Citronela: origem, benefícios, como usar, como cultivar e mais!

Citronela: origem, benefícios, como usar, como cultivar e mais!

Conhecida por ser uma grande aliada no combate aos insetos indesejados, a citronela também auxilia no controle do estresse. Clique e confira!


Conheça tudo sobre a planta citronela!

Citronella líquida

A citronela é muito conhecida pela eficácia em repelir insetos, principalmente mosquitos. E não, não é apenas especulação, já que uma pesquisa publicada no jornal científico Journal of Tropical Medicine & International Health apontou que a planta, juntamente com propriedades da baunilha, consegue repelir insetos por até 3 horas de forma totalmente natural.

Além disso, ela se mostrou muito eficaz até no tratamento contra piolhos, como foi publicado, também em 2011, pela The Israel Medical Association Journal. A planta é muito usada em venenos caseiros comercializados, mas o que pouca gente sabe é que sua forma orgânica também é muito eficaz na prevenção de picadas e até no contágio de doenças pelos insetos.

Entendendo mais sobre a citronela

Folha de Citronela

A citronela tem várias aplicações, que variam desde perfume nas casas até tratamentos contra a ansiedade. Muito popular na América do Sul e na Ásia, a planta é muito confundida com capim-limão e seu nome é uma versão francesa da conhecida erva-cidreira. Confira a história e peculiaridades dessa planta tão importante e tão popular no Brasil!

Origem e nome científico

A citronela, cientificamente conhecida por Cymbopogon nardus, é uma espécie de grama com um odor muito forte e agradável. Normalmente, traz um frescor nos lugares em que está plantada, tendo um cheiro quase inconfundível. Embora peculiar, a planta é confundida com a erva-cidreira, conhecida por alguns como capim-limão, principalmente porque são parecidas e cítricas.

No oriente e na Oceania, o óleo da planta já era usado há pelo menos dois séculos atrás no tratamento de inflamações na pele e no combate ao estresse. O procedimento era similar ao que chamamos de aromaterapia nos dias atuais, e consistia em fazer o paciente respirar citronela para ficar um pouco mais calmo.

Citronela e a aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica realizada com óleos essenciais que usa-se como base seus princípios ativos para atingir seus objetivos no tratamento. Uns acalmam, promovem a concentração e até ajudam a melhorar o sono.

Quando o óleo de citronela é usado, ele tem o poder de proteger contra bactérias nocivas que circulam no ar, repelindo também insetos e, principalmente, ele tem alguns princípios ativos que melhoram exponencialmente o humor, ajudando em crises ansiosas, por exemplo. Para seu uso, passe algumas gotas em um creme neutro e espalhe no corpo.

Combinação da citronela com outras plantas

A citronela, embora tenha seus efeitos cientificamente comprovados, unida com elementos naturais pode ser ainda mais benéfica para o bem estar humano. Ela, juntamente com o óleo de coco, produz efeitos muito poderosos contra a acne, pequenas inflamações na pele e até mesmo contra manchas adquiridas ao longo do tempo.

Sobre seus princípios ativos que repelem insetos indesejados, foi provado que seu extrato, aliado ao de baunilha, formam um repelente natural com duração de até 3 horas. Pode não parecer muito, mas normalmente, os comprados em supermercados, duram, em média, 1 hora e 30 minutos, sem falar que essa combinação é totalmente natural, não agredindo a pele.

Benefícios da citronela

Galho de citronela

Não é apenas de repelir insetos voadores que vive a citronela, já que seus efeitos calmantes e retardantes são cada vez mais estudados, entendidos e aplicados na vida cotidiana ao redor do mundo. A citronela é, antes de mais nada, uma grande aliada no combate ao estresse e de inflamações e fungos. Confira os principais benefícios da citronela e como podem ser aplicados em sua vida!

Repelente contra insetos

Sendo sua aplicação mais conhecida, a citronela é uma grande aliada no combate a picaduras de insetos voadores, principalmente mosquitos e pernilongos. Isso acontece pelo odor extremamente forte e cítrico que a planta apresenta, podendo ser usada em várias situações.

Porém, recomenda-se que nunca passe o óleo o extrato completamente puro na pele, já que, pelo excesso de odor, pode causar alguma irritação. Isso não é uma regra, mas o recomendado é diluir umas 8 gotas em, pelo menos, 50 ml de água ou um creme de odor neutro.

Efeito bactericida e antifúngico

Um dos componentes principais da citronela é o metil isoeugenol, que é uma espécie natural de bactericida, fazendo esse óleo vegetal ter uma grande contribuição no tratamento de bactérias e infecções, além de ser um grande aliado na cicatrização de feridas externas.

Existe ainda uma forma do óleo de citronela que pode ser usado na confecção de alimentos. Nesse tipo de consumo, a citronela ainda auxilia em infecções no trato urinário, em todo o sistema gastrointestinal e pode ajudar, inclusive, no processo de expelir vermes que se alojam no intestino e cólon.

Mantém a casa perfumada e desinfetada

Dona de um odor muito característico e forte, a citronela, ao longo do tempo, começou a ser usada na composição de vários produtos de limpeza, principalmente perfumadores e desinfetantes. Além de ser muito agradável ao olfato humano, eles contam com uma série de vantagens em relação aos desinfetantes comuns.

A primeira delas é que o desinfetante de citronela deixa o lugar esterilizado, o que pode ser ótimo para quem tem crianças pequenas ou problemas de sensibilidade com a pele. Além disso, o cheiro faz com que insetos se mantenham afastados, criando uma zona segura contra pernilongos e mosquitos.

Facilita o relaxamento

O cheiro da citronela é classificado como revigorante e relaxante e, o que faz com que o sistema nervoso central entre em um estado de relaxamento muito grande quando está exposto a ele. Essa relação sinestésica pode ter duas aplicações primordiais, que são: no ambiente e na aromaterapia.

A primeira forma de uso é passar em um ambiente e ficar dentro dele, executando tarefas relaxantes, como ler um livro ou vendo algo na TV. Isso promoverá um grande bem estar, principalmente em casos de ansiedade. O segundo tipo é usado para um resultado mais imediato, sendo aplicado como óleo essencial, que tira o estresse e ajuda a pessoa a se acalmar.

Ajuda na cicatrização

A inflamação, ainda mais em pequenos pontos, é uma resposta natural do corpo quando ele está tentando lidar com um ferimento. E, embora quase sempre seja inofensiva, há casos de que precisa-se de um tratamento mais sério e específico, principalmente quando falamos sobre inflamações na pele.

Nessa situação, a citronela também pode ajudar, já que entre seus compostos, está o citronelal, que tem ação anti-inflamatória, servindo também como antioxidante, que, como muitos sabem, previne o envelhecimento.

Alivia cólicas menstruais

As cólicas menstruais nada mais são que a tensão do útero para expelir o sangue menstrual, que não deve se acumular dentro do órgão. Esse sangue provém de uma escamação mensal das paredes do útero, que, não utilizadas na fecundação e gestação de um feto, devem ser expelidas.

E, nessa situação, a citronela é um grande remédio, já que ajuda o órgão a ficar menos tenso, causando menos dor. O processo de ‘jogar fora’ todo o sangue acontece mesmo sem a dor, então, ingerindo um pouco de citronela em sua versão comestível, pode ser um santo remédio no combate das dores menstruais, não apenas as do útero, mas de todo aparelho reprodutor.

Pode ser usada como produto de higiene e de limpeza

A citronela, por conta do seu componente citronelal, tem uma ação contínua e significativa nos produtos de beleza, já que promove um efeito anti-inflamatório e antioxidante na pele, sendo um santo remédio quando a ideia é prevenir o envelhecimento.

Existe uma variedade grande de produtos com citronela no mercado, mas, caso prefira, você pode fazer de forma artesanal e orgânica. Para a pele, por exemplo, recomenda-se diluir uma ou duas gotas em uma colher de sopa de óleo de coco e passar no rosto antes de dormir. Ajuda com a acne, reduz as olheiras e retarda o envelhecimento.

Como usar a citronela

óleo de citronela

A citronela e seus derivados são muito diversos, podendo ser usados em banhos, massagens e até como decoração em ambientes privados ou públicos. Essa versatilidade é o que a faz ser uma das queridinhas quando falamos sobre plantas que são remédios. Confira agora as principais aplicações da citronela e como fazê-las!

Decoração

Além de um medicamento natural poderoso, a citronela é linda e fica muito bem dentro de casa, como decoração de um cômodo movimentado. O odor que ela exala é muito positivo no controle de pragas e insetos, além de não ser tão grande, o que ajuda até nos pequenos espaços.

E, espiritualmente falando, a citronela tem um poder de transmutação energética, que é transformar energia negativa em positiva, purificando o ambiente e aumentando o fluxo de energia boa no ambiente. Ela traz harmonia e espiritualidade para o lugar que está plantada.

Inalação

Um estudo realizado em meados do ano 2000 analisou os efeitos da citronela, lavanda e do alecrim no cérebro. Os participantes foram expostos a várias das plantas e cada uma delas teve um funcionamento diferente, algo como feromônios.

A citronela, em qualquer forma, seja a planta, óleo, perfume e até em spray, que era borrifada no ambiente, teve um efeito um pouco melhor do que as outras, destacando-se por promover um estado de relaxamento e calma exponencialmente maior que o do alecrim e da lavanda.

Massagem

Tendo um efeito relaxante, a citronela é, e muito, usada em massagens, como o óleo usado para a execução. Porém, como é muito concentrado e forte, ele normalmente é diluído em algumas variedades de óleos, como de jojoba ou como.

Recomenda-se sempre que a citronela sempre seja diluída para qualquer execução no rosto ou corpo, porque todo remédio em excesso é nocivo. Caso prefira, a pessoa pode diluir algumas gotas em um creme sem perfume. Isso é do gosto de cada um, já que as texturas são diferentes.

Banhos

Os banhos com citronela podem ter duas aplicações motivadoras: seus efeitos medicinais e seus efeitos espirituais. Cada um deles deve ser feito de um jeito, mas os dois servirão para ambas as tarefas. Para o medicinal, opte por usar algumas gotas do óleo essencial na água morna e passe pelo corpo.

Para o banho espiritual, é interessante que você use ela em sua forma física ou, caso não consiga achar, como folhas desidratadas. Esse banho promove uma grande mudança de energia e um alívio rápido de algum incômodo espiritual pontual.

Dicas e cuidados com a citronela

As maiores precauções que deve ter com a citronela é que seus óleos essenciais não devem ser consumidos por via oral de forma nenhuma. Caso seu consumo seja recomendado, há outras formas. Toda aplicação dos óleos essenciais é externa.

Mulheres grávidas, quem está amamentando ou crianças com menos de 7 anos não devem ser expostas aos óleos essenciais de citronela. Isso porque ela tem a capacidade de alterar alguns hormônios, o que não é recomendável em nenhum dos casos citados.

Há algum efeito colateral?

Caso usado de forma incorreta, os derivados da citronela, principalmente seu óleo essencial, podem causar irritação na pele ou até mesmo alergia, que é caracterizada por um pequeno inchaço e vermelhidão no local. Nada sério, mas merece atenção.

Se usada da maneira correta, isso é pouco provável de acontecer. Assim como, caso você inale o cheiro do óleo muito forte, pode ficar com irritação na garganta e laringe. O aconselhado é tomar ar e bastante líquido até o incômodo passar.

Ritual com citronela para a limpeza da alma

Citronela

Existe, ainda, um poderoso ritual feito com citronela com o intuito de limpar e alinhar a alma. A ideia é promover a harmonia que habita no mundo através da nossa própria harmonia. Ele é simples e se feito com atenção, pode ser a abertura de caminhos que você estava pedindo aos céus. Confira mais sobre esse ritual e como fazê-lo de forma certa!

Indicações

Esse ritual não é indicado para um nicho específico de pessoas, sendo que qualquer um pode fazê-lo. Normalmente, é feito por pessoas que estão sentindo que estão sob influência negativa ou vibrações ruins vindas de algum lugar. De maneira quase instantânea, essa limpeza vai aliviar o coração e aumentar o fluxo de boas energias.

Muitas vezes, estamos sob influência negativa e a fonte dessa influência está muito mais perto do que imaginamos, sendo, em grande parte dos casos, é gente que frequenta nossa casa e nossa vida, o que é um grande ponto de atenção.

Ingredientes

Os ingredientes são simples, apenas:

- 1 maço de citronela verde;
- 1 pedaço de linha branca.

Como fazer

Com o maço de citronela em uma mão e a linha em outra, você deve amarrar o pequeno maço com a linha, como se fosse uma vassoura pequena. Com ele em mãos, você deve ir até a praça mais próxima de sua casa e achar um espaço que tenha terra. Quando estiver sobre a terra, não esqueça de tirar os sapatos em sinal de respeito.

Concentre-se e passe essa espécie de vassourinha no corpo, como se estivesse varrendo, de cima para baixo. Nesse processo, se estiver confortável, comece uma oração. Você pode se concentrar na limpeza que quer na sua vida, na abertura de caminhos. Ao terminar, você deve jogar o maço amarrado para trás de si e não deve olhar para trás.

Outras informações sobre a citronela

Folhas de citronela

Exceto suas funcionalidades e benefícios para a saúde de maneira direta, a citronela é muito procurada para adornar as casas e estar presente nos ambientes, como uma espécie de catalisador energético, que cuida dos espaços em que está. Confira os cuidados que se deve ter com um pé de citronela e onde encontrar se ter em casa!

Como cultivar?

A primeira coisa que você precisa saber antes de comprar um pé de citronela é que ela gosta muito de sol. Não só gosta, como precisa muito para que continue crescendo de maneira saudável. Caso vá ter uma dentro de casa, certifique-se de que ficará perto da janela, bem iluminada na maior parte do dia.

Quando for fazer sua poda e dividi-la para mais de um vaso, separe-a em touceiras e, com raiz e tudo, coloque no vaso seguinte. Ela se adapta rápido e, em breve, você terá vários vasos cheios de citronela, uma para cada cômodo da casa.

Preço e onde comprar

A citronela e seus derivados têm uma margem de preço muito grande, já que cada produto tem sua qualidade e utilidade. As mudas da planta, por exemplo, em mercados especializados em plantas, custam, em média, R$ 10,00, podendo ser até menos que isso, de acordo com o quiosque e tamanho da planta.

Já quando falamos sobre os óleos essenciais de citronela, os preços podem variar de R$ 20,00 a R$ 60,00, dependendo da função. Os óleos essenciais para aromaterapia costumam ser um pouco mais baratos, por vir em frascos menores. Os para uso doméstico são os mais caros.

A citronela é uma ótima opção para você e para a sua casa!

Mini quadro negro escrito Citronella. A sua volta, várias folhas da planta

Dona de um odor inconfundível, com inúmeros benefícios físicos e até psicológicos, a citronela é com certeza uma boa ideia de se ter em casa. Além de bonita, ela ainda traz boas energias e altas vibrações para todo seu campo astral.

Como se multiplica relativamente rápido, você pode usá-la para fazer a manutenção da casa, rituais e ainda te protegerá do ataque de insetos e pragas. E, se tudo isso ainda não foi argumento suficiente, é uma planta relativamente fácil de cultivar, pois é bem autossuficiente. Com certeza, sua casa precisa de uma muda de citronela!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


aromaterapia

Artigos relacionados


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de Alecrim: para que serve, como fazer, contraindicações e mais!

Óleo de Alecrim: para que serve, como fazer, contraindicações e mais!

O óleo possui muitos benefícios para o consumo humano. Conheça aqui os benefícios do óleo de alecrim, seu uso terapêutico para saúde da pele e do corpo.


O que é a Árvore da Felicidade? Significado, Feng Shui, cuidados e mais!

O que é a Árvore da Felicidade? Significado, Feng Shui, cuidados e mais!

Árvore da Felicidade, entenda seu significado para o Feng Shui, quais os cuidados que se deve ter com ela, além de seu simbolismo e uso paisagístico.


Benefícios do alecrim: físicos, espirituais, chá, incenso e mais!

Benefícios do alecrim: físicos, espirituais, chá, incenso e mais!

O que você acha de conhecer uma erva capaz de reduzir não só os sintomas da depressão, como ajudar na prevenção de várias doenças? Estamos falando do alecrim!


Incensos e suas funções: 7 ervas, canela, rosas, mel, alecrim e mais!

Incensos e suas funções: 7 ervas, canela, rosas, mel, alecrim e mais!

Os incensos são utilizados há milênios em rituais de inúmeras religiões. Quando queimados, elevam a energia do local. Acesse e entenda a função de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.