Qual o significado da carta A Imperatriz no tarot? Para o amor e mais!

Qual o significado da carta A Imperatriz no tarot? Para o amor e mais!

Quer saber os significados d'A Imperatriz no tarot? Conheça aqui a mensagem que essa carta traz para a sua vida pessoal e profissional!


O que significa a carta A Imperatriz no tarot?

Taróloga segurando a carta Imperatriz

Trazendo consigo a representação da mãe, a carta d'A Imperatriz no tarot carrega uma importante mensagem consigo. Ela é a representante da criação, da fertilidade, da plenitude e da natureza, a geração da vida em todos os planos de existência.

Localizada entre os 22 arcanos maiores, como o arcano de número III, A Imperatriz possui uma forte energia feminina de sabedoria, amor e aconselhamento. Representa ainda a solução de conflitos e a chegada de um período de serenidade mediante as provações enfrentadas em alguns momentos.

Quando esta carta aparece em um jogo, é sempre bom prestar atenção ao que ela quer dizer, pois há alguma área da vida que requer maior cuidado, e por isso ela veio, como uma mãe, para cuidar de seus filhos.

Veremos, neste artigo, os significados da carta A Imperatriz, e o que sua tiragem pode indicar na sua vida pessoal e profissional. Confira!

Fundamentos da carta A Imperatriz no tarot

Carta Imperatriz no meio de outras do baralho cigano

Entre os arcanos maiores do tarot, a carta d'A Imperatriz é a que mais representa a energia do feminino, da fertilidade, da criação e criatividade e, porque não dizer, da sensibilidade aos instintos e a aquilo que não se pode ver.

Intimamente ligada com as energias femininas do universo e da natureza, ela representa a mulher bela e coroada, a mãe amorosa que dá a vida por seus filhos e a rainha que rege com bondade a vida de seus súditos, buscando aliviar suas dores e resolver suas angústias.

Veremos a seguir um pouco sobre a história do tarot e a iconografia desta carta. Continue lendo para entender melhor a significância da carta A Imperatriz.

História

A divinação, ou seja, leitura do futuro através de oráculos é uma prática antiga à raça humana, tendo diversas versões em todos os continentes, algumas que datam mais de quatro mil anos.

Dentre todas as formas de divinação, a leitura de cartas é relativamente uma das mais recentes, sendo que os tarots mais antigos encontrados são datados entre o século XIIV e XIV depois de Cristo. Segundo o historiador italiano Giorgiano Berti, o tarot foi inventado por volta do ano 1440, na corte do Duque de Milão Filippo Maria Visconti.

Composto por 78 cartas, o tarot se divide em 56 arcanos menores e 22 arcanos maiores, dos quais A Imperatriz é o terceiro. Os arcanos maiores representam arquétipos do ser que, em sua viagem pela vida, se confronta com situações e reviravoltas, até que sua missão esteja completa.

Iconografia

Dentro da visão do tarot como uma viagem, e dos arcanos maiores como arquétipos, a iconografia das cartas deve ser analisada com cuidado, pois carrega em si mesma uma quantidade excepcional de informações a serem consideradas e interpretadas.

Apesar do tarot mais famoso da atualidade ser o tarot de Marselha, existem diversos conjuntos de cartas que carregam este nome e, cada um traz sua leitura dos arcanos. Mas, independentemente do tarot usado, existem elementos nas cartas que sempre estão presentes.

Na iconografia do tarot de Marselha podemos ver a imperatriz sendo representada por uma bela mulher sentada em um trono, o que representa o poder que possui. A coroa sobre sua cabeça traz a imagem da benção divina, pois se acredita que os reis e rainhas são instituídos por Deus.

A Imperatriz no tarot sempre está grávida, pois ela é a representação maior da energia do feminino, a mãe, a criadora, aquela capaz de qualquer coisa para defender seus filhos.

Tanto no tarot de Atalla, quanto no tarot mitológico, a imperatriz também vem adornada de elementos da natureza. Ela, como detentora da energia do feminino, das emoções e da vida, representa o ciclo da natureza, a energia da fertilidade representada pela figura das deusas.

A imperatriz no tarot representa a própria manifestação da mãe natureza e de tudo que floresce, cresce, nasce e transcende. O cetro que ela carrega na mão esquerda representa a intuição e o inconsciente, enquanto o escudo que carrega na mão direita simboliza o “eu” consciente.

Significados da carta A Imperatriz no tarot

Carta Imperatriz a luz de velas

O arcano de número III traz consigo uma imensa gama de significados e representações que devem ser considerados na hora de interpretar. Afinal, a mensagem da imperatriz no tarot é poderosa e, como um membro da realeza, ela não aparece a qualquer momento, mas apenas quando necessário. Confira abaixo os significados d'A Imperatriz no tarot.

O feminino

A carta A Imperatriz carrega consigo a forte energia da vida, a energia da mãe e da geração da vida. Esta carta, no tarot, é a manifestação pura do feminino e de sua influência na vida do consulente.

Quando ela aparece pode significar que a energia criadora do universo está sendo manifesta na vida do consulente, gerando novos momentos, novas possibilidades, pois apenas o feminino pode gerar uma nova vida.

A esperança

Por possuir uma energia tão afetiva e amorosa, A Imperatriz vem representando, no tarot, a mudança positiva e a superação de dificuldades e problemas. A gravidez representada na iconografia da carta traz a esperança do que está para nascer, a mudança do que é novo e a superação dos obstáculos.

Em uma jogada, esta carta pode simbolizar que os momentos difíceis estão para acabar, trazendo a mensagem de que não se deve perder a esperança, pois a vida se renova sempre.

O equilíbrio

Equilibrando as energias quando a vida se encontra em grande desequilíbrio, a carta d'A Imperatriz no tarot representa uma nova harmonia na vida, como uma balança bem ajustada.

Quando esta carta sai em meio a uma situação de descontrole, ela vem trazendo controle e equilíbrio para uma vida desajustada, mostrando ao consulente que deve sempre tomar cuidado com a instabilidade mental e emocional que está submetido.

A renovação

Como geradora da vida, a carta d'A Imperatriz no tarot traz a renovação. Assim como a deusa Deméter que representa esta carta no tarot mitológico de Liz Greene, esta carta representa a mudança das estações.

A energia da natureza que permeia este arcano mostra que os ciclos são infinitos, como o eterno renascimento, a reencarnação ou a roda do ano e das estações.

Em uma jogada, esta carta pode trazer a mensagem de que as energias ou situações estão se renovando, ou que um novo ânimo chega para substituir o que foi abatido.

O amor materno

Diferente da carta A Papisa, que é fria e distante emocionalmente, a carta d'A Imperatriz no tarot é amorosa e maternal. Ela está gerando uma nova vida e a protege a todo custo, sendo capaz de ir até o submundo para salvar e proteger seu filho.

Em uma jogada sobre a vida familiar, esta carta poderá representar que a questão possui relação com a mãe ou uma figura que exerça o papel materno sobre o consulente.

A abundância

Seja no campo afetivo ou financeiro, a carta A Imperatriz no tarot é carregada de um significado profundo de abundância. Dependendo de em que posição este arcano sai ou de quem o acompanha, ele pode representar a abundância na área consultada.

A riqueza

Quando relativa ao campo financeiro ou profissional, A Imperatriz representa a presença de riquezas ou melhoria da vida no aspecto material. Como uma mulher rica e poderosa, a carta d'A Imperatriz no tarot representa a realização financeira e a estabilidade.

A compreensão

Trazendo em suas mãos tanto o consciente quanto o inconsciente, A Imperatriz no tarot traz a compreensão de coisas profundas e até mesmo de mistérios insondáveis. Uma carta que liga o instinto, o incompreensível, com a razão e a compreensão lógica do mundo, este arcano nos conecta a um conhecimento superior e ao que há de mais elevado.

A carta A Imperatriz do tarot no amor

Pessoa segurando a carta Imperatriz após tiragem de tarot

Sendo a representação do feminino, A Imperatriz é uma mulher amorosa e apaixonada. Continue lendo, e entenda qual é seu significado para os amantes, e qual a mensagem que ela traz no campo do amor!

Para os comprometidos

Aqueles que vivem um relacionamento recebem d'A Imperatriz a mensagem de que este compromisso é sólido e seguro. Há segurança emocional e muito amor na relação dos amantes que recebem A Imperatriz como seu arcano.

Para os solteiros

Já para os solteiros, A Imperatriz traz a mensagem da chegada de novidades, um amor que se aproxima e que trará segurança, estabilidade, além de grande respeito e até mesmo certo grau de adoração.

Para mulheres simboliza a coroação, que a energia da beleza e do amor transbordam, trazendo um amor que irá lhe tratar do jeito que você merece, como uma imperatriz. Já para os homens, simboliza a chegada de alguém que transborda de amor, que trará segurança emocional e delicadeza.

Talvez este novo relacionamento traga até mesmo a cura para feridas emocionais que necessitam de cuidado e atenção.

A carta A Imperatriz do tarot no trabalho

Carta Imperatriz entre outras do baralho cigano

No campo profissional, A Imperatriz representa o sucesso e a renovação profissional. Também pode simbolizar o renascimento em uma situação complicada, a mudança de um ciclo para outro ou até mesmo uma promoção. Por este arcano representar riqueza, ela traz consigo grande perspectiva de sucesso profissional.

Continue a leitura, e descubra exatamente o que a tiragem da carta A Imperatriz representa para a vida profissional do consulente!

Para empregados

É sempre importante lembrar que o significado da carta está intimamente ligado às cartas que a acompanham, sendo necessário se atentar a isso. De maneira prática, dependendo de onde a carta saiu, para quem já está empregado, o arcano d'A Imperatriz pode simbolizar uma promoção ou destaque em seu emprego.

Também pode representar a renovação e a chegada de um novo ciclo, principalmente quando acompanhado de cartas que falem de mudanças e novas oportunidades, tal como a roda da fortuna, o dois de ouros ou o cavaleiro de copas.

Para desempregados

Para quem está desempregado, a carta d'A Imperatriz simboliza a chegada de novas oportunidades, boas notícias e um novo emprego. Devido à sua energia de prosperidade e renovação, geralmente ela traz a mensagem de solução aos desempregados, informando que o período de angústia e privação está chegando ao fim.

Esta interpretação pode ser reforçada dependendo das cartas que acompanharem a tiragem, como por exemplo, O Sol, o Ás de ouros ou o 8 de ouros.

Caso saia acompanhada de uma carta não muito favorável, é sempre necessário analisar a mensagem que essa combinação traz. O novo ciclo está pra iniciar, mas pode ser sufocante ou o novo emprego pode ser exaustivo, caso venha acompanhado de cartas como O Enforcado ou o 8 de espadas, por exemplo.

Um pouco mais sobre a carta A Imperatriz do tarot

Carta Imperatriz do baralho cigano

Na tarologia existem diversas maneiras de se interpretar uma carta ou uma tiragem, sendo que o bom tarólogo deve sempre contar com muito estudo e uma boa dose de intuição, principalmente quando a mensagem que a carta traz é um pouco mais complicada do que se poderia supor.

Tendo isso em vista, existem ainda alguns outros aspectos a se analisar ao interpretar uma tiragem em que A Imperatriz tenha se apresentado.

Carta invertida

A utilização da carta invertida não é uma unanimidade, sendo que alguns tarólogos a usam e outros preferem interpretar sempre a mensagem da carta como ela é, invertendo seu significado dependendo da posição em que ela saia.

De maneira geral, a carta invertida traz a mensagem negativa da carta, pois todos os arcanos, maiores e menores, possuem seu significado inverso. Levando isso em conta, A Imperatriz invertida alerta para intrigas que surgirão. Confusão no entendimento ou atraso em projetos que atrapalharão diversas áreas da sua vida.

Caso a carta saia invertida em uma posição de carta negativa, como na cruz celta onde temos a casa do que se opõe, A Imperatriz retorna para seu significado positivo, significando que não há nada que se oponha ao que foi perguntado.

Em tiragem

Existem diversas maneiras de fazer uma tiragem, não existindo um método único. Cada tiragem responde de determinada maneira a questão que lhe é apresentada, podendo inclusive ter a duração de dias ou de até um ano, como na tiragem do relógio astrológico.

Para uma melhor interpretação é sempre essencial interpretar A Imperatriz no tarot levando em consideração as cartas que a acompanham. Como método oracular, o tarot costuma contar uma história que deve ser compreendida em sua totalidade antes da mensagem ser transmitida.

As cartas que acompanham o arcano d'A Imperatriz dizem muito sobre o significado que ela irá carregar naquela tiragem. Por exemplo, em uma tiragem de três cartas sobre o amor em que ela venha acompanhada pelo 6 de copas e o 10 de paus, A Imperatriz pode indicar a retomada de um relacionamento, mas avisa que esta será negativa e opressora.

Por outro lado, em uma jogada de três cartas para o amor em que A Imperatriz saia acompanhada do 2 de ouros e do Ás de espadas, A Imperatriz traz a mensagem da chegada de um novo relacionamento, apaixonado e repleto de harmonia.

Dicas

Entre as dicas mais importantes para quem deseja interpretar as mensagens trazidas pela carta A Imperatriz no tarot estão a leitura e o estudo constante, bem como dar ouvidos à intuição e ao instinto.

Crie o hábito de tirar para si e para seus amigos, esta é a melhor forma de treinar. Aquele que não consegue tirar o tarot para si mesmo não possui capacidade de interpretar para outra pessoa.

Observe a carta, como ela se apresentou e veja quais aspectos da imagem chamam mais a atenção. A mensagem geralmente está contida no que mais chamou a atenção na hora da tiragem. Caso seja o cetro, a mensagem é para ouvir mais a voz do subconsciente.

O olhar amoroso e paciente traz a mensagem de que tudo está para melhorar e o escudo nos fala sobre a consciência e a compreensão da situação como um todo ou qualquer outro aspecto que possa ser observado.

A carta A Imperatriz no tarot pode indicar dificuldades?

Mulher lendo o baralho cigano

Como todas as cartas de tarot, A Imperatriz tem seu aspecto positivo e seu aspecto negativo, podendo tanto simbolizar a chegada de um bom tempo quanto a chegada de dificuldades.

Tudo irá depender da posição em que este arcano se apresentou ou as cartas que a acompanham, se a carta sai em posição de oposição, invertida ou acompanhada de cartas que representam prejuízo.

De maneira geral, quando tirada em uma consulta de uma única carta e sem considerar a posição invertida, A Imperatriz sempre será uma carta positiva, representando um sim para a pergunta feita.

Autor deste artigo

Formada em linguística antropológica, historiadora, astróloga, taróloga e cartomante, é adepta da crença de que a natureza possui sua própria magia e energia criadora.

Palavras-chave relacionadas


tarot baralho cigano cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.