Chá de poejo: Para que serve, benefícios, como fazer, para bebês e mais!

Chá de poejo: Para que serve, benefícios, como fazer, para bebês e mais!

O chá de poejo é usado especialmente para fins terapêuticos, contribuindo na cura de diversas doenças. Clique aqui e aprenda tudo sobre essa planta!


Considerações gerais sobre o chá de poejo

Folhas de poejo e xícara de chá de poejo

O chá de poejo possui uma composição rica em substâncias que auxiliam no processo digestivo, melhorando o trânsito intestinal, diminuindo o acúmulo de gases e dores abdominais, como, por exemplo, a cólica menstrual. Além disso, essa erva contém efeito calmante e sedativo, muito eficaz para amenizar o estresse e a insônia.

Devido às suas propriedades carminativas, o poejo se mostrou uma excelente alternativa natural para auxiliar no processo de emagrecimento, pois promove a sensação de saciedade. Ademais, o chá de poejo também pode beneficiar os bebês, principalmente, para amenizar cólicas e aumentar a proteção imunológica.

No entanto, mesmo sendo considerado um remédio natural seguro, o chá de poejo deve ser ingerido com a orientação médica ou de um fitoterapeuta. Já que o consumo feito de forma inadequada pode causar reações desagradáveis. Portanto, leia este artigo até o final e aprenda tudo sobre essa planta e a extrair todos os seus benefícios.

Poejo, para que serve e o preparo do chá de poejo

Folhas de poejo, xícara de chá de poejo e cubos de açúcar

O poejo (Mentha Pulegium) é uma planta mundialmente conhecida por curar doenças, sobretudo, respiratórias e pulmonares. Contudo essa erva aromática também pode ser utilizada de outras formas. Nesta seção, entenda melhor para que serve, quais ingredientes e o modo de preparo do chá de poejo. Saiba também qual a quantidade ideal que o chá deve ser consumido. Confira abaixo.

O que é o poejo

O poejo, também conhecido como hortelãzinho, erva-de-são-lourenço ou menta-selvagem é uma planta medicinal, com origem no mediterrâneo e na Ásia Ocidental. Essa erva aromática recebe o nome científico de Mentha Pulegium e pode ser encontrada com facilidade em locais úmidos, próximos a rios e lagos, por exemplo.

O seu uso mais consumo é através da ingestão do chá, pois possui inúmeros benefícios para a saúde, sobretudo, para tratar doenças respiratórias e pulmonares. No entanto, o poejo também é muito popular na culinária e pode ser utilizado no preparo de pratos salgados e doces.

Para que serve o poejo

Rica em componentes que atuam no corpo como um todo, o poejo tem ação anti-inflamatória, vermífuga, expectorante, antisséptica, adstringente, bactericida, antiespasmódica e muitas outras propriedades que fazem desta planta um excelente remédio natural.

O poejo, também serve como um inseticida, eliminando as pragas, fungos e parasitas nas plantas e nos arredores. O óleo essencial dessa planta se mostrou muito eficaz como repelente, porém deve ser utilizado com cautela por ser considerado tóxico, trazendo malefícios para a saúde. Opte por usar as folhas ou fazer uma vaporização com o chá do poejo.

Ingredientes e modo de preparo do chá de poejo

Para fazer o chá de poejo é muito simples e leva poucos minutos para ficar pronto, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

- 1 xícara de água (aproximadamente 200 ml);
- 1 colher de sobremesa do poejo (de preferência, as folhas e flores secas)

Modo de preparo:

1) Em uma panela, ferva a água e acrescente o poejo;
2) Abafe com uma tampe e deixe em infusão de 5 a 10 minutos;
3) Coe e se preferir pode adoçar, porém o ideal é consumir o chá sem açúcar.

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada do chá de poejo, não deve passar de mais 3 xícaras por dia, e o seu consumo pode ser feito antes ou depois das refeições. No entanto ingerir essa bebida com frequência não é indicada, pois tende a ser prejudicial para a saúde.

Em casos de tratamentos que demandam mais tempo para recuperação, como, a gripe, o chá deve ser consumido sob supervisão médica para que seja prescrito a dosagem correta.

Benefícios do chá de poejo

Folhas de poejo

O poejo é uma planta composta por diversas propriedades medicinais que são benéficas para tratar tanto doenças, como lesões na pele. Isso se deve graças a sua ação carminativa, anti-inflamatória, antiespasmódica, vermífuga, expectorante, entre outros.

Logo, o chá feito desta erva ajuda a manter o corpo saudável e protegido contra agentes infecciosos. A seguir, descubra os principais benefícios do chá de poejo.

Efeito calmante

Com os inúmeros compromissos e as obrigações no dia a dia, falta tempo para dar conta de tantas atividades, o que pode gerar um grande desgaste emocional e mental. Logo, é possível sentir os efeitos no corpo, como, por exemplo, estresse, ansiedade, nervosismo e mudanças constantes de humor.

Devido ao seu efeito calmante, o chá de poejo é uma ótima alternativa natural, para se sentir mais calmo e relaxado. Além disso, o aroma delicioso dessa bebida ajuda a tratar dores de cabeça, já que em alguns medicamentos para essa finalidade há a presença do poejo na sua composição.

Combate a febre

Por conter propriedades anti-inflamatórias, o chá de poejo é um poderoso aliado no combate à febre e tratar inflamações causadas por agentes infecciosos. Além disso, a planta também possui ação sudorífera, estimulando a produção do suor, e assim, eliminando as toxinas do organismo.

No entanto, evite tomar o chá quente, pois a tendência é aumentar demais a temperatura corporal aumentar, sendo que o intuito é de diminuir a febre. Sendo assim, opte por tomar a bebida fria, para os ativos na planta agir com mais eficiência.

Bom para a digestão

Beber chá de poejo pode ser bom para digestão, pois a erva possui ativos que melhoram o trânsito intestinal, além de aliviar a sensação de queimação no estômago. Ademais, ingerir essa planta diminui as dores abdominais provocadas pela má absorção dos alimentos no organismo e ajuda a eliminar a retenção de líquido.

Redução de inchaço

A sensação do abdômen inchado tende a causar dores, constipação intestinal, e mexer com o emocional. Ao se sentir estufado e com desconforto, além de provocar irritação, também pode alterar a autoestima, pois o inchaço faz com que a circunferência abdominal cresça, e consequentemente, o peso aumenta.

As propriedades carminativas e laxativas presentes no chá de poejo eliminam os gases que ficam acumulados no intestino, além disso, reduz a prisão de frente. Porém, é preciso avaliar se a produção dos gases não estão associados, a má alimentação e a ingestão de bebidas alcoólicas e gaseificadas, como, o refrigerante. .

Alívio de cólicas menstruais

O período menstrual para muitas mulheres tende a ser sinônimo de dores pelo corpo, alteração de humor e outros sintomas desagradáveis. O chá de poejo possui substâncias capazes de relaxar os músculos abdominais e da pélvis, promovendo o alívio de cólicas menstruais, além de diminuir o inchaço e amenizar a dor de cabeça comum nessa época.

No entanto, o poejo possui componentes emenagogos, ou seja, o consumo dessa planta apesar de benéfico para saúde, ele aumenta o fluxo da menstruação. Desse modo, se seu sangramento é muito intenso ou sofre de doenças uterinas, tome esse chá somente com orientação médica.

Melhora da qualidade do sono

A preocupação excessiva, acompanhada de outros transtornos emocionais costumam desencadear a insônia e posteriormente outros malefícios para a saúde. Logo, o ideal é dormir, pelo menos, 8 horas por noite para equilibrar o organismo, estimular o raciocínio e a memória, por exemplo.

Por isso, o chá de poejo contém na sua composição ação sedativa que afeta o sistema nervoso central, relaxando o corpo e provocando sonolência, pouco tempo depois de consumir a planta. Logo, beba o chá 1h antes de ir para a cama, e evite utilizar aparelhos eletrônicos e luzes muito fortes no ambiente.

Antisséptico, vermífugo e cicatrizante

O poejo também possui propriedades antissépticas, vermífugas e cicatrizantes muito eficazes para tratar feridas na boca e na pele, além de eliminar os vermes intestinais e combater bactérias, fungos e inflamações.

Para o objetivo de curar ferimentos externos, macere as folhas e coloque sobre a pele lesionada, assim ameniza o desconforto e cicatriza rapidamente. No caso de ferimentos internos ou para expelir os parasitas no organismo, prepare o chá de poejo.

Tratamento de gripes, resfriados e prevenção de problemas pulmonares

Por ter efeito expectorante, o chá de poejo é um excelente remédio caseiro, pois se mostrou eficaz no tratamento de gripes, resfriados e na prevenção de problemas pulmonares.

Portanto, caso sinta que está com coriza, febre, nariz entupido ou está afetando as suas vias respiratórias, de alguma forma, utilize essa planta e deixe o seu corpo livre dos vírus, infecções ou qualquer inflamação afete o seu corpo.

O chá de poejo e o emagrecimento

Mulher magra segurando xícara de chá

Para estimular a perda de peso, o chá de poejo pode ser uma boa alternativa natural, pois rica em nutrientes e vitaminas que melhoram todo o funcionamento do corpo. Porém, é preciso entender, como o poejo pode ser usado no processo de emagrecimento, além de saber como consumi-lo para ter atingir o seu objetivo. Confira a seguir.

O chá de poejo pode ser usado para a perda de peso?

Devido a sua composição, o chá de poejo se tornou uma das alternativas naturais para ajudar na perda de peso. É possível dizer que ele pode ser usado para essa finalidade, uma vez que a bebida melhora o processo de digestão, além reduzir a retenção de líquido, já que aumenta a produção de urina no organismo.

Contudo, o chá de poejo deve ser aliado a um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Ademais, o consumo em grande quantidade tende a causar efeitos colaterais desagradáveis. Portanto, é possível perder peso com saúde, desde que seja feito um acompanhamento sério e com responsabilidade.

Como consumir o chá de poejo

Com o intuito de perder peso, o chá de poejo pode ser consumido, antes da refeição, para controlar a ingestão de alimento em excesso ou depois, pois a bebida também causa a sensação de saciedade. Se preferir, tome o chá a cada 6 horas, respeitando em média 3 xícaras, ou seja, cerca de 800 ml por dia.

O consumo em excesso desse chá tende a causar vômito e diarreia, levando a desidratação e a perda de substâncias importantes para o funcionamento do organismo. Portanto, não ultrapasse a recomendação diária e procure ajuda de um nutricionista para te indicar a dosagem certa para atingir o seu objetivo

Os benefícios do chá de poejo para o emagrecimento

O chá de poejo contém substâncias que podem auxiliar no processo de emagrecimento, pois tem ação carminativa e antiespasmódica, responsáveis por eliminar os gases, e consequentemente, o inchaço abdominal.

Além disso, o poejo libera enzimas no organismo que provocam a perda do apetite. Desse modo, ocorre a perda peso, fazendo com que se alimente menos, porém sem deixar de consumir uma bebida rica em nutrientes e vitaminas importantes para o organismo.

Chá de poejo para bebês

Bebê tomando chá de poejo

O poejo é uma planta muito conhecida por combater resfriados, aliviar a congestão nasal e muitos outros benefícios. Mas será que os bebês também podem tomar chá de poejo? Neste tópico, será mostrado como essa erva medicinal pode ajudar na saúde e no bem-estar, mesmo nos primeiros anos de vida. Para saber mais, continue a leitura.

Os bebês podem tomar chá de poejo

Os bebês, apesar da pouca idade e com o organismo ainda em formação, é natural que haja preocupação em relação à ingestão de plantas medicinais. Afinal, caso não seja administrado adequadamente, tende a apresentar alguns efeitos colaterais.

Contudo, o chá de poejo pode ser consumido por bebês, uma vez que ele possui na sua composição propriedades benéficas para o sistema digestivo, além de aliviar as cólicas e de aumentar a absorção dos alimentos no organismo.

O chá de poejo no desenvolvimento da imunidade do bebê

Por conter vitamina C e ácido ascórbico, o chá de poejo pode auxiliar no desenvolvimento da imunidade do bebê, aumentando a produção das células de defesa no organismo e assim, contribuindo para um crescimento saudável.

Além disso, com o sistema imunológico protegido, evita o surgimento de gripes e resfriados comuns nesse estágio da vida, já que os bebês ainda estão criando anticorpos contra os vírus, bactérias e fungos presentes no ambiente.

O chá de poejo para a digestão e saciedade do bebê

As fibras presentes nas folhas do poejo, promovem mais saciedade ao bebê, pois ao consumir o chá, forma-se um gel no organismo que diminui a fome e o deixa mais calmo. Além disso, na planta estão presentes ativos que melhoram a digestão, fazendo com que todas as vitaminas e nutrientes sejam absorvidos com mais facilidade.

Dessa forma, o chá de poejo é uma opção segura e natural, principalmente, para evitar o surgimento do refluxo ou prisão de ventre, algo muito comum nessa fase e que acomete vários bebês.

A quantidade certa de chá de poejo para bebês

Como os bebês ainda estão desenvolvendo os seus órgãos internos, o ideal é que o chá de poejo seja administrado em doses pequenas. Logo, a quantidade certa deve ser de aproximadamente 60 ml da bebida por dia. Contudo, ofereça para a criança doses ainda menores, cerca de 10 ml, a fim de evitar possíveis reações.

Quais os efeitos colaterais e as contraindicações do consumo de chá de poejo?

Saquinho de chá

A princípio, o poejo é uma planta segura, porém os efeitos colaterais estão associados a ingestão em grande quantidade que podem provocar: vômito, diarreia, dor de cabeça, problemas no fígado e respiratório. Além disso, o chá dessa planta pode causar contrações uterinas, levando ao aborto espontâneo, nos primeiros meses de gravidez.

Desse modo, é contraindicado às mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, crianças e pessoas que sofrem de insuficiência renal ou alguma outra comorbidade que aspira cuidados.

Portanto, é preciso ingerir o chá de poejo com cautela, mesmo que, não tenha nenhuma doença grave ou alergia a plantas. Antes de fazer a infusão, seja do poejo ou qualquer outra planta medicinal, se consulte com um médico ou fitoterapeuta. Ademais, se estiver fazendo uso de medicação, não substitua o seu tratamento por esse chá.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de casca de maracujá: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Já ouviu falar do chá de casca de maracujá? Pois saiba que ele tem muitas propriedades. Confira tudo sobre esse chá neste artigo e saiba como aproveitar!


Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de capim-cidreira: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Você sabe se o chá de capim-cidreira pode ser utilizado por qualquer pessoa e tomado à vontade? Tire essas e muitas outras dúvidas sobre essa bebida aqui!


Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

Chá de Cana-do-brejo: para que serve, efeitos colaterais, como fazer e mais!

O chá de cana-do-brejo conta com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e que melhoram o funcionamento dos rins. Veja mais!


Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Chá para gripe: Confira 10 receitas que irão melhorar a gripe e o resfriado!

Não há nada pior do que ficar indisposto por causa de uma gripe. Leia o artigo e confira 10 chás infalíveis para se livrar da gripe e recuperar sua energia!


Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

Chá para gastrite: 10 opções que irão melhorar a queimação no estômago!

A gastrite causa desconforto e exige tratamento. Mas você sabia que existem chás que auxiliam no alívio dos sintomas? Confira neste artigo 10 receitas de chás!


Últimos posts


Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Estar em situações onde a sequência 0505 é apresentada constantemente vai muito além do acaso. Conheça o anjo 0505 e entenda como ele interage em sua vida!


Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

O Anjo 0606 revela mensagens espirituais, além de ser um sinal para que você fique atento aos inimigos. Descubra neste artigo tudo sobre esse número!


Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Você sabia que as mensagens do anjo 0404 estão ligadas a tomadas de decisões, boas escolhas e coragem para fazê-las? Confira seus detalhes a seguir.


Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Você está curioso para saber o que significa sonhar com dinheiro falso? Veja aqui mais interpretações para esse sonho.


Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Você está curioso sobre o significado de sonhar com bolsa? Descubra neste artigo o que cada cor, situação e outros aspectos querem dizer!