes. Além disso, você também pode utilizá-la como um acessório, já que ela é comumente empregada para a confecção de pulseiras, anéis e braceletes.

Para saber se a opala de fogo é indicada par você, receber dicas de como utilizá-la e saber sobre sua compatibilidade com outras pedras é só continuar lendo.

Para quem é indicada a pedra Opala de fogo?

A opala de fogo é indicada para todos aqueles que desejam:

• Aumentar o seu contato com o elemento fogo, trazendo para sua vida o seu poder de purificação e transformação;
• Despertar a coragem necessária para enfrentar os desafios da vida;
• Mais motivação para cumprir as tarefas diárias;
• Alinhar os seus chakras inferiores;
• Ter mais paixão e despertar a energia sexual;
• Se proteger de ataques psíquicos e energéticos;
• Aliviar as deficiências de energia no dia a dia;
• Estimular os órgãos sexuais e glândulas adrenais.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

Como todo cristal, é preciso que você entenda a energia da opala de fogo para poder combiná-la com outros cristais. A depender do cristal que você usa em conjunto com ela, o seu efeito pode ser anulado, amenizado ou potencializado.

Para melhorar o desempenho da sua opala de fogo, combine-a com os seguintes cristais: pirita, cornalina, citrino, olho de tigre, jaspe vermelho, quartzo rosa, obsidiana negra, quartzo vermelho, rubi, olho de boi, ônix negro, hematita e diamante.

Como usar a pedra Opala de fogo para meditação

A opala de fogo possui uma energia ativa muito forte. Por isso, você pode ter dificuldades de utilizá-la para meditar, especialmente se você for iniciante na meditação. Devido à sua energia ativa, o método mais indicado para utilizá-la em meditação é através do método indireto.

Para seguir este método, você deve deixar a sua opala de fogo sem contato direto com o seu corpo. Em outras palavras, ela deve ficar próximo a você, mas não em você. Deixe-a entre suas pernas ou embaixo da sua cadeira, se estiver meditando sobre uma. Uma alternativa é alinhá-la próxima ao seu chakra sexual, que fica próximo ao osso púbico.

Outra possibilidade para usar o contato indireto consiste em espalhar cristais de opala de fogo no local em que você medita. Se preferir, delimite uma área específica, como, por exemplo, deixando um cristal de opala de fogo em cada vértice de figuras geométricas como o triangulo ou até mesmo fazer um círculo de opalas de fogo o seu redor.

Como usar a pedra Opala de fogo como decoração de ambientes

A opala de fogo pode ser usada para adornar ambientes. Sua energia ígnea participa ativamente dos processos de limpeza energética da casa, combatendo diretamente energias negativas e intrusas que podem afetar a vida de seus moradores. Por este motivo, ela é geralmente utilizada no Feng Shui para trabalhar com a energia do Fogo.

Para utilizá-la, deixe-a num local central na sua casa como a sua sala. Se preferir, você pode deixá-la na sua cozinha. Evite usar a sua opala de fogo na decoração de ambientes como o banheiro, já que ele é governado pelo elemento água, bem como no quarto de dormir, pois sua energia ativa pode atrapalhar o seu sono.

Como usar a pedra Opala de fogo como acessório pessoal

Uma vez que a opala de fogo é comumente utilizada na forma de gema, ela é muito apreciada em joias e acessórios, já que é considerada uma pedra preciosa. Por se tratar de um cristal regido pelo elemento fogo, você pode balanceá-lo com uma corrente prata ou potencializar os sus poderes com uma corrente de ouro.

Busque por pingentes e anéis com a opala de fogo, pois eles costumam enviar diretamente energia para seu usuário.

Se usá-la como parte de numa pulseira, atente-se para o pulso em que você a usa, pois, a depender da mão com a qual você escreve, sua energia pode ser afetada. Se você for destro, use-a no pulso direito para enviar energias para o ambiente.

Caso deseje receber energias da sua opala, o pulso esquerdo é mais indicado. Se for canhoto, a opala envia energias para o ambiente quando deixada no seu pulso esquerdo. Para receber energias dela, escolha o pulso direito.

Como cuidar da Opala de fogo

opala de fogo polida

A manutenção da opala de fogo é bem simples. A princípio, ela pode ser limpa de energias acumuladas deixando-a em contato com a água corrente. No entanto, não a exponha por muito tempo à água. Como todo cristal utilizado para fins terapêuticos e místicos, a opala precisa ser limpa e energizada. Aprenda como limpá-la e energizá-la a seguir.

Limpeza e energização do cristal Opala de fogo

Para fazer a limpeza da opala de fogo, dirija-se até um local com água corrente (pode ser uma torneira da sua casa). Então, ponha sua opala entre as mãos, fazendo com elas um formato de concha, e banhe sua opala com o fluxo contínuo da água.

Então, feche os olhos e imagine uma luz laranja intensa, cujo tom remete ao fogo, emanando do seu cristal e iluminando tudo ao seu redor. Em seguida, recite as seguintes palavras, suavemente como se estivesse em oração: “com o poder do elemento água, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”.

Depois deste breve ritual de limpeza, é importante energizar a sua opala. Para isso, deixe-a sobre uma superfície em que ela seja exposta à luz do sol e da lua. Ela deve ficar neste local por aproximadamente três horas. Após este período, sua opala de fogo já está pronta para ser utilizada.

Preço e onde comprar a Opala de fogo

O preço da opala de fogo varia de acordo com a sua forma. Em sua forma bruta, é possível encontrar exemplares pequenos de opala de fogo por cerca de R$25,00. No entanto, se você preferir uma pedra lapidada para joias, esteja disposto a pagar preços altos que podem passar dos R$500,00, a depender do grau de pureza da pedra.

Assim como ocorre com outras gemas lapidadas, quanto maior o seu tamanho, mais cara ela será. No que diz respeito à energia, as opalas de fogo brutas possuem uma energia mais tímida, porém ainda poderosas. Sua versão lapidada vibra muito mais intensamente, já que ela é mais pura.

Quando quiser comprar a sua opala, visite lojas esotéricas. Nelas, você provavelmente encontrará somente a versão bruta. Para sua versão lapidada, procure em lojas especializada em cristais, pedras e minerais. Esteja tento a falsificações e peça sempre certificado de autenticidade de sua opala.

Como saber se a pedra Opala de fogo é verdadeira?

Se você deseja descobrir se a sua opala de fogo é verdadeira, é importante aprender a desenvolver seus sentidos, em especial a visão e o tato. Em primeiro momento, você pode perceber se sua opala de fogo é verdadeira observando características mais básicas da pedra como a intensidade da cor e o seu peso.

No entanto, se deseja uma maneira mais precisa de identificar a autenticidade da sua pedra, é importante estar atento à sua origem e ao seu preço. Ademais, se possível, você pode entrar em contato com especialista em mineralogia ou gemas para que ele possa examinar a sua pedra com instrumentos e avaliar sua pureza.

Muitas universidades públicas oferecem este serviço gratuitamente. Se você quiser, procure na internet por tabelas para identificação de pedras preciosas e, se achar prudente, consulte a tabela disponível no Instituto Gemológico da América, o IGA, pois nela há dicas preciosas que te ajudarão a descobrir se a sua opala é verdadeira.

A Opala de fogo representa coragem, resistência e energia!

opalas de fogo em superfície branca

Devido à sua forte ligação com o elemento fogo, a opala é considerada um símbolo de coragem, resistência e energia. Por isso, ela é comumente utilizada para despertar a chama de curiosidade que existe em cada um de nós, lançando-nos em direção a uma vida mais iluminada e com mais realizações.

Para que você se beneficie de seus poderes, lembre-se de ter este cristal sempre perto de você. Caso não encontre um exemplar que seja acessível, lembre-se que você sempre poderá recorrer à sua versão mais bruta, que, mesmo possuindo uma energia mais sutil e aparência menos grandiosa, é bem mais acessível.

Quando utilizá-la, é importante que você também encontre maneiras de agir no plano físico para que a energia da opala possa fluir com mais intensidade e rapidez. Desta maneira, você será capaz de transformar a sua vida, tal qual o fogo, e brilhar com todo o poder e intensidade deste elemento!

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


pedras

Artigos relacionados


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Trazendo muitos benefícios, o topázio azul é uma pedra com várias propriedades e utilidades. Confira aqui tudo sobre essa pedra e saiba como usar!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.