Chá de gengibre e canela: propriedades, benefícios, receitas e mais!

Chá de gengibre e canela: propriedades, benefícios, receitas e mais!

O chá de gengibre e canela possui vários benefícios para a saúde e pode contar com outros ingredientes que potencializam seus efeitos. Leia mais no artigo!


Você conhece o chá de gengibre e canela?

Copo de chá.

Rico em gingerol, zingerona e paradol, o chá de gengibre e canela possui vários benefícios para a saúde e é capaz de combater resfriados, dores de garganta e sintomas da má digestão. Portanto, é bastante utilizado atualmente com estes objetivos.

Entretanto, vale ressaltar que este chá também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que amplia os seus benefícios na medida que ajuda na prevenção de uma série de doenças, como a obesidade e o câncer. Por fim, vale ressaltar que ele também atua no emagrecimento.

Se você deseja saber mais a respeito dos benefícios do chá de canela e gengibre, continue a leitura do artigo para encontrar maiores detalhes sobre isso e descobrir como consumir!

Entendendo sobre o chá de gengibre e canela

Xícaras com diferentes tipos de chá.

Originado no Oriente, o chá de gengibre e canela é popular atualmente em vários locais do mundo devido às suas propriedades e várias funções. Além disso, ele pode ser combinado a uma série de outros ingredientes a depender dos objetivos de cada pessoa, o que potencializa os seus benefícios para a saúde e ajuda a combater uma série de doenças. Quer entender mais a respeito do chá de gengibre e canela? Veja a seguir!

Origem

Por ser composto por duas especiarias tipicamente orientais, o chá de gengibre e canela teve origem desse lado do mundo. Nesse sentido, vale citar que o gengibre é uma planta cujas origens estão ligadas à ilha de Java, à Índia e à China, assim como a canela também surgiu nestes locais. A sua chegada no Brasil aconteceu um século depois da chegada dos colonizadores.

Devido às suas propriedades medicinais, a planta foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao seu papel no sistema digestivo e se tornou oficialmente um medicamento contra náuseas, o que confirmou alguns dos seus usos populares.

Pra que serve o chá de gengibre e canela?

O chá de gengibre e canela possui diversas finalidades, que vão desde a prevenção da diabetes e do câncer ao combate à obesidade. Isso acontece devido às suas propriedades termogênicas, que ajudam no sentido de ajudar na eliminação do excesso de líquido no corpo e favorecem a queima de gordura – o que ajuda no processo de emagrecimento.

Atualmente, o chá é utilizado para combater questões relativas à má digestão, como as náuseas e os vômitos. Além disso, promove melhorias no sistema digestório como um todo e combate inflamações.

Propriedades do gengibre

O gengibre possui propriedades terapêuticas devido à presença de várias substâncias, como o zingibereno e a zingerona. Em geral, ele é indicado para aliviar os sintomas de dores de cabeça, dores na coluna e também no tratamento da gota e da artrite. Outros pontos positivos das propriedades do gengibre estão no tratamento das cólicas menstruais.

Vale pontuar ainda a sua ação bactericida e desintoxicante, capaz de ajudar em várias questões do sistema digestivo, o que tornou o gengibre reconhecido como uma planta medicinal que combate enjoos e náuseas de forma eficiente.

Propriedades da canela

A canela possui propriedades carminativas, ou seja, é capaz de combater os gases presentes no intestino. Além disso, também é agente no estômago e ajuda no combate a aerogagia e às digestões mais difíceis. Outro ponto positivo do consumo é o estímulo do apetite.

Ainda merecem destaque as suas propriedades anti-inflamatórias, visto que ela é capaz de agir no processo de desinflamação de todos os tecidos do corpo humano. Também atua no combate aos radicais livres, de modo que previne o envelhecimento precoce.

Outros ingredientes que combinam com o chá

Existem outros ingredientes que podem ser combinados com o chá de gengibre e canela para potencializar os seus efeitos. Nesse sentido, vale destacar a cúrcuma, reconhecida por ser um anti-inflamatório muito potente. Além disso, ela conta com a presença de antioxidantes que são benéficos para o sistema imunológico e para a produção hormonal.

Outro ingrediente que também pode ser combinado ao gengibre e a canela no preparo do chá é o abacaxi. Essa mistura será benéfica devido à presença da bromelina, uma enzima que ajuda bastante na digestão de proteínas.

Dicas para fazer o seu chá de gengibre e canela

Para realmente aproveitar os benefícios trazidos pelo chá de gengibre e canela é importante observar algumas questões. Por exemplo, no momento de adoçar o preparo, é recomendável usar estévia ou mel e não o açúcar. Como os dois produtos citados são naturais, não trazem nenhum tipo de dano à saúde, ao contrário do açúcar e de outros adoçantes artificiais.

Além disso, também é interessante adicionar ao preparo o suco de meio limão, o que ajuda a potencializar os seus efeitos para quem tem como objetivo principal a queima de calorias.

O chá de gengibre e canela pode ser tomado com que frequência?

O uso de chá de gengibre e canela pode ser feito diariamente. Entretanto, é preciso observar algumas questões para conseguir retirar o máximo possível de benefícios dessa infusão. Logo, existem alguns horários que podem ser considerados melhores para ingerir o chá.

Nesse sentido, o mais indicado é ter o estômago vazio e consumir a bebida pelo menos meia hora antes do almoço. Porém, as pausas entre as refeições também são horários indicados. Além disso, o horário noturno deve ser evitado graças às propriedades diuréticas da mistura, que potencializam as idas ao banheiro.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais do chá

Embora seja algo benéfico para a saúde, o chá de gengibre e canela nunca deve ser consumido para as gestantes. Ele pode potencializar o risco de complicações durante a gravidez tanto para a mãe quanto para o feto. Além disso, vale pontuar que a canela aumenta os riscos de aborto.

Então, no caso das mulheres que já apresentam predisposição para tal, o preparo deve ser evitado com mais afinco, visto que ele pode agravar essa condição.

Benefícios do chá de gengibre e canela

Xícara de chá.

Devido às suas propriedades, o chá de gengibre e canela é capaz de trazer benefícios diversos para a saúde, como amenizar dores de garganta e resfriados. Além disso, a sua atuação no sistema digestório combate a má digestão.

Para quem está procurando algo que ajude no emagrecimento, é possível ressaltar que as propriedades termogênicas do chá ajudam na queima de gordura. Quer saber mais sobre isso? Veja a seguir todos os benefícios de consumir o chá de gengibre e canela.

Efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios

Os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios do chá de gengibre e canela atuam em várias áreas do corpo e auxiliam na prevenção e no combate de várias doenças, desde o câncer até a diabetes. Portanto, são as suas propriedades mais interessantes e exploradas.

No que se refere à ação anti-inflamatória em específico, o chá é capaz de ajudar em condições mais específicas, como é o caso da artrite, que pode ser causada por diversos fatores, como o desgaste natural, a idade e também a genética.

Ameniza dores na garganta e resfriados

O tratamento de infecções, desde as mais complexas às mais simples, pode ser auxiliado pelo uso do chá de gengibre e canela. Dessa forma, ele costuma ser usado para combater algumas infecções corriqueiras, como as gripes e os resfriados. Além disso, ajuda bastante a aliviar as dores de garganta e os sintomas da bronquite.

Isso acontece devido ao seu efeito antimicrobiano, que inibe o crescimento de micro-organismo e, portanto, combate às infecções citadas de forma eficiente. Logo, é recomendado fazer uso deste chá e evitar a automedicação em casos como os descritos.

Combate sintomas de má digestão

Devido à presença do gingerol, da zingerona e do paradol, o chá de gengibre e canela atua no combate à má digestão por aliviar os seus sintomas, como o vômito e a náusea. Assim, ele é indicado para melhorar o apetite e também para evitar a perda de peso em pessoas que estão passando por processos de quimioterapia, ocasião na qual isso acontece bastante.

Também vale ressaltar que a atividade antioxidante possui um papel na melhoria da digestão por ajudar nas funções de órgãos como o fígado e o estômago. Por fim, o chá ainda atua no combate aos gases intestinais.

Favorece a queima de gordura corporal

O favorecimento na queima de gordura corporal é uma das coisas que mais atrai as pessoas para o chá de gengibre. Ele acontece devido a ação diurética da bebida, que contribui para que o excesso de líquido seja eliminado do organismo. Entretanto, não é somente essa a atuação do chá no emagrecimento.

Além dos aspectos ressaltados, a bebida possui propriedades termogênicas que são capazes de potencializar os gastos de calorias. Logo, a queima de gordura é favorecida e a consequência deste processo é o emagrecimento.

Auxilia na eliminação de líquidos retidos

As propriedades diuréticas do chá de canela e gengibre favorecem para a eliminação da retenção de líquidos, algo que é bastante comum nas mulheres e contribui para inchaços na região abdominal. Entretanto, ela pode ser mais grave do que isso e se estender para as extremidades do corpo.

É válido ressaltar que algumas pessoas podem precisar desta ajuda devido a questões hormonais, que prejudicam a eliminação do líquido. Entretanto, fatores como o sedentarismo e o consumo excessivo de sal e produtos industrializados também agravam a retenção.

Combate a diabetes

Devido à presença de vários antioxidantes distintos, o chá de gengibre e canela também é um importante aliado no combate à diabetes. Isso acontece porque a bebida ajuda a regular a insulina e as suas funções no corpo.

Como este hormônio é essencial para manter os níveis de açúcar do sangue sob controle, o chá é poderoso também neste sentido. A sua atuação se dá no sentido de prevenção. Portanto, a partir do consumo o indivíduo se torna menos resistente à insulina e, por consequência, tem menos chances de se tornar diabético.

Previne doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares também podem ser prevenidas a partir do consumo do chá de gengibre e canela, o que está ligado aos flavonoides presentes na bebida. Eles são capazes de ajudar no aumento da elasticidade das artérias e também na circulação do sangue. Desse modo, ajudam a evitar a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Esses efeitos são capazes de prevenir infartos, aterosclerose, derrame e pressão alta. Portanto, consumir essa bebida é algo bastante interessante para aqueles que possuem algum tipo de predisposição genética a essas doenças.

Pode também prevenir alguns tipos de câncer

O chá de gengibre e canela também pode atuar no sentido de prevenção quando se fala sobre alguns tipos de câncer. Isso acontece devido à presença de compostos como o gingerol e o shogaol, ambos com ação antioxidante e anti-inflamatória. Assim, os danos que seriam causados às células pelos radicais livres são minimizados.

Portanto, a ingestão dessa bebida é capaz de prevenir o câncer de pulmão, estômago, cólon, pele e pâncreas graças a essas propriedades. Além disso, no caso de pacientes que estão em processo de quimioterapia, o chá de gengibre e canela combate as náuseas.

Receita de chá de gengibre e canela tradicional

Xícara de chá.

A versão tradicional do chá de gengibre e canela conta apenas com dois ingredientes e pode ser preparada através de uma infusão. Além disso, o mais indicado é que seja consumida três vezes ao dia e recomenda-se que as bebidas alcoólicas não sejam ingeridas durante o período de uso, assim como os alimentos ricos em açúcar.

Evite ainda produtos industrializados e comidas gordurosas. Quer saber como preparar o chá e quais são os seus ingredientes? Veja tudo a seguir!

Indicações e ingredientes

Ao consumir a versão tradicional do chá de gengibre e canela, é recomendado incluir na dieta frutas, vegetais e carnes com baixo teor de gordura. Outros alimentos que ajudam a potencializar os efeitos positivos da bebida são os ovos e os derivados do leite – desde que todos eles sejam consumidos nas suas versões desnatadas.

Também vale citar que as gorduras boas precisam ser consumidas e podem ser encontradas em amendoins e outras nozes. Em termos de ingredientes, são usados apenas o gengibre, a canela e a água.

Como fazer

Para preparar o chá de gengibre e canela deve-se seguir as seguintes proporções: a cada 200ml de água, incluir 2cm de gengibre fresco. Caso você opte por usar a versão em pó da raiz, a medida deve ser de 1 colher de sopa para cada litro de água usado no preparo. Em termos de canela, ela pode ser colocada a gosto – uma boa medida é 3 paus a cada litro de água.

Então, todos os ingredientes devem ser colocados em infusão no fogo médio por 5 a 10 minutos. Posteriormente, basta esperar que a bebida esteja em temperatura amena para consumir.

Receita de chá de gengibre com canela e limão

Xícara de chá.

A receita de chá de gengibre com canela e limão pode ser usada para tratamentos de infecções como a gripe. Além disso, caso seja do interesse do usuário potencializar os efeitos é possível incluir o alho na mistura para tornar a ação ainda mais rápida e efetiva. Por fim, o mel também pode se fazer presente como adoçante. Quer saber mais sobre a receita de chá de gengibre com canela e limão? Veja a seguir.

Indicações e ingredientes

Indicado para tratamentos de infecções menores, como a gripe e as dores de garganta, o chá de gengibre, canela e limão possui propriedades anti-inflamatórias e que ajudam no sistema imunológico. Isso acontece devido à presença da vitamina C no limão, que funciona como um apoio a este sistema.

Além disso, o mel pode ser acrescentado à mistura tanto para adoçar quanto pelas suas propriedades antibacterianas. Por fim, o gengibre e o alho, que é opcional na receita, fornecem alívio nas dores no corpo e combatem diretamente o vírus da gripe.

Como fazer

Recomenda-se a utilização do gengibre em forma natural para este preparo. Deve-se usar 2cm da raiz para cada 200ml de água. A canela, por sua vez, pode ser colocada a gosto - entretanto, o mais indicado é que seja usado somente um pau para que o sabor não fique muito forte.

No que se refere ao alho, a metade de um dente é o bastante para 200ml de água e as proporções devem ser aumentadas seguindo esta medida. Vale citar que uma colher de sopa rasa de mel é o suficiente para adoçar. Por fim, acrescenta-se a infusão já pronta do suco de meio limão.

Receita de chá gengibre com canela e maçã

Xícara de chá.

Quando consumido após as refeições, o chá de gengibre, canela e maçã ajuda a potencializar os efeitos do emagrecimento. Isso acontece devido às funções específicas de cada componente. Entretanto, não é somente nesse sentido que a bebida atua, visto que ela traz vários benefícios para a saúde por tratar várias doenças diferentes.

A seguir, você encontrará maiores informações sobre isso. Se você deseja saber mais, basta continuar a leitura.

Indicações e ingredientes

A principal indicação do chá de gengibre, canela e maçã é o emagrecimento. Para tal, ele precisa ser consumido sempre imediatamente após as refeições. Esse efeito é decorrente das propriedades da cada um dos ingredientes envolvidos no preparo.

Por exemplo, a maçã é uma fruta rica em pectina, fibra que ajuda a controlar a glicemia e ajuda a diminuir o colesterol. Do lado do gengibre é possível destacar a sua propriedade termogênica, responsável por acelerar o metabolismo e favorecer o gasto de calorias – o que também está entre as propriedades da canela, que ainda ajuda a controlar a absorção de gordura.

Como fazer

Para preparar o chá é preciso cortar três maçãs em cubos. Na escolha do fruto deve-se dar preferência para aqueles que possuírem a casca mais vermelha. Além disso, deve-se incluir 2 colheres de sopa de gengibre ralado para cada 1 litro de água e um pau de canela.

Todos os ingredientes são colocados em uma panela até que levante a fervura e devem permanecer dessa forma por cinco minutos. Então, deve-se desligar o fogo e deixar o preparo em repouso por cinco minutos. Por fim, basta coar e beber em seguida.

Receita de chá gengibre com canela e hibiscos

Xícara de chá.

Em geral, o chá de gengibre, canela e hibisco é usado para o emagrecimento devido às suas propriedades termogênicas. Conhecido popularmente como “seca barriga”, ele costuma ser usado por pessoas que desejam diminuir as suas medidas rapidamente.

Porém, existem outros benefícios no consumo que podem ser conferidos a seguir. Quer encontrar uma boa receita de chá de gengibre com canela e hibisco? Continue a leitura do artigo!

Indicações e ingredientes

O hibisco é uma planta que ajuda na queima de gordura de forma acelerada. Além disso, possui uma função laxante suave que quando combinada com a sua função diurética, justifica o uso para estes fins. Quando combinada à canela, que conta com propriedades termogênicas, essa ação é potencializada e o organismo tende a queimar ainda mais gordura.

Tais efeitos ainda encontram amparo no gengibre, que além de atuar como termogênico ainda favorece o trabalho das enzimas do fígado, garantindo que o corpo vai eliminar todas as toxinas que estiverem presentes.

Como fazer

Para preparar o chá basta esquentar a água até que algumas bolinhas se formem. Então, é preciso desligar o fogo. Não é necessário deixar que levante fervura. Posteriormente, deve-se adicionar as folhas secas de hibisco à gosto, assim como um pau de canela. Então, os ingredientes são deixados em infusão por 5 a 10 minutos.

Por fim, quando a bebida estiver fria, o gengibre deve ser acrescentado. No caso desse preparo específico, expor a raiz ao calor pode comprometer as suas propriedades e limitar os seus benefícios. Em geral, usa-se a proporção de 1 litro de água para cada 2cm de gengibre.

Receita de chá gengibre com canela e cravo

Xícara de chá.

Conhecido como o trio de cura natural, o chá de gengibre, canela e cravo é um dos mais usados quando o assunto é combater inflamações. Além disso, também são bastante comuns no combate às mazelas do sistema digestivo, visto que a presença do cravo ajuda a potencializar os efeitos positivos nesse sentido.

Quer saber mais sobre essa versão do chá de gengibre e canela? Continue a leitura do artigo para encontrar as informações!

Indicações e ingredientes

Quando se fala sobre uma cura natural, a combinação entre o gengibre, a canela e o cravo pode ser considerada imbatível. Os ingredientes em questão possuem ação anti-inflamatória e são capazes de ajudar em vários processos. Além disso, a sua ação diurética favorece a eliminação de líquido. Outros aspectos que valem ser destacados são o auxílio ao sistema digestivo e imunológico.

Portanto, para manter a saúde de forma geral, este preparo é o mais indicado. Ele também possui propriedades termogênicas que ajudam no emagrecimento e na eliminação de gordura. Quando combinado com exercícios físicos, apresenta bons resultados.

Como fazer

Para preparar o chá de gengibre, canela e cravo basta colocar todos os ingredientes em infusão por 5 a 10 minutos. O consumo deve ser feito quando a bebida estiver em uma temperatura amena ou ambiente. Em termos de quantidade, o mais indicado é usar 2cm de gengibre para cada 2ml de água ou uma colher de sopa para cada litro caso o usuário opte por não fazer uso do produto natural.

No que se refere à canela, em geral usa-se apenas um pau para evitar que o sabor fique mais acentuado. Por fim, o cravo costuma ser colocado a gosto.

Receita de chá gengibre com canela e maracujá

Xícara de chá.

O chá de gengibre, canela e maracujá pode ser consumido quente ou frio e possui um preparo bastante simples. Ele possui vários benefícios para o organismo e é capaz de ajudar desde os movimentos do intestino à sensação de saciedade.

Além disso, as suas propriedades antioxidantes favorecem a desinflamação. Quer saber mais sobre o chá de gengibre com canela e maracujá? Veja a seguir.

Indicações e ingredientes

O chá de gengibre, canela e maracujá é indicado especialmente para pessoas com problema no trato intestinal. Nesse sentido, é válido mencionar que ele estimula o peristaltismo intestinal, o que melhora o funcionamento. Além disso, pode ser considerado uma via mais segura para atingir esse objetivo do que outros chás, como unha de gato e garra do diabo.

Vale citar ainda que a presença dos antioxidantes faz com que as propriedades desinflamatórias também estejam presentes neste chá. A presença do maracujá ainda ajuda a promover a sensação de saciedade, o que favorece o processo de emagrecimento.

Como fazer

Para preparar o chá de gengibre, canela e maracujá é necessário colocar todos os ingredientes em uma panela e esperar ferver. Posteriormente, é preciso esperar que ele esfrie antes de consumir, o que pode ser feito tanto com a bebida fria quanto quente.

Em termos de quantidades, recomenda-se o uso de um maracujá, 2 lascas de gengibre de aproximadamente 2cm, 1 canela em pau e 500ml de água. Para potencializar os efeitos ainda é possível acrescentar 1 maçã picada (com casca) e 2 cravos da índia.

O chá de gengibre e canela possui diversos benefícios!

Xícaras de chá.

O chá de canela e gengibre pode ser feito de maneiras variadas e acrescentando ao preparo ingredientes que potencializam os seus efeitos. Tudo depende dos propósitos do consumidor com a ingestão, visto que a bebida atua em várias frentes distintas, indo desde o processo de emagrecimento ao fortalecimento do sistema digestório.

Portanto, é importante ter em mente qual o efeito pretendido para escolher como consumir o chá e também os horários mais adequados para que os seus benefícios sejam realmente sentidos em longo prazo. Além disso, também é válido observar as contraindicações, especialmente no caso de mulheres grávidas, que podem passar por complicações.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.