O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

A Metta Bhavana é uma meditação milenar que traz diversos benefícios para o indivíduo, pois ajuda ele a cultivar o "Amor Incondicional". Confira neste artigo!


Significado geral da Metta Bhavana, a meditação do amor incondicional

Ilustração de uma pessoa fazendo meditação

A compreensão da meditação do amor incondicional parte do fato de que você precisa compreender os termos que estão envolvidos nessa arte. “Bhavana” é um termo equivalente ao “cultivo” ou até mesmo “desenvolvimento” e “Metta” significa “amor”, ou “amor incondicional”.

Isso quer dizer que nessa prática de meditação, o indivíduo cultiva de forma ativa os estados emocionais positivos em relação às outras pessoas e a si mesmas. A Metta Bhavana é uma prática que ajuda a levar mais harmonia às relações do indivíduo, fazendo com que ele viva uma vida com menos conflitos e saiba também resolver as adversidades que surgem no caminho. Quer saber mais sobre essa meditação maravilhosa? Confira neste artigo!

Metta Bhavana e as maneiras de desenvolver o amor incondicional

Mulher fazendo meditação em sua sala

A Metta Bhavana é um meio de fazer com que as relações das pessoas com outros indivíduos se tornem mais saudáveis e menos conflituosas. Essa meditação ajuda o ser humano a sentir mais empatia pelo outro, além de aprender a amar mais a si mesmo. Saiba mais sobre ela nos tópicos a seguir!

O que é Metta Bhavana

Ao longo da história da humanidade, existiram diversos tipos de meditações que visavam fazer com que o ser humano alcançasse um estado de plenitude de paz e tranquilidade. A meditação Metta Bhavana é uma dessas técnicas que ajudam o ser humano a crescer, bem como a praticar atos de bondade e oferecer o perdão.

Além disso, a Metta Bhavana é conhecida como a meditação da paz universal, por acreditar que a vida pode trazer diversas coisas valiosas para os seres humanos. Ela é uma das mais antigas meditações budistas, pois foi transmitida ao longo de 2500 anos através de diversas gerações.

A essência da meditação

Apesar dessa ser uma meditação milenar, ainda existem pessoas que não a conhecem. Contudo, não é possível negar o fato de que ela foi transmitida de forma ininterrupta por cerca de 2500 anos, ou seja, ela está há muito tempo sendo praticada e já é considerada uma meditação universal. Assim, é possível identificar uma essência na Metta Bhavana.

Conforme Dalai Lama, líder budista, a religião dele é a bondade. Essa é a essência da Metta Bhavana, pois o seu próprio nome já expressa isso. “Metta” significa “amor”, “amabilidade” ou até mesmo “amor incondicional”. Já “Bhavana” significa “cultivo”, ou “desenvolvimento”. Conforme essa tradução, já é possível compreender a plenitude dessa meditação para a vida.

Objetivos

A Metta Bhavana é uma prática que tem como objetivo fazer com que o ser humano possua relações mais saudáveis com as pessoas, de modo que eles experimentem mais conflitos e possam resolver as dificuldades que existem nas relações com as pessoas. Essa meditação ajuda o indivíduo a sentir mais empatia, ter mais consideração, ser gentil e também perdoar os outros.

Por meio dessa prática milenar, o ser humano pode aprender a apreciar mais os outros, fazendo com que eles se concentrem mais em suas qualidades positivas e menos nos seus defeitos. A prática dessa meditação também auxilia as pessoas a amarem a si mesmas, fazendo com que os conflitos internos reduzam.

Como funciona e a prática

Não existe uma maneira específica de praticar a meditação, já que ela pode ser feita em diversas posições, entre elas, a de lótus, sentada, ou até mesmo em pé. Contudo, o que importa mesmo é que cada palavra seja repetida com amor e atenção ao que está sendo falado, e que não seja algo feito de maneira vazia e mecânica.

A Metta Bhavana também não tem um tempo específico de duração. Você pode repetir as frases por dois minutos ou até mesmo por duas horas. No entanto, recomenda-se que esse ritual seja repetido pelo menos três vezes. Com o passar do tempo, você verá como as suas relações vão melhorar consideravelmente.

As maneiras de cultivar o Metta

Conceito Zen - Pedras de spa na água ao pôr do sol

Uma das formas de cultivar o Metta é fazer com que as emoções surjam. Para isso, é necessário criar as condições necessárias para que elas possam aflorar. A partir do momento em que se cultivam os sentimentos bons, as pessoas são encorajadas a compartilhar isso com os outros. Saiba mais a seguir!

Exercitando a consciência emocional

O primeiro passo para que o indivíduo pratique essa meditação é tomar consciência do que exatamente ele está sentindo no momento. Esse é o fundamento principal para os demais passos da meditação. Você pode começar a meditação sentando-se em um local silencioso e voltando as suas atenções para o seu corpo.

Depois disso, você deve relaxar cada parte do seu corpo, conforme você vai tomando consciência dele. Após isso, volte as suas atenções para o coração e sinta que emoções você tem alimentado. Dê um leve sorriso e entenda o que está acontecendo em seu interior. Quando se sentir devidamente pronto, volte ao mundo exterior e lembre-se: suas emoções, sejam elas boas ou ruins, são normais.

As sementes da emoção

Para que as sementes da emoção possam crescer na Metta Bhavana, é necessário o solo e também a água. Interpretando de forma simbólica esses elementos, é possível considerar a consciência como o solo, onde devem ser cultivadas emoções positivas. Assim, a água ou chuva são os métodos utilizados para encorajar o desenvolvimento das sementes de Metta.

Existem quatro métodos que são muito proveitosos nessa meditação, são eles: direcionar as palavras ao coração, as lembranças, o corpo e a capacidade de imaginar e criar. Não existe um padrão para definir qual deles é o mais eficaz, porque isso varia entre as personalidades das pessoas.

Utilizar palavras e frases no cultivo do Metta

Usar as frases ao seu favor é o método mais comum da Metta Bhavana. Ele é utilizado com mais frequência do que outros. Você deve dizer a seguinte frase para si mesmo, com convicção: “Que eu esteja bem, que eu seja feliz, que eu possa estar livre de sofrimento”. É sempre bom ressaltar que durante a meditação, você deve voltar o foco para as suas emoções.

Dessa forma, a partir do momento em que você pensar nas palavras que está pronunciando, se tornará mais receptivo a elas. É importante lembrar que não é necessário usar especificamente essa frase, você pode criar sua própria frase e incluir palavras como “amor”, “gentileza” ou “paciência”.

Utilizar lembranças no cultivo do Metta

Você também pode utilizar as boas lembranças ao seu favor nessa meditação. Então, procure recordar algum fato onde você se sentiu bem com relação a si mesmo. Um momento em que você estava com um excelente humor, ou que tenha realizado algo grandioso, tente lembrar dos detalhes desse momento.

Tente recordar o que você vestiu, o que viu, como você estava sentado, o perfume que usou naquela ocasião, o que as pessoas disseram, trazendo à memória os detalhes que você percebeu naquele momento. Assim, quanto mais clara for a lembrança, mais fácil será sentir novamente as emoções que sentiu naquele dia.

Utilizar o corpo no cultivo do Metta

Muitas pessoas não sabem, mas a forma como você posiciona o seu corpo fala muito sobre as suas emoções. Por exemplo, andar curvado, com os ombros caídos e o queixo próximo ao peito é um sinal de que você está triste.

Por outro lado, se você caminha ereto, de peito aberto, os ombros para trás e a cabeça erguida, se sentirá bem com relação a si mesmo. Adotando essa postura é muito mais fácil se sentir forte, confiante e capaz.

Você também pode usar esses princípios em sua meditação. Faça com que sua postura seja uma aliada e te ajude a cultivar o Metta, sempre tomando cuidado para evitar a tensão ou os ombros caídos. Logo, procure trazer à memória como é se sentir feliz, confiante e cheio de energia.

O uso da imaginação criativa

Para usar a imaginação criativa a seu favor no Metta, você deve pensar em uma experiência que te faria feliz. Não precisa ser algo que você vivenciou, apenas alguma coisa que faria com que sentimentos positivos aflorassem em você. Pense em qualquer coisa que provoque em você um verdadeiro e sincero sentimento de alegria e bem-estar.

Você pode se imaginar fazendo a viagem dos sonhos para um local paradisíaco, pode imaginar que está voando em um balão de ar quente sob a Cordilheira dos Andes, caminhando em meio a um céu estrelado ou apenas relaxando em uma praia deserta, só você e a pessoa amada. Faça com que esse exercício mental traga o máximo de emoções positivas.

A flexibilidade

Nem todos os métodos funcionam com as pessoas, pois cada um possui características singulares e distintas. Logo, procure ser flexível nos métodos que vai utilizar, veja qual o que mais funciona para você. Além disso, use a paciência com certos métodos para que eles possam surtir efeito, e tome bastante cuidado para não transitar entre um método e outro de forma agitada, sem dar a ele a chance de funcionar.

Portanto, é importante sempre ter em mente que não importa qual for o método, o seu foco devem ser suas emoções. Às vezes, as pessoas ficam tão presas nos próprios pensamentos que é fácil vagar neles ao invés de meditar. O objetivo da sua reflexão é incentivar o crescimento do amor em seu interior. Então, não perca isso de vista.

O primeiro estágio do Metta

Prática de meditação, silhueta de uma mulher meditando na praia ao pôr do Sol

O primeiro estágio do Metta consiste basicamente em alimentar o amor a si mesmo. Conforme a tradição budista, o amor que o indivíduo tem com relação a si mesmo fala muito sobre como ele vai se relacionar com os outros. Saiba mais sobre o estágio inicial da Metta Bhavana!

Cultivando Metta em relação a si mesmo

Cultivar o amor próprio é o estágio inicial da Metta Bhavana. Sem concluir essa etapa, o indivíduo jamais conseguirá expressar bons sentimentos com relação aos outros. Por isso, na prática de desenvolvimento do amor incondicional, o foco primário deve ser a pessoa que está praticando e não os outros.

Assim, antes de tudo, para que possa avançar na prática, você deve ter como sua aliada na jornada pelo amor próprio, as posturas, pois elas são fundamentais para que você tenha sentimentos positivos sobre si mesmo. Procure se aprofundar nas posturas que mais geram emoções positivas nas pessoas.

A dificuldade em gostar de si

Muitas pessoas têm dificuldades em gostar de si mesmas. Isso se deve a diversos fatores, entre eles a aparência, algum traço de personalidade, uma circunstância, entre outras coisas. Contudo, de acordo com a tradição budista, deve existir uma ênfase no fato de que os indivíduos precisam desenvolver o amor próprio.

De acordo com a crença budista, isso é um pré-requisito para que o indivíduo possa amar outras pessoas. A tradição cristã também prega algo semelhante. Basta lembrar que as Sagradas Escrituras ordenam aos cristãos “amar aos outros como a si mesmo”, dando a entender que também é preciso ter amor-próprio.

A receptividade e a atividade

A partir do momento em que você entrar em contato com suas emoções, pense nelas como se fossem um pequeno rio em meio a uma floresta, com águas tranquilas. Assim como um pequeno riacho, suas emoções possuem vida e são vibrantes, ou seja, elas estão prontas para estremecer, como quando se toca na água de um rio.

Essa é uma ilustração que mostra que você precisa estar receptivo as suas vibrações emocionais. Os pensamentos que você está alimentando conscientemente, as palavras, frases e lembranças, as fantasias criadas, tudo isso está sendo utilizado na meditação do amor incondicional. Todos esses métodos estão sendo utilizados para surtir efeito em suas emoções.

O segundo estágio do Metta

Mulher com uma flor de lótus na mão

O segundo estágio do Metta está diretamente relacionado com a forma como você expressa esse amor incondicional com relação a uma pessoa importante na sua vida, mais especificamente um amigo. Saiba mais sobre esse estágio nos tópicos a seguir!

Cultivando Metta em relação a um amigo

Boa parte das pessoas gostam de desfrutar de momentos únicos ao lado dos amigos. Um amigo é alguém cujo o bem-estar é importante para o indivíduo. Quando essa pessoa está passando por momentos difíceis, o amigo se sente mal, mas quando está vivendo uma boa fase na vida, então fica contente e se alegra também. Por isso, o amigo é alguém por quem o indivíduo sente Metta.

Antes de tudo, é importante que você escolha a pessoa por quem vai desenvolver o Metta, para que não perca o tempo precioso que seria dedicado à meditação, mas que seria desperdiçado com os momentos de indecisão.

Qual o objetivo do segundo estágio

No segundo estágio, o objetivo é fortalecer o amor que já se sente por um amigo. É importante sempre ressaltar que o Metta é algo que o indivíduo já sente. Não se trata de uma nova emoção, algo que jamais foi sentido, pois o que se está desenvolvendo ou fortalecendo é o amor incondicional com relação aos amigos.

Dessa forma, o indivíduo pode desenvolver o Metta na vida cotidiana, quando ele é atencioso com os amigos, quando deseja que eles sejam felizes e se esforça para que se sintam mais à vontade. Esse estágio da Metta Bhavana torna as amizades mais profundas, uma vez que elas são importantes para a saúde do indivíduo e também sua felicidade.

Quais métodos podem ser utilizados

A partir do momento em que você passa a trazer o seu amigo à mente, você consegue visualizá-lo. Busque sempre imaginar que ele está sorrindo e se sentindo feliz. Você pode desejar coisas específicas que façam o seu amigo feliz ou que reduzam o sofrimento dele. Além disso, também é possível desejar que ele esteja livre de dívidas, que passe a valorizar a si mesmo, entre outras coisas.

Procure lembrar de um momento em que vocês estiveram juntos e se sentiam particularmente próximos, isso vai ajudar a fortalecer o sentimento que você tem por ele. Isso pode ser feito por meio de uma visualização criativa.

O terceiro estágio

Estátua de Buda dourada

Nesse estágio da Metta Bhavana o indivíduo cultiva o amor incondicional por alguém que não gera nenhum tipo de sentimento forte nele, ou seja, não se direciona a um amigo ou familiar, nem tampouco a uma pessoa com quem tenha dificuldade de se relacionar. Compreenda melhor nos tópicos a seguir!

Cultivando Metta por uma pessoa neutra

A princípio, pode ser um pouco complicado desejar felicidades a uma pessoa que você não conhece, pelo fato dessa pessoa não estar no plano físico, e ser alguém que, para o indivíduo, não possui representatividade alguma, então, não existe muita coisa a resolver nesse sentido.

Com a prática isso pode mudar. Assim, tente sempre prosseguir com a meditação e você conseguirá descobrir maneiras de trabalhar nesse estágio da Metta Bhavana. Contudo, é sempre importante lembrar que você não está tentando fazer algo acontecer. Você só está trabalhando com paciência e com a ausência de emoções.

A necessidade do terceiro estágio

Existem algumas pessoas que são mais sensíveis do que outras. Por isso, a partir do momento em que um indivíduo emotivo traz alguém à mente, ele já começa a sentir algo relacionado a essa pessoa. Apesar de muitos considerarem isso como uma maldição, existe uma vantagem em ter essa receptividade. Dessa forma, essa qualidade facilita a prática da Metta Bhavana.

Sendo assim, não se preocupe com o fato de não estar conseguindo encontrar uma pessoa neutra, tenha em mente que essa pessoa não deve ser amigo nem inimigo. Então, encontre alguém que não inspira nenhuma emoção em você. Logo, é necessário escolher alguém que você não conhece bem, assim, ficará mais fácil meditar.

Maneiras de trabalhar o estágio três

Muitos dos métodos utilizados nos primeiros métodos podem ser usados no terceiro. Você pode simplesmente pensar na pessoa neutra, fazer uma visualização mental dela, na qual ela está muito feliz e sorridente, desejando que ela esteja bem em sua mente. Você ainda pode usar algumas palavras ou frases para reforçar isso.

Além disso, é possível utilizar a sua imaginação, compartilhando uma experiência marcante com a pessoa neutra bem como a capacidade criativa para imaginar que vocês são próximos na vida real. Contudo, você precisa imaginar essa pessoa de uma forma bastante amigável.

O quarto e o quinto estágios do Metta

Mulher meditando em uma linda cachoeira com água cristalina e flores amarelas

O quarto estágio do Metta consiste em cultivar amor incondicional com relação a uma pessoa difícil de ser amada. Esse, com certeza, é um dos maiores desafios dessa meditação. O quinto estágio consiste em amar incondicionalmente todos os seres. Saiba mais nos tópicos a seguir!

Cultivando Metta em relação a uma pessoa difícil no estágio quatro

Nesse estágio, o indivíduo chama à mente alguém com quem tenha um certo conflito. Nessa etapa, é necessário que a pessoa faça votos para que o seu inimigo esteja bem. A mágoa dessa pessoa pode ser uma mera irritação momentânea ou um conflito profundo. Nesse estágio, o indivíduo vai de encontro a algo que ele não quer fazer, mas precisa, pois o Metta é o oposto da má vontade.

Com isso, o indivíduo tem como objetivo superar suas reações habituais. Isso não quer dizer que ele deve cultivar a má vontade para lidar com ela mesma. Ele deve chamar a mente alguém com quem ele tenha uma certa rixa e fazer votos para que essa pessoa esteja bem.

Cultivando Metta em relação a todos os seres sencientes no último estágio

No quinto estágio do Metta Bhavana, é necessário que o indivíduo desenvolva uma atitude aberta de amor incondicional. Nesse estágio, a pessoa deve se esforçar para manter essa experiência o tempo todo, não apenas em dias específicos. Logo, é necessário seguir o exemplo dos monges budistas.

Eles saíam por toda a parte irradiando amor incondicional por todos os seres. Por isso, no quinto estágio do Metta Bhavana, o indivíduo deve se esforçar para oferecer amor em todas as direções e a todos os seres. Por isso, você pode imaginar que o mundo está envolvido pelo seu coração e que está cuidando bem dele.

Por que é preciso desenvolver Metta por uma pessoa má no estágio quatro?

De fato, existem pessoas muito perversas espalhadas pelo mundo. Às vezes, a palavra mal pode parecer muito forte para alguns tipos de atitudes, contudo, é a melhor definição. Você pode até mesmo se questionar porque precisa desenvolver um amor incondicional por pessoas que cometem más ações.

O Metta Bhavana é um estado de amor pelos outros, além de tornar o indivíduo mais empático e compassivo, ensinando a ter consideração e ser gentil. Se as pessoas perversas sentissem Metta, com certeza elas não fariam coisas deploráveis. Assim, os atos de maldade surgem como uma falha de empatia.

Maneiras de trabalhar com o quinto estágio

O indivíduo trabalha o Metta Bhavana no quinto estágio expressando amor incondicional por todos os seres. Assim, você pode imaginar que está mandando Metta para todos os quatro cantos da terra, desejando em seu coração que todos os habitantes dela estejam bem e felizes.

Então, faça com que o mundo inteiro venha a sua mente e deseje felicidades a todas as pessoas que você encontrar em sua imaginação. Não se limite apenas a lugares conhecidos por você. Além disso, é importante que você não inclua nessa meditação apenas os seres humanos, pois os animais também devem ser incluídos.

Metta e o divino

É fundamental que o indivíduo saiba que ele é apenas uma parte de algo bem maior. A partir do momento que ele se aprofunda nessa ideia, é capaz de entender que sua sabedoria é pequena e que ainda tem muito a aprender. Além disso, existem momentos em que o subconsciente é muito profundo - isso faz com que o indivíduo o sinta como algo externo a ele mesmo.

Com isso, ele pode sentir uma presença gentil, amorosa e sábia, ter uma visão ou até mesmo ouvir uma voz guiando ele. Todas essas coisas são consideradas como experiências relacionadas ao “divino”.

É possível cultivar emoções para realizar a Metta Bhavana?

Silhueta de uma mulher meditando nas montanhas no pôr do sol

Sim, é possível. Como o próprio nome dessa meditação já diz, ela consiste em cultivar o amor incondicional com relação a si mesmo, os outros, alguém com quem não tem afinidade e, até mesmo, com os animais e seres sencientes.

Essa prática ajuda o indivíduo a ter uma vida mais harmônica em suas relações com outras pessoas, de modo que a vida dele se torna menos conflituosa, já que ele consegue resolver as dificuldades existentes e se aprofundar em suas ligações com os outros. Portanto, a empatia, a gentileza e a capacidade de perdoar são importantes e devem ser trabalhadas na Metta Bhavana.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


meditação

Artigos relacionados


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


O que é a Meditação Vipassana? Origens, como fazer, benefícios e mais!

O que é a Meditação Vipassana? Origens, como fazer, benefícios e mais!

Cada tipo de meditação tem suas origens, técnicas e ensinamentos. Neste artigo você descobrirá as origens, como fazer e os benefícios da meditação Vipassana!


Conheça suas vidas passadas: marcas de nascença, regressão e mais!

Conheça suas vidas passadas: marcas de nascença, regressão e mais!

Você sabia que suas escolhas são influenciadas por experiências passadas? Entre aqui e saiba por quê!


O que é Hatha Yoga? A prática, Asanas, Mudras, benefícios e mais!

O que é Hatha Yoga? A prática, Asanas, Mudras, benefícios e mais!

Hatha Yoga é uma das vertentes clássicas do Yoga que dá mais foco para a permanência nas posturas. Entenda mais no nosso artigo completo.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.