6 de Ouros no Tarot: significado da carta no amor, trabalho e mais!

6 de Ouros no Tarot: significado da carta no amor, trabalho e mais!

Altruísmo, generosidade e materialização são os pontos centrais da carta 6 de Ouros no Tarot. Leia nosso artigo para saber mais!


O que significa a carta 6 de Ouros no Tarot?

Carta 6 de Ouros do Tarot em fundo preto.

A carta 6 de Ouros simboliza a expansão dos aspectos materiais a partir do aperfeiçoamento dos processos. A relação entre o arcano e o que é tangível é expressiva, trazendo ênfase a questões como dinheiro, posses e trabalho. O 6 de Ouros é um convite para tomar decisões com consciência a respeito de seus impactos.

Mais do que isso, a carta indica o caminho para transbordar recursos. Na prática, trata-se de usar a generosidade a serviço dos demais, como forma de compartilhar as materializações alcançadas. O 6 de Ouros, dependendo do contexto da leitura, também pode indicar a generosidade como caminho para encontrar estabilidade.

Se você tem metas a realizar, como cursos e oportunidades de emprego, a carta sugere um momento favorável para colocar em prática. Siga a leitura e saiba mais sobre os significado do 6 de Ouros no jogo de Tarot!

Fundamentos da carta 6 de Ouros

carta 6 de Ouros do Tarot em fundo branco.

O 6 de Ouros é um chamado para mais equilíbrio e manifestações materiais. Seus significados são amplos e alcançam todas as áreas da vida, já que a generosidade é um atributo muito maior do que o próprio dinheiro. A criação de bases sólidas e a materialidade dos bens e recursos financeiros também são os fundamentos da carta.

Confira, a seguir, um pouco mais sobre sua história, iconografia e atributos!

História

O arcano 6 de Ouros surgiu como uma representação de Dédalo e rei Minos, de Creta. Como cada carta tem uma iconografia particular, pode-se entender essa como uma cena na qual Dédalo se ajoelha diante do rei. O governante segura um presente dourado, como um sinal de apadrinhamento.

A partir disso, a história sinaliza o equilíbrio que surge com a benevolência. Aqui, a caridade e a generosidade se mostram formas de recuperar as perdas e reveses sofridos ao longo da vida. Compartilhar bens e posses é um meio para expandir riquezas, o que também convida à reflexão sobre o merecimento.

Dédalo surge como uma figura ambivalente, aspecto também demonstrado pelo 6 de Ouros. Vindo de uma vida sem riqueza, é nesse momento em que ele encontra a oportunidade de recomeçar. O inesperado que acontece na vida também é representado na história da carta.

Iconografia

O simbolismo da carta 6 de Ouros envolve o contraponto entre a riqueza e a falta dela. De um lado, o manto púrpura do homem que tem posses representa a prosperidade e o status social da época. Do outro, estão aqueles desprovidos de abundância. Juntos, eles representam o equilíbrio e o compartilhamento, além do contraponto da coexistência de ambos.

O naipe de Ouros

O naipe de Ouros invoca questões materiais. Sortear cartas desse naipe é como se ver diante de diretrizes para as realizações pretendidas, já que Ouros tem muito a ver com posses, dinheiro, investimentos e lucros. É o naipe que discute o poder que o indivíduo tem de realizar o que deseja.

Assim, Ouros traz à tona uma força que integra prosperidade e mundo físico. Afinal de contas, é por meio de negócios e projetos que as conquistas materiais se manifestam. Contratos são outras temáticas amplamente representadas pelo naipe do losango, ou, ainda, pelo diamante.

Elemento Terra

O elemento Terra, no Tarot, representa um chamado à materialização e ao plano palpável do mundo. Isso porque a terra é a base para construir, expandir e transformar os aspectos da mente em realizações fisicamente concretas.

A carta 6 de Ouros tem relação com o elemento, já que possui moedas em seu desenho. O dinheiro representado apresenta forte conexão com o conceito de Terra, uma vez que posses financeiras são entendidas como mundanas por muitas pessoas. Além disso, esse elemento representa todo o tipo de construção: das finanças aos relacionamentos.

Significados da carta 6 de Ouros

Mulher segurando deck de cartas de Tarot sobre mesa.

Quem encontra o 6 de Ouros no jogo de Tarot está diante de presságios positivos, que convocam a tomar as rédeas das situações. A carta representa a divisão como forma de compartilhar bênçãos recebidas na vida, levando mais abundância às pessoas. Para quem espera boas oportunidades e conexões profissionais, é um arcano favorável.

Siga a leitura e se aprofunde nos significados do 6 de Ouros!

Equilíbrio entre interesses e expectativas

Um dos principais significados do 6 de Ouros diz respeito ao equilíbrio diante das situações. As frustrações ocorrem devido às expectativas que são criadas e a carta convida a refletir sobre os próximos passos. A melhor estratégia a seguir, muitas vezes, vai na contramão dos interesses do indivíduo, parecendo imprópria, em um primeiro momento.

Fazer escolhas e se colocar são aspectos importantes, mas tudo deve ser feito de forma balanceada. O número 6 tem na harmonia um de seus principais significados, o que também se manifesta na carta. Por isso, controlar as expectativas é indispensável para compreender o momento certo de agir e recuar. A carta reforça, ainda, o equilíbrio entre dar e receber.

Esse conceito guia envolvimentos saudáveis e projetos bem-sucedidos no campo material e nos demais.

Compreensão das limitações

O equilíbrio proposto pelo número 6, em sua essência, é o ponto de partida para entender a dinâmica das tomadas de decisões. Em muitos momentos, o mais indicado é recuar. Essa retirada estratégica tem a ver com o tempo necessário para construir e depende da compreensão das limitações do ser.

Por isso, sortear o 6 de Ouros no Tarot é uma rica oportunidade de avaliar quais são os bloqueios temporários na vida. Além disso, é hora de tomar caminhos inteligentes e utilizar as limitações como força propulsora. Compreender os próprios limites não é sinônimo de fraqueza, mas de estratégia.

O 6 de Ouros também se relaciona às instabilidades da vida, lembrando que o que acontece é temporário. Além disso, ele sinaliza que os processos precisam de tempo para se transformar em algo a mais, pois as limitações não precisam ser impeditivos para o sucesso.

Momento de fazer escolhas

Decidir pode ser desafiador para muitos e o 6 de Ouros é uma carta que incentiva a coragem para se fazer escolhas. Sorteá-la significa que as coisas estão voltando para os eixos, mas não adianta esperar que a materialização se dê por conta própria. É preciso ter a iniciativa de decidir, para impulsionar os projetos, especialmente aqueles já em andamento.

Por isso, é provável se deparar com situações que demandam escolhas importantes. Ouvir opiniões pode ser tentador, mas é a intuição que deve se sobressair nessa etapa. Colocar o próprio coração como guia auxilia nas decisões e traz resultados mais positivos.

Doação e generosidade

As moedas aparecem como símbolo da carta no Tarot e convidam a pensar sobre a materialização de bens e projetos inéditos ou em progresso. Um caminho viável para transformar ações em manifestações concretas é a doação de recursos, uma vez que essa é a chave para a verdadeira riqueza em todos os setores.

Mais do que dinheiro, o 6 de Ouros tem conexão com tempo, energia e tudo o que se pode compartilhar com os demais. Assim, o altruísmo é um traço da carta, trazendo reflexões para quem a sorteia na hora do jogo. Fica o lembrete: a troca é o pressuposto para o sucesso, principalmente no campo material, no qual dividir é sinônimo de multiplicar.

Aprendizagem, aperfeiçoamento e firmeza

Uma das palavras-chave da carta de Tarot 6 de Ouros é o aperfeiçoamento dos processos. A conexão com bens materiais e o elemento Terra surgem como um chamado para aprender, criar e construir. Além do equilíbrio, a firmeza do que se constrói é inegável, assim como a consciência do tempo necessário para transformar ideias e projetos em algo concreto.

6 de Ouros no amor

Casal de mulher e homem abraçados.

Para as perguntas relacionadas ao setor amoroso, o ponto central é o equilíbrio nas relações existentes ou futuras. A sintonia, para acontecer, precisa de consciência nos indivíduos e de convicção de investir em uma troca que realmente valha a pena. O cenário é positivo, sempre dependendo da iniciativa do indivíduo.

Saiba mais sobre o que o 6 de Ouros pode indicar na tiragem das cartas de Tarot para o amor!

Para comprometidos

Quem tem uma relação e tira a carta 6 de Ouros em uma leitura entra em um estágio de grande sintonia com o parceiro. A entrega é fundamental e a reflexão sobre dar e receber na mesma proporção também. É preciso se certificar de estar em uma relação viável e saudável. Em caso afirmativo, o cenário é favorável para momentos de felicidade e equilíbrio.

O 6 de Ouros também é um símbolo de um período de mais tolerância e compreensão entre os parceiros. Sedução e amor provocativo são outros traços da carta, quando interpretada para os relacionamentos.

Para solteiros

A leitura do arcano 6 de Ouros no Tarot, para o caso das pessoas solteiras, afirma que é muito provável encontrar um parceiro que apresente em si características como justiça e generosidade. Prepare-se para um envolvimento que personifica a figura do rei que aparece nessa carta, manifestando merecimento e sensação de um parceiro que trate o outro como uma majestade.

6 de Ouros no trabalho e vida financeira

Grupos de pessoas de empresa dando as mãos.

Se você tirou a carta 6 de Ouros e tem questões profissionais para aprofundar, ela sugere um momento favorável para crescer. No entanto, é preciso prestar atenção aos detalhes. Quer saber como o arcano interfere no futuro profissional? Confira a seguir!

Para empregados

Aos que já têm um emprego, a carta 6 de Ouros do Tarot indica boas oportunidades para quem conseguir tornar as metas reais. Esse é o ponto central da leitura desse arcano e o caminho para prosperar é manter contatos interessantes. Graças a eles, podem acontecer promoções e melhorias no campo profissional, potencializando ganhos e status.

Para desempregados

Para aqueles que buscam uma colocação no mercado, o 6 de Ouros é uma carta promissora. Sua leitura pede conexão com as pessoas que podem ajudar na caminhada, pois, assim, o consulente encontrará o que procura. Além disso, sua mensagem afirma que é o momento de agir corretamente e de colher os resultados que virão. Se empenhar é a melhor forma de dar passos sólidos na carreira.

Situação financeira

Independente de ter ou não um emprego, o indivíduo que encontrar o arcano 6 de Ouros em uma leitura de Tarot pode se preparar para receber bens ou quantias inesperadas. Com isso, a vida financeira caminha para um estágio de mais conforto e abundância.

No entanto, essa carta não deixa de advertir para o surgimento de pessoas interesseiras e gananciosas, que podem aparecer para tirar proveito das benesses.

Combinações com a carta 6 de Ouros

Cartas de Tarot colocadas sobre mesa de madeira.

Se você já tem o hábito de fazer leituras de Tarot, sabe a importância das combinações de cartas para um entendimento mais amplo sobre a situação. Elas também são determinantes para compreender os conselhos que são dados, em combinações positivas ou negativas, como será mostrado a seguir. Confira!

Combinações positivas

No Tarot, o arcano 6 de Ouros, quando combinado com as cartas O Sol e A Força, cria cenários extremamente positivos e promissores. No caso da primeira, há a ideia de generosidade e sucesso para o consulente, além de abundância interna e externa.

Com A Força, tem-se bons resultados para as iniciativas tomadas e o senso de liderança generosa, sempre cuidando dos demais. Dessa forma, é importante ter força de vontade para agir.

Combinações negativas

Nas combinações negativas, o arcano A Torre liga o alerta para a mesquinhez do indivíduo, indo na contramão da generosidade, que é símbolo do 6 de Ouros. Quando aparecem juntas no jogo de Tarot, essas cartas refletem o desejo de não compartilhar o que se tem.

Já combinado com o 5 de Espadas, o 6 de Ouros simboliza alguém em situação de necessidade, que está sendo explorado por outra pessoa. As demais cartas vão indicar se quem está se aproveitando desse indivíduo é o consulente ou alguém que conhece.

Um pouco mais sobre a carta 6 de Ouros

Carta 6 de Ouros do Tarot em fundo branco.

Embora muito relacionado às conquistas materiais, o 6 de Ouros engloba outros aspectos importantes, que devem ser considerados na hora da leitura do Tarot e que serão explicados na sequência. Entre eles, estão saúde, posição invertida e desafios. Confira!

Na saúde

Quem sorteia o 6 de Ouros no jogo de Tarot pode esperar um momento positivo para a vida no setor da saúde. A carta indica a possibilidade de ajudar os outros ao seu redor, a partir da qualidade da própria saúde. Mas também pode indicar o recebimento de apoio por parte de terceiros.

De ambas as formas, fica clara a orientação para cuidar do corpo e da mente, com mais atenção e vigilância.

Carta invertida

Quando o 6 de Ouros é tirado em posição invertida no jogo de Tarot, há um sinal de instabilidade no campo das finanças. A carta pode indicar mesquinhez e dificuldade de fazer a energia do dinheiro fluir, o que cria bloqueios para a prosperidade. Distribuições desiguais de riqueza podem acontecer.

Quanto à generosidade, é preciso prestar atenção se as pessoas ao redor agem com sinceridade ou apenas para conseguir algo em troca. Também é possível que o senso de generosidade do consulente esteja forçado ou exagerado, o que pode ser entendido como um abuso dessa característica.

Tiragem do Sim ou Não

Em um jogo mais específico, como o Sim ou Não, o arcano 6 de Ouros é uma resposta positiva à pergunta feita. De forma mais profunda, o Sim da carta deve ser entendido como um chamado para assumir a própria vida e tomar as decisões que estão pendentes.

Para isso, o caminho é a reflexão. É preciso pensar e avaliar as possibilidades, encontrando o equilíbrio necessário. No entanto, pensar demais pode deixar o momento passar, e a tomada de decisão é um dever trazido pelo 6 de Ouros para o consulente. Desse modo, embora positiva, a carta traz consigo um lado desafiador e questionador.

Desafios

O 6 de Ouros é uma carta que trata de bens materiais, chegadas inesperadas de dinheiro e relacionamentos mais equilibrados. Seu principal desafio é a tendência às ilusões, questões comuns nos setores financeiro e amoroso. Como a carta indica a melhora de situações atuais por meio da ação, é provável que um cenário mais positivo seja ilusório e a pessoa não perceba.

Outro desafio é a tomada de decisões em si, uma vez que o processo deve ser feito, mas no seu próprio tempo. O equilíbrio entre a escolha e o tempo necessário para levá-la adiante é desafiador, pois somente na prática o indivíduo consegue entender a melhor forma de conduzir esse processo sem forçar ou se omitir.

Dicas

O principal conselho do 6 de Ouros no Tarot é não agir de forma impulsiva. Ainda que o contexto peça um posicionamento mais imediato, agir por impulso pode comprometer permanentemente esse processo. Porém, se omitir também pode trazer consequências desastrosas. Portanto, decida o que tiver de decidir, mas com a calma necessária. Outra dica é se aprofundar nos assuntos em questão, antes de agir.

Financeiramente, a carta representa potencial de ganhos, esperados ou não. O surgimento de quantias de dinheiro é, na verdade, uma recompensa pelo que foi feito até então. Trata-se de um sinal positivo de riqueza e sucesso profissional, com bons frutos. A dica é aproveitar o bom momento para ajudar os demais e até mesmo as instituições.

A carta 6 de Ouros pode indicar altruísmo?

Mãos de mãe e filho segurando coração de madeira.

O 6 de Ouros tem conexão com questões materiais e seus desdobramentos. Dinheiro, trabalho, posses e lucros são algumas temáticas envolvidas. Seu significado também diz respeito aos relacionamentos e às trocas. Compreender limitações e expandir são os meios para construir, a partir de bases sólidas, e alcançar realizações maiores.

Controlar as expectativas é outro ponto crucial para compreender o momento certo de agir e recuar. A carta reforça, ainda, o equilíbrio entre dar e receber. Esse conceito guia envolvimentos saudáveis e projetos bem-sucedidos, no campo material e nos demais.

Um dos principais significados do 6 de Ouros é relacionado à generosidade. Em caso de busca por evolução, quem sorteia a carta deve se abrir para dar e receber o que o universo envia. Assim, o altruísmo é um dos caminhos indicados por ela, a fim de transbordar e multiplicar riquezas e abundâncias a si mesmo e aos demais.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.