Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos formam a essência do indivíduo e impactam suas relações interpessoais. Veja nesse texto a importância de conhecer esse modelo!


Você conhece os quatro temperamentos humanos?

Bolas com temperamentos e emoções diferentes.

Atualmente, é possível encontrar várias teorias de personalidade para tentar explicar a diversidade do comportamento humano. Neste artigo, vamos falar de uma das teorias mais antigas do mundo: a dos quatro temperamentos. O modelo serviu de base para muitas outras teorias, mas ainda conta com sua relevância nos dias de hoje.

A ciência dos quatro temperamentos não chega a ser uma teoria da personalidade em si. Até porque o temperamento é um traço da personalidade humana, que constitui a essência do indivíduo. O ser humano nasce com um temperamento determinado, enquanto a personalidade é construída ao longo da vida, envolvendo muitos fatores.

Além de saber mais sobre a diferença entre esses dois aspectos do ser humano, você também vai descobrir detalhes sobre os quatro temperamentos e ainda saberá como descobrir o seu.

Conhecer esse aspecto do comportamento é muito importante para o autoconhecimento e para melhorar os relacionamentos interpessoais. Então, continue a leitura do texto para saber mais!

Entendendo mais sobre os quatro temperamentos

Pelúcias com rostos e temperamentos diferentes.

Embora já esteja na linguagem cotidiana, os quatro temperamentos ainda apresentam alguns pontos importantes para o conhecimento de todos. Abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre esse modelo, incluindo a sua origem e história. Confira!

O que são os 4 temperamentos humanos?

Os quatro temperamentos são um sistema de aspectos da personalidade humana que aponta para as particularidades de cada indivíduo. Eles são baseados em visão de mundo, valores, habilidades e interesses mais significativos para o ser humano.

O grupo de características que fica mais evidente é o que constitui o temperamento da pessoa. Assim, o temperamento influencia diretamente na forma como se relaciona com o próximo e lida com as demandas da vida.

Alguns acreditam que ele é determinado por fatores genéticos. Enquanto outros, bem poucos, afirmam que ele pode ser mudado. Contudo, o temperamento é o que marca a essência do indivíduo, com possibilidade de aprimoramento na personalidade.

Origem e história dos quatro temperamentos

A origem e história dos quatro temperamentos remontam a eras antigas. Tudo começou com a medicina greco-árabe, em que se utilizava a tipologia no tratamento de várias doenças. Hipócrates, considerado o pai da medicina, embasou a teoria por volta de 400 a.C., propondo a divisão baseada em humores.

Humores, que vem do conceito médico humorismo, referem-se a fluidos presentes em todos os corpos que dão base para os quatro temperamentos. A predominância de um fluido é o que determinará o temperamento e o tipo psicológico de uma pessoa.

Os quatro humores são: sangue, que origina o sanguíneo; fleuma, que faz referência ao fleumático; bile amarela, baseando o colérico, e bile negra, que corresponde ao melancólico.

Estudos científicos atuais sobre os quatro temperamentos

A medicina atual não aceita muito bem os estudos da área de temperamentos. A psicologia, por sua vez, também tem suas ressalvas quanto ao estudo, a pesquisa e a aplicação dessa ciência. No entanto, muitas teorias da personalidade surgiram com base nesses quatro temperamentos.

Algumas apresentam nomes diferentes para disfarçar os conceitos antigos. Os tipos de personalidade da Doutora Helen Fisher, por exemplo, contam com quatro categorias de personalidade que se assemelham de forma notória aos quatro temperamentos.

Os dezesseis tipos de personalidade de Myers-Briggs se baseiam na teoria de Carl Jung, que, por sua vez, tem base no modelo dos quatro temperamentos. Apesar de tudo isso, os termos sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático continuam na linguagem cotidiana e científica.

Benefícios da ciência dos temperamentos

Seja para leigos ou para terapeutas, a ciência dos temperamentos é altamente benéfica. O terapeuta que conhece o temperamento de seu paciente consegue ajudá-lo melhor em suas questões, contribuindo para sua saúde mental.

Da mesma forma, qualquer um que conheça o seu próprio temperamento está indo a passos largos para o autoconhecimento e o autodomínio. Assim, os quatro temperamentos devem ser conhecidos por todos que desejam obter relações interpessoais mais saudáveis.

Afinal de contas, quem se conhece é capaz de se controlar em meio às limitações pessoais e evitar muitos conflitos. Mas saiba que essa ciência é configurada como simbólica, devendo ser estudada com um olhar profundo.

Elementos dos quatro temperamentos humanos

Desenho de cabeça humana e papéis coloridos ao redor.

Os quatro temperamentos apresentam características que se combinam com os elementos frio, quente, úmido e seco. Cada um deles constitui a personalidade humana, em que um ou mais podem se relacionar com apenas um único temperamento. Para saber mais, confira os tópicos abaixo!

Quente

O elemento quente é marcado pelo símbolo de fogo, que aspira a ascensão. O temperamento colérico tem o elemento quente na sua estrutura, como também apresenta o seco. No entanto, o fogo é a marca do colérico, que se expande para a ação e para o movimento sem pensar nas consequências.

Entre os quatro temperamentos, o colérico é o mais desprendido do mundo externo. Ou seja, ele não se preocupa com o que vem de fora, apenas procura ocupar o espaço com toda a sua energia. O que move as pessoas do temperamento quente é a energia que, geralmente, é empregada em todas as situações, tanto boas quanto ruins.

Seco

Entre os quatro temperamentos, o melancólico é o que possui maior concentração voltada para si mesmo. Por isso, são constantemente nomeados como frios e secos. Na verdade, o elemento que marca esse temperamento é, de fato, o seco em junção com o frio. O símbolo do melancólico é a terra, que significa resistência.

O melancólico deseja ardentemente bens superiores, como nobreza, lealdade, justiça etc. Ele não se contenta com a superficialidade ou com viver na instabilidade. Para ele, as coisas precisam ser firmes, assim como a terra que reveste o chão que se pisa. Pessoas do elemento terra se aprofundam em temas de interesse.

Frio

O elemento frio constitui dois entre os quatro temperamentos, que são os melancólicos e os fleumáticos. Mas o símbolo que caracteriza o fleumático é a água, que pode ser encontrada em diferentes estados. O fleumático é aquela pessoa que não se incomoda em manter-se em silêncio na presença de pessoas. Pelo contrário, sente-se até bem desta maneira.

Embora seja um pouco mais fechado com suas emoções, ele é aberto para ouvir os outros, independentemente de suas origens ou seu contexto social. Mas não deixa de ser introspectivo. É reflexivo e muito persistente, fazendo jus ao famoso ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

Úmido

Quem é do temperamento sanguíneo é muito alegre, divertido e simpático. O que caracteriza esse temperamento é o envolvimento e a expansão, pontos que estão muito presentes nos elementos úmido e quente. Como um bom pertencente do símbolo de ar, o sanguíneo faz presença onde chega, contagiando a todos com sua espontaneidade.

O sanguíneo é aquele que passeia entre os quatro temperamentos. Ele se dá bem com todos e é muito amável, prestativo e expansivo. É tão envolvente que, assim como o ar, sua presença é importante na vida de muitas pessoas. O ar é o responsável por dar vida, e assim é o sanguíneo: vivifica qualquer ambiente em que entra.

Os quatro temperamentos humanos

Pessoas segurando papelões representando emoções e temperamentos diferentes na frente do rosto.

Conhecer os quatro temperamentos humanos é fundamental para melhorar as relações interpessoais e o relacionamento consigo mesmo. Além disso, com o devido conhecimento sobre os traços da personalidade, é possível lidar melhor com os desafios da vida. Sendo assim, confira abaixo as características de cada temperamento!

Colérico

O colérico é o mais explosivo entre todos os quatro temperamentos humanos. Ele é aquele tipo de pessoa que tem a ambição como motor de sua vida. Não que seja sonhador ou algo do tipo. Mas é inconformado com a atual realidade. Por isso, ambiciona lugares mais altos.

No entanto, o temperamento colérico é bem impulsivo. Para ele, a ação move todas as coisas, e ele age antes de pensar. Mas, apesar disso, possui alta capacidade de planejamento, além de muita energia, o que o torna bem dominador. Confira um pouco mais sobre esse temperamento nos tópicos abaixo.

Como é o temperamento colérico

A pessoa com o temperamento colérico tem muita energia para tudo. Ela não aguenta ficar parada e precisa estar em movimento. É aquela que conta com mil projetos e sempre está em busca de mais. Até porque a ambição é o seu foco de vida. De todos os quatro temperamentos, o colérico é o mais que ambiciona.

A agressividade é outro ponto que marca a personalidade desse indivíduo, o que é combinado com a impaciência característica dos coléricos. É aquele tipo de pessoa que tem sempre uma resposta na ponta da língua. Ela não gosta de enrolação e, por isso, pode levar fama de pessoa grossa ou arrogante.

Características

Cada um dos quatro temperamentos apresenta características singulares, mas semelhantes entre si. No entanto, o colérico é o que mais se diferencia de todos. Isso porque ele é um indivíduo com uma personalidade muito forte. Altamente determinado e com uma habilidade nata para a liderança, também é muito prático.

No entanto, os seus pontos fortes podem ser atrapalhados pelas suas debilidades, tais como egocentrismo, impaciência, impulsividade, intolerância e explosão. Por esse motivo, o colérico precisa trabalhar muito bem seus pontos fracos para que as suas qualidades sejam fortalecidas e utilizadas para o seu próprio sucesso.

Desafios

Sendo o mais energético entre todos os quatro temperamentos, o colérico apresenta o egocentrismo, a intolerância e a impaciência como principais pontos que ele precisa melhorar. Para essas pessoas, é um grande desafio pensar antes de agir e aceitar a opinião dos outros, principalmente quando os coléricos acham que estão certos.

Pessoas deste temperamento se acham o centro de tudo e têm muita dificuldade de aceitar o que é diferente, além de serem muito impacientes. Em casos mais graves, podem ter grande dificuldade de relacionamento. Por isso, o colérico precisa se observar para ser um pouco mais calmo e tolerante. O autocontrole é o ponto chave para tentar vencer esses desafios.

Sanguíneo

O temperamento sanguíneo é uma mistura de sensibilidade com ação. Isso acontece porque pessoas sanguíneas adoram viver intensamente cada momento da vida. Por esse motivo, são muito expansivas, adoram falar com o máximo de gente e têm excelente oratória. São pessoas que costumam falar muito bem em público.

O sanguíneo é o que mais possui otimismo entre os quatro temperamentos. Para ele, a vida é bela e deve ser vivida com leveza. Essa visão faz dele o “amigo da galera”, o que pode levá-lo a tomar atitudes impulsivas em momentos importantes de sua vida, justamente por querer agradar os outros à sua volta.

Como é o temperamento sanguíneo

A pessoa com temperamento sanguíneo não passa despercebida em nenhum local. Ela adora chamar a atenção e está sempre fazendo alguma graça para aparecer. O sanguíneo é aquela pessoa que passeia perfeitamente entre todos os quatro temperamentos humanos, pois se dá bem com todos e dificilmente arruma algum conflito.

Além disso, ele tem visão otimista. Se acontecer uma discussão, ele será o primeiro a tentar selar a paz entre os envolvidos. Geralmente, é o tipo de pessoa que sempre é chamada para ir às festas. Apresenta uma lista gigante de amigos e, como é expansivo, faz amizade com qualquer pessoa, independentemente do ambiente.

Características

As principais características do temperamento sanguíneo são: comunicação, resiliência, boa adaptação e entusiasmo. O sanguíneo é muito espontâneo e fala perfeitamente bem em público. Por isso, pode ser designado como representante para repassar informações importantes. Também, como é adaptável e resiliente, sabe superar as dificuldades da vida.

Por outro lado, assim como os quatro temperamentos, o sanguíneo também conta com pontos fracos, que são: impulsividade, superficialidade, falta de atenção e exagero. Se esses pontos não forem melhorados, ele pode ser prejudicado e ter dificuldades nas conquistas pessoais. Por isso, precisa se atentar e se conter um pouco mais.

Desafios

Apesar de sua presença contagiar o ambiente, o sanguíneo precisa cuidar muito bem de sua impulsividade. Por ser muito espontâneo, ele pode tomar decisões erradas em sua vida e se arrepender depois. Entre os quatro temperamentos, ele é o que mais gosta de viver intensamente. Por isso, pode tomar decisões baseadas nas emoções do momento.

Outro ponto que é um grande desafio para esse tipo de temperamento é o exagero. Como é muito expansivo, pode deixar algumas pessoas constrangidas. É preciso ter bastante atenção para entender que nem todos gostam de brincadeiras, por exemplo. Além disso, sua superficialidade é um empecilho para se aprofundar em assuntos importantes.

Melancólico

O melancólico é o mais sensível de todos os quatro temperamentos. Ele é guiado por suas emoções e está profundamente envolvido nelas. É aquele que, quando sofre, vive intensamente esse sentimento. É introvertido, com sua atenção voltada quase que exclusivamente para dentro de si, o que possibilita sua postura detalhista diante da vida.

A sensibilidade do melancólico é muito aflorada. Por isso, pessoas com esse temperamento podem ser muito artísticas, tendendo a trabalhar com artes. Mas, independente disso, os melancólicos procuram profissões que possam exercer sozinhos. Isso porque não se dão bem com ordens e sentem que são mais livres longe de parcerias.

Como é o temperamento melancólico

Como é o mais introvertido de todos os quatro temperamentos, o melancólico é o tipo de pessoa difícil de acessar. Embora seja guiado por suas emoções, ele não expõe seus sentimentos com facilidade, o que pode dificultar seriamente suas relações interpessoais. Assim, gosta da solitude, apreciando sua própria companhia e estando imerso em seus pensamentos.

Além disso, o temperamento melancólico é muito detalhista. Quando contam uma situação, gostam de expor cada detalhe, o que pode enfadar quem está escutando. Da mesma forma, querem saber de todos os pontos de uma situação que lhes contam. Também são pessoas amáveis e muito fiéis quando confiam em alguém.

Características

Os melancólicos são muito leais, dedicados e sensíveis. Quando estão em um relacionamento, por exemplo, mantêm a sua fidelidade ao outro, mesmo que desconfiem um pouco. Afinal de contas, a confiança para o melancólico é uma atitude muito difícil de ter. Entre os quatro temperamentos humanos, esse é o que mais desconfia.

Ainda que seja mais introvertido, o melancólico gosta de ajudar as pessoas. Sempre que necessário, ele se importa com o mais necessitado e, quando pode, presta socorro a quem mais precisa. Entretanto, se ele estiver em um mau momento, pode se apresentar bastante egoísta, inflexível e pessimista.

Desafios

Os quatro temperamentos apresentam desafios próprios. As dificuldades do melancólico estão no lado social. Devido à sua característica introvertida, ele apresenta uma intensa tendência de se isolar, o que pode levá-lo a um estado de solidão muito grande. Por isso, precisa se esforçar para conviver com amigos e familiares.

Outro ponto que constitui um sério desafio para o melancólico é a sua inflexibilidade. Ele acha que está certo e pode querer que o mundo gire em seu torno. Mas essa atitude o machuca e, na verdade, ele não gostaria de ser assim. Portanto, é uma luta interna que ele tem. Diante disso, torna-se ainda mais importante a presença de amigos para que ele possa desabafar.

Fleumático

O fleumático é o mais racional entre todos os quatro temperamentos. Ele pensa antes de agir e detesta conflitos. As relações com a pessoa desse temperamento são calmas e tranquilas. Além disso, o fleumático é bastante pacífico, muito observador e enxerga a vida de uma forma positiva. O pessimismo nem passa perto dele.

No entanto, o temperamento fleumático resiste muito às mudanças, o que o torna um pouco mais lento nas tomadas de decisão. Mas, no final, acaba escolhendo as melhores opções, e isso faz dele uma pessoa confiável e equilibrada. Perder o controle é algo que raramente acontece com o fleumático.

Como é o temperamento fleumático

A pessoa com o temperamento fleumático é bastante sonhadora e tem um jeito positivo de enxergar as situações da vida. Para ela, a paciência e a disciplina são virtudes que garantem o sucesso.

Por isso, os fleumáticos costumam se apresentar bem pacíficos e mais tranquilos entre todos os quatro temperamentos. Também se adaptam muito bem à rotina. Além disso, gostam muito do silêncio, pois pessoas desse temperamento são mais contemplativas.

Chegam nos lugares e observam tudo primeiro. Se perceberem que podem confiar e se expor, então, se abrem mais e interagem com quem está à sua volta. Por isso, este é o menos impulsivo de todos os outros temperamentos.

Características

O fleumático é aquela pessoa cautelosa. Dificilmente expõe suas opiniões em público, prefere guardá-las em segredo e só as manifesta quando percebe que o ambiente é seguro para isso.

No entanto, assim como alguns entre os quatro temperamentos humanos, o fleumático tem dificuldades de aceitar críticas. Por essa dificuldade de reagir bem às críticas, a pessoa desse temperamento é um pouco resistente à mudança.

Ela só altera algo em seu comportamento depois de muito avaliar a situação e pesar os prós e os contras. Além disso, é muito indecisa, especialmente se colocada sob pressão. Mas essa indecisão é, na verdade, o tempo que leva para agir racionalmente.

Desafios

Dentre os quatro temperamentos humanos, o fleumático é o que mais apresenta debilidades leves. Alguns podem até pensar que ele é alguém perfeito. Mas, assim, como os outros, também conta com pontos a melhorar, como: indecisão, lentidão e resistência às mudanças.

Em situações que exigem emergência, o fleumático necessita de um pouco mais de agilidade. Ele precisa confiar na sua racionalidade e seu equilíbrio para tomar decisões sensatas e, ainda que erre, poder aprender com os erros. Mudar é um outro grande desafio para esse temperamento, mas que pode ser amenizado com a certeza de que a mudança será positiva.

Outras informações sobre os quatro temperamentos

Mulher segurando placa com temperamentos em seu rosto.

Ainda que o modelo dos quatro temperamentos aparente ser um pouco simplório, existem informações bem interessantes para você saber, como a diferença entre temperamento e personalidade. Confira mais sobre isso nos próximos tópicos!

Como descobrir o seu temperamento

Descobrir o seu temperamento é muito simples. Hoje em dia, existem diversos testes na internet com todos os quatro temperamentos. Nesses testes, você responde a perguntas com alternativas envolvendo situações pré-determinadas. Com base nas suas respostas, que devem ser dadas com total fidedignidade, você recebe o resultado de seu temperamento.

Mas, caso queira um estudo mais aprofundado do seu eu, pode procurar um terapeuta para trabalhar o autoconhecimento. Além disso, nesse texto, você encontra as principais características de cada temperamento e pode utilizá-las para descobrir o seu. Basta prestar atenção nas informações e relacioná-las com a sua essência.

Existem ainda os temperamentos mistos

O ser humano é muito complexo. Ele é um ser que está em constante mudança e, por isso, não se pode reduzi-lo a apenas uma teoria para descrever seu modo de se comportar. Apenas um modelo é insuficiente para discorrer sobre ele.

Quando se trata de personalidade, os quatro temperamentos não dão conta de determinar uma única pessoa. É por isso que existem os temperamentos mistos, que nada mais são do que características de dois temperamentos que predominam no indivíduo.

Por exemplo: uma pessoa pode ter aspectos do temperamento melancólico, mas ser explosivo como o colérico. Pode também ser racional como um bom fleumático, mas amar uma aventura como o sanguíneo.

Diferença entre temperamento e personalidade

Embora semelhantes, o temperamento não é o mesmo que a personalidade. Enquanto o temperamento é apenas um aspecto da personalidade, esta, por sua vez, engloba mais características que podem ser influenciadas por fatores externos, como ambiente familiar, contexto histórico-social e experiências de vida, por exemplo.

Qualquer indivíduo pode ser incluído entre os quatro temperamentos, que apresentam aspectos mais restritos e podem ser mais evidentes em um e mais complexos em outro. Já a personalidade envolve muitos outros fatores que podem ser moldados ao longo da vida. Ela abrange o modo de pensar, agir e sentir, o que vai determinar a forma como a pessoa irá se relacionar e comportar.

Por que é importante compreender os temperamentos das pessoas?

Criança segurando placa com temperamentos sobre o rosto.

O ser humano é um ser muito complexo, dotado de pensamentos, sentimentos, emoções e racionalidade. O Indivíduo está em constante mudança, alterando seus pontos de vista e modos de viver, de se comportar e de se expressar. Assim, o autoconhecimento é fundamental para descobrir suas próprias qualidades e defeitos e contribuir para relações mais estáveis.

Neste processo de se conhecer, saber sobre os quatro temperamentos é de grande importância, pois eles constituem basicamente a estrutura da pessoa. Diferente da personalidade, que é algo singular e leva-se tempo para descobrir, o temperamento é manifestado dentro de poucos dias ou até em uma simples conversa.

Quando você compreende o temperamento das pessoas, incluindo o seu, você tem a possibilidade de mudar os seus defeitos, controlar suas debilidades, entender o comportamento do outro e, desta forma, contribuir para relações mais estáveis e saudáveis.

Mas entenda que, embora o temperamento seja a constituição base da estrutura do sujeito, ele não determina o destino. Por isso, você pode melhorar o que não gosta em si e viver em paz consigo mesmo!

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos

Artigos relacionados


O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

A chantagem emocional é considerada crime e causa muitos prejuízos mentais. Saiba mais sobre esse tipo de violência psicológica aqui!


O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

Sonhar com flerte fala sobre a necessidade de buscar mais momentos felizes em sua vida. Para saber mais sobre esse e outros significados, confira nosso artigo!


O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

Retratando a superficialidade e a inconstância dos relacionamentos, é possível chegar na definição do amor líquido. Saiba mais!


Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Sendo um distúrbio, a psicopatia pode ser difícil de diagnosticar e retrata o desprezo pelos processos sociais. Saiba mais!


Traição: conheça os sinais, motivos, como lidar, perdoar e mais!

Traição: conheça os sinais, motivos, como lidar, perdoar e mais!

Você desconfia que esteja sendo traído (a)? Veja a seguir os sinais da traição, seus motivos e sobre como você deve lidar ou perdoar o outro.


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!