O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Você conhece o poder do pensamento positivo?

Mulher feliz soprando dente de leão.

Muito se fala sobre o pensamento positivo, embora a ciência não consiga verdadeiramente conduzir estudos que comprovem sua eficácia. Porém benefícios à saúde física e emocional são comprovados, e não faltam autores que falem sobre o tema. Segundo livros e especialistas, a relação entre a qualidade dos pensamentos, os hormônios e problemas de saúde é incontestável.

Já sem a comprovação científica padrão, estão as correntes que defendem a construção de novas realidades a partir da força do pensamento positivo. Aqui, entra o valor do que se pensa como ponto de partida para o surgimento de emoções que atraem outras semelhantes, como no conceito da vibração energética.

Não é à toa que muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto e o real poder da criação de novas realidades. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente, seus impactos e dicas para virar a chave dos pensamentos no dia a dia!

Entendendo mais sobre o pensamento positivo

Mulher pulando feliz.

Tudo o que se pensa tem uma qualidade e impulsiona a percepção de sentimentos igualmente positivos ou negativos. Há quem diga que apenas pensamentos bons têm força suficiente para transformar a vida, a saúde e situações desfavoráveis. Qualquer tipo de pensamento tem, ainda, o poder de se conectar a outros de mesma natureza. Siga a leitura e saiba mais sobre o pensamento positivo e seus benefícios!

O que é pensar positivo?

Pensar positivo não significa ignorar problemas e compartilhar positividades o tempo todo. Na verdade, pessoas positivas são aquelas que conseguem manter perspectivas favoráveis nas mais diversas situações, com pensamentos positivos dominantes durante seus dias.

Além disso, pensar positivo é a escolha de dar ênfase ao que é bom e funciona, entendendo que problemas são normais.

O pensamento positivo e as crenças fortalecedoras

Existem inúmeras crenças relacionadas ao pensamento positivo. A principal delas é a construção da realidade desejada a partir da mente, compreendendo que os pensamentos são como ingredientes de uma mistura. Muitos acreditam que pensar positivo promove cura e cria oportunidades, levando as pessoas à concretização de objetivos, ainda que pareçam difíceis.

Logo, quanto mais positivos forem os pensamentos, mais capaz de realizá-los a pessoa é.

Diferença entre pensamento positivo e negativo

Os pensamentos são sempre ideias que aparecem na mente humana. Nem tudo o que o cérebro pensa é real ou condiz com a realidade, e o que muda é a qualidade daquilo que é pensado. O pensamento positivo é aquele que traz à tona sentimentos de amor, gratidão e plenitude, fazendo com que o indivíduo se sinta bem e vivencie experiências gratificantes.

Por outro lado, o pensamento negativo impulsiona emoções de mesma qualidade, e a pessoa pode sentir tristeza, culpa, desânimo, entre outros sentimentos. Logo, a diferença entre os pensamentos está na maneira como o indivíduo se sente e na polaridade do fluxo de pensamentos que vem a seguir, como uma espiral.

Energeticamente, estudiosos e autores dizem que a frequência de tais pensamentos também é diferente, impactando o que é atraído.

É verdade que o pensamento tem força?

Os especialistas são unânimes quando afirmam que os pensamentos humanos têm, sim, força. O que muda em seus conceitos é o quanto tal poder é capaz de transformar a realidade ao redor, já que a natureza dos pensamentos pode ou não ser entendida como uma vibração eletromagnética.

Entre algumas teorias que reforçam o poder do pensamento, está a ideia de que, quanto mais atenção se coloca em algo, mais força a situação cria. Também existem estudos relacionados à física quântica que afirmam que os pensamentos podem mudar qualquer contexto, para melhor ou pior. Mesmo para quem acredita que o pensamento positivo é apenas um coadjuvante, sua força é inegável.

Benefícios de pensar de forma positiva

O pensamento positivo impacta diretamente a saúde física e mental, e ser mais otimista pode ser considerado um estilo de vida. Além de diminuir os riscos de diversos problemas de saúde, pensamentos de qualidade tornam a rotina mais leve e menos desafiadora, o que é intensificado com corpo e mente efetivamente mais saudáveis. Confira os principais benefícios dessa prática:

Benefícios mentais

Você sabia que o pensamento positivo é uma ferramenta útil para aspectos como relações e produtividade? Pessoas positivas desenvolvem mecanismos mais eficazes de gestão de problemas, assim como a solução de questões desfavoráveis. Mentalmente, existe menos estresse e mais qualidade de vida, com mais bom humor, energia e menos casos de transtornos ou sintomas de doenças.

Benefícios físicos

Para a saúde física, o principal impacto do pensamento positivo diz respeito à diminuição de riscos de doenças. Segundo pesquisas e estudos, os pensamentos e sentimentos interferem, por exemplo, na produção hormonal. Esta beneficia ou prejudica o organismo, e ser positivo diminui os índices de estresse, depressão, câncer e infecções. A imunidade e a resposta a tratamentos também melhora.

Dicas de como ter uma mente mais positiva

Mulher feliz.

Não importa qual é a sua premissa para pensar positivo: pode ser a teoria da vibração energética ou mesmo a produção de hormônios benéficos ou prejudiciais ao corpo. De qualquer forma, colocar em prática passos simples ajuda a entender quais caminhos a mente toma, revertendo a qualidade dos pensamentos e direcionando-os àquilo que se quer. Na sequência, confira dicas simples para ser uma pessoa mais positiva!

Treine sua mente para pensar positivo

Exercitar a mente é como trabalhar os músculos do corpo. Por isso, é preciso treinar o cérebro e as emoções diariamente para que os pensamentos positivos fluam de maneira natural e espontânea. Com treinamento e repetição, a solução fácil de problemas e perspectivas favoráveis se torna uma constante, e a positividade passa a ser predominante para o indivíduo.

Durante o processo, as recaídas e dificuldades são absolutamente normais. O importante é seguir adiante até que aquilo que parece inicialmente forçado seja real.

Tenha paciência com os contratempos

A chave para ter uma mente saudável e positiva é a prática constante. Os contratempos sempre vão aparecer, e o desânimo pode levar a pessoa a retroceder diversos passos em sua jornada. A paciência é uma habilidade que pode ser treinada e auxilia quem está iniciando a busca por uma mente mais positiva.

Quando os pensamentos negativos aparecerem, tenha paciência e compreenda que essa situação é normal e esperada. Saiba que não é um pensamento ou dia ruim que acaba com todo o trabalho diariamente realizado.

Foque nas coisas boas

No dia a dia, sempre vão existir aspectos bons e ruins. A escolha de colocar o foco no positivo demanda consciência e responsabilidade, já que valorizar o negativo é uma tendência potencializada pela rotina e por pessoas negativas. Em cada dia e situação, procure dar ênfase aos acontecimentos positivos e seus desdobramentos, o que traz acontecimentos de mesma qualidade.

Mesmo quando o lado positivo de algo não parece óbvio, basta procurar para encontrá-lo. Caso um plano não se concretize, por que não focar na oportunidade de fazer algo diferente?

Pratique a gratidão

Mesmo em dias difíceis, a prática da gratidão é um exercício que pode ser feito sem dificuldades. Se você acha que precisa agradecer quando coisas grandes acontecem, saiba que a gratidão se aplica mesmo aos menores acontecimentos. Uma refeição gostosa, saúde, pessoas e uma manhã ensolarada são excelentes exemplos de acontecimentos pelos quais se pode agradecer.

O agradecimento pode ser feito na hora, como uma contemplação. Outro modo de exercitar a gratidão é fazer uma lista de motivos para agradecer no início ou no final de cada dia, sempre direcionando a atenção ao que acontece de bom.

Esteja aberto ao humor

Você se dá permissão para rir em diferentes momentos? Essa habilidade pode parecer imatura, mas traz leveza ao cotidiano e melhora a capacidade que os indivíduos têm de lidar com dificuldades e imprevistos. Por isso, permitir-se momentos de descontração e bom humor faz com que os problemas pareçam menores e torna as soluções mais evidentes.

Logo, mesmo que a vontade não seja rir, estar aberto ao humor faz toda a diferença no combate a sintomas de ansiedade e estresse, além de aumentar a autoestima.

Passe tempo com pessoas positivas

Do mesmo modo que a negatividade pode atingir quem está ao redor e causar um clima pesado, estar cercado por pessoas positivas tem grande poder. Ao escolher com critério as companhias, é possível se contagiar com mais positividade. Afinal de contas, todos gostam de indivíduos leves, bem-sucedidos e que encontram soluções para diversos problemas.

Assim, avalie as pessoas com quem você tem passado mais tempo. Positividade é contagiosa e ajuda a elevar a qualidade dos seus próprios pensamentos. Com o passar do tempo, fica mais fácil ver o lado bom das situações e realizar sonhos.

Pratique uma conversa interna positiva

Ser negativo ou excessivamente crítico nas conversas internas leva a pessoa a experimentar emoções igualmente negativas, que podem levar à ansiedade e a resultados desfavoráveis. Tudo começa na mente, e a maneira como cada indivíduo conversa consigo mesmo durante o dia e diante de situações críticas determina as chances de sucesso ou fracasso.

Pensando nisso, principalmente quando algo der errado, procure desenvolver diálogos acolhedores e gentis. Isso ajuda a trazer sentimentos positivos e dá mais coragem para as próximas tentativas. Esse passo ainda diminui os níveis de estresse.

Identifique suas áreas de negatividade

A auto-observação é uma habilidade imprescindível para quem quer ser mais positivo. É preciso analisar não apenas os pensamentos negativos em si, mas quais tipos de situação têm mais tendência de proporcionarem tal negatividade. Desse modo, a dica prática de identificar os agentes causadores de pensamentos negativos ajuda a trazer mais equilíbrio ao dia a dia.

Além disso, ao verificar quais são as suas áreas de negatividade, o reconhecimento de sintomas e pensamentos ruins se torna uma poderosa ferramenta de autoconhecimento.

Decida ser feliz todos os dias

Ser feliz todos os dias é uma escolha. Isso não significa que os problemas não vão surgir, porque as situações ruins dependem de variáveis sobre as quais não se tem controle. No entanto, ao escolher conscientemente ser feliz diariamente, o indivíduo está escolhendo dar ênfase ao que funciona e tem bons resultados, ainda que complicações apareçam.

Um bom jeito de começar é repetir afirmações positivas no início do dia, criando as bases para mais felicidade e realização. Compartilhar a felicidade é outra dica válida.

Outras informações sobre o pensamento positivo

Mulher sorrindo.

Todo o excesso é prejudicial à saúde, e isso não é diferente com os pensamentos. Pensar negativo faz mal, assim como a chamada positividade tóxica. Buscar um equilíbrio é o melhor caminho para ser mais saudável, e treinar diariamente ajuda a entender que o processo não é linear. A seguir, saiba mais sobre a força do pensamento e conheça autores que falam sobre o assunto!

Cuidados com o excesso de pensamento positivo

De fato, pensar negativo prejudica o corpo e a mente, já que desencadeia emoções que levam a possíveis doenças e problemas de saúde. Entretanto, o excesso de pensamentos positivos impacta negativamente a saúde mental, já que anula parte do processo de aceitação emocional e compreensão dos sentimentos negativos.

Essa dificuldade de aceitação das emoções, na maioria das vezes, inicia sintomas relacionados a ansiedade e depressão. Isso porque a tolerância à oscilação das emoções diminui, e a resistência diante de momentos ruins gera efeitos contrários à mente. O equilíbrio e o acolhimento das mais variadas emoções é o percurso mais saudável.

Efeitos colaterais do excesso de pensamento negativo

Mentalmente, quem pensa negativo é mais do que apenas pessimista. Estudos indicam que pessoas com tendência à negatividade são menos saudáveis, além de mais propensas a desenvolverem quadros graves de problemas de saúde, como arritmia cardíaca. E mais: esse tipo de pensamento pode ser viciante para o cérebro e se torna automático.

O excesso de pensamentos ruins também influencia a produção hormonal do organismo, e o indivíduo se vê diante de doses elevadas de cortisol e adrenalina, em um cenário similar ao de situações estressantes. Esses picos hormonais, normais aos seres humanos, comprometem o sistema imunológico e prejudicam o raciocínio claro e a tolerância à dor quando constantes.

Na prática, o corpo fica sempre vigilante e espera que algo ruim vá acontecer, pois interpreta descargas de hormônios como sinal de ameaça. A saúde física e mental são altamente prejudicadas, assim como a qualidade de vida.

Quando procurar ajuda médica?

Quando as emoções levam o indivíduo a experimentar sintomas de problemas físicos ou emocionais, é preciso procurar um especialista. O pensamento negativo em excesso pode se tornar o causador de prejuízos ainda mais severos ao organismo. Nesses casos, um profissional pode indicar os passos a serem seguidos para educar a mente e direcionar os pensamentos.

Principais livros para aprender mais sobre o pensamento positivo

Nas prateleiras das lojas, não faltam livros que são sucessos de vendas e que discutem a força do pensamento positivo. São diversos autores que trazem dicas práticas e princípios que auxiliam as pessoas em sua trajetória rumo a uma vida cheia de êxito e satisfação. Se você acredita que o pensamento pode transformar de vez a sua realidade, confira dicas de obras que vão te ajudar:

O poder do pensamento positivo, Norman V. Peale

O livro “O poder do pensamento positivo” é um best-seller e faz parte do legado de Norman Peale. A obra foi escrita com a meta de tornar a vida das pessoas mais felizes a partir de técnicas que fazem os indivíduos mais conscientes e responsáveis. O autor apresenta como o pensamento favorável melhora as relações, ajuda a alcançar objetivos, permite assumir o controle e transforma a qualidade de vida.

Atitude mental positiva, Napoleon Hill

Fenômeno do pioneirismo motivacional, Napoleon Hill traz no livro “Atitude mental positiva” o poder da mente como criadora da realidade. Para o autor americano, os pensamentos são talismãs secretos, que conduzem as pessoas à concretização de quaisquer objetivos em suas vidas. Na obra, estão presentes os princípios que Hill acredita serem capazes de levar à realização e ao sucesso diários.

O homem é aquilo que pensa, James Allen

James Allen, um dos principais pensadores que leva adiante a teoria do mentalismo, traz em “O homem é aquilo que pensa” o poder do que se pensa como parte da rotina. O autor diz que pensamentos criteriosamente escolhidos podem conduzir os indivíduos a vidas mais plenas e felizes, repletas de paz e realização.

Para Allen, as pessoas são a soma de seus pensamentos, e suas vidas são o reflexo da mesma conta.

A chave mestra, Charles F. Haanel

Em seu livro “A chave mestra”, Charles Haanel compartilha o que considera ser o caminho do sucesso: o uso favorável do poder energético que todos possuem para realizar sonhos. O autor afirma que o pensamento é o que leva as pessoas a serem bem ou mal sucedidas, já que a mente é uma ferramenta poderosa para criar a realidade desejada. Para Haanel, a chave mestra pode concretizar qualquer objetivo.

O pensamento positivo é uma escolha de vida que todas as pessoas podem fazer!

Mulher feliz e com pensamentos positivos.

O primeiro passo para quem deseja melhorar a qualidade dos pensamentos é identificar quais são os sentimentos predominantes no dia a dia. A partir deles, é possível perceber quais são os pensamentos negativos que mais acontecem, bem como suas causas.

Para os autores que defendem a mudança de frequência vibracional, essa transformação se dá de maneira gradual. No entanto, todos os dias, os indivíduos podem fazer escolhas conscientes relacionadas ao tipo de pensamento que querem alimentar, especialmente porque apenas uma ideia pode se desenrolar em um ciclo de outros pensamentos de mesma qualidade.

Etapas simples, como praticar a gratidão, ter paciência e mudar a perspectiva diante das situações, são meios eficientes de conduzir a mente rumo a espaços mais positivos. Ainda que nem todos os benefícios dessa iniciativa sejam cientificamente comprovados, por que não escolher bem os pensamentos e desfrutar de impactos favoráveis à saúde física e mental?

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado energias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.