Chá de Valeriana: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de Valeriana: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de valeriana é um excelente calmante para reduzir estresse, ansiedade e insônia. Venha descobrir o que ele pode proporcionar à sua saúde nesse artigo!


Considerações gerais sobre o chá de valeriana

Folhas de chá de valeriana.

Já ouviu falar do chá de valeriana? Conhecida como uma planta medicinal, é muito usada devido a seus altos poderes de cura. Rica em nutrientes e propriedades naturais como calmantes, tem efeito relaxante e sedativo. Consumida sob várias formas, o chá da planta é indicado no combate à insônia, tensões ou maiores agitações emocionais.

Da planta, é utilizada a raiz para comprimidos e o chá. Fácil de encontrada, está disponível em supermercados, lojas de produtos naturais, feiras livres e plantações próprias. Em farmácias de manipulação, é usada em compostos e gêneros medicinais.

A Valeriana, parte utilizada, para que serve e o chá de valeriana

Chá de valeriana.

A valeriana é um derivado da Valeriana Oficinallis. Possui ácidos naturais que agem no organismo de forma relaxante, em que pode ser indicada para o sistema neurológico e cognitivo. Suas funções são benéficas e ajudam a conter os estados emocionais extrapolados. Para conhecer mais os poderes para extrair o melhor da planta, prossiga com a leitura e descubra o que ela pode proporcionar à saúde.

O que é a Valeriana

A valeriana é uma erva medicinal composta por propriedades benéficas que induzem o corpo á melhores resultados para a saúde. Muito indicada como calmante natural, a planta contém característica que, consumida como chá, pode aliviar sintomas que interferem ao bom desempenho corporal.

Aos que sofrem de insônia, é excelente dica. Para quem sofre de problemas de concentração. É bastante indicada para equilibrar os níveis de foco de atenção. A quem precisa de mais controle emocional, pode fazer uso para sentir-se mais aliviado.

A parte utilizada da planta

Para o chá, usa-se a raiz. É nesta parte que estão concentrados os ácidos naturais em que são atribuídos os poderes de auxílio e cura que a planta contém. Por isso e por se tratar de um vegetal com influentes ações para o organismo, é vista como um fitoterápico. Mas seu uso deve ser acompanhado por profissionais especializados.

Para que haja equilíbrio e a planta possa garantir resultados esperados, é necessário dosar o consumo, a fim de que seus efeitos possam agir com equilíbrio, afastando contra indicações de possíveis super dosagens.

Para que serve a valeriana e como atua

A valeriana serve para combater sintomas como dores ou incômodos nas mulheres por menopausa e TPM. Mas, sua atuação principal é para casos de ansiedade, nervosismo, estresse e suas consequências como a insônia. Com efeitos relaxantes e leve sedação, a planta induz a melhores sensações após o consumo moderado do chá.

Para isso, vale lembrar que o consumo deve ser acompanhado por médicos ou especialistas em terapias medicinais. A planta é eficaz e suas ações interagem com equilíbrio e eficácia no corpo. Se possui sintomas de alterações emocionais, é boa dica fazer uso do chá da valeriana. Prossiga na leitura e confira como fazer uso do chá e aproveitar seus benefícios para mais qualidade de vida.

Como tomar o chá de Valeriana

Para o chá valeriana, é utilizada a raiz da planta. Nesta parte, estão concentrados os benefícios e eficácia que a erva induz ao corpo. Para fazer seu chá, sugere-se fazer com as raízes secas e obter os benefícios do vegetal.

O preparo do chá é rápido e não requer maiores trabalhos. Tome nota e siga os passos a seguir.

- 300 ml de água
- Uma colher de sopa de raízes secas de valeriana

Ferva a água e adicione a raiz seca. Deixe ferver por até dez minutos. Apague o fogo e deixe abafado por mais 15 minutos. Coe e sirva-se. Aconselha-se a beber antes de dormir, para que o chá possa agir durante o sono.

Cápsulas de valeriana como alternativa ao chá

Em outra opção, é possível consumir a valeriana através de cápsulas. Em farmácias de manipulação, você pode encomendar as cápsulas através de receituário médico. Importante seguir as prescrições recomendadas e utilizadas da maneira correta conforme a dose recomendada. Veja as sugestões para uso das cápsulas a seguir.

- Para insônia, tome uma cápsula antes de dormir
- À ansiedade ou estresse, tome três cápsulas ao dia sem estar em jejum
- Mulheres na menopausa devem ingerir o produto por três vezes ao dia. O tratamento deve ser seguido por oito semanas
- Auxiliando na menstruação, as mulheres devem tomar três vezes ao dia, com resultados eficientes para o segundo ciclo menstrual

Entretanto, siga recomendações médicas e busque orientações para incluir as cápsulas em seu uso no cotidiano.

Os benefícios do chá de valeriana

chá de valeriana em uma xícara.

O chá de valeriana auxilia no tratamento de alguns problemas físicos. Além de ser indicada para sintomas emocionais, a planta pode ser consumida como chá para outros alívios como redução de sintomas da menopausa, cólicas menstruais e também possui excelentes efeitos para equilibrar a coordenação motora. A quem tem problemas cognitivos, pode combater e prevenir doenças degenerativas. Saiba mais em que o chá pode ajudar.

Combate a insônia

Contra insônia, o chá de valeriana pode contribuir para acabar com este problema. Se você sofre deste mal, faça uso do chá e de preferência antes de dormir. Devido a seus poderes relaxantes, o chá fará efeito durante o sono e trará maiores sensações de calma e alívio emocional.

Com efeito sedativo que o chá proporciona, você terá noites mais tranquilas e sentirá calma sobre qualquer distúrbio emocional. Mas, vale a pena frisar para que obtenha orientação médica antes de usar o chá. Siga prescrições médicas se estiver em tratamento contra insônia. O chá age como um complemento e não tem poder de cura.

Reduz estresse e ansiedade

É ótimo complemento para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Se você passa por situações que causem estas consequências, o chá de valeriana poderá auxiliar a se sentir mais tranquilo. Fazendo uso moderado do chá, notará sensações melhores para tornar seus dias melhores.

Para combater estes incômodos, é necessário buscar equilibrar os sentimentos emocionais. Assim terá resultados melhores sobre o chá. Porém, fica uma dica. Se precisar recorrer a tratamentos médicos contra os problemas, siga o uso de medicamentos e converse com o médico sobre o consumo da bebida em seu dia a dia.

Alivia sintomas de TPM

Para este problema casual, as mulheres podem fazer uso do chá de valeriana. Devido aos efeitos tranquilizantes, o chá será benéfico para combater irritabilidade e outras sensações provocadas pelo período pré menstrual.

Faça o uso regular da bebida, mantendo o consumo moderado para que surtam os efeitos desejados. Porém, é necessário medir a dosagem, para que os resultados não fiquem abaixo do que o chá pode proporcionar. No mais, busque auxílio médico para melhores condições de saúde.

Alivia sintomas de menopausa

Às mulheres que chegaram ao período da menopausa, o chá de valeriana ajuda a aliviar os sintomas incômodos deste período. Para livrar-se das sensações de calor, irritabilidade, estresses e falta de coordenação motora, a valeriana age como remédio natural para equilibrar o sistema nervoso central.

Para isso, a dica é manter a calma e usar o chá regularmente para beneficiar-se com os efeitos positivos. Em geral, os resultados aparecem após a primeira semana de consumo e com isso, as mulheres poderão sentirem-se mais relaxados com o momento de alterações hormonais.

Alivia cólicas menstruais

Não há nada pior do que dores, inchaços e cólicas causadas pelo período menstrual. Para isso, o chá de valeriana pode combater as consequências desta fase. Faça uso da bebida durante a fase e sinta que os benefícios te farão sentir-se melhor dos incômodos.

Continue com o consumo durante o ciclo menstrual, para aproveitar os benefícios do chá durante todo o processo da fase orgânica. No mais, busque auxílio médico se os efeitos menstruais tornarem-se mais intensos.

Controle do déficit de atenção e hiperatividade

Como o chá produz efeito tranquilizante, para pessoas que possuem déficit de atenção ou problemas de concentração motora, a bebida pode ajudar a trazer o foco de volta. Auxiliando no sistema nervoso central e contribuindo para afastar efeitos de hiperatividade ou desconcentração motora.

Para tanto, faça o uso moderado do chá de valeriana e siga prescrições médicas para melhorar as funções cognitivas do cérebro. Para auxiliar no problema, consulte especialistas médicos para otimizar os resultados.

Protege a saúde do cérebro e melhora a concentração

Evitando possíveis doenças degenerativas como Parkson ou Alzheimer, o chá de valeriana fortalece a saúde cerebral equilibrando os níveis de concentração e reduzindo possíveis desconcentrações e perda de memória.

Por meios de suas raízes, o chá reúne as excelentes propriedades que acalmam, tranquilizam e equilibram os níveis de estabilidade emocional. Importante manter atividades cerebrais como leitura, exercícios práticos de coordenação motora e outros meios para incentivar as atividades cerebrais.

Efeitos colaterais e quem não deve consumir o chá de valeriana

Chá de valeriana com as ervas ao lado.

O chá de valeriana é dica excelente ao que propõe. Aqui, você entendeu em que a bebida pode beneficiar o corpo e principalmente o cérebro. Mas, é necessário atenção e cuidado no consumo do chá de valeriana. Em excesso, a bebida pode causar incômodos estomacais e quedas bruscas de pressão arterial. Para saber mais, continue a leitura a seguir.

Efeitos colaterais do chá de valeriana

Sobre os efeitos colaterais do chá de valeriana, a sensação de sono e moleza são as mais relatadas por seus usuários. Por isso, é indicado tomar a bebida preferencialmente antes de dormir, para que seus efeitos naturais possam agir durante o sono.

O chá possui efeitos relaxantes que podem fazer adormecer a qualquer momento, se ingeridos durante o dia. Portanto, siga as dicas descritas e procure orientação médica caso os efeitos da bebida sejam mais intensos e tragam desconforto.

Pessoas que fazem o uso de sedativos

Para quem faz uso de sedativos como remédios de tarja preta, não devem fazer uso do chá de valeriana. Como chá possui efeitos naturais para tranquilizar, a combinação dos dois elementos podem trazer resultados desagradáveis como baixa de pressão arterial, confusão mental ou sintomas mais graves como depressão e alucinações. Se desejar saber mais sobre o consumo do chá, converse com um profissional médico para obter mais informações.

Pessoas que sofrem de pressão alta

A quem sofre de pressão alta, a dica é tomar cuidado com o consumo do chá de valeriana. Mesmo tendo propriedades que acalmam, a planta pode surtir efeito contrário no tratamento contra este problema. Portanto, se fizer uso da bebida, faça com moderação e peça orientações médicas para auxiliar o uso em seu dia a dia.

Gestantes e Lactantes

Mulheres grávidas ou que estão amamentando, não devem tomar o chá de valeriana. A bebida pode afetar o metabolismo do bebê e causar alterações no leite materno. Às crianças, pode ser indicado para crianças a partir de três anos de idade. Para mais detalhes, converse com pediatras ou obstetras durante as consultas e avaliações pré-natal.

Outras bebidas que auxiliam no controle da ansiedade

Copo com chá de valeriana.

Além do chá de valeriana, há outras bebidas que contribuem para melhores sensações de tranquilidade e conforto natural. Certamente, você já deve ter tomado um chazinho de camomila, erva cidreira ou chá de São João. E claro, não deve ter dispensado um copo de suco de maracujá bem geladinho. Confira a seguir o que estas bebidas trazem de bom a seu organismo.

Chá de camomila ou erva cidreira

Estes chás são potentes aliados para relaxar e tranquilizar. Em saquinhos ou por suas folhas, são deliciosos e com excelentes efeitos para o organismo. Naturais, podem ser consumidos no dia a dia, porém sem maiores efeitos ou indicações que o chá de valeriana possui. Tomados como amenizadores eficientes e leves para situações de agitação emocional, propiciam mais calma e ajudam a dormir de forma mais tranquila e suave.

Chá de erva de São João

Tão eficiente quanto a valeriana, esta planta também contribui ao bem estar e melhores sensações para sentir-se tranquilo. E contem maiores poder bioativos para gerar resultados eficazes contra ansiedade, estresse e desequilíbrio emocional. Faça o uso do chá antes de dormir e sinta os efeitos positivos que trará a você. Tenha mais qualidade de vida.

Suco de maracujá

O suco de maracujá dispensa apresentações. A fruta é um tranquilizante saboroso e pode ser consumida várias vezes ao dia. Mas, tomar um bom copo do suco de maracujá também ajuda a te deixar tranquilo, calmo e sereno. E para os dias mais quentes, o suco de maracujá é refrescante e também muito nutritivo com seu efeito de saciedade.

O chá de valeriana emagrece?

Utensílios para fazer chá de valeriana.

Como todo chá é diurético e também tem o objetivo de limpar o organismo, as infusões eliminam toxinas e gordura acumulada no trânsito sanguíneo. Órgãos como fígado, rins e pâncreas são altamente beneficiados, ganhando melhores desempenhos na limpeza corporal. Sem contar que o trânsito intestinal terá melhor funcionamento, já que os chás influenciam no sistema digestivo.

Por ser eficiente no auxílio a patologias como ansiedade, estresse e insônia, o chá de valeriana pode ser eficaz para acabar com estes males de forma natural. De forma gradativa, porém com prazo médio, o chá alivia sintomas indesejados causados por TPM, menopausa e depressão. Entretanto, frisamos outra vez a necessidade de consultas médicas antes de iniciar o hábito da bebida na rotina do dia a dia.

Mas, é importante o usuário seguir recomendações médicas antes de consumir o chá. O excesso da bebida pode causar efeitos contrários, uma vez que é sugestivo ser consumido antes de dormir. Por isso, adote o chá de valeriana em seu dia a dia. Para aliviar suas tensões diárias, uma boa xícara de chá equilibrará seu organismo e trará mais conforto na hora de dormir ou relaxar. Siga as dicas prescritas neste artigo e aproveite os benefícios do chá de valeriana.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.