Para que serve o chá de camomila? Benefícios, propriedades e mais!

Para que serve o chá de camomila? Benefícios, propriedades e mais!

O chá de camomila é um grande aliado para uma noite tranquila e ainda ajuda a manter a pele saudável. Confira no artigo como aproveitar todos os benefícios!


Considerações gerais sobre o chá de camomila e para que serve

Xícara de chá.

Quem nunca bebeu um pouco de chá de camomila antes de dormir? Esse é um hábito muito comum não só entre os brasileiros, mas no mundo todo, pois a infusão é conhecida como um remédio natural há séculos.

Este chá possui inúmeros benefícios para a saúde, como relaxamento, melhora da digestão, alívio de cólicas e até mesmo a prevenção de alguns tipos de câncer. Ele age, ainda, como anti-inflamatório e estimula a cicatrização.

Além disso, a infusão pode ser preparada usando somente esta planta medicinal ou combinada com outras, como a erva-doce e hortelã, turbinando suas magníficas propriedades. Confira as receitas e muito mais a seguir.

Camomila, parte utilizada e suas propriedades

Xícara de chá.

O chá de camomila tem várias propriedades que ajudam a relaxar depois de um dia intenso de trabalho, e até mesmo alivia incômodos causados pela má digestão. Descubra a seguir mais sobre essa planta e seu potencial medicinal.

A camomila

A camomila, de nome científico Matricaria chamomilla, também é conhecida como margaça e macela-nobre. É uma das plantas medicinais mais consumidas no Brasil e no mundo desde a antiguidade. É uma flor miúda, levemente perfumada, com aroma adocicado. Seu miolo é amarelo e possui lindas pétalas brancas.

Por isso, é muito semelhante à margarida, mas em uma versão compacta. Ela pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e mercados, sendo vendida na forma de flores secas ou saquinhos prontos para a infusão.

A parte utilizada da camomila

Para o preparo do chá, geralmente utilizam-se as flores da camomila. No entanto, muitas pessoas aproveitam também suas folhas. Desse modo, essas partes da planta medicinal são usadas depois de um processo de secagem, ficando desidratadas, para que durem mais tempo.

Muito além do chá, a camomila também pode se transformar em um tempero na preparação de pratos salgados, como macarrão e frango. Já nos doces, ajuda a perfumar bolos e brigadeiros.

As propriedades da camomila

O chá de camomila possui várias propriedades que lhe conferem benefícios medicinais. Entre elas, destacam-se os flavonoides apigenina (anti-inflamatório e antioxidante), luteolina (anti-tumoral e antioxidante), patuletina (analgésico) e quercetina (anti-inflamatório e antioxidante).

Além disso, a infusão conta com óleos essenciais como o azuleno, que combina várias ações. Esta substância é um poderoso anti-inflamatório, antialérgico, calmante e sedativo. Portanto, o chá pode ser usado também para suavizar a pele após um processo de depilação, por exemplo.

Ademais, o chá de camomila possui em sua composição nutrientes como ferro, magnésio, cálcio, zinco e potássio. É rico, ainda, em vitaminas A, D, E, K e complexo B (B1, B2, B9).

Para que serve o chá de camomila

Chaleira servindo duas xícaras de chá.

O chá de camomila oferece vários efeitos terapêuticos. Ele é um ótimo calmante, anti-inflamatório, antimicrobiano e cicatrizante. Portanto, funciona como um remédio natural e caseiro para algumas enfermidades. Conheça suas mil e uma utilidades a seguir.

Relaxamento

O chá de camomila possui propriedades calmantes, capazes de dar uma sensação de relaxamento duradoura. Logo, esta infusão funciona perfeitamente como um redutor de ansiedade e estresse, ajudando a promover bem-estar.

Aliás, graças a seu efeito calmante, é um importante aliado na prevenção e tratamento dos transtornos de ansiedade e depressão.

Muitas pessoas utilizam, ainda, esta bebida como um sedativo natural no banho ou em uma sessão de massagem. Isso acontece porque um dos muitos benefícios do chá de camomila é seu aroma delicioso e relaxante.

Melhorias do sono

O chá de camomila ajuda a melhorar a qualidade do sono, já que tem como um dos seus principais ativos a apigenina, um poderoso flavonoide com ação antioxidante, que promove a sensação de sono.

A propósito, a presença desse antioxidante natural traz aquela sensação gostosa de relaxamento e bem-estar, mesmo após um dia intenso de trabalho, por exemplo. Com isso, seu corpo e mente agradecem, promovendo uma revigorante noite de sono.

Além disso, um estudo feito com mulheres que tinham acabado de ter um bebê revelou que o chá de camomila ajuda a ter uma noite mais tranquila de sono, mesmo em períodos difíceis como o puerpério. Aliás, quando consumido diariamente, diminui também os sintomas de depressão pós-parto.

Melhorias digestivas

O chá de camomila é apontado também como um grande amigo do aparelho digestório. Isso acontece porque seus ativos funcionam como um anti-inflamatório natural, exercendo um efeito protetor contra diarreia, por exemplo.

Além disso, uma pesquisa demonstrou que esta infusão tem a capacidade de prevenir problemas estomacais, como a úlcera, já que reduz a acidez no órgão. Desse modo, o crescimento de bactérias que contribuem para o desenvolvimento de enfermidades é igualmente inibido.

Prevenção do câncer

A prevenção de alguns tipos de câncer é outro benefício do chá de camomila. Isso porque esta planta possui uma grande variedade de substâncias antioxidantes, frequentemente relacionadas a uma menor ocorrência de casos dessa doença.

A propósito, estudos mostram que a apigenina presente na infusão combate células cancerígenas de certas partes do corpo, sendo uma ótima auxiliar no tratamento dos cânceres de mama, pele, próstata, útero e sistema digestivo.

Além disso, beber chá de camomila de duas a seis vezes por semana ajuda a diminuir significativamente as chances de desenvolver tumores na região da tireoide.

Controle de açúcar no sangue

O consumo do chá de camomila ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Por isso, auxilia na prevenção de doenças como o diabetes, já que previne os picos de glicose. Aliás, em um estudo com indivíduos diabéticos, aqueles que beberam a infusão diariamente entre as refeições, por oito semanas, vivenciaram uma queda expressiva na média dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, pesquisas realizadas em animais revelam que o chá de camomila também é capaz de controlar significativamente a quantidade de glicose no organismo quando estamos em jejum.

Boa para o coração

O chá de camomila é um aliado do coração, já que regulariza os níveis de colesterol total, triglicérides e colesterol LDL (popularmente conhecido como colesterol ruim).

Isso acontece porque esta planta possui vários flavonoides, que são compostos que auxiliam na redução de enfermidades que acometem o coração e o sistema circulatório como um todo. A bebida é, ainda, capaz de diminuir os riscos de doenças das artérias coronárias.

Além disso, a infusão de camomila se mostrou eficiente na diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, já que reduz a reabsorção de minerais, como o sódio.

Diferentes receitas de chá de camomila

Mulher segurando uma xícara de chá.

O chá de camomila pode ser preparado de diversas maneiras, sozinho ou combinado com outras ervas e plantas medicinais. Confira algumas receitas, descubra novos sabores e aproveite todos os seus benefícios.

Chá de camomila para relaxar

O chá de camomila oferece inúmeros benefícios, entre eles o mais famoso: seu efeito calmante. Portanto, é ideal para relaxar, além de tratar a ansiedade e a insônia. Para preparar a infusão, você vai precisar de:

- 2 colheres (chá) de flores secas de camomila
- 1 xícara (chá) de água fervente

Modo de preparo:

Coloque a água fervente em uma xícara de chá e adicione a camomila. Tampe e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Depois desse período, coe e aproveite essa bebida maravilhosa. A infusão pode ser ingerida até 3 vezes por dia.

Chá de camomila para má digestão e gases

A combinação do chá de camomila com outras plantas medicinais é perfeita para eliminar os gases e auxiliar na digestão. Anote os ingredientes:

- 1 colher (chá) de camomila
- 1 colher (chá) de sementes de erva-doce
- 1 colher (chá) de mil-folhas
- 1 colher (chá) de raiz de alteia picada
- 1 colher (chá) de filipêndula
- 500 ml de água fervente

Modo de fazer:

Coloque a água fervente em um recipiente com todas as plantas da lista acima. Tampe o refratário e deixe repousar por 5 minutos. Depois, é só coar. Esta infusão pode ser consumida até 3 vezes por dia.

Chá de camomila para olhos cansados e inchados

O chá de camomila combinado com funcho e sabugueiro ajuda a refrescar e reduzir o inchaço dos olhos. Anote a receita:

- 1 colher (sopa) de camomila
- 1 colher (sopa) de sementes de funcho esmagadas
- 1 colher (sopa) de flor de sabugueiro seca
- 500 ml de água fervente

Como preparar:

Coloque a mistura de plantas em um recipiente com a água fervente. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe e guarde na geladeira.

Use uma gaze umedecida para aplicar o chá nos olhos fechados, deixando agir por 10 minutos. O processo pode ser repetido sempre que for necessário.

Chá de camomila para dor de garganta

O chá de camomila ajuda a aliviar a dor de garganta graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Confira a receita:

- 1 colher (chá) de flores secas de camomila
- 1 xícara (chá) de água fervente

Como fazer:

Adicione a camomila à água fervente, tampe o recipiente e deixe descansando até esfriar completamente. Use este chá para gargarejo sempre que for necessário.

Chá de camomila para enjoo

A combinação do chá de camomila com hortelã-pimenta ou framboesa é ideal para aliviar a náusea e o enjoo. Confira o que será necessário para preparar a receita:

- 1 colher (chá) de camomila
- 1 colher (chá) de folhas secas de hortelã-pimenta ou framboesa
- 1 xícara (chá) de água fervente

Modo de fazer:

Coloque a mistura de plantas e a água fervente em um recipiente. Em seguida, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe antes de beber. Este chá pode ser consumido até 3 vezes por dia.

Chá de camomila para tratar gripe e resfriados

O chá de camomila é perfeito para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, pois alivia os sintomas de nariz congestionado. Confira o que você vai precisar:

- 6 colheres (chá) de flores de camomila
- 2 litros de água fervente
- Toalha grande para fazer a inalação

Como preparar:

Coloque a água e a camomila em um recipiente, tampe e deixe descansando por 5 minutos. Em seguida, comece o processo de inalação. Utilize uma toalha grande para cobrir a cabeça e potencializar o efeito do chá. Respire o vapor da infusão profundamente por aproximadamente 10 minutos.

Benefícios adicionais da camomila e do chá de camomila

Xícara de chá.

O chá de camomila possui vários benefícios não tão conhecidos como seu efeito calmante e relaxante. Ele alivia cólicas menstruais, diminui a hiperatividade e ainda deixa a pele bonita e saudável. Confira mais a seguir.

Alívio da cólica

O chá de camomila pode ser um dos melhores amigos das mulheres durante o período menstrual, já que ele alivia as desagradáveis cólicas. Isso acontece porque a infusão estimula a produção de glicina, reduzindo a intensidade dos espasmos musculares, que causam tanto desconforto.

Além disso, a camomila possui poderosos anti-inflamatórios em sua composição, o que ajuda a diminuir significativamente as dores e o inchaço.

A propósito, outros sintomas da TPM podem ser amenizados pelo chá de camomila. A ansiedade e as oscilações de humor características desse período podem até desaparecer graças ao efeito calmante dessa bebida.

Alívio de dores de cabeça

O chá de camomila é capaz de aliviar a dor de cabeça. De acordo com algumas pesquisas, a infusão e o óleo desta planta podem ser usados de forma tópica, ou seja, passando na pele diretamente nos pontos doloridos.

Além disso, suas propriedades calmantes e sedativas ajudam a diminuir a duração do desconforto, relaxando o organismo. Aliás, na medicina persa e iraniana, a camomila é utilizada em combinação com o óleo de gergelim para amenizar as crises de dor de cabeça crônica.

Ameniza sintomas de ansiedade e depressão

O chá de camomila é um excelente aliado no tratamento da ansiedade e da depressão, pois ameniza os sintomas desagradáveis dessas enfermidades. Aliás, estudos revelam que seu uso aromaterápico também é muito eficiente.

Esses benefícios se devem à presença da apigenina, um flavonoide que é capaz de agir diretamente no cérebro, regulando o sistema nervoso central. O efeito ansiolítico e sedativo leve alivia de forma significativa as sensações ruins que essas doenças trazem.

No entanto, vale ressaltar que o tratamento alternativo deve ser acompanhado e aprovado por um psiquiatra.

Boa para a pele

O chá de camomila não só faz bem para o nosso corpo por dentro, mas por fora também. Esta infusão possui ação hidratante e anti-inflamatória, ajudando a pele a ficar mais saudável e bonita. Além disso, essa planta medicinal é conhecida por seu efeito calmante, sendo perfeita e até mesmo essencial para quem possui a pele mais sensível ou extremamente ressecada.

Por isso, essa infusão já pode entrar em nossa rotina de cuidados diários. A propósito, os benefícios dermatológicos da camomila já estão mais do que comprovados, pois a indústria de cosméticos utiliza esta planta em produtos como cremes, loções e sabonetes.

Dúvidas comuns sobre o chá de camomila

Chaleira e xícara de chá.

O chá de camomila é usado há séculos por suas maravilhosas propriedades medicinais, mas pode-se dizer que muita gente já ficou em dúvida se podia usar esta infusão para uma determinada finalidade. Confira a seguir quais são as dúvidas mais comuns sobre esta bebida e descubra todas as respostas.

O chá de camomila emagrece?

Essa é a dúvida mais comum sobre o chá de camomila. Será que ele ajuda mesmo no processo de emagrecimento? A resposta é sim. Assim como outras infusões, a de camomila pode auxiliar na perda de peso.

Esta infusão funciona como diurético e ainda tem efeito antioxidante contra radicais livres. Entretanto, para atingir a meta de perda de peso, esta infusão deve estar associada a uma dieta equilibrada, uma rotina de exercícios e um estilo de vida saudável. Tenha em mente que o chá de camomila é apenas um fator entre muitos para emagrecer.

Quem tem gastrite pode tomar chá de camomila?

As pessoas que sofrem com gastrite podem ficar tranquilas, já que o chá de camomila tende a até mesmo auxiliar no tratamento de doenças do aparelho digestivo. Isso acontece porque a infusão possui efeitos terapêuticos e medicinais graças a seus componentes flavonoides, com ação anti-inflamatória, antiespasmódica e antisséptica.

Por isso, a camomila combate os espasmos da musculatura do sistema gastrointestinal, ajudando a cuidar da gastrite e outras enfermidades, como úlceras e síndrome do intestino irritável.

Cachorros podem consumir chá de camomila ou camomila de outra forma?

De acordo com médicos veterinários, o chá de camomila pode ser administrado de forma segura nos cachorros, desde que não seja consumido abundantemente. Esta bebida serve como um calmante natural para os cães, ajudando a mantê-los relaxados.

Além disso, a camomila ajuda a diminuir cólicas e inflamações, e ainda trata problemas digestivos. No entanto, vale lembrar que um profissional habilitado deve ser consultado sempre que seu bichinho de estimação estiver doente ou você queira iniciar um tratamento alternativo com chás.

Outras formas de utilizar a camomila

Duas xícaras de chá.

A camomila é uma planta medicinal versátil, podendo ir muito além do chá. Ela pode ser usada na forma de inalações, compressas e banhos de assento. Confira a seguir como fazer cada tipo de preparação.

Inalação

A inalação de camomila é uma ótima aliada para tratar gripes, resfriados e sinusite. Isso porque o vapor alivia os sintomas de nariz congestionado ou escorrendo, já que aquece e umedece as vias respiratórias. Entretanto, vale lembrar que o processo em crianças deve ser feito sob a supervisão de um adulto, pois há o risco de queimadura.

Anote os ingredientes:

- 6 colheres (chá) de camomila
- 2 litros de água fervente

Como fazer:

Adicione a camomila e a água em um recipiente. Tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Em seguida, coloque o rosto sobre a tigela e cubra a cabeça com uma toalha grande para facilitar a inalação. Respire profundamente por 10 minutos. O processo pode ser repetido de 2 a 3 vezes por dia.

Banho de assento

O banho de assento feito com a camomila tem efeito antibacteriano e auxilia no tratamento da candidíase, aliviando sintomas como coceira, irritação, inchaço e dor. Além disso, este processo é ótimo para quem sofre com hemorroidas, por causa das propriedades anti-inflamatórias desta planta medicinal.

Para preparar o banho de assento, você vai precisar de:

- 3 colheres (sopa) de camomila
- 1 litro de água fervente

Como fazer:

Coloque a camomila e a água em um recipiente. Tampe e deixe esfriar. Em seguida, coe e utilize a mistura em uma bacia ou banheira. Faça o banho de assento por 5 minutos, pelo menos uma vez ao dia.

Compressas

A camomila pode ser usada na forma de compressas para auxiliar no tratamento de feridas, queimaduras e irritações na pele, graças à sua ação anti-inflamatória e calmante. Confira os ingredientes necessários:

- 1 colher (sopa) de camomila
- 500 ml de água fervente

Modo de fazer:

Coloque a camomila e a água em um recipiente. Tampe e deixe em infusão por cerca de 15 minutos. Depois desse período, coe e umedeça uma gaze (ou algodão), passando o chá na área afetada pelo menos 2 vezes por dia.

Há contraindicações no consumo do chá de camomila?

Xícara de chá.

Apesar de ser largamente usado no mundo, o chá de camomila é contraindicado para alguns grupos. A infusão não pode ser consumida por quem tem alergia a plantas da família da camomila, como margarida, crisântemo, ambrósia e mal-me-quer.

Além disso, pessoas com distúrbios de coagulação do sangue e que fazem tratamento com varfarina ou heparina não devem fazer uso desse chá, devido ao risco de hemorragias.

Aliás, o uso por grávidas, lactantes e crianças deve ser somente sob orientação médica. Lembre-se de que o chá é uma alternativa natural de tratamento e não exclui a avaliação de um profissional. Se os sintomas persistirem ou forem mais graves, não hesite em procurar um médico.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.