Significado da Ágata Azul: conheça as propriedades dessa pedra!

Significado da Ágata Azul: conheça as propriedades dessa pedra!

A ágata azul é a mais calmante das ágatas. Ela atua diretamente na mente, melhorando a autoestima, trazendo calma e combatendo a ansiedade.


Quais os significados da pedra Ágata Azul?

ágata azul

Os significados da pedra Ágata Azul são calma, harmonia, equilíbrio, encontro com os guias espirituais, abertura de caminhos, além de possuir poderes intensos de cura. Esse cristal possui uma energia calmante, ligada às energias da água e dos céus, que possui um efeito magnífico sobre as emoções, domando até mesmo as tempestades mais intensas.

Sua energia também está ligada à comunicação, auxiliando seus usuários a escolherem as palavras adequadas para cada situação, desenvolvendo também a sua escuta afetiva, empatia, lealdade e senso de verdade. Por estimular a estabilidade, a ágata azul afasta pensamentos negativos e ruídos mentais, aumentando o foco e facilitando o contato com guias espirituais.

Neste artigo, conheça suas energias em detalhes, além de dicas sobre como utilizá-la para atrair o que você deseja. Confira.

Características da Ágata Azul

ágata azul

A ágata azul, como o próprio nome sugere, é uma forma da pedra ágata em tons azuis. Sua superfície é vítrea e brilhosa, revelando tons de azul profundo. Continue lendo para descobrir sua origem, se ela é ideal para o seu signo ou sua profissão e muito mais.

Origem e composição

A ágata azul é originária de países como Brasil, Estados Unidos, Índia, Islândia e República Tcheca. Consequentemente, é facilmente encontrada em nosso país. Sua composição consiste em basicamente dois outros minerais: o quartzo e a calcedônia e, é difícil datar o seu tempo de formação, pois elas geralmente ocorrem dentro de outras formações rochosas.

Do ponto de vista geológico, as ágatas surgem através de rochas vulcânicas e metamórficas e têm sido usadas ao longo da história como joias, até mesmo adornando os selos minoicos de guerreiros gregos. O seu nome é derivado da palavra grega “Achates”, pois ela era encontrada ao longo de um rio da Sicília, Itália, com o mesmo nome.

Cores, dureza e composição química

As cores da ágata azul variam apenas na tonalidade, estendendo-se desde o azul-bebê até o azul-marinho. Ela é um cristal duro. Na escala de Mohs, uma escala usada no estudo dos minerais para determinar a dureza das pedras, ela possui índice de dureza entre 6.5 e 7.0.

Isso quer dizer que esse cristal possui uma boa resistência à água. No entanto, a pedra não deve ser molhada, pois solta tinta, uma vez que sua cor é tingida artificialmente. Sua composição química consiste em sílica, outro nome comum do dióxido de silício, um dos componentes químicos da areia e cuja fórmula química é SiO2.

Benefícios

Os benefícios da ágata azul estão ligados à sua energia calmante. Os círculos presentes em sua superfície trazem uma sensação de bem-estar, transmutando energias e inspirando tranquilidade. A ágata azul é também considerada a pedra da comunicação.

Isso ocorre, porque ela está ligada ao chakra responsável pela expressão e por ela melhorar a articulação, gesticulação, escolha de palavras e, principalmente, trazer clareza mental e paz para lidar com todos os tipos de demandas comunicativas.

Sua energia receptora traz harmonia, paz de espírito e auxilia na resolução de conflitos. Além disso, ela possui poderes que atuam como meios de cura do corpo físico, emocional e espiritual.

Crenças

Existem muitas crenças em torno da ágata, já que ela tem sido usada desde o terceiro milênio antes da Era Comum.

Na Roma Antiga, acreditava-se que a ágata possuía poderes medicinais capazes de neutralizar a força mortífera do veneno de cobra. Já na Pérsia, acreditava-se que o ato de queimar ágatas era suficiente para conter até mesmo a mais poderosa das tempestades.

Acredita-se que, por seu um cristal poderoso de comunhão espiritual, imagens de divindades e avatares podem se materializar na ágata. Por isso, é bem comum encontrar imagens de Buda, Maria e de Jesus em formações de ágata. Quando usada em viagens pelo mar, a ágata azul protege seus usuários de todo e qualquer perigo.

Signos e chakras

A ágata azul é a pedra de nascimento do signo de Gêmeos. No entanto, ela pode ser utilizada por nascidos sob a influência do signo de Virgem. Quando usada por esses signos, a ágata azul equilibra aspectos importantes de suas vidas.

A cor azul desta ágata a liga ao chakra laríngeo, que é considerado a voz do nosso corpo, já que permite que os outros chakras sejam expressos. Quando posicionada sobre este chakra, a ágata azul desperta a energia da comunicação em diferentes âmbitos, permitindo que as pessoas possam interagir com o mundo.

Elementos e planetas

O elemento que determina a energia da ágata azul é a água. Utilizando a energia da água, a ágata azul adquire a energia da quietude, calmaria e do equilíbrio, também trazendo o poder da regeneração e do nascimento.

A água é ainda, um excelente agente purificador que traz adaptabilidade e põe a nossa vida em constante fluxo. Já o planeta regente da ágata azul é Mercúrio, nomeado segundo o deus romano do comércio. Mercúrio simboliza relações diplomáticas, curiosidade, adaptabilidade e curiosidade.

Profissões

A ágata azul governa as profissões que envolvem a comunicação, o cuidado ao próximo e o atendimento ao público. Alguns exemplos de profissões que melhor se beneficiam dos poderes dessa pedra são: atendentes de telemarketing, assessor de imprensa, comunicadores, comerciantes.

Assim como diplomatas, donos de casa, educadores, estudantes, jornalistas, locutores, podcasters, porteiros, radialistas, recepcionistas, relações públicas, redatores, revisores, secretários, vendedores e youtubers.

Por estar ligada à empatia e ao cuidado ao próximo, ela rege também profissionais da saúde como enfermeiros, fonoaudiólogos, médicos otorrinolaringologistas, psicólogos e psiquiatras.

Efeitos da Ágata Azul no corpo espiritual

pessoa dormindo

Os efeitos da ágata azul no corpo espiritual são extremamente calmantes. Por isso, ela auxilia no sono, traz harmonia e equilíbrio, auxilia no encontro com nossos guias espirituais além de abrir caminhos. Aprenda a seguir como esses efeitos funcionam e como é possível direcioná-los para o corpo espiritual.

Ágata Azul no efeito calmante

A ágata possui um efeito calmante que inibe a produção de situações estressoras. O seu efeito calmante não é restrito apenas ao corpo físico, pois este tipo de ágata acalma o coração, apaziguando emoções e ajudando a perceber o lado positivo delas.

Caso sua mente esteja muito inquieta, utilize brincos feitos com cristais de ágata azul. Quando usados próximos à cabeça, os cristais atuarão diretamente em sua mente, acabando com o barulho mental e trazendo mais paz de espírito.

Caso você não use brincos, poderá obter o mesmo efeito usando uma ágata sobre a cabeça (embaixo de um chapéu, por exemplo).

Ágata Azul no sono

Se você deseja melhorar a sua qualidade do sono, a ágata azul é o cristal indicado para você. Deixada próxima à cama, preferivelmente sobre a sua cabeça ou na altura dela, a pedra enviará ondas energéticas que amenizarão o efeito do estresse, da ansiedade e dos campos eletromagnéticos (CEM), aos quais as pessoas estão expostos diariamente por utilizar aparelhos eletrônicos.

Além de trazer um sono reconfortante, a ágata azul afasta pesadelos e a insônia, induzindo também sonhos agradáveis. Um geodo de ágata azul deixado no seu quarto trará um sono tranquilo.

Ágata Azul na harmonia e equilíbrio

Se deseja atrair harmonia e desenvolver o equilíbrio em sua vida, medite com um cristal de ágata azul. Para isso, sente-se confortavelmente e posicione um cristal de ágata azul sobre o seu colo. Se desejar, você pode andar com um pingente de ágata azul posicionado entre os chakras cardíaco e laríngeo, ou seja, abaixo das clavículas e acima do coração.

Você pode também guardá-la em seu bolso para se beneficiar da mesma energia. Lembre-se apenas de deixá-la no bolso oposto ao lado da sua mão dominante (aquela com a qual você escreve melhor).

Ágata Azul na ajuda no encontro com guias espirituais

Se você deseja encontrar seus guias espirituais, realize a seguinte meditação. Encontre um lugar calmo, no qual você não será perturbado. Utilize roupas confortáveis o suficiente para você não sentir frio nem calor.

Quando se sentir pronto, deite-se, posicionando uma ágata azul nas seguintes regiões: entre as suas sobrancelhas (chakra do terceiro olho), sobre o espaço entre as clavículas (chakra laríngeo) e sobre o coração (chakra cardíaco). Inspire profundamente e à medida que expira, visualize uma energia azul que te envolve como um casulo.

Então, peça para que os cristais estabeleçam conexão com seus guias. Eles aparecerão para você durante a meditação. Caso não apareçam, leve os cristais para o seu quarto de dormir e o contato acontecerá em sonhos.

Ágata Azul na abertura de caminhos

A ágata azul é excelente para abertura de caminhos. Se você quer ter mais oportunidades na vida, use uma pulseira de ágata azul sempre com você.

Por eliminar o medo e melhorar a condição física, psíquica, emocional e espiritual, a ágata permite que seus usuários consigam enxergar o mundo de uma maneira mais clara, percebendo em cada situação uma oportunidade.

Sua energia também estimula a verdade e afasta pessoas mal intencionadas, trazendo para perto de você as pessoas que podem contribuir para sua melhora de vida.

Efeitos da Ágata Azul no corpo físico

olhos

Os efeitos da ágata azul no corpo físico atuam sobre doenças da pele, circulação sanguínea, além de ser igualmente eficaz no combate às doenças reumáticas, oculares e infecções respiratórias. Continue lendo para obter dicas de como se beneficiar das energias de cura desse cristal.

Ágata Azul nas doenças de pele

Um dos efeitos da ágata no corpo físico é sua eficácia para doenças na pele. Quando deixada sobre o local afetado, ela estimula a regeneração da energia do local, facilitando o processo de cura.

Outra forma bastante eficaz de aproveitar sua energia é utilizando um rolo dermatológico de ágata azul. Quando utilizado sobre a pele, ele promove a circulação sanguínea e facilita a oxigenação da área, promovendo, assim, uma pele mais bonita e saudável. Além disso, ágatas azuis também são utilizadas em sessões de massagem com cristais para melhorar a condição da pele.

Ágata Azul na circulação sanguínea

A ágata azul tem sido usada como tratamento holístico para problemas da circulação, pois ela está conectada ao coração e aos vasos sanguíneos. Use um pingente ou posicione um cristal de ágata azul sobre o seu peito para fortalecer o seu coração.

Ela é excelente para curar problemas de pressão alta gerada por estresse, devido ao seu potencial de acalmar as emoções, de combater irritações e qualquer outro tipo de desarmonia que possa acometer o coração.

Igualmente, pulseiras de ágata azul podem ser utilizadas para melhorar tanto a pressão arterial, quanto dores causadas por tensões e estresse.

Ágata Azul nas doenças reumáticas

Se você sofre de doenças reumáticas como tendinites, artrose, fibromialgia e febre reumática, a ágata pode ser utilizada como um instrumento de cura como terapia complementar ao tratamento médico tradicional.

O poder da ágata azul age diretamente na estrutura esquelética do corpo, ajudando a desinflamar as áreas afetadas e a curá-las, especialmente devido à sua energia relaxante.

Para se beneficiar dela, utilize uma ágata rolada preferivelmente de tamanho grande, para massagear os locais em que você sente mais dores. Se preferir, você pode deixar um cristal pequeno em cada área afetada enquanto visualiza uma energia de cura azul envolvendo o local e promovendo cura.

Ágata Azul nas doenças oculares

O poder da ágata azul auxilia na cura de doenças oculares. Isso acontece porque a sua estrutura cristalina se alinha com a energia do cérebro, atuando diretamente na área responsável pela visão.

Usada como amuleto sobre os olhos durante atividades de cura, a ágata azul espalha sua energia no corpo de seu usuário, promovendo mais bem-estar e auxiliando problemas de visão. É ideal para vista cansada, para dores de cabeça na região dos olhos e para sensibilidade à luz de telas de computadores, tablets e celulares.

Ágata Azul em infecções respiratórias

A ágata azul é um cristal que auxilia em problemas relacionados às infecções respiratórias e, mais especificamente, doenças cujos sintomas são dificuldades respiratórias. Muitas vezes, problemas na respiração são causados por estresse ou por outras circunstâncias que não são oriundas diretamente do mundo físico, como o medo e o pânico.

Usada em conjunto com exercícios respiratórios, ela relaxa o corpo e facilita a respiração, especialmente quando a causa do problema é de origem emocional ou espiritual. A ágata azul deve ser usada em conjunto com formas de tratamento tradicionais e jamais substitui-los.

Como usar a Ágata Azul?

pessoa no trabalho

Agora que você aprendeu sobre efeitos da ágata azul nos corpos espiritual e físico, você está pronto para aprender a utilizá-la para meditar. Você descobrirá, a seguir, maneiras eficazes de utilizá-la como pingente ou pulseira, além de seus benefícios para os ambientes doméstico e profissional.

Como usar a Ágata Azul meditação

Para utilizar a ágata azul na meditação, é importante que ela esteja em contato direto com o seu corpo, preferivelmente sobre a pele, mas sobre a roupa também é eficaz. Quando meditar, visualize uma luz azul que ativará os seus centros de poder e fará com que você se alinhe com o plano espiritual. Se preferir, queime incenso durante suas práticas.

Se desejar usar a ágata azul em contato indireto, você pode criar um espaço sagrado, deixando cristais de ágata azul em áreas delimitadas com formas geométricas, como o círculo, triângulo ou quadrado, num local próximo a você, preferivelmente no máximo a três metros de distância do seu corpo.

Como usar a Ágata Azul como pulseira ou pingente

Para usar a ágata azul como pulseira, você pode escolher tanto pulseiras de cascalho de ágata como suas contas. Se você deseja receber energias da ágata, use-a no pulso do lado contrário ao lado da mão com a qual você escreve melhor. Se desejar emitir energias para o ambiente, você deve usá-la no pulso da mão com a qual você escreve melhor.

No caso dos pingentes, é imprescindível que ela esteja visível para os outros. Escolha um cristal de cor intensa e dê preferência à sua forma rolada, ou suas chapas fatiadas. Os pingentes atuarão mais em contato com o centro do seu corpo, facilitando a comunicação e acalmando o coração.

Como usar a Ágata Azul no ambiente

Para usar a ágata azul no ambiente, deixe-a no cômodo mais frequentado da casa. Por sua cor ser tingida, deixe-a longe de animais de estimação e de crianças para não haja acidentes. Uma vez que o banheiro costuma ser um local muito carregado na casa, você pode deixar uma ágata azul nele, para purificar as energias do local.

Outra forma muito eficaz de se beneficiar da ágata azul no seu ambiente é através dos sinos dos ventos, pois placas de ágata são comumente utilizadas para fazer estes sinos que mudam o astral do ambiente. Adquira um desses ou, caso não encontre, ponha um cristal de ágata azul na extremidade do badalo dos seus sinos para um ambiente mais harmônico e equilibrado.

Como usar a Ágata Azul no trabalho

A ágata azul é utilizada no trabalho para melhorar a comunicação, transmutar as energias e amenizar as tensões diárias. Você pode usar metade de um pequeno geodo de ágata azul de deixar sobre sua mesa. Além de ser bonito, você pode usá-lo como um peso de papel para um uso mais discreto.

Caso trabalhe em pé, use-a no seu bolso ou como pingente. Caso seja permitido, você também pode deixar um cristal de ágata azul próximo ao bebedouro do escritório, pois assim todos que beberem da água se beneficiarão das energias deste cristal. Outra maneira eficaz e cordial é presentear seus colegas com cristais de ágata.

Manutenção da Ágata Azul

pedra rola da de agata azul

A manutenção da ágata azul é simples. É importante que evite seu contato com a água, pois ela pode desbotar e soltar uma tinta azulada que pode ser tóxica. Lembre-se que, assim como outras pedras utilizadas para fins místicos e curativos, a ágata azul precisa ser limpa e energizada. Confira.

Limpeza e energização da Ágata Azul

Para limpar sua ágata azul, dê preferência ao método da fumaça de incenso, pois é bastante seguro. Adquira um incenso purificador (arruda, mirra, rosas brancas, etc.), acenda-o e ponha seu cristal em suas mãos sobre sua fumaça. Enquanto isso, feche os olhos e imagine que a fumaça está purificando seu cristal com uma luz azul, que reluz sobre sua pedra e ilumina tudo ao seu redor.

Então, recite: “com o poder do elemento fogo e do elemento ar, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”. Finalmente, é momento de energizá-la. Deixe-a em um local em que ela receba a luz direta do sol e da lua por no mínimo três horas. E pronto, ela já pode ser utilizada.

Onde encontrar o cristal Ágata Azul?

A ágata azul pode ser encontrada facilmente em lojas esotéricas, de artigos religiosos, em feiras de artesanato ou em lojas especializadas em pedras e minerais. Sua forma rolada é mais fácil de ser encontrada, mas chapas fatiadas deste cristal, pequenos geodos e outros itens como pulseiras e artigos de decoração também são relativamente fáceis de achar.

Quando escolher a sua, utilize a sua intuição e o sentido do tato, no caso de compras em lojas físicas, e da visão, especialmente importante nas compras online.

A pedra Ágata Azul é ideal para o ambiente de trabalho?

ágata azul

Sim. A ágata azul é ideal para o ambiente de trabalho, pois ela possui a energia capaz de estimular um ambiente com mais harmonia e equilíbrio. Por estar ligada à lealdade, ela é ótima para propiciar um ambiente profissional saudável, livre de competições e sabotagens em que todos podem crescer juntos.

Ao usá-la, sua energia azul neutralizará as tensões e estimulará as habilidades comunicativas essenciais para facilitar resoluções de problemas a partir de relacionamentos interpessoais amistosos entre colegas, clientes e chefes.

Além disso, a ágata azul melhora a saúde emocional, física e psíquica, fatos estes que refletem positivamente na nossa produtividade e no modo como encaramos o mundo que nos cerca, incluindo no trabalho.

Por isso, tenha uma ou mais ágatas azuis sempre à mão. Munido das dicas presentes neste artigo, você poderá agir com a ajuda deste maravilhoso cristal para manifestar a vida que tanto deseja.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


cristais pedras

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.