As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


Você conhece as leis do universo?

Ilustração com olhos, mãos e estrelas

As leis do universo ajudam a entender como tudo funciona em ordem e harmonia. Elas não são leis físicas ou científicas, mas isso não significa que não sejam verdadeiras. Basta olhar em volta e começará a perceber evidências delas em todas as partes.

Aliás, desafiar essas leis é inútil e não vai trazer nada positivo para sua vida. Você pode até acreditar que está ganhando vantagem por um tempo, mas o universo o cobrará, normalmente com muito drama, luta e desafios.

Portanto, vale a pena aprender a viver de acordo com as leis do universo. Isso vai fazer com que sua jornada seja muito mais feliz. Quer descobrir sobre todas elas? Conheça as 21 leis a seguir.

Entendendo mais sobre as leis do universo

Ilustração com rosto de mulher com galáxias

Essenciais e imutáveis, as leis do universo já eram conhecidas há muitos anos pelas culturas antigas. Às vezes associadas à meditação havaiana Ho'oponopono, também são ligadas à filosofia hermética, que se originou no Egito. Continue a leitura e saiba mais.

O que são as leis do universo?

O nosso universo é regido por 21 leis universais. Todas estão conectadas e são baseadas no princípio de que tudo no cosmos é energia, inclusive nós, seres humanos.

Para as leis, somos ao mesmo tempo emissores e receptores de energia. Logo, nossos pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações são uma forma de liberação energética, que se movimenta em ciclos, indo e voltando.

Desse modo, é preciso entender que as energias devem estar sintonizadas com a vibração de nossos objetivos, para que eles sejam alcançados de uma maneira fluida e satisfatória. Portanto, o conhecimento das leis do universo é importantíssimo para que possamos evoluir fisicamente, mentalmente, emocionalmente e espiritualmente.

Origem e estudo das leis do universo

As leis do universo, principalmente aquelas relacionadas à ciência, vêm sendo estudadas ao longo de toda a humanidade. No entanto, as também chamadas leis da natureza são pouco contempladas pelo ensino formal.

São raros os autores e estudiosos que sequer mencionam o tema, mas aqueles que abordam o assunto trazem conceitos brilhantes que nos ajudam a entender mais sobre o funcionamento do universo, sua ordem e harmonia.

Caso você queira se aprofundar nos estudos, alguns escritores que falam sobre as leis do universo são: Montesquieu, Immanuel Kant, Hans Kelsen, Miguel Reale e Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche.

Em que se aplicam as leis do universo?

São 21 leis do universo que governam a natureza espiritual e material, os seres humanos e animais. Além disso, elas comandam as nossas ações, sejam boas ou ruins. Desse modo, pode-se dizer que essas leis controlam o cosmos como um todo.

A energia no universo não se cria, nem se perde, ela se transforma. Da mesma maneira, nossos movimentos emanam uma energia positiva ou negativa. Ademais, todos os objetos existentes no cosmos, vivos ou não, têm uma frequência única, vibrando e produzindo muitos tipos de radiação no espaço.

Um fato interessante e curioso é que até mesmo itens abstratos, como pensamentos, emoções, sentimentos e desejos possuem sua própria frequência vibratória.

As leis do universo

Ilustração com mãos segurando planetas do sistema solar

A lei da atração é a mais famosa, mas você sabia que ela não é a única lei do universo? Na verdade, existem muito mais. São 21 leis ao todo que regem todos os aspectos de nossas vidas. Descubra cada uma delas a seguir.

Lei da atração

Mais conhecida de todas as leis do universo, a lei da atração revela que é possível atrair e cocriar a realidade de acordo com nossos pensamentos e sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.

Assim, pode-se dizer que os pensamentos são muito mais do que imaginamos, pois eles emitem vibrações que atraem frequências semelhantes. Portanto, se a mente vibrar na mesma intensidade de nossos desejos, ela será capaz de atrair o que estiver em nossos pensamentos.

Logo, é preciso pensar positivo para que nos sintamos merecedores de tudo o que sonhamos. Embora a lei seja muito poderosa, isso não quer dizer que tudo se materializará. Você deve direcionar suas ações nesse sentido e não ficar sentado esperando algo milagroso acontecer.

Lei da resistência

Segundo a lei da resistência, você não pode ficar escondido, ignorando sua vida para evitar um determinado tema. Isso porque ele não vai desaparecer magicamente. Deixar de reconhecer uma situação significa que você não está se esforçando para lidar com ela.

Para a lei, essa resistência vem do medo, e todos os indivíduos precisam aprender a vencer seus temores se quiserem resolver os problemas. Além disso, as pessoas que resistem por não conhecerem a verdade são guiadas pela ignorância.

Logo, é preciso enfrentar os contratempos da melhor forma possível, deixando angústias e medos de lado, já que, se não fizer isso, pode atrair o mesmo problema de novo. A dica é deixar a vida fluir, pois uma grande transformação interior abrirá as portas para a felicidade.

Lei da reflexão

A lei da reflexão mostra que nós projetamos uma parte inconsciente de nós mesmos nas outras pessoas. Dessa forma, pode-se dizer que ela revela um caso de autorreflexão, trazendo à tona um questionamento: “quem somos de verdade?”.

As coisas que você ama e admira nos outros são as mesmas que existem dentro de você. Igualmente, as coisas que não gosta ou acha desagradável nos outros também existem em você. De um modo muito simples, a lei demonstra que o mundo é um espelho.

Portanto, dê uma olhada ao redor e avalie tudo o que enxerga. Isso porque somente o autoconhecimento trará a resposta e a verdadeira reflexão da pergunta “quem sou eu?”.

Lei da manifestação

Tudo começou como um pensamento que se conectou a uma ação e produziu uma manifestação. O pensamento é uma força criadora. Esse é um dos maiores princípios da lei da manifestação. Assim, se você quer mudar sua vida, a mudança deve ter início dentro de sua cabeça.

Segundo a lei, é preciso sonhar antes que algo possa acontecer. Além disso, os limites que você coloca em si mesmo são as únicas coisas que o impedem. Pode-se dizer que, quanto mais tempo um pensamento é mantido, mais poderoso o resultado.

Portanto, se você está infeliz, precisa mudar suas crenças e comportamento. Reconheça o que não está funcionando e comece a se programar para gerar sucesso e harmonia. O poder da mente somado a dedicação e conscientização são a chave para a evolução.

Lei do livre-arbítrio

Nós somos os únicos responsáveis por nossas escolhas. Essa é a principal ideia pregada pela lei do livre-arbítrio. Apesar de haver destino, somente nós poderemos mudar o rumo de nossas jornadas, já que temos a liberdade para agir diante de diferentes circunstâncias.

Logo, o autoconhecimento é fundamental para que a vida flua com naturalidade, alegria, prosperidade e desapego. Através do desenvolvimento da consciência espiritual, você pode amenizar consequências kármicas, criando perspectivas mais positivas, sempre guiadas pela bondade e positividade.

Lei da consequência

Equivalente a lei da causa e efeito, a lei da consequência reitera que cada ação tem uma reação. Dessa forma, ela nos ensina que, se você fizer algo negativo, pode esperar um retrocesso, sempre é preciso considerar todas as ramificações de seus atos.

Com efeitos kármicos, essa lei mostra que o universo nos dá a chance de sermos construtores dos nossos próprios destinos, basta saber plantar o que desejamos colher. Vale lembrar que, apesar da semeadura ser livre, a colheita é obrigatória.

Logo, a dica é aprender a selecionar os pensamentos que ficam em nossa mente, impedindo que a negatividade se instale e traga resultados desagradáveis. Nunca faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você.

Lei da harmonia

Atualmente, os seres humanos estão provocando cada vez mais desequilíbrio. Ao contrário do que vivenciamos no mundo físico, o espiritual é perfeito, harmonioso e pleno. Desse modo, a lei da harmonia busca trazer esse equilíbrio, já que a harmonia é o oposto do caos e o propósito do Karma.

Quando jogamos, por exemplo, uma pedra em um lago, ela criará ondulações por um tempo até que tudo volte ao seu estado natural de harmonia. Atos desarmônicos fazem a mesma coisa, só que em nossas vidas. Ao invés de espalhar energia positiva, propaga desarmonia. Pode-se dizer que essa lei trabalha em conjunto com as leis da consequência e da atração.

Lei da sabedoria e do conhecimento

A lei da sabedoria e do conhecimento é muito importante para acabar com os nossos sentimentos negativos e suas consequências. Ela nos ensina que é preciso saber enfrentar os problemas de forma consciente e somente assim nos livraremos do sofrimento.

Com o conhecimento necessário, deixamos de lado a ignorância e toda negatividade que ela carrega. Quando aprendemos a encarar as situações com amor, consciência e dedicação, somos capazes de ultrapassar nossos próprios limites. Portanto, a dica é buscar a sabedoria para aprender todas as lições que o universo dá.

Lei do retorno e da dádiva

De acordo com a lei do retorno e da dádiva, tudo o que é feito com carinho e afeto volta com a mesma positividade. Logo, vale muito a pena estar sempre envolvido com boas ações, mantendo contato constante com o divino.

Quando cuidamos e pensamos no próximo, tudo o que fazemos por eles, um dia, vai retornar para você. Algumas das consequências visíveis de nossas ações tomam a forma de amizades, presentes, dinheiro e bens materiais.

A energia de doação é capaz de transformar as vibrações negativas em positivas. Aliás, com uma boa reflexão, conseguimos entender quem realmente somos, o que podemos fazer para ajudar e até onde desejamos chegar.

Lei da evolução e do propósito

Para a lei da evolução e do propósito, nada acontece por acaso, já que existe uma razão para tudo ser assim. Todas as coisas são planejadas e focadas na positividade e amor, para que haja um grande desenvolvimento espiritual.

A evolução do ser humano acontece no sentido do aumento da consciência, sabedoria, poder criativo e manifestação de boas ações na sociedade. Além disso, todos nós, habitantes do planeta Terra, temos essa mesma meta de crescimento.

Aliás, dharma é o propósito evolutivo que selecionamos para nossa jornada, lembrando que precisamos nos alinhar com a lei para transcender o karma, ficando mais próximos do que nascemos para viver.

Lei da energia e da vibração

Tudo no universo é energia e produz uma vibração. Como a energia só se transforma, nunca se extingue, ela vai e volta, mas nunca fica estagnada. Por isso, acabamos atraindo pessoas, coisas e situações que estão na mesma faixa vibratória que a nossa.

Pode-se dizer que o destino é moldado por meio das energias de cada um e nada acontece por acaso. Quando emanamos amor, o mundo devolve tudo na forma de paz, saúde e felicidade. Logo, a dica é aumentar a vibração positiva através de sessões de meditação, cultivando sentimentos de gratidão, perdão, bondade e desapego.

Lei do desapego

O maior ensinamento da lei do desapego é que tudo na vida é passageiro, nada será igual para sempre. Por isso, devemos ser independentes de pessoas e coisas, não podemos nos apegar tanto para que nossa alma seja mais consciente e livre.

Entender essa lei implica em compreender que a resistência e o apego são a fonte de todos os nossos sofrimentos, já que eles geram insatisfação e um sentimento de vazio espiritual. A partir do momento em que aceitamos que tudo é mutável, ficamos em paz.

Outro ponto importante é a generosidade, pois quanto mais você dá, mais recebe. A ajuda financeira ou moral nunca o sugará, pois a energia voltará ainda mais forte. Lembre-se de que você sempre será recompensado por seus atos de caridade.

Lei da gratitude

Muita gente diz que o ato de agradecer é bastante poderoso, e isso é comprovado pela lei da gratitude. Ser grato pelas coisas mais simples da vida, assim como seus bens materiais, mesmo que sejam poucos, é a chave para a concretização de sonhos e uma jornada muito mais satisfatória.

Isso porque a gratidão se conecta com as vibrações do cosmos, tendo o poder de trazer as coisas boas do plano astral para o mundo físico. Quanto mais você tiver esse sentimento, mais o universo retribuirá à energia positiva emanada.

Como a lei é imutável, vale muito a pena ser grato por todas as pessoas, coisas e situações que passam por nossa jornada.

Lei da associação

A combinação de esforços com aqueles ao nosso redor nos permite gerar um resultado maior e melhor. Esse é o ensinamento da lei da associação. Isso porque quando duas pessoas de vibrações semelhantes se unem em prol de um único propósito, sua energia é mais do que dobrada para esse objetivo.

Portanto, é muito válido procurar maneiras de aproveitar e amplificar essa energia. Buscar amigos com a mesma mentalidade e vibração é uma ótima ideia.

Aliás, quando milhares de pessoas se juntam com o mesmo propósito, a força é imensa, ilimitada. Por isso, essa lei é muito utilizada por clãs, religiões e grupos de meditações no mundo lutando pela paz.

Lei do amor incondicional

Expressar amor incondicional resulta em uma vida harmoniosa, essa é a premissa da lei do amor incondicional. No entanto, vale ressaltar que esse sentimento é muito maior do que o amor romântico. Isso porque ele envolve a doação de si mesmo, sem esperar nem pedir nada em troca.

É sobre aceitar as pessoas exatamente como elas são, sem qualquer julgamento ou expectativa. Não envolve mudar as pessoas ou usá-las em seu benefício. Trata-se de pura aceitação. Segundo a lei, se você expressar o amor incondicional, você se eleva automaticamente acima do medo, se abrindo para receber de volta esse sentimento maravilhoso.

Lei da afinidade

De acordo com a lei da afinidade, nada acontece por acaso em nossas vidas. Dessa maneira, pode-se dizer que existem certas afinidades em que é impossível explicar o tamanho da conexão que se estabelece, mesmo quando os indivíduos aparentemente não pareçam compatíveis.

Em suma, essa lei demonstra que semelhante atrai semelhante. Sempre que emitimos qualquer energia para o universo, seja ela boa ou má, estaremos atraindo energias e vibrações parecidas. Algumas afinidades acabam explicando os propósitos, objetivos e consequências que defendemos em prol da evolução espiritual.

Lei da abundância

A lei da abundância estabelece que podemos criar nossa realidade a partir de nossas intenções, conforme nossos interesses. No entanto, ela também revela que nós somente enxergamos a realidade que queremos.

O universo está recheado de energia abundante e todos os seres vivos possuem, dentro de si mesmos, o potencial de transformar suas jornadas em um verdadeiro paraíso, cheio de felicidade.

Muita gente vê o mundo como um ambiente escasso, porém, se você escolher o caminho de aceitação do que é seu direito divino, conseguirá uma vida próspera. A lei da abundância nos lembra que possuímos tudo o que é necessário para dar uma guinada em nosso tempo aqui na Terra.

Lei da ordem universal

Tudo é exatamente como deveria ser. Esse é o princípio da lei da ordem universal. Segundo ela, não existem acidentes na vida e todo evento aparentemente negativo nos leva a um novo caminho. Todas as suas experiências foram feitas para acontecer.

Portanto, é preciso aceitar as circunstâncias e deixá-las darem forma à nossa jornada. A energia emanada por pensamentos, palavras, emoções e ações criam todas as suas experiências. Isso faz com que sempre haja oportunidades de aprendizado e evolução.

Além disso, o pensamento coletivo molda o ambiente para todos nós. Se a maioria das pessoas estiver com raiva, por exemplo, há uma chance enorme de guerras acontecerem. Para a lei, todos somos um só.

Lei da unidade

Com a afirmação de que a separação é uma ilusão, a lei da unidade mostra que todos e tudo à nossa volta estão conectados. Somos parte da mesma criação, consciência coletiva e vibração. Quanto mais obstáculos colocamos, como diferenças raciais e de status, menos contato teremos com nós mesmos.

Absolutamente tudo o que fazemos, dizemos e pensamos afeta as outras pessoas que estão ao nosso redor. Todos nós estamos ligados ao consciente coletivo, ao Eu Superior. Pode-se dizer que somos todos uma parte da grande fonte de energia chamada Deus.

Somos todos um só, e o que fazemos ao outro, fazemos a nós mesmos. Logo, quanto menos preconceito, racismo, homofobia e xenofobia, mais perto você estará da unidade divina.

Lei do compromisso

A lei do compromisso estabelece que viemos para o mundo com o objetivo de expandir a consciência. Isso porque a felicidade somente é alcançada quando é compartilhada com os outros seres vivos, pois se alguém está sofrendo ou emanando uma vibração baixa, o desequilíbrio é capaz de afetar a todos os habitantes deste planeta.

Bodhisattva, um termo sânscrito que representa aquele que, movido por grande compaixão, colocou o bem-estar dos outros em primeiro lugar e alcançou a iluminação. Esses seres têm a consciência de que nunca serão realmente livres até que todos nós tenhamos a liberdade.

Lei da eternidade

Segundo a lei da eternidade, não há morte real. Para ela, a alma está evoluindo continuamente e essa evolução é infinita. Quando se trata de aparência, não parece que você está progredindo, mas seu espírito está sempre crescendo e se expandindo.

Cada experiência, até mesmo os equívocos, permitem que nossa alma se desenvolva. Aliás, essas experiências geralmente trazem um crescimento muito repentino e gigantesco.

Ademais, o tempo não existe. Ele é apenas uma convenção, uma espécie de acordo social e físico. Logo, o passado e futuro só existem em nossas mentes. Dessa forma, é impossível fazer algo amanhã ou ter feito ontem, porque só existe o agora.

Outras informações sobre as leis do universo

Martelo de juiz

Embora as leis do universo sejam invisíveis e intangíveis, elas são reais e trazem inúmeras consequências para quem as ignora. Continue lendo e descubra como se aprofundar no tema e tornar sua jornada mais positiva.

Como entender mais sobre as leis do universo?

A melhor forma de entender as leis do universo é através de seu estudo. No entanto, são poucas as instituições de ensino que tratam essas leis como disciplina obrigatória. Então, é preciso buscar outras alternativas.

Um ótimo ponto de partida são os artigos do pensador e humanista Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche que desenvolveu a Logosofia, uma ciência que busca oferecer ensinamentos para cumprir e respeitar tudo o que as leis do universo pregam.

Outro autor é Hans Kelsen que, em seu livro “Teoria pura do direito”, fala sobre as também chamadas leis naturais, observando atentamente a lei da consequência, presente em todos os processos.

Dicas para aplicar as leis do universo na sua vida

Para aplicar os ensinamentos das leis do universo em nossa jornada, é preciso ressaltar que nossos pensamentos têm um papel fundamental e influenciam muito a energia que emanamos.

As crenças, aliás, também são poderosíssimas. Portanto, acreditar subconscientemente que não há homens solteiros bons no mundo fará com que isso se torne a realidade. Logo, vale a pena ficar atento e eliminar essas negatividades.

Isso porque cada um de nós tem o poder da transmutação. Criar uma vibração de frequência mais alta nos permite transformar as mais baixas. É preciso se esforçar para mudar nossas vidas.

As leis do universo administram a natureza espiritual e material, os seres vivos e suas condutas!

Pessoa em pé de braços abertos em frente a estrelas

Com efeitos incomensuráveis, as leis do universo regem a todos os seres vivos, seus pensamentos, ações e o próprio cosmos. Por isso, aprender as leis é apenas o primeiro passo para conquistar uma vida mais satisfatória. É preciso também colocar tudo em prática.

Vale lembrar que, quanto mais você aproveitar as leis do universo, mais fácil sua jornada se tornará. Entendê-las traz uma vida mais feliz, com menos luta e mais fluidez. Haverá mais clareza e menos confusão. Então a dica é apreciar desde já os seus novos conhecimentos, com muita sabedoria e dedicação.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Os arquétipos animais ou animais do poder são grandes aliados no desenvolvimento espiritual. Veja aqui como descobrir o seu.


Você conhece o pêndulo espiritual? Veja o que é, como usar e mais!

Você conhece o pêndulo espiritual? Veja o que é, como usar e mais!

Conheça o pêndulo espiritual, o que é, como usar para conseguir respostas a dúvidas e como cuidar de seu pêndulo de cristais e pedras.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.