Óleo essencial de laranja: como usar, benefícios, na pele e mais!

Óleo essencial de laranja: como usar, benefícios, na pele e mais!

O óleo essencial de laranja é extraído das cascas desse fruto. Ele é usado para reduzir o peso e muito mais. Acesse e saiba como melhorar a sua saúde!


Para que serve o óleo essencial de laranja?

Conta-gotas com óleo essencial de laranja

O óleo essencial de laranja é utilizado para melhorar a condição geral da saúde. Dentre suas funções terapêuticas principais estão melhorar o sistema imunológico, combater bactérias e fungos, além de servir como estimulando e auxiliar a perda de peso.

Por ter uma alta concentração de antioxidantes, o óleo essencial de laranja também é excelente para melhorar a aparência da pele e ele também reduz a ocorrência de inflamações musculares e desintoxica o corpo.

O óleo essencial de laranja é encontrado em basicamente duas versões: laranja doce (Citrus sinensis) e laranja amarga (Citrus aurantium), ambos extraídos através da prensagem da casca de frutos da laranjeira. E o melhor: são óleos essenciais extremamente acessíveis, sendo um dos mais baratos do mercado.

Neste artigo, apresentamos as principais propriedades do óleo essencial de laranja. Descrevemos também sua composição química, história e dicas importantes de como escolher um óleo essencial de qualidade, neste verdadeiro passeio aromático. Confira.

Curiosidades sobre aromaterapia

Conta-gotas com óleo essencial de laranja e rodelas de laranja

Nesta seção inicial, descrevemos algumas curiosidades sobre a Aromaterapia. Iniciamos com uma breve introdução à sua história, sua relação com os óleos essenciais e os conceitos basilares sobre o funcionamento, os benefícios e as contraindicações de óleos essenciais.

Aromaterapia na história

Desde os primórdios da humanidade, plantas, ervas e flores têm sido utilizadas devido às suas propriedades aromáticas. Contudo, a história da Aromaterapia como conhecemos hoje foi somente iniciada em 1830, na cidade de Grasse, na França, quando o estudo dos óleos essenciais teve início.

O termo Aromaterapia surge alguns anos mais tarde, em 1935, por meio do químico e perfumista francês René-Maurice Gattefosse que afirmou ter tratado uma queimadura decorrente de um acidente em sua destilaria com o óleo essencial de lavanda.

A Aromaterapia é praticada hoje em dia ao redor do mundo em duas grandes escolas: a francesa e inglesa, que possuem características bastante diferentes. No entanto, ambas partem de um pressuposto comum: o reconhecimento dos efeitos terapêuticos dos óleos essenciais.

Como funciona a aromaterapia

A Aromaterapia funciona através de duas principais maneiras: inalação e absorção. Quando se inala óleos essenciais, inúmeras moléculas que estão dispersas no ar entram em contato com células nervosas responsáveis pela percepção olfativa.

Depois deste contato, são enviados impulsos neurais que viajam por meio do sistema límbico, a parte do cérebro que está relacionada aos instintos e às emoções. A passagem destes sinais nervosos possui efeito no humor, pois alteram a química do cérebro e por isso a Aromaterapia consegue atuar sobre as emoções.

Quando utilizados de maneira tópica, os óleos essenciais são absorvidos pela epiderme, a camada mais superficial da pele, e alcançam a derme, quando finalmente são transmitidos pela corrente sanguínea para percorrer todo o corpo.

O que é óleo essencial?

Um óleo essencial é um concentrado aromático extraído de plantas, sendo, portanto 100% natural. Eles são produzidos através de processos como destilação e prensagem de partes da planta como folhas, madeira, flores, cascas ou até mesmo suas resinas.

A partir deste processo, é possível capturar os compostos químicos responsáveis pelo aroma característica da planta, da qual o óleo foi extraído. Geralmente, são utilizados muitos quilos da planta aromática para que seja possível extrair os seus óleos essenciais. Por isso, eles costumam ter preços elevados.

Cada óleo essencial é composto por moléculas químicas que são altamente voláteis e se espalham pelo ar facilmente. Estas moléculas variam de acordo com a planta e por isso cada óleo essencial possui uma atribuição terapêutica diferente, que é empregada na Aromaterapia.

Benefícios da aromaterapia

Os principais benefícios da Aromaterapia são:

• Aumento do relaxamento;
• Melhora da saúde mental, física e emocional;
• Alívio de sintomas provocados pelo estresse, pela ansiedade e depressão;
• Melhora na qualidade do sono;
• Redução de dores, especialmente provocadas por questões psicossomáticas;
• Melhora da qualidade de vida e do humor;
• Complemento holístico aos tratamentos alopáticos tradicionais;
• Combate a pequenos agentes de infecções como bactérias, fungos e vírus;
• Auxílio nos efeitos colaterais de tratamentos contra o câncer;
• Oferta de tratamento natural e alternativo para problemas que não são facilmente tratados com outras formas de tratamento mais tradicionais.

Apesar destes inúmeros benefícios, é importante lembrar que a Aromaterapia deve ser seguida com o auxílio de um profissional qualificado.

Conhecendo mais sobre o óleo essencial de laranja

Conta-gotas com óleo essencial de laranja e rodela de laranja em fundo rosa

É muito importante que você conheça o óleo essencial de laranja antes de começar a utilizá-lo, pois isso facilitará sua administração e uso. Informações como a composição química e suas aplicações terapêuticas são dadas a seguir, para que você possa começar a utilizar esse óleo essencial maravilhoso.

Composição do óleo essencial de laranja

Os principais componentes químicos do óleo essencial de laranja são álcoois, aldeídos e monoterpenos. Suas características são dadas a seguir:

• Limoneno: possui atividade antioxidante, estimulante, digestiva, desintoxicante e supressora de apetita;
• β- Myrceno: monoterpeno associado a funções anti-inflamatórias, analgésicas, antibióticas e sedativas;
• α-Pineno): monoterpeno com atividade anti-inflamatória, antisséptica, expectorante e broncodilatora;
• Citronellol: álcool com função antifúngica, sedativa, antiviral, antimicrobiana, antiespasmódica, anti-inflamatória, antioxidante e anticonvulsivo;
• Linalool: álcool com função sedativa, antidepressiva, anti-inflamatória, ansiolítica, antiepilética e analgésica
• Geraniol: álcool de função antioxidante, antibacteriana, antisséptica e analgésica;
• Netal: aldeído de função apoptópica, antinociceptiva e anti-inflamatória.

História do óleo essencial de laranja

As propriedades terapêuticas da laranja foram reconhecidas inicialmente na China antiga, quando suas cascas secas eram utilizadas para tratar a tosse, resfriados e a anorexia. O óleo essencial começou a ser extraído mais recentemente, com o desenvolvimento da Aromaterapia.

Presentemente existem dois tipos principais de óleos essenciais de laranja: laranja doce (Citrus sinensis ou Citrus sinensis var. dulcis) e Laranja amarga (Citrus aurantium) que possuem usos terapêuticos relativamente semelhantes, mas com especificidades para cada uma dessas variações.

Benefícios do óleo essencial de laranja

Os benefícios do óleo essencial de laranja incluem o melhoramento das condições da saúde física, emocional e mental, auxiliando a melhorar a qualidade do sono, reduzir a ocorrência de espasmos musculares, aumentar o desejo sexual, além de proteger o sistema imunológico.

O óleo de laranja também desintoxica o corpo e possui função antioxidante, prevenindo distúrbios cognitivos e melhorando a saúde da pele. Grande parte destes benefícios são atribuídos à composição química deste óleo essencial, que inclui compostos anti-inflamatórios, antiespasmódicos, antissépticos, diurético e sedativo.

Óleo essencial de laranja na pele

O óleo essencial de laranja é um adstringente natural. Ele age limpando a pele profundamente, purificando-a e desintoxicando-a. Por isso, ele é indicado para as peles que possuem tendência em desenvolver acne.

Ele é rico em vitamina C, que também auxilia a aumentar a produção de colágeno na pele, deixando-a com aparência mais jovem radiante e fresca. Ele pode ser empregado também para combater inflamações como a dermatite.

Atenção: o óleo essencial de laranja, assim como outros óleos cítricos pensados a frio, é fototóxico, isto é, ele pode provocar queimaduras e manchas na pele. Portanto, ao usá-lo, não se exponha ao sol pelo menos 14h após seu uso. Você pode adquirir sua versão LFC (livre de furanocumarinas), caso você precise se expor ao sol.

Óleo essencial de laranja como estimulante

O óleo essencial de laranja é considerado um estimulante natural. Isto é decorrente a um dos seus componentes químicos, o limoneno, um monoterpeno conhecido devido às suas propriedades estimulantes que afetam diretamente o humor quando inalado ou usado de maneira tópica.

Devido à sua propriedade estimulante, o óleo essencial de laranja é utilizado para afastar o desânimo e trazer motivação.

Óleo essencial de laranja no sistema imunológico

O efeito estimulante do óleo essencial de laranja também influencia diretamente o sistema imunológico. Quando utilizado, este óleo cítrico aumenta as defesas do organismo ao melhorar o sistema imunológico, reduzindo, consequentemente, um grande número de doenças causadas, principalmente, por problemas emocionais ou saúde mental abalada.

Além disso, por possuir uma função antiviral e antibacteriana, o óleo de laranja elimina agentes causadores de doenças que estão suspensos no ar, quando difundido no ambiente.

Óleo essencial de laranja na massoterapia

O óleo essencial de laranja também é utilizado na massoterapia, diluído em um óleo carreador como o de amêndoas, coco ou jojoba. Durante a massagem aromática, os compostos químicos presentes neste óleo essencial entre em contato com a camada superficial da pele e são absorvidos até sua camada mais profunda, para então ser distribuído para todo o corpo por meio dos vasos sanguíneos.

A massagem com o óleo essencial de laranja possui efeito calmante e alivia dores e inflamações musculares. Além disso, a massagem como este óleo é afrodisíaca.

Óleo essencial de laranja como inseticida

O óleo essencial de laranja é utilizado como inseticida e repelente naturais. Seu aroma é eficaz contra moscas domésticas, podendo, inclusive, acabar com sua proliferação por possuir efeito comprovado contra suas larvas. Além disso, ele garante proteção contra grilos, aranhas e formigas.

Óleo essencial de laranja antioxidante

O óleo de laranja possui alta função antioxidante. Estudos indicam que seus componentes químicos inibem o crescimento, inclusive, de células cancerígenas. O óleo essencial de laranja amarga (Citrus aurantium) possui alta concentração de limoneno, que, segundo estudo publicado em 2017 pela Universidade de Split, na Croácia, é um dos seus poderosos componentes antioxidantes.

Óleo essencial de laranja antimicrobiana e fungicida

O óleo essencial de laranja também possui conhecidas funções antimicrobiana e fungicida. Este óleo essencial pode inibir a proliferação de bactérias, incluindo algumas que são resistentes a antibióticos convencionais.

Além disso, o óleo essencial de laranja também é eficaz na prevenção do crescimento de fungos responsáveis por estragar a comida.

Óleo essencial de laranja na perda de peso

O óleo essencial de laranja também é eficaz na perda de peso. Um estudo conduzido em 2019 observou que ratos obesos que eram alimentados com cápsulas contendo óleo essencial de laranja demonstraram uma redução significativa de peso, além de terem reduzido também as taxas de colesterol.

No entanto, mais estudos são necessários para checar se este mesmo efeito pode ser observado em seres humanos.

Óleo essencial de laranja nos exercícios

O óleo essencial de laranja é um estimulante natural. Por isso, bastam apenas algumas gotas para que ele promova uma sensação refrescante e motivadora, oriunda do seu aroma iluminador e inspirador.

Por isso, utilizá-lo tarará a motivação que você precisa durante seus treinos como corridas, exercícios ao ar livre ou uma sessão de yoga. Lembre-se apenas de que você não deve aplicá-lo na pele se se expor ao sol ao se exercitar: você pode pingar uma gota em seu difusor pessoal.

Contraindicações e efeitos adversos aos óleos essenciais

Conta-gotas com óleo essencial de laranja e rodelas de laranja em fundo amarelo e rosa

Os óleos essenciais são substâncias 100% naturais e seu uso adequado é muitas vezes considerado seguro. No entanto, eles podem desencadear efeitos colaterais e possuir contraindicações.

Estes efeitos são geralmente originados de sua má administração ou decorrentes de condições pré-existentes como é o caso de alergias. Continue lendo para descobrir por quê.

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais gerados pela má administração de óleos essenciais em sessões de Aromaterapia são:

• Irritação, coceira e vermelhidão na área em que o óleo essencial foi aplicado;
• Dores de cabeça;
• Reações alérgicas como choques anafiláticos;
• Náusea e vômitos.

Além desses efeitos colaterais, uma vez que óleos essenciais liberam compostos orgânicos voláteis no ar, eles podem piorar sintomas da asma ou até mesmo desencadearem um ataque de asma. Consulte sempre um médico para saber se você pode fazer uso de óleos essenciais como tratamento complementar ao tratamento médico convencional.

Contraindicações

A maioria dos óleos essenciais são seguros de usar. No entanto, é importante você se precaver quando utilizá-los, especialmente se você faz uso de alguma medicação ou possui alguma comorbidade. Gestantes, lactantes, puérperas e crianças pequenas não devem fazer uso de óleos essenciais, a não ser que estejam acompanhadas por profissional adequado.

Se você possuir alergia a algum componente presente no óleo essencial ou até à própria planta da qual o óleo essencial é extraído, não o use. Além disso, tenha cuidado redobrado ao usar óleos essenciais se você sofre de:

• Asma;
• Eczema
• Epilepsia;
• Hipertensão;
• Psoríase;
• Rinite alérgica.

Jamais use óleos essenciais internamente ou os aplique diretamente na pele: sempre use um óleo carreador quando os aplicar na pele.

Teste de alergia

Mesmo a Aromaterapia sendo considerada segura, óleos essenciais podem causar reações alérgicas quando você os inala ou os usa sobre a pele. Se você é sensível a cheiros fortes, é importante se consultar com um médico antes de utilizar a Aromaterapia.

Para verificar se você é alérgico, você deve recorrer a testes de sensibilidade de contato, aplicando algumas gotas do óleo essencial a ser utilizado diluído em óleo carreador na parte anterior do seu antebraço. Cubra-o com um curativo por 48h e depois verifique se existe algum tipo de irritação.

Se sentir coceira ou ardência na área, suspenda o uso e lave-a com sabão neutro em água corrente. Consulte sempre um alergologista para mais informações.

Escolhendo o óleo essencial de laranja

Conta-gotas com óleo essencial de laranja e rodelas de laranja em fundo amarelo

Agora que você está interessado nas propriedades terapêuticas do óleo essencial de laranja, é importante saber escolher o seu, pois sua qualidade possui influência direta na sua aplicação terapêutica. Infelizmente, muitos óleos essenciais podem ser facilmente adulterados. Continue lendo para aprender a escolher óleos essenciais de qualidade.

Como escolher óleo essencial de laranja de qualidade

Para escolher seu óleo essencial de laranja de qualidade de qualidade, é importante que você desenvolva o seu olfato. Uma opção é participar de um curso introdutório de óleos essenciais ou simplesmente começar a explorar lojas de produtos naturais que vendem óleos essenciais. O óleo essencial de laranja possui notas cítricas refrescantes e acolhedoras, levemente adocicadas.

Informe-se sobre a origem do óleo essencial, pois o seu geotipo, o local de onde o óleo essencial também determina os componentes químicos presentes nele. O óleo essencial de laranja doce, por exemplo, é comumente extraído do Brasil.

Rótulo

Quando comprar o seu óleo essencial de laranja, é importante ler as informações contidas no rótulo. Nele, você deve encontrar as seguintes informações básicas: nome popular (óleo essencial de laranja doce), o nome científico em parênteses (Citrus sinensis ou Citrus sincencis var. dulcis para a laranja doce ou Citrus aurantium para a laranja amarga) e seu prazo de validade.

O rótulo pode conter também informações como o tipo de prensagem. No caso do óleo essencial de laranja, ele é extraído através da prensagem a frio das cascas de seus frutos.

Empresas também costumam apresentar informações adicionais e importantes como suas certificações, o tipo de agricultura (se orgânica, selvagem ou com agrotóxicos), bem como seu geotipo, o local de onde ele foi extraído. Sempre que possível, dê preferência aos óleos essenciais orgânicos.

Empresa

Ao comprar seus óleos essenciais, é importante prestar atenção à marca da empresa que o comercializa. Procure por empresas idôneas e consolidadas no mercado e, por mais que o preço baixo possa parecer uma boa opção, desconfie se alguns óleos essenciais caríssimos como o de rosa ou absoluto de jasmim estão sendo vendidos a preço de banana.

Empresas sérias de óleos essenciais seguem à risca a apresentação das informações que informamos acima e disponibilizam a cromatografia de seus óleos essenciais, uma espécie de bula contendo as concentrações dos componentes aromáticos presentes naquele óleo. Muitas vezes óleos essenciais são diluídos ou adulterados, então atente-se para enganações.

Evite óleos de fragrâncias

Os óleos de fragrâncias, também chamados popularmente de “essências”, devem ser evitados. É muito comum pessoas que estão começando na Aromaterapia confundirem óleos essenciais com óleos de fragrâncias.

As essências, diferente dos óleos essenciais, são produzidas de maneira sintética em laboratórios e não possuem funções terapêuticas. Pelo contrário: seu uso pode causar distúrbios hormonais e muitos outros problemas como alergias. Portanto, não as compre.

Dê preferência por frascos de vidro escuro

As moléculas dos óleos essenciais são fotossensíveis, ou seja, elas perdem suas propriedades quando expostas à luz. Por isso, jamais compre óleos essenciais em vídeos claros, pois suas funções terapêuticas são perdidas.

Dê preferência sempre por frascos de vidro escuro, preferivelmente da cor âmbar, azul ou verde, mas jamais branco. Igualmente, jamais compre óleos essenciais em recipientes de plástico.

O que fazer em caso de alergia ao óleo essencial de laranja?

Conta-gotas com óleo essencial de laranja

Caso você apresente reações alérgicas ao óleo essencial de laranja como vermelhidão, coceira ou até mesmo queimaduras, suspenda o uso imediatamente e evite se expor ao sol, pois ele pode agravar a situação.

Lembre-se que, por ser um óleo essencial extraído pelo método de prensagem a frio das cascas de fritos cítricos, expor-se ao sol depois de usá-lo topicamente pode gerar queimaduras e manchas de pele. Felizmente, a maioria das reações alérgicas desencadeadas através do uso deste óleo essencial podem ser tratadas em casa.

Se tiver alergia após o contato do óleo essencial com a sua pele, lave-a com água fria e sabão neutro e aplique uma compressa fria para aliviar a sensação de ardência. Se você acidentalmente pôs óleo essenciais nos olhos, lave-os com água e procure assistência médica.

Se a alergia foi provocada pela difusão área do óleo essencial, desligue o seu difusor e abra todas as vias de circulação de ar do ambiente em que você está. Em caso de os sintomas persistirem ou se você tiver dificuldade de respirar ou engolir, procure assistência médica numa emergência hospitalar.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


aromaterapia

Artigos relacionados


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de Alecrim: para que serve, como fazer, contraindicações e mais!

Óleo de Alecrim: para que serve, como fazer, contraindicações e mais!

O óleo possui muitos benefícios para o consumo humano. Conheça aqui os benefícios do óleo de alecrim, seu uso terapêutico para saúde da pele e do corpo.


Citronela: origem, benefícios, como usar, como cultivar e mais!

Citronela: origem, benefícios, como usar, como cultivar e mais!

Conhecida por ser uma grande aliada no combate aos insetos indesejados, a citronela também auxilia no controle do estresse. Clique e confira!


O que é a Árvore da Felicidade? Significado, Feng Shui, cuidados e mais!

O que é a Árvore da Felicidade? Significado, Feng Shui, cuidados e mais!

Árvore da Felicidade, entenda seu significado para o Feng Shui, quais os cuidados que se deve ter com ela, além de seu simbolismo e uso paisagístico.


Benefícios do alecrim: físicos, espirituais, chá, incenso e mais!

Benefícios do alecrim: físicos, espirituais, chá, incenso e mais!

O que você acha de conhecer uma erva capaz de reduzir não só os sintomas da depressão, como ajudar na prevenção de várias doenças? Estamos falando do alecrim!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.