Benefícios do chá verde: emagrecimento, prevenção de doenças e mais!

Benefícios do chá verde: emagrecimento, prevenção de doenças e mais!

O consumo do chá verde é uma prática milenar no oriente e isso se deve aos seus vários benefícios. Clique e conheça todas as vantagens de beber o chá verde!


Considerações gerais sobre os benefícios do chá verde

Xícara de chá verde.

O chá verde é um dos mais tradicionais do mundo oriental. Obtido a partir da folha da Camellia sinensis, o chá tem inúmeros benefícios e é, muitas vezes, apontado como o responsável pela longevidade oriental. Rico em compostos antioxidantes, o chá verde ajuda a prevenir a diabetes, o envelhecimento precoce e até mesmo alguns tipos de câncer.

Além disso, auxilia no emagrecimento e melhora a disposição física e mental. Contudo, como tudo, é preciso atenção na hora de adicioná-lo na sua dieta. Devido a esses benefícios, o chá verde se tornou a bebida mais consumida em toda a Ásia.

No Japão, o chá verde desempenha um papel fundamental na cultura, que é concretizado nas cerimônias do chá, chamadas de Chanoyu. Para saber quais os benefícios, como consumir e quais as contraindicações do chá verde, continue lendo esse artigo! Traremos todos os detalhes para você colocar o chá verde na sua vida com segurança.

Os compostos bioativos do chá verde

Xícaras de chá verde.

O chá verde é rico em compostos benéficos para o organismo humano. Entre eles estão os polifenóis, compostos naturais que trazem benefícios à saúde, como reduzir a inflamação e ajudar no combate ao câncer. Descubra agora quais os principais compostos e como eles atuam no nosso corpo!

Cafeína

Existe uma pequena quantidade de cafeína no chá verde. Ela é capaz de reproduzir uma série de benefícios próprios da substância, sem gerar os efeitos negativos associados ao consumo do café, como a ansiedade e insônia.

A cafeína é capaz de afetar o cérebro bloqueando o neurotransmissor conhecido como adenosina. Ao inibir o seu funcionamento, ocorre no organismo um disparo de neurônios e o aumento da concentração de dopamina e noradrenalina.

Dessa forma, a cafeína é capaz de melhorar em diversos aspectos a sua função cerebral como o humor, o tempo de reação, a memória, além de mantê-lo mais desperto. Outro ponto importante dessa relação com o chá verde está em seu potencial antioxidante, e caso assuma uma dose regular ele será capaz de reduzir o estresse oxidativo das células.

L-Teanina

A L-Teanina é um aminoácido que exerce diversos benefícios no sistema nervoso central garantindo uma melhor saúde para o seu cérebro. É responsável pelo aumento da atividade do neurotransmissor GABA que tem propriedades de relaxamento, estimula a liberação de ondas alfa e serve como um potencial ansiolítico.

Além disso, a cafeína e a L-teanina presentes no chá verde possuem efeitos complementares. Isso significa que os dois se combinam e geram efeitos poderosos para o organismo, principalmente em relação às suas funções cerebrais. Assim, são capazes de aumentar o estado de vigília, melhorar a concentração e aliviar o estresse.

Catequinas

No chá verde existem substâncias conhecidas como catequinas. Elas são antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias capazes de atuar no organismo prevenindo os danos celulares, devido às suas capacidades de neutralização de radicais livres como a catalase, glutationa redutase e a glutationa peroxidase.

As catequinas são abundantes no chá verde, o que justifica a sua potência e desempenho no combate ao envelhecimento e na prevenção de diversos tipos de doenças, como as cardiovasculares.

Os benefícios reconhecidos do chá verde

Xícara de chá verde.

São inúmeros os benefícios dessa bebida, isto ocorre por ela possuir uma concentração formidável de nutrientes, antioxidantes e vitaminas capazes de fortalecer o seu sistema autoimune e prevenir uma série de doenças. Descubra os benefícios reconhecidos do chá verde na sequência!

Atua na prevenção do câncer

Já que o chá verde é rico em substâncias como os antioxidantes, eles se tornam capazes de reduzir os danos causados pelos radicais livres que estão dispersos no interior das células. Somado a isso a alta concentração das catequinas, o sistema imunológico é fortalecido e a formação de células cancerígenas é evitada.

Sendo assim, o consumo regular de chá verde ajuda a prevenir diversos tipos de câncer como: o câncer de próstata, de estômago, de mama, de pulmão, de ovário e de bexiga.

Previne o envelhecimento precoce

As catequinas do chá verde auxiliam na redução de inflamações e previne a flacidez da pele. Isto se deve ao seu efeito ativo na produção de produtos de glicação avançadas, as AGEs. Outra propriedade que se associa fortemente à prevenção do envelhecimento precoce é a ação dos antioxidantes, que auxilia também no rejuvenescimento da pele.

A ação antioxidante também melhora as taxas de colesterol no sangue, evitando que ele se oxide ou se acumule nas paredes das artérias causando doenças circulatórias e cardíacas. O estímulo do metabolismo também reduz a gordura corporal, e tudo isso permite que quem consome o chá verde viva melhor e por mais tempo.

Previne doenças cardíacas

O chá verde é capaz de ajudar também a regular os seus níveis de colesterol, principalmente a lipoproteína de baixa densidade, o LDL, que em uma alta concentração no sangue poderá desencadear um infarto ou AVC.

Além disso, ela é capaz de inibir o surgimento de coágulos no sangue, prevenindo diversas doenças do coração e reduzindo os riscos de infarto e derrame. De acordo com o monge budista Eisai, responsável por adicionar a questão espiritual ao consumo do chá verde no Japão, o chá verde promove a saúde de cinco órgãos, mas em especial do coração.

Auxilia na perda de peso

Uma das propriedades que o torna tão popular entre aqueles que querem perder peso está em seu efeito diurético, ajudando na eliminação do excesso de líquido corporal e desinchando o organismo.

Há também os compostos bioativos como a cafeína, os flavonoides e as catequinas. Essas substâncias ajudam no trabalho metabólico do seu organismo, possibilitando que seu corpo gaste mais energia e, por consequência, estimula o emagrecimento.

Melhora a saúde da boca

Outro benefício do chá verde está em suas propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória, o que impossibilita a formação de cáries, placa dental, além da inflamação das gengivas.

Suas substâncias atuam ativamente na sua higiene bucal, diminuindo até mesmo as chances de desenvolver uma periodontite, doença que afeta as gengivas e ossos que sustentam os dentes.

Há estudos inclusive, para produzir enxaguantes bucais com a catequina epigalocatequina-3-galato, substância antimicrobiana, anti-inflamatória e antierosiva do chá verde.

Previne gripes e resfriados

Outra característica que se associa às propriedades antimicrobianas do chá verde está no combate aos vírus e às bactérias, prevenindo o aparecimento de doenças como gripes e resfriados causados pelos vírus da influenza, por exemplo.

Além de prevenir o crescimento dessas bactérias, o chá verde também melhora o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a doenças como essas. Há estudos que comprovam a ação do chá verde até mesmo no combate ao vírus da dengue.

Previne o diabetes

Por causa dos antioxidantes e das catequinas presentes no chá verde ele é capaz de reduzir o stress oxidativo, que ocorre por um desequilíbrio entre os compostos oxidantes e o sistema de defesa ativos pelos antioxidantes resultantes do metabolismo celular.

Isso o torna capaz de melhorar o funcionamento do hormônio insulina, ajustando os níveis de glicose no sangue. E além de prevenir um possível diabetes, é também capaz de auxiliar no seu tratamento.

Combate infecções

Devido às suas propriedades antimicrobianas, o consumo do chá verde atua contra eventuais infecções no corpo. Dessa forma, ela é útil no combate às bactérias e inibem a proliferação de alguns vírus como as da influenza A e B, diminuindo os sintomas das infecções como a febre e dores no corpo.

Controla a pressão arterial

Alguns se preocupam quanto à presença da cafeína no chá verde e um possível aumento na pressão arterial. Contudo, além da concentração ser mínima, estudos mostram que a alta concentração de catequinas faz com que o chá verde tenha o efeito contrário: ele controla a pressão arterial.

As catequinas, que são uma composição bioativa com características similares aos dos antioxidantes, podem auxiliar no relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a inflamação, a oxidação celular e melhorando a circulação sanguínea.

Por consequência, servem também como regulador da pressão arterial. Além disso, o chá verde também diminui o estresse e a ansiedade, evitando picos de pressão alta.

Melhora a função cerebral

Há ainda estudos científicos que comprovam que o consumo regular de chá pode melhorar as funções cerebrais. Isso acontece devido a diversos componentes presentes no chá verde, como a cafeína, que possui a capacidade de colocar o corpo em estado de alerta, melhorando assim o desempenho em tarefas cognitivas.

Outra substância é a L-teanina, que se consumida com frequência pode proporcionar um relaxamento, sendo capaz de melhorar funções como a concentração e a memória. Além disso, há relatos de pessoas que indicam ter mais energia e se sentem mais produtivas quando consomem chá verde.

Aumenta a expectativa de vida

De modo geral, ao prevenir doenças cardíacas e até mesmo cânceres, o chá verde atua ativamente no aumento da expectativa de vida. Outros benefícios do chá permitem que quem o consome tenha uma vida mais longa e saudável, como o controle da pressão arterial, diminuição de gordura corporal, melhora na atividade cerebral e até mesmo redução dos riscos de demência.

A ação antioxidante também combate o envelhecimento precoce, tanto da pele quanto dos órgãos. Muitos pesquisadores atribuem a alta expectativa de vida de populações asiáticas, como os japoneses, às suas dietas balanceadas que incluem o chá verde como bebida principal.

Previne doenças neurodegenerativas

A atuação antioxidante das catequinas e flavonóides auxiliam na manutenção de um cérebro saudável através do combate dos radicais livres. Doenças como Alzheimer, e mal de Parkinson e demência são evitadas pelo consumo do chá verde devido a essa ação redutora do estresse oxidativo.

Além do mais, os polifenóis melhoram a memória e neuroinflamação causadora de demência. O chá verde ainda diminui a agregação de beta amilóide no cérebro, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis e reduzindo as chances de um derrame.

Melhora o humor

Outra substância maravilhosa presente no chá verde é a L-teanina, um aminoácido que aumenta a produção de dopamina e serotonina, causando bem-estar. O chá verde é uma das principais fontes da L-teanina, que tem ainda atuação calmante e sedativa.

Os flavonoides controlam a ansiedade e o estresse, favorecendo o bom humor durante o uso constante do chá.

Melhora o desempenho em exercícios físicos

Como visto, o chá verde atua diretamente em diversos aspectos do metabolismo. Um deles é no consumo de gordura, onde o chá verde diminui a gordura corporal utilizando-a como fonte de energia. Na prática de exercícios essa reação é fundamental para aumentar o gasto calórico e favorecer o emagrecimento.

Ademais, a cafeína favorece o desempenho nas atividades físicas, tem efeito estimulante e termogênico e propriedades diuréticas, trazendo melhores resultados para práticas que visam o aumento de massa muscular e redução de gordura corporal. Por isso, muitos têm utilizado o chá verde na alimentação pré-treino, visando atingir melhores resultados.

Como consumir, riscos do consumo excessivo e quando não é indicado

Chá verde sendo feito na chaleira.

O chá verde pode ser consumido de várias formas. Originalmente, era consumido por meio da infusão das folhas, mas os japoneses popularizaram o consumo da sua forma de pó. Contudo, apesar dos diversos benefícios, o chá verde deve ser consumido com moderação e pode trazer alguns riscos para pessoas específicas.

Continue a leitura para saber como consumir o chá verde de maneira segura e obter todas as vantagens dessa bebida!

Como consumir o chá verde

Originalmente, o chá verde é consumido como os outros chás, através da infusão das suas folhas em água quente. Atualmente também é possível consumir o chá em pó e até mesmo em cápsulas.

Outra opção são os suplementos que possuem chá verde, principalmente os voltados para as atividades físicas. Nesses casos, o consumo deve ser feito conforme recomendação do fabricante e do especialista que acompanha os treinos.

O chá convencional costuma ser consumido entre 2 a 4 xícaras por dia, entre as refeições, respeitando o intervalo de 30 minutos antes e 2 horas depois de cada refeição. Contudo, essa frequência deve ser diminuída caso a pessoa possua alguma das contraindicações para o uso do chá verde.

Riscos de consumir o chá verde em excesso

Como todos os alimentos e bebidas, se consumido em excesso o chá verde pode trazer malefícios e desconfortos. Alguns dos efeitos do consumo em excesso do chá verde são náuseas, dores de cabeça, insônia, dificuldade de absorção de nutrientes e irritação no estômago.

Assim, mantenha um uso moderado, e sempre adicione o chá verde na sua dieta aos poucos. Comece tomando uma xícara por dia e vá progressivamente aumentando, sempre observando os limites do seu corpo e possíveis efeitos colaterais, além de não ultrapassar as quatro xícaras diárias.

Possíveis efeitos secundários do chá verde

Apesar do chá verde ser bem tolerado pela maioria das pessoas, pode causar insônia em pessoas com alta sensibilidade à cafeína. Nesses casos, é recomendado o uso durante o dia, preferencialmente antes das atividades físicas, e em menor quantidade.

O chá verde também pode trazer problemas para o estômago e fígado, principalmente quando consumidos em excesso. Porém, o efeito secundário mais frequente do consumo do chá verde é a diminuição da absorção de nutrientes, principalmente o ferro e o cálcio. Por isso é tão importante consumi-lo entre as refeições, e nunca durante elas.

Quem não deve consumir o chá verde

O chá verde não deve ser consumido por grávidas, pois algumas substâncias do chá podem diminuir o fluxo de sangue para a placenta, prejudicando o bebê. Ademais, mulheres que estão amamentando também não devem consumi-lo, para evitar que as substâncias sejam passadas para o bebê.

Pessoas com problemas gastrointestinais também deve evitar consumir o chá, ou consumi-lo com extrema moderação para evitar a piora dos sintomas de úlceras e gastrites. Quem possui problemas no funcionamento do fígado também deve evitar o chá, visto que ele pode ser sobrecarregado.

Ademais, pessoas com problemas crônicos de insônia, ou alta sensibilidade à cafeína, devem evitar ou controlar o uso do chá verde. Indivíduos que fazem uso de remédios anticoagulantes também não devem consumir o chá verde, pois como ele atua na redução de coágulos pode causar até hemorragias.

Por último, pessoas com problemas no funcionamento da tireoide, principalmente com hipertireoidismo também devem evitar o chá. Isso porque essas pessoas já possuem metabolismo mais rápido, o que pode ser potencializado pelo chá e causar problemas.

Dicas para preparar o chá verde

Xícaras de chá verde.

Agora que você já conhece os benefícios do chá verde, suas contraindicações e cuidados ao consumi-lo, vamos te ensinar as melhores dicas para preparar o seu chá adequadamente. É essencial preparar seu chá da melhor forma possível para obter todas as vantagens do seu consumo. Leia e entenda!

Escolha boas folhas de chá e use na quantidade correta

A qualidade das folhas de chá verde é determinante para o resultado do seu consumo. Os sachês comercializados em larga escala não possuem folhas frescas e, muitas vezes, utilizam também o caule na hora de triturar.

Por isso, dê preferência às folhas frescas e, caso vá consumir o chá em pó ou triturado, busque produtos de procedência comprovada. A qualidade das folhas utilizada influencia até mesmo no sabor do chá, tornando mais prazeroso o seu consumo.

Outro ponto importante é a quantidade correta das folhas para fazer o chá. Geralmente, utiliza-se 2 gramas de folhas de chá para 170 mL de água. Contudo, acerte de acordo com sua preferência, visto que a alteração na relação das folhas e da água pode modificar o sabor final do chá.

Use a água com a temperatura certa

Para obter um chá gostoso e nutritivo, atente-se também à temperatura da água. A água excessivamente quente pode tornar o chá mais amargo, além de prejudicar as substâncias do chá.

Porém, a água muito fria não será capaz de extrair o sabor e os nutrientes das folhas. O ideal é esperar o início da fervura da água e, assim que começar a borbulhar, desligar o fogo. Depois, adicione as folhas e tampe a panela ou chaleira.

Faça infusões por até três minutos

Como as folhas de chá verde são sensíveis, deixá-las por muito tempo infusionadas também pode alterar o sabor e composição. Por isso, ao desligar o fogo e adicionar as folhas, espere no máximo 3 minutos para coá-las.

Deixá-las menos de 3 minutos também prejudicará a extração do sabor e nutrientes, mas caso passe de 3 minutos o chá ficará amargo e poderá perder sua ação antioxidante, conforme estudos. Com o tempo você terá a prática o suficiente para preparar seu chá da forma adequada para obter todos os benefícios e maravilhosos sabores.

Adicione suco de hortelã ou limão

O chá verde tem, naturalmente, notas amargas. Isso pode desagradar algumas pessoas e, para facilitar o consumo, você pode misturá-lo com suco de limão ou com folhas de hortelã.

Além de tornar o sabor ainda mais gostoso, essas combinações potencializam os benefícios do chá. Caso tenha dificuldade de tomar o chá, é possível também adoçá-lo com açúcar ou mel.

Apesar dos benefícios do chá verde, existem contraindicações no consumo?

Xícara de chá verde.

O consumo do chá verde é uma prática milenar para as culturas orientais. Para os japoneses, por exemplo, o chá verde possui importância não somente nutricional, mas também espiritual.

Os seus benefícios são reconhecidos por diversas gerações e, mais recentemente, têm sido verificados por estudos científicos. A Camellia sinensis possui uma alta concentração de antioxidantes e outras substâncias como aminoácidos e vitaminas. Seu uso diário protege o coração, dá mais disposição, melhora o sistema imunológico e até mesmo retarda o envelhecimento precoce.

Todavia, como todo produto, deve ter seu uso moderado, pois o consumo em excesso pode trazer prejuízos, como insônia, problemas gastrointestinais, sobrecarga do fígado e até mesmo dificuldades para absorver nutrientes.

Ademais, mulheres grávidas ou amamentando, crianças, e pessoas com alguma doença pré-existente devem evitar consumir o chá, ou fazê-lo apenas com prescrição médica. O chá verde também pode ter efeitos colaterais com o uso combinado com medicamentos, como os anticoagulantes.

Por isso, antes de adicionar qualquer alimento ou bebida na sua dieta, é importante se consultar com um nutricionista e realizar exames periódicos. Assim, você poderá aproveitar das vantagens do consumo do chá verde e evitar os possíveis efeitos colaterais.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.