Chá de limão: conheça as propriedades, benefícios, receitas e mais!

Chá de limão: conheça as propriedades, benefícios, receitas e mais!

Conheça os benefícios do limão que, quando combinado com outros ingredientes traz sabor e saúde para a sua vida. Clique e entenda como utilizar esse chá!


Qual é a utilidade do chá de limão?

chá de limão

As infusões como os chás, podem ser preparadas para consumo a partir de ervas, especiarias, folhas ou frutas. O limão é uma fruta que pode, de várias maneiras, ser utilizada como chá e ser útil para melhorar a saúde e combater doenças e enfermidades relacionadas a infecções virais, tais como gripe ou resfriados. O intuído da combinação do limão com outros ingredientes é ajudar na melhoria do sistema imunológico.

Além da presença da água, o chá com limão, combinado com outros ingredientes, pode trazer, a quem ingere, os benefícios de propriedades naturais, calmantes, estimulantes, diuréticas e até expectorantes. Isso porque, o limão tem 55%, aproximadamente, da vitamina C que o organismo de um adulto precisa diariamente.

Alguns nutrientes como polifenóis, limonoides e ácido cafeico também estão presentes na fruta. Descubra quais são as combinações para os chás de limão e entenda as suas propriedades. Continue a leitura para melhorar a sua saúde e contribuir para o seu bem-estar!

Receita e propriedades do chá de limão com alho

chá de limão

Muitos não sabem, mas o alho é muito usado para fins medicinais e terapêuticos, além de sua aplicação na culinária como tempero, que é mais conhecida. Em conjunto com o limão, o alho é uma boa opção de combinação para infusões.

Na receita como chá, além de manter as propriedades benéficas do limão, se preparado em conjunto com o alho despertará no corpo ações antibacterianas e anti-inflamatórias. O consumo desse chá irá ajudar na melhoria da circulação sanguínea. Anote a receita e confira o preparo, a seguir.

Receita de chá de limão com alho

Para fazer a receita de chá de limão e usar o alho, você vai precisar separar os seguintes ingredientes:

- 3 pequenos dentes de alho já descascados;
- 1 medida (colher) de mel a gosto;
- 1/2 unidade de limão;
- 1 xícara com água em temperatura ambiente.

No momento do preparo, execute os seguintes passos:

- amasse os dois dentes de alho;
- adicione-os em uma panela em conjunto com a água;
- deixe os dois ingredientes ferverem por cerca de 4 ou 5 minutos;
- esprema o limão e acrescente;
- na sequência, insira o mel, misture e consuma ainda morno.

Recomenda-se consumir antes de dormir, pois também ajuda no relaxamento dos músculos e trará um sono mais tranquilo.

Vitamina C e antioxidantes

O preparo do chá de limão em conjunto com o alho entrega à bebida uma grande quantidade de vitaminas e de substâncias conhecidas como medicinais. Como o limão é cítrico, em sua concepção há a presença da vitamina C em abundância.

E, por conta disso, a bebida se torna antioxidante, o que ajuda na prevenção de resfriados e gripes. É possível também o combate às pequenas inflamações que eventualmente ocorram nas vias áreas.

Anti-inflamatório

Em muitas dietas, o limão é usado em sucos e bebidas com a ação de desintoxicar o organismo. No chá, seu uso é bem parecido, pois tem o intuito de limpar o estômago e auxiliar no processo de digestão. Já o alho, por suas propriedades, tem efeitos anti-inflamatórios, entregando ao chá a capacidade de atuar no corpo ajudando a desinchar o corpo e melhorar o metabolismo.

Antibacteriano

Muito devido à vitamina C, o limão é reconhecido com atuação antibacteriana. Assim como o alho, esses dois ingredientes juntos auxiliam no combate de bactérias e a expelir vermes que podem trazer riscos à saúde e contribuir para o aparecimento de doenças diversas.

Receita e propriedades do chá de limão com gengibre

chá de limão

A raiz gengibre já é usada em muitas infusões e combinada com diversos ingredientes para potencializar o aroma e ação de bebidas. Mas, quando combinada ao limão, o gengibre se torna um componente-chave para auxiliar na desobstrução das vias áreas, irritações de garganta e até, na diminuição de calafrios ligados a baixa imunidade.

O gengibre possui um gosto marcante, e por vezes, picante na boca. Assim como o limão tem uma presença marcante quando ingerido. O aroma do gengibre também é inconfundível quando presente em infusões. A junção desses dois ingredientes traz grandes benefícios à saúde. Quer saber mais sobre os benefícios do chá de limão com gengibre? Confira a seguir!

Receita de chá de limão com gengibre

Fazer o chá de limão, com a inclusão de gengibre, é muito fácil. Você vai precisar de:

- 3 medidas (colheres de chá) de gengibre em raiz. Esta deve estar fresca e de preferência, ralada;
- 1/2 litro de água filtrada;
- 2 medidas (colheres de sopa) de suco de 1 limão;
- 1 medida (colher de sopa) de mel ao seu gosto.

No preparo, procure executar apenas no momento em que irá consumir.

- Ferva o gengibre em uma panela tampada por 10 minutos;
- após, retire a casca, que deverá estar solta, coe e adicione o suco de 1 limão;
- por último, coloque o mel.

Consuma imediatamente, ainda quente.

Combate náuseas

O aroma intenso do chá de limão vinculado ao do gengibre ajuda a amenizar náuseas e vômitos. Também pode ser aplicado para diminuir as sensações de enjoo provenientes do consumo de algum alimento que não foi bem aceito pelo organismo. Para esse fim, manter pedacinhos pequenos do gengibre no chá de limão e mastigá-lo, após o consumo do liquido, ajudam para o alivio desses casos.

Ajuda evitar diabetes

Assim como o limão, o gengibre tem a presença de antioxidantes e anti-inflamatórios em sua concepção. Para os diabéticos, o consumo dessa bebida irá ajudar na condução das funções de insulina no corpo. A insulina é o hormônio que controla o açúcar do sangue e que atua nivelando ou ainda, prevenindo a diabetes.

Desintoxica o fígado

Para a proteção da saúde do fígado, o chá de limão preparado com gengibre, por suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes, pode ser ingerido para ajudar na eliminação de moléculas conhecidas como radicais livres. Estas agem como toxinas no fígado e devem ser removidas com o intuito de garantir o correto funcionamento.

Receita de propriedades do chá de limão com mel

chá de limão

O dulçor do mel é comumente usado para temperar bebidas à base de limão. Por isso, com o chá de limão não poderia ser diferente. A infusão desses dois ingredientes em conjunto, além de saborosa, auxilia no fortalecimento do metabolismo melhorando o sistema imunológico e evitando enfermidades como resfriados e constipações. No paladar é refrescante mesmo consumido quente, o frescor é perceptível.

O mel é usado nessa receita em sua versão líquida, para potencializar seus efeitos antioxidantes e trazer mais ações antibacterianas. Ambos os ingredientes possuem esses ativos e fazem com que o chá se torne uma ótima opção também para o tratamento da fadiga e do cansaço. Saiba mais sobre esse chá, a seguir!

Receita de chá de limão com mel

Para preparar a receita de chá de limão e incluir o mel, você vai precisar de:

- 1 limão já lavado e descascado. Opte pela variedade tahiti pois terá mais suco;
- 2 medidas (colheres de sopa) de mel líquido;
- 1/2 litro de água já fervida e ainda quente.

Prepare da seguinte maneira:

- corte o limão separando-o em 4 partes;
- retire o sumo do limão de apenas uma das partes e misture com o mel;
- na sequência, coloque esta mistura no fogo alto;
- inclua o meio litro de água e as demais partes do limão;
- aguarde a fervura e a mantenha por 10 minutos;
- logo após, remova as partes da fruta e esprema o resto do sumo;
- deixe no fogo por mais 2 minutos.

Adoce com mais um pouco de mel e sirva quente.

Fortalece sistema respiratório

Além de aliviar as vias respiratórias quando a pessoa já estiver gripada ou resfriada, o consumo constante do chá de limão incluindo o mel, auxilia no fortalecimento de todo o sistema respiratório. Isso acontece porque, os microrganismos presentes no corpo e que dão origem as enfermidades ligadas à respiração, são eliminados e a imunidade do sistema respiratório aumenta.

Pessoas que têm doenças crônicas de respiração como a bronquite e a asma, também sentem grande alivio na utilização constante de chás a base de limão quando acometidas. Além de respirar o vapor de limão presente na infusão, a ingestão contribuirá para aliviar as crises dessas enfermidades.

Equilibra o pH do corpo

Por apresentar baixo teor calórico o limão é utilizado na construção de várias dietas. A infusão do limão com o mel está também presente em dietas balanceadas por ajudar no equilíbrio do potencial hidrogeniônico do corpo, o pH. Embora seja ácido, o limão ao ser ingerido ajuda a remover a acidez do organismo, melhorando problemas de estômago e conduzindo a absorção de nutrientes.

Benefícios do limão

chá de limão

Além do consumo em chás, o limão pode ser ingerido de diversas formas e em receitas, doces ou salgadas. A versatilidade dessa fruta traz à dieta humana o potencial de desintoxicar o corpo e aumentar as condições de atuação sistema imune na prevenção de doenças simples, mas que afetam diretamente o desempenho das pessoas, como os resfriados.

Se a sua opção é consumir o limão na versão chá, saiba que está empregando uma das formas mais benéficas de consumo da fruta. Pois, a ingestão diária além de facilitar as ações do organismo contribui inclusive com a sua beleza externa. Siga lendo e entenda detalhes da ação do limão em seu organismo. Confira!

Contra infecções

O limoneno está presente na casca do limão. Ele é um composto cítrico que, se incorporado às dietas ou consumido constantemente, agirá contra infecções. Isso quer dizer que, infecções de órgãos sexuais (exemplo: candidíase), de garganta (exemplo: gripe) e outras infecções iniciadas por bactérias, podem ser evitadas. Use os chás com limão, onde a casca é aproveitada para melhorar a ingestão desse nutriente.

Efeitos gastroprotetores

O limoneno, encontrado na casca do limão, também é responsável pelas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas da fruta. Por isso, ao consumir qualquer receita da infusão do limão, em que seja aproveitada a casca, você estará também prevenindo o aparecimento de úlceras de estômago ou do duodeno.

Previne a prisão de ventre

O consumo do limão com água pela manhã ajuda a incentivar o funcionamento do intestino. Isso acontece porque a fruta tem a presença de fibras que favorecem a liberação das fezes pelo sistema intestinal. Quando o chá é consumido, onde o limão e a água estão mornos, a condução é mais rapidamente aplicada. Crie o hábito e consumir o chá de limão e veja a diferença!

Ajuda na perda de peso

Em nenhuma dieta de redução de peso o limão é descartado. Ao contrário, ele é sempre recomendado. Isso ocorre porque a fruta tem baixo teor calórico e, em contrapartida, alto índice de fibras. No estômago, a ação do limão é de estimular o funcionamento e diminuir a sensação de fome.

A oxidação de gorduras também é acelerada devido a presença da vitamina C. Aproveite para usar o limão em abundância em sua dieta, só verá benefícios. Mas lembre-se sempre de procurar orientação médica, tanto para o emprego da fruta, quanto para os outros itens que devem complementar sua dieta, assim alcançará seus objetivos.

Aparência da pele

A vitamina C está presente em muitos produtos estéticos empregados para trazer aspecto saudável à pele, sobretudo a pele do rosto, para clarear e limpar. Logo, usar a fruta em sua forma natural também é um grande artificio para os cuidados com a beleza.

Consumir a fruta em forma de chá ajudará no fortalecimento dos tecidos e na formatação do colágeno, responsável pela sustentação da pele. Use e abuse desse recurso!

Diminui a pressão arterial

A pressão arterial é a pressão empregada pelo sangue contra a parede das artérias. O limão tem ativos que auxiliam na regulação dessa pressão. Devido a presença de flavanoides na concepção do limão, este possui o efeito de aliviar as artérias e relaxar os vasos por onde o fluxo sanguíneo passa.

O consumo da vitamina C da fruta também é um condutor para a melhoria da fadiga e cansaço, que contribuem para aumentar a pressão arterial. Relaxe incorporando o limão ao seu dia a dia. Se não gostar de consumir a fruta em modo chá, opte por sucos ou ainda, por incluí-la como extra a sucos como o de abacaxi, laranja ou maracujá. A combinação é, no mínimo interessante, e trará o mesmo resultado.

Previne a anemia

A anemia, nada mais é do que, a deficiência dos níveis de nutrientes no sangue, tais como ferro, zinco e outros. A vitamina C, presente no limão, é um ativo que auxilia na absorção do ferro pelo organismo, logo a fruta é reconhecida na prevenção da anemia.

A ação da vitamina C do limão age principalmente no ferro de origem animal, encontrado em carnes bovinas, frango e peixe. Mantenha-se saudável, consumindo o limão de várias maneiras em sua dieta.

Lembre-se que, se houver um quadro recorrente de anemia, a consulta com um especialista irá fornecer orientações necessárias sobre outros alimentos que podem melhorar sua saúde. Se precisar, informe-se melhor com um médico.

Previne as pedras nos rins

Como sabemos, o limão é uma fruta cítrica, ou seja, que contém ácido cítrico. Esse ácido é o responsável por auxiliar no combate à estruturação de pedras na região dos rins. Isso acontece, porque o consumo constante de limão torna a urina mais ácida, ajudando a filtrar os rins.

O ácido cítrico também auxilia na condução da urina, tornando o processo de eliminação mais rápido e constante. Consumir limão fará com que o organismo esteja limpo e desobstruído.

Previne câncer

Estudos em andamento comentam sobre os benefícios do emprego do limão também em ações de prevenção do câncer. Seus compostos bioativos, limonoides e flavonoides, entregam a capacidade de evitar inflamações que podem formar radicais livres que são negativos para os organismos e contribuem para o aparecimento do câncer. Previna-se, aprenda receitas e inclua o limão em suas refeições e bebidas.

Previne a acne

Muito sugerido por médicos para adolescentes e adultos com problemas de acne, o limão tem características antimicrobianas e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar o aparecimento das erupções.

Vale lembrar que o limão não deve ser empregado diretamente na acne ou na pele, a orientação é que seja introduzido na dieta, principalmente em sua versão como chá, para potencializar de fora para dentro, as ações do organismo contra a acne.

O chá de limão tem alguma contraindicação?

chá de limão

Por ser uma fruta com alto teor ácido, o uso do limão regularmente deve estar alinhado a uma dieta balanceada e ser consumido, sempre que possível, em sua versão natural e fresca. Ainda assim, é preciso observar qualquer ação adversa de seu organismo, pois pequenas contraindicações existem, assim como para qualquer outro alimento, se consumido em excesso.

Se você é propenso a ter problemas de estômago, gastrite ou quadro de úlceras, é preciso entender, junto com um especialista, como empregar corretamente o limão em sua dieta e até mesmo, se pode ou não o manter o uso.

Se, após o consumo da fruta, você também sentir desconfortos ou dores de cabeça, é preciso checar também se há sensibilidade ao ácido cítrico presente, não só no limão, como também em outras frutas cítricas. Você precisa conhecer o seu organismo para entender quais deitas e alimentos se adequam ao seu perfil. Se tiver dúvidas, não hesite, consulte um especialista e esteja cada vez mais saudável.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.