Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Você conhece a Pomba Gira Maria Quiteria?

Pomba gira Maria Quitéria vestida de preto.

Mulher de fé, poderosa e mensageira dos Orixás Iansã, Obá e Oxum, Maria Quitéria é uma pomba gira que comanda uma falange de mulheres e tem a pomba gira Maria Navalha como sua subordinada. Com uma personalidade forte e batalhadora, é uma das mais conhecidas no meio umbandista.

Maria Quitéria trabalha na mesma legião da Maria Padilha. Então, é comum que um médium bem desenvolvido que tenha dona maria Padilha na Coroa possa ter a poderosa Maria Quitéria também. Ao perceber que o médium não está bem preparado, ela não incorpora por recusar que qualquer trabalho seu seja prejudicado.

Seus trabalhos são executados com uma intensa força energética quando são executados com almas em locais como montes e cemitérios. Nesse artigo, você vai conhecer tudo sobre a pomba gira Maria Quitéria. Continue a sua leitura!

Entendendo mais sobre a Pomba Gira Maria Quiteria

Pomba gira Maria Quitéria de vestido vermelho e preto.

Assim como todas as outras pombas giras, Maria Quitéria teve uma vida encarnada nesse planeta. Leia os tópicos a seguir para entender mais sobre a história da pomba gira Maria Quitéria!

Origem e história da Pomba Gira Maria Quiteria

A história de Maria Quiteria começa em meados do século XIX na cidade de Lisboa, em Portugal, quando nasceu no lar de uma família financeiramente abundante. Houve uma grande festa na família após seu nascimento, pois sua mãe, que era uma jovem portuguesa, tentou ter um filho por anos junto ao seu marido, que era um militar brasileiro, porém ainda não haviam conseguido.

Nascimento

Quando as esperanças estavam acabando, veio a gravidez da mãe de Maria, sendo o motivo de muita felicidade para todos, principalmente para a mulher, pois era seu sonho de vida ter um filho. A pequena recém-nascida de pele não muito clara recebeu o nome Maria, seguindo a tradição familiar, com o composto de Quitéria, por conta de a mãe ser devota e agradecida a Santa Quitéria.

Tragédia familiar

Após se passarem sete anos, a criança Maria era muito esperta e comunicativa, o que facilitou a criar muitas amizades pela sua região. Nessa mesma época, o rei de Portugal estabeleceu uma lei na qual todas as terras, inclusive as produtivas, tornar-se-iam propriedades do poder.

Ou seja, os trabalhadores rurais perderam suas moradias e não tinham o que comer, o que gerou grandes revoluções e invasões pela região. Em algumas invasões, pessoas perversas se infiltraram entre os trabalhadores para gerar confusão e se aproveitarem desse momento.

No meio dessas confusões, alguns assaltavam as casas dos residentes da cidade, agindo com covardia e assassinando inocentes. A casa de Maria Quitéria também foi alvo dos assassinos, que alcançaram seus pais. A menina foi salva pela empregada da residência, que tinha notado o que estava acontecendo.

As duas fugiram pelos fundos da casa sem serem percebidas, encontrando um local entre duas árvores para se esconderem. Enquanto esperavam os assassinos irem embora, eles roubavam tudo em sua residência e agrediam os pais de Maria Quitéria e os empregados.

Nova vida com o povo cigano

A violência brutal não tinha cessado, os bandidos usaram seus punhais para assassinar todos os que estavam na residência e atearam fogo na casa inteira. A pequena Maria Quitéria chorava enquanto assistia seu lar e seus moradores, alguns ainda vivos, queimarem até não sobrar nada.

Depois que os assassinos deixaram o local, a serviçal acompanhou a menina até um acampamento de Ciganos. Explicou o que tinha acontecido e implorou por ajuda, pedindo para que cuidassem da criança. Por ser um povo acolhedor e caridoso, os ciganos acolheram Maria Quitéria como se fosse um dos seus.

Durante dez anos, a menina viajou por cada cidade de seu país, até que o rei impôs a perseguição aos povos ciganos, forçando o grupo em que Maria Quitéria fazia parte a partir para o Brasil em busca de segurança.

Solidão e morte

Conforme o tempo foi passando, Maria adquiriu novas experiências e conhecimentos, como autodefesa e magia cigana, até que, um dia, o chefe do clã decidiu retornar para Portugal. A jovem e bela Maria decidiu ficar no Brasil, e os membros do grupo respeitaram sua decisão.

Maria Quitéria se tornou uma nômade solitária, caminhando por diversas regiões, conhecendo pessoas e lugares novos e buscando por um lugar para passar a noite. Entre essas pessoas, tinham prostitutas, fazendeiros, pessoas bondosas e maldosas, sendo que algumas buscavam palavras de auxílio, conforto e caridade.

Depois de vários anos andarilhando pelo país e trazendo ajuda e esperança para as pessoas, Maria Quitéria desencarnou aos trinta anos de idade, apunhalada no coração pelo homem que quase assassinou para salvar uma jovem prostituta que estava sendo perseguida.

Ao desencarnar, percebeu que, ao seu redor, tinham alguns espíritos obsessores que queriam levá-la para a escuridão por conta de sua força. Porém foi salva e resgatada por uma legião de sete Exus, recebeu bênção de Oxalá e se tornou uma entidade de luz.

Nomes conhecidos da Pomba Gira Maria Quiteria

Existem algumas falanges que recebem o nome de Maria Quitéria, dependendo do tipo de trabalho que realizam. Por exemplo, a pomba gira Maria Quitéria das Almas trabalha em cemitérios, amparando e encaminhando espíritos para outros planos. Outros nomes conhecidos são Maria Quitéria da Encruzilhada e Maria Quitéria da Estrada.

Manifestações e atuação

A pomba gira Maria Quitéria ajuda as pessoas em casos amorosos e a serem mais fortes, além de ser companheira e grande amiga espiritual. Como toda a pomba gira, ela pode auxiliar na área financeira, e sua manifestação exala o mistério, além de que o médium precisa estar concentrado para incorporar essa bela entidade.

Características de Pomba Gira Maria Quiteria

Assim como outras pombas giras, Maria Quitéria é bela, emanando sensualidade, mistério e força. Além do tom pardo de sua pele ser encantador, seu rosto jovem e belo encantava qualquer homem. Dentre outras características, Maria Quitéria é justiceira e gosta de cantar e dançar, principalmente ao ritmo das músicas ciganas.

Existem outras características que tornam essa entidade tão especial, como o empoderamento, o mistério, a autoconfiança e o carinho ao ajudar as pessoas que estão passando por momentos muito difíceis. Ela não tolera mentiras e injustiça, seus médiuns e as pessoas que a cultuam devem ser justos e verdadeiros.

Outras informações sobre a Pomba Gira Maria Quiteria

Pomba gira Maria Quitéria vestida de preto.

Após conhecer a história e as características da pomba gira Maria Quitéria, existem outras informações sobre essa entidade que são importantes para seu conhecimento. Veja a seguir as características dos protegidos de Maria, como ela atua, com qual Exu trabalha e mais!

Características de quem tem Pomba Gira Maria Quiteria

Os médiuns que têm e incorporam a pomba gira Maria Quitéria são corajosos, enfrentam qualquer situação e podem agir com frieza de vez em quando. Quem tem Maria Quitéria como sua pomba gira costuma ser mais verdadeiro, falando o que precisa ser dito, mesmo que possa doer, além de gostar do luxo e do dinheiro.

Seus médiuns, sendo homens ou mulheres, também gostam de joias, um padrão de vida mais elevado, bailes, festas, música e jogos de azar. Alguns se tornam bons dançarinos e se interessam por danças que pertencem a outras culturas, como a dança cigana.

Como atua a Pomba Gira Maria Quiteria na vida da pessoa?

A forma como Maria Quitéria atua na vida de uma pessoa depende do que a pessoa pede e precisa. Por exemplo, se uma mulher estiver sendo traída, a entidade pode dar um alerta. Se um indivíduo está passando por injustiças ou humilhações e precisa de ajuda em um processo judicial, a pomba gira pode trazer o auxílio necessário para o caso.

Além disso, Maria Quitéria traz uma luz para aqueles que estão no fundo do poço, passando por grandes dificuldades e sem esperanças de que a vida melhore. Mas não trata somente de assuntos materiais e espirituais: também prega o empoderamento feminino, de forma que as mulheres possam ser independentes e devam ser respeitadas, assim como os homens.

A Pomba Gira Maria Quiteria trabalha com qual Exu?

A pomba gira Maria Quitéria trabalha com sete Exus, em terreiros muito bem firmes e com médiuns bem preparados para trazer proteção onde estiver. No entanto, não há detalhes de quais são os Exus que trabalham com Maria Quitéria.

A Pomba Gira Maria Quiteria é uma entidade do mal?

Como está em sua história, Maria Quitéria recebeu bênçãos de Oxalá, tornando-se uma entidade de luz que luta contra as trevas e protege aqueles que pedem sua ajuda. A ideia de que as pombas giras são entidades do mal vem do preconceito religioso imposto nos seus seguidores há muitos anos.

Como agradar a Pomba Gira Maria Quiteria

Oferenda com joias para Maria Quitéria.

Qualquer pessoa pode cultuar a pomba gira que sentir mais afinidade, contanto que tudo seja feito de maneira correta e sob orientação de um responsável. Caso queira agradar a pomba gira Maria Quitéria, continue a sua leitura para obter informações!

Invocação da Pomba Gira Maria Quiteria

Para invocar a pomba gira Maria Quitéria, é preciso chamá-la através dos pontos de umbanda, porém não é recomendado realizar esse ato fora de um terreiro e sem a orientação de um pai ou uma mãe de santo. Ao invés de invocar a entidade, é aconselhável apenas pedir ajuda ou conversar com a pomba gira através do pensamento.

Oferenda para Pomba Gira Maria Quiteria

Caso queira ou for pedido fazer uma oferenda para Maria Quitéria, saiba que a pomba gira é exigente e quer que tudo esteja em condições impecáveis. Seus pedidos são aceitos em encruzilhadas e cruzeiros, e ela gosta de tomar champanhe em uma taça, de bijuterias, perfumes, cigarrilhas longas, vela vermelha e toalhas vermelhas e pretas.

Para saber qual tipo de oferenda preparar para a entidade, é recomendado ir em um terreiro de confiança e conversar com um pai ou mãe de santo para ter orientação. Caso já frequente um, converse com o pai ou a mãe ou, se for possível, converse diretamente com a Maria Quitéria.

Oração a Pomba Gira Maria Quiteria

A oração a seguir serve para pedir ajuda à pomba gira Maria Quitéria e deve ser compartilhada para que outras pessoas necessitadas possam buscar seu auxílio. Confira:

Maria Quitéria, minha poderosa rainha, me ajude a consertar a minha vida agora, preciso da minha independência total financeira, da minha dignidade humana, da harmonia, paz, amor e prosperidade agora em minha vida.

Minha rainha Maria Quitéria eu sou merecedora eu tenho certeza, pois sigo no caminho, minha querida amiga faça justiça que eu possa me ver livre agora desta situação indigna que eu não mereço.

E que eu obtenha a minha realização de vida agora…
(Faça aqui o seu pedido)

Pois tu és justa, forte, poderosa e sábia, me socorre, pois estou necessitando urgentemente de sua ajuda agora!

Liberta-me, guia-me, orienta-me, trabalha para que eu possa me desembaraçar disso tudo e, se houver alguma demanda contra mim, minha rainha, peço que a desmanche totalmente e mande de volta a quem mandou.

Poderosa Maria Quitéria eu confio em ti no teu poder e justiça! Eu sei que você tem esse poder, por isso confio muito na sua palavra!
Minha rainha poderosa eu agradeço a tua ajuda preciosa!

Obrigado minha rainha Maria Quitéria, vou publicar esta oração em agradecimento por ter certeza de que estou sendo atendida.

E sei que já consegui tudo com sua ajuda, Laroyê Maria Quitéria!

Ponto a Pomba Gira Maria Quiteria

Os pontos na umbanda são cantigas acompanhadas por alguns instrumentos de percussão, como o atabaque, e têm a finalidade de louvar, chamar e despedir-se do Orixá e de entidades. Cada um tem o seu próprio ritmo e, portanto, é importante conhecer todos. Veja a seguir um ponto da pomba gira Maria Quitéria, de Juliana D. Passos e Macumbaria:

Oh Quitéria, eu vim na encruzilhada só pra lhe chamar.
Oh Quitéria, dona da noite, venha me ajudar.
Meu caminho é longo cheios de espinhos não me permita caminhar sozinho.
Se na longa jornada, estou de pé o que me sustenta é seu axé.
O Quitéria eu vim na encruza só pra lhe chamar.
O Quitéria dona da noite, venha me ajudar.
Eu não peço amor e nem dinheiro.
Quero poder andar neste mundo sem medo.
Seu perfume de rosa é uma prova de amor, sei que não estou sozinho nos caminhos que eu vou.

A Pomba Gira Maria Quiteria possui uma série de características únicas!

Pomba gira Maria Quitéria vestida de preto.

Para concluir, Maria Quitéria é uma pomba gira exigente e justiceira, que não tolera mentiras e que, quando chega, demonstra empoderamento. Seus trabalhos não podem ser prejudicados e, portanto, é necessário que seus médiuns sejam comprometidos e tenham firmeza na mente e nas emoções.

Por ter crescido em um clã de ciganos, aprendeu diversos tipos de magia, inclusive a curativa. Possui um vasto conhecimento sobre banhos e ervas, utilizando cada um para muitas finalidades, como descarrego, proteção, prosperidade, limpeza, amor e abertura de caminhos.

Ela oferece apoio e amizade para as pessoas que se sentem sozinhas e ajuda aquelas que estão sendo enganadas e pedem seu auxílio. Por fim, é uma entidade que, por mais que demonstre imponência, força e frieza, ainda possui um lado luxuoso, companheiro, sensual e alegre!

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Entenda quais são os significados e as mensagens trazidas pelo número 0303 para sua vida. Confira nesse artigo em detalhes a sua mensagem!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.