O chá de sene: Para que serve, como preparar, benefícios e mais!

O chá de sene: Para que serve, como preparar, benefícios e mais!

O chá de sene é popular por auxiliar em casos de prisão de ventre. Contudo, há outros benefícios dessa planta que você precisa conhecer. Clique aqui e descubra!


Considerações gerais sobre o chá de sene

Xícaras de chá de sene e folhas e flores da planta

O chá de sene, de modo geral, contribui para ajudar aqueles que sofrem com a prisão de ventre ou com outros problemas intestinais. Isso acontece devido a presença de propriedades laxativas, depurativas e vermífugas, que estimulam o intestino a eliminar o acúmulo do bolo fecal.

Além disso, essa planta possui na sua composição outras substâncias que mantêm o corpo livre de parasitas, inflamações e do inchaço abdominal. Porém, o consumo desse chá deve ser indicado por um profissional da saúde, uma vez que ele pode apresentar reações adversas e não ser recomendado para todas as pessoas.

Por isso, conheça tudo sobre essa planta que se tornou popular, principalmente, para auxiliar na perda de peso. Mas será que o chá de sene pode mesmo ajudar a emagrecer? Para saber a resposta dessas e outras perguntas continue a leitura.

Para que serve, como preparar e efeitos colaterais do chá de sene

Folhas secas de sene

O chá sene é uma planta medicinal popular por sua ação laxante, depurativa e vermífuga, auxiliando na prisão de ventre e outros problemas intestinais. No entanto, o consumo dessa bebida há contraindicações e o seu uso incorreto pode trazer efeitos colaterais sérios e, até agravar doenças já existentes.

Neste tópico entenda melhor para o que serve, quais os ingredientes e o modo de preparo do chá de sene, além conhecer as possíveis reações provocadas pela sua ingestão. Saiba mais abaixo!

Sene, a planta medicinal

O sene (Senna alexandrina) é uma planta que nasce em regiões semiáridas e suas primeiras mudas surgiram na Ásia, Norte da África e Oriente Médio. Utilizada desde a Antiguidade pelos egípcios, gregos, árabes e romanos, o seu uso foi difundido por todo o mundo como uma erva medicinal, sobretudo, pela sua ação purgativa.

Desse modo, o sene também conhecido como Cássia, lava-pratos e Sena se tornou muito popular por ter propriedades que melhoram o trânsito intestinal. E hoje, o chá de sene é recomendado para ajudar pessoas que sofrem com a prisão de ventre ou que sentem dores ao evacuar. Além disso, ele serve para outros males que afetam o sistema intestinal.

Para que serve o chá de sene

O chá de sene contém componentes que auxiliam no tratamento de doenças gastrointestinais, principalmente, em casos de constipação intestinal. Devido às propriedades laxativas, vermífugas e anti-inflamatória, essa planta ajuda a combater inflamações no organismo, além de eliminar os parasitas presentes no intestino.

Contudo, em casos de prisão de ventre crônica, ou seja, pessoas que evacuam menos de 3 vezes por semana, ingerir o chá pode não surtir o efeito desejado. Por isso, é muito importante buscar ajuda médica, além de se alimentar bem e fazer atividades físicas.

Como preparar o chá de sene

Para preparar o chá de sene as folhas verdes e frescas são as mais indicadas, pois o seu efeito tende a ser mais forte. No entanto, se não for possível encontrá-las, compre em lojas de produtos naturais o sene desidratado que será benéfico do mesmo jeito.

Sendo assim, será preciso de 1 a 2 gramas de sene (equivalente a 1 colher de sopa rasa) e 250 ml de água. Ferva a água, em seguida desligue o fogo e acrescente o sene. Tampe o recipiente e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. O chá está pronto para consumo e pode ser ingerido de 2 a 3 vezes por dia, porém evite a ingestão em grande quantidade.

Qual o melhor horário para tomar o chá de sene

A reação do chá de sene pode ser imediata ou levar um tempo maior para fazer efeito. Por isso, o melhor horário para tomar o chá deve ser de acordo com a disponibilidade de cada pessoa. Desse modo, evite ingerir o chá antes de sair de casa ou enquanto estiver realizando alguma tarefa importante.

Possíveis efeitos colaterais do chá de sene

A principal função do chá de sene é atuar com um laxante natural, estimulando o intestino e assim, eliminando as fezes acumuladas. No entanto, o seu uso em excesso pode provocar efeitos colaterais, como cólicas, diarreia, vômito, inchaço abdominal e, nas mulheres, o aumento do fluxo menstrual.

Além disso, pode gerar casos graves de desidratação, pois tende a ocorrer a perda de sais minerais e outros nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. Portanto, não consuma o chá de sene por períodos prolongados. O indicado o consumo por no máximo 10 dias seguidos e, caso sinta alguma reação mencionada, suspenda a bebida imediatamente.

Quem não deve usar o chá de sene

Mesmo com propriedades benéficas, sobretudo, pelo seu efeito laxativo, o chá de sene é contraindicado para:

- Grávidas ou mulheres que estejam amamentando;
- Crianças menores de 12 anos;
- Mulheres no período menstrual;
- Pessoas que sofrem de doenças, como, por exemplo renal, de Crohn, síndrome do intestino irritável, cistite, apendicite aguda, hemorroida ou sente dores no estômago sem causa aparente;
- Quem faz uso de medicação contínua para o coração, doenças crônicas ou utiliza remédio sintético com ação laxante e diurética.

Propriedades e benefícios do chá de sene

Flores de sene

Apesar de ser muito conhecido e indicado para regular o trânsito intestinal, o chá de sene é rico em ativos que trazem diversos benefícios para a saúde. Logo, consumir esse chá tende pode ser uma ótima opção para curar um processo inflamatório ou eliminar a retenção de líquido, por exemplo.

A seguir, descubra quais são as propriedades do chá de sene e como elas podem melhorar todo o funcionamento do organismo. Confira abaixo.

Propriedades anti-inflamatórias

As propriedades anti-inflamatórias presentes no chá de sene são capazes de auxiliar no tratamento de inflamações que causam dores nas articulações e na cabeça. Dessa forma, a bebida, é uma excelente opção para eliminar a inflamação do organismo, muitas vezes, causada por estresse e uma má alimentação.

Propriedades antioxidantes

Consumir alimentos e bebidas com propriedades antioxidantes são fundamentais para garantir que as células do corpo fiquem sadias e protegidas contra os radicais livres. Caso não combatidas, elas podem desencadear no organismo doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e, até mesmo, doenças degenerativas, como o mal de Parkinson e o Alzheimer.

O chá de sene é uma opção interessante, pois é rico em flavonoides, senosídeos e glicosídeos, propriedades antioxidantes importantes que protegem a saúde. Portanto, vale a pena consultar com um médico para receber a orientação correta do uso dessa planta.

Função detox

Devido a correria do dia a dia, muitas vezes, não é possível fazer uma alimentação saudável e de acordo com as necessidades nutricionais. Logo, o corpo tende a ficar sobrecarregado de substâncias nocivas, fazendo com haja uma má absorção dos alimentos, causando desconforto gástrico ou até mesmo evoluindo para doenças mais graves.

Por isso, é necessário fazer uso de produtos saudáveis que tem função detox no organismo. Por ser considerado um depurativo natural, o chá de sene elimina todas as toxinas e impurezas no organismo. E assim, mantém o corpo livre de infecções e enfermidades.

Atua como vermífugo

Os vermes intestinais geralmente são transmitidos através da água e de alimentos contaminados, ou ao ter contato com os ovos desses parasitas no solo, por exemplo. Além de se alojarem nas paredes do intestino, os vermes também podem penetrar em outros órgãos. Logo, os sintomas são: dores abdominais, gases, diarreia e vômito.

O chá de sene possui ativos antiparasitários e se mostrou muito eficaz ao atuar como vermífugo. Sendo assim, fazer uso dessa planta pode ser uma alternativa natural para eliminar os parasitas presentes no intestino. Porém, antes procure o seu médico para avaliar se não há nenhuma contraindicação.

Propriedades laxativas e combate a prisão de ventre

O uso mais comum do chá de sene é devido às suas propriedades laxativas que combatem a prisão de ventre. Essa planta atua nos músculos da região do cólon, no intestino, estimulando a evacuação. Além disso, outros componentes como o senosídeo A e B aumentam as atividades intestinais, regularizando todo o funcionamento do corpo.

Entretanto, não é recomendada a ingestão em grande quantidade e prolongada do chá de sene, pois a tendência é que o corpo fique acostumado, causando o efeito contrário. Isto é, consumir essa erva por longos períodos torna o intestino preguiçoso, piorando a constipação. Portanto, só faça o uso dessa planta se realmente for necessário.

Evita retenção de líquidos

O chá de sene também evita a retenção de líquido, pois ele atua como um diurético, estimulando a produção de urina e assim, expulsando do organismo o excesso de água, sódio e outras substâncias que deixam o corpo inchado. Contudo, vale ressaltar, que o uso dessa planta não deve ser feito de modo exagerado, para não ocorrer desidratação.

Dúvidas comuns sobre o chá de sene

Folhas secas de sene para chás

Existem muitas informações a respeito do chá de sene, o que pode confundir e trazer muitas dúvidas sobre como essa planta age no organismo. Acredita-se que o seu consumo possa trazer malefícios para a saúde ou auxiliar no processo de emagrecimento. Por isso, abaixo confira as perguntas mais comuns sobre o chá de sene.

O chá de sene causa câncer?

Até o momento, não foi possível comprovar cientificamente se o chá de sene causa câncer. No entanto, ingerir a bebida em grande quantidade tende a irritar o intestino, causando inflamações, hipersensibilidade ou intensificando doenças, como, por exemplo, a hemorroida e fissura anal. Portanto, não faça o uso da planta por mais de duas semanas seguidas e sem a orientação médica.

Quem tem pressão alta pode tomar o chá de sene?

A ingestão do chá de sene não é indicada para pessoas que têm pressão alta, já que para controlar a hipertensão é preciso tomar medicação contínua. Sendo assim, há o risco de ocorrer interação medicamentosa, devido a presença de substâncias similares na planta e no medicamento.

O chá de sene ajuda a emagrecer?

Devido ao seu poder laxativo, o chá de sene se tornou conhecido, não só para regular o intestino, mas também por ser associado a perda de peso. No entanto, essa planta não contém ativos que estimulam a queima de gordura, o que, de fato, provoca a mudança corporal.

O que traz a sensação de emagrecimento com a ingestão do chá de sene é devido a eliminação das fezes acumuladas no intestino, fazendo com que ocorra a perda de peso momentânea. Logo, não é correto afirmar que consumir essa planta pode ajudar a emagrecer. É preciso aliar a um estilo de vida saudável e a prática de bons hábitos para alcançar esse objetivo.

É seguro utilizar o chá de sene no processo de emagrecimento?

Apesar do chá de sene ser utilizado no processo de emagrecimento, essa planta não é segura para emagrecer. Além de não ter componentes que estimulam a perda de gordura, esse chá, caso consumido em excesso, pode trazer malefícios para a saúde e tornar o organismo dependente ou causar um efeito reverso.

Portanto, o mais indicado é seguir uma dieta balanceada, de preferência com o acompanhamento de um nutricionista. Os exercícios físicos também são fundamentais para promover a perda calórica. Ademais, é necessário levar um bom estilo de vida, ou seja, sem vícios, dormir, pelo menos, 8 horas por dia e cuidar da saúde emocional.

A receita viral do chá de sene é segura?

Para entender de qual receita viral estamos falando, em 2019 foi postado um vídeo no Youtube sobre uma receita de chá de sene para perder peso. Contudo, além da planta, foi orientado o uso de outros ingredientes laxativos como a ameixa preta e as uvas passas.

Diante disso, esse chá não é considerado seguro para saúde, pois a quantidade recomendada tende a provocar fortes dores abdominais, perda excessiva de fezes e de água, causando um grave quadro de desidratação.

Por que a receita viral do chá de sene é considerada arriscada?

O chá de sene é indicado para pessoas que têm prisão de ventre e sente desconforto ao evacuar. Nesse contexto, a receita viral é arriscada por não ter nenhum embasamento científico de que a mesma pode levar a perda de peso. Além disso, não se deve associar nenhum outro ingrediente com o sene.

Devo consultar um médico antes de consumir o chá de sene?

Flores de sene

O ideal é que o médico seja consultado antes de consumir qualquer planta medicinal. Se tratando do chá de sene, por ser uma planta indicada para melhorar a constipação intestinal, o seu uso deve ser feito com cautela. Isso porque o chá dessa planta não é indicado para todas as pessoas e pode causar efeitos colaterais desagradáveis.

Além disso, muitas vezes, o chá de sene é recomendado para auxiliar no emagrecimento, uma vez que a perda das fezes tende a diminuir o inchaço e uma leve perda de peso. Existem alguns benefícios desse chá, porém, a finalidade dessa bebida é apenas para regular o intestino, eliminar parasitas e combater inflamações.

Portanto, apesar de existir diversas receitas milagrosas envolvendo o chá de sene prometendo rapidez no processo de emagrecimento, sempre procure a orientação de um especialista da área da saúde. Também é importante lembrar que tomar o chá de forma exagerada e por muito tempo pode causar úlceras e prisão de ventre.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Já ouviu falar do chá de casca de maracujá? Pois saiba que ele tem muitas propriedades. Confira tudo sobre esse chá neste artigo e saiba como aproveitar!


Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Você sabe se o chá de capim-cidreira pode ser utilizado por qualquer pessoa e tomado à vontade? Tire essas e muitas outras dúvidas sobre essa bebida aqui!


Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

O chá de cana-do-brejo conta com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e que melhoram o funcionamento dos rins. Veja mais!


Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Não há nada pior do que ficar indisposto por causa de uma gripe. Leia o artigo e confira 10 chás infalíveis para se livrar da gripe e recuperar sua energia!


Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

A gastrite causa desconforto e exige tratamento. Mas você sabia que existem chás que auxiliam no alívio dos sintomas? Confira neste artigo 10 receitas de chás!


Últimos posts


Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Estar em situações onde a sequência 0505 é apresentada constantemente vai muito além do acaso. Conheça o anjo 0505 e entenda como ele interage em sua vida!


Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

O Anjo 0606 revela mensagens espirituais, além de ser um sinal para que você fique atento aos inimigos. Descubra neste artigo tudo sobre esse número!


Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Você sabia que as mensagens do anjo 0404 estão ligadas a tomadas de decisões, boas escolhas e coragem para fazê-las? Confira seus detalhes a seguir.


Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Você está curioso para saber o que significa sonhar com dinheiro falso? Veja aqui mais interpretações para esse sonho.


Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Você está curioso sobre o significado de sonhar com bolsa? Descubra neste artigo o que cada cor, situação e outros aspectos querem dizer!