3 de Espadas no Tarot: significado, história, amor, trabalho e mais!

3 de Espadas no Tarot: significado, história, amor, trabalho e mais!

A carta 3 de Espadas pode indicar tristeza, falsidade, rivalidade e até problemas de saúde. Clique e aprenda os diversos significados dessa carta!


O que significa a carta 3 de Espadas no Tarot?

Carta 3 de Espadas no Tarot ao lado de pote com flores

Muitos atribuem à carta 3 de Espadas no Tarot o significado de traição. Porém, essa carta vai muito além disso. Nesse artigo você aprenderá a ler esta carta além do significado convencional e descobrirá suas interpretações diversas.

Combinada a outras cartas dentro da leitura, a carta 3 de Espadas no Tarot poderá indicar tristeza, falsidade, rivalidade, até problemas de saúde. Leia o artigo completo para entender mais sobre o 3 de Espadas.

Fundamentos do 3 de Espadas no Tarot

Carta 3 de Espadas do Tarot em fundo vermelho

Para uma leitura completa, absorvendo o máximo de informações na consulta, é interessante estudar os símbolos que a carta apresenta, combinando o sentido da carta dentro do deck e o naipe.

Esta é uma carta do naipe de Espadas, comumente associado ao elemento ar, que fala sobre ideias, pensamento e toda área mental. E, da mesma forma que os arcanos maiores contam uma história, um ciclo, aqui estamos no terceiro degrau dentro do ciclo do naipe de Espadas. Entenda agora a história e iconografia dessa carta!

História

Espadas é um naipe sobre o plano mental, o que envolve desejo, vontade, criar situações e lutar pelo que se quer. Também é um naipe que fala sobre ter ideias e inovar, ou seja, fala sobre os planos e ideias que criamos e sobre o que estamos dispostos a lutar para pôr em prática.

Ao mesmo tempo, fala sobre medos que nos impedem de prosseguir. Os números das cartas, por sua vez, contam o momento em que o consulente está no ciclo. As terceiras cartas têm o sentido de equilíbrio, movimento, expansão. O 3 de Espadas não é diferente, continuando o que a carta 2 de Espadas significa.

O 3 de Espadas precisa recuperar o equilíbrio perdido depois da disputa do 2 de Espadas. O 3 é a carta que implica a dor e os destroços. Ao invés do equilíbrio garantido em outras cartas de mesmo número, a 3 de Espadas avisa que é necessário encontrar o equilíbrio que foi perdido.

Iconografia

A arte tradicional e baralhos que se inspiram na arte do Rider-Waite-Smith apresentam um coração vermelho transpassado por três espadas ao mesmo tempo e uma tempestade ao fundo. É comum também representações que mostram cenas com pessoas tristes, ou tomando atitudes graves.

O baralho Sweet Twilight, por exemplo, mostra uma pessoa atravessando o próprio coração com uma adaga. A imagem é bem literal: o coração será atingido pela verdade e algo vai sair em resposta. Ou ainda que um coração dilacerado permite que se entenda verdades que queremos fugir. E, assim, a tempestade passa.

Significados do 3 de Espadas no Tarot

Carta 3 de Espadas do Tarot sobre outras cartas viradas

Esta carta implica que algo está dissonante, algo do plano mental está tão desequilibrado que desencadeia para um sofrimento, que é até desnecessário. Os significados a seguir, de sofrimento e separação, são resultados quer carregar dúvidas e não tomar atitudes acaba gerando na vida do consulente.

Sofrimento emocional

Situações mal resolvidas, medo, desconfiança, emoções negativas foram alimentadas por muito tempo deixando dor, mágoa, a sensação de traição, cansaço, as dúvidas. Decisões foram empurradas para o futuro e a indecisão também gerou dor. A área mental está em frangalhos e não se sabe como continuar.

É um momento em que muitas palavras estão sendo usadas como arma e não se chega a entendimento algum. O consulente precisa refletir sobre quais áreas ele se sente desgastado.

É preciso criar alguma distância para analisar o que pode ser feito e separar o que se quer salvar, tomar esta decisão e se manter firme. Acima de tudo, buscar equilíbrio no que diz e nas ações.

Separação

Acerca dos relacionamentos, a carta mostra que depois de muitas brigas, silêncio e afastamento, chegou-se ao final do relacionamento. Talvez os ciúmes não tenha sido conversado ou ainda pode ter surgido uma outra pessoa. Mas, em suma, muitas coisas foram escondidas, cultivando as situações que acabaram levando ao fim do relacionamento.

A separação é apenas a consequência das atitudes do consulente ou do seu parceiro. O 3 de Espadas é uma carta que demonstra o esgotamento de uma das partes, pois a dor é muita e é necessário distanciamento.

Com esta carta na tiragem, é muito importante refletir sobre o que se deseja naquele relacionamento e se vale a pena continuar lutando por ele. Sem mudança efetiva, os ressentimentos vão se aprofundar e a separação acabará acontecendo.

Realismo para alcançar superação

Como exercício de autoconhecimento, quando 3 de Espadas aparece é necessário reconhecer a própria dor e as dificuldades que se está passando. A verdade foi revelada e fugir é apenas uma forma de prolongar a dor. É necessário se afastar do que faz mal e encarar que não há crescimento naquela área sem uma mudança de atitude.

Encarar a verdade pode ser difícil e, como a carta da Torre, é necessário reavaliar alguns aspectos da vida antes que o castelo de cartas desmorone. Uma carta de conselho ou o restante da tiragem pode indicar quais mudanças serão necessárias para recomeçar, mas a verdade precisa ser encarada.

Lado positivo

É uma carta que pede atenção e que aponta a existência de mentiras e desilusões. E, por isso, parece não ter lado positivo algum, mas há males que vêm para bem. Tenha sempre isso em mente. Aproveite, através do 3 de Espadas as verdades estão vindo à tona e não há mais nada escondido.

É uma chance única de reavaliar e trazer o equilíbrio que geralmente as cartas 3 possuem. Aproveite a possibilidade de recomeço, de excluir falsidade e resolver questões que precisam de um ponto final.

O consulente deve se permitir chorar e sentir as dores antes de se preparar para o futuro. Sem esse momento de luto, não há a possibilidade de cura que essa carta oferece. A mágoa e rancor que foram alimentados pelo naipe de Espadas irão embora e permitirão o recomeço.

Lado negativo

Traições, falsidade e outras atitudes tomadas contra você serão expostas ou reconhecidas. E isso dói, mas é necessário entender como um aprendizado e uma forma de desenvolvimento interior. Busque se desfazer de laços que prendem ao invés de ligar, e assim, abandonar o que faz mal e já não serve.

Também pode indicar necessidade de intervenção médica, como será explicado a seguir. E por isso, o consulente deve prestar atenção aos problemas de saúde quando tirar o 3 de Espadas.

3 de Espadas no Tarot em diferentes áreas da vida

Carta 3 de Espadas do Tarot ao lado de outras cartas

O 3 de Espadas aplicado a diferentes áreas responde ao que foi deixado para trás e que precisa de atenção. Note que são verdades que o consulente precisa encarar e decidir para seguir tranquilamente e se libertar do sofrimento em que está. Veja agora as interpretações dessa carta relacionadas ao amor, trabalho e saúde.

No amor

Combinado com outras cartas, aponta algum tipo de traição, alguma coisa que seu parceiro fez que está fora da dinâmica do relacionamento de vocês. Indica que a pessoa amada não está sendo completamente verdadeira naquele relacionamento e logo a verdade virá à tona, se já não foi revelada.

Outra interpretação é a existência de alguém rival, ou que o consulente sinta como rival. Não ter uma conversa honesta sobre a situação pode criar uma bola de neve insustentável e destruir o relacionamento. É um bom momento para reavaliar sentimentos e se o ciúme é infundado.

No trabalho

Para questões de trabalho, a decepção é o foco da leitura. As expectativas colocadas naquela vaga não vingam ou prosperam. Pode ser também um retorno difícil dos chefes, em que o consulente tem questões a melhorar e precisa ouvir, filtrar as críticas e repensar atitudes.

Já pensou em uma nova carreira? Ou um novo emprego? Talvez seja o sinal para pensar em novas oportunidades e sair de um cargo sem perspectivas de crescimento. Se o consulente tem planos de crescimento ou tentar algo novo, sair do emprego atual pode ser o que o consulente precisava para reencontrar a felicidade.

Na saúde

Talvez você esteja fugindo ou negando algum sintoma recorrente, mas não faça isso. Não ignore sua saúde e, principalmente, tome cuidado com questões vasculares e do coração. É também possível a necessidade de cirurgia, principalmente se a tiragem envolver outras cartas de espadas na questão da saúde. Por isso, consulte seu médico e tome todos os cuidados.

Um pouco mais sobre a carta 3 de Espadas no Tarot

Mulher tirando a carta 3 de Espadas do Tarot

A carta 3 de Espadas no Tarot revela que há ciúme por causa de uma terceira pessoa, ou uma situação que deveria ser resolvida há muito tempo. Pode indicar ainda que a sua saúde foi deixada de lado, ou até algo do passado que não foi permitido curar.

Para entender melhor quais situações que precisam ser resolvidas para que a tranquilidade retorne, continue lendo!

Carta invertida

Caso você faça tiragens com cartas invertidas, ou tire esta carta em uma casa negativa, pode interpretá-la indicando que a situação que trazia problemas acabou. Aqueles momentos difíceis ficaram para trás e hoje já há possibilidade de paz e harmonia. A dor ainda existe, mas é um passo seguinte àquele momento de angústia.

Desafios

Nunca é fácil encarar a verdade completamente. O normal é fugir, se esconder, buscar culpados. Encarar os problemas, por si, já é difícil. Esta carta indica que muitas coisas dolorosas aconteceram e ainda não foram solucionadas ou conversadas.

Em casos assim, mudanças são necessárias e precisam ser feitas, ou a dor vai continuar e pequenas situações podem virar bolas de neve. É preciso honestidade e diálogo para que a situação tenha a melhor solução possível. Pode ter certeza que o esforço vale a pena.

Dicas

Reflita sobre as situações que trazem sofrimento e se planeje para dar aquele primeiro passo para mudança interior. Não deixe situações pequenas se tornarem insolúveis, resolva as pequenas pendências que te incomodam. Diga e faça o que é importante para você, seja bom ou mau para outras pessoas. O coração melhora depois que a verdade surge.

3 de Espadas é uma mensagem para seguir em frente?

Carta 3 de Espadas do Tarot ao lado de outras cartas e bola de cristal

Mais do que seguir em frente, o 3 de Espadas é uma carta sobre encarar os fatos, reconhecer o que dói. Seguir em frente é o próximo passo depois de refletir sobre o que vale a pena e mudar de atitude sobre aquela área.

Junto a isso, verifique se há possibilidade de perdão, de dar outra chance. E, principalmente, como é uma carta que implica duas pessoas, se há chance para o diálogo. Só assim é possível seguir em frente.

Siga sua intuição, ela é muito importante nesse processo. Coloque tudo na balança e reflita se vale a pena insistir ou se seguir em frente é a melhor opção, mas é necessário mudar.

Autor deste artigo

Maranna começou a estudar tarot porque achava as cartas bonitas. Hoje, tem no deck Sweet Twilight e Fey companheiros inseparáveis.
Também curte mitologia e histórias fantásticas. Tanto que, quando não está escrevendo para o Sonho Astral, ela cria seus próprios mundos de fantasia na ficção com o nome Morana Violeta

Palavras-chave relacionadas


tarot tarot cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.