O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

O que é amor líquido? O conceito de Bauman, relacionamentos e mais!

Retratando a superficialidade e a inconstância dos relacionamentos, é possível chegar na definição do amor líquido. Saiba mais!


Considerações gerais sobre o conceito de amor líquido

Duas mãos de água fazendo um coração.

Existe uma linha tênue entre as mudanças e o firmamento das relações, mas com o amor líquido isso se dilui. Deixando de lado a reconciliação, as pessoas não se importam mais em tentar consertar e entrar em um consenso. Esse processo se caracteriza diante da aceleração e do acompanhamento, sem que as elas deem conta.

Para dar lugar ao novo, muitos deixam de lado aquilo que já não serve mais e para substituir. Buscando por aquilo que difere, não se apegam como antes. Podendo ser uma pessoa, um objeto ou produto, o processo da vez é o de escolher aquilo que deseja, além de comprar e possuir.

Leia o artigo para compreender todos os processos do amor líquido!

Modernidade líquida e amor líquido

Vidro em formato de coração.

A modernidade líquida e o amor líquido se complementam pelas incertezas das relações. Sendo assim, se constituem através das consequências e sem a preocupação do que esses processos podem causar. Com a dificuldade para entender estes conceitos, tudo também pode ficar mais fluído.

Podendo ser trocado ou substituído, um indivíduo não precisa ser necessariamente tratado assim. Todos precisam de acolhimento e afeto, além das parcerias. O desenvolvimento parte dos laços e contando com a evolução do ser. Assim como tudo pode parecer perfeito em um momento, muitas vezes não se sabe o que pode acontecer depois.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre a modernidade líquida de Bauman!

A modernidade líquida de Bauman

Diante de Bauman, os processos da modernidade líquida deixaram de ser algo imperativo e se tornaram o que a sociedade garantia. Difícil para se libertar, o mundo e as pessoas já se sentem assim. O estudioso aborda dois conceitos de liberdade: a subjetiva e objetiva.

A primeira fala sobre como um indivíduo pode se achar preso ou livre, sendo que o segundo processo se caracteriza diante da possibilidade de viver sem amarras e sem o domínio dos outros. Usando sempre o consumo como algo essencial, convence o querer e aquilo que é ininterrupto.

A consciência dos indivíduos sobre a modernidade líquida

Tendo consciência e dependendo do grau, algumas pessoas ainda conseguem reconhecer a modernidade líquida. Usando o exemplo de uma grande catástrofe e podendo ela ter sido constituída pelo ser humano, é complicado para ignorar todas as falhas cometidas.

O ponto principal está naquilo que deve ser feito para evitar e quem irá fazer isso. Ou seja, se trata da capacidade para retratar e mudar. Sendo urgente, precisa da ação e da iniciativa. Todos os processos precisam dos seus recursos ágeis, mas que estão em grande esgotamento.

O que é amor líquido

Compreendendo e sabendo da importância do convívio, a reflexão precisa partir do princípio e da qualidade de todas as relações. Este conceito de amor líquido se caracteriza com a facilidade da substituição e também dos relacionamentos duradouros que não existem mais. Com o avanço da tecnologia tudo fica mais fácil e algumas pessoas podem ser descartadas.

Decidindo por conta própria não se relacionar mais com alguém, é fácil se desvincular. Podendo bloquear e excluir, seguir com a vida se torna algo mais direto. A liquidez está no mundo moderno, além de todos os seus processos para se distanciar de quem não se quer mais.

Como lidar com o novo paradigma

A internet dita as suas regras e as pessoas acompanham. Dando um novo processo e olhar, o paradigma determina aquilo que elas querem paras as suas relações pessoais. Fazendo uma seleção, tudo se baseia na estética e mesmo que ela seja apenas virtual.

Este contato com a tecnologia faz com que as pessoas evitem se falar cara a cara e deem preferência para a rapidez. A ansiedade pode ser construída a partir disso, contando com a angústia e com o desfazer dos laços. Usando como base o digital, tudo precisa ser com ele.

Consequências e desafios

Diante das consequências e os desafios da modernidade líquida, os profissionais garantem a crescente dos transtornos. Com o processo psicológico afetado, isso está cada vez mais frequente e presente na sociedade. A tecnologia faz parte disso e tirando o real de circulação.

Sendo cada vez mais difícil encontrar alguém para tornar uma relação mais sólida, as coisas vão se desmanchando rapidamente. O permanente já não existe mais, além de toda a sua substituição para aquilo que é raso e superficial. Sendo assim, predomina cada vez mais e sem aquela necessidade de antes.

Lados humanos, a importância de se relacionar e problemas de relacionamento

Água em formato de coração em cima da mesa.

Com a necessidade de se relacionar, contando com os problemas que um relacionamento pode trazer, além dos dois lados, é possível encontrar afinidades e fragilidades. Sendo assim, a incerteza também pode entrar em contexto. Com a insegurança tomando conta, existe uma instabilidade.

As pessoas podem ter todas essas caracterizações se tornando superficiais e rasas. Usando o lado mercadológico e individual, o jeito é seguir por ambos os eixos. Cada um dentro de seus processos e com seus respectivos problemas.

Dê continuidade na leitura do artigo para entender as questões das relações!

A fragilidade dos laços humanos

Basta notar e analisar as relações, sendo possível visualizar as atuais. Usando o amor líquido como exemplo, as fragilidades estão cada vez mais presentes. Sendo assim, não existe uma consistência e solidez. Podendo refletir e mudar algumas atitudes, também é possível fortalecer os laços humanos.

Diante de todo o convívio, a tecnologia passa na frente e toma conta daquilo que deveria ser real. Mais do que isso, as pessoas não se desgastam e nem se sacrificam pelo outro. Algumas coisas são insustentáveis, mas outras ainda merecerem um certo esforço.

Afinidade e parentesco

Colocando o parentesco como aquilo que é impossível de romper, é possível falar sobre a ligação de sangue. Naquilo que é tradicional, este processo conta com o seu significado natural e cultural. Não sendo possível escolher, precisa se satisfazer com o que tem.

Sendo contrária, a afinidade é determinada e escolhida. Tendo a afirmação e rejeição, é fácil se desfazer. Também tendo a possibilidade de resolver e voltar, as diferenças podem ficar de lado. O real da afinidade é ter e ser como parentesco, confundindo estes eixos.

A importância de se relacionar

Dada a importância das relações, é possível encontrar alguém para viver algo saudável. Necessitando do apego e do afeto, o ser humano vive numa busca incansável. Podendo se frustrar, este processo faz parte de todas as parcerias. Não sabendo o que pode acontecer, o importante é arriscar.

A solidão pode moldar um caráter e ao contrário daquilo que precisa ser necessário, além de mudar toda uma perspectiva. Mais do que isso, garante uma amargura irresponsável. Nem todos os relacionamentos serão desprovidos, mas alguns deixarão marcas. Portanto, existe a necessidade de se relacionar, mas não sabendo o futuro que isso pode tomar.

Divórcio e problemas de relacionamento

Sendo algo totalmente tradicional, as pessoas preferem usar o divórcio como uma ferramenta para evitar problemas. Com uma nova forma de se relacionar, é impossível ignorar. Muitos preferem apenas se manter e sem casar. Para não ter um vínculo firme, eles só assumem uma parceria.

Por outro lado, é possível enxergar que muitos nem tentam ao menos namorar. Ficam sem aquela necessidade de se comprometer pelo lado formal e se satisfazem pelo individualismo. Evitando o certo ou errado, mas dentro de cada necessidade. As consequências serão os reflexos de todas as escolhas pessoais e individuais.

Ferramentas de socialização

Existem dificuldades para lidar com outra pessoa, sendo que também faltam as ferramentas para conseguir iniciar um relacionamento. Diante dos princípios de Zygmunt Bauman, todas as fórmulas atuais se diferem das antigas. Ou seja, as habilidades primordiais foram reduzidas e com a mínima capacidade das últimas.

Se comunicar através de uma rede social tomou o lugar daquilo que era tradicional, além de ignorar uma relação por meio dos métodos principais. Muitos evitam frequentar lugares para conseguir isso e ficando no comodismo da tela de uma celular. Existe a insegurança e incerteza, tomando conta daquilo que deveria ser puro e natural.

“Amar o próximo como a ti mesmo”

Sociólogo e filósofo, Bauman refere-se ao amor-próprio como aquilo que é resultante de ser amado. Com o indivíduo compreendendo sua percepção e opinião, aquilo que ele é será sentido. Sendo único, pode ser digno de amor e ser especial. Quando outra pessoa diz isso, aí é que esse processo pode ser reconhecido e classificado.

Usando o exemplo de alguém que amou o outro, é fácil de compreender uma necessidade de amor e singularidade. O afeto só vem quando a personalidade se identifica com o ego de alguém, dando espaço para merecer e amar a si mesmo.

Dicas para tornar a liquidez em algo mais permanente

Dois corações.

Algumas dicas podem fazer com que se tenha mais firmeza e permanência naquilo que é líquido. Sendo assim, processos essenciais não podem ser interrompidos e com a continuidade daquilo que pode tornar tudo mais concreto. Lidar com o presente e aprender com ele é uma forma de se manter firme.

Mais do que isso, o autoconhecimento e a individualidade. Não ultrapassando os limites, se colocar dentro de um aspecto para romper o que é apenas pessoal. Manter tudo mais firme nos propósitos, além da autoestima e a segurança carregada de otimismo.

Mantenha a leitura do artigo para compreender dicas essenciais para a liquidez!

Evite a fuga, aceite e aprenda a lidar com o presente

Para lidar com algo é necessário enfrentar, isso é mais que essencial. Fugir para tentar se livrar só faz com que se coloque tudo para debaixo do tapete, ignorando processos. Por mais que seja complicado lidar com o plano atual, as coisas precisam ser solucionadas.

De forma gradual, elas vão se encaixando e fazendo sentido. Nada é tão fácil quanto parece, assim como o ignorar não resolve absolutamente nada. Por isso, fugir só faz com que se atrapalhe. Existem circunstâncias e elas precisam de adaptações para se formularem.

O autoconhecimento e a individualidade

Não necessariamente se isolar, mas se compreender e aceitar. O autoconhecimento só vem quando uma pessoa se dá um tempo, mas não fugindo totalmente de sua realidade. A individualidade pode fortalecer, mostrando todas as capacidades presentes e existentes.

Olhar para dentro faz com que se tenha uma percepção integral e verdadeira, além de novas descobertas. Se colocar neste plano pode mudar muitos processos, apresentando novos poderes que estavam escondidos. Portanto, nutrir e se alimentar de aspectos reais.

Ruptura com o individualismo

A ruptura com o individualismo só deve acontecer quando já se existe a propriedade e autoconfiança. Não se colocando numa posição egoísta, é possível se dedicar a si e aos outros. Sabendo manusear e dividir, nada ficará tão sobrecarregado.

Dar espaço para outras pessoas mostra a autoestima e garantia, além do conhecimento que se pode adquirir. Como nada se completa absolutamente sozinho, se sentir solitário também é uma forma de se fortalecer. Neste sentido o equilíbrio precisa se estabelecido e dando a condução necessária.

O desenvolvimento da autoestima

Construir uma autoestima, garante o amor-próprio e autoconfiança. Podendo até mesmo minimizar os efeitos de uma perda, pode fazer com que não se deixe levar por momentos de vulnerabilidade. Sendo uma forma de se arriscar e dar uma chance, a liquidez precisa ser transformada. 

Também sendo necessária, pode encorajar e se deixar tomar por uma nova paixão. A troca, doação e a idealização formam uma relação, além do poder. Portanto, aspectos essenciais para construir algo verdadeiro e sólido. 

Antidepressivos, corpo perfeito e culto a celebridades em tempos de liquidez

Comprimidos formando rostos.

Assim como os antidepressivos servem para aliviar sintomas do sofrimento, as intolerâncias aparecem com eles. Quanto ao desejo da perfeição, ela é alimentada por uma indústria que coloca como essencial sempre melhorar e nunca se sentir satisfeita, além do sentido da liquidez.

Podendo ser fútil, uma celebridade faz com que se tenha desejo por ser reconhecida e notada. Além disso, o público geral necessita desses vínculos e com os processos dos centros das atenções. Tornando algo vicioso, é difícil se desvincular.

Leia os tópicos a seguir para saber mais sobre a visão e relação de Bauman!

Liquidez, Bauman e sua visão sobre antidepressivos

Diante de uma mercadologia consumidora, a visão de Bauman sobre os antidepressivos é a de que para um problema, existe uma solução. Seguindo este processo, a solução pode ser sempre vendida e consumida. Aquele que está doente não precisa necessariamente superar a dificuldade, mas encontrar o lugar certo para isso.

Não provando que este aspecto pode diminuir uma dor, ele está ligado com a fonte de todos os lucros comerciais. Além do mais, a intolerância faz com que se agrave, sem ser suavizado e reduzido. Ou seja, tornando as pessoas reféns.

Liquidez, Bauman e a relação com a busca por corpos perfeitos

Servindo como a moda atual, Bauman acredita que a busca pelos corpos perfeitos se resultam em objetivos de tendências. Não sendo sobre o cabelo ou a cor de uma boca, o tamanho dos seios ou dos quadris, a "perfeição" é o fim de outros processos de melhorias.

Numa clínica de plástica, os clientes recebem cartões que os deixam com fidelidade e garantindo descontos nos próximos procedimentos. Tendo certeza de que eles voltarão, esta indústria não conta com os limites e cresce cada vez mais a procura pelos seus serviços.

Liquidez, Bauman e o culto a celebridades

Bauman enxerga o culto a celebridades como algo que não conta com autoridade para guiar, além de líderes e exemplos de professores. Certos indivíduos se colocam nestas posições, enfraquecendo comunidades que podem oferecer algo verdadeiramente valioso.

Oferecendo assuntos-chaves e por mais que eles sejam por um curto período, se concentram. Podendo desmoronar logo em seguida, se encontram novamente e em volta daquilo que pode trazer outras celebridades momentâneas. Por este sentido ele define a indústria das celebridades e com a garantia de todas as depressões econômicas.

Na visão de Bauman, faz sentido sonhar com relacionamentos estáveis e duradouros?

Casal feliz na praia.

Perante Bauman, todas as relações contam com suas vantagens e riscos. Diante do amor líquido, alguns relacionamentos para a vida podem se transformar em promessas que nunca serão cumpridas. Evitando ser algo valioso, pode se tornar uma dificuldade e empecilho. Além disso, existe uma certa restrição para impor uma liberdade individual.

Por outro sentido, existe um questionamento de como encarar as adversidades da solidão sem o auxílio de companheiros verdadeiros e fiéis, além dos altos e baixos. Ambas as relações não são infalíveis, assim como o processo da vida. Um relacionamento não pode ser mensurado apenas por aquilo que ele oferece, mas também pelo que entrega aos parceiros. O melhor de todos é aquele que os dois lados usam o amor e a verdade.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos

Artigos relacionados


O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

O que é a chantagem emocional? Tipos, o chantagista, como lidar e mais!

A chantagem emocional é considerada crime e causa muitos prejuízos mentais. Saiba mais sobre esse tipo de violência psicológica aqui!


Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos humanos: características, como descobrir e mais!

Os quatro temperamentos formam a essência do indivíduo e impactam suas relações interpessoais. Veja nesse texto a importância de conhecer esse modelo!


O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

O que significa sonhar com flerte? De amigo, namorado, famoso e mais!

Sonhar com flerte fala sobre a necessidade de buscar mais momentos felizes em sua vida. Para saber mais sobre esse e outros significados, confira nosso artigo!


Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Psicopatia: significado, características, como identificar e mais!

Sendo um distúrbio, a psicopatia pode ser difícil de diagnosticar e retrata o desprezo pelos processos sociais. Saiba mais!


Traição: conheça os sinais, motivos, como lidar, perdoar e mais!

Traição: conheça os sinais, motivos, como lidar, perdoar e mais!

Você desconfia que esteja sendo traído (a)? Veja a seguir os sinais da traição, seus motivos e sobre como você deve lidar ou perdoar o outro.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.