Chá de açafrão: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Chá de açafrão: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

O chá de açafrão é um poderoso anti-inflamatório que ajuda a emagrecer. Descubra a seguir mais benefícios sobre o consumo desta bebida!


Por que tomar chá de açafrão?

Chá de açafrão.

O açafrão-da-terra, ou cúrcuma, pode ser considerado um primo do gengibre, já que são da mesma família. Suas raízes, amplamente utilizadas na culinária, possuem um tom de laranja bem forte. Por isso, também costumam ser usadas como corante há séculos.

O chá de açafrão apresenta uma coloração linda e vibrante, ficando entre o amarelo e o laranja. Além disso, essa infusão tem um sabor forte, exótico e um pouco picante. Isso acontece devido à curcumina, um poderoso ativo anti-inflamatório.

Desse modo, esta bebida tem várias propriedades medicinais, sendo rica em nutrientes e minerais. Continue lendo e confira todos os seus benefícios para a saúde!

Mais sobre o chá de açafrão

Cúrcuma.

O chá de açafrão é muito utilizado na Índia, por suas propriedades preventivas e curativas. Ele é capaz de agir em todo o corpo, otimizando seu funcionamento. A seguir, conheça mais sobre essa infusão poderosa!

Propriedades do chá de açafrão

O chá de açafrão não vem ganhando popularidade à toa, uma vez que suas propriedades são magníficas. Ele é fonte de vitaminas B3, B6 e C, além de ser rico em minerais, como cálcio, ferro, manganês, cobre, zinco e potássio.

Esta bebida tem como seu principal ativo a curcumina, responsável pela cor forte e o sabor característico. Ela é um flavonoide com poder de combate às inflamações. Logo, o chá é considerado por muitos um anti-inflamatório natural.

Além disso, possui propriedades antioxidantes, diuréticas e antiespasmódicas, ajudando no combate a dores. Portanto, pode ser usada no tratamento de diversas doenças.

Origem do açafrão

O açafrão, de nome científico Curcuma longa, também é conhecido como cúrcuma, turmérico, gengibre amarelo, açafrão-da-terra e raiz-de-sol. É uma planta originária do continente asiático, mais especificamente da Indonésia e do sul da Índia.

Ela possui um aroma apimentado, com sabor exótico e levemente amargo, sendo um dos ingredientes essenciais do curry, tempero tipicamente indiano. Além disso, uma curiosidade é que, em alguns países da Ásia, o açafrão também faz parte da rotina de beleza. O pó dessa raiz é diluído em água, sendo usado para deixar a pele viçosa e macia.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais podem acontecer após o consumo do chá de açafrão. Entre eles, estão: dor de cabeça, boca seca, alterações no apetite, ansiedade, tontura, náusea, agitação, sonolência, sudorese, vômito, constipação e diarreia.

Além disso, consulte um médico antes de incluir este chá na rotina, se você toma medicamentos anti-hipertensivos. A curcumina, ativo do açafrão, pode diminuir demais a pressão sanguínea no uso combinado com o remédio. Aliás, é preciso tomar cuidado também com a superdosagem. Altas doses dessa planta (acima de 5 gramas) podem causar intoxicação.

Contraindicações

Apesar de ter inúmeros benefícios para a saúde, o consumo do chá de açafrão não é indicado para algumas pessoas:

- Grávidas: pode causar aborto ou estimular o trabalho de parto;

- Pessoas com problemas cardíacos ou pressão baixa: o chá diminui a pressão sanguínea;

- Indivíduos com pedras na vesícula e doenças hepáticas: é preciso consultar um médico, já que o açafrão pode aumentar a produção de bile;

- Quem tem alergia a plantas do gênero Olea: o alérgico a azeitona costuma sofrer reações ao entrar em contato com o açafrão também.

Benefícios do chá de açafrão

Chá de açafrão.

Sabendo se pode ou não consumir o chá de açafrão, é preciso saber os benefícios dessa bebida, que são inúmeros. Confira tudo sobre o chá a seguir!

Bom para o coração

O chá de açafrão ajuda a reduzir o colesterol ruim. Esta foi a conclusão de um estudo que demonstrou que a curcumina é capaz de diminuir os níveis de colesterol em geral. Desse modo, esta bebida atenua também o risco de desenvolver problemas mais sérios, como doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame.

Esta infusão atua na circulação sanguínea, ajudando a retirar as placas de colesterol que ficam grudadas nos vasos e nas artérias. Isso faz com que o processo seja mais fluido e eficiente, contribuindo para a otimização do seu organismo.

Ajuda a emagrecer

Para o corpo, o chá de açafrão é um importante aliado no processo de emagrecimento. Para começar, esta infusão é pouco calórica, tendo apenas 8 calorias em uma xícara. Além disso, seu principal ativo, a curcumina, ajuda na digestão dos alimentos.

Desse modo, o metabolismo como um todo é otimizado. Por isso, quando o chá de açafrão é combinado com uma alimentação saudável, ele contribui muito para restringir o crescimento das células de gordura no nosso corpo.

Ademais, essa bebida é capaz de equilibrar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a quantidade de serotonina no cérebro, controlando o apetite.

Bom para o cérebro

O chá de açafrão é amigo do nosso cérebro e pode ser considerado um calmante poderoso. Aliás, o consumo regular desta bebida pode diminuir a ocorrência de doenças como a depressão, pois aumenta a produção do hormônio da felicidade, a serotonina.

Além disso, as propriedades antioxidantes dessa infusão têm o potencial de prevenir os danos cerebrais que causam Alzheimer e Parkinson. Isso acontece porque o chá de açafrão funciona como um neuroprotetor. Vale lembrar que mais estudos são necessários, mas os resultados obtidos até hoje são promissores.

Aumenta a imunidade

Um importante benefício do chá de açafrão é seu papel no aumento da imunidade. Por seu valor nutricional de ouro e suas propriedades antioxidantes, uma versão deste chá também é conhecida como golden milk (leite dourado, traduzido do inglês).

O golden milk é uma bebida milenar, originária da Índia, mais precisamente da medicina Ayurvédica. É considerado, ainda, uma variação do chá de açafrão, já que usa leite animal ou vegetal no lugar da água. Ele é amplamente associado à boa saúde, ao aumento da imunidade e à longevidade.

Anti-inflamatório

O chá de açafrão tem poderosa ação anti-inflamatória, sendo muito útil para tratar todas as inflamações do corpo. Por isso, também é um grande aliado da saúde, já que regula o ciclo menstrual. Além disso, esta bebida ajuda a diminuir os incômodos relacionados a esse período, como as cólicas e as dores nas costas.

A propósito, quem sofre com artrite também pode se beneficiar das propriedades desta infusão. Isso porque a curcumina presente no açafrão é capaz de diminuir as dores destes pacientes, sendo tão eficaz quanto alguns medicamentos para dar uma melhor qualidade de vida.

Bom para a visão

O chá de açafrão é excelente para a saúde dos olhos, já que ajuda a manter a boa visão por muito mais tempo, protegendo este órgão e diminuindo a possibilidade de sofrer com problemas futuros. Além disso, duas pesquisas conduzidas no Reino Unido sugerem que a curcumina, o principal ativo do açafrão, é capaz de tratar o glaucoma de forma eficaz, desde os primeiros sinais.

Outro estudo, ainda em estágio inicial, indica que esta raiz também é uma grande aliada no tratamento da uveíte, uma doença que causa a inflamação de uma parte da íris, a úvea (revestimento interior pigmentado dos olhos).

Previne o câncer

O potencial do chá de açafrão como aliado na prevenção e no tratamento do câncer vem sendo constantemente estudado. Algumas pesquisas indicam que esta raiz é capaz de desacelerar o crescimento de células cancerosas.

Além disso, essa ação acontece graças a um componente químico, flavonoide, desta infusão: a crocina. Ela combate as células malignas, fazendo com que os tumores encolham.

No entanto, mais estudos precisam ser finalizados para garantir a eficácia deste alimento contra o câncer. Por enquanto, o que se sabe é que o chá de açafrão é um poderoso antioxidante e ajuda no processo de prevenção de várias doenças deste gênero.

Antioxidante

O chá de açafrão tem uma poderosa ação antioxidante. Estudos conduzidos nos Estados Unidos destacam que as propriedades da curcumina, principal ativo desta raiz, combate os radicais livres causadores do câncer e do envelhecimento das células.

Dessa forma, esta bebida é capaz de prevenir e reduzir, a médio e a longo prazo, os danos do nosso organismo. Além disso, este chá ajuda na absorção dos nutrientes e regula o metabolismo.

Combate gripe e doenças respiratórias

Quando ingerido, o chá de açafrão é um grande aliado no combate a gripes, resfriados e doenças respiratórias. O consumo desta bebida ajuda o corpo a se recuperar mais rápido, já que ela é expectorante, ou seja, limpa as vias aéreas e reduz as inflamações.

Desse modo, quem tem asma também deve considerar as propriedades desse chá, já que ele alivia os sintomas da doença. Aliás, os benefícios da infusão de açafrão podem ser potencializados, quando acrescentamos mel.

Provavelmente, você conhece alguém que recomenda o uso de mel para aliviar os sintomas da gripe. Essas pessoas estão certíssimas, pois esse alimento é um analgésico e antibiótico natural. Com isso, o chá de açafrão com mel é uma combinação perfeita.

Afrodisíaco

O chá de açafrão conta com enorme prestígio como afrodisíaco natural ou estimulante sexual nos países do Oriente. Isso acontece porque ele ajuda a aumentar a libido e atua também na prevenção da infertilidade.

Uma das propriedades dessa raiz é seu efeito vasodilatador, que pode promover o aumento da sensibilidade na região genital. Além disso, esta infusão é uma ótima opção para os homens que sofrem com a ejaculação precoce, já que ela ajuda a reduzir e até a evitar esses episódios.

Chá de açafrão

Chá de açafrão.

Além de ser saboroso, aromático e visualmente atrativo, o chá de açafrão possui inúmeras propriedades nutritivas. Por isso, se você quer unir o útil ao agradável, ou, neste caso, sabor e saúde, esta bebida é ideal. Confira a seguir as indicações e o modo de preparo!

Indicações

O chá de açafrão (ou cúrcuma) é uma das mais novas tendências no mundo das infusões. Apesar de ter propriedades medicinais conhecidas há milhares de anos na Índia, vem se popularizando nos últimos anos, aos poucos, no Ocidente.

Entre os benefícios dessa bebida, destaca-se o poder anti-inflamatório, característica importante nos dias frios de inverno, que têm maior incidência de casos de gripe e resfriados.

Além disso, a infusão feita com o açafrão também é indicada para os indivíduos que sofrem com problemas digestivos, pois este chá turbina a digestão dos alimentos e, ainda, ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

Ingredientes

Para começar, saiba que há duas formas de preparar o chá de açafrão. Você pode usar a raiz fresca ou em pó. Confira o que será necessário para preparar qualquer uma das duas versões:

- 1 colher (sopa) de açafrão ralado (já higienizado e descascado. Cuidado com os dedos, que podem ficar tingidos) ou 1 colher (chá) de pó de açafrão;
- 1 xícara (chá) de água fervente;
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto (opcional).

A pimenta-do-reino aumenta o poder da curcumina, deixando os benefícios do açafrão ainda mais poderosos.

Como fazer

Para fazer seu chá, corte um pequeno pedaço do açafrão in natura já higienizado e descascado. Em seguida, rale o açafrão usando luvas (para não ficar com os dedos amarelos). Reserve em um recipiente de cor escura. Se estiver usando o pó, é só colocar direto no recipiente em que será feita a infusão.

Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, despeje sobre o açafrão e adicione a pimenta-do-reino. Por fim, tampe o recipiente e deixe descansar por cerca de 15 minutos.

Chá de açafrão com alecrim

Chá de açafrão.

O chá de açafrão é apenas uma das maneiras de consumir esta raiz e pode ser incrementado com outros alimentos, como as ervas e as especiarias. A infusão de açafrão com alecrim possui um gosto único e um aroma inesquecível. Com certeza, sua casa ficará maravilhosamente perfumada ao fazer esta bebida. Então, acompanhe o passo a passo a seguir!

Indicações

Quando vamos ao médico, somos incentivados a ingerir alimentos de cores vibrantes, já que a parte colorida das plantas está associada aos antioxidantes. Logo, o chá de açafrão, que possui uma cor amarela intensa, vale ouro.

Muitos estudos estão analisando a eficácia da curcumina no combate a várias doenças, pois a população de alguns países que consomem o açafrão regularmente tem pouca ou nenhuma prevalência de certos tipos de enfermidade.

A propósito, a combinação do chá de açafrão com o alecrim traz ainda mais benefícios, turbinando sua ação na digestão. Além disso, esta erva ajuda a aliviar dores de cabeça.

O combate ao cansaço mental é um dos pontos fortes do chá de açafrão com alecrim. Ele é uma excelente opção para os momentos de maior estresse das nossas vidas, como provas escolares, entrevistas de emprego ou reuniões de trabalho.

Ingredientes

Confira os ingredientes para um delicioso e perfumado chá de açafrão com alecrim:

- 1 colher (sopa) de açafrão fresco ralado (higienizado e descascado) ou 1 colher (chá) de pó de açafrão;
- 1 xícara (chá) de água fervente;
- 1 colher (sopa) de alecrim fresco.

Como fazer

Para iniciar seu chá, coloque o açafrão já ralado ou em pó em um recipiente escuro, para não ficar tingido de amarelo (vale usar luvas também, para proteger seus dedos na hora de ralar a raiz). Adicione o alecrim e reserve.

Depois, leve a água ao fogo até ferver e a despeje sobre a mistura de alecrim e açafrão. Tampe o recipiente e deixe descansando por cerca de 10 minutos. Depois, é só coar e aproveitar.

Com que frequência posso tomar o chá de açafrão?

Chá de açafrão.

Não há uma frequência estabelecida para tomar o chá de açafrão, mas o ideal é não passar de 1 xícara da bebida por dia. A infusão pode ser consumida em jejum ou após as refeições, para ajudar no processo de digestão.

No entanto, para ter mais longevidade, pode-se tomar o chá de açafrão diariamente, assim como os moradores da ilha de Okinawa, no Japão. Este local apresenta uma das maiores expectativas de vida do mundo.

Mas o que fazer se você não gosta de chás? Uma boa estratégia para incluir o açafrão em sua dieta é utilizá-lo para temperar alimentos salgados ou até dar um toque especial nos bolos. Além disso, lembre-se de que o chá é uma alternativa natural de tratamento e não exclui a avaliação de um profissional habilitado. Se os sintomas persistirem ou forem mais graves, não hesite em procurar um médico.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.