Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Qual a importância das afirmações positivas “eu sou”?

Desenho de rosto positivo e rosto negativo escrito "positive"

As afirmações positivas “eu sou” são extremamente importantes para manter uma qualidade de vida mais elevada, tranquila e positiva. Não serve somente para melhorar a qualidade de vida, mas também para aumentar a autoconfiança e ajudar a alcançar metas e sonhos.

Com o uso dessas afirmações, a pessoa leva uma vida mais positiva, mais tranquila, com menos estresse, com menos preocupação e com uma visão de vida mais expandida. Quando alguém diz que as palavras tem poder, acredite, pois, realmente tem poder.

As palavras contidas nas afirmações positivas têm o poder de causar bem-estar, aumentar o padrão vibratório e transformar crenças limitantes. Se está curioso para conhecer mais sobre as afirmações positivas do “eu sou” e como isso afeta sua vida, leia esse artigo.

Entendendo sobre as afirmações positivas

Mulher escrevendo afirmações positivas em um caderno

Sabendo que as afirmações positivas são declarações que fortalecem um pensamento ou ideia na mente para mudar a realidade, visão de mundo e a vida da própria pessoa, leia os tópicos a seguir para entender mais sobre as afirmações positivas.

O que são as afirmações positivas?

Existe uma frase de Muhammad Ali que explica o que são as afirmações positivas, que seria a seguinte: “É a repetição de afirmações que leva à crença. Quando essa crença se torna uma convicção profunda, as coisas começam a acontecer”. Essas afirmações permitem o desenvolvimento dos pensamentos e crenças mais otimistas que auxiliam em todas as áreas da vida.

Assim, é possível melhorar a qualidade de vida ou alcançar um determinado objetivo ou um desejo, além de melhorar a sua produtividade. Mas, para isso dar certo, é preciso ter o hábito de praticar as afirmações positivas todos os dias e crer de verdade que tudo aquilo é real ou que vai acontecer.

Com esse hábito, é possível ver o lado positivo de muitas situações, mudando a forma de enxergar o mundo ou algum outro hábito que possua. Por exemplo, ao acordar de manhã bem cedo, se manter os pensamentos positivos, as chances de ter um dia mais tranquilo são maiores.

As afirmações positivas e as crenças fortalecedoras

As afirmações positivas podem ser consideradas uma forma de lei da atração por ter a força de trazer transformações para a vida ou atrair aquilo que deseja só com o poder do “eu sou”. Essas declarações são tão poderosas que existem estudos que mostram que pessoas mais otimistas tem uma saúde melhor.

Por exemplo, existe uma pesquisa realizada pelo Instituto Delfland, na Holanda, que acompanhou um grupo de pessoas entre 64 e 84 anos durante 15 anos. Durante a pesquisa, perceberam que os indivíduos que tinham pensamentos mais positivos sofriam menos derrames e infartos.

O trabalho com as afirmações positivas é extremamente necessário para a vida das pessoas junto com a quebra de crenças limitantes e a reconexão consigo próprio. Para isso, é preciso encontrar o padrão de pensamento que traz os pensamentos e outras situações negativas.

Assim, é possível encontrar a raiz dos problemas e dos maus hábitos e transforma-los em algo mais positivo. Pare para refletir sobre seus atos, pensamentos e sentimentos e perceba o que te traz leveza e o que traz preocupações ou julgamentos. O bem-estar e a positividade são muito importantes.

Diferença entre as afirmações positivas e negativas

É fato de que tudo no universo possui um padrão vibratório, inclusive as palavras e as crenças individuais. Cada uma possui uma energia diferente, enquanto as positivas atraem energias, situações e saúde positivas, as negativas atraem infortúnios, problemas de autoestima e mais pensamentos negativos, diminuindo seu padrão vibratório.

Além disso, as afirmações positivas ajudam a alterar as formas de pensar e, com o tempo, até de sentir, já que os sentimentos são influenciados pelos pensamentos. As crenças limitantes, ou afirmações negativas, atrapalham e dificultam a vida da pessoa, enquanto a positiva melhora, apesar de nada ser de uma hora para outra.

Atenção aos pensamentos e às crenças limitantes

Quando se inicia o processo de adicionar esse novo hábito na vida, é normal que alguns pensamentos negativos intrusos apareçam. Porém, é preciso ter muita determinação e foco para não se deixar levar por essa negatividade. O que é visto como um martírio pode ser visto como algo agradável ao mudar o ponto de vista.

Os pensamentos e crenças limitantes é um perigo, principalmente quando é acumulado desde a infância por conta da educação que teve, de seu ambiente familiar, relações sociais, condições financeiras e até mesmo crenças religiosas ou culturais. Se isso não é refletido e tratado, o indivíduo cresce e passa a vida agindo conforme o que foi aprendido, tomando atitudes preconceituosas, agressivas ou autossabotadoras.

Qual a força das afirmações positivas?

Além da forma de enxergar a vida de uma forma mais positiva, as palavras e o pensamento positivo mudam o padrão energético da pessoa a ponto de auxiliar na cura da depressão e vícios. Com isso, novas crenças podem ser formadas, nutrindo e atraindo cada vez mais pensamentos positivos.

Ao incrementar as afirmações positivas na sua vida, vai perceber que muitos pensamentos, atitudes e falas são automáticos. Vai perceber também a autocrítica, a autossabotagem, além das críticas que faz para os outros. Essas afirmações tem a força de mudar vidas.

Tipos de afirmações positivas

Mulher fazendo sinal de positivo

Não basta só começar a falar coisas mais bonitas ou positivas, é preciso acreditar no que está falando, sentir e usar as palavras certas para cada área de sua vida. Para isso, serão abordados nos próximos tópicos os tipos de afirmações positivas que você pode falar. Leia e descubra!

Afirmações positivas pessoais

As afirmações positivas para melhoria e evolução pessoal servem para trazer transformações pessoais. Por exemplo, a curar vícios, a desenvolver a autoconfiança, a aumentar o ânimo e o bom humor, entre outros. Veja a seguir alguns exemplos de afirmações positivas para pronunciar.

“Eu acredito em mim mesmo e acredito na minha sabedoria.”
“Eu sou capaz e suficiente no que eu faço.”
“Eu sou uma pessoa próspera.”
“Eu sou uma pessoa de muita coragem.”

Afirmações positivas profissionais

As afirmações positivas para a vida profissional ajudam a solucionar problemas, e a resolver conflitos com mais facilidade, além de melhorar a produtividade e a relação com os colegas de trabalho. Veja a seguir alguns exemplos.

“Eu sou uma pessoa de sucesso.”
“Eu faço o meu melhor, e isso é bom.”
“Eu sou resiliente e posso resolver problemas com as experiências que eu tenho.”
“Eu faço o meu trabalho da melhor forma possível.”
“Eu sei lidar com os conflitos que surgem no meu trabalho da melhor forma possível.”

Afirmações positivas de qualidade de vida

A qualidade de vida é afetada por vários fatores e também afeta outras áreas como os relacionamentos, a autoimagem, o emocional e o psicológico. Veja a seguir alguns exemplos de afirmações positivas de qualidade de vida para atrair em sua vida.

“Eu amo cada célula do meu corpo.”
“Eu me amo e eu me aceito.”
“Eu respeito os meus limites.”
“Eu faço escolhas saudáveis.”
“Tudo o que eu faço, eu faço com amor.”
“Eu vivo em um universo cheio de possibilidades, cheio de amor e de abundância e sou grato por isso.”

Afirmações positivas de relacionamentos

Existem várias afirmações positivas que servem para relacionamentos, mas para amor próprio também. Essa ferramenta possibilita melhorar a vida de uma pessoa por completo, realizando grandes transformações. Veja a seguir alguns exemplos de afirmações positivas de relacionamentos.

“Eu atraio relacionamentos saudáveis e sou muito bem tratado.”
“Meus relacionamentos são saudáveis.”
“Eu me amo, eu me trato bem.”
“Eu convivo com pessoas felizes e amorosas.”
“Sou grato por todo o amor que há em minha vida.”
“O passado está no passado e não pode mais me machucar. Hoje eu me amo, eu me cuido e sou muito amado.”

Principais exemplos de afirmações positivas "eu sou"

Várias mãos fazendo sinal de positivo

Algumas frases curtas usadas para afirmações positivas “eu sou” são muito conhecidas por serem mais fáceis de serem pronunciadas e memorizadas. Assim, o processo de transformar afirmações e padrões negativos em positivos são facilitados. Saiba mais sobre os exemplos de afirmações positivas “eu sou” nos tópicos abaixo.

Eu sou luz

A afirmação positiva “eu sou luz” serve para a pessoa lembrar e sentir que é um espírito de luz e que está neste planeta para evoluir. Ajuda a atrair pensamentos, sentimentos e energias mais positivas e elevadas.

Eu sou amor

Com a afirmação “eu sou amor”, é atraída as formas de pensamento, sentimento, atitudes e visão de mundo mais amorosos e empáticos. Além disso, auxilia no desenvolvimento do amor próprio e na atração de relacionamentos mais saudáveis.

Eu sou cura

Ao proferir a afirmação positiva “eu sou cura”, a pessoa traz para si mais saúde, bem-estar e qualidade de vida através dos pensamentos positivos, emoções equilibradas, alimentação mais saudável, prática de exercícios e também de terapias holísticas.

Eu sou poder

“Eu sou poder” é uma afirmação que aumenta a autoconfiança do indivíduo, o autocontrole e ajuda a tomar o controle de sua própria vida. Assim, diminui a influência de pensamentos negativos e aprende a dizer “não” para pessoas tóxicas e manipuladoras.

Eu sou abundância

A afirmação positiva “eu sou abundância” serve para atrair prosperidade e a própria abundância para a vida. Não só para atrai dinheiro, sucesso e caminhos abertos, mas abre a mente do indivíduo para enxergar a riqueza e a grandeza que tem no mundo. Por exemplo, a fartura de alimentos que existe no mundo, mas que infelizmente uma grande quantidade é desperdiçada.

Eu sou tranquilidade

Se o objetivo é se tornar uma pessoa mais tranquila, serena e com as emoções mais equilibradas, a afirmação “eu sou tranquilidade” será de grande ajuda para alcança-lo. Ao relaxar, é possível pensar com mais clareza, controlar as emoções e tomar atitudes mais corretas.

Eu sou saudável

Para ter uma qualidade de vida melhor, é possível utilizar a afirmação positiva “eu sou saudável” para manter a proteção natural do corpo fortalecida, além de conseguir mudar a alimentação e alguns hábitos para mais saudáveis.

Eu sou beleza

A afirmação “eu sou beleza” aumenta a autoestima, enxergando beleza onde não conseguia ver antes por crenças limitantes. Além de conseguir se aceitar como é, a pessoa se torna mais cuidadosa com sua imagem e saúde sem cair no lado negativo da vaidade.

Eu sou vida

“Eu sou vida” expressa a manifestação de Deus, fonte criadora ou outra força superior que acredite. Com isso, é possível sentir mais ânimo, bem-estar, disposição, além de começar a se respeitar e a respeitar outras formas de vida.

Eu sou energia

A afirmação positiva “eu sou energia”, se especificar que é positiva, canaliza as energias e padrões energéticos mais elevados para si. Proferir essa pequena frase ajuda a manter seu padrão energético mais positivo, auxiliando na evolução espiritual e a atrair coisas boas.

Eu sou positivo

A afirmação “eu sou positivo” é ideal para começar a mudança de hábitos, padrões, pensamentos e sentimentos negativos. Sendo assim, é possível realizar grandes transformações só com essa frase, se acreditar no que diz e sentir essas mudanças.

Eu sou determinado

“Eu sou determinado” é uma afirmação recomendada para quem deseja ter mais determinação e coragem, pois é tímido, medroso e inseguro. Essa frase auxilia na mudança desses padrões de insegurança e crenças limitantes.

Eu sou energia divina

Diferente do outro tópico, a afirmação “eu sou energia divina” canaliza energia que vem do divino para realizar profundas transformações e elevação do nível energético da pessoa, podendo ser para diversas finalidades. Por exemplo, pode ser para saúde, emprego ou proteção espiritual.

Eu sou alegria

“Eu sou alegria” traz energias que façam com que a pessoa sinta a felicidade em sua vida, pois tudo começa de dentro para fora. Existem situações que surgem para que o indivíduo perceba as coisas boas que o universo tem a oferecer e ser feliz e grato por isso.

Eu sou livre

A afirmação “eu sou livre” manifesta o livre arbítrio, se libertando de crenças e padrões limitantes, além de sair das amarras de relações abusivas e pessoas controladoras. Ao proferir essa afirmação, traz mais disposição e vitalidade, diminuindo a sensação de cansado e exaustão.

Eu sou vitalidade

Ao pronunciar a afirmação “Eu sou vitalidade”, traz mais disposição e vitalidade, diminuindo a sensação de cansado e exaustão. O corpo e a mente se mantêm em atividade de forma saudável por mais tempo.

Outras informações sobre as afirmações positivas

Mulher fazendo sinal de positivo

Agora que já sabe mais sobre como funciona as afirmações positivas e quais frases pode estar proferindo, veja a seguir outras informações sobre as afirmações positivas que também são importantes.

Como criar as suas afirmações positivas?

Caso precise repetir mantras ou afirmações positivas para algo específico ou queira criar as suas próprias, é preciso estar atento em alguns pontos para fazer de forma correta. As afirmações devem ser repetidas quantas vezes forem necessárias até começar a sentir leveza ou uma sensação boa.

Para começar a criar as afirmações positivas, escreva no tempo presente e com palavras positivas, como se já fosse realidade, por exemplo “Eu sou um bom profissional” ou “Eu realizo os meus trabalhos com excelência e qualidade”. As frases nunca devem estar no futuro ou de forma negativa, como “Eu não vou ficar triste”.

Elementos das afirmações positivas

Tanto as palavras escritas quanto as verbalizadas tem poder, e isso é considerada uma afirmação. Dependendo de quais são colocadas nas afirmações, abrem portas para mudar a vida de qualquer um. Existem alguns elementos que facilitam na formulação das afirmações.

Esses elementos foram vistos no tópico anterior, mas é importante ressaltar que precisam estar no presente, com palavras positivas e que devem ser ditas com fatos para reforçar a mente a certeza no subconsciente. Mantenha a mente firme e tenha uma postura emocional adequada ao realizar essa tarefa.

Cuidados com a positividade tóxica

Ter uma visão e mentalidade mais positiva sobre a vida é importante e necessário por questões espirituais, emocionais, psicológicas e de saúde. Porém, é preciso ter cuidado para não achar que tudo na vida é maravilhoso. Situações ruins acontecem e às vezes não tem o que fazer, ou, é preciso agir de outra forma.

Então, sim, o indivíduo precisa ser mais positivo, mas também tem que entender que nem tudo na vida vai se resolver de forma amigável ou ser bom. Em outras palavras, a positividade tóxica é a obsessão com pensamentos positivos, enxergando positividade em situações em que não há nenhuma.

Um exemplo sobre a positividade tóxica é a típica frase “Não veja o lado negativo, olhe para o lado positivo”. No lugar dessa frase podem ser utilizadas expressões que compreendam e validem os sentimentos de terceiros, como: “É normal se sentir frustrado após passar por essa situação ruim, podemos tentar tirar algum aprendizado disso”.

Principais livros para aprender mais sobre o pensamento positivo

Se deseja aprofundar seus conhecimentos sobre as afirmações positivas, exemplos, motivação e casos reais que transformaram vidas, fica a recomendação de alguns livros de autoajuda nos tópicos a seguir.

O Poder das Afirmações Positivas, Louise Hay

Esse livro mostra que é possível mudar a realidade através das afirmações e que é possível fazer escolhas mais conscientes para gerar resultados mais positivos no futuro. Além disso, mostra que as afirmações geram melhores pensamentos. Pode ser encontrado em livro físico ou em e-book por um bom preço.

Agenda De Afirmações Diárias, Ryan Jones

Se deseja ler um livro que contém diversas afirmações positivas e dicas para um desenvolvimento mental que transforme sua vida, a Agenda De Afirmações Diárias, de Ryan Jones, é recomendado. O seu formato é em e-book.

O Segredo Das Afirmações Positivas, Paulo Wesley

O Segredo Das Afirmações Positivas é um livro para quem quer descobrir mais sobre as afirmações positivas, como atuam sobre a mente e como conseguem transformar vidas. É encontrado apenas em e-book para a leitura.

O Milagre da Manhã, Hal Elrod

Esse é o livro mais famoso entre as pessoas que desejam mudar suas rotinas e padrões. O Milagre da Manhã, de Hal Elrod, promete mudanças na vida pessoal e profissional através da aplicação de novos hábitos e rotina matinal. Pode ser encontrado tanto em livro físico, quanto em e-book.

As afirmações positivas são uma forma poderosa de você atingir seu potencial máximo!

Pessoas fazendo sinal de positivo

Para concluir esse artigo, experimente investir um tempo do seu dia para se autoanalisar e perceber quais pensamentos, crenças e palavras negativas estão presentes em sua vida. Assim, pode começar a trocar algumas dessas palavras por outras positivas e criar afirmações que tragam boas transformações na vida.

As afirmações positivas são uma forma poderosa de você atingir seu potencial máximo através da repetição de palavras, frases ou mantras. Essa é uma tarefa simples e qualquer pessoa consegue realizar, ocupando poucos minutos do seu dia. Não existe um momento certo para começar esse novo hábito, apenas comece quando quiser.

Caso precise de auxílio para iniciar essa prática ou acha que ainda precisa saber mais sobre o assunto antes de começar a agir, leia os livros indicados no artigo, pesquise pela internet ou assista documentários e vídeos. Pratique diariamente e veja a mudança começar a surgir em sua vida.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

O estilo de vida sedentário vem se tornando um problema de saúde global, trazendo consigo uma série de doenças crônicas. Saiba como acabar com o sedentarismo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.