Significado de borboleta dentro de casa: preta, marrom, roxa e mais!

Significado de borboleta dentro de casa: preta, marrom, roxa e mais!

Uma borboleta apareceu em sua casa? Borboletas são mensageiras e querem sempre nos comunicar algo quando surgem. Leia esse artigo para saber mais!


O que significa encontrar uma borboleta dentro de casa?

Borboleta azul repousando em vaso de plantas.

Quando as borboletas entram em nossa casa, nossa primeira reação é ficarmos assustados e desesperados para colocá-las para fora, ou até mesmo matá-las. No entanto, as borboletas são como mensageiras, e podem querer nos avisar sobre algo que está prestes a acontecer.

É importante prestar atenção nesses sinais e jamais duvidar do que eles significam, pois eles podem ser importantíssimos para a nossa vida. Entender a natureza e seus enigmas nos torna mais observadores e positivos, de forma a trazer um gratificante resultado para nossa existência. Continue lendo esse artigo, e você terá a compreensão dos diferentes significados da borboleta. Confira!

Interpretações para borboleta dentro de casa

Borboleta preta e vermelha repousando em superfície.

Logo abaixo, iremos te apresentar o significado da borboleta por meio de diferentes interpretações. Após abordar a simbologia e o significado segundo o espiritismo, será abordada a sua simbologia segundo o Feng Shui, sua representação no Japão e sua função como mensageira espiritual. Continue lendo.

Simbologia

Segundo a psicanálise, a borboleta tem como simbologia o renascimento, liberdade e beleza. Os estágios pelos quais a borboleta passa são vistos como um processo de evolução da alma, sendo ela reconhecida, também, pelo processo de autoconhecimento visto ao entrar em sua crisálida, ou casulo. Olhar para o nosso interior nos permite percebemos nossa própria beleza, provida de nossa essência.

O pouco tempo de vida da borboleta, comparado ao do ser humano, demonstra que é preciso utilizar o momento presente para dar continuidade ao processo de evolução espiritual, porque cada dia é uma oportunidade preciosa para a concretização do seu próprio sucesso.

Significado segundo o espiritismo

A borboleta tem diversos aspectos como simbolismo, porém temos em destaque a metamorfose. Ela é admirável pelo seu processo de transformação dentro do casulo, até finalmente revelar toda sua beleza em suas pequenas asas coloridas. Ela também carrega consigo a proteção, as boas energias e significa um novo começo após tempos de espera.

A natureza é um intermediário em nossas vidas, os insetos e animais são sinais dela que representam um conteúdo espiritual que muitas vezes entendemos como uma situação ruim, todavia são sinais para melhorarmos nossa qualidade de vida. Devemos olhar para a natureza com mais cautela e admiração, assim como devemos olhar as borboletas.

Significado segundo o Feng Shui

De acordo com o Feng Shui, as borboletas podem representar uma transformação, processo evolutivo, mudanças e pureza, justamente em razão de uma lagarta ainda não ter a noção de que, um dia, poderá passar pelo processo que lhe dará o direito de voar, mesmo que por pouco tempo. Além disso, segundo a prática, ela também pode representar a liberdade de viver.

As borboletas podem indicar, também, algumas qualidades da humanidade, como a luz que transparecemos, o fascínio pela vida e a vontade imensurável de viver. Podem ser muito usadas como simbolismo em decorações (estampas, esculturas, adesivos) para aumentar a energia vital, sendo também muito utilizadas para atrair a cura para o amor.

Significado no Japão

No Japão, a borboleta é vista como um símbolo para a mulher, em razão de sua graciosidade e perspicácia. A felicidade conjugal é representada por duas lindas borboletas - sendo elas feminino e masculino. São imagens geralmente utilizadas em casamentos.

Ainda que estejam atreladas à cultura japonesa desde tempos mais antigos, o país também adotou o significado das borboletas a partir do folclore presente na China. Os contos chineses sobre as borboletas surgiram quando um erudito chinês (Rosan) foi visitado por dois espíritos femininos, que contaram histórias sobre as tais lindas borboletas.

Como mensageiras espirituais

Não é de hoje que as borboletas são vistas como um dos insetos mais impressionantes, principalmente em referência à metamorfose. Em uma mensagem espiritual, assim como elas, nós precisamos olhar para o nosso interior, de forma a criar um casulo. Após o processo de autoconhecimento, estamos prontos para reaparecer e mostrar ao mundo quem verdadeiramente somos.

As borboletas vivem durante uma ou duas semanas, ainda que haja espécies que podem viver até mais, como a Monarca. Para nós, humanos, este tempo é relativamente curto, por isso é importante lembrar que o tempo é imprevisível. Nós também não sabemos de fato o quanto podemos viver, mas ainda temos a chance de nos conhecer todos os dias.

A metáfora do ciclo de vida da borboleta

Duas borboletas marrons logo após saírem de seus casulos.

É importante detalhar, aqui, todo o ciclo de vida das borboletas para que você perceba o quanto somos iguais a elas. Estamos dentro do mesmo processo, tendo duas escolhas: escolher agir ou esperar as coisas acontecerem, mesmo com a incerteza do resultado final. Confira mais detalhes abaixo.

O ovo

O ciclo de vida da borboleta se inicia a partir do ovo, que é colocado por uma borboleta na folha de alguma planta. O embrião fica inato no ovo até que as condições de onde ele está se tornem totalmente favoráveis para que ele possa sair. Esse procedimento leva em torno de alguns dias até um mês.

Essa fase representa o nosso "eu" indefeso e ingênuo, prestes a conhecer o verdadeiro mundo. Aqui, é preciso ter muito cuidado, pois tudo será visto pela primeira vez. Estamos nascendo para o universo, o qual é totalmente vasto, de forma a nos trazer ansiedade para explorar ele mais afundo, provocando o desejo de conquistá-lo.

A lagarta

Após o período do ovo, o embrião da borboleta se transforma em uma lagarta. Essa fase dura, em média, de meses até um ano. O inseto se compromete a comer mais folhas, de forma a guardar energia e evoluir. Além disso, ela produz fios de seda que servem de abrigo (não sendo ainda o casulo) contra predadores.

Essa é a fase que mais exige esforço de nós, pois é onde temos que aprender a arte da paciência. Para chegar onde queremos, é aqui que precisamos colocar a mão na massa sem desanimar, assim como as lagartas, que trabalham sem cessar tendo em mente o seu sonho de se tornarem borboletas.

O casulo

O casulo verdadeiro é formado a partir da seda criada pela lagarta. Essa fase é de total resguardo para o inseto, que se isola dentro desse casulo por cerca de uma semana até um mês. Nesse período, a lagarta vai modificando o tecido de sua pele, sem que haja contato com mais nada.

Nesse momento, olhamos para dentro de nós mesmos, em que o silêncio habita e tudo o que temos são nossos pensamentos e sentimentos. O autoconhecimento nesse período é capaz de expandir nossa capacidade de alcançar aquilo que tanto almejamos. Basta acreditarmos em nós mesmos e respeitarmos o tempo de espera para tanto.

O primeiro voo

Depois de ter passado todo esse tempo dentro de um casulo, está na hora da borboleta mostrar suas lindas asas e retornar para o lugar onde um dia era apenas uma pequena lagarta, apenas com uma diferença: agora com a possibilidade de voar para onde quiser, mesmo que seu período de vida seja curto, dependendo da espécie.

Depois de batalhas internas e externas, este é o perfeito momento para apreciar a vista de cima. A vista que você lutou para ter, e que fará com que você perceba o quanto tudo valeu a pena. Não desista dos seus sonhos, porque a visão que você terá no final será gratificante e única, e você não irá se arrepender.

O retorno à terra

Quando a lagarta está finalmente pronta para sair de seu casulo, ela liberta suas novas asas e se revela como uma linda borboleta. Já adulta, seu ciclo, durável de algumas semanas a alguns meses, tem como foco a reprodução, para que todo esse processo possa se repetir incansavelmente dentro da natureza.

Quando realizamos nossas metas, sonhos e objetivos, temos a sensação de satisfação por todo esforço que fizemos. Assim como as borboletas, nossa paciência, dedicação e esperança são capazes de nos levar a lugares muito maiores do que até mesmo nossos sonhos são capazes de mostrar. Tudo é possível quando fazemos acontecer.

Significado espiritual

A borboleta tem como significado espiritual a transformação, a felicidade, renovação e beleza. Representando boas energias, a borboleta traz para nós a perfeição e delicadeza da natureza, mesmo após um processo que, para nós, pode ser difícil. Ela é, em si, a imagem de metamorfose espiritual.

Poder olhar todo esse processo é fascinante. As borboletas estão presentes em locais acessíveis do dia a dia (até mesmo em casa). Então, quando você pousar seu olhar sob uma, tenha a certeza de que é um bom sinal. Se inspire todos os dias na perseverança, persistência e paciência desse animal. Assim, gradualmente, você será como ela: livre.

Borboleta de diferentes cores dentro de casa

Borboleta vermelha em cima de folha.

As borboletas coloridas dentro de nossa casa apresentam simbolismos diferentes, podendo significar desde prosperidade até um aviso para uma mudança drástica em seu caráter ou modo de agir. Veja a seguir os significados de borboletas de cores azul, amarela, branca e outras mais!

Borboleta azul dentro de casa

A borboleta azul simboliza um novo propósito de vida, aceitação, honra, e energias positivas. Ver uma borboleta azul, ou até mesmo poder segurá-la, surte um efeito de calma. Em algumas culturas, a borboleta dessa cor é considerada um símbolo de boa sorte para quem a vê.

Isso se dá ao fato de que, em algumas partes do mundo, é raro poder se encontrar com uma borboleta azul. Por ela ser tão rara, quando você se depara com uma, é sinal bom para a sua vida. Algumas pessoas acreditam que assim que se deparar com uma, se fizer um pedido, ele poderá se realizar.

Borboleta amarela dentro de casa

No caso da borboleta amarela, existem os mais diversos significados positivos, entre eles a orientação e um sinal de esperança. Para os chineses, a borboleta amarela representa o amor entre duas pessoas. Em muitas outras culturas, ela representa uma nova vida, o calor, a transformação e o brilho.

Apesar disso, a borboleta amarela também pode simbolizar um aviso de cuidado. Por isso, é sempre bom estar atento e se precaver. Em suma, ela representa bons sinais de uma longa vida saudável. Ao encontrar-se com uma, sinta-se privilegiado, pois você tem coisas novas e boas chegando para você. Aproveite-as da melhor maneira possível.

Borboleta branca dentro de casa

Se a borboleta branca repentinamente surgir em sua casa, significa que a sorte está com você. Se ela voar em volta de sua cabeça, pode significar um sinal de transformação e o fim de um ciclo. Para os chineses, a borboleta branca significa que anjos estão cuidando de você e te protegendo.

Quando uma borboleta branca entra em sua casa, significa que você terá boa sorte e que sua vida será saudável daqui em diante. Nas Filipinas, dizem que, ao ver uma borboleta branca, é sinal de que uma mensagem está a caminho, seja ela boa ou ruim. No geral, é um animal que representa bons sinais.

Borboleta preta dentro de casa

A borboleta preta não é tão comum de se ver como as outras borboletas coloridas. Por isso, seu significado pode ser tanto positivo quanto duvidoso. Deparar-se com ela é considerado um sinal de morte para alguns lugares. Entretanto, também significa uma mudança positiva em sua vida, então não se prenda ao ruim, apenas seja cauteloso.

A morte que ela simboliza não é necessariamente a fatalidade, e sim o fim de um ciclo. Ela significa o término de relacionamento, demissão do trabalho, o fim de uma ideia ou projeto que estava prestes a fluir. De toda forma, a borboleta preta também significa liberdade, mudança e novas transições.

Borboleta verde dentro de casa

Prosperidade, boa sorte e dinheiro são os simbolismos por trás da borboleta verde, significando, também, o florescer do desenvolvimento. Isso poderá ocorrer tanto no âmbito profissional, como para relações amorosas, projetos ou um hobby pessoal. Caso essa borboleta esteja voando pela casa, significa que terá sucesso em seu trabalho, sendo reconhecido por ele em breve.

A borboleta dessa cor está associada ao poder da mudança e ao novo crescimento que terá em breve em sua vida. Quando você vê uma borboleta verde, é uma mensagem de esperança e encorajamento, de forma a trazer calma e alegria. Se ela voar em volta de você, significa que o dinheiro entrará em breve em sua vida, e que ela será próspera.

Borboleta roxa dentro de casa

Assim como a borboleta preta, a borboleta roxa não é comumente vista como as demais borboletas coloridas. Ela significa espiritualidade, fortuna e lealdade. Também é sinal de que alguém aparecerá em sua vida em breve, trazendo novas e boas notícias com a sua chegada.

Se encontrar uma borboleta roxa ou violeta dentro de casa, significa que você deve parar um momento para olhar dentro de si mesmo e refletir sobre o que tem vivido. Ela também é um sinal para continuar mantendo a esperança, coragem e confiança em si mesmo.

Borboleta rosa dentro de casa

A borboleta rosa representa feminilidade, um atributo ligado originalmente à mulher. Porém, carregando a cor da delicadeza, a borboleta rosa também representa pureza e força. Ela indica um sinal de que o que você mais quer de todo coração pode ser realizado em breve, além de também simbolizar a calma.

Essa borboleta também significa força, compreensão e paciência. Ela é um sinal de que, apesar das desavenças da vida, é bom nos mantermos puros diante das adversidades, jamais permitindo que as situações desagradáveis da vida mude quem nós somos por dentro, muito menos o conteúdo de dentro do nosso coração.

Borboleta laranja dentro de casa

Assim como as demais, a borboleta laranja tem muitos significados. Ela significa calma, ao mesmo tempo em que também pode significar agressividade. Ela serve como um lembrete para que você se mantenha focado na realização do seu projeto, até que ele seja finalizado.

A borboleta laranja está associada com a cortesia, sociabilidade e vivacidade. Ela nos encoraja a sermos mais sociáveis, indicando que, em breve, uma visita pode chegar, ou até mesmo um convite para um evento social, caso o inseto esteja voando dentro ou ao redor de sua casa. Por fim, a borboleta laranja representa o renascimento e mudanças.

Borboleta colorida dentro de casa

A borboleta colorida é sinal de alegria, prosperidade e novidades. Ela carrega consigo uma mensagem para que você mantenha a cabeça erguida e um sorriso no rosto, pois coisas muito boas estão prestes a vir, as quais mudarão sua vida de uma maneira positiva.

A junção de cores nos traz a sensação de certeza das boas energias ao nosso redor. Se essa borboleta colorida entrou em sua casa, tenha certeza de que ela veio para trazer ótimas notícias. Tudo o que você precisa fazer é continuar trilhando o caminho em que estava mantendo o foco para não se perder.

Borboleta dentro de diferentes cômodos da casa

Borboleta amarela repousando em parede, enquanto é iluminada pela luz vinda da janela.

As interpretações relacionadas à visita de uma borboleta podem variar, dependendo de qual cômodo da casa ela se encontra, seja na sala ou no quarto. Por isso, confira agora alguns cômodos e os significados que eles trazem.

Na sala

Caso a borboleta apareça na sala, que é um local onde as famílias geralmente se reúnem em algum período do dia, significa que ela traz uma mensagem destinada à família inteira, e não apenas para uma pessoa. Levando em conta que a borboleta é sinônimo de mudanças, isso pode significar algo muito positivo.

Se a sua família estiver passando por um momento delicado, este é o sinal para que vocês possam se conectar e se ajudar nesse momento, de forma a haver uma progressão no relacionamento, evitando que ele se desalinhe e se desfaça. Aproveitem essa mensagem para se unirem e resolverem os problemas juntos.

No quarto

O seu quarto é um local íntimo e privado, onde você dorme, acorda, e também despeja a maioria dos pensamentos da rotina. Então, quando a borboleta aparece nesse local, a mensagem é direcionada a você, sem sombra de dúvidas. Capte bem o que ela tem a dizer para não correr o risco de perder uma oportunidade.

Dependendo da cor da borboleta, sua presença pode ser um bom ou mau sinal. Todavia, foque em receber essa mensagem como um conselho e comece a reparar mais em si mesmo e em sua rotina, para que você não caia no desânimo. Lembre-se de que a borboleta simboliza a vida.

No banheiro

O banheiro é algo privado, porém pode ser utilizado por outras pessoas que entram na residência. Por isso, se uma borboleta aparece no banheiro, significa que a mensagem é para você, mas que não é necessário se preocupar excessivamente com ela.

Geralmente, a presença dela é um sinal de boas mudanças, as quais você deve saber aproveitar totalmente e sem ressentimentos. Lembre-se de que, assim como o banheiro deve ser limpo, o seu coração também deve estar dessa forma.

Outras interpretações de borboleta dentro de casa

Pessoa segurando borboleta laranja com as duas mãos.

Você pode se perguntar sobre o tempo de passagem da borboleta em nossa casa, e se isso pode significar algo. Afinal, ela pode simplesmente ficar lá ou pode sair no mesmo minuto que entra. Venha entender melhor como isso pode influenciar na mensagem que ela quer te passar. Confira!

Borboleta passando dentro de casa

Se a borboleta apenas passa pela sua casa e, em algum momento, decide sair, pode significar que, assim como ela, uma visita pode aparecer repentinamente. E, assim como ela, no momento em que passar pela porta de sua casa, a visita pode estar munida de novidades e boas energias.

A borboleta passando pela sua casa significa, também, que algo muito inesperado está prestes a acontecer. Isso pode simbolizar ótimas mudanças e uma repaginada em sua rotina, de forma a fechar ciclos exaustivos e iniciar outros que irão te fazer muito mais feliz.

Borboleta alojada dentro de casa

Caso a bela borboleta resolva fazer moradia em sua casa, pode ter certeza de que ela vai fazer uma varredura espiritual em sua vida. Esse inseto é um sinônimo de boas energias e, mesmo que pareça estranho no inicio, ele não irá permitir que coisas ruins entrem em sua casa.

Uma borboleta alojada em casa também significa grandes transformações que estão prestes a acontecer. A borboleta, por representar a metamorfose, diz para quem a vê que ciclos se fecharão na vida dessa pessoa, para que outros se abram simultaneamente, trazendo novas oportunidades e perspectivas que antes não eram cogitadas.

Encontrar uma borboleta dentro de casa é um bom sinal?

Borboleta preta pousando em dedo de pessoa.

Entre tantos significados, é possível dizer que sim, encontrar uma borboleta dentro de casa é um ótimo sinal para a sua vida. A natureza deu a ela a posição de mensageira para que você possa receber as coisas boas que o universo te reserva. Então, se você a viu, sinta-se como uma pessoa de muita sorte.

Esteja preparado para passar por mudanças boas em breve, e abrace todas as possíveis oportunidades. O bom sinal que a borboleta te trouxe é, principalmente, para uma mudança em seu interior. Não a tema, apenas abrace o significado por trás dela e se permita passar pela sua própria metamorfose.

Autor deste artigo

Escritora competente há 5 anos no mercado, acompanhe meu trabalho pelo Instagram: @mariavoulge

Palavras-chave relacionadas


animais

Artigos relacionados


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico fala sobre mudanças, acontecimentos importantes e caminhos intensos a serem seguidos pelo sonhador. Veja mais!


O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

Nesse artigo, veja 18 tipos de sonhos com ostras e seus significados precisos. Confira com bastante atenção, pois o seu sonho pode estar aqui!


Sonhar com gordo: homem, bebê, cavalo, boi, sapo, cachorro e mais!

Sonhar com gordo: homem, bebê, cavalo, boi, sapo, cachorro e mais!

Sonhar com gordo é algo que fala sobre excessos, tanto na busca por prazer quanto no medo. Quer saber mais sobre isso? Veja o nosso artigo completo!


O que significa sonhar com lontra? Mordendo, atacando, filhote e mais!

O que significa sonhar com lontra? Mordendo, atacando, filhote e mais!

Sonhar com lontra fala sobre liberdade, felicidade e aventuras. Quer saber mais sobre o significado desse animal? Confira nosso artigo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!