Chá de alho: conheça as propriedades, benefícios, receitas e mais!

Chá de alho: conheça as propriedades, benefícios, receitas e mais!

O alho tem sido um alimento básico da cozinha por séculos, mas você sabia que ele é um remédio caseiro ótimo para vários problemas de saúde? Leia e descubra.


Qual é a utilidade do chá de alho?

chá de alho

O chá de alho possui baixas calorias e é rico em nutrientes, tem vitamina C, vitamina B6, fibra, manganês e selênio. Ademais, o alho contém um composto conhecido como alicina que ajuda na prevenção de coagulação do sangue, reduz os níveis de colesterol e tem substâncias antibacterianas.

Além de ser utilizado para combater várias doenças, o chá de alho ainda auxilia no equilíbrio da pressão arterial. Esse chá é um tônico poderoso que ajuda na recuperação quando estamos resfriados e com tosse.

Existem inúmeras especulações sobre o chá de alho e os diversos benefícios que ele oferece. Neste artigo você vai saber como usar e se beneficiar dessa especiaria. Saiba mais a seguir.

Receita e propriedades do chá de alho com limão e mel

chá de alho

Alho, limão e mel juntos são calmantes e dão um impulso no sistema imunológico por meio da vitamina C do limão fresco, da alicina do alho e do mel por ser antioxidante. Desse modo, juntos são perfeitos para auxiliar na recuperação de um resfriado, tosse ou dor de garganta.

O chá de alho com limão e mel tem muitos benefícios para a saúde. Assim, todos eles têm suas propriedades benéficas e você pode usá-los sozinhos ou juntos. Além disso, eles podem ser tomados de forma natural ou como suplementos. Veja abaixo como fazer o chá e conheça todos os benefícios desses ingredientes.

Receita de chá de alho com limão e mel

Na medicina popular, o mel é usado para tratar problemas respiratórios, infecções de pele e até diarreia. Já o limão aumenta as defesas do nosso sistema imunológico. Por fim, o alho tem oxigênio, enxofre e outras substâncias que têm ação antibacteriana e de combate às doenças. Com efeito, o chá que utiliza esses ingredientes é preparado dessa forma:

- Coloque duas xícaras de água em um recipiente;
- adicione 6 alhos amassados ​​e descascados leve para cozinhar por 10 minutos;
- Em seguida coe e adicione o suco de um limão e adoce com duas colheres de sopa de mel.

Para se beneficiar de seus efeitos, tome um pouco desse chá ao longo do dia, de hora em hora.

Fortalece a imunidade

O chá de alho com limão e mel aumenta a imunidade do nosso corpo e ajuda o organismo a produzir células de defesa para lutar contra as doenças. O alho tem o poder de nos proteger contra os radicais livres e evita danos ao DNA.

Além disso, o zinco e a vitamina C encontrada no alho e no limão promovem a imunidade. Portanto, são muito benéficos contra as infecções por causa de suas propriedades antimicrobianas.

Tomar chá de alho com limão e mel pode dar um grande incremento ao sistema imunológico, protegendo contra uma vasta gama de patógenos infecciosos. Além de aumentar a imunidade, essa bebida é capaz de ​reduzir a propagação de doenças comuns como a gripe.

Protege o coração

As doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e AVC, são as que mais matam no mundo. Aliás, a pressão arterial alta ou hipertensão é um problema que desencadeia uma dessas doenças. Nesse sentido, o chá de alho com limão e mel tem um efeito muito significativo na redução da pressão arterial.

Esse chá também ajuda a reduzir a viscosidade das plaquetas no sangue. Em suma, as plaquetas são responsáveis ​​pela coagulação do sangue. Beber esse chá pode auxiliar na redução do efeito de coagulação das plaquetas no sangue, e assim, protegendo e evitando um ataque cardíaco.

Melhora a respiração

O chá de alho com limão e mel auxilia na estimulação das funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração.

Ele tem a capacidade de melhorar o sistema respiratório quando estamos com resfriado, tosse, asma, bronquite e congestão no peito ou nos seios da face, ou seja, sintomas que incomodam muito na hora de dormir.

O alho é um antibiótico natural e por isso, não somente vai ajudar no alívio das vias respiratórias como também no combate à gripe e às demais doenças respiratórias.

Pele jovem e lisinha

O alho possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam na cicatrização da acne, por ser anti-inflamatório ele ajuda a melhorar a circulação geral e fornece nutrientes para a pele de uma maneira mais eficiente.

Desse modo, o chá de alho com limão e mel é um antibiótico que reforça imunológico devido aos seus aspectos antibacterianos, antivirais, antifúngicos e antissépticos, graças a alicina que é encontrada com abundância no alho.

A alicina também é anti-inflamatória e rica em antioxidantes, o que é excelente para deixar a pele jovem e lisinha.

Receita e propriedades do chá de alho puro

chá de alho

Geralmente os chás são conhecidos por suas diversas propriedades medicinais. Seja para auxiliar na imunidade ou para aliviar as dores, sempre há um chá indicado para tratar os sintomas e o chá de alho está entre eles.

Apesar de não ser o preferido pela maioria das pessoas, ele pode proporcionar vários benefícios para a saúde. Leia a seguir e saiba para que serve o chá de alho puro e quais são suas principais propriedades.

Receita de chá de alho puro

Para a preparação do chá puro de alho você precisa fazer o seguinte:

- Em uma panela coloque 250ml de água para ferver;
- Descasque 3 ou 4 dentes de alho;
- pique ou amasse os alhos e depois coloque em uma xícara;
- adicione água fervente e abafe;
- deixe descansar por cerca de 15 minutos;
- coe e beba morno, sem adoçar.

Tome esse chá pela manhã e à noite para desfrutar de todos os seus benefícios.

Sistema imunológico

O chá de alho possui compostos ativos que ajudam o sistema imunológico a combater os germes. No organismo, a alicina se converte em outros compostos, como o enxofre, que ajudam a fortalecer nossos glóbulos brancos.

Além disso, o chá de alho também é uma infusão potente, pois estimula o nosso sistema imunológico. As propriedades antibacterianas do alho ajudam a combater as bactérias que costumam nos deixar doentes, enquanto os compostos de enxofre apoiam o sistema imunológico e também auxiliam na desintoxicação interna do nosso corpo.

Substância alicina

A alicina é um líquido oleoso e amarelo, responsável pelo odor característico do alho. Por ser oleosa, ela penetra facilmente nas células agindo e ajudando no sistema imunológico.

Ainda sobre a alicina encontrada no alho, ela é uma substância antimicrobiana natural e altamente potente, pois ajuda a inibir o crescimento de uma variedade de microrganismos, entre eles cepas resistentes a antibióticos.

Após um aumento inicial no estresse, as células oxidantes respondem aumentando a função metabólica que estimula a atividade antioxidante celular, reduzindo a inflamação e o dano oxidante em geral, sendo esse o efeito antioxidante da alicina.

Propriedades termogênicas

Descobriu-se que o alho cru reduz a inflamação nos intestinos e também elimina quaisquer vermes ou parasitas presentes. Ele também destrói bactérias ruins, ao mesmo tempo que promove a presença de bactérias intestinais boas.

Assim, o chá de alho também auxilia na prevenção da formação de células armazenadoras de gordura, conhecidas como células adiposas. Também leva a mais queima de gordura por meio da termogênese e também reduz o colesterol.

Receita de propriedades do chá de alho com gengibre

chá de alho

O chá de alho com gengibre traz muitos benefícios para a saúde, como alívio de náuseas, fortalecimento do sistema imunológico, combate a infecções e reduz o risco de doenças crônicas.

Além disso, o chá de gengibre e alho é bom para o corpo, porque as propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do gengibre ajudam a intensificar os benefícios proporcionados pelo alho, além de promover um sabor diferenciado à bebida.

O gengibre tem características anti-inflamatórias, enquanto o alho tem características antissépticas e antibacterianas. Assim, os dois têm propriedades antibacterianas e que podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização. Confira mais abaixo.

Receita de chá de alho com gengibre

Beber chá de alho com gengibre ajuda você a aproveitar as características antibióticas e anti-inflamatórias desses dois ingredientes. A propósito, veja como prepará-lo:

- Descasque dois pedaços pequenos de gengibre e corte-o em rodelas finas;
- em seguida, corte um dente de alho em duas partes no sentido do comprimento;
- adicione 4 xícaras de água, o alho e o gengibre em um recipiente e ferva;
- deixe ferver por cerca de 10 a 20 minutos;
- coe, deixe esfriar e tome durante o dia.

Antioxidantes

Por conta de suas propriedades antioxidantes, o chá de alho com gengibre auxilia no combate aos danos causados pelo acúmulo de radicais livres. Assim, o seu consumo pode regular e contribuir para a prevenção e o tratamento de uma série de problemas de saúde.

O consumo regular desses antioxidantes ajuda a manter a pele com a aparência mais jovem, contribuindo na produção de colágeno, além de combater os danos causados pela a radiação solar; bem como previne certos tipos de câncer.

Desintoxicante

O chá de alho com gengibre é uma verdadeira dupla de antitoxinas que fortalecem o sistema imunológico e auxiliam o organismo a expelir as substâncias tóxicas, ficando mais resistente para combater infecções e inflamações.

Sendo assim, o chá de alho com gengibre ajuda a desintoxicar o corpo promovendo a estimulação da limpeza geral do organismo, não só eliminando toxinas e líquidos como também outras substâncias maléficas em geral.

Antibacteriana

A combinação de alho e gengibre tem como função impedir o crescimento de bactérias que causam doenças e infecções, incluindo pneumonia e intoxicação alimentar.

Isso é feito por meio da alicina que é um dos princípios ativos do alho e possui propriedades antimicrobianas. O gengibre, outro antimicrobiano, também contém vários constituintes com efeitos antibacterianos e antifúngicos.

Anti-inflamatórias

As propriedades anti-inflamatórias do gengibre, permitem que ele acorrente as citocinas pró-inflamatórias, que são responsáveis ​​pela inflamação frequente no corpo, reduzindo assim os níveis de ocorrência de doenças.

O alho, por outro lado, contém uma propriedade anti-inflamatória, que também ajuda a combater a inflamação ao limitar os efeitos das citocinas pró-inflamatórias. Desse modo, ambos funcionam como anti-inflamatórios naturais, capazes de ajudar na prevenção e tratamento de algumas doenças ou males como dores de cabeça, garganta e dentes, asma, artrite e acne.

Benefícios gerais do alho

chá de alho

Os benefícios gerais do alho incluem desintoxicação do corpo, manutenção dos níveis de glicose no sangue, redução de incidência de tosse, asma e alívio de sintomas de resfriado comum. O alho cru provou ser eficaz no combate ao colesterol, ajudando a prevenir o coração de doenças cardiovasculares e aumentando a imunidade.

O alho ainda ajuda na perda de peso, ajuda a combater coágulos sanguíneos e ajuda a diminuir o risco de certos tipos de câncer. Confira a seguir mais sobre os benefícios dessa especiaria poderosa.

Evita doenças respiratórias

O alho tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, que podem evitar as doenças respiratórias quando consumido regularmente.

Dessa forma, o alho ajuda a combater os sintomas das doenças respiratórias como gripes e resfriados, além de possuir propriedades expectorantes, que podem auxiliar no tratamento de casos como o acúmulo de muco. ​

A limpeza das vias respiratórias através do chá de alho se dá por causa das suas propriedades medicinais e do aumento da imunidade.

Ação anti-inflamatória

A inflamação é a raiz de várias doenças e ferimentos no corpo, nesse sentido, o alho age como anti-inflamatório por causa da alicina e do dissulfeto de dialila, ambos limitam os efeitos das citocinas pró-inflamatórias.

Ademais, o alho é usado no tratamento de infecções intestinais leves, como diarreia e infecções pulmonares como bronquite, e também atua como um agente de proteção quando é tomado com frequência. A sua ação anti-inflamatória e hipotensora, também ajuda no controle do colesterol.

Protege a saúde do coração

O alho atua na redução de risco de doenças cardíacas e AVC. Ele ajuda a diminuir a pressão alta, controle do colesterol alto, afinamento do sangue e vasos sanguíneos endurecidos ou rígidos.

Por conter as moléculas de enxofre, o alho contribui para proteger os músculos do coração de danos e tornar os vasos sanguíneos mais elásticos. Isso ajuda a prevenir doenças cardíacas e coágulos sanguíneos, por exemplo.

Prevenir o câncer de cólon

Por causa de uma grande quantidade de antioxidantes, o alho protege o corpo contra o câncer de pulmão, próstata, bexiga, estômago, fígado e cólon. Ademais, a ação antibacteriana do alho previne úlceras pépticas, pois elimina o contágio do intestino.

O alho também usa o sistema de sinalização de sulfeto de hidrogênio para exercer seus efeitos de prevenção contra o câncer. Em suma, esse bulbo pode evitar mutações que espalham o câncer e atrapalha no crescimento de tumores, cooperando para que o sistema imunológico reconheça e destrua células doentes.

Combater vírus, fungos e bactérias

O alho possui um composto sulfurado que confere ação antimicrobiana. Portanto, inibe o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Da mesma maneira, ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal.

Ele também tem o potencial de reduzir o crescimento das bactérias que causam infecção do trato urinário, ajudando a prevenir infecções renais. Além disso, o enxofre presente no alho possui em sua constituição compostos fenólicos, que favorecem a sua capacidade antioxidante, antibacteriana e antifúngica.

Mantém o cérebro saudável

O alho contém antioxidantes que protegem contra o envelhecimento e o dano celular, promovendo a saúde do cérebro por causa de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É eficaz contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência.

Portanto, ao consumir alho você está mantendo o seu cérebro saudável, isso porque ele age aumentando o fluxo sanguíneo reduzindo o colesterol e equilibrando a pressão arterial. Isso pode ajudar a melhorar a memória, a concentração e o foco e tornar sua rotina mais produtiva.

O chá de alho tem alguma contraindicação?

chá de alho

Geralmente a ingestão do chá de alho não é indicado em casos de pessoas que têm problemas relacionados à pressão baixa, uma vez que ele atua na redução da pressão arterial.

Além disso, pessoas com distúrbios hemorrágicos ou que tenham realizado alguma cirurgia recente também devem evitar o chá, pois pode aumentar os riscos de sangramento. Por último, é sempre bom buscar orientação profissional sobre os efeitos do chá para cada caso, evitando efeitos colaterais e interações medicamentosas.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.