Chá de sálvia: para que serve, benefícios, propriedades, como fazer e mais!

Chá de sálvia: para que serve, benefícios, propriedades, como fazer e mais!

Além das versões ornamentais, a sálvia tem espécies ideais para a produção do chá, que torna o corpo e a mente mais saudáveis. Saiba mais no artigo!


Você conhece o chá de sálvia?

Folhas de sálvia em tábua de madeira

A sálvia, ou salvia officinallis como conhecemos nas cozinhas brasileiras, é popular como planta ornamental e é tipicamente usada como tempero. O que muitas pessoas não sabem é que a espécie também pode ser utilizada no preparo de chás, que são bastante benéficos para o organismo.

A experiência com a bebida, por si só, se destaca pela combinação de aroma e sabor marcantes. Quando se fala em saúde, a sálvia tem impactos positivos para o sistema gastrointestinal, pele, cicatrização e outros. Além disso, é um chá que pode beneficiar o dia a dia de quem sente sintomas de ansiedade e irritabilidade, comuns atualmente.

Para as mulheres, ainda há ganhos contra cólicas e incômodos causados pela menopausa. Se você ainda não conhece os benefícios do chá, continue a leitura. Que tal conhecer mais sobre essa planta tão aromática e acrescentar a bebida na sua dieta?

Entendendo mais sobre o chá de sálvia

Folhas de sálvia frescas e secas

Entre as ervas que podem ser plantadas em casa, a sálvia se destaca pelo aroma. Mediterrânea e mais apropriada para climas subtropicais, cresce melhor em vasos maiores para que possa se desenvolver plenamente.

Assim, pode-se usar suas folhas macias em receitas e bebidas, como o chá, para prevenir ou mesmo minimizar problemas de saúde. Quer saber mais sobre a planta? Siga a leitura!

Origem e história da planta sálvia

A sálvia é uma planta cuja história se cruza com a narrativa da humanidade pois há milhares de anos. na Idade Média, povos gregos e romanos já faziam uso de preparos elaborados com a planta, capazes de promoverem a cura da pele após ataques de animais. Mesmo nas cozinhas medievais, a sálvia era amplamente utilizada como tempero dos mais variados pratos.

Características da sálvia

A planta pertence a um grupo de ervas cujas flores têm formato semelhante ao de lábios. Entre elas, estão os populares alecrim, manjericão, orégano e hortelã, todas aromáticas e marcantes.

Seu sabor é potente, e a versão seca de suas folhas têm o gosto ainda mais forte. Suas folhas são alongadas e têm textura aveludada ao toque, possuindo um tom esverdeado. Suas flores são coloridas.

Para que serve o chá de sálvia?

O chá de sálvia tem diversos benefícios para a saúde. O mais interessante é perceber como adicionar a planta à dieta impacta positivamente atividades cotidianas. Para quem sofre com problemas e inflamações respiratórias, a bebida pode ser tomada ou mesmo usada como base para inalações.

O chá ajuda a preservar a saúde da voz, ajudando profissionais que fazem muito uso dela. Ainda sobre melhorias no dia a dia, o chá de sálvia garante uma melhor digestão, diminui a sudorese e beneficia a pele, do combate ao envelhecimento à renovação celular. É preciso uma avaliação médica antes de fazer uso da sálvia.

Propriedades da planta sálvia

A planta sálvia, presente em muitas regiões brasileiras, mas típica de locais com clima ameno, é conhecida há milhares de anos por suas propriedades. No mundo, existem centenas de espécies de sálvia, com diferentes tamanhos de folhas e variadas flores, embora no Brasil poucas delas sejam realmente conhecidas pelo público.

Embora não substitua tratamentos médicos, é uma erva que contribui para prevenir e combater diversos males no organismo, impactando a saúde física e mental com consumo regular. O chá é uma forma simples de incluí-lo na rotina, assim como o uso culinário. Algumas variedades são ornamental.

A sálvia é uma espécie com grande poder expectorante, auxiliando a eliminação de muco nas vias respiratórias. Do mesmo modo, ajuda a eliminar tosse e combate inflamações no corpo. Outra propriedade medicinal notável da sálvia é sua ação de prevenção contra dores e problemas de origem nos músculos, articulações, ossos, ligamentos e tendões.

A erva também é antisséptica e pode ser usada até mesmo na saúde bucal. Segundo estudos, a planta ainda desempenha um papel útil no controle dos casos de diabetes. Historicamente, seu uso já se deu por meio de pastas ou mesmo folhas no local afetado e, atualmente, preparos podem levar as funcionalidades da planta ao corpo. Atualmente, a sálvia se faz muito presente nas medicinas chinesa e ayurvédica.

Benefícios do chá de sálvia

Chá e ramos de sálvia

Historicamente, a ação da sálvia no cuidado a feridas de pele sempre chamou a atenção da humanidade. Quem consome a infusão preparada coma erva traz inúmeros benefícios da planta para a rotina. Para quem tem dificuldade com o sabor da sálvia na gastronomia, o preparo do chá é uma alternativa viável e muito saudável. Conheça seus principais benefícios:

Possui ação cicatrizante

Você sabia que a sálvia é usada há muito tempo como um remédio natural para tratar feridas na pele? Bactericida, antifúngico e anti-inflamatório, o chá da erva ajuda a manter o tecido cutâneo saudável e livre de agentes infecciosos.

Além disso, a bebida acelera a recuperação das células da pele, auxiliando a regeneração de lesões. Não é à toa que a sálvia é popularmente usada em produtos e cosméticos para quem está na etapa da cicatrização de tatuagens, por exemplo.

Age no tratamento de inflamações das mucosas

Quando se pensa nos usos medicinais da sálvia, a planta ajuda a tratar inflamações nas mucosas. Além de combater quadros inflamatórios na pele, por exemplo, a erva pode ser usada no combate a inflamações bucais, como a gengivite.

O chá de sálvia também funciona no tratamento de dores de garganta, aliviando o incômodo na mucosa. É preciso destacar que, no caso das vias respiratórias, a ação da sálvia contra inflamações vai além. A planta, na forma de chá, pode ser consumida nos casos de tosse.

Isso acontece porque a espécie tem capacidade descongestionante, aliviando as vias respiratórias e funcionando como um expectorante natural. Em todos os casos, as mucosas se tornam mais saudáveis para a cicatrização de tecidos ou eliminação de fluídos.

Auxilia na digestão

A digestão é amplamente beneficiada pelo consumo regular do chá de sálvia. A bebida, especialmente quando complementada com outras plantas, torna a o processo digestivo mais fácil e apropriado.

Portanto, quem apresenta quadros de gases intestinais, inchaço ou desequilíbrios como diarreia pode fazer uso do chá de sálvia como auxílio a outros tratamentos. A probabilidade de má digestão também diminui com a bebida.

Combate o excesso de gases

O consumo de chá de sálvia interfere diretamente na saúde do intestino. Sabe-se que o órgão, quando saudável, transforma a digestão e traz mais bem-estar ao organismo todo. O excesso de gases pode se originar no estômago ou mesmo no intestino e, em ambos os casos, a sálvia é uma aliada.

O chá da planta reduz as irritações na mucosa intestinal, diminuindo a produção de gases. Os impactos positivos do chá para o estômago suavizam a ocorrência de inchaços e flatulência, o que combate o excesso de gases.

Possui ação antidepressiva

Um dos benefícios notáveis do chá de sálvia diz respeito à sua ação no cérebro. A planta é conhecida por suas funcionalidades quanto à manutenção da memória e à prevenção de distúrbios neurológicos, além dos impactos no humor.

No caso da depressão, as propriedades da erva têm um papel determinante no combate ao estresse, que pode desequilibrar quimicamente o cérebro. Nesse momento, sinais como apatia e tristeza, somados à desregulação hormonal do sistema nervoso, podem desencadear quadros de depressão.

Isso porque a sálvia também ajuda a diminuir os níveis de cortisol, uma das substâncias que prejudica a saúde dos neurônios e pode modificar a química e anatomia cerebrais. Logo, o chá é benéfico para quem sofre com o transtorno ou apresenta leves sintomas.

Possui ação anti-inflamatória e antioxidante

A sálvia é um ingrediente poderoso para quem busca mais saúde da pele. Sua ação anti-inflamatória ajuda a manter a pele mais saudável e íntegra, e o chá da planta tem antioxidantes.

Tais compostos, por impedirem a ação dos radicais livres no tecido cutâneo, retardam o processo de envelhecimento da pele. E mais: garantem células mais saudáveis e protegidas.

Em relação à pele, o chá de sálvia estimula a regeneração celular, que é fundamental em todo o organismo. Sobre o envelhecimento, as propriedades da sálvia tornam a bebida uma aliada do rejuvenescimento, mantendo a pele mais bonita e bem-cuidada. Isso se deve, principalmente, aos níveis de vitamina A presentes no chá.

Reduz as cólicas menstruais

O chá de sálvia é um grande aliado das mulheres, pois diminui os conhecidos incômodos do ciclo menstrual. Os flavonoides presentes na composição da erva ajudam a equilibrar o sistema hormonal, o que ajuda a diminuir as cólicas. Mesmo os sintomas da menopausa podem ser aliviados com o consumo do chá, devido a suas propriedades estrogênicas.

Além disso, para o público feminino, a bebida alivia a retenção de líquido e as dores de cabeça que se originam dos desequilíbrios hormonais. O chá só não é indicado para mulheres gestantes, puérperas e lactantes.

Age contra a transpiração excessiva

A transpiração excessiva, a hiperidrose, incomoda inúmeras pessoas. O chá de sálvia tem uma composição que auxilia na diminuição da produção de suor pelo organismo, ao mesmo tempo que tem uma importante ação bactericida.

As folhas da planta possuem ácido tânico, um composto que contrai as glândulas sudoríparas do corpo e impacta a intensidade da transpiração. O potencial adstringente do chá de sálvia ainda minimiza a oleosidade da pele como um todo. Por isso, quem sofre com o excesso de suor ou sensação oleosa pode incluir a bebida na dieta.

Reduz o estresse

Os flavonoides presentes na bebida feita à base de sálvia têm relação direta com a saúde do cérebro. Por ser um estimulante do sistema nervoso e das funções cerebrais, é uma bebida que impacta a produção de neurotransmissores.

O resultado é o benefício do chá de sálvia para o humor, diminuindo os níveis de estresse do indivíduo. O uso da planta na aromaterapia ainda reforça que o cheiro que exala das folhas da sálvia acalma a mente e reduz o estresse.

Melhora o apetite

Os benefícios do chá de sálvia influenciam positivamente todo o sistema gastrointestinal. Devido às propriedades naturais da planta, a bebida se encaixa na categoria de chás que estimulam o apetite. Com isso, toda a saúde do organismo se beneficia.

Os efeitos do chá de sálvia relacionados ao alívio de sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo, também ajudam a equilibrar o apetite de quem o consome. Ainda que não possa substituir medicamentos, a bebida pode complementar tratamentos.

Receita de chá de sálvia

Folhas de sálvia e saquinho de chá

O chá feito com a aromática sálvia, nativa da região do Mediterrâneo, tem receita bastante simples. Ainda assim, seus benefícios são notáveis com o consumo regular. Para quem quer refinar o sabor ou mesmo complementá-lo com outras notas, os ingredientes podem incluir especiarias e ervas. A seguir, saiba como preparar a sua xícara.

Ingredientes

Os ingredientes para o preparo do chá de sálvia, assim como o de outras ervas, compreende apenas as folhas e a quantidade proporcional de água fervente. Outros componentes podem ser adicionados à bebida e, no caso de plantas, as mesmas devem ser acrescentadas à infusão de sálvia (alecrim e hortelã, por exemplo). Depois de pronto, pode-se colocar limão, canela ou gelo.

Como fazer

Para utilizar folhas de sálvia frescas, por que não cultivar a planta em casa? Subarbustiva, a sálvia apenas pede apenas vasos em torno de 30 centímetros de altura, e garantem o ingrediente em perfeitas condições.

Utilize três folhas grandes ou uma colher de sopa para preparar uma infusão com água fervente. Após cinco a dez minutos, retire as folhas e beba a mistura. Se quiser, acrescente outro ingrediente para potencializar o sabor.

Outras informações sobre o chá de sálvia

Folhas de sálvia

É inegável o quanto o chá de sálvia beneficia o organismo como um todo. A bebida pode, ainda, ser incrementada com outros ingredientes para que as funcionalidades sejam ainda mais evidentes.

Além disso, existem pessoas que não devem consumi-lo, embora seu consumo seja seguro mesmo em quantidades significativas. Na sequência, saiba outras informações importantes sobre o assunto.

Dicas para fazer o chá de sálvia

Para preparar seu chá de sálvia, utilize folhas frescas da planta. O ideal é coar a bebida antes de tomá-la, e o acréscimo de gotas de limão ou canela ajuda a tornar o sabor do chá único e expressivo.

A infusão preparada com sálvia não precisa ser adoçada, e a temperatura da bebida depende apenas do gosto de quem a consome. O uso de adoçantes ajuda quem quer tomar o chá, mas não gosta do sabor.

Ervas e plantas que combinam com o chá de sálvia

O chá de sálvia, além de das propriedades e do sabor marcante da planta, pode ser incrementado com outras ervas e especiarias. Hortelã, alecrim e camomila são ótimos exemplos de complementos para o chá, adicionando mais benefícios a quem o consome. Além das plantas, opções como limão e canela dão à bebida ainda mais sabor. Um segredo é consumir o chá de sálvia gelado.

O chá de sálvia pode ser tomado com que frequência?

Por sua composição, o chá de sálvia pode ser consumido todos os dias. O ideal é consumir a bebida antes das principais refeições chegando a, no máximo, três xícaras diárias. A sálvia, apesar disso, não deve ser considerada a solução de problemas de saúde por si só. Seu consumo diário é recomendado como complemento a outros tratamentos, sempre respeitando recomendações médicas.

Outras formas de consumir a sálvia

Além da versão conhecida do chá de sálvia, fácil de ser incluído na dieta, existem outras formas de aproveitar o sabor e o aroma da planta no dia a dia. Como tempero, a sálvia combina com massas e saladas variadas, além de preparos com carne, peixe e frango. Legumes como batata e abóbora, vegetais e queijos criam harmonizações interessantes com a erva.

Para o uso culinário, a versão desidratada da planta apresenta gosto acentuado. No entanto, é uma forma mais simples de guardar ou mesmo presentear quem não tem vasos de sálvia. Seu uso como tempero é particularmente popular na Itália, embora a cozinha francesa também utilize o ingrediente.

Receitas de suco detox podem ter a sálvia em sua composição, assim como óleos essenciais e cosméticos. O uso da erva em modalidades terapêuticas também se destaca, como é o caso da aromaterapia. A prática, que tem como foco o aumento do bem-estar físico e mental, pode se utilizar dos benefícios da sálvia para melhorar a atividade cerebral e as sinapses, além do surgimento de insights.

Possíveis efeitos colaterais do chá de sálvia

O consumo excessivo de chá de sálvia, por suas propriedades, pode comprometer o bem-estar de órgãos como coração, rins e fígado. Existe o risco de convulsões e vômitos. No entanto, os efeitos colaterais do chá de sálvia estão associados a consumos excessivos da bebida.

Diariamente, algumas xícaras do chá podem ser consumidas de forma segura, desde que com supervisão médica em caso de problemas crônicos de saúde.

Contraindicações do chá de sálvia

O chá de sálvia possui um composto natural chamado tujona, que pode ser tóxico quando consumido em grandes quantidades. Devido ao seu potencial de trazer prejuízos à saúde, a planta é contraindicada para quem tem diabetes, toma calmantes e também para grávidas e mulheres em período de amamentação. Isso se deve à falta de estudos que comprovem a segurança de seu consumo nesses casos.

O chá de sálvia possui diversos benefícios!

Ramo de sálvia

Consumir o chá de sálvia regularmente traz inúmeros aspectos positivos ao funcionamento do organismo. A erva mediterrânea é, há muito tempo, utilizada na culinária e como tratamento complementar a problemas de saúde, além de ser uma forma natural de prevenir diferentes distúrbios.

Fácil de fazer e ser colocada na dieta, a bebida é bastante conhecida por seu alto poder expectorante. Assim, a sálvia é uma aliada da boa saúde respiratória e ainda evita a propagação de agentes infecciosos. No caso das mucosas, o chá ajuda a combater inflamações e, na pele, combate o temido envelhecimento precoce das células.

No dia a dia, os principais benefícios notados se relacionam a uma digestão saudável e fluída, além da diminuição da transpiração excessiva. Para preparar o seu chá, não se esqueça de utilizar folhas frescas. Uma ótima ideia é plantar a sálvia em casa, em vasos, de preferência em locais de clima ameno.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza