Radiestesia: o que é, história, fundamentos, aplicações e mais!

Radiestesia: o que é, história, fundamentos, aplicações e mais!

A radiestesia é um dos métodos divinatórios mais utilizados para encontrar objetos perdidos, descobrir segredos e até mesmo prever o futuro. Aprenda como!


O que é radiestesia

Pêndulo para radiestesia

A radiestesia é uma prática divinatória empregada para localizar água, objetos perdidos, bem como identificar a natureza das energias de um ambiente por meio de instrumentos como varetas e pêndulos.

Ela também é empregada como terapia alternativa ou prática integrativa de saúde para identificar vibrações que não são captadas pelos nossos cinco sentidos, mas que podem ser detectadas com instrumentos adequados.

A radiestesia parte da premissa de que tudo presente no planeta possui um campo vibracional que pode ser facilmente acessado por meio dessa técnica milenar.

Ao estabelecer um canal de contato direto entre nosso subconsciente e nossos guias espirituais, é possível determinar a origem e natureza das energias de seres visíveis ou invisíveis, incluindo o paradeiro de pessoas desaparecidas e a fonte de vazamento energético de um local.

Demonstraremos neste artigo as suas múltiplas aplicações para que você possa iniciar a praticar essa técnica tão simples e extremamente eficaz.

Entendendo a radiestesia

Varetas de radiestesia

Por ser uma prática milenar, a radiestesia se desenvolveu ao longo dos anos e em diferentes culturas. Para melhor compreendê-la, é importante aprender as suas origens e o seu percurso histórico para que você possa se beneficiar de suas técnicas e aplicá-las na sua vida. Entenda suas raízes a seguir.

Etimologia

A etimologia da palavra radiestesia é construída a partir de dois termos originários de duas línguas clássicas distintas: o grego e o latim. Na primeira metade da palavra, temos o termo latino radium ‘radiação’.

Já a sua última parte se origina na palavra grego aesthesia, que por sua vez significa “percepção pelos sentidos” ou “capacidade de sentir”. Em outras palavras, a radiestesia significa a capacidade de perceber ou de sentir radiação, sentido utilizado até o presente.

No entanto, no século 18, outra palavra era comumente utilizada para se referir à radiestesia: a rabdomancia, formada pelos termos gregos rhabdos: "vara" ou "verga" e manteia, "adivinhação", referência aos instrumentos que eram utilizados durante a prática.

História

A radiestesia tem sido usada há milênios, com registros de pêndulos na Antiguidade. No entanto, a radiestesia como a conhecemos hoje provavelmente teve início na Alemanha do século 16 como um tipo de divinação para encontrar metais preciosos escondidos. Naquela época, Lutero considerava a considerava como uma forma de infligir os 10 mandamentos da Igreja.

Incialmente, utilizava-se um galho em formato de forquilha para encontrar água e minerais que estavam escondidos sob a terra. Posteriormente, especialmente na Inglaterra, as forquilhas foram substituídas por duas varetas de metais em formato de L que chegaram, inclusive, a serem utilizados pela polícia norte-americana.

Já no século 20, a radiestesia passou a ser objeto de estudos científicos conduzidos por pesquisadores como Kassel e Betz.

Fundamentos

A radiestesia envolve um instrumento radiônico conhecido por varetas radiônicas ou pêndulos. Estes instrumentos, quando utilizados de maneira adequada, servem como extensões do corpo humano, captando energias que a maioria das pessoas não consegue perceber, mesmo quando são afetadas energeticamente por elas.

Ao captar a energia, o instrumento recebe respostas. Estas são convertidas em sinais indicando que um campo vibracional foi detectado através de movimentos seriados que variam em intensidade, direção e ritmo.

Ao utilizar as varetas posicionadas em ângulos adequados ou até mesmo um pêndulo, é possível captar o centro vibracional de determinada área, objeto ou ser vivo durante uma busca radiônica. A partir dessas impressões vibracionais, determina-se a origem do campo energético e dá-se início aos trabalhos subsequentes.

Benefícios

A radiestesia é uma prática divinatória extremamente versátil e os seus benefícios incluem:

• Obter respostas para perguntas cujas respostas é um sim ou não;
• Diagnosticar e promover cura de doenças físicas e espirituais;
• Definir a egrégora e a natureza das energias de ambientes, pessoas e objetos;
• Purificar e dispersar a energia negativa de espaços;
• Auxiliar a encontrar animais de estimações e objetos perdidos;
• Receber conselhos sobre uma pergunta cuja resposta é um sim ou não;
• Encontrar água, minerais preciosos e pontos de radiação energética;
• Obter medidas exatas;
• Prever eventos futuros e determinar eventos presentes;
• Adivinhar números, nomes e combinações;
• Contatar mentores e guias espirituais;
• Determinar as intenções de uma pessoa;
• Encontrar vazamentos energéticos, especialmente nos pontos de poder (chakras).

Radiestesia e seus vários campos de atuação

Pêndulo de radiestesia

Os campos de atuação da radiestesia são bastante amplos e suas práticas têm sido aplicadas em áreas como a agricultura, saúde alternativa e, principalmente, espiritualidade.

Diferentemente do que é difundido, a radiestesia não opera somente com forças sobrenaturais: seu modo de funcionamento depende, principalmente, das leis naturais do nosso planeta.

Como funciona

Em princípio, a radiestesia opera como uma forma de sintonização com as leis da própria Física. Por usar um instrumento suspenso no ar, a captação de vibrações energéticas é traduzida em movimentos oscilatórios.

A amplitude destes movimentos é determinada de acordo com a energia que está sendo captada, bem como o material do instrumento e a prática do radiestesista. Muitas pessoas se questionam sobre a origem das respostas e esse é um tema de constante debate.

Embora alguns achem que os movimentos percebidos no instrumento radiônico resultam de movimentos involuntárias da mão de quem a segura, isso não é verdadeiro na maioria dos casos. A prática da radiestesia engloba fé e, portanto, acredita-se que as respostas surgem de guias espirituais.

Pêndulo

O pêndulo é um objeto simétrico, geralmente feito de cristal, madeira ou metal, suspenso num único cordão. Ele nunca é feito de materiais magnetizados, pois possuem um campo magnético próprio. Pêndulos servem como um elo entre a sua intuição e o universo que age como uma espécie de receptor ou transmissor de energias que sintoniza as suas vibrações com as mensagens de seus guias espirituais.

Ao receber as energias ou impressões psíquicas de um local, pessoa ou objeto, o pêndulo passa a se movimentar e cada movimento é interpretado como uma resposta para os questionamentos do seu usuário. Ele é uma excelente ferramenta de autodescoberta, identificação de energias e divinação. Ao adquiri-lo, é necessário limpá-lo e carregá-lo antes de utilizá-lo.

Gráfico

Os gráficos são ferramentas amplamente utilizadas por radiestesistas em suas práticas. Cada gráfico possui uma função específica e sua maior vantagem é o fato de ele estender a área de atuação do seu instrumento radiônico para além de perguntas cujas respostas é um sim ou não.

Por isso, o uso de gráficos é considerado uma prática avançada, embora isso não signifique que eles não possam ser usados por iniciantes. Existem diferentes tipos de gráficos, dispostos em diferentes formas geométricas, sendo o mais fácil de ser lido o meio círculo.

Radiestesistas podem utilizar gráficos alfanuméricos para obter respostas como nomes de pessoas e locais, bem como números específicos como datas, quantidades, idades e até mesmo números da loteria.

Movimentos

Ao utilizar um pêndulo, ele começará a se movimentar. Desde o início, é importante estabelecer qual movimento determina “sim” ou “não” no pêndulo que usa, pois os movimentos podem variar de acordo com o material e o usuário.

Para isso, basta se concentrar e dizer “indique o movimento para sim” e tomar nota. Faça o mesmo para o movimento que indica “não”. Muitos movimentos são universais. Confira-os e na seguinte lista:

• Sentido horário: movimento da energização. Indica “sim”. Quanto mais intenso o movimento, maior a energia do local;
• Sentido anti-horário: movimento da dispersão. Indica “não”. Quanto mais intenso o movimento, maior a negatividade do local;
• Sentido horizontal: sim;
• Sentido vertical: não;
• Sentido elíptico, transversal: ou parado: dúvida. Reformule a pergunta.

Onde usar

A radiestesia é utilizada em diversas áreas como a agricultura, construção civil e saúde. Isso não quer dizer que ela só pode ser utilizada em lugares com conhecimento técnico. Você também pode utilizar a radiestesia em suas práticas espirituais, auxiliando em sua meditação ou atuando como uma forma de diagnosticar o equilíbrio energético dos ambientes da sua casa.

Ao iniciar as suas práticas, escolha um ambiente mais calmo e reservado, preferivelmente em que esteja só e não será perturbado. Comece com perguntas simples, cujas respostas podem ser facilmente verificadas. Se preferir, você pode pedir a ajuda de um amigo para confirmar as respostas. Desta maneira, você saberá que suas mãos não influenciarão as respostas dadas pelo seu instrumento radiônico.

Radiestesia e radiônica

Pêndulo de radiestesia com gráfico

Radiestesia e radiônicas são termos facilmente confundidos. A radiônica usa a radiestesia para analisar e estabelecer onde existe desequilíbrio energético para encontrar a solução mais adequada para ele.

É uma prática holística que complementa a radiestesia e inclui ferramentas e protocolos que, quando combinados, se transformam em ferramentas bastante poderosas.

Há alguma contraindicação para a radiestesia?

Não. Por ser incrivelmente simples e efetiva, a prática da radiestesia é uma técnica que qualquer pessoa pode aprender e dominar.

Ao iniciar suas práticas, certifique-se de aprender os conceitos básicos e praticá-los num local tranquilo, longe de influências externas. À medida que praticar, você notará que o pêndulo se tornará uma extensão do seu próprio corpo.

Embora exista uma ampla variedade de pêndulos disponíveis no mercado, escolha um que mais sintonizar com as suas energias e seus objetivos.

O pêndulo de cristal de quartzo é uma peça-chave e é facilmente encontrado, que pode ser utilizado para toda e qualquer finalidade. Ele será, sem dúvida, uma ferramenta extremamente útil e versátil para lhe auxiliar como um companheiro de jornada nesta vida.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


meditação

Artigos relacionados


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

A Metta Bhavana é uma meditação milenar que traz diversos benefícios para o indivíduo, pois ajuda ele a cultivar o "Amor Incondicional". Confira neste artigo!


O que é a Meditação Vipassana? Origens, como fazer, benefícios e mais!

O que é a Meditação Vipassana? Origens, como fazer, benefícios e mais!

Cada tipo de meditação tem suas origens, técnicas e ensinamentos. Neste artigo você descobrirá as origens, como fazer e os benefícios da meditação Vipassana!


Conheça suas vidas passadas: marcas de nascença, regressão e mais!

Conheça suas vidas passadas: marcas de nascença, regressão e mais!

Você sabia que suas escolhas são influenciadas por experiências passadas? Entre aqui e saiba por quê!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.