Chá de inhame: Para que serve, benefícios, o uso para engravidar e mais!

Chá de inhame: Para que serve, benefícios, o uso para engravidar e mais!

O chá de inhame contém ricas propriedades e nutrientes que previnem doenças. Conheça os benefícios que o chá pode te dar!


Considerações gerais sobre o chá de inhame

Chá sendo servido

O inhame é um dos alimentos mais consumidos no país. Gostoso, macio e que cai bem no café da manhã ou lanche da tarde, ele é rico em diversos nutrientes que previnem doenças e a imunidade biológica.

De leve sabor doce e que pode ser salgado, o alimento é perfeito para complementar a alimentação e é indicado para muitos casos de doenças, como um auxilio em tratamentos. Pronto em pouco tempo após ser cozido, quem resiste a um inhame com uma singela camada de manteiga derretendo?

E você sabia que o inhame é excelente como chá? A bebida retém seus nutrientes e tem vários benefícios que contribuem com mais força e vitalidade. E seria ótimo para contribuir na fertilidade. Para conhecer, prossiga com a leitura e descubra as maravilhas que farão bem a seu organismo.

Para que serve, preparo e possíveis efeitos colaterais do chá de inhame

Mulher bebendo chá

O chá de inhame pode ser consumido por homens e mulheres. Dentre seus benefícios, a bebida é recheada de nutrientes que ajudam a combater doenças oportunistas, prevenindo contra excessos de toxinas.

Em resumo, é um alimento perfeito para garantir mais naturalidade ao organismo e faz a pessoa estar sempre disposta para seu dia a dia. Para saber sobre as propriedades do chá, continue lendo e surpreenda-se.

Para que serve o chá de inhame

Excelente complemento alimentar e potente remédio natural, o chá regula as taxas sanguíneas, em especial a glicose e glicemia, bem como combate problemas cardiovasculares. Eficiente faxineiro orgânico, limpa o sangue, é digestivo e contribui para o fortalecimento ósseo.

O chá cai bem para qualquer hora do dia. Regular, é muito consumido pelas mulheres que buscam a gravidez. A bebida incentiva a produção de progesterona, o que beneficia a fertilidade feminina. Porém, não há comprovações quanto sua eficiência na ovulação. Convém conversar com especialistas a respeito.

Ingredientes e preparo do chá de inhame

O preparo é super fácil e não gera maiores trabalhos. Entretanto, é preciso controlar seu consumo, pois pode gerar obesidade e causar incômodos estomacais. Lápis e papel na mão, e tome nota.

- Casca de um inhame
- 1 copo de água

Cozinhe a casca por aproximadamente cinco minutos em panela fechada. Em seguida, deixe abafado por um curto tempo. Preferencialmente, beba em jejum. Como não possui muito sabor, pode adoçá-lo.

Efeitos colaterais do chá de inhame

Beba com moderação. Entre seus efeitos colaterais, há casos de náuseas, enjoos e até vômitos. Devido a níveis elevados de calorias, pode levar a casos de obesidade e aumento de taxas do sangue. Por isso, é importante seguir uma dieta regrada e tomar, em média, uma xícara ou copo por dia.

Propriedades, atuação no organismo, fertilidade e quando tomar o chá

Chá sendo servido

O chá de inhame possui propriedades excelentes que ajudam e combatem certas doenças. Fortalecendo a saúde, pode ser usado pelas mulheres para fortalecer a ovulação. Contendo vitaminas, sais minerais e água, o chá mantém o corpo hidratado e contém nutrientes naturais indispensáveis ao sangue e sistema metabólico. Continue lendo nos tópicos a seguir.

Propriedades do inhame e atuação no organismo

O inhame é rico em fibras, vitaminas e possui baixo índice glicêmico. Com propriedades das vitaminas C e do complexo B, facilidade a digestão alimentar, diminui estufamento estomacal, ajuda a emagrecer e evita problemas cardiovasculares.

Além disso, atua como um faxineiro natural no corpo. O inhame pode ser consumido cru e seu chá praticamente dobra seus efeitos positivos ao organismo. Contendo fibras, ajuda no trânsito intestinal e evita prisão de ventre. Excelente diurético, o chá inibe a formação de toxinas naturais.

O inhame e a fertilidade

O inhame possui substâncias que auxiliam na progesterona, importante hormônio que age sobre os períodos de fertilidade. Logo, muitas mulheres buscam este benefício, acreditando que a bebida poderá contribuir nos processos de gravidez.

Entretanto, não há confirmações específicas de que o produto ou seu chá tenham, de fato, contribuído para gestações e tão pouco se realmente surte qualquer efeito interno para o tema. No mais, converse com especialistas e procure saber mais informações a respeito destas possibilidades.

Quando tomar o chá de inhame

O elixir pode ser consumido a qualquer hora do dia e por qualquer pessoa. Poderá tomá-lo diariamente ou por períodos. Caso sinta incômodos no estômago ou cólicas, use o chá para sentir-se melhor e faça dele um hábito em sua rotina.

O chá, por ser digestivo, ajuda a reduzir problemas gástricos e por possuir fibras, regula o funcionamento do sistema para digestão. Para o fígado e pâncreas, é perfeito ajudante em suas funções corporais. Experimente adotar a bebida diariamente e notará as diferenças.

O chá de inhame ajuda a engravidar?

Não há relatos suficientes sobre esta possibilidade. Porém, o chá contém substâncias que favorecem a ovulação e maculam o útero para os períodos de fertilidade. Segundo estudos científicos, o chá provocaria a redução de estrogênio, hormônio feminino, e ajudaria a mulher engravidar.

Mas como nenhum produto é milagroso, não existe eficiência nesta informação de que o composto ajudaria na gravidez. Para tanto, é necessário conversar com seu especialista e obter mais dados que indiquem a bebida a esta função.

Os benefícios do chá de inhame

Imagem ilustrativa de um chá

Até aqui, você percebeu como o chá de inhame pode ajudar em muitas coisas quando o assunto é saúde. Porém, há muito mais benefícios que uma simples xícara pode proporcionar a seu corpo. Suas ações agem com eficiência no organismo. No entanto, lembre-se que o chá é apenas um complemento para o bem estar. Adiante, conheça os benefícios da rica bebida.

Melhoria da visão

Pelos poderes da vitamina C, a visão é amplamente beneficiada e fica prevenida contra problemas como desenvolvimento de catarata. De acordo com especialistas, muitas pessoas relatam mais conforto visual após iniciarem o chá em suas rotinas alimentares. E como bom aliado às pessoas de terceira idade, o chá beneficia os olhos e pode evitar esforços durante os momentos de leitura e visão geral.

Ação antioxidante

Os efeitos antioxidantes possuem eficácia no combate aos radicais livres, que provocam danos ao corpo e causam inflamações internas. Como um faxineiro natural, o chá promove profunda limpeza através da micção natural.

Como desenferrujante, lubrifica determinadas partes do corpo. Então, não é má ideia adotá-lo no dia a dia. Completando, previne patologias ósseas e musculares, reduzindo dores causadas por artrites e reumatismos, por exemplo. E pelas ações desta propriedade, o chá fortalece os núcleos celulares e protege contra formações tumorais.

Auxílio na menopausa

O inhame pode ser um tratamento natural contra os efeitos indesejáveis da menopausa. Às mulheres que passam por esta fase, é excelente dica tomar o chá diariamente e enquanto durar o momento de transição hormonal.

Usar o inhame não apenas como chá, mas incluindo na alimentação em saladas, pode aliviar os incômodos causados pela menopausa. Porém e buscando mais vantagens com os nutrientes, o chá é ótima dica para ser consumido com frequência. Experimente e veja diferenças com o tempo.

Prevenção do diabetes

Aos diabéticos, o chazinho é ótimo na redução de taxas de açúcar no sangue. Por conter baixo teor glicêmico, o uso é permitido desde que consumido em níveis moderados. Para o diabético, o ideal é tomar uma porção ao dia. Com isso, terá forte efeito no sistema pancreático, auxiliando na redução da glicose sanguínea.

Mas é importante manter alimentação equilibrada e saudável para ajudar na manutenção dos açucares presentes no sangue. Uma dica importante: se suspeita de diabetes ou apresenta níveis elevados de açúcar no sangue, fique alerta e procure esclarecimentos médicos. O chá serve como um paliativo, não tendo poder de cura sobre a doença.

Alívio de dores ósseas

Excelente fonte de cálcio, agindo na prevenção de inflamações e infecções com muita vitamina C, o chá de inhame age como bom fortificante na saúde dos ossos. À pessoas da terceira idade com desgastes ósseos provocados por osteoporose, por exemplo, a bebida derivada do inhame facilita disposição a estas indicações.

Como fortalecedor do organismo, promoverá maior equilíbrio orgânico e trará forças na estrutura óssea. Previna-se contra acidentes e evite fraturas, o que é muito com em idosos.

Ressaltando, importante esclarecer que trata-se de um complemento alimentar para inibição a formação de males do organismo, como fortalecedor da saúde. Assim, não substitua medicamentos prescritos. Procure o médico e extraia mais indicações.

Combate à constipação

A constipação, ou prisão de ventre, causa muitos incômodos aos que sofrem com este problema. Para evitar inchaços e dores, o chá de inhame induz na redução de sintomas desta patologia. Por conter grande quantidade de fibras, o chá facilita o trânsito intestinal e beneficia diretamente o aparelho digestivo.

A fim de que não tenha problemas de restrições alimentares, adote a bebida em sua jornada de alimentação. Porém, é sempre bom esclarecer que qualquer alimento deste tipo serve apenas como um reforço na alimentação e bem estar, não devendo ser usado como remédio. Dessa forma, faça consultas periódicas com seu médico e siga as prescrições recomendadas.

Auxílio na perda de peso

Alimento de características naturais, o chá é diurético e intensifica a eliminação de impurezas acumuladas no corpo. Demonstrando resultados eficazes, age na redução de níveis de colesterol e taxas excessivas do sangue.

Por promover sensações de que a pessoa está alimentada após seu consumo, o chá é bom para quem está de dieta e reduz a vontade de comer. Com isso, conseguirá equilibrar o horário das refeições designadas para a reeducação alimentar.

No mais, alimente-se corretamente e nas horas certas. Busque repor os nutrientes necessários ao corpo. Se desejar seguir dietas adequadas, procure por nutricionistas e adote dietas ricas em proteínas, fibras e vitaminas.

Melhoria da função cognitiva

Você sabia que o chá de inhame pode agir diretamente em funções cognitivas do organismo? O tubérculo possui propriedades que afastam crises de tensão, mau humor, ondas de calor em mulheres com menopausa e outros efeitos causados por mudanças hormonais.

Por conter diosgenina, o inhame auxilia e fortalece as funções orgânicas, mantendo excelentes níveis na saúde. Sinta-se mais equilibrado emocionalmente e afaste as diversas características de nervosismo de sua vida. Para a ansiedade, é uma boa dica. Mas observe os efeitos e procure o médico para orientações e converse sobre regras de tratamentos.

Melhoria de problemas respiratórios

Para pessoas que desenvolveram e mantém problemas respiratórios ou é atacado frequentemente por alergias, o chá de inhame possui também a função de melhorar o fluxo das vias respiratórias. A quem já sofreu problemas pulmonares como tuberculose, o chá possui ótima função como descongestionante nasal potente.

Contendo elementos naturais que limpam o organismo, como vitamina C, inclua este medicamento natural em sua rotina e livre-se dos incômodos respiratórios. Dê um basta nas secreções constantes e sinta-se mais confortável. Complementando, siga prescrições médicas e não use apenas o chá para combater as indicações clínicas.

Fortalecimento da saúde do fígado

Para o fígado, o inhame tem rigorosa ação para destruir toxinas acumuladas no órgão. Seu efeito antioxidante desfaz inflamações causadas por sequelas de doenças oportunistas. Para casos de esteatose, gordura no fígado, é excelente.

Além disso, é possível verificar a diminuição de taxas de colesterol, o que beneficia principalmente o fígado e o aparelho digestivo. Sem contar que o chá também auxiliar na função pancreática. Consumindo o chá diariamente, você perceberá a redução de problemas que envolvem a parte hepática do corpo. No mais, mantenha o uso de medicamento caso esteja fazendo algum tratamento clínico.

Prevenção de doenças cardíacas

Por ser antioxidante e com efeitos anti-inflamatórios, o tubérculo em chá previne problemas cardiovasculares e coração. Através de suas propriedades de limpeza do corpo, elimina excessos de gordura e evita que o coração tenha maiores esforços na circulação sanguínea.

Além dos mais, a sua rica concentração em flavonoides, protetores do sistema cardiovascular, impede o desenvolvimento de trombos arteriais ou trombose. Com isso, mantenha consultas periódicas com seu cardiologista e integre mais saúde ao longo de seus dias.

Auxílio no tratamento de gastrite e úlceras

Os efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos deste derivado do inhame, contribuem no tratamento para úlceras e gastrites. Como um ágil soldado que atua no sistema de proteção do corpo, o chá acelera a cicatrização natural de feridas internas ou externas.

Trabalhando a favor de melhor fluidez no intestino, o chá alivia dores, incômodos e acaba com sensações de náuseas, enjoos e outras consequências de gastrites ou úlceras. Contudo e para mais informações, consulte um gastroenterologista antes de adotar hábitos ao chá.

Homens podem consumir chá de inhame?

Inhame

Não há qualquer restrição para os homens se beneficiarem da bebida. Ela pode ser tomada por qualquer pessoa, uma vez que suas propriedades são benéficas ao corpo humano.

Derrubando mitos de que o chá deve ser usado apenas por mulheres que tentam engravidar, o chá é altamente vantajoso para complementar refeições e começar o dia. Além do mais, age com grande desenvoltura na prevenção e tratamento de problemas de saúde.

Relembrando, o chá de inhame auxilia na formação de hormônios que facilitam a ovulação, mas não existem comprovações de que o tubérculo possa ser totalmente eficaz para mulheres que querem engravidar. Por meio de resultados obtidos em pesquisas científicas, a fertilidade é um processo natural e deve ser acompanhada por especialistas no assunto.

Para desempenhar importante papel no organismo, o chá deve ser consumido moderadamente e ao menos com um copo ou uma dose diária por xícara. Combatendo e evitando doenças oportunistas, suas vitaminas, fibras e demais elementos, fortalece o sistema imunológico, deixando as pessoas mais saudáveis, fortes e revigoradas. Adote essa maravilha e sinta suas incríveis propriedades à saúde.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.