Conheça Ártemis: deusa grega da lua, da caça, da fertilidade e mais!

Conheça Ártemis: deusa grega da lua, da caça, da fertilidade e mais!

Complexa e poderosa, a Deusa Ártemis vai te encantar e mostrar algo que você está precisando ver.


Quem é a deusa grega Ártemis?

Estátua da deusa Ártemis e suas flechas

A Deusa grega Ártemis, ou sua versão romana Diana, é a deidade da caça, da magia e da lua. É também considerada a Senhora dos partos e benfeitora da fertilidade, sendo a protetora das mulheres mais novas, representadas por suas ninfas.

Ártemis é também é a representação da lua, para os gregos. Ela é irmã de Apolo, que é a representação do sol, bem como a deidade das profecias e dos oráculos. Com diversos templos dedicados a ela ao redor do mundo, Diana conta com um especial.

Seu principal templo foi construído em Éfeso, no ano 550 a.C. e foi uma das sete maravilhas da antiguidade. Nele, várias virgens que eram sacerdotisas de Ártemis trabalharam na construção, enquanto exerciam seus votos e praticavam magia.

Quer saber mais sobre a deusa Ártemis, incluindo a quais elementos ela está associada na natureza, no seu mapa astral, quais os seus símbolos, e muito mais? Continue lendo, pois discutiremos tudo isso a seguir.

Perfil e história da Deusa Ártemis

Ártemis é a deusa da natureza selvagem

Como vários Deuses gregos, Ártemis tem uma história fantástica e intrigante, com momentos ao longo de sua vida que definiram sua personalidade. Saiba mais sobre as características dessa Deusa poderosa, como é a sua história e seu papel como a representante da caça, da natureza, fertilidade, parto e protetora das mulheres, principalmente as mais jovens.

Características da Deusa Ártemis

Ártemis é uma das Deusas mais conhecidas do panteão grego, sendo uma mulher jovem, loira, forte e decidida. Ela carrega consigo um arco e flechas, usa uma túnica curta, que ajuda na caça pela floresta e está sempre cercada por cães ou leões. Sua inteligência era tamanha que seu pai Zeus lhe concedeu um presente único: atender a todos os seus pedidos.

Um dos seus pedidos foi o de poder continuar casta pelo resto da vida, sem se casar e andar livremente na floresta, sem correr riscos. Atendida prontamente, ela recebeu também as ninfas como companheiras e outras mulheres que passaram a segui-la. Todas eram caçadoras fortes, destemidas e castas.

Mitologia da Deusa Ártemis

Filha de Leto – Deusa da natureza – e Zeus, a gestação de Ártemis foi conturbada e problemática, por causa da ira de Hera, esposa do Deus. Em um parto perigoso, Leto primeiro deu a luz à sua filha, que ajudou no parto do seu irmão, Apolo, trazendo-o à vida. Por isso ela é a deidade da fertilidade e do parto.

Linda, forte e inteligente, ela conheceu Zeus no seu aniversário de 3 anos e, encantado, ele ofereceu a ela o raro presente de atender a todos os seus pedidos. Foi então que ela pediu uma túnica adequada para correr na mata, arco e flecha, cães de caça, ninfas, castidade eterna e, principalmente, liberdade para ir aonde quisesse e decidir sobre todas as coisas em sua vida.

Ela é a Deusa da lua, enquanto seu irmão Apolo é o do sol. Ao mesmo tempo em que ela poderia levar a cura e felicidade, era também uma Deusa vingativa e com suas flechas, lançava pragas e matava aqueles que não cumprissem suas regras. Ela nunca se casou ou teve filhos, tendo apenas um grande amor, que foi morto por ela – por engano.

Deusa da caça e da natureza selvagem

Ártemis é considerada a Deusa da caça, com um instinto inabalável e total conexão com sua natureza selvagem. É a protetora dos animais da floresta e caçadora dos que se atreverem a tentar adentrar em seus domínios. Forte, obstinada, intuitiva e sagaz, ela é rápida e representa a essência livre do feminino que existe em cada um. Aquela que luta pela caça e protege sua matilha com unhas e dentes.

Deusa da fertilidade e do parto

Por estar associada ao perigoso trabalho de parto do seu irmão Apolo, ajudando a salvar sua vida e de sua mãe, Ártemis é considerada a Deusa do parto, sendo aclamada como protetora das parturientes. Também é a Deusa da fertilidade, chegando a ser retratadas com três seios, como em seu Templo em Éfeso.

Deusa protetora das mulheres jovens

Ártemis é a Deusa da lua, em sua fase crescente, jovem e fértil. Assim como ela protege suas ninfas de todo mal, também cuida das mulheres mais jovens. Entre as muitas regras impostas pela deidade, estava a proibição de ver suas ninfas tomando banho no rio, sob a pena de encarar a sua fúria.

A representação da Deusa Ártemis

Ártemis representa a emancipação feminina

Assim como toda tradição, existem diversas representações da Deusa Ártemis. Entre elas está o seu próprio arquétipo, que leva inclusive à ideia de emancipação feminina e à manifestação do feminino em seu estado mais natural e selvagem. Entenda melhor essas ideias a seguir.

Arquétipo

Ártemis é a representação da mulher natural, selvagem, do impulso do Eu para a ação, livre de amarras e padrões. Ela é a intuição que protege do perigo, o arco que lança a flecha contra quem atenta os seus valores e a fera que luta pelo que é seu. Seu impulso sexual está voltado para a contemplação da vida através do movimento, para o pulso em cada parte do seu corpo, que leva para a ação e crescimento.

Ela é o feminino selvagem, que não foi domado pelos padrões, é a ausência de medo e a posse orgulhosa do domínio do que lhe pertence. Não baixa a cabeça, não é boa moça – é uma batalhadora, sem perder o seu aspecto cuidador e pé no chão. Ela anda de cabeça erguida e esbanja sua beleza e poder, sem se diminuir para não machucar egos frágeis que passem no seu caminho.

Emancipação feminina

Segundo a mitologia grega, Ártemis pediu para o seu pai, Zeus, que lhe concedesse alguns presentes. Entre eles, a liberdade de escolha e não ser obrigada a se casar. Na realidade, ela queria uma túnica curta, para correr pela floresta com seus cães de caça ou leões, sentindo de verdade a sua presença no mundo, ao invés de ficar nos bastidores de uma vida alheia.

Por isso ela é considerada a Deusa da emancipação feminina, que em parceria com outras mulheres e suas ninfas, criaram uma sororidade forte e impregnada de magia e poder. Ela representa o mostrar-se em toda sua grandeza, sem medo de ser julgada. É autêntica, sem seguir todas as convenções impostas por um arcabouço social. Ártemis representa liberdade, força e luta.

Elementos e objetos associados à Deusa Ártemis

Ártemis é a deusa grega da lua

Por ser um arquétipo poderoso e uma Deusa amplamente reverenciada, Ártemis possui diversas associações. Veja qual é o signo relacionado a ela, o planeta, chakra e animais. Além disso, descubra quais são as melhores plantas, pedras e incensos para conexão.

Signo da Deusa Ártemis

O signo relacionado à Deusa Ártemis é o de libra. Forte, livre e equilibrado, o libriano segue seus instintos, dando prioridade à sua razão sobre a emoção, porém sem deixá-la de lado. Não aceitam injustiças, sendo brandos com os que merecem e implacáveis com quem precisa de correção. Assim como a deidade, gosta de ter os pés no chão e não toleram desrespeito.

Planeta da Deusa Ártemis

O astro relacionado à Deusa Ártemis não é um planeta, como acontece com outras deidades do panteão grego, mas sim a Lua. É a representação do feminino, da natureza cíclica e em constante mudança. Aquela que é inteira e interage com o Sol, em suas jornadas pelas estações da vida.

Chakra da Deusa Ártemis

O chakra relacionado a Ártemis é o base, responsável pela motivação, luta e força de vontade. É onde se concentra o kundalini, a energia que fica adormecida em sua base e percorre os chakras, até alcançar a coroa, ajudando na reconexão com o imaterial. Localizado na região do períneo, é a ligação entre o seu divino e o mundo material, assim como a Deusa Ártemis.

Animais da Deusa Ártemis

Deusa dos animais selvagens, Ártemis os têm como seus companheiros e símbolos. Porém, em especial, estão os leões, cães de caça, lobos, gatos, veados, ursos, abelhas e javalis. Cuidar desses seres é seguir os passos da Deusa e proteger aqueles que não têm como se abrigar ou proteger.

Plantas da Deusa Ártemis

Filha da Deusa da natureza, Ártemis é relacionada às florestas e plantas, tendo algumas como favoritas. Se quiser fazer alguma oferenda ou feitiço envolvendo essa deidade, pode optar pela artemísia, nozes, murta, figos, folhas de louro, absinto, madeira meridional e estragão.

Incensos da Deusa Ártemis

Geralmente, os incensos com notas florais ou amadeiradas são adequados para a Deusa Ártemis. Em especial, os aromas de artemísia e murta, ambas podendo ser encontradas também como óleo essencial.

Pedras da Deusa Ártemis

O cristal de rocha é a pedra universal e pode ser utilizada para toda deidade. Para Ártemis, são especialmente importantes duas outras gemas, a pedra da lua verdadeira e também a pérola natural.

Símbolos relacionados à Deusa Ártemis

A lua é um dos símbolos de Ártemis

Como todo arquétipo, existem símbolos que se relacionam a ele. No caso de Ártemis, são a Lua, o arco, a flecha e a floresta. Veja o que cada um quer dizer e entenda mais essa Deusa.

A lua

A Lua é o principal símbolo de Ártemis, podendo ser mais complexa, se analisada mais a fundo. De modo geral, ela é a representação completa do astro, porém há vertentes que dividem a Lua em três deidades: Ártemis – a Lua crescente ou a donzela; Selene – a grande mãe e Lua cheia; e Hécate, a feiticeira, anciã e lua nova. Nesse caso, Ártemis representa a fertilidade e busca pelo crescimento.

O arco

O arco prateado de Ártemis representa o destino e a ligação entre o material e imaterial. Além disso, simboliza a resiliência necessária para atingir seus objetivos, pois assim como o arco se curva para lançar a flecha, também na vida deve saber resistir para atingir o resultado, sempre contando com seu ímpeto e intuição.

A flecha

A flecha representa direção e foco. É a energia e intenção que se lança em direção a um objetivo, sempre com o apoio da racionalidade e intuição. Quando unida ao arco, representa justiça, um dos principais atributos de Ártemis.

A floresta

Floresta representa a conexão, a volta ao selvagem e primitivo. Adentrar na floresta é explorar o seu íntimo e reencontrar o sagrado que está oculto pelas obrigações sociais. É o pé no chão, o reconectar-se.

Curiosidades mitológicas sobre a Deusa Ártemis

Ártemis, deusa da lua, é irmã de Apolo, deus do sol

A mitologia grega é repleta de histórias carregadas de simbologia, sendo uma narrativa fascinante, que alia as deidades às características humanas. Conheça algumas curiosidades sobre Ártemis, contadas através de gerações.

Apolo e Ártemis: o sol e a lua

Apolo e Ártemis são irmãos gêmeos, filhos de Leto e Zeus. Zeus é o Senhor do Olimpo e teve muitos filhos fora do casamento com Hera, até mesmo com uma humana. Certa vez, ele se encantou com a beleza e força da Deusa da natureza, Leto, e tiveram um caso que resultou na gravidez dos gêmeos

Hera, esposa de Zeus, descobriu a traição e fez de tudo para acabar com a gestação, porém sem sucesso. Leto teve seus dois filhos, Ártemis e Apolo. Ele é o Deus do oráculo e do sol, enquanto ela é da caça e da Lua. Eles têm características muito similares, porém ela é a expressão feminina delas. Nascidos em uma situação difícil, cresceram muito unidos e foi o ciúme de Apolo que fez com que Ártemis perdesse seu único amor.

Como Ártemis matou a ninfa Calisto

Ártemis comandava um grupo de ninfas, que prometeram manter castidade eterna, sob proteção da Deusa. Além disso, não teriam qualquer tipo de envolvimento com homens, sendo também excelentes guerreiras. Porém, Zeus se encantou com uma delas, a Calisto. Uma noite, vendo que ela adormecera sozinha, decidiu colocar seu plano em ação.

Calisto era uma das ninfas de Ártemis, que, como todas as outras, jurou castidade eterna. Naquela noite, quando descansava sozinha na floresta, ela foi estuprada por Zeus e ficou com vergonha e medo da Deusa, escondendo o ocorrido. As ninfas perceberam a gestação e contaram para Ártemis.

Furiosa com o fato de que sua ninfa não tinha lhe contado a verdade e em busca de punição para o seu pai, a Deusa contou para Hera. Ciumenta e muito poderosa, Hera usou sua força para matar a ninfa assim que ela teve seu filho e transformou Calista na constelação Ursa Maior.

Anos depois, seu filho – um exímio caçador que foi criado pela mãe de Hermes – se tornou a constelação da Ursa menor, ficando para sempre ao lado de sua mãe.

Como Ártemis matou a Órion

Outra história sobre a Deusa casta é sua única e trágica história de amor. Ela se apaixonou por Órion, o gigante caçador, mas seu irmão ficou com muito ciúme. Então, quando Órion estava nadando no mar, com apenas parte da cabeça para fora da água, Apolo desafiou a irmã, dizendo que ela não conseguiria acertar aquele alvo tão distante. Claro que ela aceitou e acabou matando o único amor da sua vida. Arrasada, ela o transformou em uma constelação.

Outra versão diz que Órion tentou estuprar as Plêiades, protegidas de Ártemis, obviamente sem sucesso, pois ela era uma grande guerreira e protegeu suas ninfas. Porém, sua ira tomou conta da sua mente e ela ordenou que um escorpião gigante o matasse. Em seguida, transformou ambos em constelações, para que Órion passasse o resto da eternidade fugindo dessa imagem.

Como a deusa Ártemis está presente em nossas vidas?

Estátua de Ártemis com seu arco

Ártemis é a representação do sagrado feminino, do lado selvagem e intocado da energia Yin que existe em todas as pessoas. Ela não é passiva, na realidade é aquela que luta, protege, nutre e corrige sem piedade.

Ela está presente naquela amiga que estende a mão no momento de necessidade, mas também naquela que confronta e mostra as verdades, mesmo que isso possa causar dor momentânea, porém bons resultados no futuro. Ártemis está presente quando você decide parar de abrir mão da sua própria existência e se torna presente no mundo, independentemente de quem aceita ou não a sua presença.

É a voz interior que pede para não ser tão boazinha e compreensiva. Aquela que avisa que não é certo permitir certas coisas e não se deve ignorar ou deixar passar. Ela manda levantar a cabeça, se amar, pisar firme no chão e manter a conexão com a sua essência. É aquela mãe que cria os filhos para o mundo e não hesitam em mostrar, ao invés de só falar.

Também o amor próprio representa Ártemis em sua vida, pois ela não precisa do outro, é casta por opção e toda sua libido é voltada para a própria energia. Ela sente de verdade, está presente no agora, confia em sua intuição e protege suas irmãs. Rompe padrões e cria a sua própria história. Em suma, ela é cada mulher e homem que decide se reencontrar com seu feminino, de forma saudável e próspera.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.