5 chás para sinusite: com gengibre, cebola, eucalipto e mais!

5 chás para sinusite: com gengibre, cebola, eucalipto e mais!

Alguns remédios caseiros são aliados no tratamento da sinusite, pois ajudam a diminuir a inflamação. Confira 5 chás para dar adeus aos incômodos!


Por que tomar chá para sinusite?

Xícara de chá.

Os chás são uma excelente alternativa para o combate à sinusite. Esses tratamentos caseiros são poderosíssimos, já que possuem propriedades expectorantes, antissépticas e anti-inflamatórias, o que ajuda a reduzir a inflamação dos seios nasais.

Além disso, as infusões conseguem aliviar os sintomas mais incômodos da sinusite, como nariz congestionado, tosse e aquela sensação horrível de dor ou pressão no rosto. Aliás, se os sintomas forem leves, os chás dão conta do recado e te deixam novo em folha.

Uma das maiores vantagens destes medicamentos naturais é que você não precisa intoxicar o corpo. Logo, em vez de recorrer sempre à farmácia, vale a pena usar um remédio caseiro. Continue lendo e confira 5 receitas para se livrar da sinusite.

Chá para sinusite com açafrão

Xícara de chá.

O chá de açafrão é muito consumido na Índia, por causa de suas propriedades curativas. Ele otimiza o funcionamento do organismo e tem forte ação anti-inflamatória. Saiba mais sobre essa infusão poderosa.

Propriedades

O chá de açafrão merece destaque no combate à sinusite, já que suas propriedades são maravilhosas. Esta planta é fonte de vitaminas B3, B6 e C, além de ser rica em minerais, como cálcio, ferro, manganês, cobre, zinco e potássio.

A curcumina, responsável pela cor radiante e sabor do chá de açafrão, é seu principal ativo. Esta substância é um flavonoide com grande poder de combate às inflamações. Portanto, a infusão é considerada por muitos um poderoso aliado no alívio dos sintomas da sinusite.

Além disso, o açafrão é um potente antioxidante e antiespasmódico, por isso, ajuda a diminuir as dores provocadas por essa enfermidade.

Indicações

O chá de açafrão vem, aos poucos, ganhando popularidade no Ocidente, apesar de ser largamente consumido há milhares de anos na Índia. Devido às inúmeras propriedades, é a alternativa perfeita para o tratamento de várias enfermidades.

Entre os poderes medicinais, pode-se destacar a ação anti-inflamatória, importantíssima no combate à sinusite. Essa característica, aliás, funciona muito bem no inverno, estação do ano com maior incidência de doenças do trato respiratório.

Esta bebida é recomendada no tratamento da sinusite, porque ajuda o organismo como um todo a se recuperar mais rápido. Além disso, possui ação expectorante, ou seja, age limpando as vias aéreas, que costumam ficar bem congestionadas. O chá de açafrão ajuda, ainda, a reduzir inflamações. Logo, também é ideal para quem sofre com asma.

Contraindicações

O chá de açafrão pode ser usado para cuidar de várias enfermidades, mas não é recomendado para alguns grupos de pessoas. Confira as contraindicações do consumo desta infusão:

- Grávidas: o chá pode levar ao aborto ou estimular um trabalho de parto prematuro;

- Quem sofre com problemas cardíacos ou pressão baixa: a infusão tem o poder de diminuir ainda mais a pressão sanguínea;

- Pessoas que apresentam pedras na vesícula ou doenças hepáticas: o açafrão pode aumentar a produção de bile;

- Indivíduos com alergia a azeitona: quem é alérgico a esse alimento pode sofrer as mesmas reações quando entra em contato com o açafrão. Todas as plantas do gênero Olea estão incluídas, sendo a azeitona uma de suas integrantes.

Ingredientes

O chá de açafrão pode ser preparado de duas maneiras: com a raiz fresca ou em pó. O resultado e a potência da bebida serão os mesmos. Então confira a lista dos ingredientes necessários para fazer as duas versões:

- 1 colher (chá) de pó de açafrão ou 1 colher (sopa) de açafrão ralado (já devidamente higienizado e descascado). Tome cuidado quando usar a raiz fresca, porque ela costuma tingir tudo. A dica para não ficar com a mão amarela é usar luvas;

- 1 xícara (chá) de água fervente;

- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto (opcional);

A pimenta-do-reino é usada para aumentar o poder da curcumina, o principal ativo do açafrão. Assim, seu chá fica ainda mais poderoso.

Como fazer

Pegue um pedaço pequeno do açafrão in natura e, usando o ralador, rale usando luvas (para não ficar com a mão amarela). Com uma colher de sopa, meça e reserve em um recipiente de cor escura (esta raiz tende a tingir objetos também).

Se estiver usando o açafrão em pó, coloque diretamente no recipiente em que será feita a infusão. Assim que a água levantar fervura, despeje-a no refratário com o açafrão e, se quiser, adicione a pimenta-do-reino moída na hora. Tampe o recipiente e deixe descansar por cerca de 15 minutos.

Chá para sinusite com gengibre e alho

Xícara de chá.

O chá de gengibre com alho combina dois alimentos poderosíssimos no combate a problemas respiratórios, como a sinusite. Muita gente deve estar torcendo o nariz imaginando o cheiro da infusão, mas saiba que o gengibre é suficientemente aromático para neutralizar a pungência do alho. Confira mais sobre essa bebida a seguir.

Propriedades

O chá de gengibre e alho apresenta propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso acontece por causa da presença de substâncias como a alicina, princípio ativo do alho, que é um poderoso antibiótico natural.

Já o gengibre possui compostos fenólicos, como o gingerol (com ação antioxidante e anti-inflamatória), shogaol (com função anti-inflamatória) e zingerona (um poderoso antioxidante). Essa infusão também é rica em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Além disso, as propriedades expectorantes do alho ajudam a reduzir o acúmulo de muco.

O gengibre promove, ainda, ação analgésica e dá um sabor delicioso ao chá. Portanto, essa combinação de gengibre e alho é perfeita para combater os incômodos da sinusite, como nariz entupido, dor no rosto, coriza e mal-estar.

Indicações

O chá de gengibre e alho é indicado para auxiliar no tratamento de vários males. Isso acontece porque ambos são ótimos anti-inflamatórios e antibióticos naturais, ajudando a aliviar enfermidades como sinusite e asma, além de sintomas como dor de cabeça e garganta.

Para quem está com o nariz entupido, a recomendação é apostar nesta bebida quente, já que o próprio vapor inicia o processo de descongestionamento nasal. Pode-se dizer que esta infusão também ameniza a tosse, regulando a produção de fluido corporal e diminuindo a febre.

Além disso, este chá é capaz de fortalecer a imunidade, diminuindo a duração da sinusite e as chances de uma nova crise acontecer.

Contraindicações

O chá de gengibre e alho possui muitos benefícios, mas também algumas contraindicações. Descubra a seguir se você pode ou não consumir esta bebida:

- Pessoas com problemas relacionados à pressão baixa: a combinação de gengibre e alho pode reduzir ainda mais a pressão arterial;

- Quem sofre com distúrbios hemorrágicos, passou por uma cirurgia recentemente ou faz uso de medicamentos anticoagulantes: a infusão deve ser evitada, pois ela pode aumentar os riscos de um sangramento;

- Grávidas: é preciso consultar um médico, já que o consumo de grandes quantidades de gengibre não é recomendado. O ideal é não passar de 1g da raiz por dia.

Ingredientes

O chá de gengibre e alho é fácil de preparar e, ao contrário do que muitos imaginam, fica com um aroma e sabor deliciosos. Confira quais são os ingredientes que você vai precisar:

- 3 dentes de alho (descascados e cortados ao meio);
- 1 cm da raiz de gengibre ou ½ colher (chá) de gengibre em pó;
- 3 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada;
- Mel a gosto (opcional, para adoçar).

Como fazer

Ferva a água com os dentes de alho. Em seguida, retire do fogo, coloque a mistura em um recipiente e acrescente o gengibre. Tampe o refratário e deixe em infusão por aproximadamente 5 minutos.

Depois desse tempo, coe e adicione mel a gosto, caso queira o chá mais doce. Vale lembrar que o gengibre, quando aquecido, fica com um sabor adocicado.

Chá para sinusite com cebola

Xícara de chá.

O chá de cebola tem grande eficácia para auxiliar no tratamento da sinusite. Isso acontece porque esse alimento é um poderoso descongestionante, sendo uma ótima opção para aliviar os sintomas dessa enfermidade. Descubra como prepará-lo a seguir.

Propriedades

O chá de cebola tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser rico em vitaminas e minerais. A dica para aproveitar seu potencial ao máximo é ingerir a infusão ainda quente. Uma curiosidade é que a casca da cebola é mais rica em propriedades medicinais do que a polpa.

Para se ter uma ideia, essa parte do alimento possui um alto teor de compostos antioxidantes e também de quercetina, um ativo flavonoide com ação anti-inflamatória. Além disso, a infusão é rica em vitaminas A, B6 e C, e minerais, como o ferro, que fortalecem o sistema imunológico e ajudam no combate às doenças.

Indicações

O chá de cebola é indicado para amenizar a tosse e os incômodos do nariz entupido, alguns dos principais sintomas da sinusite. Isso acontece porque a bebida é rica em quercetina, um flavonoide com ação anti-inflamatória e analgésica.

Aliás, a infusão funciona perfeitamente como um remédio caseiro para combater a sinusite, já que é capaz de limpar os seios nasais de dentro para fora, ao mesmo tempo em que atua como anti-inflamatório, reduzindo a irritação local.

Graças às propriedades descongestionantes, é um excelente aliado também para acabar com crises alérgicas, pois o chá de cebola consegue diminuir a produção de catarro. Portanto, vale guardar as cascas de cebola que seriam descartadas e fazer o chá sempre que for necessário.

Contraindicações

O chá de cebola possui poucas contraindicações, mas deve ser usado com moderação por pessoas com o estômago mais sensível, já que ele pode causar gases e aumento da acidez estomacal. No caso de gestantes e lactantes, é preciso limitar o consumo da infusão de cebola, uma vez que ela pode provocar azia, principalmente no início da gravidez.

Além disso, alguns efeitos colaterais do consumo dessa bebida são notados raramente, como sensação de queimação, náusea e vômito.

Ingredientes

O chá de cebola é um remédio caseiro que deve ser feito preferencialmente com a casca do alimento. No entanto, pode ser preparado também com a polpa. Confira o que você vai precisar para fazer esta bebida poderosíssima no combate à sinusite:

- Cascas de 1 cebola média ou a polpa de 1 cebola média cortada em pedaços pequenos;
- 500 ml de água;
- Mel a gosto (para adoçar, opcional).

Como fazer

Para preparar o chá de cebola, é só seguir esse passo a passo:

- Coloque as cascas ou a polpa da cebola em uma panela com água e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, retire do fogo e reserve a mistura em um recipiente.

- Em seguida, tampe o refratário e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Depois, é só coar e adoçar a bebida com mel, se quiser.

- Você pode consumir de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Chá para sinusite com camomila

Xícara de chá.

O chá de camomila é frequentemente consumido como um calmante antes de dormir, mas ele tem um importante papel no combate aos sintomas da sinusite. Descubra a seguir como esse remédio natural vem ajudando o mundo inteiro há séculos.

Propriedades

As propriedades do chá de camomila trazem inúmeras vantagens no seu consumo. Entre os benefícios medicinais, destacam-se os flavonoides apigenina (anti-inflamatório e antioxidante), luteolina (anti-tumoral e antioxidante), patuletina (analgésico) e quercetina (anti-inflamatório e antioxidante).

A bebida apresenta, ainda, óleos essenciais como o azuleno, que é responsável por várias das ações dessa poderosa infusão. Este composto funciona como anti-inflamatório, antialérgico, calmante e sedativo. Portanto, o chá é ideal para aliviar o desconforto causado pelas crises de sinusite.

Além disso, a infusão de camomila é rica em nutrientes, como ferro, magnésio, cálcio, zinco e potássio. As vitaminas A, D, E, K e do complexo B (B1, B2, B9) também estão presentes.

Indicações

O chá de flores de camomila traz muitos benefícios terapêuticos, já que é um excelente anti-inflamatório, antimicrobiano e calmante. Logo, pode-se dizer que é altamente recomendado para amenizar os sintomas desagradáveis de enfermidades respiratórias, como a sinusite.

A propósito, a inalação de camomila é uma ótima opção para tratar gripes, resfriados, sinusite e qualquer doença que ataca as vias aéreas. Isso acontece porque o vapor ameniza os incômodos causados pelo nariz congestionado ou escorrendo, porque aquece e umedece a região afetada.

Quando se trata de inalação, o uso pediátrico também é indicado, mas vale ressaltar que o processo em crianças deve ser feito sob a supervisão constante de um adulto, pois há o risco de queimadura.

Contraindicações

O chá de camomila é uma das infusões mais consumidas no mundo, mas é contraindicado para alguns grupos de pessoas. Essa bebida não deve ser ingerida por quem tem alergia a plantas como margarida, crisântemo, ambrósia e mal-me-quer, pois todas são pertencentes à mesma família da camomila.

Ademais, indivíduos que apresentam distúrbios de coagulação, ou fazem tratamento com varfarina ou heparina precisam evitar o uso dessa infusão, por causa do risco de hemorragias ocorrerem. A propósito, grávidas, lactantes e crianças devem procurar orientação médica antes de beber o chá de camomila.

Ingredientes

O chá de camomila é muito recomendado como opção natural no tratamento da sinusite, pois alivia os desconfortos do nariz congestionado. Confira o que você vai precisar para preparar esta infusão:

- 6 colheres (chá) de flores de camomila;
- 2 litros de água fervente;
- Toalha grande para fazer a inalação.

Como fazer

O preparo do chá de camomila é muito simples, basta colocar a água e a camomila em um recipiente, tampar e deixar em infusão por aproximadamente 5 minutos.

Depois desse período, você pode iniciar o processo de inalação. Use uma toalha grande para cobrir a cabeça e potencializar o efeito do tratamento. Respire de maneira profunda o vapor da infusão por cerca de 10 minutos. A inalação pode ser feita de 2 a 3 vezes por dia.

Chá para sinusite com hortelã, camomila e mel de eucalipto

Xícara de chá.

O chá de hortelã, camomila e mel de eucalipto é uma potência de aroma, sabor, refrescância e poder medicinal. Ele é perfeito para combater doenças respiratórias, como a sinusite. Confira a seguir tudo sobre essa combinação de peso.

Propriedades

O chá de hortelã, camomila e mel de eucalipto é muito poderoso no combate à sinusite, já que une as propriedades dos três alimentos. A camomila traz as ações anti-inflamatória, antisséptica e analgésica através da apigenina, um flavonoide que ajuda a amenizar a congestão nasal, além de diminuir a inflamação.

Já o mel de eucalipto fornece as propriedades expectorantes e antissépticas, que têm a capacidade de aliviar rapidamente os sintomas desagradáveis nas vias respiratórias. Além disso, seus compostos proporcionam uma coloração mais escura e um sabor refrescante ao chá.

A infusão de hortelã é rica em poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios, além de possuir vários óleos essenciais, como mentol, mentona e limoneno, que conferem aquela sensação refrescante e deliciosa ao chá, limpando as vias aéreas imediatamente.

Indicações

O chá de hortelã, camomila e mel de eucalipto é um poderoso remédio caseiro para aliviar os sintomas da sinusite. A combinação desses elementos funciona como uma bomba para desinflamar e descongestionar a região nasal.

A propósito, o aroma forte, mas agradável e refrescante da bebida quente é um dos responsáveis por abrir as vias respiratórias. A infusão que contém hortelã ameniza também os desconfortos causados pela asma e outras doenças ligadas à respiração.

Um dos componentes desse chá, a camomila reduz a inflamação de gripes, resfriados e sinusite. Desse modo, ajuda, ainda, a diminuir as tão incômodas dores no rosto, características dessas doenças. O mel de eucalipto presente no chá é indicado para tratar de sintomas como a tosse, devido à sua ação expectorante.

Contraindicações

O chá de hortelã, camomila e mel de eucalipto é contraindicado nos casos de:

- Grávidas ou lactantes;
- Crianças menores de 8 anos de idade;
- Quem sofre com obstrução dos ductos biliares;
- Portadores de anemia;
- Pessoas com alergia ao óleo essencial de hortelã ou às plantas da família da camomila, como margarida, ambrósia, crisântemo e mal-me-quer.

Ingredientes

Preparar o chá de hortelã, camomila e mel de eucalipto é muito simples e precisa de apenas 4 ingredientes:

- 15 a 20 folhas de hortelã;
- 6 colheres (chá) de flor de camomila;
- 1 colher (sopa) de mel de eucalipto;
- 500 ml de água fervente.

Como fazer

Coloque as flores de camomila e as folhas de hortelã em um recipiente, adicione a água fervente e tampe o refratário. Deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Em seguida, coe e acrescente o mel de eucalipto. A bebida pode ser consumida até 3 vezes por dia.

Com que frequência posso tomar o chá para sinusite?

Xícaras de chá.

Como os chás para sinusite podem ter vários ingredientes, a frequência de consumo também varia. Em geral, as infusões podem ser ingeridas diariamente, em jejum ou após as refeições, já que algumas bebidas possuem, ainda, propriedades que auxiliam no processo de digestão.

No caso do chá de açafrão, o ideal é não beber mais de 1 xícara por dia, já que essa raiz pode ser tóxica quando consumida em excesso. Já as infusões de gengibre e alho; cebola; camomila; e hortelã, camomila e mel de eucalipto podem ser consumidas de 2 a 3 vezes por dia.

Lembre-se de que os chás são uma alternativa natural de tratamento e devem ser usadas com moderação. A propósito, se os sintomas persistirem ou forem mais graves, não hesite em procurar um médico.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.