Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


Conheça tudo sobre a técnica de Meditação Transcendental!

Borboleta pousa nas mãos de uma pessoa meditando

A meditação transcendental é uma tradição da antiga cultura Veda, povo este que é considerado embrião do que mais tarde veio a ser o hinduísmo. Diferentemente de algumas outras meditações, ela não necessita de muito esforço para alcançar os resultados esperados.

Recente pesquisa da IMT (School for Advanced Studies Lucca), na Itália, mostra que a sensação de conforto e bem estar mental provocada pela meditação transcendental auxilia na tomada de decisões em momentos de estresse do dia a dia. Portanto, siga a leitura e descubra com o Sonho Astral tudo que você precisa saber sobre esta antiga técnica, bem como seus benefícios.

Entendendo sobre a Meditação Transcendental

Silhueta de uma pessoa meditando com a ilustração dos chackras

A meditação transcendental utiliza mantras e técnicas de sons, com o intuito de tranquilizar a mente, e relaxar o corpo. Diferentemente de algumas outras meditações, ela não necessita de muito esforço para alcançar os resultados esperados.

Origem

Por volta do ano 800, os conceitos da cultura védica foram reformulados por Adi Shankaracharya, e assim estabeleceu a filosofia não-dualista. Já por volta do século 18, Swami Saraswati instituiu quatro monastérios para reviver a antiga cultura filosófica de Adi, que permaneceu restrita a estes monastérios por cerca de 200 anos.

A civilização hoje conhecida como védica, habitou a área do subcontinente indiano, onde atualmente está o território de Punjab, na própria Índia, como também o Calibre, no Paquistão. A cultura védica permaneceu viva até o século 6, quando iniciou seu gradual e natural processo de transformação para o atual Hinduísmo.

História da Meditação Transcendental

Por volta de 1941, logo após se formar em física, Madhya Warm, popularmente conhecido por Mahesh, se tornou discípulo da tradição de Saraswati. Então, em 1958, após adotar o nome de Maharishi, Mahesh funda o Movimento de Regeneração Espiritual, e difunde as técnicas e conceitos da meditação transcendental.

A partir da década de 60, um ano após ir para os Estados Unidos difundir suas técnicas, a prática de meditação transcendental tornou-se muito popular. Este fato ocorre principalmente após a aparição de Maharishi ao lado de integrantes dos Beatles, como John Lennon e George Harrison.

Para que serve?

A meditação transcendental é uma técnica que permite a seus praticantes experimentarem estados de relaxamento, tranquilidade, e atenção plena. Além disso, ela também busca o controle da mente, e assim maior poder concentração.

Sendo assim, com o auxílio de professores capacitados, os adeptos desta prática alcançam de forma simples um estado de consciência, o qual não se está dormindo, mas tampouco acordado. Ou seja, o quarto estado de consciência.

Como funciona?

Ao contrário das outras formas de meditação, para se obter o resultado das técnicas transcendentais é necessário ao menos para iniciar o auxílio de um mestre certificado. Durante o processo, se aprende os mantras individuais e secretos, que são preparados para cada pessoa, assim como postura correta, e demais detalhes da prática

Este tipo de meditação deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, e cada sessão dura em média 20 minutos. Durante este período, utilizando as técnicas corretas a mente se aquieta, se experimenta uma consciência pura, que transcende. Por consequência desse estado mais silencioso da mente, se desperta a paz de espírito, que já está dentro de cada um.

Estudos e comprovações científicas

Atualmente, os benefícios das técnicas de meditação transcendental possuem respaldo de mais de 1.200 pesquisas científicas ao redor do mundo. Com hipóteses diversas, essas pesquisas confirmam os benefícios em vários setores da vida pessoal e profissional dos praticantes da meditação.

Em suma, essas pesquisas demonstram grande diminuição bioquímica relacionada ao estresse, entre eles: ácido lático, cortisol, ordenação das ondas elétricas cerebrais, batimento cardíaco, entre outros. Uma dessas pesquisas chegou a demonstrar uma diferença de 15 anos entre a idade cronológica e biológica entre os adeptos da prática.

Cuidados e contraindicações da Meditação Transcendental

Algumas pesquisas preliminares apontam que uma baixíssima parcela dos praticantes das meditação transcendental, com mergulho profundo em suas mentes, podem trazer à tona sensações desagradáveis.

Por outras palavras, em algumas pessoas o relaxamento profundo pode acarretar no efeito inverso ao esperado. Este é um fenômeno conhecido por "pânico de relaxamento induzido”, que acarreta no aumento da ansiedade, além de em alguns casos causar pânico ou paranoia.

De forma geral, quem pratica a meditação transcendental costuma amar o exercício e também elogiar muito a prática. Porém, para que tudo ocorra de forma saudável e se alcance os objetivos esperados sem contratempos, é realmente importante procurar um professor credenciado.

Benefícios da Meditação Transcendental

Ilustração meditação

A meditação traz promessas que agradam a maioria das pessoas. Afinal de contas, quem não quer ficar relaxado? Entretanto, a meditação transcendental não é apenas sobre relaxamento.

Ela é também sobre expandir a consciência cerebral, e por consequência trazer benefícios a situações cotidianas do dia a dia de seus praticantes. Siga a leitura e descubra mais sobre estes benefícios.

Estimula o autoconhecimento

A correria do dia a dia, muitos produtos para consumir e tantas faces para vestir - tudo isso faz com que inúmeras pessoas estejam sempre ocupadas com alguma outra coisa. Sendo assim, essas pessoas não conseguem estar em suas verdadeiras frequências.

Por vezes, perdem suas essências de indivíduos, e se tornam apenas peças automáticas de um sistema de rotinas. A meditação transcendental tem o poder de proporcionar um aprofundamento em nós mesmos.

Logo, é possível adquirir um autoconhecimento sobre si próprio, que quem pratica nem imaginava ser possível. Como resultado, uma vez que se tem um melhor autoconhecimento, a pessoa passa a optar por melhores situações para sua vida.

Proporciona estabilidade emocional

A estabilidade emocional, de certa forma, também pode ser descrita como inteligência emocional. Ou seja, é a inteligência para lidar com situações de estresse do cotidiano. Um exemplo prático é o piloto de avião, que pode ter toda formação técnica com excelentes notas, mas que também precisa ter muita estabilidade emocional.

Assim, a meditação transcendental é uma ótima opção para melhorar a inteligência emocional. Por isso, é procurada por profissionais de diversas áreas que necessitam de muita atenção e autocontrole para certas situações.

Inclusive, foi discutido preliminarmente em 2020, no Senado brasileiro, os benefícios que a meditação transcendental traria para o país se fosse praticada nas escolas.

Estimula a inteligência

Estudos científicos de diversas universidades ao redor do mundo já afirmam que a prática da meditação transcendental estimula o córtex frontal do cérebro, tornando-o mais saudável para processar informações. Em outras palavras, essa meditação, quando bem praticada, melhora e acelera o processo de aprendizagem.

Para se ter ideia, algumas empresas oferecem gratuitamente a seus funcionários a prática de meditação transcendental. Por certo, elas já estão obtendo resultados positivos em vários índices de desenvolvimento humano corporativo.

Melhora os relacionamentos

Por vezes quando se está irritado, com alto nível de estresse por problemas do dia a dia, acaba-se por despejar toda essa raiva na pessoa mais próxima. Logo após, de cabeça fria a pessoa percebe que não fez a coisa certa, mas já é tarde, afinal a palavra dita não retorna.

Sendo assim, a meditação transcendental ajuda a manter o equilíbrio quando se está a ponto de explodir. Você passa a realmente ouvir o próximo e a buscar uma solução mais harmoniosa para os problemas de relacionamentos.

Reduz a ansiedade

A ansiedade é um problema que afeta grande parte da população mundial. Além de medo, ela provoca pensamentos estressantes que causam desconforto e preocupações. Muitas vezes um chá ou um floral são o suficiente para acalmar pessoas ansiosas.

Porém, há casos mais graves que a meditação transcendental pode auxiliar, juntamente com o tratamento médico especializado. E é através do mergulho profundo na mente, no campo transcendental que a prática meditativa pode tranquilizar o coração e a mente de seus praticantes.

Ou seja, converse com seu médico e procure um professor especializado para obter melhores resultados.

Combate o TDAH

Cada vez mais comum entre as pessoas, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é um problema real que afeta a qualidade de vida. Além de trazer muito desgaste mental, o TDAH, pode atrapalhar a vida pessoal e profissional dos portadores da síndrome.

Haja vista, essa situação se torna mais constante nos estudos a respeito do uso da meditação transcendental como complemento de tratamento para esse transtorno. Como resultado, a grande maioria das pesquisas sugerem a prática da meditação transcendental como auxílio de tratamento. Isto ocorre pelo fato dos praticantes da meditação obterem:

- Melhora da capacidade cognitiva;
- Aumento do funcionamento cerebral;
- Melhor fluxo sanguíneo;
- “Exercita” o córtex frontal, auxiliando na aprendizagem e memória;
- Melhora da concentração;
- Melhor controle emocional.

Por fim, voltamos a ressaltar que a meditação transcendental ainda não é considerada a cura para o TDAH, mas sim um bom auxílio no tratamento. De qualquer modo, os estudos avançam, e quem sabe, em um futuro próximo, não podemos trazer outras boas notícias.

Combate a hipertensão, diabetes e aterosclerose

Assim como no TDAH, a meditação transcendental é considerada um bom complemento no tratamento de hipertensão, diabetes e aterosclerose. Estes são fatores de risco que acometem mais de 20% da população brasileira, sendo algumas das principais causas de morte no país.

Sendo assim, algumas práticas complementares são importantes para diminuir esses níveis elevados. Por ser uma prática milenar, o uso da medicação transcendental tem sido pesquisado em diversos setores da medicina. E em virtude de muitos resultados positivos, a meditação já está sendo usada em diversas clínicas médicas, como complemento ao tratamento tradicional.

Ajuda a melhorar a qualidade do sono

Conforme já comprovado pela medicina, dormir bem é importante para um bom funcionamento do organismo, proporcionando assim, melhor saúde e melhor qualidade de vida. Porém, pesquisas recentes demonstram que no Brasil, em torno de 40% das pessoas não têm uma boa noite de sono.

Um dos maiores causadores da insônia ou do sono de má qualidade é o estresse, que diminui drasticamente o nível de serotonina. Conforme comprovado em estudos da Universidade de Alberta, no Canadá, e no Instituto Nacional Japonês de Saúde Industrial, a meditação transcendental eleva o nível de serotonina.

Consequentemente, essa prática milenar tem sido indicada por médicos e clínicas que tratam de distúrbios do sono.

Controla os vícios

Por se tratar de uma prática que busca aprofundamento mental, a meditação transcendental torna seus praticantes plenos de consciência para a tomada de decisões. Por isso, ela é uma ótima ferramenta para aquelas pessoas que precisam reconhecer seus vícios e tomar decisões a respeito deles.

Ademais, por confrontar a origem dos pensamentos e sentimentos, a prática da meditação pode ajudar aqueles que necessitam encarar de frente seus vícios. Por isso, temos cada vez mais notícias de clínicas de recuperação de dependentes químicos adotando a meditação transcendental como um apoio de tratamento.

Meditação Transcendental na prática

Mulher meditando com os braços abertos

Agora que você já conhece mais sobre a origem e benefícios da meditação transcendental, chegou a hora de saber um pouco mais sobre a prática. Nos próximos tópicos, falaremos sobre: a idade para praticar, a conduta, a confidencialidade, os mantras, o ambiente, a duração, o curso e as sessões. Portanto, fique conosco, e descubra muito mais.

Idade

Além dos benefícios trazidos pela meditação transcendental, ela também chama atenção por ser facilmente praticada, inclusive por crianças a partir dos 5 anos de idade. Isto é possível devido ao fato de ser uma meditação que não exige muito esforço para controlar e silenciar a mente.

Conduta

A meditação transcendental não está ligada a uma religião, isso quer dizer que os praticantes não precisam ter nenhum conhecimento teológico. Também não é preciso abrir mãos de valores, crenças ou condutas.

Portanto, não há código de ética, moral ou conduta para aqueles que querem praticar a meditação milenar. É possível, inclusive, encontrar facilmente pessoas de diferentes crenças religiosas praticando juntos a meditação transcendental.

Confidencialidade

A meditação transcendental possui muita confidencialidade, isso não quer dizer que você tenha que contar sua vida para o professor. O que queremos dizer é que como ela foi passada de professor para professor, sendo difundida ao longo dos séculos, os mantras são ensinados apenas a mestres credenciados ao método.

As pessoas responsáveis pela prática acreditam que mantendo a confidencialidade dos métodos, manterão a tradição afastada de forasteiros mal intencionados.

Mantras

Os mantras são palavras ou sons, que apesar de não terem significado, possuem energia positiva quando recitados em voz alta ou mentalmente. Além de som e vibração, os mantras, conforme demonstram alguns estudos, possuem efeito na mente através de seus significados.

A meditação transcendental é uma das técnicas que utiliza mantras como parte fundamental de sua prática. Recitar tais sons faz com que se alcance a auto consciência transcendental. Por fim, vale lembrar que os mantras são únicos e pessoais, e só podem ser passados por professores credenciados.

Ambiente

A meditação transcendental possui um método, que após o aluno aprender, ele fica livre para praticar no local e horários que melhor o convir. Ou seja, esta é uma prática que não necessita obrigatoriamente de um local preparado para efetuá-la.

De qualquer maneira, algumas pessoas preferem organizar um local onde se sentem melhor, mas não deixam de recitar os mantras quando estão distante dele. Tenha em mente que a meditação quando necessária pode ser pratica em qualquer lugar. Aproveite e a faça mais vezes ao dia.

Duração

Não se deixe enganar pela questão de tempo, nem sempre isto é o mais importante, mas sim a técnica correta e sua aplicação pelo praticante. Assim, como a grande maioria dos demais métodos de meditativos, a prática transcendental não costuma demorar longos minutos. Ou seja, em média, cada sessão dura em torno de 20 minutos, e é feita duas vezes ao dia.

Curso

Nos dias atuais, existem inúmeras opções de cursos para ensinar a meditação transcendental. Entre eles há possibilidades presencial e online, bem como cursos individuais, para a família ou até para empresas. Independente da escolha que se faça, é importante observar a credibilidade da escola e o credenciamento dos professores.

Sessões

Para começar, o interessado em aprender a meditação transcendental se encontra com o professor para uma conversa inicial, uma pequena entrevista. Após o momento de apresentação, o praticante aprende a técnica, juntamente com seu mantra individual, em uma sessão que dura em torno de uma hora.

Posteriormente, ocorrem em torno de três sessões, também de uma hora, nas quais o professor ensina mais detalhes das técnicas de meditação transcendental. Após as sessões iniciais de introdução e ensinamento, o aluno está apto a praticar as técnicas aprendidas por conta própria. As próximas sessões ocorrem mensalmente, ou de acordo com a necessidade individual.

Outras informações sobre a Meditação Transcendental

Pessoas meditando na natureza

Agora que você já sabe quase tudo sobre meditação transcendental, seja sobre a prática ou sobre seus benefícios, vamos entrar para os capítulos finais do texto. A partir de agora, traremos dicas extras e outras informações relevantes sobre este aprendizado militar. Siga a leitura e não perca!

História da Meditação Transcendental no Brasil

Em 1954, com a morte de seu mestre no ano anterior, Maharishi Mahesh Yogi ficou dois anos meditando nas montanhas do Himalaia. Logo após esse período, ele fundou a primeira organização para ensinar a meditação transcendental.

A partir do sucesso de sua organização, Mahesh foi convidado para participar de palestras e treinamentos nos Estados Unidos, no início da década de 60. Logo depois de sua chegada, Mahesh se tornou próximo de pessoas famosas, e isso ajudou a espalhar o conhecimento sobre a meditação transcendental entre os norte-americanos.

Já no Brasil, a prática meditativa chega anos depois, mais precisamente em 1970, juntamente com a yoga. De lá para cá, ela vem se difundindo por todo o país, e a responsabilidade pela certificação de professores é da Sociedade Internacional de Meditação.

Como escolher o melhor tipo de meditação?

A escolha sobre qual técnica de meditação praticar é muito pessoal, e pode depender de alguns fatores. Por exemplo, se a pessoa está estressada, pode experimentar exercícios de relaxamento, caso o problema seja uma depressão, é mais aconselhável uma linha de autoconhecimento.

A dica principal é experimentar diferentes meditações, e sentir aquela que te faz melhor. Certamente, para algumas pessoas, uma meditação com mantras pode ser a que melhor funcione, mas para outras a melhor opção seja uma com foco na respiração. Portanto, experimente bastante, e não apenas uma vez cada técnica, dê chance a elas.

Dicas para fazer uma boa sessão de meditação

A prática de meditação pode ser praticada em locais que já são previamente preparados para ela, mas também em casa, trabalho, ou até no transporte. Portanto, vamos passar agora algumas dicas para um melhor aproveitamento e assim obter melhor resultado quando for meditar sozinho.

O momento da prática: se possível, reserve um tempo entre 10 e 20 minutos por dia, melhor ainda se conseguir fazer duas ou mais vezes no mesmo dia. O ideal é meditar logo pela manhã, e assim iniciar o dia mais leve mentalmente.

Postura confortável: De acordo com a cultura oriental, a postura ideal para a prática meditativa é a de Lotus. Ou seja, sentado, com as pernas cruzadas, com os pés sobre as coxas, e a coluna reta. Porém esta não é uma postura obrigatória, sendo assim possível meditar sentado normalmente, ou até deitado.

Respiração: Para um melhor resultado da prática de meditação é importante também prestar atenção no que diz respeito à respiração. Ou seja, ela deve ser profunda, utilizando toda capacidade pulmonar ao inspirar profundamente, pela barriga e tórax, e a expiração lenta pela boca.

Preço e onde fazer

A meditação pode ser feita em diversos locais especializados, que atualmente se expandem por todo o país. A escolha deste local deve se dar principalmente pela formação dos professores que irão ministrar práticas meditativas. Outros fatores, como estrutura e ambiente, vão de acordo com o gosto particular de cada praticante.

É possível encontrar aulas de meditação a partir de R$ 75,00 a hora. De qualquer forma, esse valor pode alterar muito conforme a região do país, a prática escolhida, a qualificação profissional e estrutura fornecida. Em resumo, basta procurar, que se encontra um local adequado com bons preços para uma boa aula de meditação.

A Meditação Transcendental é uma prática universal!

Mulher fazendo uma posição de yoga na frente do mar

Como você já pode ter notado, a meditação transcendental é uma prática universal, ou seja, ela já está difundida em todo o mundo. Um bom exemplo que prova este fato, é que ela é praticada por pessoas de diferentes religiões, crenças, culturas e sociedades. Além disso, é bem quista por estudiosos de vários setores da medicina.

Todavia, não pense que a meditação transcendental já chegou no seu auge de popularidade e conhecimentos benéficos. Ainda há muito por vir, e os estudos que apontam para resultados cada vez mais incríveis estão em crescimento anual.

Em outras palavras, tenha certeza que você ainda vai ouvir falar muito sobre a meditação transcendental. Esperamos que a leitura tenha sido esclarecedora, e possa ter tirado dúvidas. Até a próxima.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


meditação

Artigos relacionados


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

A Metta Bhavana é uma meditação milenar que traz diversos benefícios para o indivíduo, pois ajuda ele a cultivar o "Amor Incondicional". Confira neste artigo!


O que é a Meditação Vipassana? Origens, como fazer, benefícios e mais!

O que é a Meditação Vipassana? Origens, como fazer, benefícios e mais!

Cada tipo de meditação tem suas origens, técnicas e ensinamentos. Neste artigo você descobrirá as origens, como fazer e os benefícios da meditação Vipassana!


Conheça suas vidas passadas: marcas de nascença, regressão e mais!

Conheça suas vidas passadas: marcas de nascença, regressão e mais!

Você sabia que suas escolhas são influenciadas por experiências passadas? Entre aqui e saiba por quê!


O que é Hatha Yoga? A prática, Asanas, Mudras, benefícios e mais!

O que é Hatha Yoga? A prática, Asanas, Mudras, benefícios e mais!

Hatha Yoga é uma das vertentes clássicas do Yoga que dá mais foco para a permanência nas posturas. Entenda mais no nosso artigo completo.


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!