Benefícios do alecrim: físicos, espirituais, chá, incenso e mais!

Benefícios do alecrim: físicos, espirituais, chá, incenso e mais!

O que você acha de conhecer uma erva capaz de reduzir não só os sintomas da depressão, como ajudar na prevenção de várias doenças? Estamos falando do alecrim!


Quais são os benefícios do alecrim?

Ramo de alecrim em cima da mesa, enrolado em uma cordinha.

"Alecrim, alecrim dourado, que nasceu no mato sem ser semeado". Quem não se lembra dessa cantiga de roda?! Considerado uma das ervas mais versáteis e poderosas, o alecrim, assim como a canção, é originário da região do Mediterrâneo. Usado como tempero, chá, banho e defumação, ele tem propriedades fitoterápicas que atuam no combate à gripe, pressão alta e outros sintomas físicos.

Também chamado erva da alegria, o alecrim, quando utilizado na aromaterapia, é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade. Muitos estudos, inclusive, já apontam a eficácia da erva na prevenção de doenças graves como o câncer. O alecrim ainda serve para revitalizar os cabelos e a pele.

Assim, neste artigo você vai saber tudo sobre o uso do alecrim e como preparar esta erva para melhorar sua saúde física, mental e espiritual. Veja também receitas de chá e banho com alecrim para proteção. Boa leitura!

Os benefícios físicos do alecrim

Mão de uma pessoa segurando o alecrim no vaso para mostrá-lo na foto.

O alecrim é uma das ervas mais completas quando se trata de seu uso para a saúde. Suas propriedades fitoterápicas podem ajudar a combater até a depressão. Manipulado como chá, óleo essencial, sabonete ou outro produto, o alecrim reúne substâncias bioativas que permitem sua aplicação na prevenção de doenças. Continue lendo para saber mais.

Combate o cansaço mental

Além de antioxidante, o alecrim também é antiespasmódico, antisséptico, diurético, depurativo e antibiótico. Para a saúde mental, o alecrim pode ser utilizado de várias maneiras, como em chás, óleos essenciais, incensos, velas aromáticas e infusão, entre outros.

Recomendado cientificamente, o alecrim pode ajudar a combater o cansaço mental, principalmente em momentos de estresse profundo. Por isso, sempre é bom incluir a planta na sua rotina diária. O alecrim também pode ser utilizado no combate ao Alzheimer. No entanto, a aplicação efetiva da erva para o tratamento desta doença ainda necessita maiores estudos.

Excelente diurético

Por ser rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, o alecrim é uma excelente opção para quem tem problemas de retenção de líquidos, o que pode provocar inchaço, principalmente nos pés e pernas. Nesse caso, você pode tomar chá de alecrim diariamente e ainda incluir um escalda-pés para aliviar o incômodo.

O alecrim pode ser usado ainda como cataplasma para ajudar na redução do inchaço e eliminação de líquidos, já que a erva possui propriedades antibióticas e antioxidantes. Se usado frequentemente, pode prevenir contra infecção urinária.

É um ótimo antibiótico natural

Considerado um dos melhores antibióticos naturais do mundo, o alecrim figura entre os sete mais utilizados. Por possuir propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, a erva pode ser usada como chá, para combater infecções ou pode ser aplicada diretamente na ferida, se usada em forma de óleo.

O alecrim também é reconhecido por ser um excelente bactericida e antiviral. Assim, a ingestão diária do chá de alecrim pode prevenir infecções, além de gripes e resfriados. Este chá também é recomendado para o tratamento de dores e inflamações como tendinite e artrite.

Bom para a digestão

Não há nada mais gostoso tomar um chá de alecrim depois daquele almoço de domingo em família. É que o chá de alecrim tem propriedades digestivas, antiespasmódicas e anti-flatulência, além de atuar diretamente no trato digestivo.

O chá de alecrim também atua diretamente no intestino, proporcionando o crescimento de flora intestinal saudável. O resultado é um metabolismo equilibrado, capaz de ter uma boa digestão, o que facilita a quebra de gorduras e a perda de peso. O chá de alecrim também previne a flatulência e a formação de fases no organismo.

Protege a saúde do fígado

Saiba que o alecrim pode melhorar o funcionamento do fígado e aliviar as dores de cabeça que aparecem sempre após ter bebido álcool ou ingerido comida gordurosa. O alecrim possui um composto bioativo chamado carnosol, que ajuda a prevenir danos no fígado e ainda promove a desintoxicação.

No entanto, é preciso ter cautela. A ingestão exagerada do chá de alecrim pode provocar um desequilíbrio no metabolismo e acelerar ou diminuir o ritmo de algumas células. Apesar de natural, a planta age como remédio. Se você tem ou teve alguma doença como Hepatite, é bom consultar o médico antes de usar a erva.

Ajuda no controle da diabetes

Todo mundo sabe que a diabetes é provocada pelo acúmulo de açúcar no sangue e que, dependendo do grau, precisa ser tratada com aplicação diária de insulina. Mas o que você provavelmente não sabe é que o alecrim pode ser benéfico na prevenção desta doença.

É que a erva atua na manutenção dos índices de glicose. É claro que a erva não substitui o tratamento médico, mas ajuda muito por ter propriedades que reduzem o açúcar no sangue e aumentam a produção natural de insulina no organismo. No entanto, o controle dos índices de glicose deve ser feito sempre, conforme recomendação médica.

Combate a inflamação

Como anti-inflamatório, o alecrim é ótimo na prevenção e cura de dores de origem inflamatória, como é o caso da tendinite, por exemplo. O alecrim também é indicado no combate a inflamações internas como a gastroenterite, que é uma inflamação no estômago.

A erva, além do chá, pode ser manipulada para pomadas e óleo, que podem ser aplicados diretamente no local da dor. Também pode ser feito cataplasma de alecrim, que ajuda na redução da dor de doenças como artrite. Mais que isto, na aromaterapia, o incenso e o óleo de alecrim são utilizados para amenizar doenças inflamatórias do trato respiratório, como a bronquite.

Melhora a circulação

São vários os remédios que podem ser feitos com alecrim para melhorar a circulação. Isso porque a erva possui propriedades antiplaquetárias, que melhoram a circulação do sangue. O mais comum é o chá, que deve, inclusive, ser tomado após as refeições.

Mas outro remédio antigo também é considerado eficaz para melhorar a circulação. É o álcool de alecrim que, além de refrescar a pele, serve no combate a dores provocadas por inflamações que causam cãibras e contraturas. Também pode ser utilizado na prevenção e tratamento de varizes. No entanto, o uso do alecrim não é recomendado para pessoas que tomam anticoagulantes.

Ajuda a combater o câncer

Reconhecido como um coadjuvante de respeito pelo Instituto Peito Aberto/PR, que representa a luta contra o câncer de mama, o alecrim está sendo cada vez mais utilizado tanto na prevenção quanto na amenização dos efeitos colaterais dos tratamentos do câncer.

O uso do alecrim é indicado ainda para pessoas que tenham linfoma nervoso central ou outros tipos de câncer que estejam sendo tratados com alopatias compatíveis com as propriedades fitoterápicas da erva.

Pode ajudar no crescimento do cabelo

O alecrim é um poderoso aliado para acelerar o crescimento capilar e fortalecer os fios, reduzindo a queda de cabelos. Isso porque, além de proporcionar uma ótima higienização do couro cabeludo, também ajuda na vascularização, favorecendo o crescimento do cabelo.

Uma das formas de usar o alecrim para ajudar no crescimento do cabelo é adicionar ao shampoo ou condicionador, o óleo de alecrim. Sua ação adstringente é ótima para evitar as caspas e ainda proporciona a desobstrução dos folículos capilares.

Benefícios espirituais do alecrim

Mulher meditando com o incenso de alecrim em uma das suas mãos

Seja na Fitoenergética, ou na aromaterapia, ou ainda osmologia, o alecrim, considerado o ouro entre as ervas com propriedades mágicas, possui poderes de curar as doenças da alma. Os benefícios espirituais do alecrim são tão poderosos que podem mudar de vez a sua qualidade de vida. Saiba mais a seguir.

Afastar as energias negativas

Para afastar as energias negativas, o alecrim pode ser manipulado de diversas maneiras. Aqui vão três dicas fáceis para potencializar os efeitos do alecrim na sua casa, no trabalho ou para você.

A primeira dica é para afastar as energias negativas de sua casa. Neste caso, você pode plantar o alecrim ou queimar as folhas secas no local onde a energia está mais pesada. Também vale o uso de velas e incensos de alecrim que podem ser colocados em qualquer lugar. Para elevar a sua vibração e afastar os maus pensamentos, você pode usar o alecrim num banho de ervas.

Atrair felicidade e harmonia

Se o clima pesou, nada melhor do que uma defumação poderosa com alecrim para restabelecer a felicidade e a harmonia. Essa defumação pode ser feita com as folhas secas do alecrim ou, se você quiser ser mais discreto, com um incenso de alecrim.

Também conhecido como erva da felicidade, o alecrim contém elementos capazes de vibrar na direção do prazer e da paz. Isso porque o alecrim é um ótimo protetor espiritual que contra a inveja e o mau-olhado.

Aliviar o estresse

Por conter propriedades antidepressivas, relaxantes e por ajudar no tratamento da ansiedade e depressão, o alecrim acabou se tornando o queridinho dentre as ervas utilizadas para aliviar o estresse.

Como também possui poderes de limpeza e proteção, o uso do alecrim, quer seja no chá, quer seja em incensos ou defumação, quer seja no seu banho de ervas, já se tornou popular no combate ao cansaço físico, mental e espiritual.

Ajudar no raciocínio

Você sabia que cheirar o alecrim diariamente pode aumentar a sua capacidade de memória e melhorar seu raciocínio? De acordo com estudos feitos com a erva, o alecrim é um forte impulsionador mental, principalmente quando consumido como óleo.

Além disso, pesquisas realizadas pela universidade norte-americana Saint Louis comprovaram que o uso do alecrim ajuda, inclusive, na redução de déficits mentais causados pelo transtorno cognitivo. Estudos estão sendo feitos agora para viabilizar o uso da erva no tratamento do Alzheimer.

Melhorar a autoestima

Para melhorar a autoestima, o alecrim pode ser empregado nas suas diversas formas, conforme já dissemos acima. Quer seja o chá, quer seja o óleo ou sabonete, quer seja o incenso ou a vela, os poderes desta planta vão além.

O alecrim permite o despertar da nossa criança interior, provocando uma sensação de leveza e bem-estar. O alecrim também traz clareza, força e foco, permitindo uma percepção mais aprofundada do seu eu interior e do seu corpo, em equilíbrio com a natureza e com o astral.

Chá de alecrim

Chá e folhas de alecrim em uma chícara branca, em cima da mesa de madeira

Usado para prevenir e tratar diversos sintomas de doenças físicas, com a diabetes, o chá de alecrim também tem efeitos antidepressivos, melhora o raciocínio e pode aumentar a autoestima. Na sequência, tudo sobre este chá poderoso.

Receita de chá de alecrim

Quente ou frio, o chá de alecrim pode ser incluído na sua dieta diária sem medo. Principalmente se você quer se sentir bem, relaxada e ainda de quebra, perder uns quilinhos. 

O chá de alecrim pode ser feito com folhas frescas ou secas. Basta colocar a água para ferver, adicionar o alecrim, tapar a panela e esperar uns 5 minutos para arrefecer a fervura. Pronto! Está aí seu chá de alecrim.

Período para tomar o chá de alecrim

Não existe um período definido sobre por quanto tempo você pode tomar o chá de alecrim sem que este se torne prejudicial à sua saúde. No entanto, os fitoterapeutas aconselham um intervalo de 30 dias a cada trimestre. A quantidade diária não deve ultrapassar duas xícaras.

Isso porque existe a necessidade do organismo “descansar” para novamente começar a absorver as propriedades da erva mais efetivamente. Vale lembrar que o alecrim é diurético e também auxilia na circulação. Se ingerido em excesso pode provocar, por exemplo, a hipovolemia, que é a falta de líquido e sangue no corpo.

Folhas secas ou frescas?

Sempre que possível utilize ramos frescos de alecrim para fazer seu banho, chá, ou qualquer outro uso. As ervas frescas têm maior concentração das propriedades da planta e, portanto, o efeito pode ser potencializado.

Existem situações como é o caso da defumação, em que as ervas secas são mais eficientes. Isso porque as brasas não apagam facilmente o quer permite um tempo maior na duração do preparado.

Com canela

O chá de alecrim com canela é ótimo para prevenir o câncer e ainda ajuda na perda de peso. Como vimos, o alecrim é diurético e a canela potencializa esta propriedade da erva. Como banho, alecrim e canela são sinônimos de prosperidade. Este banho é especial para purificar o campo energético, atrair a boa sorte e alcançar a proteção.

Se usado na aromaterapia, o alecrim juntamente com a canela tem poderes de limpeza e descarrego. A canela atrai a abundância e a prosperidade. Já o álcool de alecrim com canela pode ser usado no combate às dores e inflamações musculares. É indicado no tratamento de varizes e ajuda a minimizar os efeitos das contusões e câimbras.

Outros efeitos

Se você pensa que os efeitos das propriedades do alecrim são só esses vistos até aqui, se enganou. A erva, considerada uma das mais completas em termos de benefícios à saúde, também é ótima no tratamento de hemorroidas e auxilia na menstruação, reduzindo as cólicas.

O chá de alecrim pode ainda ser utilizado no tratamento de aftas, gengivite e estomatite. Ao ser bochechado regularmente, o chá de alecrim ainda reduz o mau hálito.

Contraindicações

Apesar de ser natural e de seus efeitos fitoterápicos e espirituais já estarem mais que comprovados, o alecrim não pode ser ingerido por qualquer pessoa. O consumo do alecrim deve ser evitado por gestantes e lactantes, por exemplo.

O uso da erva também deve ser evitado por pessoas com diarreia, prostáticos e menores de 12 anos. A ingestão exagerada do alecrim pode provocar nefrite e gastrite. Quem faz uso de anticoagulantes também deve evitar ingerir a erva. O uso da essência ou óleo de alecrim constantemente na pele pode provocar irritações.

Outros usos do alecrim

Ervas de alecrim, vela roxa, essências e duas toalhas de banho roxas ao fundo

Se você leu até aqui, já percebeu que o alecrim é uma erva com muitas possibilidades de uso, não é verdade? Acima falamos um pouco sobre os incensos e os banhos de alecrim. Mas a seguir, vamos dar todos os detalhes sobre isso. Confira!

Banho de alecrim

Energizar, colocando o corpo em equilíbrio, abrir caminhos, afastar as energias negativas e gerar proteção espiritual. Estas são apenas algumas das propriedades do banho de alecrim. Aliás, esse poderoso banho pode e deve ser incluído na sua rotina, por ter, inclusive, efeitos relaxantes.

O banho de alecrim pode ser tomado após o banho de higiene. É bem fácil de fazer. Separe dois litros de água mineral ou solarizada, coloque alecrim (de preferência fresco), deixe ferver desligue. Se quiser aproveitar, coloque uma pitada de sal grosso. Assim, além da limpeza e proteção, você também ampliar a vibração na abertura de caminhos.

Incenso de alecrim

Se sua intensão é fazer uma limpeza espiritual profunda na sua casa ou local de trabalho, é indispensável a presença do alecrim. Suas propriedades permitem afastar as energias negativas, além de colocar a mente em equilíbrio.

O incenso de alecrim também é indicado como relaxante e calmante natural. Não importa se artesanal ou industrializado, o incenso de alecrim é bastante utilizado para equilibrar as energias do corpo, da mente e do espírito, além, é claro, das energias dos ambientes.

Qual é a grande virtude dos benefícios do alecrim?

Essência de alecrim em um recipiente conta gotas, em cima de uma mesa branca, com galhos de alecrim a sua volta.

Os óleos essenciais, assim como os sabonetes, velas, incensos, banhos e chás feitos com alecrim trazem, como grande virtude desta erva, a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. Dentre todos os benefícios do alecrim, se destacam aqueles que servem para limpar a aura, a casa ou o corpo, já que esta planta é adstringente.

Mais que isto, estudos têm mostrado à eficácia do alecrim em prevenção e tratamento de doenças como o câncer e o Alzheimer. Além da prevenção e do trato de várias doenças, o uso frequente do alecrim ainda é responsável por melhorar a atividade cerebral e, com isso, também a memória.

Além disso, o alecrim também tem sido bastante difundido para o trato da depressão e ansiedade, muito por ser um relaxante natural. No que diz respeito a espiritualidade, a grande virtude dos benefícios do alecrim está na sua versatilidade, pois a erva é usada desde a antiguidade por diversas religiões. Quer um conselho? Use alecrim!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


aromaterapia chás banhos

Artigos relacionados


13 Chás Diuréticos naturais para acabar com a retenção de líquido!

13 Chás Diuréticos naturais para acabar com a retenção de líquido!

Conheça os benefícios dos chás diuréticos e como eles podem ajudar. Quando combinados com outros ingredientes, trazem muito sabor e saúde à sua vida.


Espinheira-santa: origem, composição, benefícios, chá e mais!

Espinheira-santa: origem, composição, benefícios, chá e mais!

A espinheira-santa é uma planta medicinal considerada um "santo remédio", para auxiliar no tratamento de doenças estomacais e intestinais. Saiba mais aqui!


Chá de alho com limão propriedades, benefícios, receitas e mais!

Chá de alho com limão propriedades, benefícios, receitas e mais!

O alho e do limão, quando combinados, trazem sabor e saúde para a sua vida. Saiba os benefícios dessa mistura nesse artigo!


Benefícios do chá verde: emagrecimento, prevenção de doenças e mais!

Benefícios do chá verde: emagrecimento, prevenção de doenças e mais!

O consumo do chá verde é uma prática milenar no oriente e isso se deve aos seus vários benefícios. Clique e conheça todas as vantagens de beber o chá verde!


10 chás para azia: refluxo, queimação, camomila, hortelã e mais!

10 chás para azia: refluxo, queimação, camomila, hortelã e mais!

Já não aguenta mais sentir azia? Confira, neste artigo, como se livrar dela de forma natural e saudável!


Últimos posts


O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

Sonhar com rosto traz vários significados, mostram mudanças e momentos determinantes para a vida. Veja mais significados!


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!