Pedra Pirita: origem, benefícios, como usar, como energizar e mais!

Pedra Pirita: origem, benefícios, como usar, como energizar e mais!

Já ouviu falar na Pedra Pirita? Conhecida como a pedra da prosperidade, seu uso pode trazer grandes benefícios. Descubra quais!


Você conhece as propriedades da pedra Pirita?

Pedra pirita

Ao primeiro olhar, não se engane. Nem tudo o que reluz, é ouro. O velho e bom ditado popular pode ser associado à pedra Pirita. Dourada, brilhante e muito parecida com o precioso metal, a pedra chega a ser confundida com ouro. Devido à semelhança, a pedra ganhou o apelido de “ouro dos tolos”.

De acordo com as teorias apresentadas por estudiosos, a Pirita está associada à prosperidade e pode ser usada em qualquer ambiente. Em casa ou no trabalho, a pequena rocha vibra com suas energias positiva e harmoniza os lugares.

Com várias forças que agiriam a seu favor, a Pirita chega a ser considerada como a “pedra para fazer ganhar dinheiro”. Mas, não é bem assim. Ficou curioso para saber mais sobre este elemento natural?

Neste tutorial, explicaremos as características da Pirita e como ela pode beneficiar os campos emocionais de sua vida. Prossiga na leitura e descubra. Vamos lá?

Características da pedra Pirita

Pedra pirita

De aspecto curioso, a pedra Pirita parece ouro. Porém, é apenas semelhança. O mineral é bonito e tem muitos significados místicos. Para os esotéricos, a Pirita tem, em suas variedades, algumas normas de utilização e seus portadores acreditam que ela traz energias positivas e auxilia em muitas coisas. Sendo assim, confira a seguir o que o Sonho Astral apurou a respeito desta pedra quase mágica.

Origem e história

Não há uma informação precisa sobre o surgimento da pedra Pirita. Por ser um elemento da natureza, formou-se ao longo de séculos ou apenas anos, sendo moldada com sais minerais da natureza até ganhar sua atual textura.

A Pirita é conhecida como a pedra do sucesso, riqueza e prosperidade. Para quem acredita em seus embasamentos, a pedra tem energia para atrair excelentes vibrações para que haja sucesso e destaque na vida.

É muito utilizada dentro de casa para atrair prosperidade. Também é possível vê-la em muitas mesas de trabalho, para que, segundo seus seguidores, nunca haja desemprego ou falte dinheiro em suas vidas.

Significado e energia espiritual

Para o dia a dia, a Pirita confere excelentes energias para as pessoas que a transportam. Ligada à criatividade, o mineral ajuda no bom desempenho diário e também sugere que haja mais objetividade no alcance de melhores resultados em práticas e ações pessoais.

Sua energia espiritual está ligada à crença de cada pessoa que porta o objeto. Utilizada em meditação, a Pirita emana energias para que a mente fique equilibrada e não ocorram situações que possam desarmonizar a vida. Sua energia espiritual concentra forças poderosas, que podem neutralizar negatividades.

Cor, tonalidade e variedades

Sua cor dourada, que parece ouro, está associada ao elemento Fogo. Originária do nome grego Pyr, muitos ancestrais acreditavam que a pedra tinha o poder natural de queimar, pois quando era extraída, soltava faíscas durante as escavações.

Seu tom dourado é a maior expressão de que está associada à riqueza. Esotéricos e seguidores das teorias místicas, acreditam que, devido à tonalidade, a pedra pode transformar sonhos em realidade, uma vez que acreditam que conseguirão melhores condições prósperas para a vida.

Dureza e composição química

Rígida e sólida em sua composição, a pedra possui dissulfeto de ferro (FeS2). De acordo com os elementos químicos, possui cristais isométricos, em forma de cubos, e sua dureza é de 6-6.5, de acordo com a escala de Mohs. Sua densidade é de 4,95 a 5,10.

Devido à sua composição e de onde for extraída, pode haver uma pequena e discreta quantidade de ouro em seu conteúdo. Mas, isso não foi comprovado cientificamente. Existem possibilidades de também haver arsênio, níquel, cobalto e cobre em algumas versões da pedra.

Aplicações e utilizações

Em suas variadas formas de utilização, a Pirita pode ser aplicada como remédio terapêutico em partes do corpo, em especial sobre a testa na região do terceiro olho. Em ambientes, em especial no trabalho, ela deve ser colocada sobre a mesa, de forma a se destacar no espaço.

A pedra ajuda na concentração e foco das atividades. Na decoração de casa, sugere-se colocar a pedra na sala. O mineral pode influenciar fortemente em todos os ambientes da casa.

Porém, vale ressaltar que ela deve estar sempre limpa, energizada e devidamente colocada em local que possa aparecer com clareza. Dessa forma, os moradores terão mais chances de sentirem as vibrações do elemento em suas vidas.

Signos e chakras

Envolvidas em suas atividades e podendo estarem vulneráveis em suas vidas, muitas pessoas procuram pedras que estejam associadas a seus signos. Mas, de forma mais explicativa, a Pirita remete significados como um todo ao zodíaco.

No entanto, é ainda indicada para os signos de Leão, Gêmeos e Libra. Contudo, uma pedra específica para um signo pode não ser alternativa para que a pessoa possa desfazer-se de energias que estejam interferindo em suas jornadas.

Agindo diretamente no sétimo chakra, a Pirita transforma o saber e faz com seus portadores tenham mais fluidez na organização de etapas da vida e preparem-se para desenvolver tarefas de forma mais assertiva.

A pedra traz coragem e gera energia para que dificuldades ou obstáculos sejam vencidos. Se deseja afastar as energias mais pesadas, experimente fazer uso da Pirita.

Elementos e planetas

Em relação aos elementos astrológicos e universais, a Pirita está ligada ao Sol. Por pertencer ao elemento Fogo, a pedra remete luz, energia, vibrações positivas e clareza. Por ter forte ligação com o astro rei, curiosamente a cor da pedra lembra tudo o que pode acender. E com isso, sugere-se a ideia de claridade e melhores observações nos propósitos da vida.

Beneficiando diretamente a inteligência, a energia solar traz bem-estar e conforto, e elimina qualquer aspecto de travamento causado por energias que podem minar a vitalidade e disposição de cada pessoa. Sendo assim, conservar a pirita é uma prática que há muito tempo vem transformando a vida dos indivíduos.

Benefícios da pedra Pirita

Pedra pirita

A Pirita confere benefícios astrais para quem a transporta e acredita em seus poderes. Realizando efeitos positivos nos campos espiritual, emocional e físico, a pedra concentra informações e elementos naturais que promovem mais bem-estar e sensação de liberdade. Confira a seguir o que ela pode trazer com suas vibrações.

Efeitos no corpo espiritual

A Pirita contém efeitos enérgicos que podem influenciar o campo espiritual. Para pessoas que estão sofrendo com problemas de autoestima, baixa confiança ou estão sentindo-se esgotadas e sem energia, a Pirita pode ajudar a neutralizar estes problemas.

Em técnicas como a meditação, a pessoa pode praticar o exercício e segurar a pedra ao mesmo tempo. Concentrando-se nas energias que a meditação possui, focalize seu “eu” interior e questione-se sobre as situações que estão te acometendo. Estabeleça que a principal prioridade é você.

Efeitos no corpo emocional

Emocionalmente, a Pirita ajuda a equilibrar o pensamento e traz sabedoria a seus portadores. Como é uma pedra que foca no raciocínio e ajuda na concentração e discernimento, a Pirita pode ser grande aliada para que haja harmonia mental.

Dessa forma, o mineral induz à sabedoria e fortalece a comunicação pessoal. Para tanto, é preciso haver entendimento e clareza dos fatos, para que qualquer situação que possa trazer falta de entendimento seja neutralizada.

Efeitos no corpo físico

Para o corpo, a Pirita pode ser um grande remédio no alívio de sintomas emocionais ou físicos. Como traz prosperidade, a pedra diminui o cansaço e elimina a fadiga muscular. Facilitando o sono noturno, a pedra é um excelente calmante natural. Seu nome coincide com momentos alegres e isso traz bem-estar pessoal.

A Pirita ainda é capaz de proporcionar renovação das células, aliviar a digestão alimentar, ativar a circulação sanguínea e também promove melhorias na respiração. E como mencionado no tópico anterior, o mineral ainda combate ansiedade e diminui a tristeza.

Como usar a pedra Pirita

Pedra pirita

A Pirita possui indicações diversas e seus poderes podem ser explorados no uso individual ou em conjunto com outros minerais. Além de ser excelente elemento terapêutico, a pedra ainda pode ser utilizada na decoração de casa e também ser disposta nos ambientes de trabalho.

Assim, surtirão os efeitos de prosperidade que o mineral contém em suas energias. Veja a seguir algumas formas de fazer uso da rocha.

Para quem é indicada a pedra Pirita?

A Pirita é indicada a todas as pessoas. Para quem é esotérico ou segue as teorias místicas, a pedra pode ser essencial para trazer energias e beneficiar as pessoas com seus poderes enérgicos.

Para quem não se sente bem emocionalmente, precisa de prosperidade na vida ou sofre de problemas de saúde, a pedra pode ser uma ótima alternativa para buscar meios de recuperação.

Para tanto, seu uso deve ser feito de acordo com as tradições e, de acordo com as explicações sobre seus fundamentos, a pedra ainda auxilia na neutralização de problemas que muitas pessoas consideram como kármicos ou espirituais.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

Além da Pirita, há combinações de pedras e cristais que criam uma sinastria perfeita. Há tantas versões de pedras, que chegam até a causar dificuldade sobre quais e como utilizá-las. Para isso, você pode utilizar sob formas de acessórios, como colares por exemplo.

Trazer as pedras junto ao corpo pode indicar sinais de sorte e prosperidade na vida. Se quer reunir em conjunto na decoração de casa ou na mesa de trabalho, a dica é reunir elementos que contribuam, de apenas uma maneira, nas vibrações positivas que você deseja alcançar.

Escolha pedras ou cristais pelas cores, como ametista, turmalinas, ágatas, a própria Pirita e também a Dolomita. São minerais que podem transformar sua vida diária.

Como usar a pedra Pirita para meditação

Um dos exercícios mais praticados pelos brasileiros, a meditação sugere paz, calma e equilíbrio mental. Usar a Pirita como participante é bastante comum e a pedra pode contribuir com mais força na busca pelo equilíbrio harmônico.

Na hora da meditação, segure a pedra com firmeza em uma das mãos. Concentre-se em seu poder. Sinta sua energia fluir e exerça, mentalmente, as questões que deseja buscar para alcançar sua evolução espiritual.

Como usar a pedra Pirita como decoração de ambientes

Para decorar sua casa, exponha a Pirita em um local em que seja vista. Na sala, a pedra tem o poder de energizar todos os ambientes. De acordo com a tradição, as energias do mineral protegem os ambientes, tornam o lar mais próspero e ainda protegeriam os produtos eletrônicos.

Entretanto, você também pode deixar a pedra em pontos estratégicos de sua casa como na cozinha ou nos quartos. Ao lado da cama, por exemplo, a Pirita protege o sono e beneficia a pessoa com suas fontes enérgicas.

Como usar a pedra Pirita como acessório pessoal

Os portadores da Pirita podem levar a pedra para qualquer lugar. Como acessório, ela pode ser usada em colares, brincos e anéis. Trazer a pedra junto ao corpo, segundo estudiosos do assunto, gera sorte e bem-estar diário. Por isso, se você quer ter sempre a Pirita a seu lado, crie métodos de ter o mineral, seja em acessórios, objetos pessoais ou até em roupas.

Como cuidar da pedra Pirita

Pedra pirita

Como todo objeto delicado, a Pirita pede cuidados a seus usuários. A limpeza da pedra deve ser constante, para que ela possa fluir suas energias. Como algo simples, conservar o mineral não exige esforços ou trabalhos. E se você deseja adquirir a pedrinha, há locais específicos para comprar. Confira a seguir algumas dicas que selecionamos.

Limpeza e energização da pedra Pirita

Na limpeza e energização, a Pirita deve ser lavada com água filtrada. Não é necessário colocar produtos como detergentes ou outros agentes. Esfregando bem com as mãos, qualquer resíduo de poeira é facilmente eliminado. Por fim, coloque sua pedra sob o sol por algum tempo.

Preço e onde comprar a pedra Pirita

A Pirita pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. A partir de R$ 19,00, você encontra a pedra à venda por unidade, kits com versões menores ou pacotes.

Como saber se a Pirita é verdadeira?

Para comprovar a autenticidade de uma pedra Pirita, primeiro você deve analisar sua cor sob o Sol. Se ela refletir na luz solar, é verdadeira. Fique atento que ouro não reflete. Observada através de um microscópio, ela deve manter sua cor de bronze.

De outra forma, você pode arranhar a pedra com uma faca. Se não conseguir, significa que a pedra é verdadeira ao manter sua rigidez.

A pedra Pirita também é conhecida como o “ouro dos tolos”!

Pedra pirita

Essa expressão popular é bastante antiga. Por ser semelhante a um mineral de ouro, a Pirita pode enganar à primeira observação. Sua cor dourada assemelha-se com ouro, porém não se engane.

Nas antigas tradições, a pedra é associada ao elemento Fogo e, por ser reconhecida como um elemento que traz prosperidade, é comum ser chamada como a “pedra do dinheiro”. Mas, não é.

Apesar de existirem evidências que algumas amostras podem contar minúsculas quantidades de ouro, não há certeza plena sobre esta possibilidade. Dessa forma, e de acordo com outra expressão de que “nem tudo o que reluz é ouro”, não seja mais um participante do grupo do “ouro dos tolos”.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


pedras

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.