Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Os arquétipos animais ou animais do poder são grandes aliados no desenvolvimento espiritual. Veja aqui como descobrir o seu.


Considerações gerais sobre como descobrir arquétipo animal

Tigre.

Descobrir qual é o seu arquétipo animal é algo que pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal e espiritual. Afinal, cada um deles ensina uma lição importante, além de contar com algumas qualidades que você pode aproveitar para conquistar seus objetivos ou enfrentar as dificuldades.

No Xamanismo, acredita-se que todo ser humano é adotado por um animal de poder logo no nascimento. Esse animal servirá como um guia, que oferece proteção e fará companhia ao longo de toda a sua jornada.

Apesar disso, muitas pessoas perdem a conexão com seu arquétipo animal ao longo das suas vidas e, por isso, é preciso aprender a se reconectar com ele. Além disso, também é possível aproveitar a energia de outro animal de poder, de acordo com as necessidades da fase que você vive atualmente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira a seguir o que são os arquétipos animais, como descobrir qual é o seu, como ativá-los, além de aprender sobre diversos animais de poder.

Arquétipo animal, animais de poder e sua ativação

Pássaro chegando na mão de alguém.

Os arquétipos animais são também chamados de animais de poder ou totens. Segundo algumas crenças, todo ser humano possui um ou mais desses arquétipos ao longo da vida.

Para saber mais sobre o assunto, veja abaixo o que é um animal de poder, a importância de entender as características dele, como ativar um arquétipo animal e mais.

O que é um arquétipo animal ou animais de poder

De modo simplificado, podemos dizer que cada arquétipo animal conta com um conjunto de características, que são compartilhadas pela pessoa que o possui como guardião.

Segundo a tradição xamânica, os animais de poder oferecem proteção às pessoas e as guiam em sua jornada de desenvolvimento espiritual e pessoal. Cada um deles também ensina uma lição importante, que precisa ser aprendida por essa pessoa.

Ao integrar essas qualidades e lição em sua rotina, você tem a chance de viver melhor. Também é possível pedir a ajuda desse guardião nos momentos de dificuldade ou mesmo para alcançar um objetivo.

Além disso, segundo essa tradição, os totens também ajudam no processo de cura. Seja de doenças físicas, psicológicas, espirituais ou até mesmo da sua relação com outras pessoas e com a natureza.

O animal de poder e características a serem desenvolvidas

Cada arquétipo animal traz consigo uma série de características que podem e devem ser utilizadas ao seu favor. Seja para cumprir o seu propósito de vida, quanto para desfrutar melhor da sua jornada.

Sendo assim, é provável que você já possua algumas das qualidades associadas ao seu animal de poder. Porém, há sempre aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas para que você possa aproveitar melhor a energia e o poder desse animal.

Ao descobrir qual é o seu animal de poder e se conectar com a essência dele, você tem a chance de integrar tudo isso à sua vida mais facilmente. Justamente, porque ele serve como um guia e oferece o apoio necessário para que isso seja possível.

O animal de poder escolhe a pessoa, não o contrário

Segundo o Xamanismo, todas as pessoas possuem um animal de poder. Na verdade, elas são escolhidas logo ao nascer por esse animal, que as acompanhará ao longo de toda sua vida. Esse animal oferece proteção, compartilha sua sabedoria, força, além de suas qualidades específicas.

Então, é preciso tomar o cuidado de não deixar que o ego atrapalhe a identificação do seu arquétipo animal. Na prática, não escolhemos nosso arquétipo de acordo com nossa visão daquilo que é bom ou apropriado.

Na verdade, isso pode atrapalhar nossa jornada de desenvolvimento espiritual. Além disso, todos os animais de poder são aliados valiosos e não há um que seja melhor do que os outros.

Também vale destacar que ao longo da vida, é comum que as pessoas se conectem com outros arquétipos que não o seu. Principalmente quando necessitam de uma ou mais qualidades que esse animal possui.

Porém, como foi dito, o animal que te escolheu estará sempre presente em sua vida. Assim, é importante não permitir que o ego faça com que você se desconecte dele.

Como ativar um arquétipo animal

Um arquétipo animal pode ser ativado de diversas formas. Além disso, qualquer um deles pode ser ativado por você de acordo com suas necessidades e a qualquer momento. Ao fazer isso, você conta com a proteção e as qualidades desse animal de poder para realizar objetivos e superar obstáculos.

Para ativar qualquer arquétipo animal, você pode começar aprendendo mais sobre ele. Só para ilustrar, você pode pesquisar seu comportamento e suas características principais. Além de refletir sobre as qualidades que você possui em comum com ele e aquelas que deseja desenvolver.

Também é possível incorporar esse animal em sua rotina através de estatuetas, quadros e outros objetos de decoração, de estampas nas suas roupas etc.

A meditação e a visualização também são aliadas poderosas nesse processo. Além de orações ou preces específicas para o espírito animal com que você quer se conectar, se isso fizer parte do seu sistema de crenças.

O mais importante é integrar os aspectos desejados do arquétipo animal em sua vida. Só para ilustrar, se você deseja ativar a capacidade de liderança do arquétipo do leão, reflita sobre as situações em que você pode exercitar essa qualidade e coloque isso em prática.

Como descobrir meu arquétipo animal ou animal de poder

Pata de cachorro na mão de uma pessoa.

Descobrir qual é o seu arquétipo animal é importante porque te ajudará a se conhecer melhor. Além disso, a ativação desse arquétipo é algo que trará muitos benefícios para sua vida.

Então, confira abaixo diversas dicas de como realizar essa tarefa tão importante. Seja através da meditação, da observação de um amigo, ou da análise de quais animais você tem mais afinidade ou daqueles que já estão presentes na sua vida.

Através da meditação

A meditação é uma ferramenta poderosa para quem quer descobrir seu arquétipo animal. Seu objetivo nesse caso é o de acalmar a mente e, assim, permitir que você encontre a resposta que procura.

Existem muitas formas de realizar a meditação, em primeiro lugar, você pode simplesmente encontrar um lugar calmo e se sentar ou deitar numa posição confortável. Quando você perceber que acalmou seus pensamentos, basta perguntar ao seu eu superior qual é o seu animal de poder.

Além disso, também é possível utilizar outras técnicas, como meditações específicas para essa questão, que podem ser encontradas em aplicativos ou no Youtube.

O importante é estar aberto e ter paciência para receber a resposta em vez de tentar adivinhá-la. Se mais de um animal surgir, leia sobre eles e descubra o que faz mais sentido para você.

Observando quais animais mais sente afinidade

Uma das formas mais simples de descobrir seu arquétipo animal é prestar atenção àqueles que você sente mais afinidade. Talvez, você admire o leão por sua força, a borboleta por sua capacidade de transformação etc.

Geralmente, o animal de poder se apresenta diversas vezes na vida de alguém. Portanto, pense em quais animais mais chamaram sua atenção ao longo da sua vida, é provável que um deles seja o seu guardião.

Também não se esqueça de prestar atenção aos animais que sempre aparecem nos seus sonhos com frequência ou em momentos decisivos da sua vida. Às vezes, a resposta para essa questão está guardada no seu subconsciente e seus sonhos tentam comunicá-la.

Análise do ambiente ao redor e decoração

Muitas vezes, nosso arquétipo animal está mais perto do que imaginamos e nem nos damos conta. Então, preste atenção se você possui animais na decoração da sua casa, como quadros, itens de cozinha, roupa de cama etc. O mesmo vale para roupas e tatuagens com animais.

No caso de encontrar alguns animais, é interessante se perguntar porque você tem afinidade com eles e até mesmo quais deles possuem características que você admira ou possui.

Observação de outras pessoas

Outra forma de descobrir seu arquétipo animal é pedir para outra pessoa te observar e descrever suas principais características. Isso é interessante porque muitas vezes nossa autoimagem é diferente daquilo que passamos para outras pessoas.

Ao comparar essas duas visões, isto é, a sua e de outra pessoa, você poderá ter uma ideia mais clara sobre si mesmo. Depois de refletir sobre o assunto, você pode ler sobre as principais características de cada arquétipo animal para encontrar aquele que mais se aproxima das suas.

Animais de poder, arquétipo animal e os seus significados

Cachorro.

Cada animal de poder tem um conjunto de características que você já possui ou que deve desenvolver ao longo da sua vida. Ao se conectar com esse animal, você conta com proteção extra e ajuda para conquistar o que quer ou para superar dificuldades.

Além disso, seu arquétipo animal ensina uma lição importante que você deve aprender para viver melhor. Para saber mais sobre o assunto, confira abaixo o significado do arquétipo do leão, coruja, águia, aranha, cavalo, urso e muito mais.

Leão

O arquétipo do leão se associa a qualidades como liderança, força, autoconfiança e coragem. Quem o tem como animal de poder possui grande capacidade de realização, mas também inteligência e paciência para esperar o momento certo de agir.

Sendo assim, esse animal ensina a lição de que não basta ter força, mas é preciso saber a hora certa para utilizá-la. Além disso, ele também fala sobre a importância de aprender a trabalhar em grupo e valorizar o potencial de cada um ao seu redor.

Por último, se deparar com esse arquétipo animal significa que é hora de vencer os próprios medos e desafios, aprender a reconhecer o próprio poder e ter mais autoconfiança.

Coruja

As corujas possuem a habilidade de enxergar durante a noite, por isso estão associadas a pessoas com um alto nível de intuição, ao dom da clarividência e a capacidade de enxergar além das aparências.

Por essa razão e por serem um símbolo de sabedoria, elas são grandes aliadas na busca do autoconhecimento, até mesmo daquelas partes inexploradas de si mesmo. Elas também auxiliam a superar obstáculos que impedem o desenvolvimento dos próprios talentos e habilidades.

Como são seres noturnos, também estão associadas à lua e, assim, aos mistérios da vida e à busca por conhecimento espiritual. Então, é comum que pessoas que possuem esse totem tenham grande interesse pelas mais diversas práticas espirituais.

A lição que a coruja oferece é justamente de enxergar com clareza e buscar sempre a verdade. Sem se deixar levar por expectativas, ilusões ou até mesmo pela visão construída através de experiências do passado.

Águia

Por sua capacidade de voar alto e até mesmo pelo fato de construir seu ninho em grandes altitudes, a águia representa a conexão com a essência divina. Assim, ela também está associada ao abandono das limitações materiais, à iluminação e à elevação espiritual.

Além disso, é com ela que se aprende a não se deixar abalar pelas dificuldades da jornada terrena. Já que ao avistar uma tempestade, esse animal tem a capacidade de voar acima das nuvens escuras. Sendo, por essa e outras razões, um símbolo de liberdade.

A águia também é reconhecida pela sua habilidade de enxergar a longas distâncias, por isso, esse animal está relacionado à possibilidade de se obter uma visão ampla e aprofundada de qualquer situação.

Por poder capturar presas a quilômetros de distância, ela ensina a buscar os objetivos com a mesma precisão. Isto é, primeiro se encontra o que quer, depois se espera pelo momento certo para avançar com confiança e rapidez.

Carneiro

O carneiro representa a inocência e, por isso, está relacionado à criança interior. Se deparar com esse arquétipo nos lembra da necessidade de enxergar a vida com novos olhos. Sobretudo, no sentido de não permitir que nossa visão seja corrompida pelas experiências negativas do passado.

Como símbolo de paciência e determinação, ele mostra que cada situação é nova e deve ser vista sob a perspectiva do entusiasmo. Embora a cautela também seja necessária às vezes, é preciso sempre observar em vez de julgar.

Entretanto, a docilidade e gentileza desse animal não devem ser confundidas com fraqueza. Já que ele possui muita força e a capacidade de se defender e atacar quando necessário. Sendo assim, a chave para viver melhor é encontrar o equilíbrio entre ambos e entender o que cada situação exige.

Borboleta

Um dos principais aspectos da personalidade de quem tem a borboleta como animal de poder é a busca por liberdade. Porém, ao longo desse processo, a borboleta ensina que para encontrar a verdadeira essência é preciso se desconstruir.

Isto é, deixar para trás aqueles aspectos da própria personalidade que nos aprisionam à velhas identidades ou aos padrões estabelecidos por outras pessoas. Assim como a borboleta ganha a capacidade de voar, o indivíduo também abre espaço para uma vida mais elevada.

Como símbolo de transformação, evolução e renascimento, ela também ensina a importância de não se deixar acomodar e de ter a paciência necessária para passar por todos esses processos.

Mais do que isso, de entender que a mudança constante faz parte da vida. Mais do que isso, que ela é necessária para que se possa desfrutar de cada ciclo da vida com graça, leveza e alegria.

Aranha

Na cultura xamânica, o arquétipo da aranha representa o poder criativo. Ao tecer a sua teia, esse animal ensina a importância de ser o protagonista da própria vida. Isto é, de ter uma visão clara daquilo que você deseja e a paciência necessária para transformar isso em realidade.

Justamente por isso, ela também se associa ao arquétipo feminino enquanto criadora. Sendo que para alguns povos nativos americanos ela aparece como a tecelã da teia da vida, aquela que criou o Universo.

As suas 8 patas representam o infinito e ela é reconhecida como portadora da visão que precede a criação e possui conhecimento profético do futuro. Por isso, ela também é um símbolo de sabedoria e da ligação entre o mundo espiritual e o mundo físico.

Beija-flor

O arquétipo do beija-flor está associado a características como beleza, graciosidade, serenidade e leveza. É por isso que a lição oferecida por esse arquétipo é de saber utilizar todos esses aspectos até mesmo na hora de enfrentar obstáculos e momentos difíceis.

Seu voo é diferente das outras aves, já que apesar de poder voar rapidamente, ele também consegue pairar no ar. Sendo assim, ele também é símbolo de autocontrole e da liberdade de escolha, que permeia toda a vida de quem o tem como animal de poder.

Sua energia está associada a pessoas que não só sabem o que querem, mas sabem também o momento exato de agir.

Urso

Um dos principais aspectos do arquétipo do urso é a sua força. Apesar disso, por sua capacidade de passar meses hibernando, ele também está relacionado à introspecção.

Sendo assim, a lição oferecida por esse animal é a da necessidade de encontrar equilíbrio. Isto é, primeiro é preciso se dar o tempo necessário para refletir e buscar a própria sabedoria. Só depois disso é que se deve utilizar toda a sua força para atingir seus objetivos.

Além disso, há também a lição sobre a importância de aceitar os ciclos da vida e os próprios ciclos. Mais do que isso, de entender que os momentos de agir e de descansar não são contraditórios, mas necessários e complementares.

O período de inércia desses animais também representa uma morte simbólica, por isso quem possui esse arquétipo animal conta com uma grande capacidade de se reinventar quando necessário.

Cobra

A cobra é um símbolo de transformação, renovação e renascimento. A lição ensinada por esse animal está relacionada à necessidade de se desapegar de tudo aquilo que já não serve. Da mesma forma que ela troca sua pele para que possa continuar crescendo.

Sendo assim, ela também nos lembra de que a cura, não só da saúde, mas de outros aspectos da nossa vida acontece quando estamos dispostos a abandonar hábitos nocivos. No Xamanismo, ela é o animal que devora as doenças e restaura a vitalidade.

Em algumas culturas, ela também é vista como um símbolo de sabedoria ancestral ou da energia vital. No Budismo, ela representa a ascensão espiritual, além da superação de desafios e limitações do mundo material.

Cavalo

No Xamanismo, o cavalo representa a ponte entre o mundo físico e espiritual. Ele é o animal que serve como condutor para que o indivíduo possa desbravar novos caminhos. Estejam eles relacionados ao desenvolvimento da própria espiritualidade ou à conquista de objetivos materiais.

Por isso, seu arquétipo também está associado ao movimento, ao poder e ao progresso. Além disso, a liberdade é uma das principais características desse animal, que nos ensina sobre a importância de seguir o próprio caminho e viver uma vida autêntica.

É um símbolo de força e determinação, assim aqueles que têm o cavalo como animal de poder contam com esses atributos tanto na hora de conquistar o que desejam, quanto na hora de enfrentar obstáculos.

Como descobrir meu arquétipo animal pode beneficiar a minha vida?

Pessoa em cima de um cavalo.

Descobrir seu arquétipo animal pode trazer diversos benefícios à sua vida. A começar pelo autoconhecimento, já que ao descobrir seu animal de poder você irá perceber seus pontos fortes e aqueles que ainda precisam ser trabalhados.

Além disso, eles também oferecem proteção e auxiliam até mesmo na realização do seu propósito de vida. Nos momentos difíceis, é sempre uma boa ideia pedir que seu animal de poder te guie pelo caminho certo e compartilhe a força dele com você.

Por último, os animais são ótimos professores e cada um deles nos ensina uma lição importante sobre como viver melhor. Para o Xamanismo, ao aprender com eles, você tem a possibilidade de se tornar uma pessoa melhor e curar tudo o que for necessário em sua vida.

Agora que você já sabe tudo isso, reflita sobre como a integração desse conhecimento pode te ajudar daqui para frente.

Autor deste artigo

Formada em Letras e apaixonada pela escrita. Desde a faculdade sou fascinada pela interpretação dos sonhos, quando percebi que as histórias que os sonhos contam têm sempre algo a nos ensinar sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Aliás, aprender e ensinar são partes importantes da minha vida e há 5 anos troquei a sala de aula pelos blogs. Outros interesses incluem literatura, yoga, filosofia e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Você conhece o pêndulo espiritual? Veja o que é, como usar e mais!

Você conhece o pêndulo espiritual? Veja o que é, como usar e mais!

Conheça o pêndulo espiritual, o que é, como usar para conseguir respostas a dúvidas e como cuidar de seu pêndulo de cristais e pedras.


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!