O chá de espinheira santa: Para que serve, benefícios, preparo e mais!

O chá de espinheira santa: Para que serve, benefícios, preparo e mais!

Conhece o chá de espinheira santa? Clique e venha descobrir os incríveis benefícios que a planta pode proporcionar à sua saúde!


Considerações gerais sobre o chá de espinheira santa

Xícara de chá sobre superfície de madeira em fundo escuro

A espinheira santa é mais uma planta medicinal rica em elementos que beneficiam o organismo, através de ações anti-inflamatórias. Também trabalhando como antibiótico natural, e é indicada no tratamento de problemas gástricos como úlceras, gastrites ou sensações de azias.

A planta, cujas folhas são utilizadas para o chá, também serve para extrair seus elementos na forma de cápsulas ou compressas. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou ervanários exclusivos. Benéfica, a espinheira santa é alternativa caseira para tratamentos paliativos para diversas patologias.

Como sempre mencionamos em artigos sobre bebidas naturais, o chá de espinheira santa não deve usado como remédio definitivo. Sempre vale a pena conversar com especialistas médicos sobre o uso do chá. Para isso, confira no artigo as informações e benefícios sobre o chá de espinheira santa e surpreenda-se.

Espinheira santa e seus efeitos colaterais

Folhas de espinheira santa

O chá de espinheira santa contribui para melhor qualidade de vida e auxilia em muitos tratamentos de saúde. Porém, a bebida deve ser usada com moderação, pois pode apresentar reações se consumida em excesso. Mesmo medicinal, há contra indicações e alguns efeitos que traz ao corpo. Para saber mais, prossiga com a leitura e entenda.

Espinheira santa, a planta medicinal

Originária da espécie Maytenus Ilicifolia, a espinheira santa é rica em elementos como flavonoides, que agem como anti-inflamatórios naturais, Trabalhando como agente natural que fortalece o aparelho digestivo, seu sistema antioxidante limpa o organismo e combate possíveis inflamações naturais do corpo.

Além de proporcionar agilidade no aparelho gástrico, a planta auxilia na digestão e alivia sensações de estufamento causadas por alimentação excessiva. Suas fontes de elementos naturais são conhecidas por agir de forma eficaz no corpo humano, favorecendo melhores momentos de leveza e bem-estar.

Fonte de polifenóis e triterpenos

A espinheira santa é fonte de nutrientes como polifenóis e triterpenos. Esses elementos agem como antioxidantes naturais que promovem uma espécie de faxina interna no corpo. Com isso, toxinas acumuladas no fígado, pâncreas e rins são eliminadas, o que deixa os órgãos amplamente beneficiados.

Interagindo como incentivador de desempenho na saúde digestiva, a espinheira santa também é indicada para outros tratamentos de saúde como câncer, úlcera, gastrite e cicatrizações internas ou externas. Usado também como compressas, o chá da planta traz maciez à pele e ainda combate acnes e espinhas faciais.

A parte utilizada da espinheira santa

Benéfica, a espinheira santa tem em suas folhas o material necessário para ajudar o tratamento de doenças. Para o chá, as folhas são utilizadas em seu teor, geralmente ressecadas, para acumular os nutrientes necessários à bebida.

Nas folhas, estão os elementos indicados para agirem de forma eficaz às patologias indicadas. Com isso, o chá proporciona os benefícios de forma mais eficaz a determinadas doenças, principalmente para indicações de desconforto gástrico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do chá de espinheira santa podem surgir naturalmente. Não sendo preocupante, a bebida pode causar enjoos, náuseas, sensações de perda de paladar e secura bucal. Geralmente, esses sintomas surgem quando o chá em consumido em excesso ou, de forma regular, é ingerido por período superior a seis meses.

Convém fazer uso do chá de espinheira santa após conversar com médicos ou especialistas em terapias naturais. Assim, é possível reduzir ou eliminar os possíveis efeitos colaterais que a bebida pode causar. No mais, também é importante verificar quem pode fazer uso constante do chá.

Para que serve e quais os benefícios da espinheira santa

Mulher tomando chá

Dentre seus benefícios, o chá de espinheira santa é indicado para problemas estomacais. A quem sofre de gastrite, úlceras estomacais, problemas constantes de digestão ou algo mais simples como gases, o chá proporciona e ajuda a criar mais resistência no tratamento destas indicações. Se você possui alguns destes sintomas, veja a seguir o que o chá pode proporcionar à sua saúde.

Alívio de dores estomacais e tratamento da gastrite

Com suas importantes e potentes ações antioxidantes e agindo como anti-inflamatório e antibiótico, o chá de espinheira santa reduz as sensações de incômodos gástricos. Por conter flavonoides e elementos bactericidas, o chá contribui para melhor funcionamento do sistema digestivo.

Os efeitos de limpeza natural do chá eliminam as toxinas acumuladas no corpo e órgãos do aparelho digestivo, reduzindo possibilidades de infecções, sensações de má digestão e também auxilia contra a prisão de ventre. Entretanto, vale mencionar para que o paciente consulte um médico para prosseguir com tratamentos contra estes males.

Combate ao H. Pylori

O H.Pylori é a bactéria conhecida que pode causar sangramentos ou feridas gástricas como úlceras e outras lesões. Como o chá possui nutrientes que agem contra bactérias nocivas, possibilita bloqueios que possam causar patologias infecciosas.

E seu efeito antioxidante também auxilia no combate a estas lesões estomacais, uma vez que ajudam a eliminar elementos que causem inflamações ou infecções. Por isto, fazer uso do chá pode ser alternativa a esta indicação clínica. Entretanto, se estiver em tratamento médico, não interrompa as medicações. O chá não tem poder de cura sobre doenças.

Melhora da função intestinal

Para quem sofre de prisão de ventre, por exemplo, o chá de espinheira santa pode ajudar a combater este incômodo. Como na maioria dos chás, o processo digestivo torna-se mais fácil e a bebida fortalece o trânsito intestinal.

Fazendo uso do chá regularmente, a pessoa perceberá em alguns dias seus efeitos positivos, o que trará de volta o bom desempenho do trato intestinal. Para tanto, mantenha acompanhamento médico para esta indicação e use o chá como um complemento paliativo.

Alívio de gases

Não há nada pior do que acumular gases. Para quem ingeriu alimentos que podem causar estes sintomas, o chá de espinheira santa é excelente remédio caseiro. Portanto, fazer uso constante do chá ou a cada sensação de mal estar intestinal, a bebida traz conforto e alívio gástrico. Para tanto, procure manter alimentação equilibrada a fim de evitar maiores problemas.

Auxílio no tratamento do câncer

A quem está em tratamento contra tumores, o chá de espinheira santa pode ajudar no combate a este mal. Por conter efeitos antioxidantes e trabalhando contra inflamações e infecções, a planta age naturalmente nas células, o que reduz o aumento de novos focos cancerígenos.

De acordo com estudos médicos, a espinheira santa pode ser excelente indicativo a este tratamento e aumenta as chances de bons resultados contra a doença. No mais, se estiver em sessões médicas no combate ao câncer, mantenha as prescrições clínicas e converse com o especialista sobre o consumo da bebida.

Ação diurética

Em seu efeito diurético, o chá de espinheira santa possui ações que ajudam a eliminar gorduras, toxinas e elementos nocivos à saúde. Para quem está de dieta, o chá auxilia nos processos de emagrecimento, o que reduz possibilidades de aumento de peso corporal.

Através da urina, o chá reduz os elementos acumulados e não indicados para a boa saúde, e equilibra taxas hormonais e sanguíneas. Assim, a bebida trará melhores sensações de conforto e qualidade de vida. Fazendo hábito regular do consumo do chá, perceberá resultados melhores em suas análises clínicas.

Auxílio na cicatrização da pele

Combatendo inflamações e infecções, o chá de espinheira santa também pode ser utilizado em compressas sobre a pele. Para ajudar na cicatrização de ferimentos ou na cura de lesões internas, o chá fortalece o organismo devido á presença de fibras que incentivam a produção de colágeno.

Com isso, para casos de feridas simples ou maiores, irritações, coceiras e até para queimaduras, a espinheira santa reduz a possibilidade de infecções e auxilia na cicatrização natural da pele e do corpo. Para tanto, use apenas como paliativo e siga indicações médicas, se necessário.

Combate as infecções bacterianas

Para combater infecções bacterianas, o chá de espinheira santa possui nutrientes ágeis que trabalham no organismo. Devido a seus antioxidantes, limpam o corpo e eliminam bactérias nocivas que podem prejudicar a saúde.

Além disso, o chá também possui efeito diurético e fortalece o sistema digestivo, proporcionando melhor eficaz à imunologia natural do corpo, afastando riscos de doenças oportunistas provocadas por acúmulo de toxinas.

O chá de espinheira santa, como preparar e como consumir

Folhas de espinheira santa

O preparo do chá de espinheira santa não requer trabalhos maiores. Simples e rápido de fazer, a bebida fica pronta em instantes e deve ser consumido de imediato. Assim, seus efeitos e nutrientes se prolongarão, e agirão com eficácia na proposta indicada. A seguir, confira como preparar seu potente chá de espinheira santa.

Como preparar o chá de espinheira santa

O chá de espinheira santa deve ser feito com suas folhas secas. Geralmente, podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. Veja a seguir como preparar:

- Uma colher de chá de folhas secas de espinheira santa;
- Uma xícara ou copo de água.

Ferva a água. Adicione as folhas secas. Deixe ferver por dez minutos. Em seguida, deixe em infusão por 15 minutos. Coe e sirva-se. Para mais porções, dobre a quantidade de água e adicione um pouco mais de folhas.

Quanto e como consumir o chá de espinheira santa

O chá de espinheira santa deve ser consumido com moderação. Sugere-se, a quem está em tratamento de saúde, tomar até três xícaras por dia. Pode ser ingerido em jejum ou 30 minutos antes das principais refeições. Como primeiro alimento a ser ingerido no dia, o chá promoverá limpeza orgânica e deixará o estômago livre de dificuldades de boa digestão.

Riscos do consumo em excesso

Para evitar possíveis efeitos colaterais, o chá de espinheira santa deve ser consumido até três vezes ao dia. O excesso da bebida pode provocar sensações de mal estar como enjoos, náuseas e desconforto abdominal. Mesmo sendo benéfico ao sistema digestivo, pode provocar sensações de “embrulhamento” no estômago e criar sensações de estufamento.

Se tiver dúvidas sobre o consumo do chá ou precisando saber do uso seguro da bebida, converse com especialistas médicos para adotar o hábito do chá e consumi-lo de forma correta e assertiva. Assim, poderá aproveitar os benefícios do chá de espinheira santa.

Outras maneiras de utilizar a espinheira santa

Cápsulas de remédio

Além de seu benéfico chá, a espinheira santa também pode ser consumida na forma de cápsulas, extratos ou compressas. Mantendo seus componentes ativos nestas formas, os nutrientes serão eficazes para auxiliar no bom desempenho da saúde. Mas, é importante seguir recomendações médicas para obter mais resultados. Confira abaixo outras opções para o uso da espinheira santa.

Em cápsulas

Através de cápsulas, é possível seguir as indicações que a espinheira santa proporciona. Em formatos de 380 mg de extratos das folhas, os comprimidos devem ser ingeridos com água, sem mastigar, repartir ou abrir as cápsulas.

A dose recomendada para o uso das cápsulas é duas unidades por três vezes ao dia, em períodos iguais a cada oito horas e antes das principais refeições. Assim, a pessoa poderá ter melhor aproveitamento dos efeitos da espinheira santa e terá mais qualidade em sua saúde.

Extrato-fluído

Esta alternativa de consumo da espinheira santa deve ser ingerida por via oral, através da diluição de 15 a 20 gotas do extrato. Por três vezes ao dia, em copo com 200 ml de água, tome após as principais refeições. Se for necessário e estiver em tratamento médico, converse com o especialista para aumentar ou reduzir as dosagens do extrato.

Compressas

Através de compressas, a espinheira santa é indicada para acelerar processos de cicatrização sobre a pele. Para feridas, acnes ou espinhas, a planta age como anti-inflamatório natural e reduz o risco de infecções nos locais afetados do corpo.

Para isso, deve-se fazer o chá de forma diferente da maneira de tomá-lo. Confira a seguir como preparar as compressas.

- Três gramas de folhas secas de espinheira santa;
- 150 ml de água.

Ferva a água a adicione as folhas. Deixe ferver por 15 minutos. Em seguida, mantenha na infusão por mais dez minutos. Deixe amornar e aplique, com gaze ou algodão, sobre a área infectada.

Quem não deve fazer o uso de espinheira santa

Xícaras de chá

Mesmo sendo amplamente benéfica e atuando como excelente agente no trato digestivo, a espinheira santa possui restrições quanto a seu uso. Há pessoas que não devem fazer uso de seu chá. Para quem sofre de problemas agudos na área estomacal, a espinheira santa pode ser benéfica e ao mesmo tempo não é recomendada.

Para mulheres grávidas, o chá pode provocar contrações no útero e causar aborto. Mas, isso não significa que a planta tenha efeito abortivo. Não há confirmações de que seu uso cause diretamente a situação. Para mais informações, é necessário conversar com médicos especialistas sobre o uso correto do chá e seus possíveis efeitos para gestantes.

Em outra contra indicação, o chá da planta não deve ser ingerido por lactantes, pois pode reduzir a quantidade do leite materno. Para quem possui reações alérgicas às propriedades da espinheira santa, não deve tomar a bebidas.

Crianças abaixo de 12 anos não devem ingerir o chá. Para mais informações, consulte pediatras. No mais, se não tiver contra indicações, faça uso do chá da espinheira santa e aproveite os benefícios.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.