O Mago no Tarot: história, significado, fundamentos, amor e mais!

O Mago no Tarot: história, significado, fundamentos, amor e mais!

O Mago no Tarot te aconselha a olhar mais para a própria essência e a agir na direção que deseja. Confira no artigo esse e outros significados dessa carta!


O que significa a carta O Mago no Tarot?

Cartas de tarot sobre uma mesa, com a carta o mago virada pra cima

"O Mago", no Tarot, é o primeiro arcano maior e representa tanto inícios quanto finais de ciclos. Nesse sentido, a carta expressa a consciência e aprendizado de cada passo da jornada até aqui, seja no que diz respeito a assuntos pessoais e de autoconhecimento, ou no que diz respeito a aspectos profissionais.

Desse modo, a carta aponta que esse é o momento para ir adiante, pois o universo está em constante movimento, por isso, você também deve caminhar e evitar a estagnação. "O Mago" encoraja a ver o que você aprendeu em seu processo individual e coletivo e a manifestar esses saberes de alguma forma.

Quer saber mais? Confira a seguir qual o significado da carta "O Mago" para o seu propósito de vida, para o amor, o âmbito profissional, pessoal e muito mais!

Fundamentos da carta O Mago no Tarot

Pessoa com cartas de tarot nas mãos

A carta "O Mago", no Tarot, simboliza o mundo espiritual e material, como também as ferramentas necessárias para desbravar ambos os aspectos. Entenda a seguir a história dessa carta e como seus símbolos indicam pontos importantes para a sua vida.

História

Na Idade Média, indivíduos que ficavam em praças fazendo apresentações e utilizando objetos, assim como o mago, eram acusados de charlatanismo. Visão que influenciou o fato de em baralhos franceses essa carta ter um caráter pejorativo, porém, esse termo foi modificado em outros tarôs representando apenas um praticante de magia.

"O Mago" utiliza diversas ferramentas que podem ser traduzidas como os 4 naipes que compõem os arcanos menores, sendo bastões o símbolo do naipe de paus, moedas o símbolo de ouros, taças o símbolo de copas e facas o símbolo de espadas.

Já em outro tipo de Tarot (o Rider Waite) encontram-se objetos que correspondem aos quatro elementos da natureza, a adaga representa o ar; a varinha, o fogo; a taça, a água e o pentáculo, a terra.

Iconografia

"O Mago", no Tarot, possui diversas ferramentas, e isso indica que tudo que um indivíduo precisa já está ao seu alcance. Essa carta simboliza um processo de autoconhecimento no qual a pessoa é capaz de perceber que tem as ferramentas para começar a agir e buscar algum tipo de mudança.

Desse modo, é um sinal para ir além da situação em que está atualmente, sendo que pode referir-se a diversos aspectos da vida, ou seja, mudança de hábitos, reflexões internas, alguma questão material, entre outras possibilidades.

Na carta as mãos do mago apontam para cima e para baixo, nesse sentido, está simbolizando o mundo material e espiritual, pois entende-se que aquilo que é divino também é, de alguma forma, mundano, portanto, aponta para o equilíbrio desses dois mundos.

Significados da carta O Mago no Tarot

imagem de pessoa com os braços abertos, em pose de poder

O arcano "O Mago", no Tarot, aconselha a cultivar diversos aspectos positivos, a fim de manifestar a própria essência, podendo viver com mais paz, equilíbrio e bem-estar. Descubra a seguir o significado desta carta em relação a poder, habilidades, vitalidade e muito mais.

Poder

O arcano "O Mago" simboliza poder, no sentido de agir com consciência e a partir disso alcançar plenitude. Dessa forma, é preciso considerar que os pequenos tombos valeram a pena para que você conseguisse ter a mentalidade e aprendizados que tem hoje.

Além disso, representa renovação, para entender o que é essencial e deixar para trás o que não agrega. Ainda indica uma fase ideal para estudar, dominar um assunto e, de alguma forma, expressar-se.

Habilidade

A carta "O Mago" traz o significado de força, habilidade e concentração, dessa forma, impulsiona a realização de sonhos e desejos. A habilidade está relacionada à capacidade de expressão e ação, para colocar dons em prática, pois aquilo que já existe na sua essência é a chave para caminhar em equilíbrio.

Esse arcano lembra que tudo o que você precisa está agora ao seu alcance, mesmo que você não consiga enxergar. Ao tirar essa carta, a vontade de realização pode estar acentuada, sendo assim, é preciso confiar cada vez mais na intuição e agir sem medo.

Vitalidade

"O Mago" indica vitalidade e disposição, dessa forma, se você tirou essa carta, pode esperar por um período de boa saúde. Mas, a ansiedade e o estresse podem prejudicar seu bem-estar físico e psicológico, por isso, encontre formas de acalmar os ânimos. Uma dica para isso é fazer meditações.

Outras opções são utilizar medicamentos naturais, cristais e até mesmo a arte como mecanismo terapêutico. Você deve dar espaço para descobrir o que alimenta o seu espírito e proporciona momentos de presença e paz. Além do mais, a carta é um sinal para que você aja com cautela, pois boas energias apontam a seu favor, mas é preciso refletir antes de tomar decisões.

Inspiração

A carta "O Mago" aparece com intuito de apontar inspiração, sendo ela representada pela figura do cálice. Dessa forma, você deve agir na direção que deseja e expressar sua criatividade, pois isso irá trazer leveza e paz de espírito.

Além disso, prestar atenção no que diz é fundamental, pois a palavra é algo muito importante e deve ser usada com consciência, pois, caso contrário, ela se torna algo devastador, portanto cuidado com o que você diz. Além disso, a carta ainda sugere que você tenha calma e observe a vida como ela é, pois você precisa saber lidar com o caos da realidade.

A carta O Mago do Tarot no amor

casal segurando nas mãos um coração

No amor, a carta "O Mago" traz uma mensagem de significado positivo, tanto para os comprometidos quanto para os solteiros, isso porque ela simboliza um momento de intensidade e sinceridade nos vínculos afetivos. Confira a seguir.

Para os comprometidos

Para os comprometidos, "O Mago" no amor está ligado à energia masculina, ou seja, Yang, por isso, exerce determinação para agradar a pessoa amada, como também pensamento lógico, mas sem se afastar da intuição.

Sendo assim, promove criatividade para cativar o parceiro, porém também aponta que você procura a perfeição dentro da relação, acreditando que a outra pessoa não é ideal. Para resolver isso é preciso pensar com calma o que deseja em um compromisso amoroso.

Para os solteiros

Para os solteiros essa carta traz uma boa notícia, pois sugere a chegada de um novo amor, podendo ser uma parceria profunda e enriquecedora. Mas para isso é preciso arriscar e utilizar todo o seu poder de conquista.

Essa carta sugere determinação, para lutar por quem tem interesse, já que em uma relação é necessário demonstrar o afeto, por isso, não tenha medo de ser você. "O Mago" impulsiona a ter coragem para agir com o coração, dando espaço para a sensibilidade.

O Mago do Tarot no trabalho

imagem de uma entrevista de emprego, pessoas dando as mãos

No trabalho, a carta "O Mago" sugere novas oportunidades e parcerias, para os empregados e desempregados, mas para isso é preciso ação, como também confiança para acreditar no seu potencial e ir em frente. Confira abaixo.

Para empregados

Para aqueles que estão empregados, a carta "O Mago" é um sinal para ir em frente na conquistas dos seus objetivos, buscando crescimento, pois você já aprendeu muito até aqui e deve colocar seus conhecimentos em prática.

Dessa maneira, boas oportunidades podem surgir, portanto, tenha fé e determinação que logo os resultados chegarão até você. Além disso, esse é o momento ideal para pontuar o que é importante e livrar-se do que atrasa sua vida, pois você já consegue reconhecer seu valor e ter consciência para trilhar caminhos mais vantajosos.

Para desempregados

Para os desempregados, o arcano "O Mago" sugere um momento de confiar e ter fé que novas oportunidades podem surgir, porém é preciso agir, então não espere que seus problemas se resolvam sozinhos. O universo está em constante movimento e você deve caminhar em conjunto.

Outro ponto é que você já tem habilidades e aprendizados necessários para fazer grandes modificações na sua vida profissional, sendo assim, tenha coragem para arriscar e caminhar na direção dos seus sonhos.

Um pouco mais sobre a carta O Mago do Tarot

pessoa apontando para carta de tarot

Apesar do arcano "O Mago" trazer muitos significados positivos, ele também aponta para mensagens negativas. Isso sempre ocorre na tiragem de Tarot quando sai uma carta invertida, porém não deve ser motivo de desespero, pois ela apenas te aconselha a fazer mudanças importantes. Confira a seguir o sentido da carta invertida, dicas e muito mais.

Carta invertida

A carta "O Mago" quando sai invertida simboliza manipulação, ganância, talentos inexplorados e mau planejamento. Dessa forma, provavelmente você já sabe o que deseja para sua vida, mas não começou a agir, como também é possível que você não tenha dado espaço para seus talentos naturais.

Nesse sentido, não tente saber como fazer algo, comece a agir e o universo mostrará o caminho, por isso, você precisa cultivar a fé, a coragem e a conexão com a intuição. Outro significado possível é de que seu desejo de realização pode ter diminuído por conta da perda de sentido.

Por isso, sua essência te convida a voltar atrás e repensar, mas não pense demais e para não acabar deixando de colocar planos em prática. Não se esqueça de que você já tem as ferramentas necessárias para manifestar suas qualidades e competências.

Saúde

Para a saúde, a carta "O Mago" traz ótimas notícias, pois sugere um ciclo de disposição e vitalidade, tanto física quanto mental. Mas, isso só é possível se você caminhar nessa direção, portanto, cultive boas práticas e hábitos, como fazer exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada.

Dessa maneira, essa carta é um sinal para mudar suas atitudes em prol do seu desenvolvimento e saúde, pois com essa postura você poderá evitar problemas futuros, bem como manter a plenitude no momento presente.

Em tiragem

Em uma tiragem, o arcano "O Mago" pode ter diferente significados, dependendo da pergunta e das demais cartas que acompanham o jogo, mas no geral, é uma carta positiva já que aponta novas oportunidades, mudanças positivas e crescimento em diversas áreas, como profissional, pessoal, na saúde, nos relacionamentos, entre outras.

Mas essa carta convida a ter coragem e determinação para agir na direção que deseja, além disso, relembra que você é protagonista da sua história, por isso, é capaz de criar a realidade que anseia viver. Desse modo, é importante afastar-se de velhos hábitos nocivos e conectar-se cada vez mais à essência e à intuição.

Dicas

As dicas para quem tirou a carta "O Mago" são confiar na sua intuição e nos seus talentos, pois a figura representada nesse arcano tem várias ferramentas para agir e colocar ideias em prática.

Ela também aconselha a repensar o que não está funcionando, aprendendo a lidar com mudanças, pois elas são necessárias e trazem crescimento. Talvez, você venha agindo de forma errada nos seus projetos ou mudou de opinião ao longo do tempo, por isso, você deve repensar o que quer, mas não fuja da sua essência.

A carta O Mago significa que preciso agir?

pessoa pulando de uma montanha para a outra

A principal mensagem da carta "O Mago" é a necessidade de agir. Ela diz que você está pronto para manifestar seus dons, ideias e anseios. Sendo que também indica um período de disposição e vitalidade, por isso, você não tem desculpas para não começar a colocar seus sonhos e objetivos em prática já.

Além do mais, a carta sugere que você não deve procurar fora o que habita dentro de si, ou seja, você precisa confiar na sua intuição e dar espaço para expressar a sua essência, apenas assim você poderá caminhar na direção certa.

Quando você se conecta consigo mesmo o universo tende a colaborar a seu favor, isso ocorre porque você age com verdade e não busca ser algo que não é. Esse arcano recomenda enxergar vida com mais leveza, portanto você deve caminhar, mas não deixe o medo, a insegurança, a ansiedade e o estresse tirarem sua paz e equilíbrio no percurso.

Autor deste artigo

Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia combinações

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.