Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Você conhece o Exu Tata Caveira?

Caveira atrás de pétalas de rosa.

Forte, firme e sério, o Exu Tata Caveira costuma ser mal interpretado por quem não o conhece direito. São poucos os que conseguem trabalhar com essa entidade nos terreiros de Umbanda por ser mal compreendido. Mas as pessoas que o têm como seu guia protetor sabem bem a alma caridosa desse Exu e da sua fidelidade para com os seus adeptos.

Nesse texto, você vai conhecer a história de Tata Caveira e todas as características que circundam esse Exu, incluindo a sua forma de trabalho, ponto cantado, oferenda e muito mais. Prepare-se para conhecer a história de luta por trás dessa entidade, que serviu para formar a personalidade desta poderosa entidade espiritual, que é o Exu Tata Caveira. Confira!

O que dizem sobre o Exu Tata Caveira

Guias de umbanda com cruz.

Com uma história de batalha e luta, o Exu Tata Caveira sabe bem o que é padecer necessidades. Mas todos os seus desafios serviram para moldar a personalidade forte e firme que ele tem hoje. Saiba mais sobre essa entidade nos tópicos a seguir!

Origem e história

A história do Exu Tata Caveira remonta a anos atrás. Dizem que ele nasceu no Egito, nos anos 670 D.C., e morreu no final de 698 D.C. Mas o moço era de origem romana e se chamava Próculo. Ele vinha de uma família muito humilde, vivendo em uma simples aldeia.

Devido às necessidades que passava, Próculo trabalhou duro durante toda a sua vida para conseguir mudar tanto a sua realidade quanto a de seus familiares e a de todas as pessoas que amava. O seu foco era acumular riquezas para que não tivesse mais que passar pelo que passava. Confira nos próximos tópicos mais detalhes de sua história.

Nascimento

Próculo, como era chamado Exu Tata Caveira, nasceu em uma família muito simples, que passava por necessidades. Ele morava em uma pequena aldeia habitada por pessoas humildes que também se esforçavam para mudar a realidade financeira da época.

Mas Próculo era diferente. Ele não queria somente transformar a sua vida e a vida de sua família, mas queria ser rico, a ponto de ter riquezas sobrando. Para isso, ele trabalhava dia e noite para ter algum bem material. Especificamente, sua luta estava por conquistar terras e alguns tipos de animais, como camelos e cabras.

Desejo de acumular riquezas

Nos tempos do Exu Tata Caveira, uma das formas de verificar se uma pessoa era rica ou não era através da sua quantidade de animais e terras. Por isso, Próculo se esforçava para acumular esse tipo de riqueza. Ele era considerado uma pessoa muito batalhadora pelo tanto que trabalhava.

No entanto, o seu desejo de ser extremamente rico não era somente pelo fato de ajudar seus entes queridos. Naquele tempo, os homens eram obrigados a terem uma certa quantia em dinheiro para comprar uma mulher e poder se casar. Logo, Próculo tinha que se esforçar.

Traição

Na luta por conquistar terras, animais e juntar algum dinheiro para se casar futuramente, Próculo ficava cada vez mais apaixonado por uma amiga de infância que havia sido criada junto com ele. Diante desse amor, ele foi juntando dinheiro para eliminar qualquer possibilidade de ser rejeitado pela família da moça.

Com o passar dos anos, o jovem Exu Tata Caveira conseguiu atingir o seu objetivo e acumulou riquezas mais da metade do que precisava. Já estava tudo certo para pedir a mão da menina em casamento. Mas, de repente, o irmão mais velho do rapaz, invejoso e muito mal, descobriu a paixão de Próculo e o apunhalou pelas costas.

O irmão foi até à família da moça e a pediu em casamento, sendo aceito pelos pais dela. Ele, então, ficou com a menina e se casou com ela. Mesmo sentindo-se muito magoado e traído, Próculo nada fez, em respeito ao seu sangue. Seguiu com sua vida e suas riquezas como se nada tivesse acontecido.

Morte

Sem o seu grande amor, mas com grande acúmulo de riquezas, Tata Caveira foi ficando cada dia mais conhecido entre as aldeias próximas. Suas terras eram prósperas, e ele era muito rico. Toda essa fortuna foi gerando cobiça nos povos vizinhos, o que ocasionou uma grande guerra.

Outras aldeias invadiram o vilarejo de Próculo, que era pequeno e com número bem reduzido de moradores. Essa invasão surpreendeu todos os habitantes e apenas 49 pessoas sobreviveram dessa batalha. Mas, revoltados com tudo o que havia acontecido, os sobreviventes invadiram as aldeias inimigas, matando muitas pessoas. Entre elas, mulheres e crianças.

Entretanto, esses 49 indivíduos foram terrivelmente cercados, presos e mortos. Próculo morreu queimado vivo e seu irmão traidor, também, queimado junto com ele. A partir daí, surgiram os 49 exus da linha Caveira, formado por mulheres e homens que bravamente lutaram por suas casas e comunidades.

Nomes conhecidos do Exu Tata Caveira

Exu Tata Caveira tem muitos nomes que se diferenciam de acordo com suas funções. Vamos citar os principais, que são os mais contactados para realizar os trabalhos. É importante saber os seus nomes junto com as suas respectivas funções para não convocar o Exu errado para uma atividade.

Assim sendo, os seus nomes são:

• Tata Caveira: Ajuda idosos e trabalha na cura mental e física em asilos e hospitais;

• Tata Molambo: Trabalha ao lado de Tata Caveira;

• João Caveira: Realiza cura em hospitais e desmancha feitiços;

• Maria Caveira: Trabalha com o Exu Caveira nos cemitérios e nos processos de cura;

• Tata Veludo: Por ser muito velho, quase não incorpora, mas, quando o faz, deixa os médiuns com fraqueza nas pernas. Trabalha como Veludo e como Caveira;

• Exu Caveira da Porteira: Entidade protetora de terreiros e médiuns;

• Quebra Ossos: Cura e desfaz feitiços e doenças de forma rápida;

• Exu Caveira: Cura e auxilia a transmutação de energia, além de atuar no desenlace carnal de cemitérios;

• Rosa Caveira: Trabalha junto com o João Caveira em hospitais.

Manifestações e atuação

Devido à sua história de vida, que foi de muita luta e batalha, o Exu Tata Caveira tem um espírito rígido. Por esse motivo, ele é ideal para cuidar de espíritos com muita raiva e rancor, como estranguladores, suicidas, assassinos, homicidas etc.

Além disso, também trata as pessoas que estão envolvidas em vícios, desde que elas lhe concedam permissão para isso. Prepara os portais para levar as almas desencarnadas para planos astrais. Por esse motivo, o principal local de atuação e manifestação do Exu Tata Caveira é o cemitério. Mas pode atuar em outros locais também, como matas fechadas, praias, rios, trilhas e outros.

Características do Exu Tata Caveira

Embora seja um pouco sério, o Exu Tata Caveira pode surpreender seus cavalos com suas brincadeiras e truques, sendo uma entidade bem brincalhona quando quer. Adora um whisky e fuma um bom charuto. Além disso, ele é um ótimo amigo e detesta traições. A fidelidade é a sua marca e está sempre presente na vida de seus amigos. É leal, podendo tornar-se muito ciumento.

Ele tem fama de rabugento e bravo. Seu humor varia bastante, o que faz dele uma entidade difícil de se trabalhar. Pouquíssimas pessoas conseguem lidar com ele. O Tata Caveira também é muito exigente ao escolher seus cavalos. Mas, apesar disso, trabalha muito bem e só atua com os pés descalços.

Outras informações sobre o Exu Tata Caveira

Caveira sobre livro.

Nos tópicos a seguir, você vai conhecer algumas informações importantes sobre a entidade Exu Tata Caveira. Dentre elas, veja as características dos filhos deste Exu, a atuação dele na vida das pessoas, como é a sua falange e se ele é ou não alguém do mal!

Características dos filhos do Exu Tata Caveira

Os filhos do Exu Tata Caveira têm características semelhantes com a entidade. São pessoas que não se intimidam com os outros e manifestam os seus pensamentos na maior sinceridade. Não aceitam desaforos e reagem se sentirem humilhados, inferiorizados ou com a autoestima atacada pelas pessoas.

Eles também são muito divertidos e trabalhadores. Apresentam maior rendimento na parte da noite, embora amem dormir. Podem seguir profissões relacionadas a armas, mas também se enveredar nos caminhos do crime. Contudo, possuem aversão a vícios, sendo altamente perfeccionistas. Além disso, são pessoas magras e, geralmente, com dores nos ossos.

Como atua o Exu Tata Caveira na vida da pessoa?

O Exu Tata Caveira é mais indicado para trabalhar na vida de pessoas que são vistas como marginais pela sociedade ou que têm um espírito perverso. Indivíduos com mágoa no coração, ódio ou rancor são quebrantados com a atuação da entidade. Assim, o caminho do sujeito é iluminado para que ele possa andar em retidão com os outros.

Além disso, o Tata Caveira trabalha na vida de quem está no mundo dos vícios, principalmente nas drogas. Porém, como os espíritos obsessores vampirizadores atuam nos viciados, o Exu Tata Caveira só pode fazer alguma coisa mediante o livre arbítrio do encarnado.

Falange do Exu Tata Caveira

No mundo espiritual, falange é um termo relacionado ao grupo de espíritos que agem para atingir um mesmo objetivo. Neste sentido, a falange do Exu Tata Caveira pertence à falange da Grande Tata Caveira que, por sinal, é o pai dos Exus que estão à esquerda do Divino Omulu.

Entre esses, Exus estão: João caveira, Caveirinha, Dr. Caveira, Rosa Caveira, entre muitos outros. O Tata Caveira é o Chefe-de-falange, liderando todos os outros Exus. Juntos, eles atuam nos cemitérios, libertando os espíritos para outros planos. Também trabalham nas almas vivas dos mais perversos, a fim de que mudem de direção.

O Exu Tata Caveira é uma entidade do mal?

Como o Exu Tata Caveira apresenta uma imagem mais séria, robusta e firme, algumas pessoas acham que ele é uma entidade do mal, mas, na verdade, é completamente o oposto. Hoje em dia, ele está completamente disponível nos terreiros de umbanda, pronto para exercer sua caridade e ajudar a quem precisa.

Não se esqueça de que, em vida, Tata Caveira foi um homem que muito batalhou, lutou e se esforçou para mudar sua realidade. Logo, ele sabe muito bem o que é sofrer por algo maior. Ele está disposto a oferecer auxílio em tempo oportuno e iluminar o caminho dos mais necessitados.

Como agradar o Exu Tata Caveira?

Taça de aguardente.

Assim como qualquer outro Exu e entidades sobrenaturais, o Tata Caveira também gosta de ser apreciado. Diante disso, existe uma saudação, oferenda e ponto cantado específicos para esse Exu. Confira abaixo como são esses tipos de agrados!

Saudação ao Exu Tata Caveira

Quando você encontra uma pessoa conhecida, a primeira coisa que é feita é saudá-la. Seja com um simples “oi”, um aperto de mãos ou até abraços e beijos, a saudação é indispensável nas relações interpessoais. Da mesma forma acontece com os Exus, eles precisam ser saudados quando invocados.

No caso do Exu Tata Caveira, sua saudação é: “Laroyê Exú Tata Caveira!”, que significa “Salve o Exú Tata Caveira!”. Veja que não é algo grandioso ou longo. Apesar de parecer rabugento, Tata Caveira é uma entidade simples e humilde. Mesmo que tenha enriquecido na vida, ele não nega as suas origens e possui um coração puro.

Oferenda para Exu Tata Caveira

A oferenda para o Exu Tata Caveira envolve velas nas cores roxa, preta e vermelha, farofa de pinga misturada com miúdos de boi, charutos, aguardente e copos. Você deve acender de 1 a 7 charutos, escolher números ímpares e colocar aguardente junto. Em seguida, acenda as velas, que devem ser da mesma quantidade que os charutos, e vá assentando os copos.

Você deve agrupar as velas na mesma cor em um formato de triângulo. Assim, as velas roxas devem ficar no vórtice posicionado para você. As velas pretas devem estar à esquerda e as vermelhas à direita. Esse agrupamento simboliza a fidelidade e o companheirismo que o Exu tem pelos seus adeptos. Após isso, basta fazer os seus pedidos que ele te responderá.

Ponto cantado do Exu Tata Caveira

O ponto cantado do Exu Tata Caveira não é complexo nem difícil. Qualquer pessoa pode aprender os trechos e gravá-los dentro de poucos segundos. Esses pontos cantados são antigas canções entoadas em encontros e reuniões nos terreiros. Geralmente, são músicas utilizadas em homenagem ou oferendas.

A canção do Tatá Caveira é assim:

Um bode preto foi solto a meia-noite no terreiro

Um bode preto foi solto a meia-noite no terreiro

Nos quatro cantos eles correu, parando lá na porteira

Bebeu marafo junto com Tata Caveira

Nos quatro cantos ele correu, parando lá na porteira

Bebeu marafo junto com Tata Caveira

O Exu Tata Caveira possui uma série de características únicas!

Caveira no escuro.

Por mais que, em um primeiro momento, o nome Tata Caveira possa assustar, esse Exu tem uma alma completamente caridosa e pronta para ajudar quem mais precisa. Ele possui características únicas, que foram moldadas por uma história marcada por grandes batalhas, tanto na área amorosa quanto na área financeira e familiar.

Hoje, o Exu Tata Caveira tem como marca registrada a fidelidade, a lealdade e a generosidade. Ele sabe ser um amigo fiel e presente na vida dos seus. Odeia traições e acredita que essa é uma das piores formas de apunhalar alguém pelas costas. Portanto, se precisar, não hesite em pedir ajuda a essa poderosa entidade, pois, por ter uma alma simples, não exige muito de seus adeptos.

Autor deste artigo

Psicóloga, com linha terapêutica baseada na psicanálise. Ingressei na carreira de redatora freelancer em 2018 e, desde então, não parei mais.
Já me aventurei na redação jornalística e na escrita de diversos temas em uma agência de marketing. Atualmente mergulho no significado dos sonhos, acreditando que eles tem muito a dizer sobre os nossos caminhos por essa vida.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Entenda quais são os significados e as mensagens trazidas pelo número 0303 para sua vida. Confira nesse artigo em detalhes a sua mensagem!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números