O fim de relacionamentos: como lidar, o que podemos fazer, dicas e mais!

O fim de relacionamentos: como lidar, o que podemos fazer, dicas e mais!

Terminou seu relacionamento e está sofrendo com a perda de seu amor? No artigo a seguir, explicaremos como enfrentar sua dor e ser feliz.


Considerações gerais sobre o fim de relacionamentos

Placa de um casal rachada no meio.

Tristeza e sentimento de luto. O fim de uma relação causa transtornos inesperados e quem nem sempre as pessoas conseguem segurar essa barra. Depois de tempos de amor, amizade, cumplicidade e muita união, ver tudo isso acabar é praticamente inaceitável.

Particularmente, cada casal tem maneiras distintas de enxergar uma luz ao fim do túnel. Por mais que hajam conselhos, não é fácil administrar o término de uma relação. Os planos para o futuro, sentimentos e tantas coisas bacanas que ainda poderiam surgir, dá a entender que foi um esforço à toa.

Se passa por essa situação, a primeira dica é respirar fundo, tentar manter a paz e criar novas expectativas. Como o velho e bom ditado, somente um novo amor é capaz de curar as feridas de um amor anterior? Prossiga na leitura, tente se identificar e recomece.

O fim de relacionamentos, tristeza, luto e quanto tempo dura o sofrimento

Dois corações.

Ninguém quer perder um amor. Ainda mais se for uma relação sólida, estável e que seja para um futuro próspero. Porém, as adversidades existem e pode acontecer o rompimento. Por mais que venham dicas, conselhos e sugestões para a pessoa reverter a situação, permanece o ditado de que “coração é terra por onde ninguém passeia”. Entenda na leitura a seguir, o que o fim de um relacionamento compreende na vida pessoal.

Por quê ficamos tristes ao fim de um relacionamento?

Particularmente, cada pessoa reage de formas diferentes às suas perdas. O fim de uma relação amorosa é a certeza de que virá um vazio que poderá não ser mais preenchido. Vem a sensação de que algo primordial desapareceu e a vida não será mais como antes.

Infelizmente, as pessoas não estão livres de perdas. A tristeza parece querer destruir e pode levar muito tempo para desaparecer, trazendo até danos à saúde. Entretanto, em muitos casos, a perda é vista como algo tão forte, que pode levar a pessoa a ter reflexos nunca antes sentidos.

Mas, se a tristeza está tomando conta de você, lembre-se que na vida tudo é passageiro. Por mais doloroso que possa ser, tente ver que está tendo novas chances de recomeçar e buscar alternativas de se fortalecer.

Por que relacionamentos terminam?

Há o ditado que diz que “o tempo passa e tudo há de acabar”. Mas, será que essa expressão pode atingir um casal que pode ser exemplo de relacionamento amoroso? Ou será que, mesmo em níveis de estabilidade”, a convivência diária pode ser determinante?

Na prática, as relações acabam por desgaste natural ou falta de compreensão. O comportamento do casal é altamente relevante, pois pode trazer consequências que, no dia a dia, minam o amor. Chega a ser complexo, pois os sentimentos demandam compreensão.

O luto pelo fim do relacionamento

Quando acaba uma relação, o sentimento é de tristeza profunda e luto pela perda. Assim como um ente querido parte, o fim de um relacionamento caracteriza uma dor intensa e quase inexplicável. A perda se materializa como se fosse o desaparecimento de algo que faz parte da sobrevivência humana.

Assim como na perda de alguém especial na vida, o fim de uma relação simboliza uma marca forte na vida. Imaginar como serão os dias sem aquela pessoa que foi tão importante, chega ser um martírio que não terá fim. A dica é viver os dias com intensidade e expor os sentimentos. Quando sentir-se pronto, recomece. E guarde as lembranças como saudade e não como dor.

Como uma pessoa pode aceitar o término?

Difícil explicar como aceitar uma perda. Términos de relacionamentos são mais duros ainda. Porém, vem a pergunta, o que fazer nessas horas? Será que chorar é a solução? Tentar reverter o fim? Ou será que resta apenas aceitar a decisão e encarar a realidade?

Cada pessoa vê seus sentimentos de forma que pode adaptar em seu dia a dia. Sentimentos do coração são muito improváveis de conduzir esses momentos com mais determinação. Ao menos nos primeiros dias ao fim, o comportamento pode ser decisivo na vida pessoal.

Ninguém é tão volúvel e frio, a ponto de deixar um momento desses passar em branco. Mesmo que a pessoa seja mais esclarecida devido a suas experiências, haverá dor. A perda e suas consequências são o sinal para recomeçar.

Por quanto tempo o sofrimento é considerado aceitável ou natural?

Não há um tempo determinado para que a perda pelo fim de uma relação seja compreendida. Dependerá da maturidade de cada um dos envolvidos. Porém, se uma das partes decidiu pelo fim, terá mais liberdade para usufruir os momentos que uma liberdade imaginária poderá proporcionar.

Mas, se quem foi pego de surpresa com a situação, poderá ter dias incontáveis de sofrimento. A não ser que o casal tenha terminado de comum acordo. Mas, de forma que a poeira possa baixar, apenas o tempo vai curar as feridas e dores que a perda de um grande amor causou na vida.

Como diz a sabedoria humana, apenas o tempo será o senhor absoluto em reencaixar e reorganizar a vida do ex-casal. Confie em seus dias.

O que podemos fazer quando um relacionamento chega ao fim

Coração partido ao meio.

Ao fim de uma relação, vem à cabeça como serão os próximos dias. As pessoas pensam na saudade, na falta que aquele fará e como preencher o vazio que o término causou. Mas, é possível dar a volta por cima e recomeçar sem ressentimentos ou mágoas. A seguir, veja as dicas para superar o trauma e dar a volta por cima. É hora de cultivar seu amor próprio.

Não reprima ou esconda os seus sentimentos

Por mais que se queira evitar, é um pouco complicado fazer de conta que está tudo bem. Porém, as regras são claras. Chore, ponha para fora e expresse sua tristeza. Não guarde apenas a você. Conversem com alguém de confiança e compartilhe os momentos. Aceite a realidade. Temos que levar em conta a sabedoria popular. A força do universo age conforme deve ser.

Porém, o mesmo universo que te tirou de uma situação, trará novos presentes para você. Ou seja, é seguir a vida, na certeza de que há novidades com outras pessoas que surgirão em seus caminhos. Por mais banal que seja, é bom perder para saber manter.

Continue cuidando de sua alimentação

Mesmo que seus sentimentos sejam os donos da situação, não deixe de cultivar seus hábitos alimentares. Se está passando pela dor da perda de um amor, não pare sua vida e mantenha a saúde em dia. Não deixe de se alimentar e lembre-se de que não vale a pena fazer deste fim um motivo para ficar doente. Isso não te levará a nada.

Lembre-se que você é mais forte. Pense que você é superior e pode se fortalecer. Assim, jamais deixará de manter resistência ao que você mais gosta, ainda mais se estiver diante de um saboroso prato de refeição com sua comidinha preferida.

Pratique exercícios físicos

Manter a saúde física é ótima dica para quem passa por este momento. Dedicando-se às atividades esportivas, ocupará sua mente e estimulará seu organismo a reagir com mais vitalidade. E isso faz com que sua tristeza venha desaparecer em pouco tempo.

As substâncias produzidas após uma boa malhação compreendem resultados benéficos ao corpo e para a mente. Portanto, livre-se desses incômodos, vá para academia ou ao livre e exercite seus músculos.

Entenda que o sofrimento vai passar

Por mais que você possa estar sofrendo pela falta de seu amor, coloque na cabeça que toda essa dor vai acabar. Mas, isso dependerá exclusivamente de você. Procure manter a calma. Seja prudente com você mesmo. Lembre-se que não estará sozinho, contando com o apoio de pessoas próximas.

No mais, busque se distrair. Dedique-se aos estudos, leituras, trabalho e outras atividades. Esteja com amigos, familiares e sinta-se confortável. Verá que, mantendo suas atividades em dia, logo o sofrimento acabará.

Permita-se sofrer

Ponha para fora tudo o que precisar, se julgar necessário. Chore e exponha sua dor às pessoas que confia. Não guarde seus sentimentos, pois poderá fazer de você uma bomba relógio. Quanto mais conversar, mais alívio terá. Nessas horas, lamentar e sofrer pode ser um grande remédio para expurgar suas dores.

Porém e se sentir necessidade de “gritar aos quatro ventos”, mantenha os limites. Por mais doloroso que seja o fim de uma relação, lembre-se que esta causa é apenas sua. Mas, abra seu coração ao mundo e mostre que tem sentimentos.

Respeite o seu tempo

Não há ditado mais inteligente de que o tempo é o Senhor das ações. Dedique seus momentos às preciosidades do dia a dia e confie nas próximas horas. Perceberá que, diariamente, seus momentos ganharão suavidade e muita perseverança. E logo verá essa nuvem desaparecer de sua mente. Concentre-se e deixe que o universo tome conta do resto.

Não passe por isso sozinho

Não sinta-se perdido. Quando uma pessoa vê seu relacionamento chegar ao fim, parece que o chão se abre e o mundo desabará sobre ela. Mantenha seus pensamentos em positividade e sinta que todo esse momento trará mais fluidez no futuro.

Busque o conforto de pessoas queridas. Nessas horas, um ombro amigo é o melhor presente que pode haver. Estando apoiado, entenderá que o futuro reserva algo melhor e que novas portas ao amor estarão abertas em sua vida.

Evite manter contato através das redes sociais

Se tem uma coisa que se torna desgastante, é ficar indo atrás da pessoa depois que a relação chega ao fim. E as redes sociais, infelizmente, tornaram-se a opção mais viável para isso. Portanto, evite ir atrás e saber como seu ex está se comportando.

Se realmente quer esquecer o que aconteceu e refazer seus dias, comece a trabalhar para que isso aconteça. Nada de ficar procurando fotos, saber se a pessoa está se relacionando outra vez ou coisas semelhantes. É hora de recomeçar.

Escreva sobre o que está sentindo

Se você tem o hábito de escrever e reproduzir o que sente, taí uma excelente dica para desabafar. Escrevendo calmamente, terá chances de mostrar a um papel o que realmente sente. Expressando-se por palavras, começará a sentir alívio sobre uma dor que julga interminável.

Porém, a arte de escrever não alivia totalmente a tristeza pela perda do seu amor. Lembre-se que, quanto mais escreve, estará envolvido nos sentimentos da causa. Por isso, faça de maneira descontraída, mesmo que seus pensamentos possam te levar às lágrimas enquanto produz.

Permita-se livrar-se dos sentimentos antes de enganar um novo romance

Antes de pensar que indo atrás de alguém vai resolver esse problema, pare. Não é assim que cicatrizará suas dores. É importante que você dê um tempo a si e reorganize sua vida. Muitas pessoas acham que estando com outros parceiros, conseguirão apagar as tristezas. Não use ninguém como ponte para resolver problemas.

Viva sua liberdade. Volte a dar preferência ao que julga mais importante. Primeiramente, valorize seu amor próprio. Em seguida, vem a família. Adiante, cultive suas amizades. Foque no trabalho. Estude e leia. Cuide do que é seu. Por fim e quando sentir-se preparado, engate uma nova relação. Mas, tenha cuidado com seus sentimentos.

Dicas para seguir em frente

Casal se separando.

Seguir em frente pode parecer mais complexo do que qualquer tarefa complicada. Mas, é a lei da existência pessoal. Pensando no assunto, o que pode realmente facilita sua caminhada nessas horas? As respostas estão no coração de cada um. Dependerá das pessoas envolvidas nessa causa, o que as determinará irem adiante. Prossiga na leitura e veja como levar sua jornada.

O que facilita seguir em frente?

Se você está passando pela crise perder um amor, sabe que terá uma jornada dura e talvez inexplicável pela frente. Por mais que se pergunte o porquê de tudo isso, precisa aceitar a realidade pesada que está passando. Mesmo que tenha medo do futuro, precisa driblar a insegurança.

Tem uma vida te esperando lá fora. Não pare e siga sua missão com sabedoria. Um amor quando acaba, representa que você não está fechado. Acredite que novas possibilidades virão. No mais, não fique parado no caminho.

Quais práticas podem prolongar a dor do fim de um relacionamento?

Em geral e após o término de relações, as lembranças povoam a mente e sempre haverá formas de tentar reviver o passado que se inicia. Durante as relações, os casais estabelecem momentos que fizeram marcar os momentos e isso pode ser desastroso na hora do término.

Ouvir músicas, filmes, livros e lugares preferidos, podem ser elementos que trarão mais tristezas. Sem contar nas fotos, bilhetes, mensagens e outros gestos que incrementaram a relação. Então, é hora de esquecer.

Quais sentimentos mais comuns após o fim de um relacionamento?

Ao fim de uma relação e se não houver motivos que tenham culminado para o término, vem a sensação de quem alguém errou em algo. Os inúmeros porquês bombardeiam a cabeça e não há respostas suficientes para as ações. Não sinta raiva, remorso ou culpa. Entenda que o fim foi inevitável. Independente do motivo.

Um psicólogo pode ajudar a superar o fim de relacionamentos?

Tesoura cortando ao meio uma imagem de família.

Se não conseguir sentir-me melhor com o apoio de pessoas queridas, busque um auxílio profissional. Os especialistas são capazes de entender seu problema e podem te ajudar a superar a dor do fim de uma relação. Mas, como propõe o estudo clínico, sua ajuda será imprescindível.

Estando com um psicólogo, exponha o que está acontecendo em todos os detalhes. Para que sua experiência não seja traumática, sua participação é fundamental nessas horas. Esteja ciente que sua dor é natural e pode ser revertida para momentos de maturidade, sabedoria e valorização pessoal. Fique certo que ninguém está livre de sofrer a perda de um amor. E superar, mesmo que seja desafiante, é a maior dádiva que o ser humano possa ter.

Autor deste artigo

Sou jornalista e Relações públicas com mais de 20 anos de atuação.
Atuante em assessoria de imprensa e marketing.
Gestão de marcas, produtos e redes sociais.
Atendimento comercial
SEO
Inbound marketing
Revisor e editor de livros
Redator
Planejamento gráfico
Atendimento comercial
Prospecção de clientes e produtos.

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos

Artigos relacionados


O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

A chantagem emocional é considerada crime e causa muitos prejuízos mentais. Saiba mais sobre esse tipo de violência psicológica aqui!


Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos formam a essência do indivíduo e impactam suas relações interpessoais. Veja nesse texto a importância de conhecer esse modelo!


O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

Sonhar com flerte fala sobre a necessidade de buscar mais momentos felizes em sua vida. Para saber mais sobre esse e outros significados, confira nosso artigo!


O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

Retratando a superficialidade e a inconstância dos relacionamentos, é possível chegar na definição do amor líquido. Saiba mais!


Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Sendo um distúrbio, a psicopatia pode ser difícil de diagnosticar e retrata o desprezo pelos processos sociais. Saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.