4 de Ouros no tarot: significado da carta no amor, trabalho e mais!

4 de Ouros no tarot: significado da carta no amor, trabalho e mais!

O 4 de Ouros está diretamente ligado aos objetivos práticos e às conquistas materiais. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo.


O que significa a carta 4 de Ouros no tarot?

Carta 4 de Ouros no tarot

O 4 de Ouros é um arcano menor do naipe de Ouros e do elemento Terra. Assim, ele está diretamente ligado aos objetivos práticos e às conquistas materiais. Devido a isso, a carta sugere que as pessoas que a encontram durante uma leitura de tarot têm a tendência a se tornarem egoístas e avarentas.

Além disso, esse arcano também fala bastante sobre o apego ao passado, especialmente às experiências negativas. Dessa forma, elas afetam boa parte das decisões do consulente e podem acabar fazendo com que ele sinta medo em um sentido amplo da palavra.

Ao longo do artigo, esses significados serão explorados em maiores detalhes. Além disso, serão consideradas também as mensagens do 4 de Ouros para diversas áreas da vida, como o amor, trabalho, finanças e saúde. Continue a leitura para saber mais respeito dos comunicados desse arcano.

Fundamentos da carta 4 de Ouros

Mãos femininas sobre uma mesa com cartas de tarot e outros objetos esotéricos

Conhecer os fundamentos de uma carta é essencial para conseguir interpretá-la de maneira precisa em uma leitura de tarot. Assim, pontos como história, iconografia, naipe e o elemento que rege um determinado arcano precisam ser conhecidos para fornecer ao consulente um significado mais certeiro e que ele realmente possa aplicar na sua vida.

Portanto, esses aspectos do 4 de Ouros serão abordados em maiores detalhes na próxima seção do artigo. Em linhas gerais, trata-se de um arcano menor do naipe Ouros e vinculado ao elemento Terra. A sua iconografia indica uma pessoa que desistiu de conquistar a fortuna, mas ainda se apega bastante aos aspectos materiais da vida.

A seguir, essas questões serão mais detalhadas. Continue a leitura do artigo para descobrir mais a respeito dos fundamentos do 4 de Ouros.

História

Em termos de história, o 4 de Ouros fala a respeito de um homem que é obcecado pelo dinheiro. O seu materialismo é tão forte que os seus pés aparecem apoiados sobre moedas. Além disso, ele está no topo de uma cidade, mostrando a sua incapacidade de seguir em frente devido às próprias ambições e ao que elas geram no seu interior.

Portanto, ainda que a figura estampada na carta pareça poderosa, ela mostra alguém que está sempre sozinho e que se concentra somente no materialismo. É possível que o homem retratado tenha perdido tudo o que possuía e por isso tenha um apego imenso pelo passado.

Iconografia

O 4 de Ouros mostra um homem sentado em uma cadeira e ele possui uma postura de realeza. Entretanto, essa característica pode ser questionada por algumas pessoas que não acreditam na imagem que o arcano deseja passar. Dessa forma, a sua coroa não é o suficiente para que lhe chamem de rei.

Isso é potencializado devido ao fato de que o homem representado na carta não aparece sentado em um trono. Então, esses pontos específicos podem simbolizar que ele desistiu de buscar a fortuna, ainda que os adornos usados por ele demonstrem o seu apego pela riqueza – especialmente a moeda que aparece nas suas mãos.

O naipe de Ouros

O naipe de Ouros fala sobre os aspectos materiais e sobre as posses. Assim, ele está associado a características mais objetivas e que são importantes para alcançar um objetivo de ordem prática. Logo, tudo o que é relacionado com o dinheiro está ligado com esse naipe, inclusive as questões de trabalho.

Portanto, Ouros é uma representação da capacidade que as pessoas têm de concretizar os seus desejos e de alcançar o sucesso. O naipe também tem associação com os processos que são necessários para que uma pessoa atinja a evolução pessoal.

Elemento Terra

O elemento responsável pelo naipe de Ouros é a Terra. Trata-se de um elemento ligado às questões de ordem prática e às preocupações materiais em geral. Além disso, fala bastante a respeito da segurança e dos fundamentos da vida de uma maneira geral.

Além disso, a Terra aborda a forma como lidamos com o corpo físico e com a vida financeira. Indica praticidade e realismo nessas questões, bem como para todas as outras áreas da vida de uma pessoa. Assim, quem é regido por esse elemento se volta para a construção de estruturas duráveis.

Significados da carta 4 de Ouros

Cartas de tarot e duas pedras coloridas sobre uma mesa

O 4 de Ouros é uma carta que fala a respeito do medo, do apego ao passado e da possibilidade de que o consulente se torne avarento devido a essas características. Assim, o arcano sugere que as falhas que aconteceram em momentos anteriores podem estar reverberando no presente, fazendo com que você tenha medo de perseguir os seus sonhos.

Esse medo gera um apego pelos fracassos e pelo que passou, impedindo o consulente de olhar para frente. A depender da forma como ele se fixa nesse papel, pode acabar se tornando uma pessoa extremamente materialista e avarenta, que não acredita que alguém tem o seu bem-estar em mente.

Devido aos fatos destacados, existe a chance de que quem encontra o 4 de Ouros em uma leitura de tarot também se torne uma pessoa possessiva, que sentirá medo de perder tudo o que acredita possuir, quer se fale de bens materiais ou do afeto das pessoas que ainda mantém na sua vida.

Continue a leitura para saber mais dos significados desse arcano menor.

Medo, receio e apego

Em uma leitura de tarot, o 4 de Ouros é indicativo de que você não deve ter medo de realizar os seus projetos de vida. É possível que o consulente esteja estagnado e tenha receio de seguir adiante, mas desde que as suas atitudes sejam moderadas, não existe motivo para não tentar alcançar o que quer.

Logo, procure agir porque a carta funciona como um alerta das boas oportunidades que você pode deixar passar por estar apegado a sentimentos de egoísmo e avareza gerados por tentativas falhas do passado. Isso não necessariamente precisa ser ruim, porque a desconfiança pode ser uma forma de defesa, mas não deixe que ela te paralise.

Controle e estabilidade

Quando o 4 de Ouros aparece em um jogo, ele indica a necessidade de controle. Entretanto, é necessário olhar para isso com atenção porque ser responsável e buscar a estabilidade é diferente de nunca sair do lugar. Se o seu desejo por controlar as situações da sua vida está te deixando preso, é a hora de rever essa ideia.

Ficar parado no tempo é negativo para qualquer um, mas se torna potencializado pela presença do 4 de Ouros na leitura de tarot. O arcano sugere que o consulente é uma pessoa que não tem medo de lutar pelo que deseja, mas não está sabendo focar as suas energias.

Orgulho e ambição desmedida

Devido à associação do naipe Ouros com o dinheiro, as suas cartas todas estão associadas de alguma forma à ambição no sentido financeiro. Portanto, no caso específico do 4 de Ouros, é necessário tomar cuidado para não tornar essa característica algo desmedido, transformando-se em uma pessoa materialista.

Além disso, a presença do 4 de Ouros na leitura de tarot também indica uma forte tendência ao orgulho. Ele está diretamente conectado à sensação de desconfiança que terceiros te geram, mas pode acabar te impedindo de atingir o conforto que você deseja porque te impede de admitir os seus anseios de forma explícita.

Necessidade de mais flexibilidade

O consulente que encontra o 4 de Ouros em um jogo está recebendo um aviso sobre a sua necessidade de ser mais flexível. Como ele não deseja ser enganado de novo, a sua desconfiança faz com que se torne uma pessoa incapaz de ceder e de acreditar que alguém além dele mesmo tem seu bem-estar como prioridade.

Portanto, é importante ser capaz de aprender com os erros do passado, mas deixar que eles reverberem por toda a sua vida, te transformando em alguém inflexível, é algo danoso. Ao encontrar o 4 de Ouros no seu jogo, o recado é exatamente que você precisa aprender a se desapegar do passado para progredir.

Avareza e possessividade

O materialismo intrínseco do 4 de Ouro aponta para o fato de que o consulente pode se tornar alguém avarento devido ao seu apego excessivo pelos bens que conquistou ou deseja conquistar. Além disso, existe a tendência que ele se torne possessivo com as pessoas que gosta por ter medo de perdê-las.

Porém, é importante começar a perceber que é possível levar uma vida mais leve, sem tanta desconfiança. Assim, o arcano menor é indicativo de que o seu coração precisa estar aberto para as novidades, evitando a estagnação e o domínio da avareza.

4 de Ouros no amor

Casal se abraçando com uma mulher sorrindo

Quando se fala a respeito do amor, as mensagens do 4 de Ouros tendem a ser mais animadoras. Entretanto, o consulente que encontra essa carta na sua leitura ainda precisará enfrentar alguns desafios relacionados à sua posessividade e ao seu egoísmo.

No que se refere ao sentimento de posse, ele aparecerá mais para as pessoas que já estão comprometidas. Assim, elas precisarão tentar se lembrar que a liberdade é necessária para não sufocar os seus parceiros. O egoísmo, por sua vez, vai se manifestar para os solteiros, que conhecerão uma pessoa especial, mas precisarão compreender que um relacionamento é construído cm base na ideia de compartilhar.

A seguir, os significados do 4 de Ouros no amor serão explorados em maiores detalhes. Continue a leitura do artigo para saber mais a respeito disso.

Para comprometidos

Para quem está em um relacionamento, o 4 de Ouros traz uma mensagem positiva. O arcano menor é indicativo de solidez e você perceberá estabilidade na relação. Além disso, a fase será bastante agradável caso você tome os cuidados indicados pela carta.

Entre esses cuidados vale destacar que você não deve deixar o sentimento de posse tomar conta de você. Isso pode acabar sufocando o seu parceiro e anulando a positividade sugerida pelo 4 de Ouros. Portanto, faça de tudo para dar a liberdade que o seu parceiro precisa.

Para solteiros

As pessoas que estão solteiras recebem avisos positivos do 4 de Ouros. Assim, é possível que alguém especial surja no seu futuro próximo. Essa pessoa será interessante e vai chamar a atenção imediatamente. Porém, para conseguir fazer com que tudo dê certo entre vocês será necessário deixar de lado o egoísmo.

É importante lembrar que um relacionamento deve ser baseado em compartilhar. Portanto, encontrar uma forma de se doar e de esquecer os fracassos do passado, especialmente no campo amoroso, é a única forma de conseguir levar à frente esse novo amor.

4 de Ouros no trabalho e vida financeira

Homem trabalhando com um copo de café na mão sentado em uma mesa com notebooks e uma mulher ao fundo

O naipe de Ouros possui ligação direta com o dinheiro devido à sua história. O símbolo era associado com os comerciantes e, portanto, as suas cartas trazem uma série de mensagens a respeito da carreira e da vida financeira quando aparecem em leituras de tarot.

Isso se repete com o 4 de Ouros, que alerta a respeito da importância afastar características como o egoísmo, a avareza e a desconfiança da sua carreira. Além disso, o arcano avisa que a prosperidade pode estar mais próxima do que o consulente imagina, mas que ele precisará ter confiança nas suas habilidades e trabalhar com afinco para chegar onde deseja.

Como forma de ampliar os significados do 4 de Ouros no trabalho e na vida financeira, a próxima seção do artigo vai se dedicar a falar a respeito disso em maiores detalhes. Continue a leitura para saber mais.

Para empregados

Caso você esteja empregado e encontre o 4 de Ouros em uma leitura de tarot, isso significa que as coisas no âmbito do trabalho vão caminhar da melhor forma possível. O arcano menor indica que a situação da sua carreira é estável e boas oportunidades vão surgir nesse sentido. Além disso, o seu esforço será reconhecido em breve.

Portanto, procure não deixar sentimentos de desconfiança prejudicarem o que você tem construído. É importante lembrar-se de que os elogios podem ser sinceros e não somente uma forma de tentar te enganar. Não deixe a negatividade tomar conta dos seus pensamentos.

Para desempregados

Para aqueles que estão desempregados, o 4 de Ouros traz uma mensagem a respeito da importância da persistência. Assim, por mais que as coisas não estejam acontecendo da forma com você deseja, procure insistir na sua busca por trabalho. Essa dedicação será recompensada e você conquistará boas oportunidades graças ao seu esforço.

Mais uma vez, o arcano menor lembra da necessidade de não se deixar dominar pelos sentimentos negativos. A desconfiança é importante para não te fazer entrar em situações que podem ser tornar ruins rapidamente, mas ela não deve ser o seu guia nessa busca por trabalho.

Situação financeira

Quando se fala sobre a vida financeira, o 4 de Ouros ressalta que ela será próspera. Entretanto, para que você se realize nesse sentido é necessário ter fé nas suas capacidades e habilidades, assim como trabalhar duro para conseguir mostrar o seu valor. Logo, o conforto que você deseja vai fazer parte da sua vida em breve, mas ele não virá de forma fácil.

Assim, procure evitar que a avareza te domine agora. Também procure não agir com egoísmo diante de situações envolvendo o dinheiro. Tudo isso pode ser uma trava para o seu progresso financeiro.

Combinações com a carta 4 de Ouros

Três cartas de tarot juntas, em destaque a carta O eremita

É possível afirmar que as combinações do tarot têm o poder de amplificar o significado das cartas presentes em uma leitura .Isso pode acontecer tanto de forma positiva quanto de forma negativa e, na verdade, tudo depende de uma série de fatores dentro do jogo.

Assim, essa seção do artigo vai destacar algumas combinações positivas e negativas para o 4 de Ouro. Em geral, quando a carta se alia com A Força e A Torre, ela tem as suas características materialistas acentuadas de uma forma que não é benéfica e indica excessos. Por outro lado, O Louco e O Eremita trazem bons presságios para a vida financeira.

Caso você queira conhecer esses significados em maior profundidade, continue a leitura do artigo para descobrir mais a respeito do 4 de Ouros quando combinado com outros arcanos.

Combinações positivas

Entre as combinações positivas para o 4 de Ouros é possível destacar O Louco e O Eremita. Assim, enquanto o primeiro fala a respeito de dinheiro inesperado e funciona como um indicativo de que novos lucros podem surgir na vida do consulente, o segundo sugere que ele conhecerá uma pessoa rica e ela se tornará um bem feitor na sua vida.

Em ambos os casos, as cartas potencializam os aspectos materialistas do 4 de Ouros, mas sem trazer consigo as conotações de egoísmo presentes na carta. Isso está ligado ao fato de que os acontecimentos serão inusitados ou então que a riqueza será provida por outras pessoas, algo que fará com que o consulente precise confiar no acaso e em terceiros para conseguir atingir os seus objetivos.

Combinações negativas

Em termos de combinações negativas, é possível destacar que A Força, A Torre e A Imperatriz não trazem significados positivos quando se aliam ao 4 de Ouros. Isso acontece porque elas falam a respeito de excessos e também acentuam a possessão trazida por esse arcano.

Em termos de excessos, é possível destacar que eles estão contidos tanto em A Força quanto em A Torre. Sobre a primeira, vale pontuar que o consulente colocará muita paixão e energia no seu trabalho, podendo cometer alguns exageros. A segunda, por sua vez, destaca a necessidade de poupar dinheiro para evitar perdas.

Por fim, no que se refere à possessão, A Imperatriz indica uma figura materna que não pretende desapegar de você. Entretanto, ela também pode indicar um amor que está te sufocando.

Um pouco mais sobre a carta 4 de Ouros

Pessoa sentada e de frente para uma médica, foto sem mostrar o rosto das pessoas.

A carta 4 de Ouros também pode aparecer em leituras voltadas para a saúde. Nesse campo, ela é indicativo de que o consulente precisa ter mais atenção a esses aspectos da sua vida, quer se fale a respeito do físico ou do emocional.

Além disso, o arcano menor também pode aparecer em tiragens do tipo sim ou não, bem como na sua posição invertida. Nesse sentido, ele revela ainda mais informações a respeito do questionamento do consulente, assim como oferece mais dicas e mais desafios que precisam ser superados.

A próxima seção do artigo vai se dedicar a abordar esses pontos em maiores detalhes. Portanto, se você deseja saber mais sobre isso, continue coma leitura.

Na saúde

Se a sua leitura de tarot foi realizada com base em uma pergunta sobre a saúde, é válido ressaltar que o 4 de Ouros indica a possibilidade de doença. Porém, o arcano também denota a chance de sofrimento no campo emocional e, dessa forma, se mostra pouco positivo para essa área da vida.

Logo, é importante ter em mente que será necessário romper uma série de barreiras após encontrar o 4 de Ouros em uma leitura sobre saúde. Caso você seja uma pessoa que se apega muito às preocupações cotidianas, o seu corpo vai acabar respondendo a isso de forma negativa.

Carta invertida

Quando o 4 de Ouros aparece invertido em uma tiragem de tarot, a carta se torna um obstáculo e passa a mensagem de que você está se tornando mesquinho.

Esse comportamento vai atrapalhar o seu progresso e vai te impedir de solucionar os seus problemas. Portanto, a tendência é que você fique preso em uma situação de manipulação que tornará o seu espírito cada vez mais fraco.

Devido aos fatos destacados, é preciso que o consulente faça uma avaliação a respeito das origens de toda essa energia negativa. Caso isso não seja feito com urgência, a situação vai se tornar cada vez mais sufocante e a tendência é que um problema simples se multiplique em vários outros.

Tiragem do sim ou não

Quando o 4 de Ouros aparecem em uma tiragem do sim ou não, em geral, ele indica uma resposta positiva para o questionamento feito, independente da área da vida. Porém, existem alguns avisos a respeito do arcano nesse modelo de leitura.

Dessa forma, ainda que a sua resposta seja favorável, ele indica que o curso das coisas dependerá da postura adotada pelo consulente. Assim, caso ele escolha manter tudo da forma como está, será necessário ter muito cuidado, visto que algumas coisas não estão se mostrando exatamente positivas e a carta pede ajustes.

Desafios

Os principais desafios para quem encontra o 4 de Ouros em uma tiragem de tarot estão ligados ao controle do egoísmo e da avareza. Por se tratar de uma carta que tem ligação com objetivos práticos e com o dinheiro, ela pode fazer com que o consulente se torne muito focado em si mesmo e nas suas conquistas financeiras.

Portanto, é importante lembrar que o foco no trabalho e nas conquistas dessa natureza é, sim, importante, mas não ao ponto de deixar que ele prejudique todas as áreas da vida. Procure manter o equilíbrio e compreender que a desconfiança pode ajudar, mas não quando é excessiva.

Dicas

Uma dica importante para o consulente que encontra o 4 de Ouros na sua leitura de tarot é tomar cuidado com a posessividade, quer ela esteja aplicada aos aspectos materiais da sua vida ou então aos seus relacionamentos, especialmente afetivos. Procure se lembrar que a liberdade é algo importante e que deve ser cultivado.

Dessa forma, quando se fala sobre o amor, tente não sufocar o seu parceiro. No campo da carreira, lembre-se de que as conquistas materiais se tornam ainda mais valorosas quando elas são compartilhadas com as pessoas importantes.

A carta 4 de Ouros pode indicar apego desmedido?

Foto de um dicionário na língua inglesa com destaque para a palavra "avarice"

É possível afirmar que o 4 de Ouros pode representar apego desmedido, especialmente quando se fala a respeito de situações do passado e a aspectos materialistas. Sobre o passado, quando esse arcano aparece em uma leitura de tarot, ele indica que o consulente não consegue se desprender do que aconteceu com ele, especialmente das coisas negativas.

Dessa forma, essa negatividade reverbera no presente e afeta as suas decisões, gerando um apego pelos aspectos materialistas da vida. É possível que muito disso esteja ligado às dificuldades financeiras sentidas m momentos anteriores e, portanto, o consulente esteja apegado à sua situação mais confortável da atualidade.

Entretanto, é muito importante ter atenção a esses aspectos para garantir que isso não te transforme em uma pessoa egoísta e avarenta, algo que o 4 de Ouros indica que pode acontecer com aqueles que o encontram em uma leitura de tarot.

Significado da carta A Torre no Tarot: para o amor, o trabalho e mais!

https://sonhoastral.com/articles/563

A Torre indica mudanças na vida de quem a encontra em um jogo de Tarot. Quer saber mais sobre essa carta? Leia o nosso artigo explorando os significados.

O Eremita no Tarot: história, significado, fundamentos, amor e mais!

https://sonhoastral.com/articles/866

A carta O Eremita sugere reclusão e transformação interna. Acompanhe neste artigo essa interpretação e muitas outras!

Rainha de Ouros no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

https://sonhoastral.com/articles/1002

A carta da Rainha de Ouros no Tarot simboliza prosperidade e abundância. Leia este artigo para saber mais sobre o seu significado em todas as áreas da sua vida!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


tarot números

Artigos relacionados


Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Número de destino: Significados, como calcular e muito mais!

Você sabe qual o seu número de destino e como ele pode influenciar sua vida? Veja nesse artigo como calculá-lo e o significado de cada um deles. Confira!


Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Numerologia do nome artístico: Significados, influências, como calcular e mais!

Quais são os segredos para um nome de sucesso? Confira no artigo e saiba como criar a imagem que você deseja e acentuar qualidades ligadas à carreira artística.


Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Cálculo de vidas passadas: O que é, como funciona, como calcular e mais!

Descubra a influência que os números do seu nascimento têm no cálculo de vidas passadas. Confira em nosso artigo e aprenda como funciona e calcule!


Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Numerologia de carros: Significados, como calcular e muito mais!

Sabia que os números no seu carro têm revelações a fazer? Portanto, confira em nosso artigo a numerologia de carros e entenda tudo sobre o assunto!


Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Números iguais: Na numerologia, suas energias e muito mais!

Entenda o significado dos números iguais no seu cotidiano, saiba a mensagem que os anjos tem enviado para você! Confira tudo isso em nosso artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.