Significado da carta 8 de Copas no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta 8 de Copas no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A carta 8 de Copas é um dos arcanos menores do Tarot e indica melancolia e despedidas. Conheça a história e as diversas interpretações dessa carta no artigo!


O que significa a carta 8 de Copas no Tarot?

pessoa jogando tarot

A carta 8 de Copas é um arcano menor do Tarot e em seu desenho podemos ver uma pessoa rodeada de desafios se equilibrando para continuar sua jornada em busca de seus objetivos. É uma carta um pouco melancólica, pois nos lembra que, às vezes, é preciso deixar coisas para trás durante as nossas caminhadas.

Mas, ao mesmo tempo, ela traz um presságio positivo, indicando novos começos e novos caminhos. Essa carta vem para lembrar de que tudo nessa vida é passageiro e sabendo disso, podemos manter a calma e lembrar que não existem motivos para nos desesperar ou pensar que uma situação é o fim do mundo.

Por mais doloroso que seja, é preciso deixar velhas histórias de lado para que coisas boas possam acontecer em nossas vidas. Por isso, o 8 de Copas vem para provocar essa reflexão e tentar acalmar os ânimos lembrando que dias melhores estão por vir. Veja a seguir mais sobre os fundamentos e significados dessa carta.

Fundamentos da carta 8 de Copas

carta tarot 8 de copas

Os elementos que constituem os fundamentos da carta são importantes para sua interpretação, pois é através deles que conseguimos entender o que ela tem para nos dizer. Para saber melhor como interpretar a carta 8 de Copas leia abaixo sobre os elementos que a compõem como sua história, iconografia e mais.

História

O naipe de Copas, no geral, tem muita relação com os relacionamentos afetivos e, por isso muitos lembram da história de Eros e Psiquê para explicar o simbolismo da carta. O mito grego conta a história da paixão do deus Eros pela bela mortal Psiquê.

Essa lenda mostra quantas dificuldades o casal precisou enfrentar para finalmente conseguirem ficar juntos e serem felizes. Por isso, a carta mostra essas adversidades que estão por vir, mas ainda sim com um futuro proveitoso e feliz.

Iconografia

Na imagem da carta 8 de Copas podemos ver um homem se distanciando das 8 taças de ouro e à sua frente há um caminho seco, com várias montanhas. Isso mostra que é necessário abandonar o conforto e a riqueza, mesmo que não material, para seguir novos caminhos.

Em outras versões do Tarot também é mostrado apenas as 8 taças. Isso chama atenção para os fatores de “riqueza” e de “conforto”. O significado é que será necessário lidar com esses elementos, mesmo que negativamente, ou seja, o que virá pela frente é um desapego à essas coisas.

O naipe de Copas

O naipe de Copas diz respeito ao mundo das emoções e também dos sentimentos, incluindo, principalmente, os relacionamentos eróticos. Claro que se a pergunta for voltada para a família ou trabalho, a carta em questão estará falando sobre seu relacionamento com as pessoas dessa área.

Caso uma carta do naipe de Copas saia no jogo tradicional, provavelmente estará indicando algo sobre seu relacionamento romântico ou ainda sobre um parceiro em questão. Mesmo que seja para afirmar que essa pessoa pertence apenas ao passado.

Elemento Água

A carta 8 de Copas pertence ao naipe de Copas que mostra o elemento Água. Esse elemento da natureza diz respeito às emoções e à vida emocional. A água tem como característica a fluidez e a capacidade de se adequar à qualquer ambiente.

Esse elemento fala sobre as emoções. Ele significa que nosso lado emocional está presente em todos os âmbitos da vida e por isso precisamos ficar sempre atentos ao que ele tem para nos dizer. Afinal, muitas vezes ele pode ser definitivo para as relações pessoais e de trabalho.

Significados da carta 8 de Copas

pessoa na montanha

No geral, a carta 8 de Copas sempre fala sobre nossa vida emocional e sobre as coisas que precisamos deixar para trás para que uma nova fase chegue, mas ainda assim, essa interpretação pode variar de acordo ligeiramente com a pergunta. Veja a seguir alguns significados possíveis.

Perdas

A carta 8 de Copas em si, já indica uma perda. A simbologia da carta mostra uma pessoa que abre mão do que já tem para ir em busca de algo melhor. Apesar de tudo indicar que o futuro guarda algo positivo para você, o gosto da perda é sempre amargo.

De toda forma, não se desespere com as mudanças que estão por vir, o presságio tende a ser positivo, então tenha coragem para enfrentar essas mudanças que a vida está propondo. Lembre-se que muitas vezes a dor de manter é mais forte do que a de deixar ir.

Novos rumos

A promessa de novos rumos também é algo presente na carta 8 de Copas. A própria natureza dela indica isso, então se prepare porque surpresas estão por vir e você deve estar aberto a recebê-las. Dessa forma o sofrimento da mudança não será tão intenso.

É bom lembrar que antes das boas novidades, você precisará abrir mão de algo importante na sua vida. Isso não precisa ser encarado de forma negativa, pois muitas vezes ficamos apegados à coisas que nos machucam. Nesse caso a melhor opção é sempre deixar ir.

Renovação sentimental

As novidades positivas podem trazer sentimentos que renovem a sua vida, por isso esse presságio tende a ser positivo. Lidar com novas coisas exige sempre que façamos o esforço de abrir nossas mentes e pensar em uma direção diferente.

Isso pode ser doloroso ou prazeroso, tudo depende de como você irá lidar, porém, o momento está em favor das novidades, por isso não tema a renovação. Ainda que seja sofrido no começo, a mudança tende a ser benéfica.

Desapego

Para receber as boas notícias, é preciso estar disposto às mudanças e para mudar precisamos desapegar das coisas antigas da nossa vida. Infelizmente não é possível seguir na vida sem deixar algumas coisas para trás.

Por isso, seja forte e não tenha medo de deixar para trás as coisas que te prendem. Muitas vezes ficamos atrelados à pessoas e situações que não fazem mais sentido na nossa vida atual e isso só causa tristeza e sofrimento.

8 de Copas no amor

casal

O naipe de Copas tem uma forte relação com as relações amorosas, por isso se você tem alguma questão à ser resolvida nesse âmbito durante o aparecimento dessa carta, tudo indica que em breve você terá que lidar com esses assuntos de forma mais aprofundada. Veja abaixo outras interpretações para 8 de Copas no amor.

Para comprometidos

Se você está em um relacionamento ou começando a se relacionar com alguém fixo e o 8 de Copas apareceu você deve estar se sentindo abandonado ou deixado de lado pelo seu parceiro. Você também pode estar sentindo a necessidade de deixar esse parceiro de lado.

Isso não significa que você queira acabar com seu relacionamento, mas essa possibilidade não está totalmente descartada. Você pode apenas estar sentindo que precisa focar em outras áreas da sua vida agora, como carreira ou outros membros da família.

Para solteiros

Se você está solteiro e essa carta apareceu no seu jogo, significa que você precisa deixar algumas convicções de lado para seguir em uma vida amorosa feliz e saudável. Talvez isso tenha vindo de algum trauma anterior como um relacionamento tóxico.

Se você tem medo de começar algum relacionamento ou ainda não consegue sair do ciclo vicioso de relações abusivas, esse é o momento ideal de procurar refletir sobre o que você realmente busca no amor. Buscar um profissional, como um psicólogo, também pode ser benéfico.

8 de Copas no trabalho

pessoas no trabalho

Se você perguntou para o Tarot algo relacionado ao trabalho e a carta 8 de Copas apareceu significa que em breve você terá mudanças positivas no seu emprego ou negócios. Veja abaixo a interpretação para as diferentes situações possíveis.

Para empregados

Se você está empregado e insatisfeitos com seu trabalho, significa que você deve buscar novas oportunidades. Isso não quer dizer largar o seu emprego, mas pode ser que dentro da empresa que você está tenha uma área que te deixe mais satisfeito.

Caso a insatisfação seja profunda, vale a pena considerar até a mudança completa de área, não precisa ser inconsequente e jogar tudo para o ar, mas organize-se e pense no que você realmente gostaria de fazer e o que te deixaria feliz.

Para desempregados

Para os que estão desempregados e recebem o presságio do 8 de Copas, a carta diz que você deve continuar procurando por oportunidades de trabalho, no entanto, é preciso que você saia do óbvio para que essa busca alcance o sucesso.

É possível que você esteja procurando nos mesmos lugares há muito tempo e por isso não consegue se realizar. Invista em novas práticas e pense o que mais você poderia fazer, se possível, investir em algum curso novo valha a pena para alcançar esses objetivos.

Aspectos financeiros

No âmbito financeiro, a carta 8 de Copas chama a sua atenção para possíveis investimentos novos, provavelmente em coisas que você não tinha pensado antes. No começo, essa nova possibilidade pode parecer pouco viável, mas não se engane.

Você estará com a mente mais aberta e com mais disposição para pensar além das fronteiras e enxergar novas possibilidades de negócios. Tenha a coragem de seguir nesses investimentos fora do comum, o presságio é positivo e provavelmente o seu resultado também será.

Combinações com a carta 8 de Copas

mulher misturando carta de tarot

No jogo de Tarot, a interpretação da carta depende, não só da história da carta em questão, mas também com quais cartas ela está combinada. As cartas têm uma grande influência entre elas e por isso o contexto do jogo de Tarot tem que ser levado em consideração. Veja abaixo algumas interpretações que podem influenciar na interpretação do 8 de Copas.

Combinações positivas

Se você tirou 8 de Copas junto com a carta do Louco significa que você precisará olhar as coisas de um novo ângulo para que o seu sucesso aconteça. Talvez você precise tentar coisas novas e sair da rotina para conseguir aquilo que tanto deseja.

O 8 de Copas junto com a carta do Sol tem uma grande força positiva, com um forte significado de mudança e aventura. Se você está tentando ter filhos pode ser que essa nova vida irá acontecer logo, caso não esteja essa mudança pode estar relacionada à mudança de ambiente, como país ou estado.

Combinado com a carta da Morte, o 8 de Copas indica algo positivo, no entanto, antes do sucesso virá algum sofrimento intenso. Não se preocupe, pois será passageiro e se você tiver maturidade para lidar com isso as coisas serão mais suaves.

Combinações negativas

A carta 8 de Copas junto com o 5 de Espadas significa que você será deixado por outras pessoas em uma situação difícil. Talvez algum parceiro de trabalho te deixe na mão e você precise resolver o problema sozinho. Nesse caso, você precisa tentar ao máximo prever o que pode dar errado para estar preparado para o pior.

Junto com o 10 de Paus, a carta 8 de Copas indica cautela na hora de consumar essa mudança que você está pensando. Não quer dizer que você tem que desistir de tudo, mas que antes de tomar atitudes mais concretas, você precisa organizar tudo para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Um pouco mais sobre a carta 8 de Copas

carta invertida

No geral, a carta 8 de Copas sempre fala sobre nossa vida emocional e sobre as coisas que precisamos deixar para trás nessa nova fase, ainda sim, essa interpretação pode variar de acordo com a pergunta. Veja abaixo como a área a ser consultada pode influenciar na interpretação da carta em questão.

Na saúde

A carta 8 de Copas, na saúde, indica que você está somatizando coisas antigas e isso está afetando sua saúde mental e física. Você provavelmente está apegado à essa coisa e isso está tendo um grande impacto na sua vida, provavelmente é isso que está bloqueando o seu sucesso.

Como a carta tem essa interpretação de desapego e seguir em frente, quando ela aparece sobre a saúde significa que você está apegado a algo a ponto disso estar atrapalhando o seu próprio corpo. É o momento de repensar as coisas que você têm apego e ver o que é preciso deixar para trás.

Carta invertida

A carta 8 de Copas invertida vem para alertá-lo sobre a estagnação em sua vida. É provável que você tenha passado por um momento em que a reflexão era importante e é comum que tenha medo de tomar atitudes após um período desses.

Afinal, quando refletimos sobre algo, também avaliamos os riscos e o lado negativo e, após pensar tanto nisso ficamos com um pouco de medo de seguir em frente. É normal, porém é preciso ter coragem para continuar sua jornada, tente começar com pequenas atitudes e também focar nas coisas positivas do seu caminho.

Desafios

A carta 8 de Copas já simboliza os desafios na sua interpretação primária. Ela não revela exatamente sobre quais desafios irão aparecer mas sim que você precisa se lançar em direção aos desafios para que as coisas aconteçam na sua vida.

Isso pode ser em relação à qualquer aspecto da sua vida, tudo depende da pergunta que foi feita para o Tarot ou das cartas que acompanham o 8 de Copas. Mas lembre-se sempre de que a principal indicação dessa carta é que você deve desapegar de algo para seguir sua jornada.

Dicas

O desenho da carta ilustra muito bem essa dica, o homem que larga o ouro para continuar em direção às montanhas mostra que o melhor a se fazer agora é abrir mão daquilo que está pesando nas suas costas.

Largar o ouro pode até parecer loucura mas a verdade é que o caminho será muito mais farto adiante, então não tema de deixar coisas para trás. Muitas vezes nos prendemos à coisas que atrapalham mais do que ajudam, cabe a nós identificar o que é, para seguirmos com a vida.

A carta 8 de Copas pode sinalizar um bom momento para praticar a aceitação?

pessoa tranquila

Não. É exatamente o contrário, este é o momento para mudanças. Como já foi falado, a carta mostra o homem largando suas riquezas para seguir por um caminho mais farto e feliz. Então o momento está propício aos novos rumos que a vida pode oferecer.

Seja no trabalho ou na vida pessoal e afetiva, às vezes passamos a crer que não conseguimos achar nada melhor do que aquilo que já temos. Esse pensamento é negativo e pode nos estagnar, claro que é importante identificar nossos limites quando chegamos a ele, mas não podemos deixar de sonhar alto por causa disso.

Por isso, não tenha medo da mudança e esteja aberto às boas coisas que chegarão para você. Não se intimide com a necessidade de desapegar e deixar coisas para trás, pois isso provavelmente só está pesando e atrasando o seu caminho.

Autor deste artigo

Apaixonada por ler sobre as coisas que se escondem entre o céu e a terra.

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia combinações

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.