9 chás para enxaqueca: receitas, gengibre, camomila, laranja e mais!

9 chás para enxaqueca: receitas, gengibre, camomila, laranja e mais!

Descubra neste artigo qual é a melhor opção de chá para o combate aos terríveis sintomas causados pela enxaqueca. Leia aqui!


Por que tomar Chá para Enxaqueca?

Mulher segurando xícara de chá.

Problemas comuns na vida moderna como estresse excessivo ou uso constante de aparelhos domésticos são alguns dos fatores que podem desencadear crises de enxaqueca nos indivíduos que sofrem deste mal. As crises podem criar a necessidade de silêncio e escuridão no ambiente para amenizar a dor, além de remédios alopáticos.

Entretanto, para quem deseja buscar uma solução mais natural para este problema, existe a opção dos chás fitoterápicos. Neste artigo são apresentadas 9 alternativas de chá para combater a enxaqueca e os incômodos físicos que estão associados a ela. Conheça as ervas e as flores que podem ajudar no combate da enxaqueca aqui.

Chá para Enxaqueca com tanaceto

Xícara de chá.

O chá de tanaceto é uma ótima alternativa para quem sofre com as dores causadas pela enxaqueca. A planta possui propriedades que previnem as crises causadas por essa dor. Conheça aqui!

Propriedades

Tanaceto, ou Tanacetum parthenium, é uma planta medicinal da família da camomila que é usada popularmente na etapa de prevenção das enxaquecas devido ao partenolídeo. O partenolídeo é um componente presente nas folhas desta planta que tem o poder de evitar que as fortes crises de enxaqueca se instalem no organismo.

Por esse motivo, o chá de tanaceto pode ser ingerido tanto na prevenção das graves crises de enxaqueca, quanto no momento em que as mesmas já estão acontecendo. A planta é usada nos tratamentos fitoterápicos desde a Antiguidade para o combate de outros males além das dores de cabeça.

Indicações

O chá de Tanaceto é recomendado para quem já possui o diagnóstico de enxaqueca. A comorbidade se caracteriza por dor unilateral forte na cabeça precedida de aura (sintomas visuais como luzes, manchas escuras ou embaçamento). Tanaceto se adequa aos indivíduos que são afetados por esta enfermidade pois diminui os sintomas que acompanham as crises de enxaqueca como enjoos, vertigens e vômitos.

O chá indicado para o tratamento da enxaqueca deve ser feito a partir das folhas da erva medicinal Tanaceto, com o uso de infusão. É ideal que o chá seja consumido regularmente, como uma forma de prevenção de crises.

Contraindicações

Apesar dos chás de ervas e flores medicinais serem naturais, seu consumo ainda pode representar riscos à saúde caso ocorra inadequadamente. No caso do chá de Tanaceto, usado no tratamento de crises de enxaqueca, o consumo não é recomendado para gestantes, lactantes ou crianças menores de 12 anos.

A ingestão do chá medicinal também é contraindicada para pessoas que apresentam alergia às plantas da família Compositae, como a camomila. Além disso, o chá de tanaceto também deve ser evitado por pessoas que passarão por cirurgias, suspendendo seu uso nas duas semanas anteriores ao procedimento, pois a substância pode estimular hemorragia.

Ingredientes

Para quem deseja combater as crises de enxaqueca com o chá de Tanaceto são necessários os seguintes ingredientes: 1 colher (de chá) de folhas de Tanaceto, 500 ml de água filtrada ou mineral fervente, 1 bule ou panela para o preparo e coador. As partes do Tanaceto usadas no chá são somente as áreas superiores, como as folhas, podendo incluir flores também.

A erva medicinal pode ser encontrada em feiras, lojas de produtos para fitoterapia ou de produtos orgânicos. Caso seja difícil o acesso ao Tanaceto desidratado na localidade do indivíduo que pretende prepará-lo, é possível também comprar em lojas virtuais.

Como fazer

O preparo do chá de Tanaceto se dá por meio de infusão, técnica recomendada para chás que são feitos com folhas e flores. Primeiramente, para o preparo do chá de Tanaceto é necessário aquecer a água a cerca de 90º (um pouco antes de levantar a fervura).

Após aquecer a água, é recomendado desligar o fogo e incluir 1 colher de folhas da erva, abafando a mistura por cerca de 5 a 10 minutos, para liberar as propriedades. Após o tempo de infusão, o chá está pronto, podendo ser coado. Recomenda- se o consumo do chá até 3 vezes ao dia.

Chá para Enxaqueca com camomila

Xícara de chá.

Conhecida por sua capacidade de acalmar os ânimos agitados, a camomila é uma flor popularmente usada nas práticas de fitoterapia para estresse. Mas quem sofre com enxaqueca também pode encontrar alívio neste chá. Entenda a seguir.

Propriedades

O chá de Camomila pode ser usado para amenizar os sintomas da enxaqueca devido às seguintes substâncias que se encontram na herbácea: flavonoides, taninos, cumarinas e óleo essencial alfa-bisabolol. As propriedades podem ser consumidas no chá ou em cápsulas e possuem a capacidade de diminuir o estresse, a ansiedade e deprimir o sistema nervoso central.

Devido a estes aspectos, a Camomila gera a sensação de relaxamento físico e mental nos indivíduos que a consomem. Além do poder relaxante, a Camomila também pode ser usada como anti-inflamatório natural, analgésico, antibacteriano e cicatrizante. Eczemas e dermatites também podem ser tratadas com a erva.

Indicações

A camomila é indicada para pessoas que sofrem de crises de ansiedade, estresse, insônia, dores de cabeça, cólicas, dermatites, inflamações, dores de ouvido, eczemas e enxaquecas. Sua cartela de funções é vasta devido aos componentes presentes na erva, que funcionam como anti-inflamatórios e tranquilizantes.

O consumo com intuito fitoterápico da herbácea pode ser feito na forma de chá ou de cápsula. Outra forma possível de se usufruir dos benefícios presentes na Camomila é por meio do uso do óleo essencial de Camomila. A erva pode ainda ser usada como cosmético, promovendo o clareamento dos cabelos ou aromatizando sabonetes e hidratantes.

Contraindicações

Como todas as ervas medicinais, a Camomila tem grande potencial benéfico para o organismo, mas também pode causar malefícios caso seja administrada inadequadamente. Gestantes, por exemplo, devem evitar a ingestão de Camomila. Apesar do chá da herbácea ser recomendada para enjoos comuns na gravidez, o seu consumo pode desencadear aborto por agir como estimulante uterino.

A camomila é uma das plantas usadas na fitoterapia que possui poucas contraindicações. No entanto, ainda é necessário se atentar às possibilidades de alergia a partir da sua ingestão. Pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitá-la, pois a planta potencializa o efeito do remédio.

Ingredientes

Para preparar um delicioso chá de camomila que pode até amenizar crises de enxaqueca são necessários os seguintes ingredientes: 1 colher de chá de flores de camomila (secas ou desidratadas) ou 1 sachê de chá de camomila vendido pronto e 1 xícara (240 ml) de água filtrada ou mineral aquecida a 90º.

Além disso, será necessário um recipiente para preparo, que pode ser panela ou bule e a xícara para servir. Quem quiser beber chá de camomila adoçado deve optar por adoçantes naturais como o mel e pode incluí-lo na lista. Além de acrescentar a doçura ao chá, o mel combate sintomas ligados à ansiedade e estresse.

Como fazer

Para um delicioso e relaxante chá de Camomila, o primeiro passo é aquecer a cerca de 90° 1 xícara (240 ml) de água filtrada ou mineral, após isso acrescenta-se a porção de flores secas ou in natura. Feita a mistura, é apenas necessário tampar o recipiente e esperar de 5 a 10 minutos para que a infusão permita a liberação das propriedades.

O preparo do chá de Camomila se dá por meio de infusão. Essa técnica é a ideal para quem deseja fazer um chá que possui como ingredientes folhas ou flores de ervas medicinais, pois não chega a ferver a matéria-prima.

Chá para Enxaqueca com orégano

Xícara de chá.

Engana-se quem pensa que o Orégano é um mero tempero para pizzas. A especiaria pode ser usada como ferramenta natural no combate às enxaquecas, se consumida como chá. Entenda melhor aqui:

Propriedades

O orégano é uma erva oriunda do Mediterrâneo que possui diversas propriedades, dentre elas estão: flavonóides, tanino e timol. Além de funcionar como um antifúngico e antibacteriano e potente regulador de ciclo menstrual natural, o Orégano também pode ser usado para quem deseja combater dores musculares ou dores tensionais, causadas ou não pela enxaqueca.

Para que suas propriedades sejam absorvidas pelo organismo da forma adequada, é recomendado que seu uso ocorra na forma de chá ou de óleo essencial. Enquanto o óleo essencial pode ajudar a amenizar dores musculares e contusões, o chá possui a capacidade de amenizar dores de cabeça.

Indicações

A recomendação de consumo do chá de orégano é que a bebida seja ingerida ao menos duas vezes por dia, para que o organismo consiga absorver quantidades significativas de suas propriedades. Ademais, o consumo da erva no preparo dos alimentos também pode trazer benefícios à saúde.

A ingestão de Orégano diária pode ajudar a combater radicais livres devido aos seus componentes antioxidantes, logo, a erva é indicada para pessoas que possuem baixa imunidade. Para os indivíduos que estão lidando com doenças de origem bacteriana, o orégano também é uma boa indicação, pois a erva aromática combate 23 tipos de bactérias.

Contraindicações

A erva aromática pode ser consumida sem apresentar graves riscos à saúde da população em geral. Entretanto, o Orégano deve ser evitado pelo grupo composto de gestantes e lactantes, podendo ser ingerido em chá somente a partir de uma recomendação médica ou fisioterapêutica. Além disso, as pessoas que já possuem alergia a erva aromática também não devem consumi-la.

Os alérgicos ao Orégano podem apresentar episódios que envolvem enjoos, vômitos, vermelhidão na pele ou diarreia. Contudo, fora esses casos, não existem grandes contraindicações do consumo do chá de orégano ou da erva aromática in natura ou desidratada como tempero nos alimentos.

Ingredientes

Quem deseja aliviar as dores de cabeça ou enxaquecas com uma xícara do aromático chá de Orégano, deve buscar os seguintes ingredientes: 1 colher de sopa (14g) de folhas ou flores de orégano desidratadas ou in natura, 1 xícara (240 ml) de água filtrada ou mineral aquecida a 90º, 1 bule ou panela para aquecer a mistura no fogo e 1 xícara com pires para servir.

A escolha do chá de orégano como alternativa para amenizar os sintomas de enxaqueca é uma boa decisão para as pessoas que não possuem acesso fácil a lojas de produtos naturais, pois os ingredientes são encontrados em mercados.

Como fazer

Para o preparo do chá de Orégano é necessário primeiramente aquecer 1 xícara de água filtrada ou mineral no recipiente escolhido para ir ao fogo (bule ou panela). Antes que a água comece a ferver, é recomendado desligar o fogo, pois este chá é preparado com o uso da técnica de infusão.

Após aquecer a água, desliga-se o fogo, em seguida devem ser acrescentadas as folhas ou flores de Orégano secas ou in natura. Com isso, é necessário tampar o recipiente por cerca de 5 a 10 minutos para que a infusão libere as propriedades da erva. Passado o tempo, está pronto.

Chá para Enxaqueca com boldo

Xícara de chá.

O chá de Boldo é famoso por auxiliar nas dores de estômago, indigestão e até ajudar na cura dos sintomas da ressaca. Mas ainda existe outra finalidade para esse chá: o combate à enxaqueca. Entenda a seguir.

Propriedades

O chá de Boldo é um remédio caseiro fortemente propagado na cultura popular. Exatamente porque o Boldo é uma erva de fácil cultivo, a planta se tornou um tratamento fitoterápico acessível. Além da facilidade de acesso e cultivo, o Boldo possui diversas propriedades que ajudam no combate a inflamações, dores, espasmos e outros males.

Devido às propriedades presentes no Boldo, o chá da erva possui a capacidade de aumentar a produção da bílis no fígado. Assim como demais folhas, o Boldo tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de funcionar como um poderoso diurético natural, ajudando na eliminação de toxinas.

Indicações

O boldo é indicado como tratamento alternativo para pessoas que apresentam problemas digestivos, sobrecarga no fígado, inflamações, problemas gastrointestinais como gastrite e úlcera, além de dores de cabeça como a enxaqueca. As pessoas que lidam com esses males podem se beneficiar das propriedades presentes no boldo através do chá.

O consumo do boldo é indicado em chá feito a partir da infusão das folhas da planta ou mesmo por meio da mastigação das folhas in natura, para que as substâncias benéficas ao organismo sejam liberadas e ingeridas. Caso seja escolhida a opção do chá, é indicado que seja bebido no máximo 3 vezes ao dia.

Contraindicações

As ervas medicinais oferecem inúmeros benefícios para o organismo e, diferente dos medicamentos alopáticos, no uso de tratamentos fitoterápicos existem menos efeitos adversos. Isso acontece porque a base de medicamentos é encontrada na natureza, mas não contém adição de químicos. No caso do boldo como tratamento fitoterápico, as contraindicações são poucas, mas ainda existem.

Para pessoas que possuem hepatite ou câncer de fígado, o uso do chá de boldo é contraindicado, exatamente porque as propriedades presentes na erva medicinal estimulam o funcionamento do órgão. Ademais, mulheres grávidas e lactantes também devem evitar o consumo dessa erva, consumindo apenas caso exista recomendação médica.

Ingredientes

O chá de boldo é uma receita tradicional que faz parte da cultura brasileira, geralmente sendo transmitida pelas gerações mais antigas das famílias. Para o seu preparo é necessário o uso dos seguintes ingredientes: 1 colher de chá (5g) de folhas frescas e lavadas de boldo, 1 xícara (240ml) de água filtrada ou mineral, além dos materiais usados no preparo.

Para quem deseja preparar o chá de boldo é recomendado usar um bule ou panela, além de 1 xícara com pires ou tampa. Além disso, é possível usar algo para adoçar o chá e evitar seu amargor típico, recomenda-se o uso de mel a gosto.

Como fazer

Antes de mais nada, é necessário aquecer a água filtrada ou mineral na panela ou bule escolhido para o preparo. O ideal é que a água não chegue a atingir o ponto de fervura, sendo aquecida a cerca de 90°, para a infusão. Assim que a água estiver nessa temperatura, apaga-se o fogo e são inseridas as folhas de boldo lavadas.

Com isso, é recomendado tampar a mistura, para que ocorra adequadamente a infusão e as folhas liberem suas propriedades. Passados cerca de 10 minutos, o chá está pronto para ser coado, adoçado com mel e bebido até 3 vezes por dia.

Chá para Enxaqueca com lavanda

Tipos diferentes de chá.

A Lavanda é famosa por sua coloração lilás e seu aroma. Mas além de ser usada em produtos cosméticos, a flor também possui propriedades medicinais e o seu chá ajuda no combate à enxaqueca. Entenda.

Propriedades

Na Idade Média, a Lavanda era conhecida como a “erva que cura todos os males”, graças aos inúmeros benefícios para a saúde que a planta proporciona. Uma das primeiras propriedades científicas conhecidas da lavanda é a capacidade cicatrizante. Além disso, a flor também ajuda no combate à depressão.

Ademais, a lavanda é muito usada na fitoterapia e na aromaterapia atualmente devido às suas propriedades tranquilizantes. O uso do óleo essencial de lavanda pode auxiliar pessoas que enfrentam problemas para dormir, cólicas e ansiedade. O linalol presente no óleo essencial de lavanda ajuda no tratamento do estresse e da hipertensão, gerando relaxamento.

Indicações

A flor de lavanda pode ser indicada para diversas situações, dentre elas estão o combate a doenças que causam desgaste emocional como a ansiedade e a depressão, lembrando que a planta não substitui o tratamento psicológico. Além dessa possibilidade, a Lavanda é indicada também para indivíduos que sofrem de crises de enxaqueca, pois possui efeito relaxante.

Os seus benefícios podem ser absorvidos pelo organismo por meio do consumo de chá de flor de Lavanda ou pela utilização do óleo essencial de Lavanda. Além disso, existe a possibilidade de uso da flor em trouxas guardadas no travesseiro, para o sono tranquilo.

Contraindicações

Existem poucas contraindicações no uso da Lavanda. Entretanto, o consumo deve ser evitado por alguns grupos de pessoas: indivíduos que possuem úlceras estomacais e pessoas que exercem atividades em que é necessário estar com atenção plena devem evitar, pois o chá de Lavanda, assim como o óleo essencial, pode provocar sonolência.

Ainda que exista pouca probabilidade, pode ocorrer a irritação no estômago, caso o chá seja ingerido em excesso. No caso de mulheres grávidas e lactantes deve ser consultado o médico ou fitoterapeuta antes da ingestão de qualquer espécie de chá medicinal, visando evitar quaisquer complicações na gestação ou intoxicação do bebê.

Ingredientes

Quem deseja preparar um delicioso e relaxante chá de Lavanda precisa dos seguintes ingredientes: 2 colheres de chá (30g) de flores de lavanda frescas lavadas ou lavanda seca, 1 litro de água filtrada ou mineral aquecida a cerca de 90º e o adoçante natural que desejar. Recomenda-se o uso de mel para adoçar, pois o ingrediente também possui efeito tranquilizante e pode potencializar o efeito calmante da lavanda.

Também é necessário que seja usado um recipiente para aquecer a água como bule. Os ingredientes necessários para o chá de Lavanda podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos naturais ou fitoterápicos.

Como fazer

Inicialmente é preciso aquecer 1 litro de água mineral ou filtrada no recipiente apropriado para ir ao fogo. No momento em que a temperatura da água atinge cerca de 90º, ou seja, antes de ferver, é necessário acrescentar as 2 colheres (30g) de flores de lavanda e tampar o recipiente para que a infusão proporcione a liberação das propriedades.

Após o período de 5 a 10 minutos, a infusão já está pronta para ser coada e adoçada, se necessário. Caso o adoçante escolhido seja o mel, é recomendado escolher as versões com sabores mais neutros como o tipo “florada silvestre”.

Chá para Enxaqueca com hortelã

Xícara de chá.

O chá de Hortelã é popular por seu uso no combate à azia e má digestão. No entanto, algumas propriedades presentes na erva aromática também ajudam no combate à enxaqueca. Entenda aqui.

Propriedades

As folhas de Hortelã possuem diversos óleos essenciais naturais que são liberados por meio do processo de infusão. Um dos óleos naturais mais importantes desta erva aromática é o mentol, pois ele possui a propriedade analgésica, auxiliando no combate a dores tensionais na cabeça, crises de enxaqueca e dores no corpo.

Além do poder analgésico da Hortelã, existem ainda outras propriedades encontradas na planta, como o alívio de problemas gastrointestinais, combate a má digestão e ajuda a limpar as papilas gustativas, auxiliando pessoas que estão em dietas com restrição de açúcar. As folhas podem ser usadas também no tratamento capilar, estimulando o crescimento.

Indicações

A erva medicinal Hortelã, assim como o chá preparado a partir de suas folhas podem ser usados para quem deseja melhorar o funcionamento digestivo e quem sofre com dores de cabeça. Os métodos de consumo de Hortelã indicados para seu uso medicinal são na forma de chá, mastigação de folhas in natura ou mesmo como acompanhamento de água saborizada.

O consumo do chá de Hortelã é indicado na dosagem de 2 a 4 xícaras por dia, podendo inclusive acontecer no período noturno, uma vez que o chá não possui ingredientes que provocam sensações estimulantes, como é o caso da cafeína.

Contraindicações

Produtos naturais e ervas medicinais possuem o uso disseminado na cultura mundial, mas é importante se atentar às possíveis reações causadas pela ingestão dos remédios da natureza. No caso da erva aromática Hortelã, seu consumo é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 5 anos.

Esses grupos específicos de indivíduos devem consultar os médicos ou fitoterapeutas para obter orientações acerca da possibilidade do uso medicinal da erva aromática e das dosagens adequadas. Pessoas que possuem doenças respiratórias crônicas como asma ou bronquite também devem evitar o seu consumo sem supervisão de um especialista para que não ocorram danos à saúde.

Ingredientes

Os ingredientes para preparo do refrescante e aromático chá de Hortelã são os seguintes: 2 colheres (8g) de folhas de hortelã fresca picada ou 1 sachê de chá de Hortelã desidratado 1 xícara de água filtrada ou mineral aquecida a temperatura de 90º e 1 recipiente para preparo do chá, que pode ser panela ou bule para levar a mistura ao fogo.

Para o chá de Hortelã com propósitos terapêuticos não é recomendado que se use açúcar refinado para adoçar a bebida, mas uma alternativa saudável para quem deseja uma versão doce do chá é o mel ou o melado para veganos.

Como fazer

O preparo do delicioso chá de Hortelã se inicia levando 1 xícara de água filtrada ou mineral para o fogo no recipiente escolhido. Quando o líquido atingir a temperatura de 90°, pouco antes de iniciar a fervura, é recomendado apagar o fogo e acrescentar 2 colheres de chá (8g) das folhas de Hortelã picadas.

Com isso, é necessário tampar o recipiente para que ocorra a infusão e sejam liberados os óleos essenciais presentes nas folhas de Hortelã. Após descansar de 5 a 10 minutos, o chá está pronto para ser coado e adoçado com mel ou melado, se necessário, e bebido.

Chá para Enxaqueca com gengibre

Copo de chá.

O chá de Gengibre possui muitas propriedades medicinais, sendo termogênico, anti-inflamatório e antioxidante. Com todos esses benefícios, o Gengibre se torna um importante elemento para o combate à enxaqueca. Conheça os benefícios do Gengibre aqui!

Propriedades

Gengibre é uma raiz comumente usada na culinária como especiaria, mas também pode ser ingerido como chá, que é a melhor forma de ingestão das suas propriedades medicinais. São elas: capacidade antioxidante, poder anti-inflamatório que ajuda na redução de dores de cabeça e crises de enxaqueca.

O gingerol é o componente mais relevante presente no gengibre e atua como termogênico e anti-inflamatório. Esse elemento auxilia no tratamento de dores de cabeça que podem ter origem inflamatória. Além disso, o Gengibre também possui propriedades digestivas, combatendo enjoos. A raiz de Gengibre também ajuda a regular a glicemia no organismo.

Indicações

O consumo de Gengibre no tratamento fitoterápico é indicado para pessoas adultas saudáveis que buscam um ingrediente de fácil acesso com benefícios para a saúde. A ingestão regular de gengibre é recomendada e pode acontecer na forma de chá, de tempero ou de água saborizada.

Para pessoas que necessitam de um elemento natural capaz de acelerar o funcionamento metabólico, ajudar a circulação sanguínea, evitar e combater inflamações e, ainda, potencializar o sistema imunológico, o Gengibre é fortemente indicado. A forma mais recomendada de consumo para a absorção dos seus nutrientes é por meio do chá, feito com a raiz in natura.

Contraindicações

Apesar do Gengibre ser uma fonte natural de benefícios para a saúde de um modo geral, seu consumo deve ser feito de forma cautelosa, assim como todas as demais plantas e raízes usadas na medicina fitoterápica. Para quem faz o uso contínuo de medicamentos anticoagulantes e de ácido acetilsalicílico o consumo regular de Gengibre é contraindicado.

No caso de mulheres grávidas e lactantes só devem fazer a ingestão de Gengibre após a conversa com o médico ou fitoterapeuta. Pessoas que fazem tratamentos alopáticos para o combate a diabetes também devem evitar o consumo excessivo de Gengibre, pois pode causar hipoglicemia.

Ingredientes

Os ingredientes necessários para o preparo do chá de Gengibre são: 1 colher de chá (4g) de gengibre in natura cortado em rodelas finas, 1 xícara (240 ml) de água filtrada ou mineral aquecida a cerca de 90° e um recipiente apropriado para ir ao fogo, como panela ou bule.

Preparar um delicioso chá de Gengibre pode parecer uma tarefa fácil, mas é importante se atentar à escolha dos ingredientes para que as propriedades presentes na raiz sejam extraídas adequadamente. Para o chá de Gengibre com a finalidade fitoterápica é necessário escolher raízes de gengibre que não estejam desidratadas ou apresentem mofo.

Como fazer

Inicialmente, para o preparo do chá de Gengibre com fins terapêuticos, é necessário aquecer a água filtrada ou mineral até atingir a temperatura aproximada de 90°. Após aquecer a água, é necessário apagar o fogo e acrescentar 1 colher de chá de Gengibre in natura fatiado e tampar o recipiente para que aconteça a infusão.

Após o preparo da infusão, é recomendado deixar o chá abafado por cerca de 5 minutos, tempo suficiente para que as propriedades presentes na raiz de Gengibre se dissolvam na água aquecida. Para finalizar, é possível coar o chá preparado antes de beber, sem adoçar.

Chá para Enxaqueca com valeriana

Xícara de chá.

O chá de Valeriana usa as raízes da planta, local em que se concentram os ativos relaxantes da mesma. Descubra como o consumo deste chá pode ajudar no tratamento de enxaquecas.

Propriedades

A Valeriana é uma das ervas mais famosas no combate à insônia, à ansiedade e ao estresse devido às suas propriedades medicinais, que são encontradas nas raízes da planta. Sua absorção pelo organismo pode ser feita por meio do chá ou de extrato de Valeriana.

As propriedades presentes na raiz de Valeriana têm o poder de auxiliar na insônia, combater o estresse e ajudar a acalmar os ânimos em momentos que desencadeiam grande nervosismo. O ácido valerênico é o composto presente na raiz responsável por causar a sedação do sistema nervoso, assim diminuindo a sensação de ansiedade e combatendo a insônia.

Indicações

O chá de Valeriana, assim como o consumo do seu extrato em pó na forma de cápsulas é altamente indicado para pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade, possuem dificuldade de dormir, enfrentam grandes momentos de estresse ou que se encontram com fortes dores de cabeça ou enxaqueca advindas do estresse.

Entretanto, é importante ressaltar que o consumo do chá ou das cápsulas manipuladas de Valeriana não devem substituir o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico para o tratamento das questões que dão origem ao estresse ou à ansiedade. A Valeriana atua nos sintomas desencadeados no organismo, mas não resolve as questões precursoras dos transtornos.

Contraindicações

Apesar dos chás medicinais terem somente elementos naturais em seu preparo, ainda é importante ter bastante cautela quanto ao seu consumo indevido. No caso do chá medicinal de Valeriana, é importante ter cautela quanto ao seu consumo exagerado, pois a erva pode causar sonolência excessiva, o que pode atrapalhar as atividades diárias, por isso é recomendado ser bebido a noite.

Além disso, o uso diário do chá de Valeriana causa a resistência do organismo às substâncias tranquilizantes, com isso, se torna necessário consumir cada vez dosagens maiores. Para crianças, gestantes e lactantes, a ingestão do chá de Valeriana deve acontecer sob orientação médica.

Ingredientes

Para o preparo do relaxante chá de Valeriana, é necessário o uso dos seguintes ingredientes: 1 colher de chá (4g) de raízes de Valeriana seca, 1 xícara (240 ml) de água filtrada ou mineral aquecida a cerca de 90º, 1 recipiente adequado para levar ao fogo a mistura (bule ou panela) e 1 coador para retirar o excesso das raízes antes de servir.

Também pode ser necessário acrescentar algum adoçante natural como mel ou melado de cana, pois o sabor das raízes de valeriana é forte e pode não agradar os paladares mais exigentes. Entretanto, esse é um elemento opcional.

Como fazer

O preparo do relaxante chá de Valeriana para os indivíduos que enfrentam crises de enxaqueca deve se iniciar levando 1 xícara (240 ml) de água filtrada para o recipiente em que a mistura irá para o fogo. No momento em que a água levantar fervura, acrescenta-se 1 colher de chá (4g) de raízes de Valeriana e tampar.

Após cerca de 10 minutos fervendo o chá com as raízes da erva, é possível apagar o fogo e coar a mistura, adoçando ou não antes de beber. Esse chá é preparado por cocção, por ser feito com raízes, por isso a erva é fervida.

Chá para Enxaqueca com camomila e laranja

Copo de chá.

O chá de Camomila e Laranja, além de possuir um aroma inebriante, pode ser um forte aliado de quem enfrenta dolorosas crises de enxaqueca. Descubra o porquê desta mistura aqui.

Propriedades

A Camomila é uma flor conhecida por ser usada como um calmante leve e natural. A Camomila possui em sua composição química a substância chamada apigenina, é um flavonóide responsável por proporcionar o relaxamento e a sensação de bem estar. O componente, se consumido em chá, pode ajudar a diminuir dores de cabeça.

Já a Laranja, é um ingrediente rico em vitamina C, por consequência possui alta capacidade antioxidante. A fruta, além de possuir aroma inconfundível, combate a ação dos radicais livres no organismo e previne o desenvolvimento de doenças neurológicas, por isso auxilia no tratamento de enxaquecas, que podem sobrecarregar o sistema nervoso.

Indicações

A Camomila é indicada para crianças e adultos saudáveis que buscam uma alternativa natural para o relaxamento e diminuição de dores de cabeça causadas pelas tensões do dia-a-dia. O chá da flor pode ajudar também os indivíduos que sofrem de insônia e deve ser bebido de 2 a 4 vezes por dia.

De outra maneira, a Laranja atua como um precursor do sistema imunológico, ajudando no combate às doenças causadas por imunidade baixa e adicionando disposição para enfrentar as atividades diárias. O consumo da laranja como medicamento fitoterápico é recomendado caso seja produzido a partir da casca, onde se encontram os óleos essenciais.

Contraindicações

Apesar dos ingredientes presentes no chá de Camomila com Laranja serem naturais, é importante se atentar às contra indicações apresentadas por médicos. Bebês até 6 meses de idade não devem consumir o chá de Camomila ou de Camomila com Laranja. Quanto ao grupo que possui maiores restrições, as grávidas, não há grandes restrições no consumo do chá.

Mesmo não possuindo grandes contra indicações, é importante consultar o médico antes de se iniciar o consumo regular de qualquer chá como tratamento fitoterápico. Lembrando que os chás naturais não excluem a necessidade dos tratamentos tradicionais para ansiedade, dores crônicas ou doenças graves.

Ingredientes

Para o preparo de um delicioso e tranquilizante chá de Camomila com Laranja, são necessárias cascas de 2 laranjas in natura, 2 copos (500 ml) de água filtrada ou mineral, 6 folhas de louro, suco de 1 limão e 2 colheres de sopa (28 g) de flores de camomila seca, além do recipiente adequado para o preparo do chá no fogão e 1 coador.

Quanto à escolha do tipo de laranja não existem restrições. No entanto, as laranjas das espécies laranja-pêra e laranja Bahia possuem maior concentração de vitamina C nas suas cascas, por isso podem ser as mais adequadas.

Como fazer

O preparo do chá medicinal de Camomila com Laranja para o combate aos sintomas de enxaqueca se inicia com a fervura de 2 copos de água mineral ou filtrada. Após essa etapa, são acrescentadas as cascas de 2 laranjas e as 6 folhas de louro que devem ser mantidas sob fervura por cerca de 2 minutos.

Em seguida, depois de apagar o fogo, são acrescentadas as flores de Camomila e o suco de 1 limão, que devem ser mantidos em infusão por cerca de 5 minutos. Por fim, a mistura está pronta para ser coada e adoçada, caso seja necessário, e bebida.

Com que frequência posso tomar o Chá para Enxaqueca?

Xícara de chá.

A resposta para esta questão pode variar devido a diversos fatores. Primeiramente é necessário a compreensão de que o chá escolhido para o tratamento de enxaqueca não substitui o acompanhamento médico adequado. Além disso, é importante conhecer as recomendações de uso para o chá escolhido.

Dependendo da erva medicinal usada no chá para o combate a enxaqueca, seu consumo pode ser mais frequente ou mais limitado. Por isso, é importante conhecer e estudar as recomendações e contra indicações de cada erva usada no tratamento, pois mesmo as ervas medicinais, se usadas de forma inadequada, podem ser nocivas para o organismo.

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.