Traição: conheça os sinais, motivos, como lidar, perdoar e mais!

Traição: conheça os sinais, motivos, como lidar, perdoar e mais!

Você desconfia que esteja sendo traído (a)? Veja a seguir os sinais da traição, seus motivos e sobre como você deve lidar ou perdoar o outro.


Quais os sinais da traição?

Homem pegando traição da mulher na cama.

A traição vem se tornando cada vez mais presente nos dias atuais, um relacionamento que por ora fora iniciado a dois logo vira três, quatro ou mais envolvidos e dificilmente o parceiro ou a parceira fica sabendo da ocasião, afinal, dizem que estes são os últimos a saberem.

Contudo, a pessoa que pratica a traição deixa sinais perceptíveis e que por vezes são exatamente o início da desconfiança que levará o indivíduo a descobrir a verdade.

Evidentemente, nem todos os casos que apresentem algum sinal suspeito significam traição, pode ser que haja tão somente a falta de comunicação entre o casal.

Veja a seguir como os aparelhos eletrônicos, compromissos inesperados, segurança exacerbada, o afastamento, mudanças radicas, brigas arranjadas e outros aspectos podem indicar sinais de que você esteja sendo traído.

Sinais de traição

Mulher traindo o namorado.

O tempo gasto utilizando o celular, compromissos que surgem de repente e tomam conta das horas do seu parceiro e o afastamento com ausência de carinho significam por vezes a traição.

Acompanhe abaixo esses e outros casos que indicam que você esteja sendo traído.

Uso de comunicação eletrônica

O uso de comunicações eletrônicas como celulares e computadores são, via de regra, o meio mais fácil para se iniciar uma traição.

Um eletrônico teoricamente limpo e com rastros apagados é um sinal de que há algo errado, seja ele o celular ou até mesmo um computador, vez que são muito utilizados e por essa razão a normalidade é conter diversos conteúdo.

Fique atento se o seu parceiro espera a sua distração ou aguarda que você vá dormir para que ele comece a utilizar esses meios de comunicação, afinal, se não há nada a esconder não é necessário aguardar o momento de se estar sozinho.

Surgimento de compromissos

Quando o companheiro/companheira começa a estar mais solícito do que antes para atividades que normalmente não desempenhava ou se desempenhava a fazia reclamar e de maneira apressada, significa um sinal de traição.

Cursos, reuniões e viagens fora do expediente podem sim significar um crescimento profissional, mas o ideal é analisar se as informações batem ou se há alguma ponta solta na comunicação, já que são excelentes meios para se manter a traição.

No entanto, não é o momento de ficar paranoico, se a pessoa for te trair ela deixará algum rastro que em algum momento será revelado.

Rastros de infidelidade

Os rastros de infidelidade são as marcas deixadas por aquele que trai e por essa razão são muito perceptíveis diante da traição.

Um afastamento repentino, uma cobrança inesperada, compromissos suspeitos, ausência de carinho e atenção, além de conversas ou mídias digitais são alguns dos inúmeros rastros deixados por aquele que pratica a traição e que espera nunca ser pego.

No entanto, todo rastro uma hora se torna público, principalmente se aquela pessoa já possui antecedentes e desconfianças a seu favor, por já ter cometido alguma ação do tipo ou tão somente por ter tentado.

Segurança demasiada

Se sentir seguro e querer proteger suas coisas, dados e sua privacidade é essencial, principalmente nos dias de hoje, contudo a segurança em excesso significa que algo está errado, como uma traição.

A segurança exacerbada tende a estar presente nos casos de quem possui algo para esconder, pois se você não quer que algo seja revelado não medirá esforços para o manter em segurança.

Exatamente o mesmo acontece nos casos de traição, uma vez que ninguém trai querendo que seu parceiro saiba, busca a todo custo uma proteção demasiada de tudo aquilo que possa lhe comprometer.

Interesse repentino

Se o seu parceiro/parceira sem nenhum motivo ou mudança na vida pessoal, passou a desenvolver interesse repentino em coisas que antes não possuía ou não fazia questão de ter por perto, é um sinal de traição.

Uma atividade fora de casa, mesmo que básica, que antes era realizada de mal humor ou nem era realizada e que agora se tornou completamente o oposto, é digna de se levantar suspeita tendo em vista que é um ótimo momento para se manter uma conversa discreta.

Portanto, fique atento até mesmo aos interesses pessoais que seu parceiro começou a desenvolver de repente, quem tenta agradar ao próximo nem sempre é somente amigo.

Ausência de carinho

Ter o momento para os amigos e para a família é completamente comum dentro de qualquer relacionamento, o problema surge quando estes se tornam uma prioridade e você vai sendo deixado de lado.

É muito importante ficar atento ao afastamento do seu companheiro/companheira pois às vezes ele se dá de forma tão lenta e imperceptível que ao final nem se imaginaria terminou em traição.

A ausência de carinho e de afeto, até mesmo de uma vida sexual ativa, tende a fazer com que a outra parte da relação busque isso em outras pessoas ou até mesmo essa que se afastou esteja o fazendo, por falta de comunicação.

Distanciamento familiar

O distanciamento familiar é um dos sinais mais importantes e fáceis de se observar quando uma traição já foi concretizada ou até mesmo quando o traidor está pensando em efetivá-la.

Isso ocorre devido ao remorso por parte daquele que traiu, tendo em vista que o sentimento de culpa irá consumi-lo e fazer com que este se afaste cada vez mais de tudo e de todos que envolvem o parceiro/parceira que foi traído.

A família, portanto, por ser o mais próximo da vítima se torna o alvo de distanciamento, o remorso é tão grande que aquela pessoa não consegue estar no mesmo ambiente que aqueles que amam a pessoa traída.

Brigas para justificar

Com o objetivo de buscar uma fuga da relação e tentar jogar a culpa na vítima da traição, o traidor passa a inventar motivos e discussões desnecessárias, para que o outro se sinta culpado do afastamento e isso justifique seus atos errôneos.

É muito mais fácil culpar a outra parte da relação e dizer que ela não lhe proporciona o que desejava do que lidar com a culpa de ter traído, portanto, é necessário estar atento se realmente é uma briga justa.

O contrário também ocorre, quando cobranças deixam de ser feitas é porque o seu parceiro já não liga mais para o que você faz ou deixa de fazer.

Acusações infundadas

É muito comum que com o decorrer do relacionamento uma das partes ou até mesmo ambas irem deixando o mesmo cair em rotina, tornando os momentos a dois monótonos e sem graça.

Essa é uma das razões pelas quais o indivíduo se sente na posição de trair, pois busca fora do relacionamento algo que ali não lhe é proporcionado.

Devido a este motivo o traidor começa a agir na defensiva e a provocar acusações infundadas, tirando até mesmo de um único momento inofensivo algo que justifique sua traição, já que busca sempre inverter a sua culpa e acusar a vítima da traição, por menor que seja o fato.

Mudança radical no visual

Com o decorrer do relacionamento é plenamente comum uma das partes ou ambos deixar de se cuidar e ir se acostumando à vida rotineira, sem preparar uma surpresa ou alguma mudança no visual.

Assim, é comum também o seu parceiro/parceira mudar de vez em quando e querer te agradar, até mesmo para melhorar a relação ou tentar ajeitar algo que não está legal.

No entanto, se houver uma preocupação exagerada em querer ficar mais elegante e sensual, mas ao mesmo tempo não usar isso dentro da relação, o preparo todo não será para você, é um sinal de traição.

Motivos da traição

Mulher pegando marido na cama com outra.

Por mais que a primeira vista não haja motivos justificáveis para a traição, é importante ressaltar alguns fatos que contribuem para que esta ocorra.

Siga adiante e veja como a traição sofre influência de determinados fatores e problemas pessoais.

Baixa autoestima

Quando há uma traição logo a pessoa traída se pergunta o porquê de estar passando por isso e se foi algo que ela provavelmente fez que o levou a trair, no entanto, muitas vezes o que ela não pensa é que o problema advém do próprio traidor.

Se o indivíduo sofre com problemas de baixa autoestima, este tenta a todo custo se sentir valorizado e depende da aprovação do próximo, de maneira que uma relação estável não o fornece mais isso.

Isto é, essas pessoas traem porque estão tendo sempre que provar o seu amor próprio tentando a conquista e sedução com outras pessoas, o que acaba se tornando uma ilusão.

Medo do envolvimento

Uma outra justificativa, em partes, para quando a traição ocorre é o medo do envolvimento, uma vez que o indivíduo que sofre desse problema tenta de todas as maneiras afastar qualquer relacionamento duradouro.

À medida que ele percebe que a relação se tornou algo a mais e que está se envolvendo emocionalmente, começa a agir de forma que este sentimento seja interrompido e uma dessas formas é a traição.

Portanto, a traição daquele que tem medo de se envolver é utilizada como um meio de segurança e proteção para se evitar algo estável, o que acaba machucando seu parceiro/parceira.

Já ter sido vítima de traição

Aquele que já foi vítima de uma traição carrega consigo um trauma muito grande e por essa razão acaba muitas vezes agindo da mesma forma pela qual sofreu, ou seja, como ele passou pela mesma situação, outros podem passar.

No entanto, há de se entender que é um ciclo vicioso, se todos pensarem dessa forma a traição se tornará extremamente comum e um fardo a ser carregado e repassado por todos que com ela já sofreram.

Ainda, há casos em que o medo de ser traído novamente é tão grande que o autor da traição prefere não arriscar e já se adianta para fazê-la e não ter que sofrer tudo de novo.

Vício em sedução

O vício em sedução é uma das razões que mais se encontram presentes de modo geral nas traições, isso ocorre porque alguns homens e mulheres possuem o desejo e a vontade insaciável de estar sempre seduzindo.

Essas pessoas agem como se fosse um jogo de conquista independentemente de estarem ou não em um relacionamento sério e é neste momento que a traição ocorre pois quando se é solteiro tal jogo é plenamente aceitável, mas quando se está em uma relação nem tanto.

Por vezes essas pessoas são incapazes de manter um relacionamento sério mas tentam provar que consegue, sendo que no meio do caminho acabam cedendo ao seu jogo inicial e concretizando a traição.

Vivência de traumas

Se a pessoa cresceu na presença de determinadas situações há uma enorme possibilidade de que ela adote esses termos como se corretos fossem e por essa razão a vivência de uma infância com traições no seu cotidiano o fazem entender que a traição é algo normal.

Ainda, mesmo que entenda não ser normal após viver outra realidade, continuará com a dificuldade de manter um relacionamento sem a presença de traição.

É como se fosse involuntário, se torna difícil entender o porquê não se pode trair ou até mesmo difícil se desvincular dessa necessidade que possui em trair.

Sentimento de tédio

É comum com o decorrer do tempo as relações irem se esvaziando, tanto que a rotina é algo bom pois quando quebrada se torna algo especial, seja uma viagem, uma festa, uma surpresa ou um presente, ambos são responsáveis por reerguer o relacionamento.

No entanto, se houver a ausência desses momentos o sentimento de tédio tende a aumentar e acarreta, portanto, na ocorrência da traição.

Isto é, há uma diminuição na qualidade do relacionamento e a ideia de procurar algo novo e que contém aquela energia de início e frio na barriga se torna cada vez mais vantajosa e insaciável.

Busca por vingança

As pessoas mais vingativas tendem a praticar a traição justificada com base em ações que não acharam legal, em atitudes que provocaram revolta ou por momentos que não se sentiram apoiados, como se a traição fosse dar o troco.

Ainda, há também a prática da traição na busca por vingança por já ter sido traído, já que não está em suas metas perdoar e esquecer, se ele sofreu com a traição, o seu parceiro/parceira também pode sofrer.

Por essa razão a vingança acaba se tornando um dos meios de fundamento da traição.

Pedido de socorro

Por mais diferente que possa parecer, a traição pode ocorrer devido a um pedido de socorro que por vezes se faz de maneira involuntária, achando que se o fato da traição vier à tona parte de seus problemas serão resolvidos.

Pode ser um meio de buscar as devidas soluções para os problemas no relacionamento sem que tenha que se enfrentar um diálogo ou pode ser que seja um meio de terminar o relacionamento, por não se encontrar na coragem de fazê-lo diretamente.

Assim, o pedido de socorro se esconde atrás da traição e essa é utilizada como um meio para realizar aquilo que estava com dificuldade.

Como lidar com a traição

Homem traído segurando coração.

Se você foi traído e não está sabendo lidar com a situação, algumas atitudes como diálogo e perdão são o primeiro passo.

Veja a seguir como reagir e o que fazer após descobrir uma traição.

A importância do diálogo

O diálogo é o melhor e o principal meio de lidar com o descobrimento da traição, é necessário que antes de mais nada haja a conversa para se entender o porquê de ter acontecido a traição e como ficará a relação a partir deste momento.

Ainda, o diálogo é capaz de mudar totalmente o rumo da situação pois pode ser que surja algum fato que antes não era conhecido e que torne as coisas mais fáceis de serem acertadas.

No entanto, este também pode ser a entrada para um término saudável, podendo haver o perdão mas ser entendido que não podem mais ficar juntos.

Não dê ouvidos aos outros

Um passo importante a se fazer após descobrir uma traição é sentar e conversar sobre como ficará a situação e após acordado o ideal é manter-se nessa posição.

Em outras palavras, seja um relacionamento reatado e uma traição perdoada ou seja um término o qual cada um segue seu rumo, é extremamente importante deixar o fluxo seguir conforme o decidido.

Não ligue para a opinião dos outros, se acham que deveriam terminar ou que deveriam ficar juntos, eles não vivem a sua realidade e o seu relacionamento, viva e decida por você.

Perdoar verdadeiramente

Perdoar de verdade é o detalhe mais importante para quem quer superar uma traição, pois um perdão vazio e da boca para fora tende a retornar e relembrar a situação em qualquer briga existente após o fato.

Aquele que perdoa de fato e de certa forma o esquecimento, para o seu bem e do seu parceiro/parceira, fica tudo mais leve e torna todas as situações vividas no relacionamento, após o fato, mais tranquilas.

Seja sempre verdadeiro com você, quando perdoamos nos tornamos livres da dor que o ato nos causou.

Fuga da rotina

A fuga da rotina é um ótimo método para se seguir após descobrir uma traição, se vocês se acertaram e resolveram seguir com o que tinham, dê o seu melhor para que os momentos juntos se tornem únicos.

Busque reatar o afeto amoroso e valorizar os programas que marcaram juntos, como por exemplo ir a um festival, viajar, jantar fora, ir ao cinema ou teatro e até mesmo passar uma noite em um motel.

Torne o seu relacionamento digno de ser vivido e lembrado, faça com que quando estão juntos não precisem de mais nada, só da companhia um do outro.

Ponha-se no lugar do outro

Colocar-se no lugar do seu parceiro/parceira é o meio ideal para que você entenda o porquê daquela traição ter acontecido e assim prosseguir para perdoar verdadeiramente e viver diversos momentos juntos.

Não pense que todo ato foi feito contra você, na verdade o problema está no outro, seja alguma fraqueza, trauma ou necessidade que vai além de você, pertencendo aos defeitos do indivíduo.

Por essa razão a empatia é necessária e entender os motivos que o levaram a isso pode salvar o seu relacionamento ou ao menos dar a ele uma chance de perdão e diálogo.

Só é traição quando a infidelidade é física?

Homem traindo.

Há quem acredite que a traição se trata apenas do contato físico e que qualquer outro mero ato se enquadraria em outras situações, no entanto, não é bem assim que ocorre.

Quando falamos de traição, essa deixa de ser meramente um aspecto físico e passa a ser ligada a vários outros fatores, um exemplo disso é uma traição emocional em que não há um contato físico entre as partes mas que o traidor desenvolve sentimentos por outra pessoa.

Outro aspecto fácil de ser identificado como traição são as mentiras que são mantidas dentro do relacionamento, que de início começam com pequenas coisas e acabam resultando em um ninho de mentiras.

Há quem defenda que o sexo virtual também é um tipo de traição e mesmo para aqueles que assim não pensam, quando este é consumido em excesso acaba deixando o seu parceiro/parceira de lado.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos

Artigos relacionados


O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

A chantagem emocional é considerada crime e causa muitos prejuízos mentais. Saiba mais sobre esse tipo de violência psicológica aqui!


Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos formam a essência do indivíduo e impactam suas relações interpessoais. Veja nesse texto a importância de conhecer esse modelo!


O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

Sonhar com flerte fala sobre a necessidade de buscar mais momentos felizes em sua vida. Para saber mais sobre esse e outros significados, confira nosso artigo!


O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

Retratando a superficialidade e a inconstância dos relacionamentos, é possível chegar na definição do amor líquido. Saiba mais!


Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Sendo um distúrbio, a psicopatia pode ser difícil de diagnosticar e retrata o desprezo pelos processos sociais. Saiba mais!


Últimos posts


Sonhar com barata morta: Seca, esmagada, gigante, na comida e mais!

Sonhar com barata morta: Seca, esmagada, gigante, na comida e mais!

Sabia que sonhar com barata morta pode significar um aviso de problemas futuros em sua vida? Confira todos as simbologias por trás desse sonho aqui!


O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

O que significa sonhar com muitas baratas? Na cama, no corpo e mais!

Saiba que sonhar com muitas baratas traz significativas mensagens para seu futuro. Conheça todas as simbologias por trás de seu sonho aqui!


Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Sonhar com barata voadora: Morta, atacando, voando, no cabelo e mais!

Quer saber o que significa sonhar com barata voadora? Se surpreenda com o significado do sonho com esse inseto, temido por muitas pessoas.


Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Sonhar com barata: Gigante, viva, morta e mais!

Você sonha com baratas? Acha nojento e deseja saber o significado desses sonhos? Este artigo é para você! Entre e saiba tudo sobre sonhar com baratas.


Grabovoi: Origem, fundamentos, sequências numéricas e mais!

Grabovoi: Origem, fundamentos, sequências numéricas e mais!

Encontre as sequências certas para transformar sua vida através do método Grabovoi de maneira rápida e simples nesse artigo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos números religiões