Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Você conhece as propriedades da pedra Esmeralda?

Pedras Esmeraldas.

A Esmeralda é uma das pedras preciosas mais populares. Sua cor verde intensa a põe em conexão com energias do amor, e ela também pode ser usada para aumentar a proteção, a prosperidade e o dinheiro.

Outras propriedades da Esmeralda também incluem o aprimoramento do raciocínio e a sabedoria. Além de ser bastante popular para melhorar relacionamentos interpessoais, a Esmeralda é empregada para promover cura física e trazer bem-estar emocional.

Como mostraremos neste artigo, apesar de seu preço alto, existem alternativas mais acessíveis para aproveitar as energias deste cristal. Alertamos também sobre falsificações e como identificar se você está adquirindo uma gema verdadeira ou falsa.

No artigo, abordaremos também a relação deste cristal com chakras, planetas e elementos da natureza, mostrando também que signos se beneficiam melhor do uso deste poderoso cristal. Finalmente, traremos dicas importantes de como usá-la como acessório, item de decoração da sua casa e indicações deste cristal poderoso. Confira!

Informações sobre a pedra Esmeralda

Esmeraldas espalhadas.

Para que você possa se beneficiar da Esmeralda, é importante aprender a como identificá-la. Esta seção trata justamente disso. Nela, você encontrará informações mais gerais sobre a Esmeralda, incluindo sua origem e cor, como ela é extraída, seu preço, características gerais, relações com os signos, chakras, planetas, elementos e curiosidades. Confira!

O que é a pedra Esmeralda?

A Esmeralda é uma pedra conhecida por seu alto valor de mercado. Esta gema preciosa é uma variedade do mineral berilo e é conhecida por sua capacidade de emitir uma energia verde. Devido ao seu uso ao longo de milênios, ela integrou parte das joias da nobreza e do clérigo, dando a eles um sinal distinto de poder e classe.

Ela é uma das pedras mais valiosas do planeta juntamente com diamantes, rubis e safiras. Ela tem sido usada desde a antiguidade como talismã. Dentre principais nomes da história que utilizavam, é possível citar Carlos Magno, Aristóteles e Alexandre, O grande.

Origem e história

A palavra Esmeralda se origina do grego e significa ‘gema/pedra verde’. Esta pedra preciosa já era extraída no Egito desde o ano 330 antes da Era Comum, mas estudiosos estimam que as mais antigas Esmeraldas do planeta possuem cerca de 2,97 bilhões de anos de idade

Uma das figuras histórias que mais estimavam o valor das Esmeraldas era Cleópatra, a rainha do Egito. Durante o seu governo, Cleópatra simplesmente tomou posse de todas as minas de Esmeralda do Egito. Nas Américas, o povo indígena Muzo da Colômbia também estimava a Esmeralda e escondeu suas minas com tanta perspicácia que os invasores espanhóis só as acharam 20 anos após terem chegado na região.

Cor e variedades

A Esmeralda é uma gema preciosa de cor verde. Seu tom se estende do verde pálido até um tom tão distinto dos outros que nomeia a tonalidade conhecida por Esmeralda, famosa em cosméticos. A cor dessa pedra é resultante de quantidades concentradas de átomos de cromo e vanádio em sua composição

Com relação às suas variedades, Esmeraldas podem ser encontradas em sua forma bruta ou lapidada, esta última conhecida por gema. No entanto, nem todas as gemas de Esmeralda são, de fato, naturais. Na verdade, muitas das Esmeraldas vendidas em joalherias são sintéticas, realçadas para demonstrar uma cor mais intensa ou revestida com alguma camada mineral.

Uma das variedades mais raras de Esmeralda se chama Esmeralda Trapiche, que apresentas impurezas negras que contrastam com o verde profundo, num sistema radial de seis pontas.

Extração

A Colômbia é o maior produtor de Esmeraldas do mundo, representando cerca de 50-95% da extração total de Esmeraldas, a depender do ano ou do grau de pureza das pedras. É na Colômbia que se extrai a forma rara de Esmeralda conhecida por Esmeralda Trapiche.

Além da Colômbia, Esmeraldas são minadas de lugares como Zâmbia, Afeganistão, Austrália, Áustria, Brasil, Bulgária, Camboja, Canadá, China, Egito, Etiópia, Alemanha, França, Nigéria, Índia e muitos outros países.

Gema e valor

Boa parte das Esmeraldas que são comercializadas são encontradas na forma de gemas, o estado da pedra lapidado. Quanto mais pura a Esmeralda, maior o seu preço. Em sua forma bruta, elas são fáceis de achar no mercado e possuem preço bastante acessível, podendo ser inferior a 10 reais.

No entanto, gemas de Esmeraldas podem chegar a custar milhões de dólares, dependendo do seu grau de pureza, tamanho e raridade.

Significado e energia

O significado da Esmeralda é bem profundo, estendendo-se muito além da beleza que já traz para os olhos. Além de representar a energia feminina, ela significa abundância, proteção, poder e contato com o divido.

Por isso, em algumas línguas, seu nome pode significar “o verde das coisas que cresce” devido ao seu poder de trazer prosperidade e fertilidade. Como pedra de amor, a Esmeralda atrai amizade e protege relacionamentos. Além disso, também é benéfica para quem precisa de uma ajuda maior em questões relacionadas ao aprendizado.

Como pedra de cura, ela renova as energias, trazendo mais vitalidade e inspiração. Sua energia é feminina e receptiva e, por isso, está associada à Deusa e o princípio feminino, e é a pedra da beleza, juventude, esperança, renovação e amor.

Características da pedra Esmeralda

A Esmeralda é considerada a pedra de nascimento do mês de maio. Por isso, se você nasceu neste mês, esta pedra é ideal para você. Além de taurinos e geminianos, a Esmeralda também é muito poderosa para nativos do signo de Câncer.

Por ser regida por Vênus, ela também pode ser usada para melhorar as vibrações de taurinos e librianos e está intimamente ligada ao chakra do coração. Por isso, ela é considerada a pedra do amor incondicional.

Além disso, devido ao seu regente planetário, Vênus, a Esmeralda também auxilia nas relações interpessoais, na beleza e na juventude. Seu elemento é a Terra, e ela é sagrada para deusas como Afrodite e Ceres. A astrologia indiana considera que a Esmeralda é regida pelo planeta Mercúrio.

Propriedades químicas e físicas

A Esmeralda é uma variedade do berilo e, por isso, tem em sua composição este mineral. Sua fórmula química é conhecida por Be3Al2(SiO3)6. Ela é um mineral duro, já que seu grau de dureza na Escalda de Mohs, usada para medir o grau de dureza dos minerais, figura entre 7.5 - 8.0.

Contudo, uma vez que a Esmeralda apresenta inclusões em sua estrutura, seu grau de dureza pode variar bastante. A Esmeralda possui aparência transparente e opaca, mas o grau de transparência é um dos fatores que contribuem para o aumento de seu preço.

Usos e aplicações

A pedra Esmeralda é muito utilizada na indústria de joias. Além de adornar celebridades e joias de diversas coroas no mundo, ela também fez parte das joias do clérigo, possuindo uma aplicação religiosa. Além disso, pode ser utilizada para induzir a meditação, atrair ou repelir energias e promover efeitos curativos nos campos físico, emocional e espiritual.

Curiosidades sobre a Pedra Esmeralda

Já que a Esmeralda é um cristal conhecido do mundo antigo, muitas curiosidades a circundam. Dentre elas, podemos citar:

• No Hermetismo, a Esmeralda é considerada uma pedra sagrada, já que está presente no documento conhecido como a Tábua de Esmeralda de Hermes Trismegisto;

• A Esmeralda é um símbolo da clareza mental, da inteligência e do discernimento;

• Os egípcios consideravam que a Esmeralda era um símbolo da vida eterna. Segundo eles, ela foi um presente de Thoth, o deus da sabedoria;

• Esmeralda é ligada ao planeta Mercúrio, de acordo com a tradição védica;

• Ela é considerada a pedra da fala e, por isso, é utilizada para promover uma excelente comunicação aos seus usuários.

Benefícios da pedra Esmeralda

Esmeralda lapidadas.

A seguir, descrevemos os principais benefícios da pedra Esmeralda. Além de apresentarmos seus efeitos no corpo espiritual, você encontrará também suas propriedades relacionadas ao corpo físico e ao corpo emocional. Continue lendo para aprender os benefícios desta pedra!

Efeitos no corpo espiritual

Como pedra espiritual, a Esmeralda conecta seu usuário ao amor divino, servindo também como uma grande fonte de inspiração. Ela protege o espírito e encoraja o descobrimento de um jornada espiritual que mostrará a sua missão nesta encarnação. É uma pedra que estimula esperança, cooperação e harmonia espiritual.

Efeitos no corpo emocional

A Esmeralda promove um escudo de proteção da mente e das emoções, equilibrando-as e restaurando o senso de positividade e bem-estar. Além disso, por estar ligada ao chakra do coração, ela serve como um elixir para assuntos do coração, ajudando a espalhar o amor e combatendo sentimentos de perda e luto.

Efeitos no corpo físico

No corpo físico, a Esmeralda revitaliza e rejuvenesce, concedendo mais energia para o corpo. Seus efeitos têm sido reconhecidos como tratamentos complementares e regulares para problemas do coração, além de ser ótima para olhos, fígado, pulmões, vesícula, pâncreas e rins. A Esmeralda também fortalece a coluna e os músculos, e ajuda a combater infecções.

Como usar a pedra Esmeralda

Anel de Esmeralda.

Agora que você já sabe sobre a história, os benefícios e os efeitos da Esmeralda nas diferentes áreas da vida, chegou a hora de aprender a como utilizá-la. Além de darmos dicas sobre como usá-la na meditação, como decoração de ambientes ou até acessórios, traremos também uma lista de indicações para que você saiba se ela é indicada para você. Confira!

Para quem é indicada a pedra Esmeralda?

A Esmeralda é indicada para todas as pessoas que desejam:

• Aumentar a sua criatividade;

• Desenvolver suas finanças, atraindo abundância e mais prosperidade;

• Ter um relacionamento amoroso saudável;

• Despertar o dom da intuição;

• Potencializar a chance de conceber um filho;

• Alcançar a fama e a notoriedade;

• Melhorar a sua comunicação;

• Aprimorar as sus condições físicas, ganhando mais vitalidade e promovendo cura de doenças;

• Conseguir encontrar amigos fiéis e leais;

• Inspirar lealdade e esperança;

• Reforçar seus escudos energéticos para se defender de ataques físicos, enérgicos ou espirituais.

Melhores pedras e cristais para usar em conjunto

Os cristais podem ser usados em conjunto, desde que você entenda sobre as propriedades que eles podem desempenhar individualmente. No caso da Esmeralda, você pode combiná-la com outras gemas preciosas, como o rubi.

Além disso, Ametistas, Berilos e suas variedades, como a Água-Marinha, são extremamente compatíveis com a Esmeralda. Cristais de cores azuis, verdes e até amarelo e laranja podem entrar em harmonia com a Esmeralda. Como exemplos, pode-se citar Topázio, Celetista, Citrino, Malaquita, Azurita e Turmalina.

Como usar o cristal Esmeralda para meditação

Você pode utilizar a Esmeralda para auxiliar a sua prática de meditação de dois modos principais. No primeiro deles, você deixará seu cristal em contato direto com seu corpo, repousando sobre a sua pele, de preferência.

Se quiser alcançar estados meditativos mais intensos, deixe sua Esmeralda sobre seu peito, ou na região do terceiro olho, enquanto você medita deitado. Se você não se agradar com o toque direto do cristal sobre seu corpo, você pode tentar o contato indireto, a segunda maneira mais utilizada.

Assim, pode deixar entre suas pernas, enquanto medita na posição de lótus. Outra possibilidade de usar o contato indireto é espalhar os cristais de Esmeralda na área em que você medita. Você pode delimitar uma área específica, delineando os vértices de formas geométricas ou figuras como o círculo e o pentagrama.

Como usar a pedra Esmeralda como decoração de ambientes

A Esmeralda é um cristal muito indicado para adornar ambientes. Seu tom de verde emana energias femininas capazes de transmutar as energias do lar, tornando vibrações negativas em positivas.

Além disso, ela é excelente pra proteção, garantido prosperidade e integridade física de todos do lar. Por isso, é comumente utilizada em práticas de Feng Shui. Então, deixe-a no centro da casa para trabalhar a energia feminina, estimulando o acolhimento, a fertilidade e a abundância.

Se preferir, coloque-a na cozinha para que haja sempre fartura na sua casa. Deixada num local alto, ela traz a proteção de entidade benéficas. No quarto de dormir, ajuda a fertilidade, sendo aliada de quem deseja conceber um filho.

Como usar a pedra Esmeralda como acessório pessoal

A Esmeralda é uma gema preciosa, utilizada por cortes como símbolo de nobreza e integrando parte dos acessórios litúrgicos. Devido a seu emprego na indústria de joias, busque por Esmeraldas em acessórios como anéis e pingentes. Ao usar um pingente, prefira que ele esteja atrelado a um cordão de prata. A prata aumenta as energias da Esmeralda.

Certifique-se de deixar sua Esmeralda o mais próximo possível do seu coração para equilibrar o seu chakra cardíaco. Como anel, a Esmeralda atrai riqueza e saúde. Se usada no dedo anelar numa aliança, ela garante uma constante energização do corpo com o amor.

Caso a use numa pulseira e seja destro, você deve utilizá-la no pulso direito se desejar enviar energias para o ambiente. Se deseja receber energias do cristal, o pulso esquerdo é o mais indicado.

Já se você for canhoto, a Esmeralda enviará energias para o ambiente se deixada no seu pulso esquerdo e as enviará para o seu corpo se estiver no pulso direito.

Como cuidar da pedra Esmeralda

Esmeraldas lapidadas.

A manutenção da Esmeralda é muito mais simples do que se imagina. A princípio, ela pode ser limpa energeticamente em contato com a água. Como todas as pedras e cristais utilizados para fins terapêuticos e místicos, sua Esmeralda precisa ser limpa e energizada. Aprenda, a seguir, como fazer sua limpeza e energização!

Limpeza e energização do cristal Esmeralda

Para limpar sua Esmeralda, coloque-a sobre as suas mãos, dobrando-as até fazer um formato de concha. Então, deixe-a sobre o fluxo contínuo de água corrente (que pode ser, inclusive, oriunda da torneira da sua casa).

Em seguida, feche seus olhos e imagine uma luz verde, da cor do cristal, partindo dele e iluminando intensamente tudo ao seu redor. Finalmente, recite as seguintes palavras suavemente, como se proferisse uma prece: “Com o poder do elemento água, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”.

Após este pequeno ritual de limpeza, você precisa energizar a sua pedra. Para fazê-la, deixe-a sobre a areia (pode ser de um vaso com plantas) ou até no peitoril de sua janela para que ela possa receber a luz do sol e da lua por aproximadamente três horas.

Preço e onde comprar a pedra Esmeralda

O preço da Esmeralda costuma ser bastante alto, especialmente quando se trata de gemas naturais (muitas das gemas disponíveis no mercado são sintéticas ou modificadas artificialmente). Quanto maior o seu tamanho, quilate e grau de pureza, mais cara ela será. É possível encontrar Esmeraldas por cerca de R$ 60 reais, com grau de pureza mais baixo e, consequentemente, energia mais restrita.

No entanto, você pode investir, caso prefira, em Esmeraldas brutas, que têm preços bastante convidativos, a partir de R$ 12 em média. Embora sua energia seja menos intensa, seus benefícios são sentidos facilmente com o seu uso.

Para adquirir sua Esmeralda, você pode ir à joalheria e procurar algum acessório que lhe agrade. Pingentes e anéis são os mais indicados. Você também poderá encontrar sua forma bruta (e mais acessível) em lojas esotéricas, feiras de artesanato ou lojas de artigos religiosos.

Esmeraldas também podem ser adquiridas em lojas especializadas em cristais, pedras e minerais. Se existir alguma em sua cidade, com certeza, você encontrará Esmeraldas por lá.

Como saber se a pedra Esmeralda é verdadeira?

Para saber se uma Esmeralda é verdadeira, você deve aprender a desenvolver os seus sentidos, especialmente o tato e a visão. A princípio, pode descobrir se sua Esmeralda é verdadeira observando suas características mais básicas, como intensidade da cor e peso.

Contudo, se você quiser uma maneira mais eficaz de identificar a autenticidade da sua pedra, esteja atento também ao seu preço. Além disso, seria interessante entrar em contato com um especialista em gemas para que ele possa examiná-la e avaliar sua pureza.

Além disso, existem tabelas para identificação de pedras preciosas disponíveis na internet e, se achar prudente, você pode consultar a tabela produzida pelo Instituto Gemológico da América, o IGA, na qual existem dicas preciosas para saber se a sua pedra é verdadeira.

A pedra Esmeralda traz proteção contra energias negativas!

Esmeralda lapidada.

A Esmeralda é uma das pedras mais cobiçadas do mundo, não só devido ao seu alto valor de mercado, mas também por seu poder de proteção contra energias negativas. Como mostramos ao longo do artigo, o poder da Esmeralda é tão reconhecido que muitas figuras importantes da história mundial a utilizavam como talismã.

Por isso, você pode aproveitar as suas energias sempre que sentir necessidade de aumentar a sua defesa contra ataques físicos, espirituais ou energéticos de maneira geral. Embora a Esmeralda lapidada esteja entre as 4 gemas mais caras do mundo, não se esqueça de que você pode usufruir da magia desta pedra em sua forma bruta.

Lembre-se de que a sua intensidade energética, no entanto, é menor em comparação às gemas naturais. Para aumentar sua eficácia, combine-a com pedras como a água-marinha, mas não se esqueça de evitar versões sintéticas, pois elas são quase nulas em energias. Siga as instruções deste artigo ao escolher a sua e confie na sua intuição!

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


pedras

Artigos relacionados


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Pedra Topázio azul: origem, benefícios, como usar, energizar e mais!

Trazendo muitos benefícios, o topázio azul é uma pedra com várias propriedades e utilidades. Confira aqui tudo sobre essa pedra e saiba como usar!


Qual o significado da Pedra do Sol? Origem, para que serve, como usar e mais!

Qual o significado da Pedra do Sol? Origem, para que serve, como usar e mais!

A Pedra do Sol é uma das mais poderosas pedras, atrai felicidade e auxilia no tratamento da depressão. Veja a seguir todas suas características e como usar!


Tipos de pedras: nomes, gemas, cores e mais sobre pedras preciosas!

Tipos de pedras: nomes, gemas, cores e mais sobre pedras preciosas!

Você conhece todos os tipos de pedras e cristais? Descubra mais sobre as utilidades de cada uma e sua preciosa magia!


Últimos posts


Sonhar com barata morta: Seca, esmagada, gigante, na comida e mais!

Sonhar com barata morta: Seca, esmagada, gigante, na comida e mais!

Sabia que sonhar com barata morta pode significar um aviso de problemas futuros em sua vida? Confira todos as simbologias por trás desse sonho aqui!


O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

Saiba que sonhar com muitas baratas traz significativas mensagens para seu futuro. Conheça todas as simbologias por trás de seu sonho aqui!


Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Quer saber o que significa sonhar com barata voadora? Se surpreenda com o significado do sonho com esse inseto, temido por muitas pessoas.


Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Você sonha com baratas? Acha nojento e deseja saber o significado desses sonhos? Este artigo é para você! Entre e saiba tudo sobre sonhar com baratas.


Grabovoi: Origem, fundamentos, sequências numéricas e mais!

Grabovoi: Origem, fundamentos, sequências numéricas e mais!

Encontre as sequências certas para transformar sua vida através do método Grabovoi de maneira rápida e simples nesse artigo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos números religiões