Suor noturno no espiritismo: entenda os sintomas da mediunidade!

Suor noturno no espiritismo: entenda os sintomas da mediunidade!

Suor noturno para o espiritismo é sinal de forte sensibilidade às energias do ambiente. Entenda, neste texto, quais sintomas estão relacionados à mediunidade.


Qual o significado do suor noturno no espiritismo?

Pele suada.

O suor noturno pode ter relação com a espiritualidade e energias recebidas, mas, além disso, outros fatores podem levar a este acontecimento. Situações como a ingestão de determinados alimentos e, até mesmo, alguma alteração emocional pode causar suor noturno.

Apesar de haver relação com a espiritualidade, é importante buscar também causas orgânicas para o suor noturno, pois alguns problemas de saúde também podem causar excesso de sudorese. Um médico poderá ajudar a entender se há causas físicas relacionadas a este sintoma.

No artigo trazido hoje, falaremos sobre algumas possíveis causas para o suor noturno, tanto na parte espiritual, quanto na parte física. Abaixo, traremos informações como: as possíveis causas físicas, sintomas de mediunidade, entre outros assuntos.

Possíveis causas físicas

Um homem.

O suor noturno, ou sudorese noturna, pode ter inúmeras causas físicas, porém nem sempre é algo preocupante. Mesmo assim, é importante buscar um profissional da saúde para fazer uma investigação e confirmar não ser problemas físicos.

Abaixo, deixaremos algumas possíveis causas orgânicas para o surgimento de suor noturno, informações como: um alerta para a saúde, ansiedade, menopausa ou TPM, diabetes, hipoglicemia, hipertireoidismo entre outras possibilidades.

Alerta à saúde

Quando o suor noturno começa a incomodar, é importante ter atenção a outros sintomas associados, como, por exemplo, febre, calafrio, ou perda de peso. Esse conjunto de sintomas pode estar relacionado a alterações hormonais ou metabólicas, a alguma infecção, problemas neurológicos e até mesmo câncer.

Como a possibilidade de causas é bastante variada, quando alguém apresenta suor noturno, de maneira persistente e intensa, é importante buscar orientação médica. Dessa maneira, serão feitas as investigações necessárias para entender a causa.

Ansiedade

A sudorese noturna também pode ser causada por problemas de estresse e ansiedade, situação em que as pessoas carregam muitas preocupações ou mesmo medo exacerbado sobre situações cotidianas. Com estes distúrbios, há a liberação de grande quantidade de adrenalina no sangue, pelo sistema nervoso, causando o suor noturno.

Para buscar solucionar este problema, é preciso entender a causa do estresse e da ansiedade e procurar o apoio de um psicólogo ou psicanalista. Esse profissional terá condições de analisar a situação e se necessário indicar também a consulta com psiquiatra para uma avaliação.

Menopausa ou TPM

As alterações hormonais, estrogênio e progesterona, que normalmente ocorrem durante o período pré-menstrual e menopausa, podem causar o aumento de temperatura corporal e provocar o suor noturno. Essa alteração hormonal não é tão preocupante, mas necessita atenção.

No caso dos homens, este fenômeno também pode acontecer com 20% deles que, ao chegarem aos 50 anos, podem apresentar a andropausa, e também haverá alterações hormonais, como na menopausa. Em ambos os casos, é preciso buscar orientação médica.

No caso das mulheres, um ginecologista ou endocrinologista poderá investigar o desencadeador do suor noturno. Para os homens, um urologista poderá fazer os exames necessários e indicar o melhor tratamento.

Diabetes

Outro fator físico que pode desencadear o suor noturno, é a diabetes. Pessoas acometidas com este problema e fazendo uso de insulina, podem apresentar hipoglicemia durante a noite. Com isso, apesar de não apresentar outros sintomas a sudorese noturna, pode surgir.

Nesta situação, há algumas atitudes que as pessoas com diabetes podem tomar para evitar a hipoglicemia. Não deixar de fazer a refeição da noite e evitar a ingestão de álcool nesse período são duas coisas que podem ajudar. Outra medida que é bastante importante, é fazer a verificação da glicose sanguínea antes de dormir e, estando baixo, é sugerido fazer um lanche.

Hipoglicemia

A hipoglicemia causada pela falta de açúcar no sangue é um sintoma que as pessoas que sofrem com a diabetes podem apresentar de maneira mais habitual. Porém, também pode ocorrer com pessoas que não se alimentam corretamente, ou ficam longos períodos sem se alimentarem.

Para as pessoas com diabetes, como a hipoglicemia, é mais constante, principalmente à noite pode ocorrer excesso de suor noturno. Para evitar este problema, é importante manter o hábito de jantar e não tomar bebidas alcoólicas à noite.

Hipertireoidismo

As pessoas que apresentam caso de hipertireoidismo também podem apresentar suor noturno. O hipertireoidismo é uma doença que causa um descontrole da glândula tireoide que produz grandes quantidades de hormônio tiroxina, assim, aumentando o metabolismo corporal.

Com isto, o corpo passa a produzir suor de forma aumentada e isso pode ocorrer também durante a noite. Para avaliar a situação, é importante buscar um médico que fará a investigação do problema e indicará o melhor tratamento para cada caso.

Infecções

Existem também algumas infecções, agudas ou crônicas, que também apresentam o suor noturno com um de seus sintomas. Abaixo, segue uma lista de algumas dessas doenças:


  • Tuberculose;


  • Histoplasmose;


  • Endocardite;


  • HIV;


  • Abscesso pulmonar;


  • Coccidioidomicose.


Outros sintomas associados a estas infecções, além da sudorese noturna, são: febre, perda de peso, fraqueza, inchaço dos gânglios e calafrios. Sempre que houver alguma alteração orgânica, é de extrema importância buscar ajuda profissional. Pois, o médico fará os exames necessários e a descrição do tratamento adequado.

Suor noturno no espiritismo e sintomas de mediunidade

Uma mulher com um ventilador.

Além das possíveis causas físicas, o suor noturno também pode ser causado por aspectos de mediunidade. Pessoas mais sensíveis às energias do ambiente, assim como de outras pessoas, podem apresentar um quadro de sudorese noturna, porém é importante descartar problemas físico em primeiro lugar.

Nesta parte do artigo, apresentaremos alguns dos possíveis fatores de mediunidade que podem causar o suor noturno. Entre eles estão: sensibilidade a energias, perda de equilíbrio, taquicardia, calor ou arrepios, entre outros.

Mediunidade

A mediunidade é o potencial que todas as pessoas possuem, em maior ou menor intensidade, de servir como canal de comunicação entre o plano físico e o espiritual. Ela pode permanecer oculta durante a vida toda de alguém e não causar problemas, ou pode surgir repentinamente causando alterações e problemas na saúde, na vida sentimental e profissional das pessoas.

O que acaba causando os problemas citados acima não é a mediunidade em si, mas, sim, a irregularidade de comportamento, a perda de autocontrole, instabilidade emocional e a captação das energias alheias. Desta forma, as pessoas com mediunidade acabam tendo problemas de relacionamentos com pessoas queridas, no trabalho e também podem apresentar problemas de saúde, inclusive sudorese noturna.

Sensibilidade às energias

As pessoas que têm maior sensibilidade às energias de quem está a sua volta, com certeza, também terão maior empatia, algo que é bastante positivo. Porém, esse fator se torna um problema, quando as pessoas têm dificuldade em se distanciar das emoções alheias e acabam deixando que isso afete sua vida.

Quando as pessoas não conseguem se livrar das emoções de alguém, elas acabam por sentir as dores como se fossem suas. Dessa maneira, elas sentem com grande intensidade as emoções positivas ou negativas de quem está à sua volta.

Com isso, surgem os sintomas físicos, é possível que as pessoas com essa sensibilidade mais aguçada, sejam acometidas por suor noturno, dor de cabeça e mal estar. Elas somatizam as energias que recebem em sintomas físicos.

Perda de equilíbrio

A perda de equilíbrio é rápida e passageira, não há tempo nem de tomar uma ação para tentar se segurar. Também, pode ser uma sensação de desmaio, que também é rápida e passageira. A sensação é bastante desagradável e ela ocorre quando após, as pessoas com mediunidade, terem entrado em contato com essas energias, as eliminam bruscamente.

Além da sensação desagradável, também ocorre grande palidez e é preciso sentar-se para se recuperar. Pode surgir também náusea ou diarreia, por isso, respirar calmamente pela narina ajuda a trazer uma melhora.

Taquicardia

A taquicardia é mais um dos sintomas que surgem quando as pessoas percebem sinais de mediunidade aflorando. Taquicardia é uma alteração do ritmo dos batimentos cardíacos, que ocorre de forma inesperada. É uma aceleração do coração, que é provocada pela vibração das energias da mediunidade atuando.

Calor ou arrepios

As pessoas com capacidade mediúnica quando recebem a energia espiritual, podem sentir calor e arrepios. Normalmente, isso ocorre quando estão em estado de meditação. Neste momento, também há a aceleração dos batimentos cardíacos. Além disso, também ocorrem movimentos involuntários e a sensação de haver outra energia à sua volta.

Cansaço

As pessoas que têm uma sensibilidade mais aguçada normalmente se sentem muito mais cansadas que o normal. Elas chegam à exaustão, principalmente quando estão na presença de alguém com uma energia negativa.

Este cansaço ocorre devido a interação com as energias ao redor das pessoas com mediunidade. Pois, o corpo precisa processar as energias captadas e, ao mesmo tempo, a energia do médium está sendo drenada.

Alterações repentinas de humor

As alterações repentinas de humor também são características presentes em pessoas com maior sensibilidade. Aqueles momentos em que ocorre um choro compulsivo sem motivo aparente, sensação de raiva repentina, muita tristeza ou muita felicidade, podem ser sintomas de mediunidade.

Uma sugestão para melhorar esta situação é buscar aceitar estes sentimentos, mesmo que causem confusão. Usar a prática da meditação e da respiração profunda e ritmada é uma ótima maneira de acalmar a mente.

Procure não direcionar estes sentimentos às pessoas à sua volta, buscar o autoconhecimento também é de grande ajuda para aliviar essas sensações. Outra ação que pode ajudar a melhorar é colocar a mão sobre o Chakra Cardíaco, e respirar profundamente por 3 vezes e pedir para ler liberado dessas emoções.

Suor noturno constante pode ser sinal de obsessores?

Uma pessoa suada.

As pessoas que têm uma sensibilidade maior às energias ao seu redor têm também maior facilidade de serem atacadas por obsessores. Dessa forma, o suor noturno pode, sim, ser sinal de obsessores, pois estes espíritos causam também muitos sintomas encontrados neste texto como: estresse, cansaço, pensamentos negativos, entre outros.

Para se protegerem, é importante fortalecer suas barreiras espirituais, buscando fortalecer seu contato com seu anjo protetor. Uma sugestão é acender uma vela e fazer uma oração pedindo proteção espiritual.

Neste artigo buscamos trazer informações sobre suor noturno vindas de várias vertentes relacionadas tanto à saúde, quanto à vida espiritual. Mas é importante salientar, que sempre que surgirem alterações em seu corpo, é necessário buscar a ajuda de um profissional da saúde.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


energias mantras

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Os arquétipos animais ou animais do poder são grandes aliados no desenvolvimento espiritual. Veja aqui como descobrir o seu.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.