Significado da Pedra Âmbar: signo, chakra, composição e mais!

Significado da Pedra Âmbar: signo, chakra, composição e mais!

O âmbar é um cristal originário da resina de uma árvore. Usado desde a pré-história, ele atrai beleza, sorte, prosperidade e auxilia em processos de cura.


Quais os significados da pedra Âmbar?

ambar

O âmbar é um cristal ancestral. Você provavelmente já ouviu falar do âmbar se leu sobre mitologia nórdica ou se já assistiu filmes como Jurassic Park. Sabe aquela pedra alaranjada que continha um mosquito dentro dela e foi usada para replicar os dinossauros? Pois bem, este é o âmbar e ele, de fato, existe.

Apesar de ser conhecido como uma pedra, o âmbar é, na verdade, uma resina fossilizada retirada de árvores coníferas como o pinheiro.

Devido a esse processo de formação através do tempo, seus significados estão ligados ao desenvolvimento da paciência, limpeza da mente, equilíbrio das emoções, desenvolvimento da criatividade e transmutação de energias.

Além disso, o âmbar atua também na cura do corpo físico, exercendo influência no aumento da imunidade, regulando o metabolismo e curando de males como a dor de cabeça.

Neste artigo, apresentamos os segredos desse cristal poderoso, indicando dicas de sua origem composição e usos. Apresentamos também sua relação com os signos, chakras e dicas importante de como utilizá-lo para fins meditativos ou inclui-los em seus acessórios diários como pulseiras e colares. Confira.

Características da Âmbar

ambar

Para iniciarmos os estudos sobre o âmbar, é importante saber sobre sua origem e composição. Desta maneira, você saberá se ele é um cristal seguro para ser trabalhado. Além disso, você conhecerá também sua relação com os signos e profissões, além de crenças associadas a este cristal poderoso. Continue lendo para entender mais sobre esse cristal.

Origem e composição

O Âmbar é uma resina fossilizada de árvores do tipo conífera, gerado por meio de processos biológicos. Seu uso pelos seres humanos é muito antigo e data, inclusive, do período Neolítico da pré-história. Sua origem é da parte báltica da Europa, especialmente de árvore da família Sciadopityaceae, originária das regiões mais ao norte europeu.

Sua composição é bastante heterogênea, mas inclui diferente corpos resinosos que são mais ou menos solúveis em compostos como o álcool, o éter e o clorofórmio.

Devido à sua beleza natural, o âmbar é utilizado em inúmeros adereços e objetos decorativos, especialmente joias e tem sido muito valorizada desde a antiguidade. Presentemente, o âmbar é mais utilizado como uma pedra preciosa, mas ele também pode ser empregado em processos curativos.

Cores, dureza e composição química

Âmbares ocorrem em uma ampla variedade de cores. Geralmente, a mistura das tonalidades amarela, laranja e marrom são associadas a esse cristal e por isso, existe uma cor que leva o seu nome. No entanto, o âmbar ocorre naturalmente em tons que lembram o branco, o amarelo casca de limão siciliano, o marrom e até um tom de negro.

É possível encontrar âmbares na cor azul, mas ela é produzida pelo homem, com a adição de minerais como a pirita. O âmbar é facilmente falsificado. Muitas vezes, vende-se pedaços de plástico como âmbar, por isso atente-se à sua composição física e características.

Ele é basicamente constituído basicamente por diterpenos (C20H32) e possui forma naturalmente irregular, embora seja possível poli-lo.

Ele é um cristal extremamente leve e facilmente penetrado, pois possui nível de dureza entre 2.0 e 2.5 na escala de Mohs, utilizada para medir a dureza dos minerais. Embora ele possa ser molhado, ele pode derreter ou queimar facilmente.

Benefícios

Os benefícios do âmbar estão relacionados à cura, sabedoria ancestral, beleza, força, sorte, proteção e ao amor. Se deseja atrair mais beleza para sua vida, experimente usar um colar feito com contas de âmbar ou, se preferir, use apenas um pingente desse cristal.

Os benefícios do âmbar também estão ligados à ancestralidade e, por isso, pode ser usado para neutralizar os efeitos dos padrões negativos herdados por você de sua família. Assim, além de romper as maldições e energias negativas ligadas à sua família, o seu âmbar também acionará a sua memória ancestral, trazendo consigo lições importantes para sua vida.

Crenças

O âmbar é um dos cristais mais usados na antiguidade. Por ser suave ao toque, diferente de outras pedras, acreditava-se que ele tinha vida própria, especialmente porque ele possuía muitas vezes dentro si partes de plantas ou pequenos insetos.

Na China, os antigos acreditavam que os âmbares eram almas dos tigres que se transformavam em âmbar após terem deixado o plano físico. Além disso, acreditava-se que o âmbar continha dentro de si os segredos e a essência da própria vida, e por isso o associavam ao princípio feminino da divindade, A Grande Mãe.

O âmbar também era creditado por conferir beleza descomunal aos seus usuários. Na Mitologia Nórdica, por exemplo, a deusa Freya, deusa da guerra e do amor, possui um colar feito com contas de âmbar chamada Brísingamen, símbolo de seu poder e beleza.

Signos e chakras

O cristal de âmbar pode beneficiar todos os signos:

- Áries: traz brilho, coragem, aumenta a vitalidade e reduz a indecisão.
- Touro: aumenta a criatividade e auxilia a desenvolver a intuição.
- Gêmeos: facilita o desenvolvimento da comunicação, trazendo mais motivação para concluir o que começou.
- Câncer: aumenta a autoestima, contribuindo para se abrir mais para o mundo e o crescimento pessoal.
- Leão: traz boa sorte e crescimento pessoal.
- Virgem: aumenta as habilidades mentais.
- Libra: aumenta a vitalidade e autoestima.
- Escorpião: traz para a superfície tudo o que está escondido, tornando-o mais aberto.
- Sagitário: desenvolve a habilidade de encontrar amigos e serve como talismã do amor.
- Capricórnio: inspira novas conquistas, trazendo força e confiança.
- Aquário: traz otimismo, fé em si mesmo e criatividade.
- Peixes: melhora a saúde e a autoestima, neutralizando sentimentos negativos.

No caso dos chakras, o âmbar é essencial para equilibrar o plexo solar, o segundo chakra, localizado na região entre o umbigo e as costelas e o chakra sacral, localizado na região do sacro.

Elementos e planetas

O âmbar é regido por dois elementos: o Fogo e o Akasha, o quinto elemento também conhecido como éter ou espírito. Essa associação com o quinto elemento está enraizada na crença de que o âmbar continha dentro de si os registros akáshicos, uma espécie de memória do mundo e que, como tal, contém toda a sabedoria universal do tempo.

Já o planeta regente do âmbar é o Sol, o astro mais poderoso do nosso universo. Por isso, acredita-se que o âmbar possua a coloração alaranjada e amarelada por ter sido influenciado pelas energias de seu regente planetário.

Profissões

O âmbar é o cristal essencial para as profissões ligadas a terra. Por isso, fazendeiros, jardineiros, agricultores, engenheiros agrônomos e florestais são beneficiados pelas suas energias. Por estar relacionado à história e à formação da vida, arqueólogos, arquivistas, biólogos, geógrafos, geólogos, historiadores, paleontólogos, dentre outros, também se beneficiam desta poderosa pedra.

Além disso, o âmbar pode ser utilizado por pessoas que trabalham na área da estética ou profissionais da saúde que lidam, mesmo que indiretamente, com temas como aparência. Dentre elas, pode-se citar cabeleireiras, dermatologistas, esteticistas, maquiadores e nutricionistas.

Para se beneficiar das energias do âmbar, você pode deixá-lo em seu ambiente de trabalho, de preferência sobre a sua mesa. Caso trabalhe externamente, deixe-o dentro do seu bolso direito.

Efeitos da Âmbar no corpo espiritual

ambar

Após conhecer os elementos mais basilares sobre o âmbar, partimos, finalmente, para sua aplicação na vida. Inicialmente, apresentamos os efeitos do âmbar no corpo espiritual, com dicas para usá-lo para desenvolver a paciência, limpar a mente, equilibrar as emoções, despertar a criatividade e transmutar as energias. Confira.

Âmbar para desenvolver a paciência

Uma vez que o processo de formação do âmbar envolve um período longo, é mais do que esperado que ele esteja associado à paciência. Por isso, você pode ter um pedaço de âmbar sempre perto de você para que desenvolva uma atitude mais paciente sobre a vida, especialmente com relação às atitudes das pessoas com quem convive.

Para usá-lo, é ideal que você possua um colar com um pingente ou cotas de âmbar, mas é essencial que ele seja longo o suficiente para que o cristal toque o seu peito. Se você costumar ser agressivo com as palavras, use o âmbar não somente próximo ao coração, como também entre os ossos da clavícula, no chakra laríngeo.

Âmbar na limpeza da mente

O âmbar é um cristal essencialmente protetivo e purificador. Por isso, você pode utilizá-lo quando se sentir estressado e precisar se livrar das imagens ou ruídos mentais que insistem em te perseguir. Ele é igualmente eficaz para os dias em que você está passando por dificuldades e pensa besteiras.

Para se beneficiar deste poder de limpeza da mente, medite com ele, enquanto inspira uma fumaça dourada e espira uma fumaça negra. Ao expirar, imagine que todos os pensamentos ruins estão deixando o seu corpo, da mesma forma que o ar está indo embora. Ao inspirar, imagine coisas boas para que elas entrem no seu corpo juntamente com o novo fluxo de ar.

Âmbar no equilíbrio das emoções

Se você deseja equilibrar suas emoções, segure um âmbar em suas mãos todas as vezes que você sentir desequilibrado. Se desejar, esfregue-o sobre o seu peito, enquanto entoa alguma palavra positiva como um mantra.

Se desejar, esfregue o seu cristal de âmbar na sua mão, até que ele seja aquecido. Então, leve às mãos até o seu nariz para que você sinta a sua energia exalando e invadindo o seu corpo. Você pode utilizá-lo durante a sua meditação para ter mais equilíbrio emocional.

Âmbar na criatividade

Os cristais de âmbar estão intimamente ligados à energia da criatividade, devido à sua energia dourada. Se você se sentir com algum bloqueio de natureza criativa, carregue um âmbar sempre com você, ou deixe-o no local em que você precise exercer a sua criatividade, como a sua escrivaninha.

Durante o processo de estimula da criatividade, é essencial que o âmbar se encontre no seu campo de visão.

Âmbar na transmutação de energias

O âmbar é um purificador energético natural. Quando deixado no ambiente, ele emana sua energia dourada capaz de provocar o movimento de energias estagnadas para que elas sejam, assim, transmutadas em energias positivas.

Por estar associado ao Sol e ao elemento Fogo, o elemento da transformação, o âmbar cria um ambiente de positividade, quebrando os ciclos de energias negativas da mesma maneira como a luz solar e o fogo são capazes de dispersar a escuridão.

Efeitos da Âmbar no corpo físico

ambar

O âmbar tem sido utilizado há milênios como parte da medicina folclórica e alternativa para promover a cura do corpo físico. Dentre seus principais benefícios estão a melhora da imunidade, regulação do metabolismo, cura de dores de cabeça, além de auxiliar em processos de cura geral. Entenda mais sobre seus efeitos no corpo físico a seguir.

Âmbar no aumento da imunidade

Devido aos efeitos da eletrostática presente neste cristal, o âmbar é uma das melhores pedras de cura, já que possui influência direta no aumento da imunidade. Quando utilizado com esse propósito, ele reforça os mecanismos naturais do corpo, auxiliando sai regeneração e cura.

Para se beneficiar dele, esfregue-o em seu corpo. Lembre-se, no entanto, que o uso de cristais não deve substituir o tratamento médico convencional. Cristais devem ser usados como métodos para reforçar o seu tratamento, então, sempre que precisar, procure tratamento com um profissional da saúde adequado.

Âmbar na dor de cabeça

Sempre que você sentir dores de cabeça, você pode utilizar o âmbar para que elas possam ir embora. Para isso, coloque um cristal de âmbar diretamente sobre a área afetada para promover a cura.

Quando sua dor de cabeça acontecer em diferentes áreas da sua cabeça simultaneamente, você precisará utilizar um número de cristais de âmbar correspondente ao número de regiões afetadas pela dor.

Âmbar na cura

Como agente de cura, o âmbar deve ser empregado especialmente em doenças causadas por questões psicológicas ou espirituais que possuem como resposta uma dor física. Para isso, coloque o cristal diretamente sobre a ferida ou sobre a região do órgão afetado para que ele possa agir liberando seus poderes curativos.

Em alguns casos, você pode recorrer a elixires feitos com esta resina poderosa, mas lembre-se que eles devem ser produzidos pelo método indireto (ou seja, os seus cristais não podem ser depositados dentro do recipiente com água e sim fora dele).

Âmbar nos problemas respiratórios

O âmbar também está intimamente ligado aos processos respiratórios e, consequentemente, ele auxilia em problemas que afetam a sua respiração. Para melhor se beneficiar de suas propriedades, é ideal que você moa um pedaço de âmbar para então queimá-lo como incenso.

Lembre-se de se certificar que o seu âmbar é natural, caso contrário você sentirá cheiros desagradáveis de plástico queimado. Além disso, certifique-se de deixar o ambiente com uma excelente circulação de ar.

Âmbar no metabolismo

Outra propriedade bastante conhecida do âmbar é sua capacidade de melhorar o metabolismo, tornando-o mais equilibrado e retornando-o ao seu ritmo natural. Para isso, mantenha um cristal de âmbar sempre próximo de você.

Como usar a Âmbar?

ambar

Agora que você conhece as principais propriedades do âmbar nos campos espiritual e físico, é importante aprender como aplicar seus conhecimentos. Por isso, ensinaremos a seguir como ele pode ser usado para estimular a meditação, além de dicas de como se beneficiar deste poderoso cristal utilizando como pulseira ou pingentes. Confira.

Como usar a Âmbar meditação

O âmbar é um cristal ideal para estimular a meditação. Além disso, devido ao seu processo de formação, ele está ligado às energias de vidas passadas, e você pode utilizá-lo para acessar estados meditativos mais profundos e descobrir o que aconteceu.

Para utilizá-lo para meditar, é necessário que ele esteja em contato direto com sua pele, preferivelmente sob a roupa. Este processo para estimular a meditação é chamado de contato direto. No entanto, também é possível se beneficiar da energia do âmbar por meio do contato indireto.

Para isso, deixe seu cristal num local perto de você, de preferência no máximo a três metros de distância do seu corpo. Então, mentalize uma luz dourada que ativará os seus chakras e te levará para o mundo meditativo. Se desejar, queime incenso de cedro ou sândalo em suas práticas.

Como usar a Âmbar como pulseira ou pingente

Para usar o âmbar como pulseira, escolha contas que sejam polidas ou para um toque mais rústico, aquelas que estão em seu estado bruto. Se você deseja atrair as energias do âmbar para si, use sua pulseira no pulso da mão com a qual você não escreve (se for ambidestro, deixe no pulso da mão com a qual você tem menos desenvoltura na escrita).

Se desejar enviar energias para o ambiente, sua pulseira deve ficar no pulso da mão com a qual você escreve melhor.

No caso de pingentes, é essencial que ele esteja visível para os outros, a não ser que a sua intenção seja trazer mais proteção. Nesse caso, deixe-o escondido por debaixo de sua roupa. Escolha um âmbar na tonalidade que preferir. No entanto, quanto mais escuro, mais poderoso ele é.

Como usar a Âmbar no ambiente

Para usar o âmbar no ambiente, deixe-o num local longe temperaturas altas ou de locais como a cozinha. Você pode deixá-lo próximo à porta da sua casa para que ele afaste toda e qualquer negatividade que tente adentrar o seu lar. Se preferir, deixe-o na sua cômoda ou perto de um espelho para que ele aumente a sua beleza e brilho pessoal.

Você também pode deixá-lo nos locais mais frequentados da casa para melhorar a energia destes ambientes e de todos que os frequentam. Se ele quebrar ou partir, queime-o como incenso para limpar os ambientes da energia que ele absorveu. O âmbar natural pode ser queimado e possui uma fragrância fresca.

Como usar a Âmbar no trabalho

No trabalho, o âmbar pode ser deixado sobre a sua mesa para que ele neutralize as energias do ambiente e facilite a comunicação nele. Além disso, o âmbar aumentará a sua produtividade, trazendo mais conhecimento e concentração, além de melhorar o seu foco.

Para isso, lembre-se de deixá-lo em contato com a sua pele ou mantenha-o bem perto de você. Se você trabalha em pé, você deve deixá-lo no seu bolso ou utilizar uma pulseira ou pingente com contas de âmbar. Se desejar e se for permitido, pendure-o no local mais alto do escritório para que sua energia seja espalhada pelo ambiente.

Manutenção da Âmbar

ambar

A manutenção do âmbar é muito simples. O único cuidado que você deve ter é deixá-lo longes de fontes de calor, não o expor a temperaturas muito altas, bem como evitar molhá-lo, pois ele pode de deteriorar em contato com a água. Como todo cristal, ele deve ser limpo e energizado. Aprenda como a seguir.

Limpeza e energização da Âmbar

Para limpar seu âmbar, queime incenso de ervas de limpeza como sândalo, mirra, olíbano ou arruda. Então, segure-o diretamente sobre a sua fumaça do incenso por alguns segundo.

Quando seu âmbar estiver imerso na fumaça, concentre-se, feche os olhos e imagine uma luz dourada emanando dele e iluminando tudo ao seu redor. Então, recite, em prece: “com o poder do ar e do fogo, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”.

Após limpá-la energeticamente, é chegado o momento de energizar a sua pedra. Para isso, deixe seu âmbar em na sua janela ou um local natural para que ele receba diretamente os raios do sol e da lua por cerca de três horas. Pronto, ele já pode ser utilizado.

Onde encontrar o cristal Âmbar?

O âmbar, infelizmente, é um cristal relativamente difícil de ser encontrado. No entanto, você pode procurá-lo em lojas esotéricas, feiras de artesanato, lojas de artigos religiosos ou, melhor ainda, em lojas especializadas em minerais, pedras e cristais.

Quando adquirir seu âmbar, é importante se certificar que ele é legítimo. Converse com o vendedor e analise as pedras disponíveis. Muitas vezes, infelizmente, pedaços de plástico são vendidos como âmbar.

Você pode perguntar sobre a origem do seu cristal (lembra que falamos que eles vêm da porção báltica da Europa?) e desconfiar e algo que pareça muito perfeito ou de pedaços que possuam dentro insetos ou animais grandes como escorpiões.

Caso não encontre âmbar, existe um substituto à altura: o copal. Além de mais barato, é tão poderoso quanto. Após adquiri-lo, não esqueça de limpá-lo e energizá-lo como já ensinamos.

A pedra Âmbar é ideal para o ambiente de trabalho?

ambar

Sim. Quando utilizada no ambiente de trabalho, a pedra âmbar proporcionará muitos benefícios. Inicialmente, sua energia dourada irá criar uma camada de proteção que te envolverá e trará para você mais discernimento, autonomia e o pensamento lógico necessário para analisar o que acontece no trabalho de maneira mais prática.

Além disso, o âmbar está ligado à energia do trabalho em si, promovendo mais harmonia, equilíbrio, sucesso e prosperidade para seus usuários. Consequentemente, ele é ótimo para alavancar o sucesso da empresa e, consequentemente, seu sucesso pessoal, tornando o ambiente de trabalho mais saudável, para que seja possível que todos cresçam juntos.

Por isso, sempre que puder tenha um âmbar perto de você para afastar todo o mal e atrair o sucesso que você merece. Siga essas dicas, confie na sua espiritualidade e aja para que o Universo permita que você manifesta a vida que tanto almeja.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


cristais pedras

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.