O que é a Árvore da Felicidade? Significado, Feng Shui, cuidados e mais!

O que é a Árvore da Felicidade? Significado, Feng Shui, cuidados e mais!

Árvore da Felicidade, entenda seu significado para o Feng Shui, quais os cuidados que se deve ter com ela, além de seu simbolismo e uso paisagístico.


Significado geral da Árvore da Felicidade

árvore da felicidade

O significado da Árvore da Felicidade está ligado a uma história antiga existente no Japão, que fala sobre a magia de uma planta que trazia realizações para as pessoas que passavam por ela. Portanto, a Árvore da Felicidade é vista como um arbusto que traz alegria e energias positivas aos ambientes e a quem está próximo a ela.

A lenda que deu origem ao significado da Árvore da Felicidade, diz ainda que a maneira de tirar o melhor proveito das bênçãos trazidas por ela, é sendo presenteado com a árvore, e não comprando-a. Mas apesar dessa parte da lenda, vale a pena comprar essa planta, pois no mínimo ela trará beleza e um pouco de natureza para o ambiente.

Neste artigo, falaremos sobre várias informações referentes a Árvore da Felicidade como, seu significado, simbolismo e características. Além disso, vamos mostrar como cuidar da planta, seu uso no paisagismo e o que fazer se a planta perder o viço.

Significado, simbolismo e características da Árvore da Felicidade

árvore da felicidade

A Árvore da Felicidade possui várias características específicas, assim como simbolismo e significados. Apesar disso, é uma planta que exige cuidados simples e que pode atingir grandes alturas, além de trazer beleza e proximidade com um pouco de natureza para quem a cultiva.

Nesta seção do artigo conheça algumas informações relacionadas ao significado, simbologia e características da Árvore da Felicidade como, sua importância no Feng Shui e as duas características mais interessantes desta planta que é ter dois gêneros, macho e fêmea.

Árvore da Felicidade e seu significado

O significado da Árvore da Felicidade vem de uma lenda japonesa que fala que essa planta é responsável por atrair prosperidade e não deixar que a alegria deixe a vida das pessoas ou suas casas. A lenda também diz que é indicado plantar no mesmo vaso uma muda da planta macho e uma fêmea, e assim multiplicar os sentimentos harmônicos trazidos por ela.

Além disso, outra indicação da lenda, é que é aconselhável fazer mais mudas da planta e distribuí-las para pessoas de seu apreço, como familiares e amigos. Para os japoneses a Árvore da Felicidade é responsável por trazer boa sorte e realizações a quem fica próximo a ela.

Segundo a crença de algumas pessoas, plantar uma muda macho e uma fêmea juntas no mesmo vaso, potencializa os bons fluidos trazidos pela planta, além de gerar um maior equilíbrio das energias Yin e Yang.

O simbolismo da Árvore da Felicidade

O simbolismo ligado a Árvore da Felicidade fala sobre benefícios espirituais, além de proporcionar energias positivas para vários aspectos da vida das pessoas. Portanto, essa planta tem a simbologia de transmitir boa sorte e boa energia para a realização de coisas positivas.

Além disso, ter esse arbusto em casa faz com haja maior felicidade ao lar e muito bem-estar à família que decide adotar essa planta. A Árvore da Felicidade também tem fama de ajudar na redução do estresse e da fadiga do dia a dia.

A importância da Árvore da Felicidade para o Feng Shui

Aqueles que estudam o Feng Shui dizem que ter uma planta no ambiente doméstico é bastante positivo, já que os chineses acreditam que a conexão entre o homem e a natureza é muito benéfica para a vida das pessoas.

Desta forma, a Árvore da Felicidade é bastante importante para Feng Shui, já que seu significado e simbolismo estão muito ligados ao bem-estar e boas energias. Além disso, o Feng Shui também acredita no poder de cura das plantas, sendo muito importante levar uma árvore para o ambiente.

Sendo assim, devido ao tamanho e facilidade para cuidar da Árvore da Felicidade, ela é muito indicada para se ter no interior da casa. Assim, haverá o benefício da harmonia das energias em diferentes áreas da vida. Aqui também é aconselhável que as plantas macho e fêmea sejam plantadas no mesmo vaso equilibrando as energias do ambiente.

As características da planta

A Árvore da Felicidade é uma planta originária do Oriente, sendo assim se adapta melhor à meia sombra e que tem um crescimento lento, mas que pode atingir até 5 metros de altura, dependendo de onde está plantada. Mas para atingir seu crescimento completo pode levar cerca de 20 anos.

Suas folhas são bastante parecidas com o trevo de quatro folhas de coloração verde escura e com divisões, como se fossem pétalas. Em seus países de origem, como a China e Japão, essas plantas costumam florescer, já no Brasil, devido às diferenças climáticas isso não ocorre.

Outra característica marcante da Árvore da Felicidade é o aroma liberado por ela ao final do dia no ambiente onde ela está plantada. Mais um benefício trazido por essa planta tão interessante, deixando o ambiente perfumado.

Árvore da Felicidade macho

A Árvore da Felicidade possui gêneros distintos, possuindo a versão macho e a versão fêmea. Cada uma delas possuem características próprias e distintas em alguns fatores, mas a união das duas faz com que suas energias se complementem e tragam maior harmonia aos ambientes.

Na planta macho as características são bastante definidas e marcantes, o que colabora na identificação do gênero do arbusto. Suas folhas são bastante semelhantes às folhas da salsa, porém são mais arredondadas. Outra diferença entre as duas plantas é a coloração das folhas, que na árvore macho são verde-escuras.

Outro ponto interessante a ser mencionado sobre a Árvore da Felicidade macho, é que ela está ligada à energia Yang, que complementa-se com a energia Yang harmonizando o ambiente em que são colocadas.

Árvore da Felicidade fêmea

Da mesma forma que a Árvore da Felicidade macho, a fêmea também tem características próprias e está ligada à energia Yin. Por isso a importância de ter as duas versões plantadas juntas e assim complementarem e harmonizarem as energias do ambiente.

Na planta fêmea, as folhas são em um tom de verde mais suave, além disso sua folhagem é mais fina e tem um recorte mais delicado. E a energia trazida por essa versão da árvore é considerada energia feminina, e ao ser plantada com a versão masculina completa a harmonização do ambiente e da vida das pessoas.

Como cuidar da Árvore da Felicidade

árvore da felicidade

Toda planta necessita de cuidados e cada uma delas necessita de cuidados específicos, assim também acontece com a Árvore da Felicidade. Para ter uma planta bonita, com folhagem verde e farta, é preciso ter alguns cuidados.

Nesta seção do texto falaremos sobre alguns cuidados que são necessários para ter uma Árvore da Felicidade vistosa. Entenda como cuidar do caule, o melhor tamanho do vaso para plantá-la, como adubar a planta, qual o nível de luminosidade e temperatura ideal para seu cultivo e muitos outros cuidados.

Cuidados com o caule

O caule da Árvore da Felicidade é bastante fino e delicado, que pode levar até 20 anos para se tornar mais resistente e atingir seu tamanho completo. Sendo assim, é indicado que ao plantar esse arbusto seus caules sejam amarrados delicadamente a uma estrutura que pode ser feita de bambu ou uma haste de madeira.

Outro cuidado necessário é no momento de transportar a planta. Caso seja necessário mudá-la de lugar, evite segurar ou apoiar em seus galhos. Caso a Árvore da Felicidade esteja plantada em um local externo, é preciso que fique protegida do vento, para que seu caule não se quebre.

O tamanho do vaso

A Árvore da Felicidade pode ser plantada em vasos pequenos, porém com o tempo será necessário fazer o transplante dela para um vaso maior. Para que a planta cresça de forma natural, o ideal é que ela seja colocada em um vaso com 40 centímetros de diâmetro ou maior.

O vaso onde for colada a Árvore da Felicidade pode ser tanto de plástico quanto de barro, pois o material não influenciará na qualidade de vida da planta. Caso esse arbusto seja plantado no chão, em um jardim de inverno, por exemplo, a planta macho pode atingir até 5 metros de altura e a fêmea 2,5 metros.

Adubação

Para manter uma planta saudável, a Árvore de Felicidade deve ser adubada periodicamente, ao menos uma vez ao ano, após as estações mais frias. Outro ponto importante a ser verificado também, é no momento do plantio, este ser feito em uma terra rica em material orgânico.

Como essa é uma planta com caule delicado é importante que ela seja plantada com substrato de boa qualidade, de preferência enriquecido com material orgânico. Também é possível utilizar o adubo NPK 10-10-10 a cada três meses, para mantê-la forte e saudável.

O substrato para plantar, ou transplantar, a Árvore da Felicidade pode ser preparado com 1 medida e meia de humos de minhoca, mais 1 medida e meia de terra, 3 medidas de fibra de coco, 2 medidas de areia de construção limpa e 2 medidas de vermiculita.

Luminosidade

Para ter uma Árvore da Felicidade bonita e saudável é importante ter cuidado também com a quantidade de luminosidade que chega até ela. Essa planta prefere um local à meia sombra, pois não gosta de receber a luz do sol diretamente sobre ela.

Em regiões onde o calor é intenso, é preciso encontrar um local para que ela receba apenas o sol do início da manhã. Portanto, essa é uma planta que se adapta muito bem em ambientes internos, recebendo apenas luz difusa.

Temperatura

Apesar de ser originária de regiões com temperaturas mais baixas, a Árvore da Felicidade não gosta de frio intenso e o vento também é bastante danoso para este arbusto. Por isso, é importante encontrar um local para ela que seja abrigada do vento.

Outro ponto que pode prejudicar a planta é colocá-la em espaços com ar condicionado ou em lugares que possam ocorrer o contato com geadas ou salinidade. A Árvore da Felicidade é uma planta que prefere climas amenos, sem extremos.

Regas

Outro cuidado importante com a Árvore da Felicidade está relacionado à rega, pois essa é uma planta que não gosta de estar em solo com excesso de água. Ela deve ser regada de duas a três vezes na semana, utilizando em média 200 ml de água em cada rega.

O excesso de água no vaso pode fazer com que as folhas do arbusto fiquem amarelas e até mesmo cair. Uma dica para fazer uma rega equilibrada, é deixar um palito enterrado no vaso com parte para fora da terra. Enquanto houver umidade no palito, não é necessário colocar água na planta.

Podas

A poda é um cuidado bastante importante no cultivo da Árvore da Felicidade, principalmente se ela estiver plantada no interior da casa. O período de poda mais importante, é durante o inverno, quando suas folhas ficam amareladas e manchadas.

Para realizar a poda do arbusto, utilize uma tesoura própria e retire o excesso de folhas, isso é importante, pois o peso das folhas pode causar quebra dos galhos da planta. A cada 30 ou 60 dias, é importante também fazer a retirada de folhas e galhos secos, mantendo-a limpa.

Pragas

Assim como outras plantas, a Árvore da Felicidade também corre o risco de ser atacada por pragas, principalmente se não receber a luminosidade adequada. Por isso, é importante manter o equilíbrio entre sombra e sol que incide na planta.

Uma forma de evitar problemas com possíveis ataques de pragas é a aplicação de óleo de neem, que é um antifúngico, antiviral e antisséptico. Ele deve ser aplicado nas folhas do arbusto uma vez ao mês, é uma excelente forma de proteger a planta das cochonilhas, por exemplo.

Melhor lugar para manter a Árvore da Felicidade

Para ter uma Árvore da Felicidade saudável e bonita é importante definir um bom lugar para ela e que seja bem pensado para não ser necessário ocorrer trocas frequentes, pois essa planta sente muito ao ser troca de lugar. Inclusive, quando ela é comprada, pode ocorrer a perda de folhas pela mudança de ambiente. As folhas perdidas serão substituídas por novas, desde que esteja em local adequado.

Outro ponto importante para o local onde a planta será colocada, é que tenha um bom espaço, sem móveis ou outros objetos que possam atrapalhar seu crescimento lateral. É importante lembrar que é uma planta de grande porte.

Uso paisagístico, como fazer mudas e dicas

árvore da felicidade

Além de ser uma planta que traz boas energias e harmoniza os ambientes, a Árvore da Felicidade também é um arbusto que traz beleza para a casa. Desta forma, ela é bastante utilizada em projetos de paisagismo e decoração.

Conheça a seguir, algumas formas com que essa planta pode ser aplicada no paisagismo e decoração de ambientes. Veja também como fazer mudas da Árvore da Felicidade e a média de valor da planta.

O uso paisagístico da Árvore da Felicidade

Por ser um arbusto que pode ser cultivado tanto em jardins quanto em vasos, a Árvore da Felicidade é bastante usada em projetos de paisagismo. Desta forma, ela pode ser plantada inicialmente em um vaso menor e com o passar do tempo, ser transplantada para um vaso maior, de plástico ou barro.

Outro ponto positivo que faz com que essa planta seja usada na decoração, é sua fácil adaptação a ambientes internos. Desta forma, mesmo não tendo um espaço muito grande é possível ter uma Árvore da Felicidade próxima a uma janela e assim colocar um pouco de verde no ambiente.

Como fazer mudas da Árvore da Felicidade

O momento da poda é perfeito para fazer novas mudas da Árvore da Felicidade, pois os galhos cortados podem ser reaproveitados para virarem novas árvores. Os galhos desse arbusto brotam com facilidade, dando assim origem a novas plantas. Abaixo, um passo a passo para fazer mudas da Árvore da Felicidade:

- Corte um galho da árvore com mais ou menos 20 cm;
- Escolha um vaso com mais ou menos 40 cm de diâmetro e 50 cm de altura;
- Coloque o galho no vaso com substrato;
- Faça a rega da muda de duas a três vezes por semana, sem deixar a terra muito molhada.

A melhor época para fazer as mudas é durante a primavera e o verão.

Média de preço da Árvore da Felicidade

Segundo a lenda oriental, a maneira mais indicada de ter uma Árvore da Felicidade é recebendo-a de presente de um amigo ou familiar, e assim ampliando os benefícios e boas energias trazidas por essa planta.

Porém, nem todo mundo conhece essa história milenar e a probabilidade de ganhar a planta é mais baixa, principalmente nos países ocidentais. Sendo assim, para ter uma Árvore da Felicidade é possível comprar em casas especializadas em jardinagem por um valor que varia de R$ 20,00 a R$ 60,00. Essa variação no valor se dá devido ao estágio de desenvolvimento da planta.

O que fazer se a Árvore da Felicidade estiver ficando feia?

árvore da felicidade

Quando a Árvore da Felicidade estiver com aparência feia, é preciso ter atenção a vários pontos. Um deles é o excesso ou falta de luminosidade. Se este for o caso uma boa solução é levar a planta para um local onde ela recebe o sol da manhã por mais ou menos duas semanas.

Outro ponto a ser verificado é a adubação da planta, para que ela fique sempre bonita e saudável é preciso colocar nutrientes ao menos uma vez ao mês. É aconselhável dar preferência a adubos orgânicos como húmus ou composto orgânico, escolha um dos dois apenas.

Esperamos que este artigo seja útil para tirar dúvidas sobre o cultivo e significados sobre a Árvore da Felicidade.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


terapias aromaterapia

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.